VÍDEO: Mãe é presa após deixar filha de 3 anos sozinha para ir a baile funk em SP
04/08/2025
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: Reprodução
Uma mulher de 19 anos foi presa na madrugada deste domingo(3), após deixar a filha 3 anos sozinha para ir a um baile funk em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que a criança aparece sozinha na rua, ela usava uma fralda e caminhava chorando, perguntando pela mãe.
Funcionários da Enel, que prestavam serviço na região, encontraram a criança e improvisaram uma proteção contra o frio usando uniformes da empresa. Segundo Rafael Cruz, colaborador da terceirizada, o grupo já estava alerta após perceber que um carro branco com para-choque preto circulava repetidamente pela rua. Pouco depois, a menina apareceu chorando.
“Ela estava roxa de frio. Só dizia que queria a mamãe dela”, contou Rafael. Moradores da rua também ajudaram, levando roupas de frio e meias para aquecê-la. Uma viatura da Polícia Militar chegou ao local cerca de cinco minutos depois. Os funcionários relataram o caso aos policiais, que ainda tentaram localizar a residência da criança.
Cerca de uma hora após o resgate, a avó materna apareceu. A mãe só chegou por volta das 4h. Após prestarem depoimento, os funcionários da Enel foram liberados. O Conselho Tutelar foi acionado e identificou outras denúncias de abandono contra a mesma mulher. O órgão analisou os fatos e decidiu pelo acolhimento institucional da criança.
SBT News
Essa publicação é um oferecimento
Grave acidente na RN 023 que liga Touros a João Câmara deixa dois pessoas feridas
04/08/2025

Foto: Touros urgente rn
Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste domingo (03/08) na RN-023, que liga Touros a João Câmara, nas proximidades da entrada do distrito de Boqueirão.
A colisão envolveu um veículo de passeio e uma motocicleta, deixando dois homens gravemente feridos. Com o impacto, os ocupantes da moto foram arremessados ao solo.
A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio na ocorrência, enquanto uma equipe do SAMU realizou o atendimento emergencial e o socorro às vítimas. As causas do acidente ainda serão investigadas.
Essa publicação é um oferecimento
Polícia recupera pelo menos 30 celulares roubados em show em Natal
04/08/2025

Foto: Reprodução
A Polícia Militar recuperou, na noite de domingo (3), pelo menos 30 celulares que teriam sido roubados durante um show realizado no sábado (2), na Arena das Dunas, em Natal.
Os aparelhos foram encontrados com uma mulher, detida por equipes da Força Tática do 4º Batalhão, na Zona Norte da capital.
Segundo a própria suspeita, os celulares são provenientes de roubos ocorridos durante o evento.
De acordo com a PM, as investigações continuam para identificar outros envolvidos e devolver os aparelhos aos proprietários.
As vítimas que estiveram no evento e tiveram os celulares furtados devem procurar a 9ª Delegacia de Polícia, no bairro Panatis, com documentos pessoais e, se possível, nota fiscal do aparelho.
Do G1RN
Essa publicação é um oferecimento
Câmara de Jandaíra realiza Mutirão Visual com exames de vista gratuito
04/08/2025

