Em Goianinha 189 votos separaram Tuca de Dison da prefeitura; o caminho está pavimentado

11/10/2024

                                      Foto: Divulgação

 

Filha do ex-prefeito de Goianinha e ex-deputado estadual, Dison Lisboa, Tuca de Dison (PSDB) não foi eleita mas pavimentou o caminho para chegar na Prefeitura Municipal. Perdendo para a prefeita Nira (PP) com uma diferença de apenas 189 votos, Tuca deixa acesa a chama de esperança que deverá manter unido o seu grupo político.

A prefeita Nira foi reeleita com 9.115 votos, 50,52% dos votos válidos dados a todos os candidatos. Já Tuca de Dison  saiu das urnas com 8.926 votos, 49,48% dos votos válidos.

 

Em Brejinho candidato do prefeito João Gomes foi eleito com uma ‘lapada’ de votos

11/10/2024

                                           Foto: Reprodução

 

João Gomes, prefeito do município de Brejinho, no Agreste do RN, saiu das eleições de 06 de outubro como o prefeito da sua região com maior liderança política.

Jeferson Gomes, candidato apresentado para sua sucessão teve 73,99% dos votos dados a todos os candidatos, totalizando 5.493 votos, esmagando nas urnas o opositor Ivan Júnior, que contabilizou 1.931 votos.

A lapada nas urnas de Brejinho reflete o trabalho e o carisma político do prefeito João Gomes, que foi eleito e reeleito sucessivas vezes nas urnas do seu município.

 

No segundo turno em Natal o interior vai à capital

11/10/2024

O resultado do seguindo turno em Natal vai ser um norte para a eleição de governador em 2026. Como o MDB fez a maioria das prefeituras em todo o estado no último dia 06, e se a candidata Natália Bonavides (PT) sair vitoriosa na capital potiguar, fazendo o PT sentar na cadeira do Executivo natalense pela primeira vez, a governadora Fátima Bezerra estará confortável para chegar ao Senado e trabalhar para fazer o seu sucessor.

Essa realidade acende a luz vermelha no QG de Paulinho Freire. Se Natália conseguiu chegar no segundo turno derrotando o ex-prefeito Carlos Eduardo, significa que para barrar o crescimento da petista a turma de Paulinho Freire vai ter que convocar os aliados eleitos no interior, para no calor das urnas de 6 de outubro influenciar no voto dos conterrâneos que votam em Natal, uma parcela significativa no eleitorado da capital. Vale ressaltar que a maioria dos prefeitos eleitos no Rio Grande do Norte é formada por políticos conservadores, contrariando a ideologia petista.

 

 

Dois municípios do RN elegeram prefeitos que não sabem se poderão assumir; Lagoa Salgada e Areia Branca poderão ter nova eleição

11/10/2024

                                              Foto: Divulgação

 

Souza (União Brasil), de Areia Branca, e Canindé Justino (PSDB), de Lagoa Salgada, aguardam decisões judiciais para saber se terão votos validados.

Os candidatos a prefeito que receberam a maioria dos votos no úlltimo domingo (6) em Areia Branca e Lagoa Salgada, no Rio Grande do Norte, ainda não sabem se serão diplomados e poderão assumir as gestões municipais a partir de 2025.

Eles tiveram as candidaturas negadas pela Justiça Eleitoral e recorreram das decisões, mas ainda aguardam uma definição sobre o assunto. Ao todo, as eleições seguem indefinidas em 46 municípios brasileiros.

Em Areia Branca, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Souza, do União Brasil, recebeu 9.710 votos, o que representa 52,2% dos votos para prefeito no município.

Ele foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral por ser condenado por improbidade administrativa, mas aguarda decisão do Tribunal Regional Eleitoral para saber se poderá assumir ou não o mandato.

Quem vive situação semelhante é Canindé Justino, do PSDB, que teve 4.192 votos (50,98%) em Lagoa Salgada. Ele também foi condenado por improbidade administrativa e teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, essas duas cidades poderão ter novas eleições caso os vencedores do pleito não possam assumir.

