Confira mais detalhes na matéria de Cesar Tralli, TV Globo e GloboNews, G1.
Pacientes são transferidos para Deoclécio Marques e rede privada após suspensão de cirurgias no Walfredo Gurgel
06/09/2023
Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou nesta quarta-feira (6) que, devido à suspensão de cirurgias ortopédicas pela empresa Justiz no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, vai transferir pacientes da unidade para hospitais privados e para o Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.
Na semana passada, a Sesap inaugurou 20 novos leitos no Deoclécio Marques de Lucena, dentro de um acordo com o Ministério Público para ampliar a oferta de atendimentos ortopédicos e, assim, desafogar o Walfredo Gurgel.
Quanto à suspensão de procedimentos pela Justiz, por falta de pagamentos por parte do Governo do Estado, a Sesap disse que, nesta quarta-feira (6), foi encaminhado o repasse de 50% da fatura relativa ao mês de junho, “que foi a última nota fiscal a concluir os trâmites dentro da secretaria para pagamento”.
“A Sesap manteve diálogo telefônico com a empresa informando sobre a situação, buscando a retomada dos serviços ainda hoje”, enfatizou a Secretaria de Saúde.
Prefeitura de Parnamirim publica edital para zerar a fila das cirurgias eletivas
06/09/2023
Divulgação
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Parnamirim publicou no dia de hoje (5) o edital que deu início ao processo de contratação da empresa que vai realizar os atendimentos em cirurgias eletivas, para atender toda a demanda reprimida do município.
São diversos tipos de cirurgias, divididas entre ginecológicas, proctológicas, vasculares e cirurgia geral, num total de 1.686 procedimentos.
O processo envolve aquisic?a?o de instrumental ciru?rgico, contratac?a?o de novos profissionais, estruturac?a?o, equipamentos e insumos, além da previsão de que o Hospital Maternidade Divino Amor opere em sua capacidade máxima até o final do ano.
Segundo o Prefeito Rosano Taveira, “os recursos já estão garantidos e estamos priorizando e tomando todas as providências para zerar a fila de cirurgias do município o mais breve possível ” concluiu.
Lula indica 2 novos ministros para o STJ
06/09/2023
Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu nesta 4ª feira (6.set.2023) as duas indicações restantes para o STJ (Superior Tribunal de Justiça).
As vagas no STJ são divididas entre representantes da advocacia, das Justiças Federal e Estadual e do Ministério Público. Atualmente, estão vazias duas cadeiras destinadas à Justiça Estadual e uma da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
O presidente já havia escolhido a advogada Daniela Teixeira para a vaga destinada a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e agora bateu o martelo sobre as duas vagas de Tribunais de Justiça e TRFs (Tribunais Regionais Federais).
Eis os perfis dos indicados pelo presidente:
• José Afrânio Vilela – desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. É formado em direito pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia);
• Teodoro Silva Santos – desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará. É formado em ciências jurídicas pela Universidade de Fortaleza;
• Daniela Teixeira – mestre em direito penal pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Integrou a comissão de reforma da Lei de Lavagem de Dinheiro da Câmara dos Deputados. É a única mulher presente nas 2 listas enviadas ao presidente.
Apesar de ter sido favorito na eleição para a lista tríplice, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Carlos Vieira Von Adamek, não recebeu atenção do presidente. Ele recebeu o apoio do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal)
Teodoro, apesar de ter sido aprovado somente na 3ª rodada da votação, recebeu o apoio do ministro da Educação, Camilo Santana, em sua candidatura.
As indicações ao STJ são submetidas a sabatinas no Senado. Nas vagas destinadas aos integrantes de Tribunais de Justiça e TRFs (Tribunais Regionais Federais), os juízes federais de 2ª Instância se candidatam. Em seguida, os ministros do STJ formam uma lista tríplice e encaminham ao presidente da República, que escolhe 1 nome.
