Moraes e Mendonça batem boca sobre atuação do Ministério da Justiça no dia 8 de janeiro
14/09/2023
Alexandre de Moraes e André Mendonça discutem durante julgamento no STF/SBT News
Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), discutiram nesta quinta-feira (14) sobre a atuação do governo, em especial do Ministério da Justiça, no dia 8 de janeiro – data em que extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
O bate-boca ocorreu durante o julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, o primeiro réu pelos atos golpistas a ter o caso analisado pela Suprema Corte.
Em um determinado momento da sessão, André Mendonça lembrou que foi ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, citou manifestações de 7 de Setembro, e disse que agentes da Força Nacional poderiam ter sido acionados para evitar os ataques aos prédios públicos federais.
“Em todos esses movimentos de 7 de Setembro, como ministro da Justiça, eu estava de plantão com uma equipe à disposição, seja no Ministério da Justiça, seja com policiais da Força Nacional, que chegariam aqui em minutos para impedir o que aconteceu”, declarou Mendonça.
“Eu não consigo entender, e também carece de resposta, como o Palácio do Planalto foi invadido da forma como foi invadido”, completou o ministro.
Alexandre de Moraes, então, interrompeu o colega e afirmou que houve omissão no dia 8 de janeiro por parte da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, que deveria reprimir os manifestantes nas vias públicas.
Moraes – que também foi ministro da Justiça, mas na gestão Michel Temer – declarou ainda que a Força Nacional não poderia ter atuado se não houvesse demanda do governo do Distrito Federal.
“Ministro André, se me permite, já que vossa excelência entrou nesse caso. As investigações demonstram claramente o porquê que houve essa facilidade. Cinco coronéis comandantes da PM do DF estão presos, exatamente porque, desde o final das eleições, se comunicavam por [WhatsApp] dizendo exatamente que iriam preparar uma forma de, havendo manifestação, a Polícia Militar não reagir”, afirmou Moraes.
“Eu também fui ministro da Justiça e sabemos, sabemos nós dois, que o ministro da Justiça não pode utilizar a Força Nacional se não houver autorização do governo do Distrito Federal, porque isso fere o princípio federativo”, acrescentou o magistrado.
Foto: Reprodução.
Confira mais detalhes na matéria de Gustavo Garcia, Pedro Alves Neto, Fernanda Vivas, g1 e TV Globo.
A morte da jogadora Violeta Mitul, aos 26 anos, em trágico acidente
14/09/2023
Violeta Mitul, jogadora moldava que morreu a 4 de setembro de 2023 )(Foto UEFA)
UEFA lamenta morte trágica de internacional moldava
A UEFA emitiu, na última sexta-feira, uma nota de pesar pela morte de Violeta Mitul, defesa/média moldava que tinha somente 26 anos e representava os islandeses do Einherji.
Esteve envolvida num acidente trágico quando realizava escalada com companheiras de equipa. Somou 40 jogos pela Moldávia e era uma das líderes do país», destaca o organismo europeu.
Violeta Mitul jogou pela última vez pela seleção da Moldávia em setembro de 2022, numa derrota muito pesada, por 0-15, num confronto com a Suíça.
A Bola
Detran divulga telefone para atendimento exclusivo sobre a CNH popular no RN
14/09/2023
Contato está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Programa está ofertando mil vagas para população de baixa renda no RN.
RN abre mil vagas no programa CNH Popular para população de baixa renda — Foto: Rodrigo Rezende/ G1
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) disponibilizou um telefone para atendimento exclusivo aos candidatos do Programa CNH Popular. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, por meio do número (84) 99807-7173. Inscrições acontecem pela internet.
25 de setembro, e vai oferecer mil vagas para emissão da Carteira Nacional de Habilitação, distribuídas entre as categorias A, B, C, D e E, é voltado para a população de baixa renda.
Quem pode participar
Podem participar do projeto os beneficiários do Bolsa Família do Governo Federal, devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), além de outros beneficiários de programas assistenciais em situações similares e previsto em lei.
O programa para o benefício da população de baixa renda inclui isenção de taxas relativas a exames clínico-médicos de aptidão física e mental, exame psicológico, licença de aprendizagem e direção veicular; custos de convecção da primeira CNH ou, em caso de mudança, para a categoria C, D e E.
