Notícias
Segurança: Governadora e ministro da Justiça lançam segunda fase do “Território Seguro” em Natal
04/12/2025

A governadora Fátima Bezerra e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, cumprem agenda conjunta nesta quinta-feira (4) no bairro Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal.
A programação inclui dois eventos oficiais, com horários definidos, que marcam o lançamento da segunda fase do programa “Território Seguro” e a inauguração da nova sede da Polícia Científica do Rio Grande do Norte.
Às 14h, será realizada a solenidade de inauguração da nova sede da Polícia Científica, fruto da parceria entre os governos Estadual e Federal. O novo prédio conta com mobiliário moderno e equipamentos de ponta para a perícia técnica e a medicina forense. Segundo o governo, o investimento busca melhorar as condições de trabalho dos servidores e ampliar a eficiência e a celeridade nas investigações criminais. A cerimônia será realizada na Rua dos Campos, nº 293, Felipe Camarão – Natal/RN.
Em seguida, às 15h, a governadora e o ministro Lewandowski apresentam o resultado da primeira etapa do programa federal “Território Seguro”, política voltada à retomada de áreas antes dominadas por organizações criminosas.
Em Natal, as ações foram concentradas no bairro de Felipe Camarão. A iniciativa conta com suporte técnico da Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola de Segurança Multidimensional, responsável pelo monitoramento e avaliação de impacto. A visita ao local da ocupação ocorrerá próximo ao ponto do evento, com caminhada até a área de intervenção.
Portal 98FM/Foto: Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
Policial é condenado a 20 anos de prisão por homicídio e estupro de universitária no RN: “Agora minha filha pode descansar em paz”, diz mãe de Zaira
04/12/2025

O sargento da Polícia Militar Pedro Inácio Araújo de Maria foi condenado pela morte da universitária Zaira Cruz, ocorrida durante o Carnaval de Caicó, na Região Seridó, em 2019. Ele recebeu uma pena de 20 anos de prisão, sendo 14 anos pelo crime de homicídio e de 6 anos por estupro da vítima.
O resultado foi proclamado por volta da 0h30 desta quinta-feira (4) encerrando a sessão do Tribunal do Júri iniciada na segunda-feira, pela 2ª Vara Criminal de Natal, no Plenário do Fórum Miguel Seabra Fagundes.
O julgamento aconteceu no Fórum Miguel Seabra, em Natal, e durou três dias. O sargento negava o crime desde o início das investigações.
Natural de Currais Novos, Zaira Cruz, de 21 anos, foi encontrada morta dentro de um carro em Caicó no dia 2 de março de 2019, durante o Carnaval.
A investigação apontou que a vítima teria sido estuprada duas vezes e morta por estrangulamento. Para o Ministério Público, o sargento Pedro Inácio foi o autor do crime.
A defesa sustentou, no entanto, que o policial era inocente e que a morte de Zaira aconteceu por causas naturais. Pedro Inácio foi preso poucos dias após o crime.
Nesta quarta (3), os debates entre acusação e defesa foram iniciados às 17h15 e prosseguiram até o início da votação dos jurados, às 23h30. A sessão foi presidida pelo juiz Valter Flor.
Zaira Cruz foi encontrada morta na manhã do sábado de carnaval de 2019, em 2 de março. Ela havia alugado uma casa com amigos para as festividades. Na mesma casa, segundo a Polícia Civil indicou na época, estava o sargento Pedro Inácio.
A estudante foi encontrada morta dentro de um carro que estava no condomínio dessa residência.
Na época, o delegado do caso, Leonardo Germano, relatou que foi o próprio sargento da PM quem chamou a polícia.
Na ocasião, ele contou que havia tido relação sexual com a jovem dentro do carro, antes de chegarem ao condomínio. Ele teria dito que a jovem “apagou” dentro do veículo e que ele a deixou dormindo no carro porque quis acordá-la. Quando amanheceu, ele teria ido vê-la no carro e a encontrou morta.
A polícia, no entanto, entendeu que a jovem já chegou morta ao local.
Zaira morava em Mossoró, onde cursava Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O sargento Pedro Inácio era lotado no Fórum de Currais Novos.
Júri
O júri, que começou na segunda-feira (1º), tinha previsão de terminar apenas na sexta (5), mas 11 testemunhas, de acusação e defesa, foram dispensadas, o que acelerou o julgamento.
O sargento Pedro Inácio, acusado do crime, foi ouvido na tarde desta quarta.
Essa foi a segunda tentativa de Júri Popular do caso. A primeira sessão, iniciada em junho, foi cancelada após os advogados do réu deixarem o plenário. Eles alegaram cerceamento de defesa depois que o juiz indeferiu perguntas consideradas pelo Ministério Público como ofensivas à dignidade da vítima. Todas as testemunhas de acusação já haviam sido ouvidas.
Veja como foi o julgamento
O julgamento do Caso Zaira Cruz começou na manhã de segunda-feira (1º) no Fórum Miguel Seabra, em Natal. O júri popular aconteceu na capital potiguar após pedido da defesa de retirada do julgamento da região Seridó por conta da repercussão do caso.
Durante o primeiro dia, o juiz da 2ª Vara Criminal de Natal, Valter Flor, analisou pleitos preliminares apresentados pela defesa do réu Pedro Inácio Araújo.
Foram ouvidas cinco testemunhas de acusação, sendo uma delas por videoconferência, e a primeira das testemunhas de defesa do réu Pedro Inácio Araújo. Os trabalhos foram encerrados às 20h20.
O julgamento foi retomado na terça (2), às 8h30, com a oitiva de duas testemunhas de defesa. Outras cinco testemunhas foram dispensadas pelo Ministério Público e seis pela defesa do réu.
Foram ouvidos também na terça depoimentos de peritos designados no processo. Ao todo, eram três peritos e dois assistentes técnicos previstos.
A última assistente técnica indicada no processo prestou depoimento nesta quarta-feira (5), 3º dia de julgamento.
Após isso, ocorreu o interrogatório do réu Pedro Inácio Araújo, que, segundo o TJ, durou cerca de 3 horas. Logo em seguida ocorreu o debate entre acusação e defesa antes da decisão final do júri.
Essa publicação é um oferecimento
Primeiro Fórum do Selo UNICEF mobiliza a gestão e a comunidade em Parazinho
04/12/2025
O município de Parazinho realizou, nesta quarta-feira (03), o primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF sob a gestão da prefeita Rita de Luzier. O encontro reuniu representantes da comunidade, profissionais das políticas públicas e parceiros locais, com foco na construção coletiva de ações voltadas à infância e adolescência.
Nas redes sociais, a prefeita destacou a importância do evento: “Um momento de diálogo, escuta e construção coletiva. Reafirmo nosso compromisso em fortalecer as políticas públicas para nossas crianças e adolescentes, trabalhando sempre com responsabilidade, planejamento e parceria. Seguimos avançando por Parazinho.”
O fórum marca mais um passo do município na busca pela certificação do Selo UNICEF, que reconhece práticas que ampliam direitos e melhoram a qualidade de vida de crianças e jovens.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Blog do Jasão
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Carro coletor de lixo afunda em boeira na Gafuringa
04/12/2025

