Bento Fernandes: Prefeito Berguinho comemora reconhecimento do MP com Selo Cidade Limpa
07/06/2025

Foto: reprodução
Na última sexta-feira (6), o prefeito Berguinho de Bento Fernandes usou suas redes sociais para compartilhar uma conquista importante para o município: o recebimento do Selo Cidade Limpa, concedido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.
“Hoje foi um dia muito importante para nossa amada Bento Fernandes!”, escreveu o gestor, destacando que a honraria é fruto do esforço coletivo para garantir o descarte correto de resíduos em locais licenciados, respeitando as normas ambientais.
O Prefeito de Bento Fernandes, Berguinho agradeceu aos servidores municipais pelo empenho diário que tornou possível essa conquista. Segundo ele, o reconhecimento reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população e com a construção de uma cidade cada vez mais limpa, organizada e sustentável.
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução Instagram
Fonte: Blog do Jasão
Essa publicação é um oferecimento
Styvenson descarta Álvaro e Allyson e diz que pode ser candidato ao Governo se Rogério não for
07/06/2025
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/M/a/YErRHbQ06hHAM4dFtyMQ/styvenson2.jpeg)
Senador Styvenson Valentim poderá ser candidato ao governo do Rio Grande do Norte (Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi)
O senador Styvenson Valentim (Podemos) afirmou, em entrevista concedida a uma rádio de Natal, que poderá disputar o Governo do Rio Grande do Norte em 2026, caso o também senador Rogério Marinho (PL) decida não concorrer. Na avaliação de Styvenson, seu nome se coloca automaticamente como opção viável dentro do campo da oposição.
“Ele [Rogério] vai. Só tem uma hipótese dele não ser, é se ele não for candidato. Aí eu vou ter que alterar se eu vou para o Senado (disputar a reeleição), ou se eu vou para o Governo”, declarou. “Quem vai dizer é o povo, porque até agora, como senador, eu tive ações de executivo”, completou.
Styvenson ainda fez questão de frisar: “Se Rogério não for, eu posso ser”, deixando claro que não cogita o nome do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) ou do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), como alternativas prioritárias da oposição ao governo Fátima Bezerra (PT).
Apesar disso, o senador disse estar aberto ao diálogo com todos os demais pré-candidatos da oposição, mas sua fala foi interpretada como um gesto de claramente político dentro do grupo, deixando evidente que, em seu entendimento, Álvaro e Allyson não ocupam o primeiro plano na sucessão estadual, caso Rogério Marinho fique de fora da disputa.
Blog de Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Júlio César se fortalece com apoio de Robinson, José Dias e do prefeito Antônio Henrique para disputar vaga na Assembleia
07/06/2025
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/H/T/cggweUQGKBLjGcRCC11w/prefeito-julio-cesar.jpg)
Ex-Prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César (Foto: Reprodução/Facebook)
O ex-prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César, vem consolidando seu nome como forte pré-candidato a deputado estadual em 2026. Com articulação intensa e respaldo político, Júlio recebeu o apoio de dois pesos pesados da política potiguar: os deputados Robinson Faria (federal) e José Dias (estadual), em um encontro realizado em sua residência na Praia de Muriú.
Além do apoio parlamentar, Júlio conta também com o respaldo do atual prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique, o que amplia ainda mais sua base e sinaliza unidade política no município.
Em 2022, Júlio demonstrou força eleitoral ao transferir mais de 12 mil votos em Ceará-Mirim para Robinson e José Dias. Agora, trabalha para sair da região com mais de 20 mil votos em sua própria candidatura.
O apoio declarado dos dois parlamentares e do prefeito reforça seu projeto de retorno à Assembleia Legislativa, onde já teve atuação destacada. Júlio César entra no páreo com estrutura, base consolidada e articulação política de bastidor — um nome a ser observado de perto.
Blog de Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Fogo faz desmatamento na Amazônia em maio subir 92% em relação a 2024
07/06/2025