Composição
Caso sejam aprovados no Senado, os candidatos devem aumentar a representatividade feminina e nordestina na Corte Superior.
Conforme mostrou o Poder360, a composição atual do STJ, de 30 ministros, é em maioria da região Sudeste, com 15 ministros. O Nordeste vem em seguida, com 9 representantes.
A entrada de Daniela Teixeira, que é do Distrito Federal, também aumentaria a representatividade da região Centro-Oeste no Tribunal. Em toda a sua história, o STJ só teve somente 3 ministros da região.
Considerando a composição completa do Tribunal, com 33 ministros, o STJ deveria ser composto da seguinte forma para corresponder à proporção da população brasileira nas regiões:
• Sudeste – 14 ministros;
• Sul – 4 ministros;
• Nordeste – 9 ministros;
• Centro-Oeste – 3 ministros;
• Norte – 3 ministros.
PT indicou 80%
Dos 30 ministros em exercício no Tribunal, 24 foram escolhidos por Lula e Dilma Rousseff (PT). Caso as 3 indicações de Lula sejam aprovadas pelo Congresso Nacional, esse número cresce para 27.
Até o fim do mandato, é esperado que as indicações aumentem para 26. Se nenhum outro ministro decidir antecipar a aposentadoria, Lula deverá substituir as seguintes vagas em seu atual mandato:
• Laurita Vaz: completa 75 anos em 21.out.2023. Ocupa vaga destinada à advocacia. Indicada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB);
• Assusete Magalhães: 18.jan.2024. Ocupa vaga destinada a juízes federais de 2ª Instância dos TRFs (Tribunais Regionais Federais). Foi indicada por Dilma Rousseff;
• Antônio Saldanha Palheiro: 24.abr.2026. Ocupa vaga destinada a desembargadores dos TJs (Tribunais de Justiça). Foi indicado por Dilma Rousseff.
O STJ foi criado pela Constituição de 1988, que estabelecia a indicação do presidente da República para os ministros da Corte. A partir de então, o Brasil teve 8 presidentes: José Sarney (MDB) (1985-1990); Fernando Collor de Mello (PRN) (1990-1992); Itamar Franco (MDB) (1992-1995); Fernando Henrique Cardoso (1995-2002); Lula (2003-2011); Dilma (2011-2016); Michel Temer (MDB) (2016-2018); e Jair Bolsonaro (2019-2022). A instituição do Poder Judiciário tem origem no extinto Tribunal Federal de Recursos, instalado a partir da Carta Magna de 1946.
Moro defende Lava Jato: “Toda a nossa ação foi legal”
06/09/2023
Foto: Jefferson Rudy
O senador e ex-juiz Sergio Moro (União-PR) afirmou nesta quarta-feira (6) que o trabalho da Lava Jato foi feito dentro da lei e com as decisões confirmadas durante anos pelos tribunais superiores. A manifestação de Moro vem após o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anula provas da força tarefa de Curitiba por meio do acordo de leniência da Odebrecht.
“A corrupção nos Governos do PT foi real, criminosos confessaram e mais de seis bilhões de reais foram recuperados para a Petrobras. Esse foi o trabalho da Lava Jato, dentro da lei, com as decisões confirmadas durante anos pelos Tribunais Superiores“, escreveu o parlamentar nas redes sociais.
Moro disse que respeita as instituições e que lutará no Senado pelo direito à verdade. “Os brasileiros viram, apoiaram e conhecem a verdade. Respeitamos as instituições e toda a nossa ação foi legal. Lutaremos, no Senado, pelo direito à verdade, pela integridade e pela democracia. Sempre!”, completou.
Na sua decisão, Toffoli faz várias críticas veladas à Lava Jato. Na mais contundente, declarou que houve “armação” da força-tarefa e que a prisão de Lula foi um dos “maiores erros judiciários da história do país”.
