VÍDEO: Aluno deixa duas colegas feridas em ataque em escola no interior do Ceará

12/04/2023

     UOL/Ataque em escola: Aluno deixa duas colegas feridas em atentado no Ceará

 

Um estudante de 14 anos atacou e feriu dois alunos na tarde de hoje em uma escola da cidade de Farias Brito, a 58 quilômetros de Juazeiro do Norte, no Ceará.

O agressor entrou na sala do 4º ano e atingiu as vítimas, duas meninas de 9 anos, com um machadinho, informou a prefeitura da cidade, por nota. O caso ocorreu na Escola Municipal Isaac de Alcântara Costa.

Uma das alunas teve lesão superficial na cabeça e já recebeu alta. Já a outra estudante teve uma lesão profunda na região frontal da cabeça. Ela foi transferida para o hospital Santo Antônio, em Barbalha, cidade da região do Cariri, está com sinais vitais preservados e estado geral estável.

Testemunhas que estavam no local disseram que o estudante foi imobilizado e detido por uma professora. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a sala de aula, onde ocorreu o ataque, com muito sangue no chão e nas carteiras.

O garoto de 14 anos, que também é aluno da instituição, foi apreendido pela Polícia Militar. Uma faca também foi apreendida. Ele foi encaminhado para delegacia regional do Crato, onde será ouvido. A ocorrência está em andamento, disse a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

“Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com as famílias das vítimas. A administração municipal está tomando todas as medidas necessárias para apurar o caso”, diz nota da prefeitura. A escola informou também que está prestando assistência aos envolvidos, oferecendo acompanhamento psicológico e médico para as vítimas e para a família.

 

UOL

 

Lagartixa pede desculpas por ter apoiado Sargento Gonçalves e anuncia “novo” rompimento

12/04/2023

O policial militar reformado Wendel Fagner Cortez, mais conhecido como Wendel Lagartixa, usou as redes sociais para anunciar o rompimento político com o deputado federal Sargento Gonçalves (PL). É a segunda vez em dois meses que Lagartixa e “Lagartão”, como se auto-denomina Gonçalves, rompem. Segundo Lagartixa, o deputado “é mais do mesmo” na política.

Eleito deputado estadual, mas considerado inelegível até 2029 pelo Tribunal Superior Eleitoral, Lagartixa disse que não tem mais contato com Gonçalves, que o deputado não dá retorno sobre suas demandas à população e que o agora ex-aliado é “covarde e desmoralizado”. 

“E não tem nada a ver com cargo, com dinheiro, com nada disso, porque não tenho interesse nisso. Tem a ver com a forma com que ele trata as pessoas que o apoiaram”, disse Lagartixa.

Principal cabo eleitoral do deputado federal em 2022, quando fizeram uma “casadinha”, Lagartixa pediu desculpas à população por ter pedido votos para Gonçalves. O policial reformado, inclusive, afirma que não tem amizade ou intimidade com o parlamentar.

“Peço desculpas a todo povo do Rio Grande do Norte (por ter pedido votos). Vou continuar fazendo meus vídeos, cobrando e se algum político tiver o interesse em ajudar, meu telefone está disponível”, disse.

Novo rompimento 

No dia 13 de fevereiro deste ano, Wendel Lagartixa anunciou o primeiro rompimento com o Sargento  Gonçalves (PL). Na época, ele acusou o parlamentar e, segundo apontam conversas de áudio vazadas, cobrou satisfações sobre o funcionamento do gabinete. 

“Eu tô rompido por causa do mau-caratismo político do senhor. Não tenho o que falar do senhor em viatura de polícia, mas, como político, eu tenho certeza absoluta que o senhor vai ter a mesma desenvoltura que os políticos do RN na sua maioria”, disse Lagartixa por meio das redes sociais.

