Casa de homem preso por espancar ex-namorada é pichada em Natal: “A rua vai cobrar”
30/07/2025
Foto: Reprodução
Uma pichação foi registrada na manhã desta quarta-feira (30) no portão da casa de Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, que vai responder por tentativa de feminicídio contra a jovem Juliana Soares, de 35 anos. A frase, assinada por “Loukos”, deixa a mensagem de que “a rua vai cobrar cada soco” do agressor.
A frase faz referência ao teor do crime cometido por Igor no último sábado (26), quando o indivíduo espancou a namorada com mais de 60 socos no elevador de um condomínio na zona Sul de Natal. O ex-namorado da vítima alegou “surto claustrofóbico” ao agredi-la.
As imagens do crime foram registradas pelas câmeras do elevador e mostram Juliana com o rosto desfigurado após a agressão. A vítima passou por exames de corpo delito nesta terça-feira (29), e aguarda por cirurgia no rosto, que sofreu fraturas e uma série de ferimentos. O agressor está preso no Centro de Recebimento e Triagem (CRT), numa cela com mais seis presos. Ele poderá ser transferido para uma unidade prisional nos próximos dias.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Maxaranguape: Rogério Marinho tem 37,5%; Allyson Bezerra tem 16,75% e Cadu Xavier tem 5,75% das citações dos entrevistados para o Governo do RN, aponta pesquisa Consult
30/07/2025
Foto: reprodução
Pesquisa realizada pelo Instituto Consult revela que Rogério Marinho tem 37,5% das citações dos entrevistados em Maxaranguape; Allyson Bezerra tem 16,75%; Cadú Xavier tem 5,75% das citações; 31,25% não souberam responder; nenhum dos candidatos são 8,75%.
A pesquisa foi realizada no dia 26 de julho de 2025 com 400 entrevistados. A margem de erro é de 4,9% pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.
Por Blog do Gustavo Negreiros.
Essa publicação é um oferecimento
UTILIDADE PÚBLICA: Mulher perde carteira com documentos, cartões e dinheiro em João Câmara/RN.
30/07/2025
Foto: Ilustrativa
A Sra. Rejane de Moura Barbosa, perdeu a carteira contendo todos os documentos pessoais, além de quatro cartões de crédito, em João Câmara. A perda de documentos foi comunicada ao Blog do Montoril, na manhã desta quarta-feira, mais a Sra. Rejane Moura, segundo informações perdeu segunda-feira a noite, nas mediações do Bairro Vila Nova e do Supermercado do Srº Zé do Ouro.
Além dos documentos e cartões, havia uma quantia em dinheiro dentro da carteira. A titular da carteira quer recuperar os seus documentos e cartões.Quem encontrou a carteira de Rejane de Moura Barbosa, deixar na rádio 89 FM Assunção ou Tico lanches na BR 406, ou falar no contato: WhatsApp (84) 99445.7136
Por Marco Montoril
Essa publicação é um oferecimento
Confira o encarte de oferta Zera Estoque do Supermercado Econômico
30/07/2025
Essa publicação é um oferecimento
Homem encontrado morto na zona rural de Touros nesta quarta-feira (30)
30/07/2025
Foto: reprodução
Um corpo foi encontrado na manhã desta quarta-feira(30/07) no município de Touros, litor4al norte potiguar.
Segundo informações do portal TourosUrgente, o corpo foi localizado no canteiro da “estrada do fio” que liga a BR-101 aos distritos das Vilas, Zona Rural.
A Polícia Militar foi acionada e está isolando o local até a chegada da Polícia Técnica e ITEP para realizar Perícia e remoção do corpo.
Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
Se Trump me conhecesse, saberia que sou melhor do que Bolsonaro, diz Lula
30/07/2025
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao New York Times publicada nesta 4ª feira (30.jul.2025), que se Donald Trump (Partido Republicano) o conhecesse, saberia que ele é “20 vezes melhor” que Jair Bolsonaro (PL).
A declaração do presidente foi feita a 3 dias do prazo dado pelo presidente dos Estados Unidos para que as tarifas de 50% contra os produtos brasileiros entrem em vigor —1º de agosto.
Em 9 de julho, ao divulgar a imposição das medidas, por meio de carta destinada a Lula, Trump mencionou como uma das justificativas o que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que é réu em uma ação penal no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado em 2022.
