Educação do RN realiza jornada pedagógica e se prepara para início do ano letivo

03/02/2016

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec) inicia a primeira jornada pedagógica de 2016 nesta quarta-feira (03). Em todo o Estado, as Diretorias Regionais de Educação e Cultura realizarão suas jornadas abordando as temáticas para o ano letivo que se inicia. Os professores que atuam nas escolas da rede estadual no município de Natal, participarão de um evento de abertura, que acontece hoje, das 18h30 às 22h, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, em Ponta Negra.

A cerimônia de abertura será conjunta, sendo realizada pelas pastas da Educação do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal. Neste ano de 2016, o calendário registra as realizações de quatro jornadas pedagógicas que servem para avaliação e planejamento nas escolas da rede estadual de ensino.

O cronograma é resultado de acordo firmado entre a Secretaria de Educação e da Cultura, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Secretaria Municipal de Educação de Natal. A 1ª jornada serve como momento de preparação para o início do ano letivo de 2016, que se iniciará no dia 15 de fevereiro em todas as 639 escolas da Rede Estadual de Ensino.

 

Justiça vai analisar 85 processos de progressão de regime em Alcaçuz

03/02/2016

A Presidência do Tribunal de Justiça designou um juiz e quatro servidores para auxiliar a juíza da Comarca de Nísia Floresta, Nivalda Torquato, na análise de 85 processos que envolvem progressão de regime de apenados da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. “Essa equipe vai atuar hoje (3), amanhã e depois com este objetivo, tarefa que pode abrir vagas naquela unidade prisional”, destaca o presidente do TJRN, desembargador Claudio Santos. A decisão dele foi comunicada durante a sessão da Corte Estadual de Justiça, nesta quarta-feira.

Claudio Santos também entrou em contato com o procurador geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, no sentido de que o Ministério Público possa indicar um promotor que venha a integrar este esforço. O desembargador enalteceu o trabalho da juíza Nivalda, que tem demonstrado boa vontade, disposição e capacidade de trabalho em uma área delicada.

O TJ potiguar recebeu informações e dados das Secretarias Estaduais da Segurança Pública e a de Justiça e Cidadania de que em época de carnaval, Alcaçuz costuma receber entre 80 e 100 presos e que atualmente, a capacidade do presídio de abrigar novos ocupantes está exaurida. “Levamos em consideração a preocupação das autoridades dessas duas áreas com esta situação e decidimos iniciar este trabalho, fazendo a parte do Judiciário”, observa o dirigente da Justiça estadual.

“Nosso papel será verificar processos em que os presos tenham direito à progressão, com foco no interesse público e se for o caso, em cada situação, abrir mais vagas no sistema prisional do RN”, acrescenta o desembargador Claudio Santos.

TJRN

 

 

 

PM prende oito homens e recupera veículo roubado no interior do RN

03/02/2016

7bpm

Policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar (7ºBPM) intensificaram as fiscalizações a veículos e condutores na tarde desta terça-feira (2) na cidade de Pau dos Ferros. Ao todo, 58 carros e 41 motocicletas foram revistadas e 120 pessoas abordadas. Também foram confeccionados quatro autos de infração e dois veículos foram apreendidos por irregularidades.

No litoral Norte, a PM recuperou um veículo modelo Palio de placas HRL 6649 que tinha sido roubado na cidade de Rio do Fogo. O suspeito de ter praticado o crime foi detido na cidade de Touros. Já na cidade de Pedra Grande, a PM prendeu um homem identificado como Leonilson Silva de Andrade após ser flagrado com drogas e embalagens para traficar. Diante do flagrante eles foram conduzidos à Polícia Civil.

No Seridó, policiais da Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipam) apreenderam, em Caicó, mais um equipamento sonoro após denúncias de populares informando o crime ambiental de poluição sonora. O material foi conduzido à Delegacia onde foi realizado os procedimentos legais.

Em Senador Georgino Avelino, a PM prendeu, durante uma barreira no distrito de Carnauba, seis homens suspeitos de arrombamentos a caixas eletrônicos. Mesmo sendo flagrados com diversas ferramentas para praticar o crime, todos os suspeitos negaram a participação no crime, mas foram conduzidos à Polícia Civil para melhor apuração.

 

TJRN homologa resultado final do concurso para juízes substitutos

03/02/2016

Os desembargadores do Pleno do Tribunal de Justiça homologaram o resultado final do Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na Magistratura do Estado. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (03), durante sessão administrativa da Corte. A comissão do concurso, presidida pela juíza Sandra Elali, encaminhou relatório adicional circunstanciado, em decorrência da nova avaliação de títulos dos candidatos.

