Parazinho: Rita é eleita prefeita, derrotando oligarquias e políticos profissionais
07/10/2024
Foto: reprodução nas redes sociais
Com 50,38% e 2.479 dos votos válidos, Rita do partido União Brasil, foi eleita prefeita de Parazinho/RN. Contra tudo e contra todos, me lembro que apenas o nosso Web site: www.blogdomontoril.com.br de nome: Blog do Montoril esteve apoiando e defendendo com a verdade a prefeita eleita Rita, usados nos momentos mais difíceis da sua vida pessoal e política, os nossos amigos Parazinhenses e leitores do nosso blog é nossa testemunha.
Diferente de alguns meios de comunicação usado rasteiramente pela atual administração, para denegri a imagem e mostrar as mais absurdas mentiras, ditas pelos seus adversários políticos como: rádio Fm, blogs, Pod Cast, entre outros canais de comunicação. Fica claro que o povo bom, hospitaleiro e humilde, da amada cidade de Parazinho, foi a maioria, “O Poder Emana do Povo” foi o povo que elegeu Rita prefeita para administrar 4 anos, e governar os destinos da cidade, quem conhece Rita sabe que o governo que dela será administrado, voltada para o trabalho, para os mais humildes com equilíbrio e transparência.
DO BLOG: Agradecemos a Deus em primeiro lugar, pela brilhante vitória da prefeita eleita Rita e seu vice-prefeito, Claudão, nossos sinceros votos de parabéns e sucesso na administração, que serão de 4 anos. Rita vai tirar a cidade de Parazinho do atraso e desmando administrativo. Conhecemos de perto a vida pública Rita e seu compromisso, comprometimento e amor com todos os munícipes Parazinhenses.
Por Marco Montoril
Aninha de Cleide é eleita prefeita de Santa Cruz
07/10/2024

Aninha de Cleide foi eleita prefeita de Santa Cruz.
A candidata oposicionista obteve 12.215 votos, ou 55,63% dos votos válidos.
Dra. Fernanda teve 9.742 votos, 44,37%.
Aninha conquista uma vitória história, como primeira prefeita eleita após sucessivos governos apoiados pelo deputado estadual Tomba Farias.
Aninha de Cleide foi vereadora por dois mandatos e agora assumirá a prefeitura de Santa Cruz a partir de janeiro de 2025.
Prefeito de Olho d’Água dos Borges é eleito por um voto de diferença
07/10/2024

O prefeito Antonimar Amorim, do União Brasil, foi eleito prefeito da cidade de Olho D’Água do Borges (RN) por um voto de diferença. A contagem dos votos foi encerrada na cidade por volta das 18h15, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Antonimar recebeu 2.178 votos, um a mais que a candidata Laize Sales, do PP, que teve 2.177. O resultado percentual na cidade foi:
Antonimar Amorim (União Brasil) – 50,01%
Laize Sales (PP) – 49,99%
Antonimar Amorim, de 76 anos de idade, era vice-prefeito na gestão anterior. A vice-prefeita eleita na chapa foi Marceli Fernandes, do Podemos.
Olho D’Água do Borges conta com 4.800 eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O número é maior do que a população estimada do município apontada no Censo do IBGE de 2022, que é de 3.900 pessoas.
Por g1 RN
Professor Leandro Varela faz bonito e tira a família Ribeiro do poder em Canguaretama com 54% dos votos
07/10/2024

Indicado como forte candidato a levar as eleições desse ano em Canguaretama, o professor Leandro Varela, que também é atuante vereador do município, cresceu na intenção de voto da população ao bater de frente com um sistema forte e temido, comandado pela família Ribeiro há anos,
Com 10.774 votos, o que equivale a 54,47%, o simples vereador, odiado pelos poderosos de Canguaretama, subiu como foguete nas últimas pesquisas e sai vitorioso nas urnas.
A vitória de Leandro estava engasgada na garganta de 10.774 mil canguaretamenses, que tentaram levá-lo ao poder em outra eleição municipal, a suplementar, realizada em 28/11/2022.
