Barragem de Umari, em Upanema, atinge 99% da sua capacidade total
05/05/2024
Foto: divulgação/Igarn
A barragem de Umari, localizada em Upanema, chegou a 99, 48% de sua capacidade total neste sábado (4). Ao todo, o reservatório está com 291.305.265 dos 292.813.650 m3 disponíveis preenchidos. Entre os três maiores reservatórios do Rio Grande do Norte, ele é o mais próximo da sangria. Os dados são do último boletim do Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn).
Além de Umari, os reservatórios Armando Ribeiro Gonçalves e Santa Cruz do Apodi também apresentam volumes significativos, ultrapassando 80% de suas capacidades. Enquanto o primeiro está com 80,64% do volume total, o segundo aparece com 80,45% de sua capacidade ocupada.
De acordo com o boletim da Igarn, outros 19 reservatórios já alcançaram e mantém a sangria. É o caso do Açude Dourado, localizado em Currais Novos, que apresenta capacidade total de 10.321.600 m3 de volume atingida. O Riacho da Cruz II segue o mesmo ritmo, ocupando 100% da capacidade de 9.604.200 m3 atingido.
Tribuna do Norte
Dupla recapturada do presídio de Mossoró é indiciada por crimes cometidos durante a fuga
05/05/2024
Foto: divulgação/PRF
A dupla que escapou da Penitenciária Federal de Mossoró foi indiciada pelos crimes cometidos durante a fuga. Deibson Cabral Nascimento, conhecido como Tatu, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, conhecido como Martelo, de 35 anos, fugiram no dia 14 de fevereiro de 2024 e foi recapturada no dia 4 de abril na cidade de Marabá, no Estado do Pará.
Nesta sexta-feira (3), os policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR/Mossoró) deram cumprimento a dois mandados de prisão contra a dupla. Os mandados foram cumpridos na Penitenciária Federal de Mossoró, onde os dois estão detidos.
Tatu e Martelo protagonizaram uma fuga do Sistema Penitenciário Federal amplamente divulgada a nivel nacional, no dia 14 de fevereiro de 2024, e desde então cometeram vários crimes nas comunidades do entorno do presídio e cidades vizinhas causando pânico à população local. Ao tomar conhecimento de que a dupla cometeu crimes na zona rural de Mossoró, a DEFUR realizou diversas diligências e indiciou a dupla por crimes de furtos e roubos. A justiça acatou o pedido de prisão preventiva feito pela autoridade policial e expediu os mandados de prisão.
98 FM Natal
“Enem dos Concursos”: adiamento atrasa calendário, mas governo quer provas em 2024
05/05/2024
Foto: Wey Alves/Metrópoles
O governo Lula (PT) testaria, neste domingo (5/5), a primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos”, mas a prova foi adiada em função da situação do Rio Grande do Sul (RS), fortemente afetado pelas chuvas nos últimos dias. Segundo fontes do governo, o concurso será aplicado ainda em 2024, mas todo o calendário de contratação de novos servidores sofrerá impacto.
Com 2,1 milhões de inscritos, este é o maior certame público já realizado no país. Modelo novo de seleção pública, inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o concurso vai selecionar, de uma só vez, 6.640 profissionais para ocupar cargos em 21 órgãos públicos federais.
A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começaria em 5 de agosto, mas o cronograma deverá sofrer alterações com a nova data, que será anunciada “assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional”, segundo o governo.
“De fato, a autorização do concurso no ano passado era justamente para cobrir a falta de pessoal que ocorre ainda em vários órgãos. A gente não tem noção do quanto se vá adiar [as contratações], porque depende de quando será a realização da prova”, admitiu a ministra da Gestão, Esther Dweck, em entrevista coletiva na sexta-feira (3/5).
Metrópoles
TSE nega recurso de Bolsonaro e Braga Netto e mantém inelegibilidade de ambos por oito anos
05/05/2024
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, nesta sexta-feira (3), por unanimidade, um recurso apresentando pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Walter Braga Netto (PL) contra a condenação por abuso de poder durante as comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022.
Com a decisão, a Corte eleitoral manteve a inelegibilidade dos dois por oito anos. O julgamento, que terminou às 23h59 dessa sexta-feira (3), acontece no plenário virtual. Nesse modelo, não há debates. Os ministros apenas registram seus votos. Todos votaram e o placar foi 7 a 0 contra Bolsonaro e Braga Neto.