“Esses votos ficam pendentes de validação, então eles serão validados no caso da Justiça Eleitoral deferir esse registro de candidatura. Se, por acaso, a Justiça Eleitoral entender pelo indeferimento, negar o registro de candidatura, se for mais de 50% dos votos daquela eleição, esses votos serão anulados e poderemos ter uma nova eleição, que chamamos de eleição suplementar”, explica João Paulo de Araújo, secretário judiciário do TRE-RN.

 

Do g1/RN

 

 

Comitiva da Fifa visita Arena das Dunas, candidata a sede da Copa do Mundo Feminina

11/10/2024

                                        Foto: Carmem Félix

 

A Arena das Dunas recebeu a visita da comitiva técnica da Federação Internacional de Futebol (FIFA) que está analisando os estádios candidatos a receberem partidas da Copa do Mundo Feminina de 2027.

A inspeção aconteceu nesta quarta-feira (9) e contou com integrantes da FIFA, Arena das Dunas, Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e órgãos ligados à Segurança Pública.

O diretor-presidente da Arena das Dunas, Ricardo Ferreira, falou sobre a expectativa em receber mais uma grande competição internacional. “Estamos bastante entusiasmados e confiantes com a visita da FIFA. Temos certeza que a Arena possui hoje uma das melhores, mais modernas e tecnológicas instalações esportivas do Brasil, com plenas condições de atender a todos os requisitos técnicos exigidos pela FIFA. Tudo isso, somado ao nosso extenso histórico de investimentos em manutenção e infraestrutura, juntamente com as potencialidades econômicas da nossa cidade, com certeza nos fará o palco perfeito para receber as melhores jogadoras do mundo em 2027″, disse.

 

Tribuna do Norte

 

Passageiros de cruzeiro registram ventania do furacão Milton

11/10/2024

                                       Foto: Reprodução

 

Passageiros de um cruzeiro no Golfo do México registraram os fortes ventos causados pela passagem do furacão Milton, que está se dirigindo à Flórida, nos Estados Unidos.

A viajante Theresa Perrin, que está no navio, disse que que a embarcação não foi danificado, mas balançou muito: “Parece que você está andando completamente bêbado”.            

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog de Daltro Emerenciano (@blogdedaltroemerenciano)

O navio da Royal Caribbean deixou a cidade de Galveston, no Texas, no sábado (5) e deveria se seguir para Roatan, em Honduras, e Coasta Maya e Cozumel, no México. No entanto, a tripulação cancelou as paradas para evitar o furacão.

 

CNN Brasil

 

Nem o próprio voto: pelo menos 22 candidatos zeraram nas urnas nas Eleições 2024 no RN

10/10/2024

                                        Foto: Reprodução

 

Pelo menos 22 candidatos a vereador não tiveram sequer o próprio voto no último domingo (6), no Rio Grande do Norte, segundo levantamento do portal g1 com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Ainda assim, sete deles se tornaram suplentes de seus partidos e federações e podem assumir o cargo de vereador caso o titular eleito precise se afastar da função.

É o caso do candidato Edivan Mendes Fernandes, mais conhecido como Vanvan da Chapada (PSD), do município de Apodi, na região Oeste, que concorria pela quarta vez consecutiva a um mandato de vereador 

Moradores do município ressaltaram que o candidato chegou a ter vários votos em outras ocasiões. O resultado de 2024, no entanto, teria sido afetado por um erro na campanha.

O número do candidato registrado no TRE era o 55.999. Na propaganda eleitoral, Vanvan anunciou o número 55.888.

O g1 procurou o candidato, mas não teve as ligações atendidas até a última atualização desta reportagem.

Segundo o TRE-RN, a Resolução TSE 23.677 aponta que, “na definição de suplentes, não há exigência de votação nominal mínima”.