“Pela gravidade das situações estarrecedoras postas nestes autos, somadas a outras tantas decisões exaradas pelo STF e também tornadas públicas e notórias, já seria possível, simplesmente, concluir que a prisão do reclamante, Luiz Inácio Lula da Silva, até poder-se-ia chamar de um dos maiores erros judiciários da história do país. Mas, na verdade, foi muito pior. Tratou-se de uma armação fruto de um projeto de poder de determinados agentes públicos em seu objetivo de conquista do Estado por meios aparentemente legais, mas com métodos e ações contra legem”,eiz Toffoli na decisão.
Toffoli disse também que “centenas de acordos de leniências e de delações premiadas foram celebrados como meios ilegítimos de levar inocentes à prisão”. “Delações essas caem por terra, dia após dia, aliás. Tal conluio e parcialidade demonstram, a não mais poder, que houve uma verdadeira conspiração com o objetivo de colocar um inocente como tendo cometido crimes jamais por ele praticados”, completou o ministro.
Neymar está a um gol de superar Pelé e se tornar o maior artilheiro da seleção
06/09/2023
Foto: Reprodução.
Os jogos contra Bolívia e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, vão ter um sabor especial para Neymar. O atacante de 31 anos está a um gol de superar Pelé como o maior artilheiro da seleção brasileira. Ao marcar contra a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, o atacante chegou a 77 gols com a camisa verde-amarela, mesmo número alcançado pelo Rei do Futebol.
Segundo as contas da Fifa, Pelé balançou as redes 77 vezes em 91 jogos pelo Brasil. Neymar, por sua vez, chegou ao mesmo número em 124 partidas pela seleção. Vale ressaltar que nas contas da CBF, o Rei tem 95 gols pelo País, porque a entidade brasileira também leva em consideração amistosos. Pelé morreu em dezembro do ano passado.
Neymar teve sua participação na estreia da seleção nas Eliminatórias colocada em xeque por causa de um problema na coxa Recuperado da lesão muscular, o jogador está disponível para ser utilizado pelo técnico Fernando Diniz em sua primeira partida no comando do Brasil. Ainda não é possível afirmar se o atacante irá começar jogando em razão da sua condição física, o que adiou até mesmo a sua primeira partida pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, para somente após a Data Fifa.
Confira mais detalhes na matéria do Estadão repercutida pela Tribuna do Norte.
Jandaíra: Câmara aprova projeto que cria o “Câmara Cultural”
06/09/2023

A Câmara Municipal de Jandaíra aprovou na última segunda-feira (05), o projeto “Câmara Cultural”, do vereador e presidente Matias Filho, que consistirá na exposição dos trabalhos artísticos dos profissionais da cultura, naturais do município de Jandaíra/RN.
Na oportunidade, o cidadão poderá comercializar os seus produtos regionais, artes, artesanatos, danças e tudo que condiz com a cultura de nosso município.
O Projeto Câmara Cultural tem por finalidades básicas:
Valorizar a cultura local e suas diversidades, ritmos e estilos;
Abrir um espaço de divulgação para artistas locais;
Possibilitar ao cidadão o acesso gratuito a espetáculos artísticos de qualidade;
Aproximar ainda mais a Casa Legislativa da comunidade.



PESQUISA BG/AGORASEI/PUREZA VEREADOR: Seu Lila, Adriana, Fabiano Silva e Dilma de Badu são os mais lembrados para a Câmara
06/09/2023

A pesquisa BG/AGORASEI também perguntou aos entrevistados em quem votariam para vereador se as eleições fossem hoje em Pureza.
Seu Lila (7,1%), Adriana (6,3%), Fabiano Silva (5,4%) e Dilma de Badu (4,9%) foram os mais lembrados. A lista completa dos nomes citados confira abaixo.
A pesquisa foi realizada no dia 3 de setembro deste ano e ouviu 350 pessoas, de 16 anos de idade e acima, em toda a zona urbana e principais comunidades rurais do município de Pureza. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.1 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.