O tribunal também referendou a aplicação de uma multa no valor de R$ 425,6 mil a Bolsonaro e de R$ 212,8 mil a Braga Netto, pela prática de conduta vedada a agente público.
Segundo o TSE, Bolsonaro e Braga Netto cometeram abuso de poder político e econômico ao misturar um evento oficial com um ato de campanha eleitoral.
CNN Brasil
INFORME PUBLICITÁRIO: "OFERTAS DA SEMANA" na Potiguar Honda em João Câmara, RN.
04/05/2024

Atenção!!! Faça um consórcio e ganhe um brinde grátis



Baixa Verde Honda está localizada na Av. Antônio Severino Câmara, Nº 2531/João Câmara, RN.
Contatos: (84) 3262-1000
Fale com os nossos vendedores (a):
-*Diego Augusto: (84) 99486-8151
-*Fernanda Silva: (84) 99835-7150
-*Adriene Messias: (84) 99907-3277
-*Ediliane Messias: (84) 99102-4569
-*Catiucia Vanessa: (84) 99157-5344
-*Gyslaine Silva: (84) 99465-1635
-*Thabata Fonseca (84) 99438-8397
-*Giovana Viana (84) 98899-5782
-*José Marcolino (84) 99195-5747
Em Manaus, Bolsonaro pede minuto de silêncio pelo RS e critica Lula
04/05/2024
Foto: Reprodução/Rede Social
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a falar sobre as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul durante sua passagem por Manaus. Ele participou do encontro estadual do Partido Liberal Amazonas, na noite desta sexta-feira (3.mai.2024). O evento foi também para o lançamento da pré-candidatura do Capitão Alberto Neto (PL-AM) para a prefeitura da capital.
Em seu discurso, citou as mortes causadas pelas chuvas, pediu 1 minuto de silêncio pelas vítimas e criticou a condução do governo federal. “Os nossos irmãos do Rio Grande do Sul estão sofrendo muito com uma catástrofe natural, eu lamento a ineficiência do estado brasileiro. Vivemos outras situações no meu governo, e eu estaria lá no RS com meus ministros”, disse.
Poder360
RN: fim de semana deve ser de Sol e pancadas de chuva
04/05/2024
Foto: Reprodução/TN
Céu aberto pela manhã e pancadas de chuva durante o dia devem marcar o tempo no Rio Grande do Norte neste fim de semana. Em Natal, o sábado (4) deve ser de Sol com algumas nuvens, além de chuvas rápidas tanto durante o dia quanto à noite. Já no domingo (5), a previsão é de céu coberto com nuvens, podendo ocorrer períodos nublados e precipitações a qualquer momento. A temperatura oscila entre a mínima de 24 ºC e a máxima de 31 ºC.
Na região do Seridó potiguar, o fim de semana inicia com céu aberto e Sol pela manhã de sábado, com posterior aumento de nuvens ao longo do dia. Durante à tarde e à noite, são esperadas pancadas de chuva. No domingo, o tempo segue semelhante, com exceção da noite em que o tempo fica aberto. A máxima pode chegar a 32ºC e a mínima pode cair até 22ºC.
Em Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Estado, a previsão do tempo para o sábado é de Sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme. Já no domingo, ocorre Sol e aumento de nuvens pela manhã, além de pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura oscila entre 23 ºC e 33ºC.
Na região Oeste do Rio Grande do Norte, em Mossoró, podem ocorrer pancadas de chuva durante a tarde de sábado. Pela manhã, a previsão é de aumento de nuvens. À noite o tempo fica aberto. O domingo segue com a mesma expectativa, com diferencial apenas para a noite em que podem ocorrer pancadas de chuva.
Tribuna do Norte
Fim da reeleição será discutido em audiências no Senado
04/05/2024
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado começa, nos próximos dias, a realizar audiências públicas para discutir a proposta que põe fim à reeleição para presidente, governadores e prefeitos. Serão pelo menos cinco encontros, segundo apurou a CNN.
A ideia é convidar especialistas em Direito Eleitoral e até mesmo políticos que atuaram na época da aprovação da reeleição, em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Depois disso, a proposta deve ser votada no colegiado e, se aprovada, seguirá para o plenário. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem dado declarações públicas de que o tema está entre as prioridades de votação neste ano.
