Política

Política

Rompimento: Isolda chama Walter de traidor e cobra saída do MDB do governo

20/01/2026

Isolda Dantas reage ao apoio do MDB a Allyson Bezerra e pressiona Walter Alves a deixar cargos estratégicos do governo do RN. | Foto: João Gilberto/ALRN

 

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) reagiu com dureza ao anúncio de que o vice-governador Walter Alves (MDB) decidiu apoiar a pré-candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), ao Governo do RN. Para a parlamentar, o gesto representa um rompimento formal com o projeto liderado pela governadora Fátima Bezerra e exige consequências imediatas dentro da administração estadual.

Segundo Isolda, Walter não abriu diálogo com o PT nem com a governadora antes de oficializar a decisão. Para ela, ao comunicar unilateralmente a nova posição política, o vice-governador rompeu com a base do governo. Na avaliação da deputada, a permanência do MDB em cargos estratégicos da gestão se torna incompatível com o novo alinhamento político do partido.

Atualmente, o MDB comanda áreas centrais do governo estadual, como as secretarias de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Assuntos Federativos e a presidência da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Mesmo após comunicar o rompimento político, Walter Alves não entregou esses espaços administrativos.

A cobrança pública do PT é para que o partido deixe oficialmente o governo. A avaliação interna é de que não há coerência em manter cargos em uma gestão da qual o MDB decidiu se afastar politicamente, sobretudo em um momento de reorganização do tabuleiro eleitoral para 2026.

Disputa eleitoral antecipada

O reposicionamento do MDB também incluiu o convite ao deputado estadual Hermano Morais para compor como vice na chapa de Allyson Bezerra. Para isso, Hermano teria de deixar o PV, partido da base governista, e romper com o governo estadual. A articulação já estava em curso antes mesmo da comunicação oficial feita por Walter à governadora.

O movimento faz parte da estratégia de Walter Alves para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026, com a reorganização de bases eleitorais e alianças regionais.

PT mantém estratégia

Apesar do rompimento, Isolda Dantas afirma que o projeto político do PT segue inalterado. O partido mantém a pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado e de Fátima Bezerra ao Senado. A prioridade imediata, segundo a deputada, será a eleição indireta para governador, prevista para ocorrer após a desincompatibilização da governadora e do vice no início de abril.

Dentro do PT, o nome mais citado para a eleição indireta é o do deputado estadual Francisco do PT. A avaliação da legenda é de que, mesmo com a saída do MDB, o partido seguirá conduzindo o governo e estruturando sua estratégia para as eleições de 2026.

 

Novo Notícias

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Política

Rogério Marinho convoca coletiva de imprensa nesta quarta (21), na sede do PL em Natal

20/01/2026

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

 

O senador Rogério Marinho (PL) convocou uma entrevista coletiva para esta quarta-feira (21), às 10h, na sede do Partido Liberal, em Natal.

A coletiva ocorre em meio às articulações finais da oposição para a definição das candidaturas ao Governo do RN e ao Senado que disputarão as eleições de 2026.

Veja a nota na íntegra:

COLETIVA DE IMPRENSA

O senador Rogério Marinho, presidente estadual do PL e líder da oposição no Senado Federal, convida os profissionais de imprensa para uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (21), a partir das 10 horas, na sede do PL do Rio Grande do Norte, em Natal.

Local:

Casa do PL-RN

Rua Vereadora Maria Queiroz, 2346. Lagoa Nova.

Essa publicação é um oferecimento

RAMON MOTO PEÇAS

Política

MDB coloca cargos à disposição do Governo Fátima para exoneração

20/01/2026

Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

O vice-governador e presidente MBR-RN Walter Alves colocou todos cargos do MDB na gestão da governadora Fátima Bezerra à disposição para exoneração.

O ato acontece um dia após o anúncio da decisão de Walter Alves em não assumir o governo do RN, quando a governadora Fátima Bezerra renunciar ao cargo para concorrer ao Senado nas eleições 2026.