Foto: reprodução/netinhofaustinoblog
Na manhã de hoje, um incidente inusitado chamou atenção em Gafuringa, quando o caminhão de coleta de lixo da cidade acabou afundando em uma boeira mal conservada na rua principal do bairro. O fato revela a preocupante falta de manutenção nas vias públicas, que continuam comprometendo a infraestrutura urbana e gerando transtornos para os moradores.
De acordo com testemunhas, o veículo de coleta, que realizava o trabalho de limpeza, passou por um ponto crítico da via onde a boeira, já desgastada pelo tempo e pela falta de cuidados, cedeu.
Moradores da região expressaram seu descontentamento com o ocorrido, destacando que o problema não é isolado. A falta de manutenção das vias públicas tem sido um problema recorrente em várias áreas da cidade, afetando não apenas o tráfego, mas também a segurança dos cidadãos e a qualidade dos serviços públicos.
A Prefeitura ainda não se manifestou sobre o incidente, mas a população espera que medidas sejam tomadas para evitar novos acidentes e melhorar a infraestrutura das vias. A falta de manutenção e reparos nas ruas tem gerado uma crescente insatisfação, que se reflete em um apelo por mais investimentos em urbanização e segurança viária.
Enquanto isso, moradores se perguntam até quando a cidade continuará funcionando apenas “quando acontece”, sem ações preventivas para resolver problemas tão visíveis e impactantes para todos. A situação do carro de lixo que afundou na boeira é um reflexo de uma cidade que ainda luta para manter a sua infraestrutura em condições mínimas de uso.
Fonte: @netinhofaustinoblog
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: usuário relata erro gravíssimo na entrega de exames
04/12/2025

Foto: reprodução/blogdojadson.com.br
A saúde pública de João Câmara volta a ser alvo de fortes críticas por parte da população. Nesta semana, moradores procuraram a imprensa local para denunciar erros considerados gravíssimos na entrega de exames, trazendo preocupação e revolta para quem depende diariamente do sistema público de saúde.
Segundo os relatos, pacientes têm recebido resultados trocados, atrasados ou incompletos, gerando incerteza e colocando em risco tratamentos que necessitam de acompanhamento imediato. Para muitos, a situação ultrapassou os limites do aceitável.
“Definitivamente a saúde mudou, e mudou para pior”, lamenta um dos denunciantes, que afirma ter passado por transtornos ao descobrir que o exame que recebeu não correspondia ao seu. A informação é do blogdojadson.com.br
O sentimento geral é de abandono e descaso. Pacientes cobram solução urgente por parte da gestão municipal, destacando que problemas dessa natureza comprometem vidas e não podem ser tratados com indiferença.
Fonte: blogdojadson.com.br
Essa publicação é um oferecimento
Apagão na maternidade Januário Cicco provoca caos e ação de emergência precisou ser tomada; veja as consequência para pacientes e cirurgias já marcadas
04/12/2025

Problemas na rede elétrica da MEJC resultam em suspensão de cirurgias já marcadas e transferência de pacientes para o Hospital Santa Catarina | BNews Natal - Divulgação A situação expõe a fragilidade da infraestrutura da maternidade, levando a uma reorganização interna e redirecionamento de partos. - Reprodução internet
Uma falha elétrica que atinge a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, desde o fim de semana desencadeou uma operação emergencial para redistribuição de pacientes e reorganização de atendimentos.
O problema levou à suspensão das cirurgias eletivas até sexta-feira (5), à transferência de gestantes internamente dentro da unidade e ao redirecionamento de partos para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte.
A situação expôs a fragilidade da infraestrutura elétrica de um dos principais equipamentos públicos de saúde materna do estado e pressionou a rede estadual, que precisou reforçar fluxos para dar conta da demanda repentina.