Candidatos com zero votos

Apodi – Vavan da Chapada (PSD) – suplente

Bom Jesus – Domingos do Pastel

Bom Jesus – Larissa (PP) – suplente

Caiçara do Norte – Gricerio Martins (PSDB) – suplente

Canguaretama – Thal (PRTB)

Extremoz – Emanuel Sales (PT)

Grossos – Pablo Show (Pode)

Ipanguaçu – Timtim Pedreiro (Novo)

Lagoa Salgada – Neto de Bibi (PT)

Mossoró – Dr. Damásio Leite (PSD) – suplente

Nísia Floresta – Netinho Emiliano (Avante) – suplente

Parazinho – Garrote (PP)

Parnamirim – Irmão Alex (Republicanos) – suplente

Passagem – Raimundão (MDB) – suplente

Porto do Mangue – Berg do Assentamento (PSDB)

Rio do Fogo – Eleiane Dantas (PL)

Rio do Fogo – Naza Júnior (PSDB)

São Gonçalo do Amarante – Felipão (Solidariedade)

São Gonçalo do Amarante – Cilene Barros (Rede)

São Gonçalo do Amarante – Natasha Costa (Rede)

Touros – Rose do Vila Império (Cidadania)

Várzea – Socorro Alexandria (Pode)

 

G1 RN

 

Feriado da Padroeira do Brasil muda funcionamento do comércio de Natal no sábado (12)

10/10/2024

Feriado da Padroeira do Brasil muda funcionamento do comércio de Natal no  sábado (12) | Rio Grande do Norte | G1                                          Foto: Djavan Barbosa

 

O feriado nacional de 12 de outubro, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vai causar mudanças no funcionamento do comércio de Natal, segundo anunciou a Câmara de Dirigentes Lojistas da capital potiguar.

Praticamente todo o comércio de rua estará fechado na data, com exceção do bairro Alecrim, que terá abertura facultativa das 8h às 15h. A tradicional feira livre do bairro também funcionará normalmente.

Shoppings também terão mudança no horário de abertura e fechamento. Já supermercados funcionam até às 21h.

Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, na Zona Sul da capital, a festa religiosa acontece a partir das 6h, com alvorada festiva. A igreja ainda terá missas às 8h30, às 10h30 e às 16h.

Veja funcionamento do comércio:

Comércio de Rua

Alecrim: abertura facultativa das 8h às 15h

– Feira Livre funciona normalmente.

Centro da Cidade: fechado.

Zona Norte: fechado.

Ribeira: fechado

Shoppings

Praia shopping

– Praça de Alimentação: das 11h às 21h

– Demais Lojas:14h às 20h

– Cinemas, consultar programação em moviecom.com.br

Shopping 10

– Aberto das 8h às 15h

Midway Mall

– ?Alimentação e lazer das 11h às 22h

– Demais lojas e quiosques a partir de 12h às 21h

– Cinemark aberto conforme programação

– Supermercado Pão de Açúcar das 7h às 22h;

Academia das 8h às 17h

Natal Shopping

– Alimentação e Lazer: 11h às 22h | Quiosques de alimentação: 13h às 21h

– Lojas e Quiosques: 15h às 21h

– Lojas Mega e Âncoras: 12h às 21h

– Alpendre: 14h às 23h

– Academia: 8h às 18h

– Cinema: Conforme programação

Praia Shopping

– Praça de Alimentação: das 11h às 21h

– Demais Lojas: 14h às 20h

– Cinemas, consultar programação em moviecom.com.br

Shopping Cidade Jardim

– Praça de Alimentação – 11h às 20h.

– Lojas e Quiosques – 14h às 20h.

Shopping Via Direta

– Praça de alimentação e lazer: 12h às 20h facultativo

– Lojas e quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h.

Shopping Cidade Verde

– Alimentação e Lazer: 12h ás 21h

– Lojas: das 15h às 20h

– Clinicas fechadas

Partage Norte Shopping

– Alimentação e Lazer: 11h às 22h

– Lojas âncoras e mega lojas: 11h às 21h

– Demais lojas 13h às 21h, facultativo a partir das 11h.