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

O capitão chegou – Styvenson é convidado para disputar o Governo do RN e Ezequiel Ferreira poderá ser o primeiro senador da chapa

20/01/2026

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

Após se reunir com deputados da base aliada, o senador Rogério Marinho (PSDB) decidiu não disputar o mandato de governador do RN nas eleições de outubro. O ex-ministro de Bolsonaro vai coordenar a campanha de Flávio Bolsonaro para presidente da República, atendendo um pedido pessoal do ex-presidente.

A saída de Rogério Marinho da disputa abre espaço para o senador Stivenson Valentim disputar a cadeira número 1 da Governadoria. O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB) está sendo sondado para ser o primeiro senador ao lado de Styvenson.

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Política

Na política do RN, de abril até agosto entre zebras e caixinhas com surpresas vai ter de tudo um pouco

20/01/2026

Foto: Reprodução

 

Apesar do clima momentaneamente favorecer ao projeto político do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UNIÃO), com a chegada do vice-governador Walter Alves (MDB) e do deputado estadual Kleber Rodrigues e sua turma, vale ressaltar que ainda tem muito RN pela frente e o que parece estar transparente hoje poderá mudar da água para o vinho quando chegar o mês de agosto com as convenções partidárias, momento definitivo para se compor os palanques para as eleições de outubro.

O corre-corre de hoje com o rompimento no cenário político local do MDB com o PT mostra apenas uma definição em relação ao calendário eleitoral de 04 de abril, quando os ocupantes de cargos executivos que desejam se candidatar – como prefeitos e governadores – precisam se afastar dos respectivos tronos.

As saídas de Fátima do governo estadual e de Allyson da prefeitura de Mossoró só sinalizam que eles serão candidatos lá na frente, apenas isso e, sem as canetas nas mãos a partir das renúncias, esses dois políticos vão enfrentar o recuo de prefeitos e as articulações políticas dos mandatos dos senadores Styvenson Valentim (PSDB) e Rogério Marinho (PL) junto aos gestores municipais, somado ao poder político da liderança do deputado presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), que possivelmente não acompanhará o prefeito de Mossoró.

É importante entender que as renúncias em abril não representam uma definição de quem serão os candidatos em agosto, apenas deixa os mandatários do Executivo em condições para as disputas, basicamente isso.

Vou acrescentar o seguinte: de abril para agosto, entre zebras e caixinhas com surpresas vai ter de tudo um pouco.

 

Por Daltro Emerenciano

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Política

Ivanilson Oliveira acompanha assinatura da ordem de serviço do Estádio de Mossoró

20/01/2026

Governadora assina ordem de serviço do Estádio de Mossoró com presença de Ivanilson.

Ivanilson Oliveira acompanha assinatura da ordem de serviço do Estádio de Mossoró

O deputado estadual Ivanilson Oliveira participou de um importante momento para o esporte potiguar. 

A governadora Fátima Bezerra assinou a ordem de serviço para o estádio de futebol de Mossoró, iniciativa aguardada por atletas, dirigentes e torcedores da região.

A obra representa um avanço para o fortalecimento do esporte e da infraestrutura esportiva no interior do estado, além de incentivar o desenvolvimento social e econômico do município.

 

Fonte: Blog de Khielly Iduino

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO

Política

Búzios decide o futuro de Rogério Marinho e o rumo da direita no RN

19/01/2026

Búzios decide o futuro de Rogério Marinho e o rumo da direita no RN

O encontro político que o senador e líder do PL, Rogério Marinho, realizará no próximo dia 22, na praia de Pirambúzios, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, vai selar seu destino político em 2026. Ali será definido se Rogério será, ou não, candidato ao Governo do Estado em outubro.