O problema levou à suspensão das cirurgias eletivas até sexta-feira (5), à transferência de gestantes internamente dentro da unidade e ao redirecionamento de partos para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte. Imagem reprodução internet.
Como começou o problema
De acordo com profissionais da própria maternidade, o defeito na rede elétrica teve início na última sexta-feira (28).
O comunicado interno distribuído nesta terça-feira (2) pela direção da MEJC confirmou:
• suspensão das cirurgias eletivas até 5 de dezembro;
• fechamento temporário de serviços assistenciais;
• transferência de pacientes entre unidades internas para manter condições mínimas de segurança.
Uma funcionária que atua na maternidade, sob anonimato, resumiu a situação:
As cirurgias eletivas estão suspensas, os partos sendo redirecionados para outros hospitais da rede, os serviços fechados.”
Reorganização interna da maternidade.
O documento obtido pela imprensa descreve uma verdadeira engenharia de realocação para tentar preservar assistência essencial. Entre as mudanças:
• Pacientes da Unidade BI foram levadas para a Unidade BII;
• Ginecologia e Alto Risco foram movidos para a Unidade BI;
• Unidade Canguru foi transferida para a Ginecologia;
• Uma sala da Unidade BI está sendo preparada para procedimentos emergenciais e partos.
A medida tenta manter atendimentos críticos enquanto equipes técnicas buscam corrigir a falha.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)não confirmou oficialmente a suspensão das cirurgias, mas reconheceu a falha no sistema elétrico do prédio principal da MEJC. Imagem reprodução internet.
O que diz a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)não confirmou oficialmente a suspensão das cirurgias, mas reconheceu a falha no sistema elétrico do prédio principal da MEJC.
Segundo a instituição:
• a interrupção afetou apenas o edifício central;
• prédios anexos seguem funcionando, porque têm redes elétricas separadas;
• equipes especializadas já foram acionadas para resolver o problema.
Santa Catarina assume maior parte dos atendimentos
Com apenas a UTI pediátrica ativa na MEJC, o Hospital Santa Catarina passou a absorver o fluxo de gestantes de alto risco que seriam atendidas na maternidade da UFRN.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta:
• o Santa Catarina precisou ser esvaziado de pacientes de baixo risco;
• a unidade está priorizando exclusivamente gestantes de alto risco;
• o fim de semana foi “muito duro” para as equipes, devido ao aumento repentino da demanda.
Ele explica que até mesmo gestantes que chegavam para parir eram imediatamente redirecionadas pela regulação, por causa da instabilidade da MEJC.
Planos emergenciais no interior do estado
Para desafogar a capital, a Sesap avalia reorganizar a rede e ampliar o suporte nos municípios. Uma das medidas estudadas é:
• deslocar temporariamente profissionais da MEJC para a maternidade de São José de Mipibu, ampliada recentemente, mas ainda com déficit de equipe.
A decisão, porém, ainda depende:
• da aprovação jurídica;
• do aceite dos próprios profissionais da MEJC;
• da pactuação final entre Sesap e Ebserh.
Posicionamento oficial da MEJC
Em nota, a MEJC informou que adotou medidas emergenciais para garantir segurança e continuidade dos atendimentos essenciais. Entre elas:
• readequação das unidades e realocação de pacientes;
• manutenção do cuidado neonatal, com regulação de recém-nascidos para outras unidades quando necessário.
A instituição reforça que equipes especializadas trabalham continuamente para restabelecer o sistema.
“Confiamos que em breve a situação seja corrigida e os atendimentos sejam normalizados”, disse a assessoria.
Bnews Natal
Essa publicação é um oferecimento
Senado aprova projeto que cria OAB da Medicina
04/12/2025