Relator da reforma no Código Eleitoral, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou três sugestões de emendas à Constituição para propor o fim da reeleição e a ampliação para cinco anos nos mandatos para cargos do executivo.
A diferença principal entre as propostas está em ter uma eleição única ou seguir com o modelo atual de uma eleição geral e uma eleição municipal.
CNN Brasil
Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra ex-fugitivos de Mossoró
04/05/2024
Foto: Reprodução
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR/Mossoró) deram cumprimento, nesta sexta-feira (03), a dois mandados de prisão em desfavor de Deibson Cabral Nascimento, vulgo Tatu, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, vulgo Martelo, de 35 anos, ex-fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. Os mandados foram cumpridos na unidade prisional.
Tatu e Martelo protagonizaram uma fuga do Sistema Penitenciário Federal amplamente divulgada a nivel nacional, no dia 14 de fevereiro de 2024, e desde então cometeram vários crimes nas comunidades do entorno do presídio e cidades vizinhas causando pânico à população local. Ao tomar conhecimento de que a dupla cometeu crimes na zona rural de Mossoró, a DEFUR realizou diversas diligências e indiciou a dupla por crimes de furtos e roubos.
A justiça acatou o pedido de prisão preventiva feito pela autoridade policial e expediu os mandados de prisão. A dupla foi recapturada no dia 04/04/2024, na cidade de Marabá, no Estado do Pará.
Ponta Negra News
Ataques hackers aumentam 8,8% no Brasil e país segue como 2º mais atacado do mundo
04/05/2024
Imagem: PX Media/Shutterstock
O maior país da América Latina segue sendo o principal alvo de ataques hackers no continente e um dos principais no panorama global. O Brasil sofreu 357.422 ataques no segundo semestre de 2023, ante 328.326 no primeiro semestre do ano passado — um aumento de 8,86%.
Entre os principais setores atingidos no Brasil no período, a telecomunicação sem fio segue liderando com 82.065 ataques, um aumento de 142.47% em relação ao primeiro semestre de 2023, quando foram contabilizadas 33.846 investidas. Continuam no top 3 o transporte de cargas, com 25.620 registros, e processamento de dados, com 25.130, com poucas alterações desde o último relatório.
Os dados são do mais recente Relatório de Inteligência de Ameaças da NetScout, que é a líder global em soluções de cibersegurança, divulgado nesta semana.
A duração média de cada ataque é de 29 minutos, que é o tempo em que os criminosos ficam no sistema invadido.
Em comparação com os demais países da América Latina, o Brasil sofreu cerca de 4,3 vezes mais ataques que a Argentina, segunda colocada, com 82.749 ataques, e cerca de 4,6 mais que o Peru, terceiro mais atacado, com 74.531.
Segundo país do mundo com mais ataques
No âmbito global, o Brasil é o segundo país do mundo com mais ataques, atrás apenas dos Estados Unidos, com 1.168.456 de ataques; e a Coreia do Sul em terceiro, com 333,516 registros.
O relatório aponta os 26 diferentes vetores de ataques usados: TCP ACK, amplificação DNS, TCP RST, amplificação TCP SYN/ACK e ICMP.
Segundo a empresa que faz o relatório, as informações do documento são coletadas a partir da visibilidade sem precedentes da internet da NetScout em escala global, coletando, analisando, priorizando e difundindo dados sobre ataques DDoS de 214 países e territórios, 456 indústrias verticais e mais de 13.000 Números de Sistemas Autônomos (ASNs, siglas em inglês).
Os ataques DDoS têm como objetivo tornar algum sistema indisponível para alguma finalidade dos hackers.
CNN Brasil
RN é reconhecido como livre da Febre Aftosa sem vacinação, divulga Ministério da Agricultura
03/05/2024
Foto: Divulgação/MAPA
Após a campanha de vacinação promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), por meio do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn/RN), junto aos agropecuaristas do RN, no período de 15 a 30 de abril, o estado alcançou, por meio de portaria do Ministério da Agricultura e Agropecuária (Mapa), publicada na última terça-feira (30), o status de livre da Febre Aftosa sem vacinação.
Com este reconhecimento, o Rio Grande do Norte passa a compor a lista de estados brasileiros que, já a partir do próximo semestre, não dependerá mais de campanhas de vacinação contra a doença, uma vez que seu rebanho bovino e bubalino alcançou um número significativo de animais imunizados.