A decisão ainda não foi anunciada, mas o movimento é claro. Rogério quer reunir seu núcleo duro e aliados mais próximos para comunicar o caminho que pretende seguir. Ele retorna de Brasília com a convicção pessoal de que tem densidade política para disputar o cargo máximo do Estado, sem, contudo, se afastar do tabuleiro nacional.

Há um fator externo relevante: Jair Bolsonaro quer Rogério atuando fortemente na campanha de Flávio Bolsonaro, em uma articulação de alcance nacional. É a engrenagem Brasília–Rio Grande do Norte funcionando em alta rotação.

No tradicional encontro de Pirambúzios, Rogério promete demonstração de força. Estão sendo mobilizados prefeitos, vices e vereadores de cerca de 100 municípios, além de deputados federais e estaduais. O evento também deve marcar novas filiações ao PL e o anúncio de alianças. Nos bastidores, circula o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, hoje no PSDB ligado ao senador Styvenson Valentim.

Essa é a estrutura posta para uma eventual candidatura ao governo. Caso Rogério decline do projeto, o senador Styvenson surge como candidato natural da direita, cenário já antecipado por este jornalista.

Fato é que Pirambúzios não será apenas um encontro político. Será um divisor de águas. A semana é decisiva para a direita e o centro-direita potiguar. Ouvidos no chão. O jogo está em movimento.

Essa publicação é um oferecimento

RAMON MOTO PEÇAS

Política

Veto de Lula à dosimetria pode cair com placar maior que o da aprovação do projeto

19/01/2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A oposição ao governo Lula (PT) aposta na derrubada do veto ao projeto que reduzia as penas dos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Parlamentares afirmam que a votação deve ocorrer logo após o retorno do Congresso, no início de fevereiro, e projetam um placar mais favorável do que o registrado na aprovação da proposta.

A mobilização ganhou força após a transferência de Bolsonaro para a Papudinha. O líder da oposição, senador Izalci Lucas (PL-DF), pediu prioridade na análise do veto.

Aliados estimam que mais de 50 senadores apoiem a derrubada — acima dos 48 votos obtidos na votação original. Para reverter o veto, são necessários 257 votos na Câmara e 41 no Senado.

Se aprovado, o projeto será promulgado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Em paralelo, parlamentares retomaram a defesa da anistia. O relator da proposta no Senado, Esperidião Amin (PP-SC), apresentou um projeto de perdão total aos condenados.

O texto vetado por Lula poderia reduzir a pena de Bolsonaro de 27 anos para pouco mais de dois anos, segundo o relator na Câmara, Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

Enquanto aliados do ex-presidente defendem a mudança, a base governista tenta manter o veto. O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirma que derrubá-lo seria ignorar os crimes cometidos no 8 de Janeiro.

Uma decisão que beneficie o ex-presidente tem sido defendida por aliados dele, como o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN). O parlamentar criticou o veto de Lula e classificou a medida como “hipocrisia”.

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Política

Fátima e Cadu movimentam o verão político no Oeste potiguar.

19/01/2026

Foto: Cedida

 

No último sábado, a praia de Tibau foi o cenário de um encontro significativo para a política do Rio Grande do Norte. O pré-candidato ao governo do estado, Cadu Xavier, foi recebido na casa da ex-deputada Sandra Rosado, em um evento que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e dos deputados estaduais Ivanilson Oliveira, Dr. Bernardo e Isolda Dantas.

O encontro, que reuniu diversas lideranças da região oeste, teve um clima de descontração, mas também destacou a articulação política do PT potiguar e do grupo governista.

Com encontros com deputados durante a semana que terminou, e o evento desse sábado, fica a clara sinalização que o PT do RN está se mobilizando ativamente para as eleições de 2026, inclusive para uma possível eleição indireta  para governador.

Com a força do apoio de Lula, a expectativa é que o grupo chegue ao pleito com uma nominata robusta na federação, fortalecendo a candidatura de Cadu Xavier ao governo e de Fátima ao Senado.