Foto: reprodução
O Brasil registrou aumento de 92% no desmatamento da Amazônia em maio de 2025 em relação a maio de 2024. A alta está diretamente relacionada às mudanças climáticas e aos incêndios que atingiram o país no segundo semestre de 2024, de acordo com o secretário-executivo e ministro substituto João Paulo Capobianco. “A Amazônia tem sofrido de forma particularmente intensa e impressionante”, afirmou em coletiva para divulgação dos dados.
Alta do desmatamento na Amazônia em relação ao mesmo período de 2024. Segundo dados do Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram desmatados 960 quilômetros quadrados em maio de 2025 no bioma, contra 500 quilômetros quadrados em 2024, uma alta de 92%. De agosto de 2024 a maio de 2025, a alta foi menor, de 9,1%, em relação ao período anterior.
Pela primeira vez o MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática) incluiu dados do impacto das queimadas no desmatamento da Amazônia. Os dados do Deter mostram que 51% da área desmatada na Amazônia resulta das queimadas que atingiram o bioma no último ano. “Esse número não é desmatamento ocorrido em maio, mas uma floresta que chega agora como floresta colapsada”, explicou o ministro, lembrando que a maior parte dos incêndios ocorreu no segundo semestre de 2024.
Mudança na trajetória histórica. Os dados mostram uma nova realidade devido às mudanças climáticas. O foco dos levantamentos sempre foi na remoção das florestas, o chamado corte raso, porque os índices de fogo e mineração não tinham impacto tão relevante, explicou Capobianco. “Agora isso mudou”, completou. No intervalo entre agosto de 2023 a maio de 2024, a área de floresta nativa queimada foi de 10%. Já entre agosto de 2024 e maio de 2025, o número saltou para 23,7%.
UOL
Essa publicação é um oferecimento
Governo do RN decreta ponto facultativo nos dias 19 e 20 de junho
07/06/2025

Foto: reprodução
O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo nos dias 19 e 20 de junho, em virtude da celebração de Corpus Christi. A decisão, que abrange órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Estado, está formalizada no Decreto nº 34.625, publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (6).
A quinta-feira, 19 de junho, já estava prevista como ponto facultativo no calendário oficial do estado. Com o novo decreto, a sexta-feira (20) também passa a ser facultativa, ampliando o recesso dos servidores públicos estaduais. A medida, no entanto, não se aplica aos serviços essenciais, que devem seguir normas próprias de funcionamento.
Entre os serviços que seguirão em atividade estão os atendimentos de urgência e emergência em saúde, unidades da segurança pública e outras áreas que não podem ser interrompidas. A responsabilidade por garantir a continuidade desses serviços será dos gestores de cada setor. A celebração de Corpus Christi ocorre sempre 60 dias após a Páscoa e, segundo a CNBB, destaca a centralidade da Eucaristia na fé católica.
Essa publicação é um oferecimento
Prefeito de Bento Fernandes recebe o deputado Dr. Kerginaldo e anuncia ações na área da saúde
07/06/2025
Foto: reprodução
Nesta semana o prefeito de Bento Fernandes, Beguinho, usou suas redes sociais para compartilhar a visita do deputado estadual Dr. Kerginaldo ao município. O parlamentar esteve na cidade para conhecer de perto a estrutura de saúde local e discutir futuras parcerias e melhorias no atendimento à população.
Durante a visita, Dr. Kerginaldo elogiou o trabalho que vem sendo realizado na saúde de Bento Fernandes e deixou um recado importante: em breve, estará retornando ao município para realizar pequenas cirurgias, diretamente na rede pública local.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso a procedimentos de baixa complexidade, desafogar a demanda por cirurgias e aproximar ainda mais os serviços de saúde da população bento-fernandense.
O prefeito Berguinho destacou a importância da parceria com o deputado e reforçou o compromisso de sua gestão em seguir investindo e fortalecendo a saúde do município.
A visita reforça a colaboração entre os poderes municipal e estadual e sinaliza avanços importantes para a área da saúde em Bento Fernandes.
Fotos: reprodução
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução/Instagram
Fonte: Blog do Jasão
Essa publicação é um oferecimento
Pingo da Mei Dia: Confira ordem das atrações, acessos, o que pode levar; TV Tropical transmite tudo
07/06/2025