Wedna Mendonça derrota o prefeito Juninho para comandar Passagem pelos próximos 4 anos
07/10/2024

Wedna Mendonça foi valente, guerreira, não desistiu de lutar contra um sistema forte e com a máquina na mão e foi eleita prefeita de Passagem com 2.270 votos • 52,39%.
Paulinho Freire e Natália Bonavides se enfrentam no segundo turno em Natal
07/10/2024

A eleição está matematicamente definida para segundo turno em Natal. Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) seguem na disputa pela Prefeitura da cidade.
O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) ficou em terceiro lugar.
Desde o início da apuração, não houve mudança no cenário, identificando que o segundo turno entre Paulinho e Natália já estava definido na capital potiguar, com os números do candidato do União Brasil sempre despontando à frente.
Ivanildo Filho é reeleito em Timbaúba dos Batistas com votação histórica
07/10/2024
Ivanildo Filho foi reeleito em Timbaúba dos Batistas com votação histórica.
1.743 IVANILDINHO 70,6%.
726 LEILA 29,4%.
MAIORIA HISTÓRICA DE 1.017
Timbaúba dos Batistas celebra, neste domingo (06), uma vitória com maioria histórica. O prefeito Ivanildo Filho, “Ivanildinho”, foi reeleito com uma expressiva maioria, ao lado de sua vice, Lelé. O resultado das urnas confirmou a confiança da população na atual gestão: Ivanildinho recebeu 1.743 votos, enquanto a candidata Leila obteve 726 votos, garantindo uma diferença de 1.017 votos – a maior já registrada na história política do município.
Com essa vitória, Ivanildinho e Lelé reforçam o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Timbaúba dos Batistas, priorizando ações que beneficiem diretamente a qualidade de vida dos moradores. A reeleição com ampla margem demonstra o reconhecimento popular pelas realizações da administração, que nos últimos anos focou em áreas fundamentais, como infraestrutura, saúde e apoio ao homem do campo.
Em seu discurso após a confirmação do resultado, Ivanildinho agradeceu o apoio da população e destacou a responsabilidade que é liderar o município com uma votação tão expressiva. “Esta vitória não é apenas minha e da Lelé, mas de cada cidadão de Timbaúba dos Batistas que acredita no nosso trabalho e na nossa dedicação. Vamos seguir em frente, com ainda mais empenho, para que possamos honrar cada voto de confiança depositado em nós”, afirmou o prefeito reeleito, emocionado.
A comemoração tomou as ruas da cidade, onde eleitores e apoiadores de Ivanildinho celebram a vitória que marca um momento histórico para Timbaúba dos Batistas.
Fatinha de Marcelo é eleita prefeita de João Dias
07/10/2024

A viúva de Marcelo Oliveira foi eleita prefeita de João Dias com 1.818 votos, equivalente a 66,84%.
Touros: Prefeito Pedro Filho é reeleito com maioria de 6.550 votos, 64,13% dos votos válidos
07/10/2024

Mais um prefeito do Mato Grande reeleito com votação consagradora, trata-se do prefeito Pedro Filho do município de Touros que obeteve 14.861 votos, 64,23% do votos válidos e uma maioria avassaladora de 6.550 votos.
Seu adversário, Flávio contador do União Brasil, obeteve 8.311 votos, o que corresponde a 35,87% dos votos válidos.
Com esse resultado, Pedro Filho quebra um tambu de 20 anos sem que um profeito fosse reeleito e se consolida como uma das maiores lideranças políticas do município
Os Vereadores eleitos foram:
Tiago de Zezinho (PP) 1.858 votos
Wanderson (PSD) 1.024 votos
Lelis (PSD) 1.011 votos
Rafaela Vieira ( Uniçao Brasil) 927 votos
Igor Brito (PP) 808 votos
Maria Ediene (PSD) 768 votos
Joermerson Sá (PP) 764 votos
Dr, Leonardo (Republicanos) 759 votos
Paulinho Professor (PP) 749 votos
Dedé Serra Verde (Republicanos) 738 votos
Diassis de Santa Luzia (Republicanos) 709 votos
Digeo França (Unição Brasil) 665 votos
Nenem Garson (republicanos) 658 votos
Poço Branco: Prefeito Edinho é reeleito com maioria de 3.176 votos
07/10/2024
Edinho é reeleito prefeito de Poço Branco com maioria avassaladora
O prefeito Edinho (PSD) foi releito para um segundo mandato ao obter 6.262 votos (66,99%), já seu adversário, Valdemar de Góis, obeteve 3.066 votos (33,01%). A maioria de Edinho foi de 3.’76 votos.