MUTIRÃO VISUAL – EXAME DE VISTA GRATUITO!
Você tem dificuldade para enxergar de perto ou de longe? Sente dores de cabeça ou cansaço visual? Essa é a sua chance de cuidar da saúde dos seus olhos de forma rápida e segura!
*- Data: 12 de Agosto
*- Horário: Das 12h às 17h
*- Local: Câmara Municipal de Jandaíra
*- VAGAS LIMITADAS!
*- Reserve seu atendimento pelo número:
(84) 9 9813-7004 (falar com Idanubia)
Essa publicação é um oferecimento
Igor Cabral solta nota à imprensa e afirma que para Juliana “envio minhas orações e meu mais genuíno respeito”
04/08/2025
Em nota enviada à imprensa, Igor Cabral, que agrediu sua então namorada com mais de 60 socos e chocou o Brasil, manifesta arrependimento pelos acontecimentos que causaram sofrimento especialmente a Juliana, sua filha, sua família e seus próprios pais.
“Lamento profundamente que minha conduta, influenciada por um contexto de uso de substâncias e instabilidade emocional, tenha contribuído para essa situação”, diz em um trecho.
Confira na íntegra:
NOTA À IMPRENSA E À SOCIEDADE
Eu, Igor Eduardo P. Cabral, venho com profundo respeito, me manifestar diante dos acontecimentos recentes que abalaram tantas pessoas. Reconheço que houve dor, angústia e sofrimento, especialmente para Juliana, sua filha, sua família, bem como para os meus pais e demais entes queridos.
Lamento profundamente que minha conduta, influenciada por um contexto de uso de substâncias e instabilidade emocional, tenha contribuído para essa situação. Embora as circunstâncias ainda estejam sendo apuradas, sinto a necessidade sincera de expressar meu pedido de perdão a todos que, de alguma forma, foram afetados.
Não tenho intenção de justificar nada, tampouco minimizar o impacto dos fatos. Apenas desejo que Juliana consiga encontrar força para seguir em frente, com serenidade, coragem e paz. A ela, sua filha e sua família, envio minhas orações e meu mais genuíno respeito.
Enfrento o momento atual com humildade e esperança de que, com o tempo, todos os envolvidos possam encontrar caminhos de cura, reflexão e recomeço.
Com arrependimento e respeito,
Igor Eduardo P. Cabral
Essa publicação é um oferecimento
Fagner fará show em Mossoró
04/08/2025

Cantor vai se apresentar em evento - Foto: divulgação
Mossoró receberá show da comemoração dos 50 anos de carreira do cantor Fagner. A apresentação será no encerramento 22ª Convenção do Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte que corre nos dias 05 e 06 de setembro no Garbos Recepções.
Outra atração confirmada no show de encerramento é o sambista potiguar radicado no Rio de Janeiro, André da Mata, que fará uma verdadeira roda de samba no Garbos Recepções convidando o público para cantar junto.
A Convenção é o maior evento corporativo do setor de comércio se serviços do estado promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL RN) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró – CDL Mossoró.
Blog de Saulo Vale
Essa publicação é um oferecimento
Advogado afirma que idosa de 73 anos, condenada a 14 anos de prisão pelo 8 de janeiro divide cela com outros presos e dorme no chão
04/08/2025

Foto: Reprodução
A idosa Iraci MegumeNagoshi, de 73 anos, condenada pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, após ter prisão domiciliar revogada foi transferida para a Penitenciária Feminina de Sant’Anna, em São Paulo, após descumprir reiteradamente regras relacionadas ao uso de tornozeleira eletrônica.
O advogado Jaysson França, que representa Iraci, alega que “a idosa enfrenta um quadro de saúde delicado e está submetida a condições carcerárias que comprometem gravemente sua dignidade e sua vida”.
A defesa ainda afirma que ela está dormindo no chão da cela, que “carece de condições mínimas de higiene”, além de dividir o espaço com mais cinco pessoas. O advogado também diz que a idosa não tem acesso a tratamento médico.
Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que “as denúncias não procedem”. E que “a presa está recebendo toda a assistência, em cela individual com cama, colchão, lençol, cobertor e itens de higiene pessoal, conforme as normativas vigentes. A custodiada tem consulta médica agendada para 15/08 com um médico da equipe de saúde da penitenciária. Na ocasião de sua inclusão, relatou histórico de cirurgia no quadril e fêmur, informação devidamente registrada em prontuário”.
Do g1/Globo
Essa publicação é um oferecimento
Zenaide Maia cumpre agenda em Mossoró e São Gonçalo
04/08/2025