Foto: Allan Phablo/Prefeitura de Mossoró
O Mossoró Cidade Junina 2025 será oficialmente aberto neste sábado (7) com o tradicional Pingo da Mei Dia. Neste ano, 14 atrações, entre nacionais e locais, vão desfilar pelo corredor cultural. E você vai acompanhar tudo, do início ao fim, na TV Tropical a partir do meio-dia.
Os festejos serão iniciados com Forró com Ella, com Nataly Vox em seguida, às 12h30. Uma das atrações mais esperadas já entra na avenida às 13h: é a Banda Grafith, que vai colocar todo mundo para ir no trem junino. Depois, Forró dos 3. Às 13h30 é a vez de Felipe Amorim animar a galera.
Dando sequência, vem Alinne Reis, às 15h. Depois mais duas atrações bastante aguardadas pelo público. Giannini Alencar, às 15h30, e o astro Xand Avião, às 16h. O Pingo ainda tem Nilson Viana, às 17h, e Caroline Melo, às 18h.
Depois, mais um grande nome da festa: o gigante Léo Santana promete arrastar uma multidão pelo corredor cultural a partir das 18h30. Por fim, o Pingo ainda tem Darlan Dias, às 19h; Dan Ventura, às 19h30; e Banda Inala encerrando às 20h30.
Transmissão da TV Tropical
A TV Tropical vai fazer a maior e melhor transmissão do Pingo da Mei Dia sob o comando de Priscilla Freire e Papinha. A transmissão começa às 12h, simultaneamente na TV e no YouTube. A partir das 17h até o final, você acompanha o evento apenas no YouTube.
Com uma grande estrutura com 10 câmeras espalhadas pelo corredor cultural e nos trios, além de reportagens especiais e conversas descontraídas com o público do Pingo. As reportagens serão de Kaline Mesquita, Lucas Costa e Letícia Oliveira.
Pontos de acesso
A Prefeitura de Mossoró disponibilizou 10 pontos de acesso ao Pingo da Mei Dia. Todos os locais terão revista obrigatória, inclusive com fila exclusiva para quem levar cooler com bebidas. Confira os pontos:
Rua Augusto Severo/Rua Melo Franco
Rua Frei Miguelinho/Rua Princesa Isabel
Rua Nísia Floresta/Rua Princesa Isabel
Rua Nísia Floresta/Rua Rui Barbosa
Rua Felipe Camarão/Rua Rui Barbosa
Rua Frei Miguelinho/Rua Rui Barbosa
Avenida Alberto Maranhão/Rua Augusto Severo
Avenida Rio Branco/Rua Duodécimo Rosado
Avenida Rio Branco/Roderick Grandall
Avenida Alberto Maranhão/Rua Alfredo Fernandes
O que pode e o que não pode levar
Entre os itens que são permitidos levar, de acordo com a Prefeitura de Mossoró, estão as bebidas em lata, garrafas pet, além de cooler e bolsa térmica, que terão uma entrada específica para revista. Por outro lado, garrafas de vidro, objetos cortantes, além de mesas e cadeiras são objetos proibidos.
Confira a ordem dos shows
12h - Forró com Ella
12h30 - Natally Vox
13h - Banda Grafith
13h30 - Forró dos 3
14h30 - Felipe Amorim
15h - Aline Reis
15h30 -Giannini Alencar
16h - Xand Avião
17h - Nilson Viana
18h - Caroline Melo
18h30 - Léo Santana
19h - Darlan Dias
19h30 - Dan Ventura
20h30 - Banda Inala
Fonte: Portal Tropical
Essa publicação é um oferecimento
Idosa que vende salgadinhos na rua denuncia que foi vítima de descontos do INSS
07/06/2025

Em entrevista ao criador de conteúdo Marlonw Lourenco, uma idosa de 81 anos denunciou que foi descontada em R$ 900 pelo INSS. Para sobreviver e complementar a renda, ela relata que precisa vender salgadinhos e balas de coco pelas ruas de São Paulo
A idosa é mais uma das milhões de vítimas de descontos indevidos em seus benefícios no esquema fraudulento na autarquia que resultou no desvio de mais de R$ 6 bilhões.
Pleno News/Vídeo: @marlonwlourenco
Essa publicação é um oferecimento
Xand Avião apresenta turnê ‘O Forró é pop’ no São João 2025 de Campina Grande neste sábado (7)
07/06/2025

O cantor Xand Avião apresenta a turnê “O Forró é pop” no São João de Campina Grande, neste sábado (7). Além do “comandante”, como o artista é conhecido, Léo Foguete também sobe ao palco principal do Parque do Povo e estreia na festa.
O novo espetáculo de Xand Avião promete um repertório atualizado, celebrando a carreira do artista e a conexão dele com o forró. A turnê também deve contar com balé próprio e coreografias que reforçam a mistura entre o tradicional e o moderno.
O São João 2025 de Campina Grande acontece de 30 de maio a 6 de julho, o que totaliza cinco dias a mais que no ano anterior. Esta é a 42ª edição da festa, que recebeu em 2024 recebeu 2,93 milhões de pessoas, segundo a prefeitura da cidade.
A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade é que mais de 3 milhões de pessoas passem pelo Parque do Povo, um aumento de cerca de 10% em relação ao quantitativo de 2024. O aumento de 10% também é esperado para a movimentação econômica do evento, que ano passado ficou de R$ 673 milhões.
Os shows no palco principal do Parque do Povo acontecem de 19h às 2h, nas quartas e quintas-feiras, e das 19h às 3h nas sextas, sábados e domingos. No palco cultural, os shows começam às 18h. Ao todo, mais de 200 atrações musicais devem passar pelos palcos principal e cultural ao longo da festa.
Essa publicação é um oferecimento
São João de Natal promovido pela prefeitura tem fim de semana com shows de Calcinha Preta, Zezo e Mari Fernandez; veja programação
07/06/2025