 

Com informações da Tribuna do Norte

 

Ministro da Educação vê Enem com ‘preocupação’ e defende suspensão do novo ensino médio

12/04/2023

                                                Reprodução 

 

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta quarta-feira (12) que preocupações com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) motivaram a suspensão do cronograma de implantação da reforma do ensino médio. “Estamos tendo distorções. A aplicação do novo ensino médio tem diferenças entre os estados, o ensino público e o privado […]. Há uma preocupação enorme com o Enem”, disse em audiência na comissão de Educação da Câmara dos Deputados. 

O ministro explicou que, ao suspender o novo ensino médio, o governo levou em consideração que o Enem de 2024 deveria estar adaptado às mudanças no método de ensino. No entanto, esse processo ainda está em discussão.

Para o líder da pasta, os estados não estão implementando as mudanças. Ele atribuiu a falha ao fato de a reforma ter sido feita sem o diálogo necessário. Segundo Santana, há planos de ampliar o debate para “identificar os pontos de gargalo, deficiências, ouvir professores e alunos”.

Apesar da suspensão, para as escolas que já implementaram o modelo, a recomendação é que prossigam com o planejamento. A suspensão atinge a previsão de implementação para o terceiro ano do ensino médio em 2024. O novo modelo foi implementado em 2022, com foco no primeiro ano, e, em 2023, é a vez da reformulação para o segundo ano.

 

R7

 

Taxista suspeito de ajudar facção criminosa durante ataques é preso com mais de R$ 140 mil em Natal

12/04/2023

                                                Divulgação/PCRN

 

Um taxista de 37 anos foi preso em flagrante por policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos de Natal (DENARC/Natal) no bairro do Bom Pastor, localizado na zona Oeste da Natal. Ele é suspeito dos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, munição de arma restrita e lavagem de dinheiro.

Segundo informações da Polícia Civil, a prisão aconteceu na rua 12 de Outubro, durante a noite desta terça-feira (11). As investigações iniciaram-se há 15 dias, quando a DENARC recebeu informações de que o suspeito integrava uma célula de uma facção criminosa atuante no RN. Ainda segundo as informações, durante os ataques ocorridos no mês de março, o suspeito realizou a logística do transporte de dinheiro, drogas, munições e armas de fogo da organização. 

Ainda de acordo com a PC, diligências foram realizadas e o suspeito foi abordado por policiais da DENARC, próximo a sua residência. Na ocasião, ele transportava drogas, máquina de contagem de cédulas e dinheiro fracionado. O homem tentou induzir os policiais e indicou que residia em uma casa que pertencia a outra pessoa, mas como havia uma investigação preliminar, os agentes conduziram ele até a residência correta e realizaram uma busca no local. Uma bolsa de viagem repleta de dinheiro, duas armas de fogo, sendo dois revólveres calibre .38, munições variadas, caderno de anotações, petrechos para o tráfico, capa de colete e munições de fuzil de calibre restrito foram encontrados. 

Ao todo, foi apreendida a quantia de R$ 141.385,00 com ele, que foi conduzido para a DENARC e preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse de arma de fogo e munição de calibre restrito e lavagem de dinheiro. Durante a audiência de custódia foi homologado o flagrante e decretada a prisão preventiva de José Roniere Silva. Ele foi encaminhado ao Sistema Penitenciário.

 

Tribuna do Norte

 

Governo bloqueia Bolsa Família de 1,2 milhão de usuários

12/04/2023

                                             Foto: Sérgio Lima  

 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome bloqueou o Bolsa Família de 1,2 milhão de pessoas que informaram morar sozinhas e estão no grupo de cadastros que são considerados suspeitos pela pasta. Os beneficiários terão 60 dias para recadastrar as informações e comprovar que preenchem os requisitos necessários para ter acesso ao auxílio.

Os bloqueios têm sido feitos via aplicativo do Cadastro Único e por SMS no celular. No prazo de 2 meses, quem não comprovar que mora sozinho pode ter o benefício suspenso definitivamente. Depois de regularizar o cadastro, comprovar que preenche os requisitos do Bolsa Família e que mora sozinha, o benefício volta a ser pago. A pessoa receberá, inclusive, as parcelas bloqueadas.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, disse que a pessoa que realmente mora sozinha pode e deve se manter como unipessoal. Ele afirmou que o objetivo não é penalizar ninguém, mas corrigir distorções verificadas no último ano, quando houve uma curva acentuada de registros unipessoais.