– Hipermercado 7h às 22h

– Cinema, conforme programação

Outras lojas

Ferreira Costa – 9h às 20h

Supermercados

Supermercados funcionarão das 7h às 21h

Bancos

Bancos estarão fechados.

 

G1 RN

 

Banda Grafith fará show da vitória dos eleitos em João Câmara e mais 30 cidades do RN

10/10/2024

A Banda Grafith é sem dúvida a mais requisitada para festa de comemoração da vitória de candidatos eleitos nas eleições do último domingo.

Na sua agenda já consta pelo menos 31 shows, dentre eles nas cidades de João Câmara, Touros e Taipu no Mato Grande, conforme consta no site da Banda. Em João Câmara o show será já neste sábado (12), ao meio dia.

As datas para comemorar vitorias partidárias nos municípios do RN estão superlotadas até o dia 13 de outubro.

 

 

Vídeo: Aize Bezerra anuncia prioridades de gestão com foco na saúde e educação em João Câmara

10/10/2024

Eleita com 11.369 votos em João Câmara, a prefeita eleita Aize Bezerra já está traçando as primeiras ações de sua gestão, destacando que a saúde será a principal prioridade nos próximos quatro anos. Em entrevista à jornalista Anna Ruth Dantas, no programa Band Entrevista, Aize detalhou que implantará um choque de gestão na saúde pública da cidade, com o objetivo de melhorar e ampliar o atendimento à população.

“A nossa maior prioridade é a saúde. Vamos trabalhar para garantir que os serviços funcionem de maneira eficiente e que a população de João Câmara tenha o atendimento digno que merece,” afirmou Aize.

Entre as ações mais imediatas, Aize destacou a criação de uma UBS 24h, que funcionará ininterruptamente para atender casos de urgência e emergências locais. Além disso, está nos planos a implantação de uma Central de Atendimento de Especialidades Médicas, que centralizará as consultas com especialistas em João Câmara, evitando que a população precise se deslocar para outras cidades.

Para viabilizar essas melhorias, a prefeita eleita também mencionou que irá estudar profundamente o orçamento do município, assegurando que os recursos sejam alocados de forma inteligente e eficiente. A equipe de transição, segundo Aize, será composta por pessoas técnicas, capacitadas e conhecedoras das demandas do município.

Educação também é foco

Aize reconhece que um dos maiores desafios que enfrentará em sua gestão será a educação Ela ressaltou que seu plano de governo foi construído de maneira participativa, envolvendo a comunidade escolar. “Nosso plano de governo foi elaborado por um grupo de 14 membros, entre professores e pais de alunos, que ajudaram a traçar os rumos da educação para os próximos anos,” explicou.

A prefeita eleita reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de ensino, buscando soluções que fortaleçam o aprendizado e ampliem as oportunidades para as crianças e jovens de João Câmara.

Com uma equipe técnica e bem preparada, Aize Bezerra inicia sua trajetória com uma gestão voltada para resultados práticos e transformação social, focando nas áreas essenciais para o desenvolvimento do município: saúde e educação.

 

Fonte: Blog do Jasão

 

Com ajuda da avó, mulher enganou o exército por mais de 30 anos e recebeu pensão de R$ 3,7 milhões

10/10/2024

                              Foto: Reprodução / Redes Sociais

 

Aos 15 anos, em 1986, Ana Lucia Umbelina Galache de Souza, hoje com 55, armou um plano digno de roteiro com a ajuda de sua avó: mudar de nome para Ana Lucia Zarate e se passar por filha de um ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para receber uma pensão especial.

O golpe durou 33 anos. Isso porque, após o falecimento do ex-combatente, em 1988, Ana Lucia passou a receber uma pensão que em média era de R$ 8 mil mensais. Mas ao longo dos anos, chegou a um acumulado de R$ 3.723.344,07.