BG
PESQUISA BG/AGORASEI/PUREZA ESTIMULADA: Ricardo Brito lidera com 48%, Francisco Skyrim tem 26% e Arnaldo do PT 2%
06/09/2023

A pesquisa BG/AGORASEI também perguntou aos entrevistados em quem votariam para prefeito se as eleições fossem hoje em Pureza, em um cenário estimulado.
Ricardo Brito seria eleito com 48,3%, Francisco Skyrim tem 26,9% e Arnaldo do PT 2,3%. As pessoas que votam em branco ou nulo somam 8,3% e aqueles sem opinião ou que não responderam totalizam 14,2%.
A pesquisa foi realizada no dia 3 de setembro deste ano e ouviu 350 pessoas, de 16 anos de idade e acima, em toda a zona urbana e principais comunidades rurais do município de Pureza. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.1 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.
BG
Hospital Infantil Varela Santiago suspende cirurgias urológicas pediátricas
06/09/2023
Foto: Reprodução.
O Hospital Infantil Varela Santiago suspendeu todas as cirurgias urológicas pediátricas. O motivo se deu pela falta de repasse do convênio 11/2023 firmado junto a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte – SESAP.
O convênio cuja parcela é de R$ 312.500,00 é pactuado com o Estado há mais de 35 anos e tem como finalidade o custeio de energia elétrica e nutrição parenteral, item indispensável para esse tipo de procedimento.
O Hospital já está com 04 contas de energia em atraso, além de débito junto a empresa fornecedora de nutrição.
Vale lembrar que o Varela Santiago era o único serviço que ainda estava realizando esse tipo de cirurgia, já que o Hospital Maria Alice Fernandes está com todas as cirurgias pediátricas suspensas também por falta de repasse à Cooperativa de Cirurgia Pediátrica de Natal (CIPEN).
Ex-vereador de Assu é preso com fuzis e pistolas no interior de Minas Gerais
06/09/2023
Foto: Reprodução.
Um ex-vereador de Assu está entre os presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em operação que resultou na apreensão de quatro fuzis, quatro pistolas e 13 carregadores em Francisco Sá, no interior de Minas Gerais, na segunda-feira (4). O material teria como destino o Rio Grande do Norte. Além do ex-vereador, outras três pessoas também foram detidas.
Segundo a PRF, os homens portavam , quando foram parados pela fiscalização, que constatou que o veículo vinha da região da fronteira para o Rio Grande do Norte.
Ainda segundo a polícia, no local era realizada uma ação de combate ao crime, os agentes abordaram dois automóveis com placas do Rio Grande do Norte (o primeiro ocupado por três homens e o segundo apenas com o condutor).
Além de armas, também ficou constatado a existência de objetos sem cobertura fiscal, como celulares, molinetes, brinquedos, perfumes, cigarros eletrônicos, ferramentas, bebidas, copos e garrafas térmicas, dentre outros.
Os policiais encontraram ainda, dissimuladas e escondidas, diversas armas de fogo de alta energia e calibre restrito: – 01 (uma) Carabina 7.62 de fabricação americana, 01 (uma) Carabina 5.56 também americana; – 02 (duas) Carabinas 5.56 Husan; – 03 (três) pistolas 9 mm turcas; – 01 (uma) pistola 9 mm israelense; além de 07 (sete) carregadores 9 mm, 05 (cinco) carregadores de 5.56 e 01 (um) carregador de 7.62.
Os quatro homens foram encaminhados, juntamente com as armas, veículos e demais objetos, para a Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros (MG).
PF mira corrupção na compra de oxigênio para os Yanomami
06/09/2023
Foto: PF/Divulgação.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (6), a Operação Hipóxia para apurar suspeita de superfaturamento na execução de contrato com duas empresas para serviços de recarga de oxigênio, insumos hospitalares e farmacêuticos ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y).