O presidente do TJ, desembargador Claudio Santos, estima que o Judiciário possa realizar a convocação e nomeação de 40 aprovados no concurso para juízes substitutos, o que irá melhorar a prestação jurisdicional ao cidadão potiguar e suprir a carência de juízes titulares em dezenas de comarcas no Rio Grande do Norte. Ele tem recebido a comissão de selecionados, mantido contatos com o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual no sentido de assegurar a nomeação dos aprovados e a realização do curso preparatório para a carreira da magistratura.

A comissão do concurso divulgou o resultado final, após a nova avaliação de títulos dos candidatos, realizada em face de decisão monocrática proferida pelo conselheiro Gustavo Tadeu Alkmim, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Procedimento de Controle Administrativo nº 0005844-33.2015.2.00.0000.

A relação dos aprovados consta do Edital nº 60/2015 e traz 120 nomes. A lista dos aprovados está em ordem decrescente da média final, nos termos do subitem 17.1 do Edital do Concurso (Edital nº 01/2012), observados os critérios de desempate previstos no subitem 17.4 do mesmo Edital..

Inicialmente, o certame, iniciado em 2012, contou com 4.462 candidatos inscritos. Ao longo do concurso, foram realizadas provas objetiva, discursiva, prática de sentença cível, prática de sentença criminal, inscrição definitiva, exame de saúde e sindicância e investigação social, prova oral e avaliação de títulos.

 

TJRN

 

 

 

Unicef quer arrecadar US$ 9 milhões para proteger mulheres e crianças do Zika

03/02/2016

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou um apelo para arrecadar cerca de US$ 9 milhões para financiar programas na tentativa de limitar a propagação do vírus Zika e atenuar o impacto das infecções sobre recém-nascidos e suas famílias. “Com o vírus Zika declarado uma emergência de saúde pública que afeta mais de 20 países da América Latina e do Caribe, o Unicef está trabalhando com os governos na mobilização das comunidades para que se protejam da infecção”, informou o órgão.

Em comunicado, o Unicef destacou que, embora não haja evidência conclusiva da relação de causalidade entre a microcefalia e o Zika, há preocupação suficiente para justificar uma ação imediata.“Precisamos agir rápido para oferecer às mães e gestantes a informação de que necessitam para proteger seus bebês e a si mesmas e precisamos engajar as comunidades no combate ao mosquito que carrega e transmite o vírus”, disse a assessora sênior para Emergências de Saúde, Heather Papowitz.

 

JOÃO CÂMARA: Ex-conselheiro tutelar Jadson é nomeado assessor parlamentar

03/02/2016

                                              Blogueiro Jadson nomeado assessor parlamentar

                                           Blogueiro Jadson nomeado assessor parlamentar

 

O ex-conselheiro Tutelar Jadson Nascimento foi nomeado assessor parlamentar do vereador Holderlin Silva, conforme portaria publicada no Diário Oficial dos Municípios, edição desta quarta-feira(3).

 

Outras dez portarias do cargo de assessor parlamentares foram publicadas hoje. Confira:

Ricelly Silva Rodrigues

Maria da Conceição Izidoro de Brito

Mayara Camila Silva Viana

Gilvan Gomes Freire

Tatiana Martins Câmara da Costa

Tazia Cristina Damasceno Silva

Igor Ramon Tavares

Alexandre Aleixo Santos

Luiz Bezerra da Silva Neto

Pedro Batista da Silva (Assistente de Gabinete)

 

JOÃO CÂMARA: Ex-conselheiro tutelar Jadson é nomeado assessor parlamentar

03/02/2016

                                              Blogueiro Jadson nomeado assessor parlamentar

                                         Blogueiro Jadson nomeado assessor parlamentar

 

O ex-conselheiro Tutelar Jadson Nascimento foi nomeado assessor parlamentar do vereador Holderlin Silva, conforme portaria publicada no Diário Oficial dos Municípios, edição desta quarta-feira(3).