As apresentações no polo Arena das Dunas começaram nesta sexta-feira (6) e seguem ao longo do fim de semana com nomes conhecidos do forró, piseiro e pagode. Os shows são gratuitos e fazem parte do São João de Natal, promovido pela prefeitura.
Neste sábado (7), sobem ao palco o projeto À Vontade (Zezo, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado), Pablo e Calcinha Preta. No domingo (8), a programação continua com Léo Foguete, Mari Fernandez e o grupo Menos é Mais.
Os shows acontecem no estacionamento da Arena das Dunas, no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul da cidade. A entrada é gratuita, mas o público é convidado a doar um quilo de alimento não perecível, exceto sal.
Além do palco principal, o espaço conta com o Camarote Solidário, com acesso mediante doação de três latas de leite em pó integral.
É preciso também resgatar um ingresso simbólico no site evenyx.com e apresentar o comprovante no local.
Programação do fim de semana na Arena das Dunas
Sábado (7): À Vontade, Pablo e Calcinha Preta
Domingo (8): Léo Foguete, Mari Fernandez e Menos é Mais
A programação do São João de Natal segue até 29 de junho, com eventos em outros polos espalhados pela cidade.
Essa publicação é um oferecimento
São João de Natal reúne 72 mil pessoas no primeiro dia de shows no polo Arena das Dunas
07/06/2025

Foto: Secom
O São João de Natal reuniu 72 mil pessoas no primeiro dia de shows no polo Arena das Dunas. A festa marcou o público com uma celebração inesquecível, recheada de música, alegria, inclusão e segurança. O palco recebeu shows de Marina Elali, Thiago Freitas e Luan Santana, levando repertórios que misturaram romantismo, forró e grandes sucessos do sertanejo. A noite também contou com apresentações de Gabriel de Pádua e João Batista, completando a programação com diversidade musical e muita emoção.
No palco do São João de Natal, Marina Elali celebrou suas raízes potiguares e prestou homenagem à música nordestina com orgulho. “Estar em casa, cantando para o meu povo, é sempre emocionante. Nasci em Natal e tenho um amor imenso por essa terra. Estou muito feliz em apresentar o ‘Forró da Elali’, um show feito com carinho, onde celebro o São João com músicas do meu avô Zé Dantas, parceiro de Luiz Gonzaga”
O cantor Thiago Freitas agitou a multidão presente com muito forró. Em seguida, em sua aguardada apresentação no São João de Natal, o cantor Luan Santana celebrou o reencontro com o público potiguar.
“Fazia tempo que eu não vinha a Natal, e estava com muita saudade de vocês. No ano passado estivemos em Mossoró, mas Natal estava fazendo falta na nossa agenda. É sempre especial estar aqui. Os fãs de Natal são diferentes, têm um carinho e uma energia únicos. Toda vez que encontro alguém daqui, sinto esse calor, essa recepção extraordinária. É por isso que estou tão feliz de voltar com o show ‘Ao Vivo na Lua’, que vem emocionando o Brasil inteiro. Tenho certeza de que será uma noite inesquecível”.
Mas o São João de Natal é muito mais do que música. A festa se destacou por seu caráter inclusivo e solidário. Uma área reservada para pessoas com deficiência (PCD) garantiu acessibilidade e conforto, reforçando o compromisso da Prefeitura com um evento para todos. Além disso, a entrada solidária com a doação de alimentos se mostrou um sucesso: toneladas de alimentos foram arrecadadas para instituições sociais do município.
O prefeito Paulinho Freire comemorou o sucesso da abertura do São João de Natal no polo Arena das Dunas, destacando a participação popular e os impactos positivos para a economia da cidade. “Ver a população abraçando o evento confirma que estamos no caminho certo. O São João movimenta o turismo, gera emprego e renda, e já coloca Natal no circuito nacional dos grandes festejos juninos, como mostrou a matéria da Folha de São Paulo. Nossa meta é fortalecer ainda mais essa tradição, com mais apoio da iniciativa privada no próximo ano e menos custos para o poder público”, afirmou.
A secretária de Cultura de Natal, Iracy Azevedo, destacou o crescimento e a importância do São João de Natal para a cultura e o turismo da capital potiguar. “Nossa expectativa é a melhor possível. Já começamos com uma grande festa na Avenida da Alegria e agora seguimos com força total na Arena das Dunas, depois Zona Oeste e Zona Norte, sempre com grandes atrações. Natal está se consolidando como a primeira capital do Brasil a realizar um São João de grande porte, comparável a eventos tradicionais como o de Mossoró. É um passo importante para transformar o Rio Grande do Norte em um polo turístico forte nesse período de festividades juninas. Quem ganha com isso é nossa população”, afirmou.
E a cidade sentiu os efeitos positivos da festa. Ambulantes e aplicativos de transporte também notaram o aumento no movimento. Simone Oliveira, 42 anos, trabalha como ambulante há 20 anos e, este ano, escolheu o São João de Natal para montar sua barraca. “Há 15 anos atuo como barraqueira em Mossoró, mas dessa vez decidi ficar em Natal. Moro aqui há 10 anos e vi que a programação estava maravilhosa, com grandes atrações. O evento está muito bem organizado, o movimento está ótimo. Quem passa por aqui está comprando. A expectativa para hoje é excelente, e amanhã promete ser ainda melhor”, contou, animada.
A segurança foi um dos pontos altos da noite. A atuação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros garantiu uma festa tranquila, sem grandes ocorrências. Os acessos a Arena das Dunas foram bem sinalizados e monitorados, e as famílias puderam curtir a festa com tranquilidade.
Sandra Mendonça, de 51 anos, veio curtir o São João de Natal com as filhas Natália, de 18, e Fernanda, de 12 anos, motivada pela apresentação de Luan Santana. Ela elogiou a estrutura e a organização do evento. “Está tudo muito bonito, seguro e acolhedor. Valeu muito a pena vir para viver essa experiência com minhas filhas”, afirmou. Natália, que é fã do cantor desde os 4 anos, se emocionou ao vê-lo no palco. “Eu esperei muito por esse momento. Ver ele de perto foi um sonho realizado”, disse, com brilho nos olhos.
Outro destaque foi o camarote PicPay, que ofereceu uma experiência diferenciada com um espaço exclusivo dentro do evento. Com vista privilegiada, o espaço foi bastante procurado. Para Silvana Pereira, 35 anos, que estava no espaço, o camarote proporcionou mais conforto e segurança para curtir os shows. “A estrutura está excelente, conseguimos aproveitar tudo com mais tranquilidade e conforto, com uma praça de alimentação e banheiros exclusivos. Uma experiência maravilhosa”, afirmou.
A abertura do São João de Natal no polo Arena das Dunas confirmou que a capital potiguar está pronta para um mês inteiro de festa. Com programação em diversos polos da cidade, a promessa é de um dos maiores e mais vibrantes festejos juninos dos últimos anos.
Essa publicação é um oferecimento
Elon Musk apaga publicação em que associava Trump ao caso Epstein, envolvendo escândalo sexual
07/06/2025