A farsa ia bem para a dupla até que a idosa, insatisfeita com o que recebia, decidiu entregar o caso à Polícia Civil e ao Exército, em 2021, por não receber o que havia sido combinado.

De acordo com os documentos obtidos pela CNN, a avó registrou a ocorrência revelando que Ana Lucia, na verdade, não era filha, mas sobrinha-neta do ex-combatente e que não teria direito ao benefício reservado aos cônjuges ou descendentes diretos de militares falecidos.

Dois anos mais tarde, em 2023, a Justiça Militar condenou Ana Lucia a três anos de prisão e ordenou a devolução dos valores recebidos.

O juiz Luciano Coca Gonçalves destacou que Ana Lúcia teve conhecimento e intenção de praticar a fraude, que durou décadas.

“A ré permaneceu por mais de três décadas recebendo indevidamente a pensão especial e, apesar de instada por seu marido a cessar o ilícito, continuou a enganar a Administração Militar e a receber o benefício, o que revela maior intensidade do dolo”, consta na decisão.

Pensionista tenta absolvição e alega ausência de dolo

Ana Lucia, que é representada pela Defensoria Pública da União, recorreu da condenação alegando que não houve dolo.

O caso aguarda julgamento no Superior Tribunal Militar (STM), onde, até o momento, dois ministros votaram pela manutenção da condenação. A decisão final, no entanto, está pendente enquanto o ministro Artur Vidigal, pediu vistas do processo.

A pensionista condenada em primeira instância foi procurada para apresentar a versão. Mas não respondeu. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

 

Fonte: CNN

 

Gigante! Sem perceber que cresceu, golden retriever segue pedindo colo: “Pera aí”

10/10/2024

                                          Foto: Reprodução

 

Acostumado a se aninhar no colo dos tutores desde os primeiros dias de vida, um golden retriever cresceu demais e não percebeu que se tornou gigante para o hábito. Mesmo assim, ele – com seus 40kg – insiste em pedir colo.

Com eterna “alma de filhote”, o cachorro consegue derreter o coração dos tutores. Em vídeo fofo compartilhado na internet, o pet estende as patas e clama para subir na dona, que tenta encaixá-lo no colo. “Pera ai”, diz ela.

Ao fundo, um homem brinca com a situação: “Você está com um cobertor no colo”.                                    

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog de Daltro Emerenciano (@blogdedaltroemerenciano)

Metrópoles

 

Mais de 50% dos brasileiros vão ao médico apenas quando têm problemas graves

10/10/2024

                                        Foto: Reprodução

 

Uma pesquisa lançada na segunda-feira (7) mostrou que mais de 50% dos entrevistados buscam atendimento médico somente quando apresentam algum incômodo ou problema grave de saúde.

O levantamento foi realizado pelo Grupo Bradesco Seguros, em parceria com o Instituto de Pesquisa Locomotiva.

De acordo com a pesquisa, os cuidados preventivos com a saúde são ainda piores entre os homens: 60% dos respondentes só buscam atendimento médico quando apresentam sintomas ou quadros de saúde graves. Apenas 43% dos entrevistados realizam consultas periódicas e preventivas.

 

CNN Brasil

 

Após receber apenas 8 votos, candidata “Querida” clama por justiça

10/10/2024

                                         Foto: Reprodução

 

Cadê os votos de “Querida”? A candidata a vereadora de Ceará-Mirim (RN), Dulcimar Cavalcanti (PSOL), conhecida como “Querida” @queridaautenticaoficial viralizou nas redes sociais após receber apenas oito votos nas eleições municipais de 2024.

Em vídeo, Querida questiona o resultado das eleições e fica revoltada dom a situação, já que, de acordo com ela, a população clamava pelo seu nome.