“Honestamente, não sei o que o Trump ouviu sobre mim. Mas, se ele me conhecesse, saberia que sou 20 vezes melhor [do que Bolsonaro]”, afirmou o presidente.
Durante a entrevista concedida na 3ª feira (29.jul) no Palácio da Alvorada, em Brasília, Lula também declarou que o povo brasileiro e o povo norte-americano “não merecem ser vítimas da política, se a razão pela qual o presidente Trump está impondo essa tarifa ao Brasil é por causa do processo” contra Bolsonaro.
“O povo brasileiro vai pagar mais por alguns produtos, e o povo norte-americano vai pagar mais por outros produtos. E eu acho que a causa não justifica isso. O Brasil tem uma Constituição, e o ex-presidente está sendo julgado com pleno direito à defesa”, afirmou.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Presidente da CBF e deputada federal são alvos de operação por compra de votos em Roraima
30/07/2025
Foto: Rafael Ribeiro
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, a deputada federal, Helena da Asatur (MDB) e o marido dela, o empresário Renildo Lima, foram alvos de busca e apreensão numa operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (30) que investiga compra de votos nas eleições municipais de 2024, em Roraima.
O g1 procurou a defesa de Samir Xaud, a de Renildo Lima, e aguarda resposta. A reportagem tenta contato com a defesa da deputada federal Helena da Asatur.
A Operação Caixa Preta tem o objetivo de investigar suspeita da prática de crimes eleitorais em Roraima. Outros sete mandados de busca e apreensão são cumpridos na operação.
Agentes da PF estiveram na casa de Xaud e também na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A Justiça também bloqueou R$ 10 milhões nas contas dos investigados.
As investigações começaram quando o empresário Renildo Lima foi preso com R$ 500 mil em setembro de 2024, nas eleições municipais daquele ano. Parte desse dinheiro foi encontrado na cueca do empresário.
G1
Essa publicação é um oferecimento
Câmara Municipal de Jandaíra: Hoje é dia de celebrar a vida do vereador Yure Carneiro!
30/07/2025
Ver essa foto no Instagram
Foto: reprodução Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Plano de contingência só deve ser discutido se tarifaço de 50% for consumado, diz Alckmin
30/07/2025
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira, 29, que o plano de contingência do governo contra o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil só deve ser discutido se a sobretaxa for consumada.
“O plano de contingência que está sendo bem trabalhado só deve ser discutido se consumada a questão dos 50%. Nós não vamos esmorecer, vamos trabalhar permanentemente para evitar que isso ocorra”, afirmou o vice-presidente.
Como antecipou o Estadão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai esperar o início da vigência do tarifaço para bater o martelo sobre as medidas.
Alckmin afirmou que o governo está trabalhando para a alíquota definida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seja diminuída para todos os setores. A Casa Branca reconsidera a taxação o café, cacau e outros produtos agrícolas, mas sem citar o Brasil.
“Nós estamos trabalhando para que a diminuição da alíquota seja para todos. Não tem justificativa você ter uma alíquota de 50% para um país que é um grande comprador de você, em que você tem uma balança comercial superavitária”, disse Alckmin, que declarou ainda que pretende avançar “em todas as convergências” com os Estados Unidos.
Big techs
Nesta terça-feira, Alckmin se reuniu com representantes da Meta, Google, Amazon, Apple, Visa e Expedia. Segundo ele, a conversa foi “proveitosa”, sendo aberta uma mesa para se falar sobre as reivindicações das big techs.
“Eles trouxeram como pautas segurança jurídica, inovação tecnológica, ambiente regulatório. Foi uma boa reunião, participaram outros órgãos de governo porque essa é uma pauta que envolve não só o Poder Executivo, como o Legislativo e o Judiciário”, afirmou Alckmin.
O vice-presidente disse ainda que o governo brasileiro não deve ter pressa em regulamentar as big techs, como mostrou o Estadão, sendo necessário, inicialmente, analisar como o tema é tratado em outros países.
Criado há duas semanas, o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, sob liderança de Alckmin, realizou reuniões com dezenas de representantes do setor produtivo, líderes sindicais e membros da diplomacia brasileira.
Terra
Essa publicação é um oferecimento
Apresentadora da Globo é hostilizada em loja: “Vocês são insuportáveis, fazem jornalismo de lixo”
30/07/2025
Foto: Reproduções/Instagram@leilaneneubarth
Em seu perfil no Instagram, a apresentadora do ‘Conexão GloboNews’, Leilane Neubarth, postou um vídeo gravado por ela mesma, sendo agredida verbalmente por uma mulher em uma perfumaria.