Fotos: Reuters
Dias depois de trocar farpas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o bilionário Elon Musk apagou neste sábado (7) uma publicação na qual falava que Trump estava “nos arquivos de Epstein” e que essa é a “verdadeira razão” para os registros nunca terem sido divulgados.
“Hora de soltar a bomba: @realDonaldTrump está nos arquivos de Epstein. Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram tornados públicos”, escreveu Musk em uma publicação no X. “Tenha um bom dia, DJT!”
Jeffrey Epstein foi um empresário acusado de abuso sexual e tráfico internacional de menores. Ele morreu na prisão em 10 de agosto de 2019 antes de enfrentar um julgamento pelas acusações federais.
Musk não apresentou evidências e nem detalhou como teria obtido acesso a arquivos não divulgados. A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, descreveu a afirmação de Elon Musk como um “episódio lamentável” em um comunicado divulgado na quinta-feira (5).
Muitas versões da teoria da conspiração afirmam que o governo está encobrindo uma lista de homens poderosos que também cometeram crimes hediondos.
Essa teoria tem sido frequentemente resumida como uma “lista de clientes” de Epstein, embora a repórter com as melhores fontes sobre o assunto, Julie K. Brown, do Miami Herald, tenha dito que “aqueles que trabalharam com o FBI no caso por décadas dizem que não há evidências de que Epstein manteve um livro ou uma lista de clientes envolvidos em sua operação de tráfico sexual”.
A inclusão do nome de uma pessoa em arquivos relacionados ao caso não indica, por si só, que ela tenha sido acusada de qualquer irregularidade.
No entanto, Trump – que era amigo de Epstein décadas atrás – falou durante a campanha presidencial de 2024 sobre a possibilidade de divulgar mais arquivos governamentais sobre o caso.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Garrafa com cinzas de mãe é encontrada: “Esta é minha mãe. Jogue-a de volta. Ela está viajando pelo mundo”
07/06/2025