A investigação identificou a aquisição de cerca de 4.500 recargas de três tamanhos de cilindros de oxigênio ao longo de 2022. Todo este material deveria ter sido distribuído para comunidades Yanomami a partir do polo de atendimento em Surucucu. No entanto, apenas 10% teriam de fato chegado aos indígenas, segundo a PF e o Ministério Público Federal.
A operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão em Boa Vista. As ordens foram expedidas pela 4ª Vara Federal Criminal em Roraima.
Um dos alvos da operação é o marido da secretária estadual de Saúde de Roraima, Cecília Smith Lorenzon.
Corpo é encontrado dentro de um cacimbão próximo a uma comunidade indígena em Goianinha
06/09/2023
Foto: Cedida-Reprodução.
O corpo de um homem foi encontrado em um cacimbão de uma comunidade indígena localizada em um distrito da cidade de Goianinha, situada a 62 quilômetros de Natal. Segundo a polícia, a vítima apresentava sinais de violência.
O homem, identificado apenas como Donda, morava na comunidade indígena Catu, nos limites entre Goianinha e Canguaretama, no litoral sul do Estado. Na tarde do último sábado (02), ele estava bebendo em um bar e teria discutido com uma pessoa. Após deixar o local a vítima disse que iria para casa, mas não chegou ao destino.
No dia seguinte, os familiares procuraram a Polícia Civil da cidade e registraram um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento, a partir disso, foram indicadas às buscas pelo homem.
De acordo com informações repassadas pela polícia, na manhã desta terça-feira (05), moradores chegaram até o local e sentiram um forte odor saindo do poço que fica a cerca de dois quilômetros da comunidade onde a vítima foi vista pela última vez. Apesar de arriscado, um deles desceu e constatou que havia um corpo parcialmente submerso e acionou a polícia, corpo de Bombeiros e ITEP.
Com informações do repórter Railson Oliveira da Tv Ponta Negra.
PÂNICO NA SAÚDE: Cirurgias eletivas do Walfredo Gurgel param por falta de pagamento dos médicos
06/09/2023
Foto: Magnus Nascimento.
O BLOGDOBG recebeu a informação nesta quarta-feira (06) de que os médicos ortopedistas do Walfredo Gurgel paralisaram as cirurgias eletivas por falta de pagamento. Os profissionais estão sem receber desde o mês de maio. Os trabalhadores também confirmaram a situação à empresa prestadora de serviço terceirizado, a Justiz.
De acordo com a Justiz, mais de 2.300 cirurgias, sendo cerca de 300 procedimentos por mês, no período de janeiro a agosto, de segunda à sábado.
A empresa esclarece ainda que, mesmo com a suspensão dos novos atendimentos, os profissionais devem manter o atendimento aos pacientes não internados e consultas pós-operatórias que acontecem no ambulatório.
Confira a nota na íntegra encaminhada pela Justiz ao BLOGDOBG:
Sobre a suspensão de cirurgias eletivas ortopédicas no Hospital Walfredo Gurgel, a Justiz empresa prestadora de serviço terceirizado, esclarece que foi informada pelos ortopedistas da paralisação de novas cirurgias no hospital, em virtude do atraso do pagamento desde o mês de maio.
Na unidade, foram realizadas de janeiro a agosto, mais de 2.300 cirurgias, cerca de 300 procedimentos por mês, que acontecem de segunda a sábado, atuação que tem colaborado para a diminuição de filas de cirurgias eletivas no Walfredo.
Apesar da suspensão dos novos atendimentos pela equipe formada por 70 ortopedistas, os profissionais devem manter o atendimento aos pacientes que estão internados, bem como as consultas pós-operatórias que acontecem no ambulatório.
STTU aplica 222 mil multas e arrecada quase R$ 30 milhões em oito meses
06/09/2023
Foto: Diário do RN.
