Política

Frente Parlamentar RN–China será instalada na Assembleia

18/07/2025

Foto: João Gilberto

 

A Frente Parlamentar de Cooperação Econômica RN–China será instalada nesta sexta-feira (18), às 9h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A proposta da frente é ampliar o diálogo com a maior economia da Ásia em áreas como energia renovável, agropecuária, mineração, infraestrutura, cultura e inovação.

A solenidade acontecerá no auditório Cortez Pereira, na ALRN, e contará com a presença da cônsul-geral da China em Recife, Lan Heping, além do presidente nacional do Fórum Brasil–China, Pedro Leão. Prefeitos e empresários que mantêm relações comerciais com o país asiático também estarão no evento.

Antes mesmo de ser instalada oficialmente, a Frente Parlamentar de Cooperação Econômica RN–China realizou uma série de visitas institucionais nesta quinta-feira (17) com o objetivo de articular a instalação do Fórum de Cooperação Econômica entre o RN e a China. As agendas, lideradas pelo presidente da Frente, deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), contaram com a presença do presidente nacional do Fórum Brasil–China, Pedro Leão, e reuniram representantes do setor produtivo.

Duas das principais federações do RN — Fiern e Fecomércio — asseguraram participação no Fórum. Na Fiern, a comitiva foi recebida pelo presidente Roberto Serquiz, entre outros representantes da entidade. “Alguém precisava tomar a iniciativa. É um movimento necessário e estratégico para o futuro do nosso estado”, afirmou Serquiz.

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, reforçou a necessidade de mobilização do setor empresarial para aproveitar as oportunidades geradas pela relação com a China. “O RN precisa construir uma agenda estratégica sólida e propositiva. O setor produtivo está pronto para contribuir”.

A comitiva também visitou o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, em Macaíba, onde foi recebida pela professora Ângela Paiva – coordenadora do projeto – e pelo prefeito Emídio Júnior.

Conexão RN–China

Como resultado da série de encontros, foi confirmada a realização do Conexão RN–China, primeiro evento oficial do Fórum, previsto para o final de setembro e reunindo empresários locais e integrantes do corpo consular chinês no Brasil.

“A Frente Parlamentar cumpre seu papel ao articular os setores estratégicos do estado em torno de uma pauta comum: a inserção qualificada do RN no cenário internacional”, disse o deputado Kleber Rodrigues.

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!