Foto: Reprodução
Filha transforma luto em homenagem e leva os sonhos da genitora além-mar
Cara Melia, 24 anos, de Oldham, no Reino Unido, encontrou uma maneira única de honrar o último desejo de sua mãe, Wendy Chadwick, que faleceu em fevereiro deste ano devido a complicações cardíacas. Aos 51 anos, Wendy, mãe de cinco filhos e avó de seis, nunca teve a oportunidade de viajar. Agora, suas cinzas estão percorrendo o mundo de uma forma inesperada. As informações são da People.
Em uma viagem recente à praia de Skegness, cidade litorânea na Inglaterra, Cara decidiu realizar um gesto simbólico: colocou as cinzas da mãe em uma garrafa com uma mensagem tocante: “Esta é minha mãe. Jogue-a de volta. Ela está viajando pelo mundo. Obrigada, Cara, Oldham, Reino Unido.”
A ideia partiu de uma amiga próxima, que sugeriu que a garrafa fosse lançada ao mar, permitindo que Wendy finalmente conhecesse novos lugares. No entanto, o destino tinha outros planos. Apenas 12 horas depois, a garrafa foi encontrada por Kelly Sheridan, que visitava a praia de Skegness com a família.
Kelly compartilhou a descoberta no Facebook, junto com um vídeo de seu filho devolvendo a garrafa ao mar, conforme pedido. A publicação rapidamente viralizou, com centenas de pessoas compartilhando a história na esperança de que a mensagem chegasse a Cara.
“Por favor, compartilhem para que encontrem a Cara de Oldham!” , escreveu Kelly. “Encontramos esta garrafa hoje na praia. Seguimos o pedido e a lançamos de volta ao mar. Boa viagem, mãe da Cara.”
Apesar de comovida com a repercussão, Cara admitiu que esperava que a jornada da mãe fosse mais longa. “Ninguém deveria encontrá-la tão cedo. Ela deveria estar em outro país”, disse à BBC. Mesmo assim, acredita que Wendy, conhecida por seu humor peculiar, estaria rindo da situação.
Agora, Cara torce para que a garrafa continue sua jornada e cumpra o desejo da mãe de conhecer o mundo. “Espero que desta vez ela vá mais longe e finalmente tenha essa experiência”, afirmou ao Manchester Evening News.
Essa publicação é um oferecimento
Sob pressão, Alexandre de Moraes multiplica ordens de prisão domiciliar no 8/1
07/06/2025