“Caso a pessoa preencha os requisitos do Bolsa Família e comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas. Portanto, o cidadão comprova as informações, volta à folha de pagamento normal do programa e recebe as parcelas referentes aos meses em que ficou sem o pagamento”, declarou Dias.

Outros 125 mil cadastros serão cancelados por não cumprirem mais os requisitos para receber o Bolsa Família, ou deixaram de sacar o valor há mais de 6 meses.

A pessoa que mora com a família e fez o cadastro como “unipessoal” não precisa procurar o posto de atendimento para regularizar o cadastro. Basta solicitar o cancelamento no aplicativo do Cadastro Único.

Dias afirmou ao jornal O Globo que o governo fará uma revisão de 6 milhões de cadastros de pessoas que passaram a ter direito ao auxílio no pré-eleitoral e eleitoral –de maio a outubro.

 

Poder 360

 

Deputada catarinense é assediada por parlamentar do Partido Comunista do Brasil

12/04/2023

                                                      Reprodução 

 

O Deputado Federal Marcio Jerry do Partido Comunista do Brasil, aliado do Ministro da justic?a Fla?vio Dino, foi flagrado chegando por tra?s da deputada Julia Pedroso Zanatta do PL, dando “um cheiro” em seu pescoc?o.

A Deputada Federal Júlia Zanatta, do PL de Santa Catarina, usou suas redes sociais para denunciar o caso que aconteceu durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. 

“Nunca dei liberdade para esse deputado e nem sabia qual era o nome dele, mas ele se sentiu LIVRE para chegar por trás de mim. A sorte que alguém pegou a cena ABSURDA!”, relatou a parlamentar. 

A catarinense avalia junto à bancada do PL quais medidas legais serão tomadas. A deputada disse ainda que esperou as imagens para denunciar o caso.

 

Com informações do Jornal Razão

 

João Câmara: Vereador Fernando Guilherme solicita limpeza geral e restauração de iluminação da comunidade de assunção.

12/04/2023

O vereador Fernando Guilherme apresentou requerimento nesta sessão de segunda-feira, solicitando ação de limpeza geral e restauração da iluminação pública da Comunidade de Assunção. O vereador relatou que está frequentemente na comunidade e observou a necessidade do serviço, além de também receber este pedido de moradores da Comunidade.

O requerimento foi aprovado e seguiu para o gabinete do prefeito para tomada de providências.

 

Greve dos professores do RN é suspensa após acordo com Governo do Estado

12/04/2023

                                     Foto: Magnus Nascimento.

 

A greve dos professores da rede pública estadual de Educação está encerrada. A informação foi confirmada pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN). A categoria e o Governo do Estado teriam chegado a um acordo com relação ao pagamento do reajuste do piso dos professores. A decisão foi confirmada em assembleia dos profissionais.

Os sindicalistas concordaram em aceitar a última proposta oferecida pelo Governo do Estado. O Executivo concordou com a atualização salarial de 14,95% para todos que ganham abaixo do piso a partir de maio. Para os que ganham acima do piso, o Estado sugeriu implementar o reajuste de forma parcelada: 7,21% para abril, 3,61% em agosto e 3,49% em dezembro. Todos os percentuais com pagamento retroativo a janeiro. Essa foi a quarta proposta do Governo do Estado aos professores. Nas outras três, o Executivo também havia tentado parcelar o pagamento do piso, mas todas foram rejeitadas.

De acordo com a Diretora de Aposentados do Sinte, Marlene Moura, o sindicato entendeu que era o momento de aceitar a proposta. “Encerramos a greve porque, na verdade, chegou o momento do recuo. A gente sabe quando avançar e quando recuar. Ficamos com a última proposta do Governo”, explicou.