Foto: Rafael Nascimento/Ministério da Saúde
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (3), por 11 votos a 9, um projeto de lei que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (Profimed) como requisito obrigatório para que novos médicos obtenham registro profissional nos conselhos regionais de Medicina. A proposta ainda passará por mais um turno de votação no colegiado para a aprovação definitiva.
O texto aprovado é um substitutivo (texto alternativo) do relator, senador Dr. Hiran (PP-RR), ao Projeto de Lei (PL) 2.294/2024, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Como a CAS tem a decisão final sobre a proposta, é necessária a votação suplementar do envio do projeto à Câmara dos Deputados, explicou o presidente da comissão, senador Marcelo Castro (MDB-PI).
De acordo com o texto aprovado, o Profimed será coordenado, regulamentado e aplicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Além do exame de proficiência para os egressos do curso, o texto amplia o alcance da proposta original e cria instrumentos para acompanhar a formação médica:
estudantes do 4º ano do curso deverão fazer o Enamed, avaliação obrigatória sob coordenação do Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade dos cursos;
plano de expansão da residência, com meta de alcançar, até 2035, ao menos 0,75 vaga de residência por médico formado;
competência exclusiva da União para autorizar e supervisionar cursos de medicina;
Inscrição de Egresso em Medicina (IEM), permissão restrita a atividades técnico-científicas para quem ainda não for aprovado no Profimed.
— Nós do movimento médico consideramos esse o projeto de lei mais importante desse século, principalmente para proteger o povo brasileiro, porque vivemos uma crise perigosa de fragilidade na formação do médico brasileiro, consequência de uma proliferação desenfreada, irresponsável e mercantilista de cursos — afirmou Dr. Hiran.
A iniciativa mantém a exigência do exame também para formados no exterior, mas equivale a aprovação no Profimed às duas etapas do Revalida, o que evita duplicidade de obrigações para quem já revalidou o diploma.
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou não ser a favor do exame único. “Temos que avaliar o aluno durante todo o processo formativo”, disse.
— Precisamos de uma solução urgente para esse crescimento desordenado de faculdades de medicina que não têm capacidade de formar bons médicos. Essa espécie de OAB da medicina é um ponto de inflexão no setor — defendeu Astronauta Marcos Pontes, autor da proposta.
Blog de Saulo Vale
Essa publicação é um oferecimento
Comando afasta policiais acusados de agredir advogada em Serra do Mel
04/12/2025

OAB se reúne e cobra providências - Foto: assessoria
Após pedido da OAB/RN, a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte instaurou um inquérito e afastou os policiais militares envolvidos na agressão contra uma advogada durante uma abordagem no município de Serra do Mel.
A agressão teria ocorrido durante a Festa do Caju, no domingo passado (30). A advogada informou que foi agredida, arrastada, algemada e conduzida à força até a sede da Polícia Militar. Ela disse ainda que teve a carteira da OAB apreendida e que recebeu várias pancadas pelo corpo, inclusive com um cacetete após intervir em uma ação da PM contra outra mulher durante o evento.
A informação sobre o afastamento dos policiais envolvidos foi confirmada durante reunião na tarde desta quarta-feira (3), reunindo a vítima, representantes da Seccional, OAB Mossoró, Sesed, Polícia Militar, Polícia Civil, Procuradoria Geral do Estado e Secretaria das Mulheres.
“Nosso objetivo com a reunião foi trazer ao Estado providências imediatas a serem adotadas. Não só a instauração do procedimento, como também o afastamento dos envolvidos e a formatação de um acordo de cooperação para que possamos contribuir com a formação dos agentes de segurança e evitar que fatos como esse voltem a acontecer”, explicou Carlos Kelsen, presidente da OAB/RN.
Durante a reunião, a governadora Fátima Bezerra (PT) conversou por telefone com a advogada vítima das agressões, prestou solidariedade e afirmou que foi determinado rigor na apuração do caso. “Temos tolerância zero com qualquer tipo de violência. É dever do Estado proteger e zelar pela dignidade das pessoas”, disse.
O coronel Alarico Azevedo, comandante geral da PM, explicou que os policiais foram afastados do serviço operacional e que a conduta deles não reflete o trabalho feito pela instituição.
“O inquérito já está instaurado, vamos formalizar o afastamento dos militares do trabalho operacional e divulgar para a sociedade o que a PM e a Sesed estão fazendo em relação ao caso e estamos à disposição da OAB”, afirmou o coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança do RN.
“Toda a advocacia foi atingida com esse caso. Estamos agindo e buscando soluções e tivemos resultados positivos e efetivos às nossas demandas com o afastamento dos profissionais que estão sendo investigados. Uma vitória da advocacia e da sociedade”, afirmou Lorena Gualberto, presidente da OAB Mossoró.
Participaram do encontro as presidentes da Comissão da Mulher Advogada da Seccional e da OAB Mossoró, Geyse Raulino e Clarisse Tavares, respectivamente, o presidente e a vice da Comissão de Prerrogativas, João Victor Hollanda e Aylla Benigno, o presidente da Comissão de Segurança Pública, Paulo Pinheiro, o presidente da Comissão da Advocacia Criminalista, Maximiliano Fernandes, a conselheira federal Hortência Monteiro, o vice-presidente da ESA, Rodrigo Cavalcanti, e André Medeiros, procurador adjunto de Prerrogativas do Conselho Federal.
Também estiveram presentes a delegada geral Ana Cláudia Saraiva, o secretário adjunto da Sesed, Osmir Monte, a secretária de Mulheres, Júlia Arruda, e o procurador geral do Estado, Antenor Roberto.
Blog de Saulo Vale
Essa publicação é um oferecimento
Caso Cecília: Polícia prende suspeito de matar criança de 7 anos em Nísia Floresta
04/12/2025