Ver essa foto no Instagram
“Falo sim, vocês, repórteres da Globo, são insuportáveis, fazem um jornalismo de lixo. Eu posso dizer por que eu assistia à Rede Globo”, disse a senhora não identificada.
“Vai botar no jornal? Estou com o cabelo bom hoje? Queria estar melhor. Estou vindo do hospital, entendeu? Trabalho para cacete, trabalho com gente pobre, muito pobre, que acreditam nas bobagens que vocês falam, jornalixo.”
Leilane Neubarth entre trechos do vídeo postado pela apresentadora: “Ninguém precisa gostar de ninguém. Mas acredito realmente que ‘o respeito é a luz que ilumina a escuridão da intolerância’”
A explicação
“Isto aconteceu comigo esta tarde. Eu estava numa loja, tranquilamente fazendo compras, quando fui vítima de uma agressão gratuita”, contou a âncora no post.
“Do nada esta mulher começou a me agredir e me xingar. Eu demorei um pouco pra entender que minha única “arma” contra aquela agressão gratuita era meu celular. Gravei só o final do ataque.”
A jornalista deu mais detalhes. “Além de agressiva ela foi extremamente debochada, parecendo se exibir na agressão. Por isso decidi postar aqui. Ninguém precisa gostar de ninguém. Mas acredito realmente que ‘o respeito é a luz que ilumina a escuridão da intolerância’.”
Leilane Neubarth, 66 anos, está na Globo desde 1979. Já teve várias funções no canal, como apresentadora do ‘Jornal da Globo’ e do ‘Bom Dia Brasil’. Transferiu-se para a GloboNews em 2009, fazendo o ‘Edição das 18h’ ser líder de audiência.
Na pandemia, se afastou do telejornal por fazer parte do grupo de risco. Desde 2021, ela divide o matinal ‘Conexão GloboNews’ com Camila Bomfim e Daniela Lima. A comunicadora faz parte da comunidade LGBT+.
Terra
Essa publicação é um oferecimento
Delegada afirma que mulher espancada pelo namorado foi incentivada por ele a tirar a própria vida
30/07/2025
Foto: Magnus Nascimento
O homem acusado de desferir 60 socos em uma mulher em Natal teria induzido a vítima, Juliana Soares, a atentar contra a própria vida, fato que será apurado durante a investigação. A informação é da delegada responsável pelo caso, Victória Lisboa, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O agressor, Igor Eduardo Pereira Cabral, 29 anos, responderá por tentativa de feminicídio e pode pegar uma pena de 20 a 40 anos, segundo o Código Penal.
A vítima, Juliana Soares, 35 anos, passou por exames de corpo delito nesta terça-feira (29) e aguarda por cirurgia no rosto, que sofreu fraturas e uma série de ferimentos. O agressor está preso no Centro de Recebimento e Triagem (CRT), numa cela com mais seis presos. Ele poderá ser transferido para uma unidade prisional nos próximos dias.
“Ele já tinha dado um empurrão nela. A vítima narrou essa situação também de que ele incentivou ela a se matar. São fatos que já chamam a atenção para uma violência doméstica. Até o fato dela não ter saído do elevador já por receio dela agredir e ter as filmagens caso essa agressão acontecesse já mostra esse receio que ela tinha. Se ela tivesse solicitado uma medida protetiva antes poderíamos ter evitado essa situação”, relatou a delegada.
“Pelo que ela me relatou, foi uma situação que ela estava passando, querendo tomar remédios, com psicológico abalado, e ele estava incentivando ela. Inclusive isso será apurado melhor. Porque pode configurar crime”, acrescentou. “Ela informou que ele havia ingerido cocaína”, acrescentou a delegada Victória Lisboa.
A delegada responsável pelo caso disse ainda que a expectativa é concluir o inquérito sobre o caso até a próxima segunda-feira (04). Durante esta semana os depoimentos e testemunhas serão colhidos por parte da Polícia Civil.