A decisão, porém, não foi unânime. Entre os aproximadamente 450 votantes na assembleia da categoria, 272 foram favoráveis ao fim da greve. Os demais, ou se abstiveram ou foram contrários à proposta do Governo do Estado.

Com o fim da greve, os professores retomam o trabalho nas salas de aula a partir da quinta-feira (13).

 

Por Tribuna do Norte.

 

João Câmara: Vereadora Kelly Cristine solicita aquisição de parque infantil e academia da 3ª idade para serem instalados na praça “Luiz Vicente Nunes” Cafuringa

12/04/2023

Em seu pronunciamento na Câmara Municipal nesta segunda-feira (10) de Abril, durante a sessão ordinária a vereadora Kelly Cristine solicitou aquisição de parque infantil e academia da 3ª idade para serem instalados na praça “Luiz Vicente Nunes” Cafuringa.

Na oportunidade Kelly solicitou informações sobre a conclusão do calçamento das ruas localizadas na comunidade do CORTE, por fim Kelly solicitou os serviços de terraplanagem nas ruas Abdon Torquato, Francisco Teixeira Pinto (por trás da implasverde) e Travessa Rita de Farias –IPE.

Os Requerimentos da Vereadora Kelly Cristine foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao poder executivo.

 

Por Jadson Nascimento

 

Jandaira: Câmara Municipal é sede da III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

12/04/2023

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz

A Câmara Municipal de Jandaíra foi sede na manhã desta quarta-feira (12), da III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, evento promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistencial Social, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento contou com a participação da prefeita Marina Dias, do presidente da Câmara, vereador Matias, secretários municipais, vereadores e representantes de outros segmentos da sociedade civil. A Conferência teve como objetivo discutir as políticas públicas em favor dos direitos da criança e adolescente.

O presidente da Câmara, vereador Matias, classificou o evento como de grande importância para a evolução das ideias e projetos para o município de Jandaíra.

Pode ser uma imagem de 2 pessoasPode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas estudando e telefone

 

Postagens nas redes sociais apontam sobre possibilidade de massacre em escolas no próximo dia 20 de abril

12/04/2023

VÍDEO: Postagens nas redes sociais apontam sobre possibilidade de massacre  em escolas no próximo dia 20 de abril - Blog do BG                                            Foto: Reprodução.

 

Vídeos nas redes sociais tem apontado sobre a possibilidade de massacres em escolas no próximo dia 20 de abril, data onde o ataque de Colombine completa 24 anos. Esta foi o primeiro ataque em uma instituição de ensino a chocar o mundo.

O caso ocorreu em 1999, na cidade de Littleton, no estado de Colorado, nos Estados Unidos. Dois estudantes invadiram a Columbine High School e começaram aquele que foi um dos primeiros massacres em escola a chocar o mundo.

Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17, cursavam o 3º ano do ensino médio e por isso não tiveram grandes dificuldades para entrar no colégio. Eles eram alunos medianos, ou seja, não tiravam as melhores notas da sala mas também não ficavam de recuperação. Eram bons alunos, mas sem grandes amigos.

Ameaças no RN

Mas, o que temos de fato aqui no Rio Grande do Norte de notícias sobre o assunto? Nesta terça (11), o colégio PH3 confirmou ameaças à escola escritas nos banheiros da instituição.

Outro fato real foi a apreensão de um adolescente no município de Currais Novos que estaria planejando ataques a escolas no RN e em Goiás e teria feito um perfil nas redes sociais com essas ameaças juntamente com outro estudante de goiano.

Influência em adolescentes é principal risco, diz especialista

Advogado criminalista e pesquisador em segurança pública, Jorge Tassi afirma que o principal problema deste tipo de postagem estar circulando entre os adolescentes é o que ele chamou de “a força da ideia”. “A pessoa pode até não ter um interesse inicial no tema, mas ao ver essas postagens, pessoas com dificuldade emocional, que lidam com ansiedade, estresse, depressão, acabam se conectando à ideia”, alerta.