Os vereadores eleitos em Poço Branco foram: Rodrigo Lucas – PP (801 votos), Marquinhos Menezes -União Brasil (767 votos), Mazo do Hospital PP (667 votos). Percivaldo Jr. -União Brasil (662 votos), João Horácio – PSDB (577 votos), Katiane Lucas-União Brasil (554 votos), Galego Cândido – União Brasil (544 votos), Babá de Samambaia – PP (526 votos) e João Paulo Vieira – PDT (306 votos).
ELEIÇÕES 2024: Professora Nilda é eleita prefeita de Parnamirim
07/10/2024
Foto: Divulgação
Com 99,26% dos votos apurados nas eleições para a Prefeitura de Parnamirim, Professora Nilda tem 47.451 votos e é eleita prefeita da cidade com 46,90%
Professora Nilda (SOLIDARIEDADE) 46,90%:
Salatiel de Souza (PL) 44,28% (44.802 votos)
Marciano Júnior (AVANTE) 4,50% (4.549 votos).
Caicó (RN): Festa da Vitória do prefeito Dr. Tadeu com show da banda Cheiro de Amor começa às 20 horas
06/10/2024

Nesta noite, Caicó (RN) será palco de uma grande celebração popular em comemoração à reeleição do prefeito Dr. Tadeu. A partir das 20h, a tradicional Festa da Vitória reunirá milhares de pessoas nas ruas da cidade, que serão embaladas pelo som da banda baiana Cheiro de Amor, uma das mais renomadas do axé.
A concentração acontecerá em frente ao Centro Administrativo, de onde sairá o pranchão, tradicional trio elétrico que marcará o ritmo da festa. O trajeto será o mesmo do Carnaval de Caicó, com o cortejo passando pelas principais ruas e encerrando em frente ao icônico Arco do Triunfo, símbolo da cidade.
A expectativa é de que a celebração seja uma das maiores já realizadas no município, reunindo não só os eleitores do prefeito, mas toda a população que deseja festejar a reeleição e aproveitar uma noite de música e diversão. A banda Cheiro de Amor, com décadas de história e sucessos marcantes, promete levantar o público e transformar a festa em uma verdadeira micareta.
Seis cidades do RN já definiram prefeitos; confira lista
06/10/2024
Foto: Tânia Rêgo
Com 10,48% das urnas contabilizadas, seis cidades do Rio Grande do Norte já definiram os prefeitos nas Eleições 2024. Até o momento, 817 secções foram totalizadas. As primeiras cidades a elegeram os candidatos foram: Almino Afonso, Pilões, Janduís, João Dias, Cruzeta e São Francisco do Oeste.
Em Pilões, foi eleita a candidata do MDB, Lena do Céu, com 2.494 votos (100%). Já em Almino Afonso, Dra. Jéssima Amorim, do MDB, foi eleita com 68,33% dos votos. No município de Janduís, Elvécio Gurgel, do PT, foi eleito com 64,89% dos votos.
Em João Dias, Fatima de Marcelo, do União Brasil, venceu a eleição com 65,35%. Já em São Francisco do Oeste, a candidata Gisely Porfírio, também do União Brasil, foi eleita com 62,86% dos votos. Na cidade de Cruzeta, o candidato do União Brasil, Joaquim do Medeirinho venceu o pleito com 74,73% dos votos.