As despesas referentes aos cursos teórico e práticos de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), serão custeados pelo Detran.
Serviço
Programa CHN Popular
Inscrições: De 12 a 24 de setembro
Acesso para o edital e inscrições: https://cnhpopular.detran.rn.gov.br
Contato para atendimetno: (84) 99807-7173 (Segunda-feira a sexta-feira, 8h às 14h)
Do G1/RN
Vídeo: Presidente de Câmara na Paraíba esnoba classe de professores: ‘não trabalham nada’
14/09/2023

Ele tentou fazer paralelo entre a carga horária de enfermagem e professor.
O presidente da Câmara de Vereadores de Pombal, município que fica a 371,6 km da capital paraíbana Natal, Marcos Bandeira (MDB), afirmou que os professores “não trabalham nada”.
Durante a análise do projeto que garante o piso nacional da enfermagem, Bandeira, que é professor, fez a declaração.
O político tentou fazer um paralelo entre a carga horária da enfermagem e a do professor.
Vereador diz que professores não trabalham e vídeo viraliza
Do Blog Jair Sampaio
Turista de 24 anos morre após ter as pernas arrancadas por lancha no Caribe
14/09/2023
Foto: reprodução
Uma turista de 24 anos morreu após ter as pernas arrancadas pela hélice de um barco enquanto desfrutava de um mergulho no mar com sua família, em Haynes Cay, na ilha colombiana de San Andrés, no Caribe.
Yuranis Vanegas Peña estava se divertindo na água na sexta-feira (8) quando foi atropelada por uma lancha de passeio. A hélice arrancou as pernas da vítima, segundo apurou a revista colombiana Semana.
A vítima foi levada a um hospital próximo para tratamento de emergência, mas chegou sem sinais vitais após perder muito sangue.
“O piloto da lancha, que parou para ajudar no local, prestou os primeiros socorros e levou a vítima ao hospital, onde infelizmente faleceu. Ele também se entregou voluntariamente ao Ministério Público para ajudar na investigação em curso”, disse Carlos Solano, porta-voz da polícia colombiana.
Após a morte de Yuranis, autoridades colombianas disseram que planejam disponibilizar a área apenas para nadadores nos próximos meses.
Com Informações de UOL
Turista de 24 anos morre após ter as pernas arrancadas por lancha no Caribe
14/09/2023
Foto: reprodução
Uma turista de 24 anos morreu após ter as pernas arrancadas pela hélice de um barco enquanto desfrutava de um mergulho no mar com sua família, em Haynes Cay, na ilha colombiana de San Andrés, no Caribe.
Yuranis Vanegas Peña estava se divertindo na água na última sexta-feira (8) quando foi atropelada por uma lancha de passeio. A hélice arrancou as pernas da vítima, segundo apurou a revista colombiana Semana.
A vítima foi levada a um hospital próximo para tratamento de emergência, mas chegou sem sinais vitais após perder muito sangue.
“O piloto da lancha, que parou para ajudar no local, prestou os primeiros socorros e levou a vítima ao hospital, onde infelizmente faleceu. Ele também se entregou voluntariamente ao Ministério Público para ajudar na investigação em curso”, disse Carlos Solano, porta-voz da polícia colombiana.
Após a morte de Yuranis, autoridades colombianas disseram que planejam disponibilizar a área apenas para nadadores nos próximos meses.
Com Informações de UOL
Brasileiro capturado nos EUA é levado para prisão de segurança máxima
14/09/2023
Foto: reprodução
O brasileiro Danilo Cavalcante, capturado após 14 dias nesta quarta-feira (13), foi transferido para um presídio de segurança máxima.
Danilo Cavalcante ficará na Instituição Correcional Estadual Phoenix, localizada no condado de Montgomery, próximo a Chester.
O departamento de polícia de Pensilvânia também divulgou uma foto de Cavalcante, já preso no novo local.
Mais de 500 policiais, inclusive agentes da Swat, estavam perseguindo o brasileiro, que também tinha sido incluído na lista vermelha da Interpol. A lista é uma ferramenta de cooperação policial internacional que visa localizar procurados da Justiça para fins de extradição.
As autoridades da Pensilvânia informaram que Cavalcante não percebeu que estava cercado e tentou fugir, mas foi alcançado e mordido por um cão da polícia.