Zenaide cumpre agenda com Allyson em Mossoró - Foto: reprodução
A senadora Zenaide Maia (PSD) teve na última sexta-feira, 1º de agosto, de intensa atividade no Rio Grande do Norte. A agenda incluiu a inauguração de uma unidade de saúde em Mossoró e a participação em uma feira agropecuária em São Gonçalo do Amarante.
Pela manhã, Zenaide Maia esteve em Mossoró para a solenidade de inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Eilson Melo Pinheiro. Acompanhada do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), a parlamentar celebrou mais uma conquista para a Saúde do município, destacando seu papel fundamental na concretização do projeto. A construção do novo CAPS contou com uma emenda parlamentar de sua autoria.
Agrofest em São Gonçalo do Amarante
À noite, a agenda da senadora Zenaide Maia foi dedicada ao setor agropecuário, com sua visita à Agrofest, em São Gonçalo do Amarante. Acompanhando o segundo dia da feira, que ocorre na comunidade rural de Poço de Pedra, a senadora demonstrou apoio e reconhecimento à importância do evento para o agronegócio local e regional.
Na ocasião, a senadora Zenaide Maia esteve ao lado de diversas autoridades e lideranças políticas, incluindo o prefeito Jaime Calalo, a deputada estadual Eudiane Macêdo, os vereadores RayureProtasio, Delma Silva e Ulisses Costa, e Tarcío de Eudiane. Também marcaram presença a Secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Calado, e o Secretário de Agricultura, Jarbas Cavalcanti.
A Agrofest, que aconteceu de 31 de julho a 2 de agosto, é um evento crucial para a cadeia produtiva, reunindo produtores, empreendedores, prefeituras da Região Metropolitana, instituições financeiras e de apoio ao agronegócio, além de investidores e o público em geral.
Blog de Saulo Vale
Essa publicação é um oferecimento
“Chegou no inferno”: Nu e com encapuzados em sua volta, autor dos 61 socos diz ter levado um “mói de peia” na cadeia
04/08/2025

Foto: reprodução
O ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, preso por agredir a namorada com mais de 60 socos dentro de um elevador em um condomínio de Natal, denunciou que foi agredido por agentes penais na Cadeia Pública de Ceará-Mirim, para onde foi transferido na sexta (1º).
Ele foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal onde registrou a ocorrência na noite desta sexta.
Em depoimento, Igor Pereira Cabral afirmou que ao ser transferido para a Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, foi colocado em uma cela isolada, algemado e nu, e agredido por policiais penais com murros, chutes, cotoveladas e com uso de spray de pimenta.
Ainda segundo o depoimento, os agentes penais disseram que Igor havia “chegado no inferno” e o aconselharam a se matar.
A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) informou que tomou providências imediatas ao tomar conhecimento das agressões sofridas por Igor Eduardo Pereira Cabral, “supostamente praticadas por policiais penais de plantão”.
“A Coordenadoria da Administração Penitenciária e a Ouvidoria do Sistema Penitenciário se deslocaram para unidade prisional com o objetivo de averiguar os fatos e acompanhar o interno para registro de ocorrência na Delegacia de Plantão da Polícia Civil e exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia”, diz a nota da Seap.
A defesa havia pedido que Igor ficasse em uma sala isolada por segurança, mas, segundo a Seap, a Cadeia Pública de Ceará-Mirim não tem cela individual.
Igor foi preso em flagrante e teve a detenção convertida em prisão preventiva ao passar por audiência de custódia, no último fim de semana. Ele estava no centro de triagem da Seap até sexta (1º) quando foi transferido para Cadeia Pública de Ceará-Mirim.
A mulher espancada com mais de 60 socos pelo namorado no elevador de um condomínio em Natal passou por uma cirurgia para restauração de ossos do rosto nesta sexta (1º).
O objetivo da cirurgia é “restaurar a forma e a função do rosto” da vítima, segundo o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), responsável pela operação. A vítima sofreu múltiplas fraturas no rosto e no maxilar.
O crime aconteceu no dia 26 de julho e foi flagrado por câmeras de segurança. O agressor, o ex-jogador de basquete Igor Eduardo Cabral, foi preso em flagrante, e teve a detenção transformada em prisão preventiva, após passar por audiência de custódia. Segundo a polícia, ele vai responder por tentativa de feminicídio.
Blog de Jair Sampaio
Essa publicação é um oferecimento
Alerta Fiscal: João Câmara ultrapassa limite legal com gastos de pessoal
04/08/2025