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirma a prisão, na tarde desta quarta-feira (03), de um homem de 19 anos suspeito de envolvimento no homicídio que vitimou a menina Cecília Duarte Cândido, de 7 anos, em 25 de outubro, na zona rural de Nísia Floresta.
A ação, que mobilizou equipes especializadas, aconteceu no bairro Felipe Camarão, em Natal, e escancarou um possível ponto de apoio usado para fuga e abrigo do investigado.
No imóvel onde o suspeito se escondia, os policiais encontraram uma arma de fogo, munições e diversos objetos pessoais. O irmão do investigado, um homem de 24 anos, também acabou preso em flagrante por posse ilegal de arma, embora, até o momento, não haja ligação confirmada dele com o crime brutal que chocou o estado.
As primeiras informações indicam que o suspeito estava escondido em uma residência utilizada como ponto de apoio. No local, foi apreendida uma arma de fogo, além de munições e objetos pessoais. O irmão do investigado, que ainda não possui indícios de participação no crime, foi autuado em razão do armamento encontrado.
As autoridades ressaltam que o local funcionava como um verdadeiro refúgio estratégico, dificultando a localização do suspeito desde o dia do assassinato da criança.
A Polícia Civil reforça que o trabalho investigativo continua e pede que qualquer informação útil seja enviada, anonimamente, ao Disque Denúncia 181.
Sem Mordaça RN
Essa publicação é um oferecimento
Líderes da oposição comentam mudança no rito de impeachment de ministros
04/12/2025

Foto: Pedro França/Agência Senado
O líder da oposição no Senado Federal, Rogério Marinho (PL-RN), criticou a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que restringe à Procuradoria-Geral da República (PGR) a competência para iniciar processos de impeachment contra ministros da Corte. A medida foi vista por Marinho como uma “tentativa de blindar” o STF e que “fragiliza o sistema de controle mútuo instituído pela Constituição”.
Entenda a Decisão e a Repercussão
Concedida nesta quarta-feira (3) em resposta a ações do partido Solidariedade e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a liminar de Gilmar Mendes suspendeu trechos da Lei do Impeachment (Lei 1.079/1950) que permitiam a qualquer cidadão apresentar denúncia por crime de responsabilidade contra ministros do STF.
Justificativa
Em sua decisão, o ministro argumentou que a possibilidade de qualquer pessoa apresentar um pedido de impeachment pode levar à “intimidação do Poder Judiciário” e à criação de um ambiente de “insegurança jurídica”, pressionando os juízes a atuarem de forma parcial ou alinhada a interesses políticos.
Crítica da Oposição
Rogério Marinho e outros parlamentares da oposição consideraram que a medida interfere em prerrogativas constitucionais do Poder Legislativo, especificamente do Senado, que é o responsável por processar e julgar os crimes de responsabilidade dos ministros do STF. Eles argumentam que a decisão cria uma “blindagem” em torno da Corte.
Próximos Passos
A decisão de Gilmar Mendes, que é monocrática (proferida individualmente), ainda será analisada pelo plenário do STF, em julgamento virtual marcado para ocorrer entre os dias 12 e 19 de dezembro.
Essa publicação é um oferecimento
Homem que morreu atingido por barra de supino segurou equipamento de maneira inadequada, conhecida como ‘pegada suicida’, diz especialista
04/12/2025

Uma pegada errada pode ter causado o acidente em que um homem morreu após ser atingido por uma barra durante um exercício numa academia em Olinda.
Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos, fazia o exercício de supino reto com barra livre quando o equipamento caiu sobre o tórax dele. O caso foi filmado por uma câmera de segurança.
Segundo Lúcio Beltrão, presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref) da 12ª Região/Pernambuco, a forma como Ronald segurava a barra, sem colocar os polegares ao redor do equipamento, é considerada inadequada. O laudo sobre a causa da morte ainda não foi finalizado.
O acidente aconteceu na segunda-feira (1º). Nas imagens, é possível ver que a pegada utilizada por Ronald é conhecida como “pegada suicida”, ou “false grip”, quando o dedo polegar não envolve a barra. O equipamento, então, fica apoiado nas palmas das mãos e nos outros dedos.
O dedo polegar é o primeiro dedo da mão, o mais grosso e que fica ao lado do dedo indicador.
“Acho que ele pegou os cinco dedos passando da barra, se eu não me engano. Era para ter fechado. Esse nome [pegada suicida] é o que a turma chama, não é um nome científico, mas ele se colocou em risco, em perigo. […] O risco é o que aconteceu, que é escorregar e cair. Quando você fecha o dedo, diminui o risco de a barra cair, porque você tem um dedo ali dificultando. Eu diria que tudo que você faz para reduzir o risco, você deve tentar fazer”, afirmou Lúcio Beltrão.
O profissional contou, ainda, que não se pode atribuir de maneira oficial o acidente à “pegada suicida”, mas que os riscos são consideravelmente maiores.
Ainda segundo o presidente do Cref, além de fechar as mãos, é possível utilizar equipamentos para reduzir o risco de acidente, mas tudo deve ser bem ajustado.
Lúcio Beltrão também lembrou que acompanhamento profissional é essencial.
“Eu vi que no final, o professor chega depois. Não sei se ensinou [a pegada correta] e ele não fez, se ele viu alguém fazendo e foi copiar, ou se ele viu na internet… Deveria ter pego com os dois dedos tocando um no outro, mas ele deixou o polegar de fora e [a barra] escorregou na parte final da mão”, declarou.
O acidente
Após ser atingido pela barra, Ronald José Salvador Montenegro se levanta, mas cai no chão segundos depois. Ele chegou a ser socorrido e levado por profissionais do estabelecimento à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Doce, mas não resistiu.
De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado na Delegacia de Rio Doce como morte acidental. Ronald malhava na RW Academia, na unidade de Jardim Atlântico.
Procurada , a RW Academia se solidarizou com o falecimento do aluno e disse que o ocorrido foi um acidente, “uma fatalidade que deixou a todos nós muito abalados”. A nota diz ainda que a academia reitera os sinceros sentimentos a toda a família.
A academia também foi questionada se o local está apto a realizar primeiros socorros e porque não havia um profissional acompanhando Ronald durante o exercício. A empresa respondeu que:
A equipe prestou atendimento imediato, acionando socorro especializado;
A academia é devidamente registrada no Conselho Regional de Educação Física;
Embora primeiros socorros façam parte da formação em Educação Física, a academia realiza treinamentos periódicos de primeiros socorros com toda a equipe;
Há professores formados para atender os alunos em todos os horários.
Do g1/PE
Essa publicação é um oferecimento
Homem morre após barra de supino cair no seu peito em academia
04/12/2025