Cavalcante foi encontrado em meio a pilha de ripas de madeira em uma área rural. Na manhã de hoje, pouco antes de 8h30, a localização de Cavalcante foi confirmada por sinais de calor, e ele foi cercado pelas forças de segurança.
Com Informações de UOL
Governadores do Nordeste reclamam de perda de R$ 700 milhões no FPE e pedem auxílio financeiro a governo Lula
14/09/2023
Foto: reprodução
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) encaminhou ao presidente Lula um ofício, assinado pelo presidente do Consórcio, o governador João Azevêdo (PSB), e os outros governadores da região manifestando preocupação com a queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Segundo o ClickPB, que postou esta matéria, no documento, os gestores e gestoras apontam uma perda de receita na ordem de R$ 700 milhões em apenas dois meses com a queda do FPE e solicitam ao governo federal um auxílio financeiro equivalente às variações negativas entre os valores creditados de julho a dezembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022.
“Surpreendidos novamente com nova perda de receita, desta feita, com a agravada e repentina queda no FPE, e sem mais cortes ou sacrifícios para fazer, os Estados da Região Nordeste estão diante de grave risco para a execução de suas políticas públicas”, diz a nota.
Os governadores e governadoras também endossam o impacto já sofrido pelos estados com as perdas arrecadatórias decorrentes das Leis Complementares nº 192 e 194/2022 e a dificuldade de garantir o equilíbrio fiscal com as sucessivas quedas de FPE nos últimos meses.
“As citadas inovações legislativas promoveram reduções estruturais nos orçamentos estaduais e municipais, reduzindo em aproximadamente R$ 124 bilhões por exercício fiscal a arrecadação de ICMS”, explicam os gestores.
“O Consórcio Nordeste acredita na compreensão e pronta atuação do Governo Federal, não apenas em demonstração de seu respeito ao Pacto Federativo, mas também como forma de promoção da justiça social, possibilitando a garantia da continuidade e qualidade dos serviços públicos essenciais, como saúde e educação, prestados à população”, finaliza a nota.
Morre o empresário Edmur Rosado
14/09/2023

Faleceu agora no final da tarde da última quarta-feira (13), em Fortaleza-CE, o empresário Jerônimo Edmur de Góis Rosado, 78. Faria 79 anos dia 17 de novembro.
Dia 4 último, ele fez cirurgia cardíaca para implante de pontes de safena, no Hospital Antônio Prudente, na capital cearense. Mas, surgiram complicações no pós-operatório, com o desenlace hoje.
Ainda não existem maiores informações sobre o caso.
A informação foi-nos passada pelo economista Elviro Rebouças, amigo de Edmur Rosado.
O morto é irmão da ex-prefeita Fafá Rosado, entre outros, além de filho do casal Odete de Góis Rosado e Dix-neuf Rosado, ambos já falecidos.
Deixa quatro filhos do primeiro casamento com Kátia Monte (in memoriam) e uma com a atual esposa, Vera Cantídio Fernandes.
Seu corpo será transportado para Mossoró, onde ocorrerá velório e sepultamento.
Do Blog Carlos Santos
VÍDEO: Dupla invade restaurante em Areia Preta e assalta clientes
14/09/2023
Foto: reprodução
Uma dupla de criminosos assaltou clientes do restaurante Panela de Barro de Mãe, em Areia Preta. Pelo menos um dos bandidos estava armado. O crime aconteceu por volta das 19h45 desta quarta-feira (13).
Imagens de uma câmera de segurança mostram toda a ação. A dupla age tranquilamente após entrar no estabelecimento, abordando os clientes, levando pertences e logo em seguida deixa o local caminhando como se nada tivesse acontecido.
VÍDEO: Dupla assalta clientes de restaurante em Areia Preta/Blog do BG Youtube
Com Informações de Blog do BG
Casa do ministro Fernando Haddad na Zona Sul de SP é alvo de tentativa de assalto
14/09/2023
Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO.
A casa onde vive o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), foi alvo de assaltantes na madrugada desta quinta-feira (14) no bairro de Indianópolis, Zona Sul da capital paulista.
Vizinhos do local narraram a forte presença de agentes da Polícia Federal desde o início da manhã.
Segundo fontes da PF, houve uma tentativa de assalto. Os criminosos arrombaram o portão, mas não conseguiram entrar e fugiram. O ministro estava em casa no momento da tentativa de invasão.