Vereador Flávio Sami – Foto: reprodução
Em apenas sete meses de gestão, a atual administração municipal já ultrapassou o limite legal de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para gastos com folha de pagamento. Segundo os últimos dados disponíveis, o município atingiu 59% de comprometimento da Receita Corrente Líquida com pessoal — um índice que não apenas infringe a legislação, como também ultrapassa o limite prudencial, o que acende um sinal de alerta para toda a população.
“Desde a sessão da Câmara Municipal do dia 14 de julho de 2025, venho me posicionando com firmeza e responsabilidade diante de uma situação alarmante que afeta diretamente o futuro de João Câmara: o desequilíbrio fiscal nas contas públicas do município“, disse o vereador Flávio Sami na Tribuna da Câmara.Localjoblistings
Quando um município gasta além do permitido com salários e encargos de servidores, ele compromete sua capacidade de investimento em áreas essenciais como:
Saúde pública, que precisa de recursos constantes para manter atendimentos e estruturas funcionando;
Educação, que depende de investimentos contínuos em professores, escolas e materiais pedagógicos;
Infraestrutura, que exige manutenção e obras para garantir qualidade de vida à população.
Além disso, a irresponsabilidade fiscal pode resultar em sanções legais, como o bloqueio de transferências voluntárias da União e a impossibilidade de celebrar convênios, prejudicando ainda mais o desenvolvimento do município.
“Como representante eleito e advogado do povo, sigo firme no meu dever de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e cobrar responsabilidade da gestão. A boa administração começa com transparência, passa pelo planejamento financeiro e se concretiza com respeito às leis e ao dinheiro do cidadão“, destaca Flávio Sami.
Essa publicação é um oferecimento
Câmara de João Câmara convoca suplente Armstrong Bezerra para assumir mandato temporariamente
04/08/2025

Suplente Amistrong Bezerra é convocado para assumir vaga na Câmara – Foto: reprodução
A Câmara Municipal de João Câmara publicou nesta quinta-feira (1º), no Diário Oficial da FECAM, o Ato da Mesa Diretora nº 001/2025, que dispõe sobre a convocação do suplente de vereador Amistrong Bezerra da Silva (PP) para tomar posse interinamente na vaga da vereadora Rosiane Martins Câmara da Costa (PP), que solicitou afastamento temporário por motivo de saúde.Tours in Rio Grande do Norte
De acordo com o documento assinado pelo presidente da Casa, vereador Fernando Guilherme, a vereadora Rosiane protocolou pedido de licença pelo período de 1º a 31 de agosto de 2025, sendo necessário convocar o primeiro suplente de sua coligação para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos.
A posse de Amistrong Bezerra está marcada para a sessão ordinária do dia 4 de agosto, às 14h, e será realizada logo após a homologação do pedido de afastamento da titular em plenário. O suplente deverá apresentar seus documentos pessoais, declaração de bens e diploma eleitoral para formalizar o ato de posse.
Conforme o Regimento Interno da Câmara, Amistrong Bezerra exercerá o mandato de forma temporária até o retorno da titular ao cargo. O presidente Fernando Guilherme destacou a legalidade e a transparência do processo, conforme os artigos 25, 30 e 73 do regimento da Casa Legislativa.
“Registre-se, publique-se e cumpra-se”, determinou o presidente da Câmara no ato publicado oficialmente.
Fonte: Blog do Jasão
Essa publicação é um oferecimento
Bombeiras militares do RN levam solidariedade a Julianna, mulher que sobreviveu a 61 socos
04/08/2025

Foto: reprodução
Na tarde da última quinta-feira (31), bombeiras do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte realizaram uma visita comovente à casa de Julianna Soares, vítima de uma violência brutal: 61 socos desferidos por quem dizia amá-la. Mais que uma ação institucional, o gesto foi um ato profundo de humanidade, empatia e apoio a uma mulher que, apesar da dor, escolheu seguir em frente.
Durante a visita, as bombeiras levaram um girassol — símbolo de luz e recomeço — e uma cápsula do tempo com mensagens escritas à mão, reforçando: “Você não está sozinha.” O abraço coletivo, em forma de presença e escuta, foi o lembrete mais forte de que a força de uma mulher não se mede pela violência que sofre, mas pela coragem com que escolhe continuar.
Julianna resiste, e sua história começa a ecoar não pela dor, mas pela potência de sua luta. Em meio à escuridão, ela floresce — e, junto com ela, cresce também a rede de apoio que acredita no poder do afeto como caminho de cura.
Essa publicação é um oferecimento
Governo do RN amplia benefícios fiscais para empresas atingidas pelo tarifaço americano
04/08/2025