Crimes eleitorais: 108 eleitores e 14 candidatos foram presos neste domingo, segundo Ministério da Justiça
06/10/2024
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Justiça registrou a prisão de 108 eleitores e 14 candidatos até o momento. As prisões foram feitas por diferentes forças de segurança. Os dados estão sendo atualizados em tempo real.
Entre os eleitores, 24 foram presos no Rio de Janeiro e 24 em Boa Vista (RR). Entre os candidatos, dois foram presos em São Pedro do Avaí, em Minas Gerais.
Um vereador candidato à reeleição foi preso na capital de Roraima. A polícia apreendeu dinheiro e uma arma de fogo com ele.
O MJ também afirma que 246 eleitores foram conduzidos a delegacias para averiguação. Entre os candidatos, 44 foram até o momento.
As forças de segurança também registraram a condução de um menor de idade, no Espírito Santo, e de um colaborador da justiça eleitoral, no Mato Grosso do Sul.
CNN Brasil
ELEIÇÕES 2024: 18 urnas eletrônicas foram substituídas até as 16h no RN, diz TRE
06/10/2024
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/L/h/SZVW9ZR2i5YA30CO8QNA/transporte-de-urnas-eletronicas-no-ceara.jpeg)
Foram registradas até o momento o total de 42 ocorrências operacionais nas eleições do Rio Grande do Norte. Entre elas estão computadas a substituição de 18 urnas eletrônicas. Seguem os municípios onde foram registradas as ocorrências e a quantidade:
OCORRÊNCIAS TOTAIS: 42
– ACARI – 1
– AFONSO BEZERRA – 1
– BARAUNA – 1
– CAMPO GRANDE – 2
– CERRO CORA – 1
– CURRAIS NOVOS – 1
– FLORANIA – 1
– ITAÚ – 2
– LAGOA DE PEDRAS – 1
– LAGOA SALGADA – 1
– MOSSORÓ – 3
– NATAL – 13
– NISIA FLORESTA – 1
– PARELHAS – 1
– PARNAMIRIM – 3
– PASSA E FICA – 1
– PEDRA PRETA – 2
– PORTALEGRE – 1
– SANTANA DO MATOS – 3
– SANTANA DO SERIDÓ – 1
– SAO VICENTE – 1
SUBSTITUIÇÃO DE URNAS: 18
– BARAUNA – 1
– CAMPO GRANDE – 2
– FLORANIA – 1
– LAGOA DE PEDRAS – 1
– LAGOA SALGADA – 1
– MOSSORÓ – 2
– NATAL – 3
– NISIA FLORESTA – 1
– PARNAMIRIM – 3
– PASSA E FICA – 1
– PORTALEGRE – 1
– SAO VICENTE – 1
Papa anuncia brasileiro dom Jaime Spengler como novo cardeal da igreja
06/10/2024
Foto: Vatican Media
O papa Francisco anunciou neste domingo (6/10) os nomes dos 21 novos cardeais da Igreja Católica. Entre eles, está o brasileiro dom Jaime Spengler, atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS).
Os clérigos que passarão a ser cardeais, com direito de voto em eventual conclave para escolher futuros papas, serão oficializados em cerimônia de nomeação, conhecida como consistório, que ocorrerá no dia 8 de dezembro.
A regra da Igreja Católica estabelece que cardeais com menos de 80 anos têm direito de voto. Spengler tem, hoje, 64 anos. Com os novos cardeais, o número total chegará a 122, o que ultrapassa o limite técnico de 120, mas dois integrantes do grupo atingirão a idade limite este ano.
Além do representante brasileiro, papa Francisco anunciou nomes de países, como Argentina, Equador, Peru, Chile, Japão, Filipinas, Sérvia, Costa do Marfim, Indonésia, Argélia, Irã, Canadá, Itália, Ucrânia e Austrália.
Quem é Dom Jaime Spengler
Dom Jaime Spengler é catarinense, natural de Gaspar (SC). Ele nasceu em 6 de setembro de 1960 e ingressou na Ordem dos Frades Menores, também conhecida como Ordem de São Francisco (Franciscanos), em janeiro de 1982.