Um acidente na academia de ginástica tirou a vida de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos, na segunda-feira (3/12), em Olinda (PE). A vítima estava fazendo exercícios no supino quando deixou a barra escorregar, sendo atingido no peito. Ele ainda se levantou e foi socorrido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.
O acidente foi filmado por uma câmera de segurança. Nas imagens, é possível ver Ronald fazendo o exercício de supino reto com barra livre. O equipamento escapa de suas mãos e cai sobre o tórax. Após o impacto, ele se levanta, mas cai no chão segundos depois.
Ver essa foto no Instagram
Pai de dois filhos, Ronald era presidente do Centro Cultural Palácio dos Bonecos Gigantes de Olinda e era apaixonado por carnaval
Um parente, que preferiu não se identificar, contou que Ronald era ativo, saudável e costumava praticar atividades físicas com frequência. Segundo a família, a vítima não tinha acompanhamento profissional no momento em que fazia o exercício.
“Esse é um treino que requer um treinador naquele aparelho. No vídeo, você vê que ele está bem, que ele faz inclusive uma sessão, aquece os braços para fazer novamente e, ao sentar, não consegue e [a barra] escorrega. Mas se tivesse [acompanhamento]… o que queremos é que as academias vejam a questão da prevenção com relação a esse equipamento. E que os personais não podem deixar que o aluno fique tranquilamente fazendo, mesmo que ele saiba como fazer o movimento”, contou.
O acidente na academia foi registrado na Delegacia de Rio Doce, em Olinda, como morte acidental.
Do Via g1/Reprodução/ Redes Sociais
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Estátua em homenagem a Monsenhor Lucena, Apóstolo do Mato Grande, é inaugurada.
04/12/2025

Foto: bm_noticias

Foto: bm_noticias
A noite desta quarta-feira, 3 de dezembro, entrou para a história de João Câmara com a inauguração da estátua em homenagem ao saudoso Monsenhor Luiz Lucena Dias, figura que marcou profundamente a fé, a educação, a vida social e o desenvolvimento do município.
O monumento, instalado no largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, eterniza o legado daquele que é lembrado como o “Apóstolo do Mato Grande”.
A solenidade reuniu grande número de fiéis, além de autoridades civis e religiosas. O momento contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, do pároco da Matriz, Monsenhor Josino Raimundo, do vice-prefeito Holderlin Silva, do presidente da Câmara Municipal, Fernando Guilherme, e do ex-prefeito Maurício Caetano, entre outros representantes da sociedade camarense.
A homenagem celebra a trajetória de quase meio século de dedicação de Monsenhor Lucena à cidade. Nascido em 1927, na Paraíba, e ordenado sacerdote em 1955, ele assumiu, em 1958, a paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde permaneceu por 48 anos.