O agressor, Igor Eduardo Pereira Cabral é estudante, tem 29 anos e chegou a participar de competições de basquete pela Seleção Brasileira. O nome dele consta em registros na Liga Nacional de Basquete.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
AO VIVO: Acompanhe a sessão ordinária da Câmara Municipal de Touros/RN - 30/07/2025
30/07/2025
AO VIVO | 3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO LEGISLATIVO DE 2025 | 30/07/2025 - CÂMARA MUNICIPAL DE TOUROS/RN. (REPRODUÇÃO: YUOTUBE)
Nesta quarta-feira, (30), acontece mais uma sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal de Touros/RN. Com a participação dos vereadores para debater e deliberar sobre pautas de interesse da população.
A sessão é aberta ao público e pode ser acompanhada presencialmente ou pelos canais oficiais da Câmara, garantindo transparência e acesso às decisões do Legislativo.
Essa publicação é um oferecimento
Governo Lula espera uma manifestação do representante de Comércio dos EUA para avançar em negociação de tarifas
30/07/2025
Foto: Montagem com fotos da AFP
Às vésperas de entrar em vigor uma sobretaxa de 50% sobre as exportações de todos os produtos brasileiros, prevista para sexta-feira, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda aguarda acenos de Washington para que seja aberta uma negociação formal para um acordo entre Brasil e Estados Unidos.
Segundo interlocutores que acompanham o impasse, o ideal é que o representante comercial da Casa Branca, JamiesonGreer, dê um passo à frente e volte a conversar com o governo brasileiro. Apesar das recentes conversas entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e o secretário americano de Comércio, Howard Lutnick, é Greer o principal responsável pela costura de acordos internacionais.
O representante participou de negociações com a China em Estocolmo, nos últimos dias, ao lado do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.
O retorno para os EUA do presidente Donald Trump e os principais integrantes de sua equipe, que estavam em visita à Escócia na terça-feira, pode ajudar a melhorar esse cenário, arriscam pessoas familiarizadas com o tema.
A avaliação é que, como a Casa Branca tem negociado e fechado acordos com vários parceiros internacionais, como Indonésia, Reino Unido, Japão e União Europeia, o Brasil espera sua vez na fila.
Nos últimos dois dias, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve em Nova York para participar de uma reunião da ONU sobre a situação na Palestina. Vieira indicou ao governo dos EUA que estaria disposto a ir até Washington para uma reunião de alto nível, caso fosse convidado.
O governo brasileiro espera uma resposta dos EUA sobre o que querem negociar com o Brasil, se há produtos que deveriam ser importados sem tarifas para o mercado americano, que bens poderiam ser vendidos livremente para o mercado brasileiro e que outros itens poderiam ser colocados sobre a mesa.
São exemplos do que é esperado a regulação das big techs, que chegou a ser discutida em reunião com um representante do Departamento de Comércio dos EUA, as empresas americanas e Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, e o interesse pelos minerais críticos e estratégicos, como terras raras, lítio e nióbio.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
FOTOS: ACLA Pedro Simões Neto homenagea Salomé Dias (in-memoriam)
30/07/2025
Maria Salomé da Silva Dias/in-memoriam (Foto: cedida arquivo familiar)
Dentro da programação de comemorações dos 167 anos do município de Ceará -Mirim, que ocorre nesta Quarta-feira (30), a Academia de Letras e Artes Pedro Simões Neto, homenageou na tarde da última terça-feira (29), figuras ilustres do Vale do Ceará-Mirim, que fizeram história no município, entre elas, Maria Salomé da Silva Dias (in-memoriam/2001), pelos relevantes serviços prestados durante sua vitoriosa trajetória de vida.
Antes de se destacar como diretora do Abrigo São Vicente de Paulo, Salomé vendeu panos de pratos, doce de mamão, bolo Souza Leão, e nessa jornada contou com o apoio de suas fiéis amigas Leda Marquês, Dra. Socorro Cavalcante (in-memoriam) entre outras.
Leda Marquês, que sem dúvidas foi um divisor de águas na marcante trajetória de Salomé, pois foi a seu pedido que o saudoso Padre Ruy, convocou Salomé para assumir a direção do Abrigo São Vicente de Paulo.
Foram dez anos a frente do Abrigo, Salomé, tinha uma inteligência rara, foi sem dúvidas uma administradora exigente, porém humana, e com apenas a quarta série do primeiro grau, projetou a instituição para o RN e Nordeste através de uma gestão inovadora e inclusiva.
Salomé, deixou um legado de superação e muita fé.