Segundo ele, é importante que esse tipo de postagem seja monitorado e tenha sua origem investigada, para que o autor possa ser responsabilizado. “Essas ideias acabam sendo incutidas na mente das pessoas que têm dificuldade de processar suas emoções. O jovem que se envolve nesse tipo de ocorrência (massacre) está em sofrimento mental, está em dificuldade”, completa o especialista.

Ele completa afirmando que as redes sociais deveriam ser obrigadas a retirar do ar estes conteúdos. “É uma forma de censura, mas acho absolutamente correto retirar aquilo que é indutor ao crime”, finaliza.

 

Com informações de O Tempo e Blog de Juliana Celli.

 

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 3 milhões

12/04/2023

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 3 milhões |  Agência Brasil                              Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

 

O sorteio das seis dezenas do concurso 2.582 da Mega-Sena será realizado às 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canais da Caixa no YouTube e no Facebook.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas lojas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis números marcados, custa R$ 4,50.

De acordo com a Caixa, caso um ganhador acerte o prêmio principal e aplique todo valor aplicado na poupança, receberá um rendimento de rende R$ 21 mil no primeiro mês.

Apostas mais caras

A partir do fim do mês, os preços das apostas lotéricas ficarão R$ 0,50 mais caros. Segundo a Caixa Econômica Federal, o reajuste será feito após mais de três anos sem alta dos preços. Duas modalidades terão aumentos no início do próximo mês.

Para a Mega-Sena, a Lotofácil, a Quina e a Lotomania, os novos preços valerão a partir de 30 de abril. Para o Timemania e o Dia de Sorte, o aumento entrará em vigor em 3 de maio.

A Caixa explicou que o reajuste foi necessário para repor a inflação acumulada desde novembro de 2019, quando ocorreu o último aumento.

 

Por Agência Brasil.

 

Governo do RN anuncia que vai pagar reajuste para professores no sábado (15), mesmo com categoria ainda em greve

12/04/2023

Governo do RN anuncia que vai pagar reajuste para professores no sábado (15),  mesmo com categoria ainda em greve - Blog do BG                                    Foto: Lenilton Lima / Sinte-RN.

 

O Governo do Rio Grande do Norte vai iniciar no próximo sábado (15) a implantação do reajuste salarial de 2023 para professores da rede estadual de ensino, apesar de a categoria ainda não ter aceitado a proposta da gestão estadual para o aumento e permanecer em greve.

No sábado, vão receber o reajuste todos os professores que ganham abaixo de R$ 4.420,55 (valor do novo piso salarial, definido pelo Ministério da Educação). Serão feitos reajustes em valores variados, de acordo com a faixa salarial, de modo que nenhum professor vai ganhar abaixo desse valor. Também será pago – para esses educadores – o retroativo a janeiro.

Os professores estão em greve desde 7 de março, para cobrar a implantação do novo piso e reajuste de 14,95% para quem ganha acima desse valor. Nesta terça-feira (11), a categoria fez um protesto nas imediações do shopping Midway Mall e depois saiu em caminhada até o Centro Administrativo, em Natal. No local, eles receberam um ofício da secretária de Educação, Socorro Batista, informando do início da implantação do aumento no sábado.

Em assembleia no último dia 4 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) propôs ao governo que o pagamento do reajuste seja feito em no máximo três parcelas até setembro. Além disso, a categoria exige que o retroativo a janeiro seja pago ainda dentro de 2023, para toda a classe. Essa proposta foi rejeitada pelo governo nesta terça-feira.

Já o governo apresentou sua última proposta em 28 de março e diz que é o máximo que pode pagar. O governo propõe pagar o reajuste de maneira fracionada ao longo de 2023. A primeira parcela, de 7,21%, seria paga em maio; depois 3,61% em setembro; e 3,49% em novembro. Quanto ao retroativo, a proposta segue sendo pagar em oito parcelas em 2024. Em abril, só receberiam o aumento aqueles que recebem abaixo do novo piso.

Uma nova assembleia do Sinte-RN será realizada nesta quarta-feira 12, no clube Albatroz, perto da Praça Cívica, para avaliar se a greve continua ou não.