Ninguém foi preso até o momento.
Ação dos criminosos
A tentativa de assalto ocorreu por volta das 5h da manhã. Quando uma funcionária chegou para trabalhar, percebeu o portão da residência arrombado.
O ministro foi acordado e foi conferir as gravações de câmeras de segurança. Descobriu que uma moto parou na porta da casa por volta de 3h da madrugada. Uma pessoa desceu e arrombou o portão com alguma ferramenta.
Na sequência, chegou um carro e desceram quatro homens armados. Eles passaram pelo portão, mas não invadiram a residência e foram embora.
Policiais federais estão no imóvel para fazer uma perícia e fazer o levantamento das câmeras de segurança para tentar identificar os assaltantes.
A Polícia Civil também já esteve na casa há pouco colhendo impressões digitais.
A investigação será conduzida pela superintendência da PF em São Paulo.
Isabela Leite, César Tralli, GloboNews e TV Globo.
Filipinho, influencer mirim com quase 100 mil seguidores, morre em acidente no interior do RN
14/09/2023
Filipinho morreu após ser atropelado por uma carreta na cidade de Touros (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
O pequeno Filipe Paulo, conhecido nas redes sociais como Filipinho, de apenas 11 anos, e irmã dele, Rayse Herculano, de 21 anos, morreram em um acidente na tarde de quarta-feira, 13, após a motocicleta que eles estavam ser atingida por uma carreta na avenida 27 de Março, no centro da cidade de Touros, no litoral Norte do RN.
Filipinho era um conhecido vendedor de cocadas, que atuava nas praias da cidade, e se tornou famoso nas redes sociais quando uma cliente que visitava o Rio Grande do Norte resolveu divulgá-lo em seu perfil nas redes sociais. A partir disso, o pequeno influencer passou a acumular cada vez mais seguidores, e até o fim da tarde de quarta-feira já somava 92 mil fãs internautas acompanhando sua rotina dividida entre trabalho e diversão, especialmente relacionada ao futebol.
A Polícia Militar foi ao local, fez o isolamento da área e acionou a Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para fazer a remoção dos corpos. O condutor da carreta foi detido pela polícia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também esteve no local, mas as vítimas morreram no local. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a dupla trafegava e cai, sendo em seguida atropelada pelo caminhão que passava ao lado.
Com Informações NOVO Notícias
Minirreforma eleitoral: políticos dão sinal verde a festa com fundo eleitoral
14/09/2023
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.
O Brasil está prestes a testemunhar o maior perdão de sua história. Não, não é o perdão de Lula ao ministro do Supremo Dias Toffoli, que embarreirou a ida do ex-presidente ao velório do irmão. Esse, ao que tudo indica, não virá tão cedo, apesar dos serviços inestimáveis do ministro ao presidente.
A anistia generosa, ampla e irrestrita que vem por aí foi orquestrada na Câmara dos Deputados e, na prática, desmantela o sistema de fiscalização dos gastos eleitorais com o dinheiro público — R$ 6 bilhões só em 2022 e mais de R$ 23 bilhões entre 2018 e 2023.
O pacote, que está sendo votado em regime de urgência, a tempo de valer já para a eleição municipal de 2024, estabelece que nenhum partido ou fundação deverá ser punido por irregularidades ou falta de prestação de contas, a menos que fique comprovado que o dinheiro público foi usado em benefício de um dirigente.
Também são perdoados todos os que não cumpriram a cota de candidaturas de negros e mulheres nas eleições de 2022.
Confira mais detalhes na coluna de Malu Gaspar, O Globo.
Homem passa mais de um ano preso por engano e justiça determina que Governo do RN pague indenização de R$ 250 mil
14/09/2023
Foto: Divulgação.
Um homem que cumpriu mais de um ano de prisão por roubo, mesmo sem ter praticado o crime, deverá receber indenização de R$ 250 mil do estado do Rio Grande do Norte, segundo determinou a Justiça.
A revisão da pena e a indenização foram pedidas pela Defensoria Pública em Mossoró, na região Oeste potiguar.
Segundo o órgão, a vida de Francisco Robson da Silva sofreu uma guinada em março de 2021 quando ele descobriu que deveria cumprir uma pena de cinco anos de reclusão por uma condenação pelo crime de roubo.