Foto: Brenno Carvalho/ Agência O Globo
Sob pressão do Congresso Nacional e de setores da opinião pública, o ministro Alexandre de Moraes multiplicou por sete o número de pessoas em prisão domiciliar – entre réus e condenados – nos últimos dois meses, no âmbito das investigações da intentona golpista que culminou com a invasão e a depredação da sede dos três poderes, em Brasília.
De acordo com dados disponibilizados pelo próprio Supremo Tribunal Federal (STF), o número de pessoas em prisão domiciliar saltou de cinco para 37 entre os dias 28 de março e 15 de maio deste ano (data das informações mais recentes). Nesse mesmo período, o número de presos provisórios (aqueles que cumprem prisão preventiva, como medida cautelar) diminuiu de 55 para 38 – e o de definitivos (já condenados pelo Supremo), aumentou de 84 para 90. Procurado pelo blog da jornalista Malu Gaspar, Moraes não se manifestou.
O ministro acelerou a concessão de prisões domiciliares após o recrudescimento das críticas às penas que ele vem impondo aos investigados do 8 de Janeiro – algumas delas feitas no próprio STF perante o próprio Moraes. Em 26 de março, durante o julgamento que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro ao banco dos réus por envolvimento na trama golpista, o ministro Luiz Fux afirmou que se depara com pena “exacerbada” em algumas situações.
Na ocasião, Fux fez referência a um dos casos mais emblemáticos usados contra Moraes pela tropa de choque bolsonarista no Congresso – o da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que se tornou uma espécie de símbolo da direita contra os supostos excessos praticados pelo ministro. Ela pichou com batom a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça em frente ao prédio do Supremo em 8 de Janeiro de 2023.
Pressão do Congresso
A mobilização de atores políticos do Congresso Nacional ajuda a explicar a guinada de Moraes de acelerar a concessão de prisões domiciliares.
Em 9 de abril, o líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), aumentou a pressão do Congresso sobre Moraes, pedindo que o ministro beneficiasse com prisão domiciliar um total de 20 investigados, entre idosos com problemas de saúde e mães com filhos menores de idade. Da “lista de Zucco”, seis pessoas foram para a prisão domiciliar, dos quais cinco já foram condenadas.
Eles possuem idades entre 54 e 74 anos – e apresentam problemas de saúde como bronquite asmática, trombose, sopro cardíaco, hipertensão arterial, pancreatite, anemia, depressão e ansiedade.
Dos beneficiados com prisão domiciliar da lista de Zucco, cinco foram condenados a penas que variam de 11 anos e 11 meses a 16 anos e 6 meses de prisão, mas um ainda aguarda julgamento: o ex-policial militar Marco Alexandre Machado de Araújo, de 55 anos, que está preso na Papuda desde abril de 2023, ou seja, há mais de dois anos.
Com informações de Malu Gaspar – O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Jandaíra é destaque em eventos nacionais de educação legislativa
07/06/2025
Ver essa foto no Instagram
O município de Jandaíra tem mais um grande motivo para se orgulhar! A Escola do Legislativo foi premiada durante o 41º Encontro Nacional da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) e o IV Encontro das Escolas do Legislativo do Rio Grande do Norte, realizados em Natal.
O reconhecimento veio através do projeto Parlamento Jovem, vencedor na categoria Educação Legislativa.
A premiação celebra o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo de Jandaíra na formação de jovens cidadãos, promovendo o engajamento político, a participação social e o fortalecimento da democracia desde a juventude.
O Parlamento Jovem estimula estudantes a conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo, debaterem ideias, proporem soluções para suas comunidades e exercerem o papel de protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e consciente.
A participação no encontro também proporcionou trocas de experiências com outras escolas legislativas do país, fortalecendo parcerias e incentivando a ampliação de iniciativas como o Parlamento Jovem.
Essa publicação é um oferecimento
Lula diz que ligará para Trump se ele não comparecer à COP30
07/06/2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil – Andrew Harnik/Getty Images
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (7) que ligará para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), se o líder norte-americano não confirmar presença na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). O evento será realizado em Belém em novembro deste ano.
Em conversa com jornalistas em Paris, Lula declarou que Trump deveria participar da cúpula climática, pois os EUA é um país importante, mas que “polui muito”. O chefe da Casa Branca tem adotado políticas favoráveis à produção de energia fóssil em seu 2º mandato presidencial.
“Se até perto [da data da COP] o Trump não confirmar que vem, eu pessoalmente vou ligar para ele e falar ‘ô cara, a COP aqui no Brasil, vamos discutir esse negócio’. Os Estados Unidos são um país muito importante, muito rico, mas também poluiu muito e polui ainda. Então como ele não vai participar?”, disse Lula.
O petista declarou que será na COP que o mundo saberá quais líderes globais estão dispostos a discutir “a sério” as mudanças climáticas. Afirmou que o presidente da China, Xi Jinping (Pcch), também deve ir ao evento.
“Na COP vamos saber se as pessoas querem tratar sério essa questão do clima. Se as pessoas querem respeitar o que dizem os cientistas e o que diz a natureza com as reações que ela está tendo em várias partes do mundo”, afirmou.
LULA NA FRANÇA
O presidente desembarcou em Paris na 4ª feira (4.jun) e seguirá no país até 2ª feira (9.jun). Sua passagem pela França inclui ainda uma visita à Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), em Lyon, para discutir o combate ao crime organizado.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Parceria entre Neoenergia Cosern e Prefeitura de São Gonçalo garante nova iluminação em LED para o município
07/06/2025

Foto: Divulgação
A cidade de São Gonçalo do Amarante está recebendo um importante investimento na área de infraestrutura urbana. A Neoenergia Cosern deu início à substituição de 1.250 luminárias convencionais por luminárias de LED em diversos pontos do município. A ação é fruto de uma parceria entre a empresa e a Prefeitura Municipal, com um investimento de R$ 1,3 milhão.
O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, um conjunto de iniciativas voltadas à eficientização energética regulado pela ANEEL e à modernização da iluminação pública da cidade.
“A nova tecnologia não só melhora a luminosidade das vias e espaços públicos, como também contribui diretamente para o aumento da percepção da segurança e da qualidade de vida da população são-gonçalense”, destaca Fabiana Lopes, Diretora Presidente da Neoenergia Cosern.
Além disso, a substituição das luminárias comuns por equipamentos de LED representa um avanço na gestão dos recursos públicos, gerando redução no consumo de energia e economia para os cofres do município.
O prefeito Jaime Calado destaca que “diante das dificuldades financeiras que passa o município, a atual gestão está buscando soluções criativas, sustentáveis e parcerias estratégicas para promover o desenvolvimento da cidade e garantir mais bem-estar à população”.
Essa publicação é um oferecimento
Polícia prende seis pessoas e bloqueia cerca de R$ 2 milhões em operação contra organização criminosa no RN
07/06/2025