Foto: reprodução
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: CMDCA elege nova Mesa Diretora e delibera ações importantes para 2025
30/07/2025
Fotos: cmdcajc
Na quinta-feira, 23 de julho, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária de 2025 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Câmara (CMDCA). O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) e foi conduzido pela presidente interina, Joserlania (Lana Leite).
Durante a reunião, foi eleita a nova Mesa Diretora do CMDCA. João Paulo Melo, representante da Associação Comunitária do Amarelão (ACA), assumiu a presidência. A vice-presidência ficou com Raquel Rayane, da Associação Multcred Esporte Clube, e a secretaria passou a ser responsabilidade de Maria Gorete, da Pastoral da Criança – entidade vinculada à Igreja Católica, Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Além da eleição, foram debatidos e encaminhados temas relevantes para o fortalecimento das ações do conselho em 2025. Entre os principais pontos, destaca-se a atualização do Regimento Interno do CMDCA, que será discutido em uma reunião extraordinária prevista para o dia 7 de agosto. A atualização segue os parâmetros da nova legislação municipal (Lei nº 816/2023).
Outro tema de destaque foi a proposta de inclusão de crianças e adolescentes nas atividades do conselho, com o objetivo de garantir que esse público tenha voz ativa na formulação de políticas públicas, promovendo maior representatividade e eficácia nas ações desenvolvidas pelo CMDCA.
Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
Vereadora Roseane se pronuncia sobre possibilidade de pedido de licença para tratamento de saúde e prticular
30/07/2025
Vereadora Roseane Soares, (PP) partido progressista (Foto: reprodução/TVCâmara)
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara realizada na última segunda-feira (28), a vereadora Roseane Soares, (PP) partido progressista, utilizou uma questão de ordem para abordar publicamente os rumores sobre uma possível licença do seu mandato parlamentar.
Em seu pronunciamento, Roseane afirmou que ainda não há nenhuma decisão definitiva, mas reconheceu que existe, sim, a possibilidade de se afastar do cargo por questões de saúde. Caso a licença venha a se concretizar, segundo a própria parlamentar, será no início do mês de agosto e por um período estimado entre um a dois meses.
A vereadora, que foi eleita com mais de 860 votos, pediu compreensão à sua base eleitoral e agradeceu pelas mensagens de apoio e carinho que tem recebido. Ela destacou ainda que preferiu se manifestar oficialmente no plenário diante da grande repercussão do tema pela cidade.
“Se houver a necessidade, farei esse afastamento temporário com tranquilidade e respeito ao povo que confiou em mim nas urnas. Mas reforço que ainda não é algo certo.” — disse Roseane.
A declaração ocorre em meio a especulações políticas sobre a entrada do suplente Amistrong Bezerra (PP) na Câmara e um suposto apoio dele à gestão da prefeita Aize Bezerra — algo que também foi negado por Amistrong ao BM Notícias.
Fonte: BM Notícias
Essa publicação é um oferecimento
Justiça Eleitoral cassa vereadores do PL por fraude com candidaturas laranja em Ielmo Marinho
30/07/2025
Fotos: reprodução
Em uma decisão histórica, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte reconheceu um esquema de fraude na cota de gênero nas eleições de 2024 em Ielmo Marinho. O Partido Liberal (PL) usou candidaturas femininas fictícias — conhecidas como “laranjas” — para burlar a lei e inflar sua chapa com candidatos homens.
A sentença, assinada pela juíza Niedja Fernandes, anulou todos os votos do partido e cassou os mandatos dos vereadores eleitos Edival Cabral e Elionaide Duarte.
Duas candidatas, Edivania Justino e Maria Alzenir Melo, receberam recursos do fundo eleitoral, mas não realizaram campanha real. Alzenir, inclusive, admitiu em áudio que foi “usada”, reforçando o conluio para fraudar a legislação. A Justiça classificou a prática como um ataque à democracia e um golpe contra a representatividade feminina.
Fonte: Blog Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Médico potiguar cria sistematização que virou referência nacional no atendimento de urgência
30/07/2025
Foto: Reprodução
Fortaleza, Recife, João Pessoa, Maceió, Natal… Essas são apenas algumas das 15 cidades do Nordeste onde a metodologia SAVeM— Sedação, Vias Aéreas e Ventilação Mecânica — já está transformando a prática de médicos e equipes de urgência. Criado por um potiguar, o método ultrapassou as barreiras regionais e hoje é referência em todo o Brasil, com centenas de profissionais formados também na modalidade online.