O novo cardeal da Igreja cursou Filosofia e Teologia, e fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. Ele foi ordenado sacerdote em novembro de 1990 e foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre pelo papa Bento XVI, em 2010.
Desde setembro de 2013, ele está como arcebispo metropolitano da capital gaúcha e, em abril de 2023, foi eleito presidente da CNBB para o quadriênio 2023-2027.
21 novos cardeais da Igreja Católica
Confira abaixo a lista dos 21 novos cardeais da Igreja Católica:
1: S.E. Dom Angelo ACERBI, Núncio Apostólico
2: S.E. Dom Carlos Gustavo CASTILLO MATTASOGLIO, Arcebispo de Lima (Peru).
3: S.E. Dom Vicente BOKALIC IGLIC C.M., Arcebispo de Santiago del Estero (Primado da Argentina).
4: S.E. Dom Luis Gerardo CABRERA HERRERA, O.F.M., Arcebispo de Guayaquil (Equador).
5: S.E. Dom Fernando Natalio CHOMALÍ GARIB, Arcebispo de Santiago do Chile (Chile).
6: S.E. Dom Tarcisio Isao KIKUCHI, S.V.D., Arcebispo de Tóquio (Japão).
7: S.E. Dom Pablo Virgilio SIONGCO DAVID, Bispo de Kalookan (Filipinas).
8: S. E. Dom Ladislav NEMET, S.V.D., Arcebispo de Beograd -Smederevo (Sérvia).
9: S.E. Dom Jaime SPENGLER, O.F.M., Arcebispo de Porto Alegre (Brasil).
10: S.E. Dom Ignace BESSI DOGBO, Arcebispo de Abidjan (Costa do Marfim).
11: S.E. Dom Jean-Paul VESCO, O.P., Arcebispo de Alger (Argélia).
12: S.E. Dom Paskalis Bruno SYUKUR, O.F.M., Bispo de Bogor (Indonésia).
13: S.E. Dom Dominique Joseph MATHIEU, O.F.M. Conv., Arcebispo de Teerã Ispahan (Irã).
14: S.E. Dom Roberto REPOLE, Arcebispo de Turim (Itália).
15: S.E. Dom Baldassare REINA, Bispo Auxiliar de Roma, ex-vice-gerente e, atualmente, Vigário Geral da Diocese de Roma.
16: S.E. Dom Francis LEO, Arcebispo de Toronto (Canadá).
17: S.E. Dom Rolandas MAKRICKAS, Arcipreste Coadjutor da Basílica Papal de Santa Maria Maior.
18: S.E. Dom Mykola BYCHOK, C.S.R., Bispo da Eparquia dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne dos Ucranianos.
19: R.P. Timothy Peter Joseph RADCLIFFE, OP, teólogo.
20: R. P. Fabio BAGGIO, C.S., Subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
21: Mons. George Jacob KOOVAKAD, funcionário da Secretaria de Estado, responsável pelas viagens.
Fonte: Metrópoles
Seleção Brasileira conquista o hexa da copa do mundo de futsal
06/10/2024
Foto: Leto Ribas/CBF
A Seleção Brasileira entrou para a história na noite deste domingo (5) no Uzbequistão. Os brasileiros conquistaram o hexacampeonato mundial de futsal ao vencer os argentinos por 2 a 1 na final da Copa do Mundo.
Os gols da vitória na Humo Arena, em Tashkent, foram marcados por Rafa Santos e Ferrão, ambos no primeiro tempo. O goleiro Willian teve uma atuação impressionante e fechou o gol. A Argentina descontou nos minutos finais com Rosa.
O Brasil ampliou a hegemonia no futsal e acabou com o jejum de mais de uma década sem conquistar o cobiçado troféu. Antes de se sagrar campeão no Uzbequistão, o Brasil venceu em cinco ocasiões: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.
Campeões invictos
Essa foi a primeira final entre os rivais sul-americanos na história de um Mundial. Antes de vencer os argentinos na final, o time comandado por Marquinhos Xavier venceu todos os adversários. Na semi, o Brasil derrotou a Ucrânia. Antes disso, os brasileiros venceram Marrocos, Costa Rica, Tailândia, Croácia e Cuba.