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Política

Cadu diz que tem “coragem” para assumir o governo com as renúncias de Fátima Bezerra e Walter Alves

18/01/2026

Foto: Ricardo Stuckert

 

A declaração de Cadu Xavier, atual secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte, reforça a estratégia do Partido dos Trabalhadores (PT) para manter a continuidade do projeto político no estado em 2026.

Cadu afirmou ter “coragem” para assumir o governo em uma eleição indireta (mandato-tampão), caso a governadora Fátima Bezerra e o vice Walter Alves renunciem aos cargos para disputar o pleito de 2026.

Ele enfatizou que o desejo do partido é que o Rio Grande do Norte continue sendo gerido por um quadro petista até o fim do mandato conferido nas urnas.

O secretário reconheceu que a viabilização de seu nome depende da articulação e da configuração de forças na Assembleia Legislativa do RN, responsável por eleger o sucessor em caso de vacância dupla.

Mesmo diante das dificuldades fiscais do estado, Cadu Xavier negou qualquer intimidação, posicionando-se como um gestor preparado para lidar com a situação econômica atual.

Cadu Xavier é visto como o principal nome do governo para a sucessão estadual, unindo o perfil técnico da Secretaria da Fazenda à confiança política da governadora Fátima Bezerra.

Essa publicação é um oferecimento

RAMON MOTO PEÇAS

Política

Flávio pede união da direita contra o PT e destaca importância de Michelle e Tarcísio

17/01/2026

Em vídeo divulgado nas redes sociais, neste sábado, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, pediu união da direita e destacou a importância de aliados como o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A notícia de que  Michelle e  Tarcísio teriam articulado para que Jair Bolsonaro fosse transferido para a Papudinha gerou muitas críticas nas redes sociais. Para acabar com os comentários negativos, o senador Flávio Bolsonaro gravou um vídeo pedindo a união da direita e explicação a situação.

– Todos nós que queremos um Brasil melhor, temos que ter muita sabedoria e união para vencer o partido das trevas. A gente precisa praticar o que a gente prega. Como é que a gente vai unir o Brasil se a gente não consegue unir a direita antes? – questiona.

O pré-candidato à Presidência explica ainda que o governador de São Paulo é um aliado e que Michelle tem sua importância no segmento e que, ambos, querem o bem do ex-presidente.

– Tenho certeza que você também queria ver o meu pai livre e de volta À Presidência da República, mas, enquanto isso não é possível, você não gostaria de presenciar o momento em que eu, Tarcísio, Michelle, Ratinho, Zema, Caiado e tantas outras lideranças de direita estivéssemos juntos, no mesmo palanque, para resgatar as mesmas causas e para resgatar o Brasil das garras do atual governo? – complementa.

Flávio pede calma para que isso aconteça e, enquanto isso, que as pessoas tenham fé de que, no tempo de Deus, as coisas vão melhorar.

Ainda no vídeo, ele pede para que os internautas não façam acusações contra aliados, pois quem faz isso são os militantes da esquerda, que chegam a pagar a divulgação de notícias contrárias aos parlamentares da direita.

– Nesse momento, eu te peço, vamos colocar nossas diferenças de lado. Vamos focar no que nos une, temos que resgatar o nosso país das garras da esquerda e só vamos fazer isso unidos.

 

Pleno News/ Fotos: Estadão Conteúdo/Saulo Cruz/Agência Senado/João Valério/Governo de São Paulo

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Política

Walter vai anunciar apoio a Alysson e indicar o vice, conforme João Maia tinha falado sobre o “combinado”

17/01/2026

O MDB, sob a liderança do vice-governador Walter Alves, caminha para oficializar o apoio à candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ao Governo do Estado. No desenho do acordo que está sendo costurado nos bastidores, o partido emedebista ficaria com a indicação do vice na chapa.