 

Por Portal da 98 FM.

 

Prefeitos do RN se frustram com governo Lula após Marcha em Defesa dos Municípios

12/04/2023

Prefeitos do RN se frustram com governo Lula após Marcha em Defesa dos  Municípios                                                 Foto: reprodução.

 

Prefeitos do Rio Grande do Norte voltaram frustrados da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento realizado no final do mês passado com o objetivo de dar ênfase a reivindicações municipalistas junto ao Governo Federal.

De acordo com o prefeito de Lagoa Nova e presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Luciano Santos, a frustração se deu em razão da falta de diálogo e clareza do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação às pautas levantadas pelos agentes públicos presentes no evento.

“O municipalismo saiu frustrado, porque algumas pautas não avançaram de forma que atendesse os anseios da política municipalista”, afirma Luciano.

Como exemplo dessa falta de transparência do governo federal, Luciano fala sobre a reforma tributária, que está em discussão atualmente no Congresso, mas ainda com diversos pontos que não são consensuais entre os entes da federação.

“O Governo Federal não deixou de forma pontual exatamente o que defende o governo, o que ele pode perder, o que as grandes cidades podem perder com a questão do ISS (Imposto Sobre Serviço), isso ficou em baixo relevo, podemos dizer assim”, disse o prefeito de Lagoa Nova.

Outra questão levantada pelos municipalistas guarda relação com a possibilidade de queda nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de algumas cidades após a divulgação do censo demográfico. A luta dos prefeitos é para que as perdas de receitas em função do decréscimo populacional de algumas cidades ocorram de forma gradativa, sendo 10% a cada ano a partir da conclusão do censo. No RN um total de 27 prefeituras seriam afetadas.

Já com relação aos municípios que receberão acréscimo no FPM diante do aumento populacional, a reivindicação é que eles sejam beneficiados de imediato. No RN, oito cidades seriam positivamente afetadas. A mudança está suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nós saímos de certa forma frustrados, porque queríamos avançar, queríamos sair com pautas mais aderentes aos ideais municipalistas”, lamenta o presidente da Femurn.

PAUTAS PRIORITÁRIAS

Para o prefeito Luciano Santos, a reforma tributária é a pauta prioritária dos municípios do Rio Grande do Norte junto ao governo federal. O tema está sendo acompanhado de perto pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que pretende participar ativamente dos debates em busca de conquistas municipalistas.

“É importantíssimo que a gente faça frente junto com a confederação, porque os municípios do Rio Grande do Norte serão beneficiados, com raríssimas exceções, por exemplo, Natal pode ser um município que poderá, de certa forma, deixar de ganhar alguma coisa, mas eu entendo que é importante que Natal participe dessa frente, porque estando o interior beneficiado a capital será beneficiada também”, ressalta.

Luciano Santos cita ainda como pauta importante para os municípios a recriação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão extinto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no começo de janeiro por meio de medida provisória (MP), fato que gerou muita preocupação nos prefeitos.

Segundo Luciano, os gestores municipais temem que a mudança prejudique os municípios, principalmente na região do semiárido. A Funasa era o órgão do governo federal responsável por fomentar soluções de saneamento para prevenção e controle de doenças, além de implementar ações de promoção e proteção à saúde.

Outra luta dos municípios é com relação ao cumprimento, por parte do Governo Federal, da Emenda Constitucional (EC) 128, que proíbe a legislação federal de criar despesas sem que haja previsão de fontes orçamentárias e financeiras ou transferência dos recursos necessários para a prestação do respectivo serviço público. A nova regra foi promulgada pelo Congresso Nacional em dezembro do ano passado.

“Recentemente nós tivemos a lei do piso da enfermagem, tivemos a questão dos salários dos profissionais do magistério, que o Governo Federal faz o anúncio sem nenhuma complementação ou indicação da receita que vai custear essa rubrica de despesas. A nossa posição na trincheira do municipalismo é fazer com que o Governo Federal obedeça a lei”, explica.