Na disputa do terceiro lugar, a Ucrânia levou a melhor ao golear a França por 7 a 1. Esse foi o melhor resultado da equipe em uma edição do Mundial.
Fonte: Agência Brasil
ELEIÇÕES 2024: Número de crimes eleitorais sobe para 16 no RN, diz Sesed; veja lista
06/10/2024
Foto: Pedro Santiago / SESED
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou na tarde deste domingo 6 a atualização dos dados referentes a crimes eleitorais no Rio Grande do Norte durante o dia de hoje.
No balanço mais recente, publicado às 15h, foram registrados 16 crimes eleitorais em todo o estado. Até a última atualização, às 11h, o RN tinha registrado apenas cinco casos.
Foram lançados no sistema Cortex, que é monitorado em tempo real pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrências registradas em:
São Francisco do Oeste
Dia 03/10, às 21h30 (registrado dia 04/10)
Tentativa de homicídio
Campo Grande
Dia 04/10, às 10h30 (registrada dia 05/10)
Ameaça a candidato
Santa Cruz
Dia 04/10, às 14h30
Tentativa de fraude
Monte Alegre
Dia 05/10, às 8h10
Denúncia de fraude eleitoral
São José de Mipibu
Dia 05/10, às 9h
Denúncia de calúnia
Upanema
Dia 05/10, às 13h45
Ameaça a candidato
Vera Cruz
Dia 05/10, às 16h
Três pessoas presas, entre elas um PM
Três armas de fogo e duas armas brancas apreendidas
Dr. Severiano
Dia 05/10, às 17h30
Uma pessoa presa
Compra de voto
Lagoa de Pedras
Dia 05/10, às 19h
Uma pessoa presa
Porte de arma de fogo
Nísia Floresta
Dia 06/10, às 1h30
Tentativa de homicídio
Parnamirim
Dia 06/10, às 3h
Filho do prefeito detido
Duas armas apreendidas
Ameaça e propaganda irregular
Natal
Dia 06/10, às 8h30
Boca de Urna
Jardim do Seridó
Dia 06/10, às 9h30
Boca de urna e compra de votos
São José de Mipibu
Dia 06/10, às 9h40
Ameaça de candidato a fiscal
Riacho de Santana
Dia 06/10, às 10h49
Transporte ilegal de eleitores
Monte Alegre
Dia 06/10, às 11h40
Violação do sigilo do voto
E-título registrou pico de 7.600 acessos por segundo
06/10/2024
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Segundo balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo do e-Título registrou um pico de 7.600 acessos por segundo.
Poucos minutos após a abertura das urnas para as eleições municipais de 2024, eleitores de diversas partes do Brasil relataram dificuldade para acessar o aplicativo do e-Título.
Segundo o Tribunal, isso se deve ao grande número de tentativas de acesso no aplicativo. Para a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, a situação é comum.
“Então realmente era uma demora. É como se fosse uma fila. Não há problema nenhum”, disse.
O TSE também afirma que 1963 urnas foram substituídas. Segundo o tribunal, esse número representa 0,37% do total utilizado no país.
CNN
Carlos Eduardo (PSD) foi o último candidato à Prefeitura de Natal a votar
06/10/2024
Foto: Francielly Medeiros/Inter TV
Carlos Eduardo (PSD) foi o último candidato à Prefeitura de Natal a votar. Ele chegou no Colégio Atheneu por volta das 16h acompanhado de assessores e correligionários.
“Eu assisti na rua todas as manifestações em caravanas, reuniões, uma participação popular muito expressiva e que me deixa otimista para o resultado da eleição. A campanha foi um período muito importante pra mim, eu tive dificuldades porque eu só tive um minuto na televisão e enfrentei o meu adversário com quase seis minutos e o outro adversário com mais de três minutos”, disse.
Do g1/RN