A articulação ganhou musculatura após uma reunião recente que reuniu Allyson Bezerra, José Agripino Maia, Garibaldi Alves Filho e o próprio Walter Alves. O encontro, com figurões da política potiguar, sinalizou que o entendimento vai além de conversas preliminares e já entra na fase de divisão prática de espaços.

Um detalhe chama atenção nesse arranjo: contam nos bastidores que o deputado federal João Maia já teria aceitado que o vice não seja sua esposa, a ex-prefeita de Messias Targino, Shirley Targino. Um gesto que indica que, desta vez, a prioridade não é imposição familiar, mas viabilidade política da chapa.

O vice indicado por Walter seria o deputado estadual Hermano Moraes. Que cederia suas bases para Walter Alves disputar o mandato de deputado estadual.

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Política

Carla Dickson confirma mudança para o PL e diz que Tarcísio é melhor opção

17/01/2026

Prestes a trocar o União Brasil pelo PL, a deputada federal Carla Dickson afirmou na última a sexta-feira 16 que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria uma opção melhor na direita para disputar a Presidência da República. Apesar de seu futuro partido ter um pré-candidato anunciado – Flávio Bolsonaro –, Carla disse que Tarcísio representaria, em sua avaliação dela, um nome de consenso capaz de oferecer maior equilíbrio político ao País.

No plano partidário, a deputada confirmou que está de saída do União Brasil e que pretende se filiar ao PL. Segundo ela, a mudança está relacionada à busca por maior liberdade de atuação no plenário da Câmara dos Deputados. “Está confirmada, não tem volta. Eu estou no PL, independentemente de quem venha, porque ali eu consigo ter a minha liberdade de expressão e de colocar aquilo que eu acredito”, afirmou.

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO

Política

A missão de Walter Alves agora é resolver Carlos Eduardo, Hermano Moraes e a presidência da Assembleia

17/01/2026

Foto: Reprodução

 

O vice-governador Walter Alves, presidente estadual do MDB, tem três desafios para resolver até as convenções: convencer Carlos Eduardo de desistir da pretensão de ser o vice de Allyson para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, convencer Hermano Moraes a ser o vice do prefeito de Mossoró e assegurar a presidência da Assembleia para ele (Walter) na próxima legislatura.

Chegando em agosto com esse dever de casa concluído com sucesso, o trabalho de Waltinho a partir daí vai ser percorrer o estado reestruturando suas bases políticas.

 

Por Daltro Emerenciano

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Política

Dia de celebrar conquistas para Baraúna

16/01/2026

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Ivanilson Oliveira (@ivanilsonoliveirarn)

Fotos: reprodução Instagram

 

O deputado estadual Ivanilson Oliveira participou da assinatura da ordem de serviço para a construção da Creche de Tempo Integral, no bairro Palmeiras — um importante passo que reafirma o compromisso com o futuro das nossas crianças.

Parabenizamos a Prefeitura de Baraúna por essa conquista tão significativa para a educação e para as famílias do município.

Seguimos trabalhando juntos, com responsabilidade e dedicação, por mais avanços e melhores oportunidades para o povo de Baraúna.

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Política

Deputada Carla Dickson recebe apoio do prefeito de Vera Cruz, Júnior Marchante, e fortalece projeto de reeleição

16/01/2026

Carla Dickson recebe apoio do prefeito Júnior Marchante e amplia base para reeleição em Vera Cruz

A deputada federal Carla Dickson consolidou mais um apoio político ao receber a adesão do prefeito de Vera Cruz, Júnior Marchante. A aliança fortalece o projeto de reeleição da parlamentar e amplia sua base de articulação no município.

O gesto do gestor municipal sinaliza convergência política e reforça a parceria entre as esferas municipal e federal, com foco na captação de investimentos e no fortalecimento de ações voltadas ao desenvolvimento local.

Carla Dickson destacou a importância do diálogo institucional para garantir que recursos e projetos cheguem com mais eficiência à população. A união com Júnior Marchante, segundo a deputada, reafirma o compromisso com uma atuação política voltada a resultados concretos para Vera Cruz.