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Seis pessoas foram presas em uma operação deflagrada na manhã desta sexta-feira (6) pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte em Caicó, na região Seridó.
A “Operação Cerberus” cumpriu 27 mandados judiciais, entre prisões preventivas e buscas e apreensões, além do bloqueio de contas bancárias e do sequestro de bens, que somam até R$ 2 milhões.
Além das seis prisões, 19 mandados de busca foram executados, e houve apreensão de veículos, dinheiro em espécie e outros bens ligados aos alvos da investigação.
Segundo a polícia, a investigação tem como foco a atuação de uma facção criminosa responsável por diversos crimes na região, incluindo tráfico de drogas, homicídios, tortura, comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro.
O grupo é apontado como responsável por impor o medo e o controle territorial por meio da violência sistemática. Segundo o delegado, os alvos de mandados de prisão eram chefes da organização criminosa.
Durante a operação, também foram lavrados dois autos de prisão em flagrante por embaraço à investigação de organização criminosa.
De acordo com a corporação, o nome da operação remete à figura mitológica de Cérbero (Cerberus), o cão de três cabeças que guardava os portões do submundo.
Ao todo, 80 policiais participaram da ação.
“As investigações continuam com o objetivo de aprofundar a responsabilização penal dos envolvidos e desarticular completamente o grupo criminoso”, informou a polícia.
Do g1/RN
Essa publicação é um oferecimento
Enem 2025: inscrições são prorrogadas até 13 de junho
07/06/2025

Foto: Divulgação/Ari de Sá
O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado até 13 de junho, segundo o Ministério da Educação (MEC). O prazo terminaria às 23h59 desta sexta-feira (6).
Segundo o MEC, a decisão foi para dar mais tempo para os interessados garantirem a oportunidade. A pasta também disse que fará uma grande mobilização nos estados para incentivar a inscrição no exame.
Até o momento, o número de inscritos passa de 5 milhões. Em 2024, foram 4.325.960.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção dos municípios Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Quem não obteve isenção da taxa de inscrição deve fazer o pagamento de R$ 85 até 11 de junho, via boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.
G1
Essa publicação é um oferecimento
Lula defende viagens ao exterior para buscar investimentos
07/06/2025

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação PR
O presidente Lula fez neste sábado (7) uma defesa do seu papel como promotor de atração de investimentos no Brasil, viajando pelo mundo. Apontou os investimentos de R$ 100 bilhões nos próximos cinco anos, anunciados na véspera por um grupo de 15 empresas francesas, como prova disso.
“Eu não sei quanto eu estou gastando, mas eu sei quanto estou levando de volta para o Brasil”, disse ele ao comentar as críticas com os custos da comitiva brasileira na Europa. “O Brasil precisa deixar de ser pequeno. Os nossos embaixadores pelo mundo precisam pensar grande.”
O presidente voltou a defender a entrada em vigor, até dezembro, do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, ao qual a França se opõe. “Longe de mim querer crucificar o pequeno agricultor francês. A Ursula von der Leyen [presidente da Comissão Europeia] tem procuração para assinar o acordo. Mas eu não quero que assinem o acordo e as pessoas fiquem de cara feia. Aí não é acordo.”
Questionado sobre a possível presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na cúpula dos BRICS, no mês que vem, no Rio de Janeiro, Lula disse que a decisão de ir ou não cabe a Putin. Desde 2023 há um mandado de prisão de Putin, do Tribunal Penal Internacional. Em tese, o Brasil teria que cumpri-lo se o presidente russo pisar em solo brasileiro.
Segundo Lula, o conflito na Ucrânia “está mais próximo de um acordo” do que se imagina. Ele contou ter telefonado para Putin, durante escala na Rússia, no retorno de viagem à China em maio. Disse que no telefonema pediu ao presidente russo que participasse de encontro para discutir a paz, na Turquia, no mês passado. “Ele não foi. Eu lamentei.”
Ainda sobre política externa, Lula voltou a acusar Israel de genocídio.
Eleições de 2026
As falas de Lula ocorrem em entrevista coletiva deste sábado (7) em que o presidente faz uma balanço de sua viagem à França. Perguntado pela Folha, porém, ele comentou sobre as eleições do próximo ano em que deverá tentar a reeleição.
“A extrema direita não vai ganhar as eleições do ano que vem”, disse ele à reportagem, batendo no púlpito com as mãos.
Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
