O homem, no entanto, não seria o autor do crime e sequer estava na cidade de Natal – onde o fato aconteceu – no dia da ocorrência. As inconsistências no processo foram identificadas pela defensora Hissa Cristhiany Pereira, que assumiu o caso em maio de 2022.
Segundo o processo, o crime teria acontecido em abril de 2016. Policiais militares encontraram, em uma residência no bairro Mãe Luiza, em Natal, um carro com registro de roubo e material explosivo.
Confira mais detalhes na matéria do G1 RN.
Após cirurgias, Bolsonaro usa camisa do América RN que recebeu de deputado potiguar
14/09/2023
Fotos: Divulgação.
O Ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), usou nesta quarta-feira (13), a camisa do América de Natal que recebeu de presente do Deputado Estadual Coronel Azevedo (PL-RN).
“Bolsonaro deu muita sorte ao América, ele veio a Natal antes do jogo do América contra o Caxias, quando vencemos de 3×1 e ganhamos o acesso à série C”, lembra o Coronel Azevedo.

Foto de Bolsonaro junto ao Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em hospital, circula nas redes sociais e nela o ex-presidente estampa a camisa do alvirrubro.
Bolsonaro entrou, na manhã da terça-feira (12), no centro cirúrgico do Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, onde passou por duas cirurgias. Ele deu entrada no hospital na segunda-feira (10), onde foi submetido a exames para avaliar seu estado clínico.
A informação foi confirmada por Fabio Wajngarten, ex-secretário de comunicação do seu governo, em publicação feita no X, anteriormente conhecido como Twitter.
Bolsonaro, segundo boletim médico, realizou três procedimentos: septoplastia (correção de desvio de septo), turbinectomia (remoção de parte das conchas nasais) e uvulopalatofaringoplastia (remoção das amígdalas e de fragmentos do palato mole).
Coronel Azevedo estima melhoras e reafirma apoio a Bolsonaro. “Que Deus guie e o conceda pronta recuperação. Estamos contigo, Presidente”, disse o parlamentar.
É sexta! Deive Leonardo apresenta “A Resposta – parte II” no Centro de Convenções
14/09/2023
Fotos: Divulgação.
Após percorrer diversas cidades e estados pelo Brasil, além de três continentes, 10 países, com a primeira parte do espetáculo “A Resposta”, um dos maiores evangelistas do mundo e fenômeno da internet, Deive Leonardo volta a Natal para apresentar a segunda parte da turnê, “A Resposta II”. A sessão será nesta sexta-feira, dia 15, às 20h, no Centro de Convenções. As inscrições estão sendo feitas na Oticalli (Midway Mall) e no site da Bilheteria Digital.
Como uma mensagem inspiradora e de fé, Deive busca responder as maiores inquietações do ser humano e levar o conforto necessário para os momentos de dificuldade pelos quais passamos. Além disso, convida o público a viver uma nova experiência com Deus. Com uma produção extraordinária, o espetáculo conduz o público a uma experiência única e emocionante, do começo até os últimos minutos. Os números nas redes sociais concretizam o sucesso de Deive com o público.
No Instagram, são mais de 14 milhões de seguidores. Em seu canal no YouTube, o número de inscritos ultrapassa a marca dos 8 milhões, gerando um engajamento de quase meio bilhão de visualizações. Além disso, é escritor dos livros: “O Deus que me faz chorar”; “Ser Diferente #Partiu”; “O amor mais louco da história”; “Coragem para recomeçar”; “Final da Tempestade” e “Devocional alegria do amanhecer”, todos best seller.
Apesar de ter nascido em um lar cristão, somente aos 19 anos, após um encontro especial com Deus, passou a se dedicar a ser um agente de transformação na vida das pessoas. Formado em Direito, chegou a trabalhar como vendedor e bancário, mas, sentiu que não era aquilo que o fazia feliz. Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na cidade de Joinville, Santa Catariana, Deive é casado com Paula Martins e pai dos pequenos João Leonardo, Noah Leonardo e Serena.
O evento em Natal é uma realização da Viva Promoções e Non Stop Produções. Mais informações: @vivapromocoes.


Funcionários e pacientes são alvos de assalto na USF do Planalto
14/09/2023
Foto: Reprodução.