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO

Política

Chegou a hora da onça beber água – Ezequiel Ferreira e Walter Alves entre a teoria e a prática

16/01/2026

Foto: Reprodução

 

Teoricamente o vice-governador Walter Alves (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira (PSDB), estão unidos nas decisões sobre o futuro do RN. Essa aliança política tem sido propagada e confirmada pelos dois líderes políticos potiguares nos últimos anos, quando tudo caminhava dentro da normalidade.

Com a chegada de 2026, Walter Alves sinaliza para tirar o MDB da base da governadora Fátima Bezerra (PT) – importante aliada do deputado Ezequiel Ferreira – em busca de abrigo na pré-candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UNIÃO), adversário político de Fátima Bezerra.

Sobre esse cenário o presidente da Assembleia e o vice-governador não têm ido a público juntos e de mãos dadas para dizer que  o discurso e a prática caminham juntos, ou seja, o que Walter decidir sobre 2026 Ezequiel assina embaixo ou vice-versa, porém vale considerar que o presidente Ezequiel sempre foi muito cauteloso, nunca teve pressa para tomar decisões impactantes no calor da emoção e o mês das convenções ainda não chegou, talvez seja esse o motivo de o presidente do Legislativo se manter em silêncio sobre a decisão do vice-governador, porém o povo quer saber se na verdade entre Walter e Ezequiel a teoria continua sendo a irmã gêmea da prática.

 

Por Daltro Emerenciano

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Política

Senadora Zenaide Maia participa da inauguração do 1º Hospital Municipal de Mossoró ao lado do prefeito Allyson Bezerra

16/01/2026

Na noite da última quinta-feira (15), a senadora Zenaide Maia participou da inauguração do Hospital Municipal de Mossoró Francisca Conceição da Silva, ao lado do prefeito Allyson Bezerra, em um momento histórico para a Saúde Pública do município. A entrega do primeiro hospital municipal representa um marco na ampliação do acesso a serviços de média complexidade e no fortalecimento da rede de atendimento à população mossoroense.

Durante a solenidade, Zenaide destacou o impacto social da obra e a importância da parceria institucional entre o mandato parlamentar e a gestão municipal. “Aqui a gente reuniu todo mundo, inclusive o mandato da senadora, para equipar esse hospital juntamente com o prefeito Allyson, esse jovem que trabalha diuturnamente pelo seu povo. Este é um trabalho maravilhoso que vai salvar vidas e reduzir as filas de cirurgias eletivas do nosso povo, que às vezes passa três, quatro anos esperando por um procedimento como uma cirurgia de vesícula”, afirmou.

O mandato da senadora destinou recursos para equipar e custear o funcionamento do Hospital Municipal, assegurando que a unidade entre em operação com estrutura adequada e capacidade real de atendimento. A nova unidade oferecerá desde exames pré-operatórios até a realização de cirurgias, ampliando significativamente a resolutividade da saúde municipal.

Com 1.701,93 m² de área construída, o hospital é totalmente estruturado e equipado para oferecer atendimento de qualidade à população. O prédio moderno foi projetado com foco em acessibilidade e sustentabilidade, contando com ambientes adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, em conformidade com todas as normas técnicas. A unidade dispõe de consultórios acessíveis, consultório ginecológico adaptado, banheiros para pessoas com deficiência, áreas de circulação amplas, sinalização adequada e mobiliário compatível, garantindo autonomia, segurança e dignidade aos usuários.

Estiveram presentes na inauguração o deputado estadual Neilton Diógenes, o presidente da Câmara Municipal, Genilson Alves, vereadores, secretários municipais e a Reitora da UERN, Cicília Maia, entre outras autoridades.