 

Outras dez portarias do cargo de assessor parlamentares foram publicadas hoje. Confira:

Ricelly Silva Rodrigues

Maria da Conceição Izidoro de Brito

Mayara Camila Silva Viana

Gilvan Gomes Freire

Tatiana Martins Câmara da Costa

Tazia Cristina Damasceno Silva

Igor Ramon Tavares

Alexandre Aleixo Santos

Luiz Bezerra da Silva Neto

Pedro Batista da Silva (Assistente de Gabinete)

 

PM prende suspeito de arrombamentos de casas na Grande Natal

03/02/2016

dvfhvdgffg.jpg

jhfjrhgrg.jpg

Policiais do Pelotão Destacado da cidade de Extremoz prenderam na noite desta terça-feira (2) um homem identificado como João Paulo de França Nunes, de 22 anos, vulgo “Chinha”, suspeito de vários furtos e arrombamentos nos municípios de Extremoz e Ceará-Mirim. A PM realizava abordagens com barreiras itinerantes na cidade, quando se deparou com João Paulo, em atitude suspeita, em uma motocicleta com registro de roubo.

Na revista, os militares ainda encontraram com ele um aparelho celular e um televisor que também tinham sido furtados na cidade de Ceará Mirim. Um homem suspeito de receptar os produtos e outro que acompanhava João Paulo no momento da prisão também foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para melhor apuração dos fatos, ficando ambos à disposição da Polícia Judiciária.

 

BG

 

Prefeito de Caiçara do Norte faz novas nomeações do primeiro escalão

03/02/2016

                        Prefeito de Caiçara do Norte Dr. Victor Vinicius de Almeida (Foto: Arquivo do Blog)

 

O prefeito de Caiçara do norte, Victor Vinicius de Almeida publicou novas portarias com nomeações de cargos comissionados do primeiro escalão. As portarias foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios, edição desta terça-feira(2).

Para exercer o cargo de Secretário de Planejamento e Administração, foi  nomeado Francisco das Chagas Gomes de Paiva, para o cargo de secretária adjunta, Kézia Caroline Costa Moreira.

Para o cargo de secretária adjunta da Educação e Cultura e Esportes, foi nomeada Mônica Medeiros Teixeira. A Controladoria Geral do Município ficou com Renato de Souza Cavalcante Marinho e a Procuradoria com Hortêncio Simplício da Silva Neto, para o cargo de Pregoeiro foi nomeado , Breno Wesley Nunes de Oliveira, depois substituído por Francisco Altino de Paiva Neto.

 

SINPOL-RN convoca servidores do ITEP para assembleia nesta quarta-feira

03/02/2016

O SINPOL-RN publicou edital de convocação para uma assembleia geral dos servidores do ITEP. O encontro será realizado nesta quarta-feira (3), a partir das 16h, na sede do sindicato, na avenida Rio Branco, em Natal.

De acordo com o edital, a assembleia terá como objetivo a “aprovação da contraproposta de enquadramento a ser apresentada ao Governo do Estado no anteprojeto de lei e estatuto do ITEP”.

 

Polícia Civil prende suspeito(ano passado de menor) de estupro em Goianinha, e acusado de latrocínio em Mossoró

03/02/2016

Policiais Civis da Delegacia de Polícia Civil de Goianinha prenderam no dia de hoje (02/01) um rapaz suspeito de ter estuprado e cortado o pescoço da vitima no ano passado. Quando o crime aconteceu o suspeito era menor de idade.

Os policias fizeram uma campana e conseguiram apreender o rapaz e conduzir para o internamento.

Polícia Civil prende latrocida em Mossoró

A delegacia de roubos e furtos de Mossoró DEFUR, em parceria com a equipe da DEHOM prendeu na manhã de hoje (02/01), Leonan Marques da Silva. Ele é acusado de ter praticado o latrocínio no último dia (22/01), que vitimou Antonio Augusto Neto

Leon teve a sua prisão preventiva decretada pela Vara Criminal de Mossoró, logo após investigação da polícia civil aponta- lo como o principal suspeito do crime.

Para os delegados André Albuquerque e Luís Fernando “O trabalho de investigação realizado pelas equipes envolvidas foi extremamente importante. A prisão de Leonan Marques demonstra o inquestionável compromisso da Polícia Civil na busca pela elucidação dos crimes, e consequente redução dos índices de violência no Rio Grande do Norte”.

 

 

 

Traficantes são presos pela Denarc na Zona Sul de Natal

03/02/2016

Policiais da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) prenderam no final da tarde de hoje (02/010,na Zona Sul de Natal, três homes suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.

As prisões aconteceram depois de uma investigação da Denarc apontar o jovem Eider Luiz de Medeiros Filho, 29 anos, como um dos responsáveis pelo tráfico de drogas no Bairro de Capim Macio.