Benefícios para os produtores
Para os produtores rurais, as vantagens são: a economia em não precisar mais comprar a vacina e pagar mão de obra especializada para a sua aplicação, podendo redirecionar esse investimento para outras áreas da sua criação. Além disso, os animais também poderão transitar livremente para outras regiões, facilitando o comércio desse rebanho.
Declaração dos animais vacinados
Apesar do reconhecimento, o trabalho dos produtores referentes a essa última campanha ainda não acabou. É de extrema importância que os animais vacinados sejam declarados até o dia 15 de maio, em qualquer escritório Idiarn/RN, Emater/RN ou as secretarias de agricultura dos municípios, pois esta declaração é requisito essencial para que esse selo seja validado pela Organização Mundial de Saúde Animal e, assim, o Brasil seja considerado um país livre da Febre Aftosa sem vacinação por inteiro.
Tribuna do Norte
Barragem Armando Ribeiro Gonçalves se aproxima dos 2 bilhões de metros cúbicos
03/05/2024
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 1.907.257.611 m³, percentualmente, 80,37% da sua capacidade total - Foto: Divulgação/IGARN
Maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 80,37% de sua capacidade e chegou, de acordo com dados do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), aos 1,9 bilhão de metros cúbicos. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (02), indica um acumulo de 1.907.257.611 m³ na barragem, cuja capacidade total é de 2.373.066.000 m³. No dia 15 de fevereiro, o manancial estava com 1.230,56 bilhão de m³, equivalentes a 51,86% da sua capacidade total.
A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 482.198.850 m³, correspondentes a 80,41% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Em meados de fevereiro, o reservatório acumulava 344.622.360 m³, equivalentes a 57,46% da sua capacidade total.
A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 287.383.458 m³, equivalentes a 98,15% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No relatório do dia 15 de fevereiro, o reservatório estava com 219.149.906 m³, percentualmente, 74,84% da sua capacidade total.
As reservas hídricas superficiais totais do RN, que correspondem à somatória dos volumes dos reservatórios monitorados pelo Igarn, acumulam 3.409.233.773 m³, percentualmente, 75,38% da capacidade total, que é de 4.438.663.499 m³.
Os mananciais monitorados pelo Igarn, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, que permanecem com 100% da sua capacidade, são: Mendubim, em Assu; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Trairi, em Tangará; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, Currais Novos; Apanha Peixe, em Caraúbas; o açude público de Riacho da Cruz; Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; e o açude público de Encanto.
Outros mananciais monitorados que permanecem sangrando, são: Riachão, em Rodolfo Fernandes; Pinga, em Cerro Corá; Tesoura, em Francisco Dantas; Dinamarca, em Serra Negra do Norte; Sossego, em Rodolfo Fernandes; e Francisco Cardoso (Mulungu), em Currais Novos.
Reservatórios que estão com mais de 90% da sua capacidade total, são: o açude público de Cruzeta, que está com 92,49%; Gangorra, em Rafael Fernandes, com 95,80%; e Morcego, em Campo Grande, com 97,48%.
Alguns açudes já sangraram nesta quadra chuvosa e permanecem próximos da sua capacidade máxima, casos de Santa Cruz do Trairi, que está com 97,74%; Novo Angicos, com 98,87%; Curraes, em Itaú, com 99,92% e o açude público de Currais Novos, acumula 99,61% da sua capacidade total.
O açude Boqueirão de Parelhas acumula 24.592.861 m³, percentualmente, 29% da sua capacidade total, que é de 84.792.119 m³. Em meados de fevereiro o manancial estava com 5,81% da sua capacidade total.
A barragem de Poço Branco acumula 103.590.252 m³, correspondentes a 76,17% da sua capacidade total, que é de 136 milhões de metros cúbicos. Em 15 de fevereiro, o manancial estava com 25,55% da sua capacidade total.
Tribuna do Norte
Polícia Civil prende pai condenado por estupro de vulnerável contra a própria filha em Natal
03/05/2024
Foto: Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão contra um homem, de 59 anos, condenado por estupro de vulnerável contra a própria filha. Ele foi detido no bairro Lagoa Nova, na zona Sul de Natal. De acordo com as investigações, o suspeito havia cometido o crime contra a vítima, que tinha apenas 4 anos, em 2019. Ele estava foragido.