Foto: reprodução
A governadora Fátima Bezerra anunciou, nesta sexta-feira (1º), uma série de medidas emergenciais para reduzir os impactos das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos exportados pelo Rio Grande do Norte. O chamado “tarifaço”, decretado pelo presidente norte-americano Donald Trump, afeta diretamente a pauta de exportações potiguares e deve provocar reflexos negativos na economia local.
Em reunião com representantes de entidades do setor produtivo, a chefe do Executivo estadual detalhou determinou a ampliação temporária do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi) para empresas atingidas e a duplicação dos créditos de ICMS sobre exportações para setores específicos.
“Estamos adotando medidas concretas para proteger empregos e garantir a continuidade da atividade econômica das empresas atingidas”, afirmou a governadora.
De acordo com o decreto norte-americano, publicado em 30 de julho, as novas tarifas entram em vigor no próximo dia 6 de agosto. Dos cerca de 47 produtos exportados pelo Rio Grande do Norte para os Estados Unidos, apenas a castanha de caju e os óleos combustíveis ficaram isentos da sobretaxa.
O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, explicou que as medidas do governo incluem dois caminhos principais: a ampliação dos incentivos fiscais via Proedi para as empresas mais impactadas e o reforço no crédito de exportação. “As empresas que já acumulam crédito de exportação, como as do setor pesqueiro e de ração, vão ser atendidas com a liberação desses créditos. Já para as que não possuem crédito acumulado, vamos oferecer um aumento temporário no percentual do Proedi, proporcional ao impacto sofrido com o tarifaço”, detalhou Xavier.
A liberação dos créditos será baseada no desempenho de exportações entre janeiro e junho de 2025. O governo também vai dobrar o volume atual de liberação de crédito de exportação de ICMS, exclusivamente para as empresas afetadas pelas novas tarifas. Esse acréscimo será bancado com recursos próprios do Estado, sem afetar os repasses já programados a outras empresas. “É uma resposta concreta, construída em diálogo com o setor produtivo, com foco na preservação da competitividade das nossas indústrias”, reforçou o secretário.
As medidas, de caráter emergencial e temporário, já foram formalizadas por meio de decreto publicado na quinta-feira (31), de modo a permitir que os novos benefícios comecem a valer ainda em agosto.
Essa publicação é um oferecimento
Médico morre em grave na BR-230; Veículo com placas de Carnaúba dos Dantas foi um dos que se envolveram no sinistro
04/08/2025

Foto: reprodução
Um grave acidente foi registrado por volta das 11h40 deste sábado (2) na BR-230, km 330, em Patos, Sertão da Paraíba. A colisão ocorreu nas proximidades da sede da Energisa, em um pontilhão conhecido pelo alto índice de acidentes.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão frontal envolveu um caminhão bau Mercedes-Benz L1318, de cor azul, ano 2008, com placas de Vinhedo-SP, e uma motocicleta Honda Biz 125, de cor prata, ano 2024, com placas de Patos. Com o impacto, o motociclista foi arremessado a vários metros de distância, e o capacete se soltou. Ele sofreu múltiplas fraturas e morreu no local. Sua identidade e idade ainda não foram divulgadas. O motorista do caminhão azul saiu ileso.
Imagens preliminares feitas no local indicam que outros dois veículos também teriam se envolvido no acidente: uma GM/Chevrolet D20 Custom, de cor vermelha, ano 1989, com placa de Carnaúba dos Dantas-RN, e um segundo caminhão baú Mercedes-Benz Accelo, de cor branca.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da PRF foram acionadas para os procedimentos de praxe e controle do tráfego, que segue parcialmente liberado.
O trecho onde ocorreu a colisão, logo após a Energisa no sentido São Mamede, é considerado crítico e preocupa motoristas e moradores devido ao histórico de ocorrências graves no pontilhão.
As causas do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes. A perícia técnica esteve no local, e o corpo da vítima foi encaminhado ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Patos.
Blog de Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Serra Negra: a Feira de Bonés e o pioneiro Tarcísio Almeida e família
04/08/2025