Com mando de busca e apreensão expedido pela Terceira Vara Criminal do Fórum distrital da Zona Sul, os policiais seguiram até o Bairro de Capim Macio, durante o cumprimento do mandado os policiais encontraram maconha e balança de precisão, ocasião em prenderam em flagrante Eider Luiz.

O policiais da Denarc depois de cumprirem o mandado de busca e apreensão em Capim Macio seguiram até o Conjunto Ponta Negra e prenderam Louis Gustavo Bandeira Hendges, 20 anos, com ele a polícia apreendeu quarenta comprimidos de ecstasy, maconha, balança de precisão e novecentos e oitenta reais em dinheiro.

Também foi preso durante a ação da polícia civil o taxista Pedro Henrique Paiva Menezes da Silva, 28 anos, suspeito de associação para tráfico pelo fato de momentos antes da prisão de Louis, ter passado informações para o investigado sobre a presença da polícia nas proximidades de sua residência.  Na delegacia, Pedro confessou que tinha ido até o local a mando de Louis para averiguar o que estava acontecendo.

Eider e Louis foram autuados por tráfico e associação para o tráfico, Pedro Henrique foi autuado por associação para o tráfico.

O delegado Ulisses de Souza, titular da Denarc, informou que Eider e Louis já foram presos em outras ocasiões.  Eider foi preso com mais duas pessoas na Praia da Pipa em novembro de 2014, quando estava com oito mil comprimidos de ecstasy.  Louis foi preso na operação “Estufa” da Denarc em maio de 2015.

 

BG

 

PM prende suspeitos de arrombamentos em caixas eletrônicos

03/02/2016

sdkjgjg.jpg

Policiais Destacamento de Polícia Militar na cidade de Senador Georgino Avelino prenderam na noite desta terça-feira (3) seis homens suspeitos de arrombamentos em caixas eletrônicos no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Militar, durante uma barreira montada durante a noite no distrito de Carnaúba, os seis suspeitos foram paradas em dois veículos. Durante a revista, foi encontrado várias ferramentos para arrombamentos de caixa.

Os seis homens, negaram envolvimento com crimes, porém foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Combate ao Crime Organizado (Deicor) e ficarão a disposição da justiça.

 

190RN

 

Trabalhou antes de 1988? Você pode ter valores a receber do Fundo PIS/Pasep

03/02/2016

carteira-com-notas-de-real-dinheiro-foto-para-ilustrar-salario-economia-moeda-brasil-crescimento-juro-banco-aumento-renda-emprestimo-credito-imposto-mercado-preco-comercio-1382797994356_615x300

Cerca de 15,5 milhões de pessoas talvez não saibam, mas têm dinheiro para receber do Fundo PIS/Pasep. A estimativa é da CGU (Controladoria-Geral da União).

O que é o Fundo PIS/Pasep?

Até 1988, as empresas e órgãos públicos depositavam dinheiro nesse fundo em nome de todos os funcionários e servidores contratados. Cada trabalhador é um cotista do fundo.

Quem tem direito a receber?

Quem trabalhou como contratado em uma empresa ou servidor público antes de 1988 e não sacou todos os recursos do fundo ainda.

Quanto é possível receber?

Essas pessoas têm direito a receber, a cada ano, os rendimentos de sua parte no fundo. Esse direito é diferente do abono salarial (o abono do PIS), concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Além disso, os trabalhadores que têm dinheiro no Fundo PIS/Pasep podem sacar o valor total disponível quando se aposentam, ficam com uma doença grave ou completam 70 anos. Em caso de morte, os valores devem ser pagos aos dependentes.

Como descobrir se tenho direito?

Para saber se tem algo a receber, quem trabalhou antes de 1988 deve procurar:

uma agência da Caixa Econômica Federal, se trabalhava numa empresa privada;

um agência do Banco do Brasil, se era servidor público.

É preciso levar um documento com foto e informar seu número PIS ou Pasep. Se não souber, basta apresentar nome e CPF do trabalhador.

Fundo deve ser mais divulgado

A CGU fez uma auditoria no fundo. Entre julho de 2013 e julho de 2014, ele contava com a participação de aproximadamente 31 milhões de trabalhadores inscritos e cerca de R$ 37,5 bilhões.