Recentemente, o jornalista Bruno Giovanni (BG) denunciou durante um programa de rádio que recebeu uma notificação de infração de trânsito irregular, sendo esta a terceira vez que isto aconteceria. Diante disto, o jornalista levantou o debate acerca de uma “indústria da multa” em Natal, ao qual os agentes estariam multando irregularmente apenas para cumprir metas.
Segundo o relato do jornalista, ele não cometeu nenhuma das infrações: “De dezembro para cá (agosto) recebi três multas, que não cometi nenhuma infração. As duas primeiras por não querer desgaste, dor de cabeça, deixei passar (…) essa terceira multa, foi no mesmo local da primeira. Na avenida Hermes da Fonseca, quando fui entrar à direita ali no Hotel Tirol às 07h08 da manhã quando ia deixar meu filho na escola. Isso aconteceu na sexta-feira (25), na quarta-feira (30), já chegou a multa, dizendo que não fiz a conversão e sim passei direto”.
Diante dos questionamentos levantados pelo jornalista, o Diário do RN entrevistou a secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Daliana Bandeira, para realizar um diagnóstico da aplicação das multas e também do ocorrido com o jornalista. Segundo a secretária, a referida multa que BG questionou não tem relação com a conversão feita, mas sim com transitar em via exclusiva para transporte público: “Desde que surgiu essa situação, estivemos acompanhando, ele tentando comprovar que realizou a conversão na avenida Alexandrino de Alencar, nossas imagens mostram isso, mas a multa foi aplicada por nossos agentes em decorrência do veículo estar transitando em via exclusiva para ônibus”, esclareceu.
O termo “indústria da multa” é comumente utilizado pelos motoristas, para reclamar sobre o volume de multas aplicadas. Sobre essa prática em Natal, a secretária não hesitou em explicar que seria quase impossível diante dos números registrados pela secretaria: “Não existe uma indústria da multa em Natal. Quando pegamos os oito primeiros meses de 2023, nós registramos um total de 222.125 multas, sendo 96.136 infrações notificadas por agentes e 125.989 por equipamentos de fiscalização eletrônica”.
Daliana reforça que quando dividimos esses dados referentes ao período vigente do ano, as informações estão de acordo: “Quando pegamos esse montante e fazemos as divisões diante dos meses temos as seguintes informações: são 27.766 multas por mês, se for calcular por dia teremos um total de 925 diárias e se for por hora, serão 38 multas. Lembrando, que são infrações aplicadas tanto por agentes quanto por equipamentos eletrônicos. Natal tem uma frota, média, de 500 mil veículos”.
Diante das infrações autuadas pelos agentes de trânsito, Daliana Bandeira detalhou o trabalho diante de seu efetivo e a jornada de trabalho: “Diante do total de infrações aplicadas pelos agentes, no intervalo desses oito meses, nós podemos perceber as seguintes estatísticas: foram 12.017 autuações por mês; 403 multas por dia em Natal; são 17 multas aplicadas por hora na capital pelos agentes. Levando em consideração esse número mensal (12.017), considerando que temos um efetivo de 157 agentes por dia, trabalhando em quatro turnos de 6 horas, quando faço essa média de agente por multa, resulta que cada profissional aplica – em média- 3,7 multas durante sua jornada de trabalho diária”.
Segundo o sistema de infrações da STTU, aplicado pelos agentes de trânsito, no período de 01 de janeiro a 01 de setembro de 2023, a principal infração cometida pelos condutores foi: transitar na faixa ou via exclusiva regulamentada para transporte público coletivo, sendo registradas 26.983 infrações. Em segundo lugar, está estacionar ao lado ou sobre canteiro central ou divisores de pista de rolamento com 7.544 infrações, em terceiro lugar está dirigir segurando o celular, com 7.115.
O comportamento dos agentes de trânsito diante das infrações e das atualizações também foi citado pela secretária, que explicou o processo de reciclagem feito e a inexistência de metas: “Os agentes, assim como qualquer outra profissão, passam por atualizações, por cursos, para estarem por dentro das mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, não existe isso de ter metas, que multam “por nada”, os agentes recebem apenas o salário – que pode ser consultado no Portal da Transparência- e, em alguns casos recebem adicionais devido suas atividades operacionais”.