Foto: reprodução
Serra Negra do Norte, uma cidade marcada por suas tradições e pela indústria do boné, recentemente sediou a primeira feira de bonés do Brasil. Tarcísio Almeida, pai da empresária Larissa Almeida que foi candidata a prefeita, foi um dos pioneiros dessa atividade, ajudando a estabelecer a cidade como um polo deste segmento no Brasil, a família Almeida fez questão de marcar sua presença no evento. Um vídeo emocionante, gravado durante a feira, destacou o reconhecimento dos fornecedores que foram pioneiros ao abrir suas portas na cidade, agradecendo à família Almeida por ter sido os primeiros clientes. Os comentários de pessoas da cidade ressaltaram a importância da família Almeida no crescimento da economia local e no desenvolvimento da indústria de bonés.
O vídeo culmina com a participação de Tarcísio, sua esposa, e os filhos, que expressam sua felicidade e orgulho ao ver o legado da família se perpetuando. “Plantamos nossas sementes e fazer parte dessa história é um privilégio. Nossa contribuição para o crescimento de Serra Negra do Norte é uma realidade que nos enche de orgulho”, declarou Larissa Almeida.
A realização da feira simboliza o trabalho coletivo da comunidade, e a família Almeida segue firme na missão de continuar contribuindo para o fortalecimento da economia e da cultura de Serra Negra do Norte, reafirmando sua posição como um dos maiores fabricantes de bonés do Brasil.
Esse evento não apenas celebra a indústria, mas também a essência de uma cidade que continua a crescer e inovar, mantendo viva a chama da tradição e do empreendedorismo. A família Almeida, reconhecida por sua relevância, continuará a ser uma força motriz no desenvolvimento regional e um exemplo de como as raízes podem florescer em novos empreendimentos.
Blog de Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Calderano é campeão em Foz do Iguaçu e chega a seu terceiro título consecutivo
04/08/2025

Foto: Aberlado Mendes Jr./Calderano TM
O brasileiro Hugo Calderano, 29, venceu neste domingo (3) o WTT de Foz do Iguaçu, no Paraná, e chegou ao seu terceiro título consecutivo no circuito de tênis de mesa.
A semifinal e a final foram disputadas neste domingo. Primeiro, de manhã, ele passou pelo sul-coreano Junsung Oh; depois, na decisão, venceu o alemão Benedikt Duda em partida disputada, por 4 sets a 3 (11/7, 11/7, 9/11, 11/8, 9/11, 10/12 e 11/8).
O jogador tornou-se assim o primeiro não asiático a conseguir três vitórias seguidas no circuito. Também conquistou o título em Buenos Aires, em julho, e na Eslovênia, em junho. A vitória na final em Foz do Iguaçu foi a 26ª seguida do mesa-tenista, que é o número 3 no ranking mundial da modalidade.
Calderano esteve envolvido numa polêmica no mês passado. Ele não pôde disputar o torneio Grand SmashLas Vegas porque não obteve autorização de entrada nos Estados Unidos a tempo por uma viagem a Cuba para disputar um torneio.
O atleta tem cidadania portuguesa. Como os países da União Europeia fazem parte de um programa de isenção de vistos, ele precisaria apenas informar sua entrada nos EUA por meio do sistema ESTA (sigla em inglês para Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem).
No entanto, com a demora maior do que a habitual para receber a confirmação de sua autorização, Hugo procurou as autoridades dos EUA. O brasileiro, então, foi informado que não estava mais elegível para a dispensa do visto por causa de uma viagem a Cuba em 2023, quando ele disputou o Campeonato Pan-Americano e um evento de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
“É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, disse ele na ocasião.
Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
Baixa Verde Futebol Clube conquista título de campeão da Taça Macau 2025
04/08/2025

Foto: blogdojadson.com.br
O Baixa Verde Futebol Clube, equipe da cidade de João Câmara, conquistou recentemente o título da Taça Macau, importante campeonato regional disputado no município de Macau-RN. A vitória, no entanto, veio acompanhada de um desabafo por parte dos atletas e comissão técnica da equipe.
Em contato com a nossa redação, membros do Baixa Verde relataram que não receberam nenhum tipo de apoio da gestão municipal, nem para inscrição da equipe no campeonato e tampouco no auxílio logístico para os deslocamentos até Macau.
Segundo os jogadores, a prefeita da chamada “gestão da mudança” foi procurada, mas ignorou os pedidos de ajuda. “Fizemos o possível para representar bem nossa cidade, mas infelizmente, mesmo campeões, sentimos o abandono do poder público”, relatou um dos atletas. Tours in Rio Grande do Norte
Blog de Jadson Nascimento
Essa publicação é um oferecimento
IFRN Campus João Câmara é campeão no Handebol Masculino e Feminino nos Jogos Intercampi 2025
04/08/2025