Do total de participantes, 26 milhões tinham trabalhado em empresas (tinham registro no PIS, Programa de Integração Social) e 5 milhões eram servidores (com registro no Pasep, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

A CGU afirma que quase metade dos cotistas (cerca de 15,5 milhões) pode desconhecer que tenha direito a esses valores. Por isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o assunto seja amplamente divulgado.

O site do Tesouro Nacional traz mais informações sobre o assunto: http://zip.net/blsNBG.

 

UOL

 

 

 

Tentativa de explosão a caixa eletrônico é frustrada em São Paulo do Potengi

03/02/2016

kskzjbjrf.jpg

Criminosos tentaram explodir os caixas eletrônicos na madrugada desta quarta-feira (3) na cidade de São Paulo do Potengi, no interior Potiguar. A ação só não foi concretizada porque quando os criminosos entraram na cidade e não esperavam encontrar a população nas ruas, em um fila da revisão biométrica que acontece hoje.

Segundo a Polícia ao 190rn, os criminosos já tinham cercado a cidade com grampos espalhados no asfalto, o que danificou vários veículos de populares. Diligências ainda foram realizadas, mas ninguém foi preso.

 

190RN

 

Mega-Sena acumula e prêmio pode a chegar a R$ 33 milhões

03/02/2016

ewifbrfbr.jpg

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1786 da Mega-Sena sorteadas nesta terça (2), em São Paulo (SP). De acordo com a Caixa Econômica Federal, o prêmio acumulado para o próximo concurso deve chegar a R$ 33 milhões. Os números sorteados foram: 02, 06, 08, 21, 25 e 34. Pela quina, 76 apostadores receberão R$ 22.419,77 individuais. Outras 5.065 apostas levarão R$ 480,58 individuais pelo prêmio da quadra.

Folha Press

 

 

 

TSE manda citar defesa de Dilma em processo de cassação

03/02/2016

      CaPLRe3WcAAXH67

Foto: Jorge William – 18/01/2016 / Agência O Globo

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mandou notificar os advogados da presidente Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer, para apresentarem defesas às acusações que o PSDB fez contra ambos em uma das ações que pede a cassação da chapa na corte. Os advogados serão citados por oficiais de justiça, conforme decisão tomada na segunda-feira pela relatora do processo, a ministra Maria Thereza de Assis Moura. Assim que ocorrer a notificação, as defesas terão prazo de sete dias corridos para se manifestar. Também serão citadas as defesas do PT, do PMDB e da coligação vitoriosa nas urnas em 2014 para a disputa presidencial.

O processo é uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) e está sob segredo de justiça, conforme determina a Constituição Federal. A tramitação desse tipo de ação é definida pela Lei Complementar 64, de 1990. Primeiro, a relatora mandou notificar o Ministério Público Eleitoral da abertura do processo. Agora, será aberto o prazo para a defesa.

Os advogados terão de contestar as acusações, juntar documentos, indicar testemunhas para prestar depoimentos e requerer a produção de provas. Depois disso, será aberto prazo de quatro dias para os interrogatórios das testemunhas de defesa. As testemunhas de acusação também serão ouvidas nesse mesmo prazo – no caso, pessoas indicadas pelo PSDB.

Passada essa fase, a relatora do processo terá cinco dias para determinar as diligências finais – as que julgar necessárias e as que as partes solicitarem. Isso pode incluir o depoimento de outras pessoas que possam ajudar no julgamento da causa. Ao fim desse prazo, o PT, o PSDB e o Ministério Público Federal terão cinco dias de prazo comum para apresentar alegações finais ao TSE.

Ainda pela lei, encerrado o prazo das alegações, o processo vai para a relatora e, no dia seguinte, deve ser levado a julgamento no plenário do TSE. Embora a ação tramite em sigilo, o julgamento será público. Se os prazos da lei forem levados a cabo pelo tribunal, o desfecho do processo, com o julgamento em plenário, poderá ocorrer em março. No entanto, integrantes do TSE ouvidos pelo GLOBO consideram essa possibilidade pouco provável, diante da complexidade do tema. Eles confirmam, no entanto, que a decisão será tomada pelo plenário ainda no primeiro semestre do ano.

A Aime chegou ao TSE em dezembro de 2014, logo depois de Dilma Rousseff vencer as eleições presidenciais que a conduziriam ao segundo mandato. Em fevereiro de 2015, a relatora determinou o arquivamento do processo. Ela explicou que o PSDB não apresentou provas contra a chapa vitoriosa no primeiro momento, apenas depois que a ação já estava aberta. O PSDB recorreu e, em outubro do ano passado, o plenário do tribunal decidiu reabrir o caso, ao contrário do voto de Maria Thereza.