Pelo menos 20 pessoas foram vítimas de um assalto no início da manhã desta quinta-feira (14), na Unidade de Saúde da Família Rosângela Lima, localizada no bairro do Planalto, zona Oeste de Natal.
De acordo com uma testemunha, era por volta das 07h10 da manhã, início do expediente na unidade de saúde, quando um dois assaltantes se aproximaram e anunciaram o crime. Eles renderam funcionários e pacientes que aguardavam a abertura da USF.
“O porteiro estava abrindo a parte traseira da unidade, quando ele escutou vários gritos. Correu e viu que o casal estava fazendo o arrastão. Eles chegaram ainda a apontar a arma para a cabeça de uma pessoa que era da família de uma servidora”, contou a testemunha.
Após alguns minutos, os criminosos deixaram a unidade levando celulares e outros pertences das vítimas. A ação durou cerca de três minutos. A Polícia Militar foi acionada, mas até o momento nenhum suspeito foi detido.
Polícia analisa câmeras para descobrir quem pichou o Forte dos Reis Magos
14/09/2023
Foto: Magnus Nascimento.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) iniciou a análise de imagens de segurança no inquérito que investiga a pichação feita na fachada do Forte dos Reis Magos. No início desta semana, segundo o Órgão, uma perícia foi realizada no local junto ao Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep) e pessoas já foram ouvidas. Atualmente, a investigação segue sob sigilo na 2ª Delegacia de Polícia de Natal e resulta de um pedido realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) à Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) no último dia 8 de setembro.
“A investigação é sigilosa. No começo da semana, o Itep e a Polícia Civil fizeram uma perícia no local. O delegado da área, da 2ª Delegacia de Polícia, é quem está a cargo das investigações. As imagens de segurança estão sendo checadas, pessoas passaram por oitivas e o inquérito está em andamento”, informou a PCRN à reportagem. Informações sobre as fases da operação e linha de investigação também não foram repassadas.
Segundo trabalhadores ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE em matéria publicada no dia 8 de setembro, a suspeita é que a pichação no Forte dos Reis Magos tenha sido feita durante a madrugada de 7 de setembro, feriado nacional de independência. O patrimônio foi pichado com a frase “Não ao PL/2903. Aqui é Terra Indígena” com tinta vermelha. O Projeto de Lei em questão, de iniciativa do Deputado Federal Homero Pereira (PL/MT), está em tramitação no Senado e regulamenta o art. 231 da Constituição, para dispor sobre o reconhecimento, a demarcação, o uso e a gestão de terras indígenas.
Confira mais detalhes na matéria da Tribuna do Norte.
Engorda de Ponta Negra pode ficar mais cara e não há prazo para realizar a licitação
14/09/2023
Foto: Alex Régis
A Prefeitura de Natal solicitou ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) mais R$ 32 milhões para as obras da engorda de Ponta Negra. A atualização no orçamento depende de análise do Ministério e não tem prazo para resposta. Com isso, também não há prazos para início das obras, que precisará esperar a análise do órgão federal. Antes, a obra estava orçada em R$ 52,4 milhões e agora pode chegar a R$ 85 milhões.
Segundo o ministério, os valores constam na última versão do Plano de Trabalho protocolado pela Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra) no começo deste mês. De maneira geral, as intervenções em Ponta Negra custarão R$ 110 milhões, em valores que incluem ainda a proteção costeira (enrocamento) e outras obras.
A aprovação desse plano é uma etapa necessária para que a Prefeitura consiga abrir o edital de licitação da engorda, obra que promete minimizar a erosão costeira e o avanço do mar na principal praia urbana do Rio Grande do Norte. Ainda não há prazos para início das obras.
Tribuna do Norte
Morre Gustavo Henrique Oliveira de Souza aos 34 anos
14/09/2023
Foto: Cedida
Faleceu na madrugada desta quinta-feira (14), no Hospital Sírio-Libanês, após lutar incansavelmente contra um câncer devastador, Gustavo Henrique Oliveira de Souza, aos 34 anos.
Engenheiro Civil, filho dos amigos queridos Magela e Dona Sônia Galliza.
O velório deverá ocorrer amanhã no cemitério Morada da Paz, em Emaús.
https://www.blogdobg.com.br/morre-gustavo-henrique-oliveira-de-souza-aos-34-anos/