Foto: bm_noticias
Seu trabalho transcendeu o altar: ele fundou o Colégio Comercial João XXIII, impulsionou a criação da Maternidade Noêmia Lucena, trouxe congregações religiosas, apoiou o desenvolvimento social e agrícola da região e esteve ao lado da população nos momentos mais difíceis, como nos abalos sísmicos de 1986.
A estátua inaugurada hoje é mais que uma obra de arte — é um marco de gratidão. Representa o reconhecimento de um povo que se orgulha de ter sido conduzido por um líder espiritual que também foi educador, articulador social e defensor incansável das causas comunitárias.
A partir de agora, quem passar pela frente da Matriz encontrará ali não apenas o bronze de um sacerdote, mas a memória viva de alguém que dedicou sua vida a João Câmara. Uma homenagem justa, emocionante e carregada de significado para toda a região.
Fonte: bm_noticias
Essa publicação é um oferecimento
Caso Zaira: policial Pedro Inácio é condenado a 20 anos por estupro e homicídio
04/12/2025

Foto: Reprodução
O policial militar Pedro Inácio Araújo foi condenado a 20 anos de prisão pelos crimes de estupro e homicídio da jovem Zaira Cruz, morta durante o Carnaval de 2019 em Caicó. O resultado do julgamento saiu na madrugada desta quinta-feira (4), em Natal, após horas de análise do caso pelo júri.
O crime, que chocou o Rio Grande do Norte, ganhou ampla repercussão à época e reacendeu debates sobre segurança e violência contra a mulher. Inicialmente, o processo tramitava na 3ª Vara da Comarca de Caicó, mas foi transferido para Natal depois que a defesa alegou que a intensa cobertura local poderia comprometer a imparcialidade do julgamento.
Zaira Cruz, de 22 anos, foi encontrada morta no dia 2 de março de 2019, em pleno sábado de Carnaval. As investigações apontaram Pedro Inácio como responsável pelos abusos e pelo homicídio, levando à denúncia e, agora, à condenação em primeira instância.
Com informações do Blog do Anthony Medeiros
Essa publicação é um oferecimento
Confira os encartes de ofertas do supermercado econômico para esta quarta-feira, (03).
03/12/2025

![Pode ser uma imagem de texto que diz "DEZEMBRO DE OFERTAS Econômico CamaraRN 7,99 2,99 ABACATE KG ALFACE UND 17,99 3,99 ALHOKG 3,49 BANANA PACOVANK 4,99 BATATA INGLESA BATATAINGLESAK KG 3,99 BETERRABA 7,99 CEBOLA BRANCA KG 2,99 OAHH CEBOLA ROXA KG 2,99 CENOURA KG unminmm 5.49 cHucu KG A, 3,29 GOIABA KG 5,99 LARANJA KG LIMÃO KG 11,98 2,99 MAÇÃ NACIONAL KG 9,99 MAMÃO FORMOSAKG 1,99 MARACUJÁ KG 2,48 MELANCIA KG 6,99 MELÃO JAPONES 8,99 MORANGO BDJ 4,99 PIMENTÃO VERDEKG 4,99 ?????? REPOLHO BRANCO 4,99 REPOLHO ROXD 7.99 VILaSiA TOMATE ENTRE EM CONTATO! 7,99 BDJ [84] 4.98 106-0485 UVANUBIA PÇAANTÓNIO JUSTINODE UVA BDJ 155 CENTRO $ RN"](https://scontent.fcpv1-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/591736953_25647366644900627_8481200006248717028_n.jpg?_nc_cat=106&ccb=1-7&_nc_sid=127cfc&_nc_eui2=AeHcdlWALS4Sm6cgG4VR4EWQyJrZSqxG0UHImtlKrEbRQZAFKKZWmiX4leKOsRdaFe1JHpl3oyMdmLpNHdc-f-eH&_nc_ohc=pIca-peXFscQ7kNvwHHGNsE&_nc_oc=AdkAG_7PBtPuic7-67nk2EAA47ZXywYm_8AVN2fSONaIkv50refeL2iIam0ZoctWEUtInpiIPo-Q7SiTCtJkgxGH&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent.fcpv1-1.fna&_nc_gid=VV09VYy4E5ncQam-7LXoyA&oh=00_AflrYLV1MuS8IvfYIrI450rYigEV4zDbI42NbBW5_7yK4g&oe=69361A48)
Essa publicação é um oferecimento
Aniversariantes Flávio e Fábio: Legado de Josafá Araújo inspira família e comunidade.
03/12/2025
Dona Lourdinha Pinheiro, ladeada pelos seus filhos, Flávio e Fábio, aniversariantes (Foto: cedida arquivo familiar)
O empresário Josafá Araújo, lembrado por seu exemplo de caráter, honradez e profundo senso de responsabilidade, deixou um legado que continua a ecoar entre seus familiares, amigos e todos que conviveram com ele. Sua trajetória pessoal e profissional sempre foi marcada pela humanidade no trato com o próximo, característica que o destacou e o tornou referência na comunidade.
Neste mês, a família celebra a vida dos seus filhos Flávio e Fábio, aniversariantes que carregam consigo os valores transmitidos pelo pai. Para eles, as lições de Josafá seguem vivas no cotidiano — desde o compromisso com o trabalho até a sensibilidade em ajudar quem precisa.
Ao lado da esposa, dona Lourdes Pinheiro, e de toda a família, o nome de Josafá Araújo permanece como símbolo de integridade, respeito e dedicação. Amigos e pessoas próximas reafirmam que sua maior herança não está apenas nos feitos como empresário, mas principalmente na maneira generosa e justa com que conduziu a vida.
Assim, o legado de Josafá continua a inspirar novas gerações, fortalecendo laços e reafirmando a importância de viver com propósito, ética e amor ao próximo.
Por Marco Montoril
Essa publicação é um oferecimento
Jornalista que chamou Laurinha Bolsonaro de Puta, é condenada a detenção, multa e indenização
03/12/2025