O mandado de prisão definitiva foi expedido pela 15ª Vara Criminal da Comarca de Natal. O suspeito foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A prisão faz parte da "Operação Caminhos Seguros", deflagrada em âmbito nacional para combater os crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Portal Tropical
RN fecha quadrimestre com redução de 13,2% no total de mortes violentas
03/05/2024
Foto: assecom
A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte divulgou nesta sexta-feira (03) estatísticas referentes às Mortes Violentas Intencionais (MVI) ocorridas em território potiguar ao longo dos primeiros quatro meses do ano. Comparando com igual período do ano passado, foram 48 assassinatos a menos, o que representa uma redução de 13,2% no geral.
Em números absolutos, 364 pessoas foram mortas no estado entre janeiro e abril de 2023, contra 316 mortes registradas em 2024. Os dados foram contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da SESED. Após o processo, vale ressaltar que a COINE repassa as informações ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério Público Estadual (MPRN).
Ainda de acordo com a COINE, o quadrimestre também registrou redução no total de homicídios dolosos (- 16,7%), mortes em decorrência de enfrentamento policial (-15,2%), latrocínios (-9,1%) e feminicídios (-11,1%). Houve aumento de 30,4% nos casos de lesão corporal seguida de morte (30,4%). As cinco tipologias compõem o MVI, que são as mortes violentas intencionais.
RN fecha quadrimestre com redução de 13,2% no total de mortes violentas
03/05/2024
Foto: assecom
A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte divulgou nesta sexta-feira (03) estatísticas referentes às Mortes Violentas Intencionais (MVI) ocorridas em território potiguar ao longo dos primeiros quatro meses do ano. Comparando com igual período do ano passado, foram 48 assassinatos a menos, o que representa uma redução de 13,2% no geral.
Em números absolutos, 364 pessoas foram mortas no estado entre janeiro e abril de 2023, contra 316 mortes registradas em 2024. Os dados foram contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da SESED. Após o processo, vale ressaltar que a COINE repassa as informações ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério Público Estadual (MPRN).
Ainda de acordo com a COINE, o quadrimestre também registrou redução no total de homicídios dolosos (- 16,7%), mortes em decorrência de enfrentamento policial (-15,2%), latrocínios (-9,1%) e feminicídios (-11,1%). Houve aumento de 30,4% nos casos de lesão corporal seguida de morte (30,4%). As cinco tipologias compõem o MVI, que são as mortes violentas intencionais.
Governo autoriza início de recuperação das rodovias estaduais
03/05/2024
Rodovias estão em situação precária - Foto: web
A governadora Fátima Bezerra (PT), assinou nesta sexta-feira (03), a ordem de serviço para obras de restauração de nove trechos de rodovias estaduais sob jurisdição dos distritos rodoviários de Mossoró e Pau dos Ferros. Eles compõem o Lote 1 do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, recentemente licitado pela Secretaria da Infraestrutura, totalizando 210,5 quilômetros.
Fazem parte do lote, entre outras, a RN-015, trecho entre Mossoró e Baraúna; o trecho Mossoró/Governador Dix-sept Rosado da RN-117, e 41 quilômetros da RN-177, de Pau dos Ferros a São Miguel.
Financiado por recursos da primeira parcela do empréstimo no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), no valor de R$ 428 milhões, o programa de restauração de rodovias contempla quase 800 quilômetros de estradas nos sete distritos rodoviários do Estado.
Na solenidade de assinatura da ordem de serviço, realizada no Auditório da Governadoria, com a presença de prefeitos, a governadora Fátima Bezerra disse que este e o primeiro de um total de três lotes.
Os dois outros lotes, contendo 24 trechos, estão em fase final de licitação.
“E adiciono mais outra boa notícia: o lote 2 já está a caminho, foi homologado ontem e, provavelmente na próxima semana, estarei dando a ordem de serviço para o início da recuperação também do chamado lote 2, que contempla as estradas do Seridó”, disse a governadora.