Daliana define ainda como a falta de educação de trânsito e não como uma “indústria da multa”: “Falta aos motoristas a educação e respeito ao código de trânsito, pois a sinalização vertical e horizontal existe”. A secretária explica ainda que todos têm direito a defesa: “qualquer pessoa que venha ser notificada tem direito a se defender, tem direito de recorrer, mesmo sendo casos envolvendo a fiscalização eletrônica”.
RECURSOS
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) já arrecadou, até agosto de 2023, um total de R$27.373.041,55 em autos de infração aplicados aos condutores. Neste mesmo período de 2022, o município arrecadou um montante de R$ 22.679.848,64, uma diferença de R$4.693.192,91.
Questionada sobre a destinação desses recursos arrecadados, Daliana Bandeira explicou que o munícipio segue a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN): “Todos os recursos arrecadados, seja por fiscalização eletrônica ou através do agente, ele tem que obedecer à Resolução Contran, nº 875 de 13 de setembro de 2021, que dispõe sobre as formas de aplicação da receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito, que determina onde utilizar esse recurso. Ele tem uso restrito as despesas públicas com sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização, educação de trânsito”.
PF forma 241 novos policiais que serão lotados na Amazônia Legal
06/09/2023
Foto: reprodução
A Polícia Federal (PF) realizou, nesta terça-feira (5), cerimônia de encerramento dos cursos de formação profissional da corporação. Os 241 novos delegados, agentes e escrivães serão designados para atuar em delegacias e superintendências da Polícia Federal situadas na Amazônia Legal.
O evento, que ocorreu na Academia Nacional de Polícia em Brasília, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros de Estado e outras autoridades. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, lembrou que hoje é celebrado o Dia da Amazônia.
“Houve a decisão da direção da Polícia Federal e nossa [do governo] de que todos esses 241 novos policiais estão sendo lotados na Amazônia brasileira, mostrando o forte compromisso, inclusive de dimensão internacional, mas sobretudo com a população da Amazônia, de garantir maior presença das instituições de segurança pública e, com isso, combater os crimes ambientais, conexos, também os crimes nas cidades da Amazônia”, disse Dino.
Os cursos de formação profissional são a etapa final do processo seletivo para ingressar na PF, possuindo caráter eliminatório. Concluíram a formação 116 agentes, 89 escrivães e 36 delegados.
Agência Brasil
Michelle Bolsonaro é plano B para meta do PL de fazer mil prefeitos em 2024
06/09/2023
Foto: Andre Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo
Ancorado no bolsonarismo, o PL se tornou o maior partido da Câmara, com 99 deputados federais. A sigla pretende repetir a fórmula e vencer as eleições do ano que vem em pelo menos mil prefeituras. A prioridade serão cidades médias e grandes pelo interior do Brasil.
Jair Bolsonaro ainda não tem um papel definido na estratégia da legenda. Existe dúvida sobre qual será sua situação judicial diante de tantas investigações.
Com essa indefinição, o PL se previne traçando uma alternativa. Michelle assumiria o posto de embaixadora do bolsonarismo. Ela está aprendendo ao lidar com grandes públicos ao viajar pelo país divulgando o PL Mulher.
No ano passado, a então primeira-dama foi muito elogiada pelos caciques do partido ao falar na convenção nacional do PL e no primeiro ato de campanha do marido.
A cúpula do partido tem altas expectativas, mas sabe que há pontos a melhorar. O discurso de Michelle é, por exemplo, considerado muito voltado para os evangélicos. Ela chama a igreja de “noiva do senhor”, termo comum aos evangélicos, mas desconhecido dos católicos, que são a maioria do eleitorado.