 

Por Agora RN.

                                               

STJ mantém prisão de policiais acusados de matar homem asfixiado em viatura

12/04/2023

Caso Genivaldo: STJ mantém prisão de policiais acusados de homicídio                                               Foto: Reprodução.

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje (11) manter a prisão de dois policiais rodoviários federais acusados pela morte de Genivaldo de Jesus Santos por asfixiamento dentro de uma viatura da corporação, em maio de 2022.

Os ministros da Sexta Turma do tribunal decidiram manter a prisão preventiva por entenderam que os policiais agiram com força desproporcional e contrariamente às normas internas. Além disso, os magistrados levaram em conta que a vítima tinha problemas mentais e não ofereceu resistência à abordagem.

Em janeiro, a Justiça de Sergipe determinou que os agentes da PRF envolvidos no caso sejam submetidos a júri popular pelos crimes de tortura e homicídio triplamente qualificado.

Na semana passada, o Ministério Público Federal deu parecer favorável para que a União seja condenada a pagar R$ 128 milhões em danos morais coletivos pela morte de Genivaldo. A questão ainda será analisada pela Justiça.

Ação

Imagens veiculadas na internet mostram a ação policial que deixou a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O homem se debate com as pernas para fora enquanto um policial rodoviário mantém a tampa do porta-malas abaixada, impedindo o homem de sair ou respirar. Genilvado teria sido parado pelos agentes por trafegar de moto sem capacete.

 

Por Agência Brasil.

 

Operação investiga lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas no RN, RJ e SP

12/04/2023

Operação investiga lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas  no RN, RJ e SP - 12/04/2023 - Notícia - Tribuna do Norte                                            Foto: Reprodução.

 

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (12), a operação “Match Point”, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro e ocultação de bens do tráfico de drogas, organização criminosa e tráfico internacional de drogas no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. As penas cumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

Na ação, 250 policiais federais cumprem 49 mandados de busca e apreensão e 33 mandados de prisão preventiva. Além disso, foi realizado o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas físicas, sequestro de 57 bens imóveis e de diversos veículos e embarcações. Os bens sequestrados pela PF podem superar a cifra de R$ 150 milhões.

A organização criminosa se subdividia em duas grandes células, com ramificações em várias cidades do país, em especial nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Durante investigações, a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, efetuou sete prisões em flagrante, apreendendo cerca de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk.

Dentre os líderes da organização criminosa, há um cidadão islandês residente no Brasil, já anteriormente investigado pela Polícia Federal e pela polícia da Islândia. Para a realização da operação Match Point a Polícia Federal efetuou cooperação internacional com a Itália, por meio da Interpol, e com a Islândia, em coordenação com os escritórios de ligação junto à Europol. Houve, ainda, autorização judicial para o acompanhamento da deflagração da operação por representantes da polícia da Islândia.

Entre os crimes apurados até o momento estão a lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico. As penas cumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

 

Por Tribuna do Norte.

 

NÃO PERCAM!!! 41ª Corrida do Trabalhador em João Câmara será dia 1° de maio

11/04/2023

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto

A tradicional Corrida do Trabalhador que acontece todo ano em João Câmara, chega a quadragésima primeira (41ª) edição no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador. O evento, idealizado pelos irmãos Júnior Souza e Marcos Luiz e realizado pela Associação Atlética Baixaverdense Ponte Preta, é considerado um marco para o esporte local e regional. Nesta edição, da programação tradicional da corrida, haverá homenagens a pessoas que contribuíram ou fizeram parte dessa história nesses 40 anos.

A corrida acontece em nosso município desde 1983 e faz parte do calendário Municipal de eventos através da lei 292/09. A mesma acontecerá no dia 1º de Maio às 16h largada prevista para Praça Baixa Verde e chegada na Câmara Municipal. Serão mais de R$ 8.000,00 em prêmios.