A união entre a senadora Zenaide Maia e o prefeito Allyson Bezerra reafirma o compromisso com uma política pública que prioriza vidas, fortalece o SUS e aproxima os serviços de saúde de quem mais precisa. O Hospital Municipal de Mossoró nasce como símbolo dessa parceria e como resposta concreta às demandas históricas da população por um atendimento mais humano, eficiente e acessível.

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Política

Walter Alves trabalha para reconquistar e ampliar apoios no interior do RN

15/01/2026

Foto: Reprodução

 

O vice-governador Walter Alves (MDB), que pretende não assumir o comando do Governo do Estado visando disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, apesar de sua liderança dentro do MDB e ser um político cumpridor de compromissos, vai encontrar dificuldades para manter alguns prefeitos emedebistas no seu projeto político.

Quando foi eleito vice-governador, Walter Alves continuou perto dos prefeitos do MDB, abrindo portas em Brasília com o objetivo de conseguir recursos para os municípios, mesmo sabendo que os gestores correligionários estão ladeados de deputados estaduais e federais até mesmo de outros partidos.

Agora, disposto a disputar um mandato de deputado estadual, Walter Alves, apesar de habilidoso, vai precisar trabalhar muito  para recuperar as bases no interior do estado, onde ele e o MDB têm uma extensa folha de serviços prestados ao povo.

Agora, sem mandato e obviamente sem caneta na mão, o vice-governador precisa contar com o reconhecimento dos prefeitos que por décadas se apoiaram nos seus mandatos de deputado estadual, deputado federal e vice-governador.

Até as convenções partidárias Walter Alves tem duas missões para executar: montar uma nominata que possa fortalecer o MDB na Assembleia Legislativa, como também voltar a chamar de meus, os prefeitos que adotou e manteve muito bem durante toda sua vida pública.

 

Por Daltro Emerenciano

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Política

TCE autoriza que vereadores no RN possam ter mais dois vínculos públicos

14/01/2026

Foto: Verônica Macedo

 

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN) autorizou que vereadores no estado possam acumular mais dois cargos públicos — além do cargo legislativo — desde que recebam remunerações em apenas duas funções, ao todo. Ou seja, em uma dessas funções não é permitido receber salário.

A decisão foi divulgada nesta terça-feira (13) após ser tomada pelo Pleno da Corte que revisava o entendimento sobre a possibilidade de acumulação de cargos públicos com o exercício do mandato eletivo de vereador.

Na hipótese excepcional, de ter três remunerações, o servidor deve “se afastar, sem remuneração, de um dos cargos públicos enquanto durar o exercício concomitante do outro vínculo com a vereança, observada a compatibilidade de horários”, segundo o TCE.

O Tribunal esclareceu ainda que o mandato eletivo de vereador não se equipara a cargo, emprego ou função pública, por possuir natureza temporária e regime jurídico próprio, conforme previsto na Constituição Federal.

“A vedação constitucional, portanto, recai sobre a tríplice remuneração, e não sobre a existência de três vínculos”, citou o TCE.

A revisão do entendimento, segundo o TCE, foi motivada por decisões judiciais, especialmente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, além de posicionamentos de outros Tribunais de Contas, que passaram a admitir a acumulação de vínculos, desde que respeitados os limites constitucionais.

“A decisão promove a atualização do entendimento da Corte, alinhando-o à jurisprudência predominante e reforçando a segurança jurídica na aplicação das normas constitucionais relativas à acumulação de vínculos no serviço público”, informou o TCE.

Na tese firmada pelo Pleno, o TCE-RN definiu que:

o mandato de vereador não se confunde com cargo, emprego ou função pública;

é vedado o recebimento de três remunerações no exercício simultâneo de dois cargos públicos e da vereança;

comprovada a compatibilidade de horários, é permitida a acumulação remunerada de um cargo público com o mandato eletivo, sendo obrigatório o afastamento sem remuneração do outro vínculo acumulável.

 

Do g1/RN

 

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Próxima Última página