Na Aime, o PSDB pede a cassação do mandato de Dilma e Temer por uma série de supostas irregularidades ocorridas ao longo da campanha eleitoral de 2014. Segundo os tucanos, Dilma incorreu em desvio de finalidade na convocação de rede nacional de rádio e televisão; manipulação na divulgação de indicadores socioeconômicos; uso indevido de prédios e equipamentos públicos para a realização de atos próprios de campanha; e veiculação de publicidade institucional em período vedado.

O partido também acusa a campanha petista de abuso de poder econômico e fraude, com a realização de gastos de campanha em valor superior ao limite informado; financiamento de campanha mediante doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras; realização de propaganda eleitoral com recursos geridos por entidades sindicais; e falta de comprovantes referente a parcela de despesas efetuadas na campanha.

Existem outras três ações no TSE pedindo a cassação do mandado de Dilma e de Temer. O tribunal vai precisar decidir eventualmente se todas as ações tramitarão em conjunto. Boa parte dos ministros quer que essa solução seja tomada, porque seria uma forma de o TSE dar decisões iguais em processos semelhantes, para não gerar um cenário de insegurança jurídica. Se isso acontecer, haverá apenas um relator para as quatro ações.

Além desses quatro processos, existe também a prestação de contas eleitorais da campanha de Dilma do ano passado. Embora as contas tenham sido aprovadas pelo plenário do TSE, Gilmar Mendes, o relator do caso, mandou investigar indícios de irregularidades nos gastos e na arrecadação da campanha. Esse processo não pode acarretar a perda de mandato da presidente, mas pode dar subsídio a outras investigações judiciais com esse poder de fogo.

O Globo

 

 

 

Conselho proíbe veterinário de atender cães de graça no interior de SP; pode até perder o registro profissional

02/02/2016

              1454438866963

           vet

 

Texto completo do Estadão  AQUI

 

Operação Verão: CPRE realiza barreira policial no litoral Norte e notifica 23 condutores irregulares

02/02/2016

jfktdt.jpg

O Comando de Polícia Rodoviário Estadual (CPRE) realizou nesta terça-feira (2) uma operação de orientação e fiscalização de trânsito na RN 305, no trevo que dá acesso as praias de Pitangui e Muriu, no litoral Norte do estado. Durante a ação, que visa proteger e aumentar a sensação de segurança das pessoas que trafegam para o litoral potiguar foi realizada barreira policial com abordagens pessoal e veicular.

Foram removidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) oito veículos irregulares, sendo cinco carros e três motos e ainda confeccionados 23 Autos de Infração diversos. Esse tipo de operação inibe a ação criminosa em áreas que tem históricos de delitos.

 

 

 

Líder de movimento agrário, José Rainha, diz que Dilma ‘é uma zica’

02/02/2016

CaPs3upWEAEeSxU

Depois de participar de um protesto em que 500 pessoas ocuparam durante todo o dia o prédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o ex-líder do MST e hoje integrante da Frente Nacional de Luta do Campo e Cidade (FNL), José Rainha, disparou críticas à presidente Dilma Rousseff. Para Rainha, Dilma perdeu a força política com os movimentos sociais. Ele ainda associou a atuação da presidente ao trabalho do governo de combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e vírus zika.

— É inadmissível que esse país continua com fome, com miséria. Um descaso total. A nossa presidente tá perdendo para um mosquito. É uma zica mesmo! — afirmou.

Condenado a 31 anos e 5 meses de prisão em junho de 2015, por participação em esquemas de desvio de verbas públicas e extorsão de empresas na região do Pontal do Paranapanema, em São Paulo, Rainha segue em liberdade por força de um habeas corpus.

A invasão do prédio do MDA começou ainda de madrugada e só terminou no final da tarde com a promessa de uma reunião com representantes do ministério.

Durante a madrugada, os vidros da portaria foram quebrados para entrada no prédio, que também é sede do Ministério dos Esportes e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A assessoria do ministério não soube informar a totalidade dos danos.

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal cerca de 500 pessoas participaram do movimento de ocupação. Durante a manhã, eles chegaram a bloquear as seis faixas do Eixo Monumental com a queima de pneus e cones. Dois andares do prédio — o sétimo e oitavo — foram ocupados, além da entrada principal do ministério, o que impediu o acesso de funcionários.

 

O Globo

 

 

 

Primeira páginaAnterior Próxima Última página