Com informações de UOL
Michelle Bolsonaro é plano B para meta do PL de fazer mil prefeitos em 2024
06/09/2023
Foto: Andre Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo
Ancorado no bolsonarismo, o PL se tornou o maior partido da Câmara, com 99 deputados federais. A sigla pretende repetir a fórmula e vencer as eleições do ano que vem em pelo menos mil prefeituras. A prioridade serão cidades médias e grandes pelo interior do Brasil.
Jair Bolsonaro ainda não tem um papel definido na estratégia da legenda. Existe dúvida sobre qual será sua situação judicial diante de tantas investigações.
Com essa indefinição, o PL se previne traçando uma alternativa. Michelle assumiria o posto de embaixadora do bolsonarismo. Ela está aprendendo ao lidar com grandes públicos ao viajar pelo país divulgando o PL Mulher.
No ano passado, a então primeira-dama foi muito elogiada pelos caciques do partido ao falar na convenção nacional do PL e no primeiro ato de campanha do marido.
A cúpula do partido tem altas expectativas, mas sabe que há pontos a melhorar. O discurso de Michelle é, por exemplo, considerado muito voltado para os evangélicos. Ela chama a igreja de “noiva do senhor”, termo comum aos evangélicos, mas desconhecido dos católicos, que são a maioria do eleitorado.
Com informações de UOL
João Câmara: Casa Lotérica do centro da cidade fechada há quase duas semanas
06/09/2023
Foto: reprodução
Com a lotérica do centro de João Câmara fechada há mais de 12 dias, a baixa nas vendas do comércio local ultrapassa os 40% segundo os empresários que estão localizados no entorno.
Os responsáveis pela concessão, não podem se pronunciar para imprensa, porque segundo eles, a responsabilidade é da Caixa Econômica Federal.
A informação que obtida, é de que um equipamento responsável pela transmissão de dados para o satélite teria sido danificado com o último apagão acontecido em meados do mês passado e que continuam aguardando a resolução do problema.
Com Informações do Café com Messias/101FM
Ex prefeito de João Câmara é empossado Assessor da Procuradoria Geral do RN
06/09/2023
Adv. Dr. Aldo Torquato no momento que era empossado
Na ultima sexta feira (01/09), o advogado e ex-prefeito de João câmara, Aldo Torquato foi empossado no Gabinete do Procurador Geral do RN, no cargo de assessor da Procuradoria Geral.
Aldo Torquato foi empossado pelo Dr. Antenor Roberto, Procurador Geral do Estado.
Até então, Aldo ocupava um cargo comissionado na Prefeitura de João Câmara.
Com Informações do Blog de Assis Silva
Michelle Bolsonaro é plano B para meta do PL de fazer mil prefeitos em 2024
06/09/2023
Foto: Andre Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo
Ancorado no bolsonarismo, o PL se tornou o maior partido da Câmara, com 99 deputados federais. A sigla pretende repetir a fórmula e vencer as eleições do ano que vem em pelo menos mil prefeituras. A prioridade serão cidades médias e grandes pelo interior do Brasil.
Jair Bolsonaro ainda não tem um papel definido na estratégia da legenda. Existe dúvida sobre qual será sua situação judicial diante de tantas investigações.
Com essa indefinição, o PL se previne traçando uma alternativa. Michelle assumiria o posto de embaixadora do bolsonarismo. Ela está aprendendo ao lidar com grandes públicos ao viajar pelo país divulgando o PL Mulher.
No ano passado, a então primeira-dama foi muito elogiada pelos caciques do partido ao falar na convenção nacional do PL e no primeiro ato de campanha do marido.
A cúpula do partido tem altas expectativas, mas sabe que há pontos a melhorar. O discurso de Michelle é, por exemplo, considerado muito voltado para os evangélicos. Ela chama a igreja de “noiva do senhor”, termo comum aos evangélicos, mas desconhecido dos católicos, que são a maioria do eleitorado.
Com informações de UOL