Foto: ifjc.torcida
Foto: ifjc.torcidaLocal business directory
Após uma semana marcada por disputas acirradas, espírito esportivo e muita superação, os Jogos Intercampi do IFRN 2025 chegaram ao fim com grandes conquistas para o Campus João Câmara. A competição, realizada no Campus Mossoró, reuniu estudantes-atletas de diversas unidades do IFRN, promovendo integração e destacando o esporte como ferramenta de educação e cidadania.
No Handebol, o destaque foi total: as equipes masculina e feminina do Campus João Câmara conquistaram o título de campeãs, consagrando-se como referência na modalidade e garantindo vaga para a próxima etapa regional dos jogos. A dedicação dos atletas, aliada ao trabalho técnico e ao apoio institucional, fez a diferença em quadra.
Além do desempenho no handebol, o Campus também comemorou o terceiro lugar no Volei de Areia Feminino, mostrando a força e o talento das atletas em mais uma modalidade.
A cerimônia de encerramento, realizada no Ginásio Carecão, foi um momento de celebração não apenas dos resultados esportivos, mas também da integração entre os campi, da amizade construída entre os participantes e da importância do esporte no ambiente educacional.
Com o fim da etapa estadual, as atenções agora se voltam para a preparação das delegações que representarão o IFRN na Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). A competição regional acontecerá no final de setembro, no estado do Maranhão, e reunirá os melhores atletas da rede federal de ensino da região. A expectativa é que o Rio Grande do Norte, mais uma vez, seja destaque no cenário esportivo nacional.
Fonte: Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
Brasil acumula histórico de tensões comerciais com os EUA sob nova ofensiva de Trump
04/08/2025