 

Por Marco Montoril

 

NÃO PERCAM!!! 41ª Corrida do Trabalhador em João Câmara será dia 1° de maio

11/04/2023

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto                                               Fotos: Reprodução

 

A tradicional Corrida do Trabalhador que acontece todo ano em João Câmara, chega a quadragésima primeira (41ª) edição no dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador. O evento, idealizado pelos irmãos Júnior Souza e Marcos Luiz e realizado pela Associação Atlética Baixaverdense Ponte Preta, é considerado um marco para o esporte local e regional. Nesta edição, da programação tradicional da corrida, haverá homenagens a pessoas que contribuíram ou fizeram parte dessa história nesses 40 anos.

A corrida acontece em nosso município desde 1983 e faz parte do calendário Municipal de eventos através da lei 292/09. A mesma acontecerá no dia 1º de Maio às 16h largada prevista para Praça Baixa Verde e chegada na Câmara Municipal. Serão mais de R$ 8.000,00 em prêmios.

 

Por Marco Montoril

 

Direção do Walfredo Gurgel aciona MP contra greve da saúde e audiência de conciliação de urgência é convocada

11/04/2023

                                                   Divulgação 

 

A direção do Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, acionou o Ministério Público Estadual (MPRN) por causa da greve dos trabalhadores da saúde, iniciada nesta terça-feira (11). O acionamento do MPRN aconteceu na última quinta-feira (6), antes mesmo do início do movimento paredista.

Em um ofício encaminhado à Promotoria de Justiça da Saúde, a direção do hospital afirma que, caso a greve tenha alta adesão, a manutenção de apenas 30% dos servidores públicos, como determina a Lei de Greve, vai prejudicar o funcionamento da unidade. A direção pede, então, orientações sobre como proceder diante da paralisação dos funcionários.

“Solicito orientação e apoio de como proceder para evitar maiores transtornos aos usuários e até danos irreparáveis que possam pôr suas vidas em risco. Se possível, até mesmo medidas que estabeleçam um percentual maior para a força de trabalho (superior a 30%), considerando a essencialidade da assistência prestada pelo Hospital Walfredo Gurgel”, afirma o ofício obtido pelo PORTAL DA 98 FM.

O caso foi encaminhado do MPRN para o Ministério Público do Trabalho. Nesta terça-feira, o procurador-chefe, Luis Fabiano Pereira, convocou a categoria, a direção do hospital e representantes do Governo do Estado para uma audiência de conciliação de urgência para tratar da greve. A convocação aconteceu durante um ato dos servidores em frente ao Hospital Walfredo Gurgel.

A reunião começou por volta das 14h, com participação do secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia; do diretor-geral do Walfredo Gurgel, Tadeu Alencar; de representantes da Secretaria Estadual de Administração (Sead); do procurador do Estado José Duarte Santana; e de coordenadores e assessores jurídicos do Sindsaúde (sindicato da categoria).

Reivindicações da greve

A greve da saúde foi decidida em assembleia do Sinsaúde em 29 de março. Entre outros pontos, os servidores da saúde cobram melhores condições de trabalho, concessão da progressão funcional e revisão da Lei de Produtividade, além de reajuste salarial de 21,87%. A pauta inclui, também, a regularização do pagamento de plantões dentro do mês trabalhado e a implantação dos pisos salariais da enfermagem e dos técnicos em radiologia.

A categoria reclama que tem tentado dialogar com o Governo do Estado, mas sem sucesso.

“Desde agosto do ano passado, estamos tentando uma audiência com a governadora para tratar das nossas pautas, mas Fátima foge e tenta empurrar com a barriga reivindicações antigas da categoria. Uma categoria que foi duramente massacrada com a pandemia, que enfrenta péssimas condições de trabalho e, mesmo assim, se dedica a salvar vidas. Não somos heróis, não temos superpoderes. Somos trabalhadores da saúde, pais e mães de famílias, que sofrem com adoecimento, assédio moral nos locais de trabalho, com alimentação insuficiente e salário arrochado”, diz o sindicato da categoria (Sindsaúde), em nota.

 

Portal 98FM 

 

Primeira páginaAnterior Próxima Última página