A jornalista Bárbara Gancia foi condenada a 3 meses e 30 dias de detenção pelo crime de injúria cometido contra Laurinha Bolsonaro, filha de Michelle e do presidente Bolsonaro.
A sentença inclui também o pagamento de multa correspondente a 10 salários mínimos e uma indenização fixada em R$ 10 mil.
A decisão decorre de publicações feitas por Gancia nas redes sociais, quando, ao criticar o presidente por um caso envolvendo adolescentes venezuelanas, ela citou Laura e a chamou de “p…”. Na ocasião, a jornalista escreveu que, “para bolsonarista imbrochável feito o nosso presidente, quando a filha do Bolsonaro se arruma, ela parece uma p…”.
A primeira-dama Michelle Bolsonaro reagiu imediatamente após a publicação, afirmando: “Só lembrando a esta senhora que minha filha Laura é uma criança. Medidas serão tomadas”, em postagem realizada no Instagram.

O advogado João Henrique N. de Freitas, responsável pela representação judicial, afirmou que a condenação confirma o zelo e a responsabilização por ataques contra menores. “Alertei à época, e reafirmo agora: nas agressões como aquela à filha de D. Michelle e do Pr Jair Bolsonaro não ficarão impunes. Criança é sagrada, e não instrumento político”, declarou.
Do Conexão Política/Foto: 1-Reprodução/ TV Globo/2 – Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
Líder dos caminhoneiros vai à Presidência da República comunicar paralisação
03/12/2025

O representante da União Brasileira dos Caminhoneiros, Chicão Caminhoneiro, foi à Presidência da República, nesta terça-feira (2/12), para protocolar uma ação referente à paralisação geral da categoria, marcada para esta quinta-feira (4/12). O desembargador aposentado Sebastião Coelho acompanhou a visita.
Segundo Chicão Caminhoneiro, o projeto que prevê a greve foi criado “a várias mãos”. “Esse movimento é de caminhoneiros, guerreiros, lutadores”, declarou.
Chicão nega que a paralisação tenha cunho político e, no vídeo, pede que os caminhoneiros pratiquem o “respeito às leis”. “Não podemos impedir o direito de ir e vir das pessoas, temos que respeitar toda a legislação que é imposta à categoria no sentido de permitir o livre trânsito das pessoas”, ressaltou.
O desembargador Sebastião Coelho esteve presente no momento em que o líder dos caminhoneiros protocolou o projeto na sede da Presidência. “Estamos aqui para dar apoio jurídico ao movimento e, mais tarde, daremos mais informações”, prometeu Coelho.
Ver essa foto no Instagram
Aliado de Jair Bolsonaro (PL), Sebastião Coelho havia convocado, na última semana, apoiadores do ex-presidente para uma paralisação em prol da anistia do político, que está preso na sede da Polícia Federal (PF).
Em sua página do Instagram, o ex-magistrado instrui seguidores em relação à forma como a paralisação deve ser feita e diz que esse é “o caminho que restou”.
Metrópoles/Foto: Rede Social
Essa publicação é um oferecimento
16ª DIREC realiza reunião com gestores e coordenadores pedagógicos da regional
03/12/2025

Foto: reprodução

Foto: reprodução
Nesta terça-feira, 02 de dezembro de 2025, a 16ª DIREC promoveu, em seu auditório, uma reunião com gestores e coordenadores pedagógicos das escolas da regional.
O encontro contou também com a presença da coordenadora da CORE/SEEC, Magnólia Morais, ampliando o diálogo e fortalecendo o alinhamento das ações educacionais desenvolvidas na região.
Durante a reunião, foram discutidos temas essenciais para o aprimoramento da rede de ensino, entre eles:
- Programa Gestão para Aprendizagem
- Balanço das Eleições Escolares 2025
- Organização da Jornada Pedagógica 2026
O momento representou um importante espaço de planejamento e construção coletiva, reafirmando o compromisso da 16ª DIREC com uma educação pública de qualidade, centrada em resultados significativos para todos os estudantes.
Essa publicação é um oferecimento
Banda Seu Desejo é atração confirmada no “Natal dos Sonhos” de Pedro Velho
03/12/2025

A Banda Seu Desejo é atração confirmada para a festa de Natal em Pedro Velho, no Agreste potiguar, que ocorrerá no dia 25 de dezembro. O show, que contará com a presença dos vocalistas Yara Tchê e Alessandro Costa, será realizado em praça pública, prometendo uma noite de forró inesquecível para a população local e visitantes.
O show faz parte do “Natal dos Sonhos”, evento que será realizado pela Prefeitura De Pedro Velho e que está gerando grande expectativa para a celebração natalina na cidade.
Na abertura do “Natal dos Sonhos”, a partir do dia 06 de dezembro, Pedro Velho vai viver um espetáculo único, com neve caindo na praça, projeção mapeada na Matriz, trenzinho natalino, personagens e um Papai Noel para foto da família inteira.
Essa publicação é um oferecimento