Por trás dessa revolução está o médico anestesiologista Dr. Max Breno Dutra Alves, formado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com residência em Anestesiologia pelo IMIP. Atuando no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ele percebeu uma lacuna crítica na formação prática de médicos que atuam na urgência: a falta de sistematização nos procedimentos essenciais para salvar vidas.
Inspirado em treinamentos internacionais como ACLS, ATLS, PHTLS e PALS, Dr. Max desenvolveu um protocolo que se tornou referência, com linguagem acessível, embasamento científico e ênfase na segurança. Assim nasceu o SAVeM, que rapidamente ganhou notoriedade por capacitar médicos em sedação segura, manejo de vias aéreas e ventilação mecânica com abordagem prática e objetiva.
“A sistematização salva vidas. Quando o médico sabe exatamente o que fazer, em que ordem, e com segurança, o atendimento muda radicalmente — e o paciente sente isso no desfecho”, afirma Dr. Max.
Para o Rio Grande do Norte, trata-se de um motivo de orgulho. Um projeto nascido em solo potiguar, que se expandiu para o Nordeste inteiro e já impacta milhares de vidas em todo o Brasil.
BG
Essa publicação é um oferecimento
Após tarifaço dos EUA, madeireira catarinense anuncia férias coletivas
30/07/2025
Foto: reprodução
Após o anúncio de Donald Trump de que produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos serão taxados em 50%, as empresas exportadoras do Brasil buscam formas de adiar o impacto da medida.
Na cidade de Ipumirim, em Santa Catarina, uma empresa exportadora do setor madeireiro anunciou nesta terça-feira (29) que deu férias coletivas a quase 500 funcionários. A empresa fabrica molduras de madeira para o mercado externo - sendo 95% do total para os Estados Unidos.
A decisão de reduzir as operações foi motivada pela suspensão, na semana passada, dos contratos de exportação que ainda não haviam sido enviados aos portos.
Em comunicado ao mercado e aos colaboradores, o grupo diz que a medida "visa aguardar que ambos os governos cheguem a um acordo, permitindo que as atividades comerciais continuem fluindo".
Com quase 500 colaboradores diretos, apenas um setor com 15 deve seguir trabalhando.
Além de molduras, a empresa ainda atua na fabricação de paletes para o mercado interno e de portas de madeira e kits de portas prontas tanto para o Brasil quanto para o Uruguai e o Paraguai. Considerando toda a produção da empresa, o percentual de comércio com os Estados Unidos gira em torno de 50%.
Tarifas
Os EUA anunciaram que taxarão produtos de diversos países, sendo que o Brasil teve o maior índice anunciado: 50% sobre todas as exportações.
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou na terça-feira que alguns produtos não cultivados no país, como café, manga e abacaxi, poderiam entrar nos Estados Unidos sem tarifa de importação, porém isenção depende de acordo entre Brasil e Estados Unidos.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Moraes garante à Itália que Zambelli não será submetida a condições degradantes, caso retorne ao Brasil
30/07/2025
Foto: Agência Brasil/Reprodução
Documento enviado pelo STF para justificar extradição promete respeito aos direitos da deputada, condenada por invasão de sistemas do Judiciário
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assegurou às autoridades italianas que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) não será submetida a tortura, penas cruéis ou tratamento degradante caso seja extraditada ao Brasil. A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
As garantias constam do pedido de extradição enviado em junho, logo após a fuga da parlamentar para a Europa. Moraes anexou ao documento uma série de compromissos assumidos pelo Estado brasileiro, em conformidade com tratados internacionais, para viabilizar a repatriação da condenada.
Brasil promete cumprir tratados internacionais
Além do compromisso com a integridade física e psíquica de Zambelli, o ministro afirmou que ela não será presa nem processada por atos anteriores ao pedido de extradição, não enfrentará penas de caráter perpétuo nem será punida por motivações políticas. As garantias são requisitos exigidos para que a Itália autorize a entrega de um cidadão estrangeiro às autoridades de outro país.
A deputada foi condenada em maio pela Primeira Turma do STF, por unanimidade, a 10 anos de prisão em regime fechado e multa de dois mil salários-mínimos. A pena foi aplicada pelos crimes de invasão de sistema informático e falsidade ideológica, praticados em conjunto com o hacker Walter Delgatti Neto.
Agenda do poder
Essa publicação é um oferecimento