Foto: Ronald Reagan/AFP
Alvo de uma investigação do governo Donald Trump por práticas supostamente injustas no comércio, o Brasil tem um histórico de graves atritos comerciais com os Estados Unidos nas últimas décadas. O auge desse embate ocorreu nos anos 1980, com processos semelhantes abertos pelo USTR (escritório do representante de comércio dos EUA) em disputas envolvendo informática e patentes farmacêuticas.
Em 15 de julho, sob determinação de Trump, o USTR iniciou uma apuração formal contra o Brasil em múltiplas frentes: comércio digital e serviços de pagamento eletrônico; tarifas “injustas e preferenciais”; leis anticorrupção; proteção da propriedade intelectual; acesso ao mercado de etanol; e desmatamento ilegal.
Como a Folha mostrou, essa nova investigação tem potencial de causar danos adicionais à economia brasileira e traz riscos de sanções consideradas de difícil reversão.
Não é a primeira vez que o Brasil entra na mira do USTR e se torna alvo de um processo com base na chamada seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. O país já enfrentou ao menos quatro apurações desse tipo, embora menos abrangentes que a atual. Em um dos casos, houve aplicação de sanções.
No primeiro episódio, a ofensiva de Washington foi motivada pela Política Nacional de Informática, instituída por lei em 1984. Um dos principais pontos dessa política eram incentivos e proteção para empresas brasileiras, o que limitava a atuação de companhias estrangeiras —sobretudo americanas.
Em setembro de 1985, o USTR lançou uma investigação contra a “Política Nacional de Informática e seus efeitos sobre as exportações dos EUA e as atividades de empresas norte-americanas no Brasil”.
Os EUA alegavam que a política brasileira restringia investimentos americanos no setor e que não havia proteção adequada de propriedade intelectual no país.
Segundo relatou o embaixador Regis Arslanian em um estudo sobre o tema feito para o Itamaraty, as negociações entre os dois países se estenderam pelos anos seguintes.
De um lado, a sinalização do Brasil de que garantiria em lei a proteção de direitos autorais de software levou os EUA a adiar a conclusão da apuração. De outro, houve momentos de forte tensão, como em 1987, quando o governo brasileiro negou um pedido de licenciamento feito pela Microsoft.
Após essa decisão, o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, ameaçou aplicar uma sobretaxa de 100% sobre uma cesta de produtos brasileiros. A lista de bens que seriam tarifados incluía chapas de madeira, ferro, máquinas, equipamentos telefônicos e aviões.
“Naquele mesmo dia, o presidente José Sarney, em nota à imprensa, informou que o Brasil recorreria ao GATT [antecessor da OMC] e declarou que considerava a atitude norte-americana um ‘constrangimento inaceitável’, denunciando ainda o procedimento do governo dos EUA por não ter utilizado a via diplomática para o anúncio de sua decisão”, relatou Arslanian em sua tese.
O Brasil então concedeu licença de comercialização para uma versão mais atualizada do programa da Microsoft e promoveu novas flexibilizações na política de informática. As sanções foram suspensas, mas a investigação do USTR só foi encerrada em 1989.
Tarifaço
À Folha Arslanian, hoje sócio do escritório LicksAttorneys, diz que embora aquele tarifaço de Reagan não tenha sido implementado, houve prejuízos a exportadores brasileiros que constavam na lista de possíveis alvos, uma vez que a incerteza inviabilizou vendas para os EUA.
Mesmo antes do fim da disputa sobre informática, o USTR abriu nova frente contra o Brasil, dessa vez no setor farmacêutico. O embaixador Mauricio Lyrio, hoje secretário de Clima no Itamaraty e um dos responsáveis por negociações com o governo Trump, relatou em trabalho acadêmico publicado em 1994 que o principal pleito de Washington era a eliminação de um dispositivo no Código de Propriedade Industrial que proibia a concessão de patentes a medicamentos.
A investigação foi iniciada em 1987, a pedido de uma associação de laboratórios americanos. Nos primeiros contatos, o Brasil resistiu à ideia de flexibilizar sua posição sobre o patenteamento, o que levou ao anúncio —e posterior implementação— de tarifas punitivas de 100% sobre determinados produtos brasileiros.
Foram três grupos de itens sobretaxados: papel, farmacêuticos e produtos eletrônicos.
A postura negociadora brasileira mudou com a chegada de Fernando Collor à Presidência (1990), o que enfraqueceu a abordagem nacionalista em favor de um projeto mais liberal. O novo governo admitiu reformar o Código de Propriedade Industrial para permitir o patenteamento de remédios.
Além da mudança de orientação no Palácio do Planalto, Lyrio ponderou em seu artigo que a eficácia da proibição de patentes já estava sendo questionada internamente.
“A precariedade da resistência ao pleito norte-americano devia-se ao fato de que a eficácia econômica do não patenteamento era perfeitamente contestável: a medida gerara custos comerciais, como as sanções de julho de 1988, sem a contrapartida de benefícios internos, pois não desenvolvera a capacitação tecnológica nacional no setor farmacêutico, nem impedira a perda de mercado dos laboratórios brasileiros”, escreveu.
As sanções americanas nesse caso foram encerradas em 1990.
Nos anos 1990, houve uma nova investigação na área de propriedade intelectual, rapidamente encerrada sem a imposição de sanções ao Brasil.
Mas o fim da apuração não significou o desaparecimento da ameaça de ações do USTR. O Brasil permaneceu numa lista de países que, na visão dos EUA, têm regras frágeis de propriedade intelectual, o que sempre significou risco de medidas adicionais.
No primeiro mandato de Trump, o Brasil voltou a figurar numa apuração do USTR, mas num processo setorial em que várias nações foram acusadas de possíveis práticas de taxação de serviços digitais. A ação foi encerrada na gestão Joe Biden, com a conclusão de que o Brasil não realizou esse tipo de taxação.
Ao analisar o uso da seção 301 na década de 1980 e agora, Arslanian vê diferenças claras.
“O conceito utilizado antes era baseado no liberalismo comercial. A [investigação da seção] era um instrumento para abrir mercados. Hoje em dia a [seção] 301 é um instrumento protecionista. Trump a usou contra o Brasil para fundamentar o fechamento do mercado americano para produtos brasileiros”, afirma à Folha.
Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
Lula se encontra com neto de Fidel Castro em evento do PT
04/08/2025

Foto: Reprodução/Instagram
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou neste domingo, 3, em Brasília, com Fidel Antonio Castro Smirnov, o “Fidelito” – neto do líder cubano Fidel Castro, que morreu em 2016.
Um registro que mostra Lula e Fidelito foi publicado pelo prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), que afirmou ser um dos responsáveis pelo “encontro simbólico”, durante o encerramento do 17º Encontro Nacional do PT.
“O Congresso também foi marcado por um encontro simbólico que ajudei a construir: o abraço entre Lula e Fidelito, neto de Fidel. Um gesto de afeto e história, que agora se transforma em futuro. Fidelito vai desenvolver pesquisas em medicina nuclear em Maricá. Seguimos firmes, com ousadia, projeto e pé no povo!”, escreveu.
O evento reuniu lideranças petistas como a ex-presidente do PT e ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o novo presidente do partido, Edinho Silva.
Estadão
Essa publicação é um oferecimento




