SERVIÇO AUTORIZADO
1° DISTRITO (MOSSORÓ)
RN-015 – Mossoró/Baraúna – 44,0 km
RN-117 – Mossoró/Governador Dix-sept Rosado – 34,0 km
Estrada: Tibau/Grossos – 17,5 km
Total no Distrito: 95,5 km
6° DISTRITO (PAU DOS FERROS)
RN-079 – Entroncamento BR-405/Marcelino Vieira/ Alexandria/Divisa RN-PB – 38,0 km
RN-177 – Rodolfo Fernandes/Entr. BR-405 – 11,0 km
RN-177 – Viçosa/Portalegre – 8,0 km
RN-177 – Francisco Dantas/ Entroncamento BR-226 (Pau dos Ferros) – 8,0 km
RN-177 – Pau Ferros/Encanto/São Miguel – 41,0 km
RN-177 – São Miguel/Coronel João Pessoa – 9,00 km
Total do Distrito: 115,0 km
TOTAL DO LOTE 1: 210,5 km
Jandaíra: Pré-candidato a prefeito Reginaldo Vitorino e Claudio Quirino visitam comunidade de Tubibal
03/05/2024


Após uma semana de compromissos políticos em Brasília na companhia da prefeita Marina e vereadores, o pré-candidato a prefeito Reginaldo Vitorino estave neste domingo, em companhia de Claudio Quirino na comunidade de Tubibal onde foi recepcionados por amigos.
Nas visitas, Reginaldo e Cláudio foram muito bem recepcionados por correligionários e amigos numa demonstração de apoio ao pleito eleitoral que se aproxima.
Com a aproximação das eleições, o pré-candidato a prefeito Reginaldo Vitorino pretende intensificar sua agenda de visitas as comunidades.
Vítimas de violência doméstica terão cirurgia plástica de graça no RN
03/05/2024
Foto: Divulgação/ Reprodução
Mulheres, crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis que sofreram violência doméstica e familiar poderão fazer cirurgias plásticas reparadoras gratuitamente no Rio Grande do Norte. Os atendimentos serão realizados a partir do acordo de cooperação técnica assinado entre o TJRN e a Fundação Instituto para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária (IDEAH) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) nesta sexta-feira (12). Denominada Projeto Renascer, a ação faz parte das atividades do Núcleo de Cooperação Judiciária (NUCOOP) do TJRN.
“O Projeto Renascer, como o próprio nome indica, é a esperança para essas mulheres que foram violentadas e mutiladas. É um apoio que se dá para que elas possam renascer. E para que possa renascer em todas elas a alegria de viver e a dignidade”, destaca a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJRN, Sulamita Pacheco.
Levantamento das vítimas
A primeira etapa do projeto é levantar junto às Varas da Violência Doméstica, da Infância e Juventude, Criminais e no Tribunal do Júri os processos cujas vítimas de crime ou ato infracional apresentem potencial indicação médica de cirurgia reparadora.
Feita esta triagem, os Centros Especializados de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais encaminharão à Fundação Instituto para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária para a avaliação médica, que confirmará a possibilidade de realização do procedimento cirúrgico reparador. A Fundação IDEAH será responsável pelo direcionamento à rede privada e ao serviço de cirurgia plástica em unidades hospitalares públicas credenciadas pelo SUS.
“Após a busca ativa pelos pacientes, será feito um mutirão onde os médicos avaliarão estes pacientes e solicitarão exames pré-operatórios. A previsão é que as cirurgias sejam realizadas entre 45, 60 dias após a realização destes exames”, explica o presidente do Instituto IDEAH, Luciano Chaves.
Ponta Negra News
Ciclista morre atropelado por carro-forte na BR-304 em Mossoró
03/05/2024
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um ciclista morreu após ser atropelado por um carro-forte na BR-304, em Mossoró. O acidente fatal aconteceu na manhã desta sexta-feira (03). De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal, a vítima tentava cruzar a rodovia quando houve a colisão.
O acidente aconteceu por volta das 9 horas. O condutor do carro-forte permaneceu no local e prestou socorro. No entanto, a vítima não resistiu e morreu na hora, antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo a PRF, o motorista relatou que a vítima estava no acostamento e cruzou a rodovia para acessar um retorno. Ele acrescentou que tentou frear, mas não conseguiu evitar o acidente. As marcas da frenagem ficaram no asfalto.
O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) e ainda não tinha sido identificado até o final da manhã.
Portal Tropical
Promoção Mês das Mães na Ótica Venâncio: Compre um óculos de grau e ganhe um óculos de sol para sua Mãe
03/05/2024
Maio é o mês das Mães e na ÓTICA VENÃNCIO tem promoção. Na compra de um óculos de gtrau, ganhe um óculos de Sol para sua Mãe.