 

                                                 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog de Daltro Emerenciano (@blogdedaltroemerenciano)

Com informações da Ponta Negra News

 

 

Casal brasileiro relata “bastante ansiedade” com chegada de furacão

10/10/2024

Brasileiros vivem "bastante ansiedade" com furacão Milton                                 Foto: Reprodução Poder 360

 

Os brasileiros Gioconda Ferraz e João Mendes são moradores da Flórida, nos Estados Unidos, e dizem passar por momentos de “bastante ansiedade” com a chegada do furacão Milton. A tempestade vai atingir o Estado na noite desta 4ª feira (9.out.2024). O casal mora em Davenport, próximo à Disneylândia.

“Esses últimos dias são de bastante ansiedade. A gente começou a perceber uma corrida no supermercado por água, por alimento enlatado já no sábado [5.out]. Então, faz um tempinho que a gente começou, que estamos vivendo essa ansiedade toda”, disse João Mendes ao Poder360.

Conforme as últimas informações recebidas pelo casal, o furacão tem nível 4, considerado um risco alto em uma escala de 1 a 5. A tendência é que perca a força à medida em que avança pelo continente, mas a expectativa é ainda ter força destrutiva pela Flórida, com ventos superiores a 190 km/h.

“A vez que a gente foi ao mercado há alguns dias, era assim: todo mundo lá e […] era uma sensação meio estranha. Todo mundo meio quieto, com cara de preocupado”, disse o brasileiro.  A cidade em que o casal mora não está com aviso de evacuação. Por isso, eles disserem ter decidido ficar em casa e se preparar para a chegada do furacão.

“Ela é uma casa nova, foi construída em 2022. Então ela é uma casa preparada para um furacão. Ela tem uma preparação para aguentar furacões de categoria até 4. Isso passa uma segurança e a gente fica mais tranquilo em relação a isso”, afirmou Gioconda Ferraz.  O casal também utilizou sacos de areia para bloquear a entrada da água na casa.

PREVENÇÃO DE FURACÃO Os brasileiros moram nos Estados Unidos há 3 anos e já passaram por situações parecidas. Gioconda destacou a importância de escutar as autoridades para se preparar para lidar com furacões.

 

Fonte: Poder 360

 

Homem joga água fervendo contra cães de rua que dormiam no alpendre de casa

10/10/2024

                                       Foto: Reprodução

 

Um homem de 45 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) por maus-tratos contra animais, nessa terça-feira (8).

Segundo os policiais, ele se irritou com a presença de cães de rua no alpendre da casa onde ele mora, em Jucás, e jogou água fervente contra eles.

Com a ação, uma cadela ficou com queimaduras e feridas expostas. Os machucados estavam mais sérios na região das patas dianteiras e traseiras da cachorrinha. A prisão foi feita após a corporação investigar uma denúncia anônima feita contra o homem.

“O animal ainda não foi localizado na região para ser submetido a uma avaliação médica de veterinários”, informa a PCCE.

 

Diário do Nordeste

 

Leonardo indeniza trabalhadores resgatados em fazenda. Saiba valores

10/10/2024

Leonardo indeniza trabalhadores resgatados em fazenda                                         Foto: Reprodução

 

O cantor sertanejo Leonardo pagou R$ 225 mil em indenizações aos seis trabalhadores resgatados em condições análogas a de escravidão em sua fazenda localizada em Jussara, Goiás, após ser incluído pelo governo na “lista suja” do trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A informação consta em um documento do acordo feito pela Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o cantor, segundo o G1.

De acordo com a defesa de Leonardo, além da indenização, foi paga uma multa de R$ 94.063,24.

“Nós resolvemos todos os problemas da fazenda, mesmo estando arrendada. Foram pagas todas as indenizações a essas pessoas e nós aceitamos o acordo proposto pelo Ministério Público”, detalhou o advogado Paulo Vaz ao G1.

MTE detalha rotina de trabalhadores na fazenda de Leonardo

Um relatório divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (9/10) trouxe à tona as condições de trabalho de seis funcionários resgatados em uma fazenda em Jussara (GO), de propriedade do cantor Leonardo.

O grupo incluía um adolescente de 17 anos e foi encontrado em situação análoga à escravidão.

De acordo com o documento, os trabalhadores enfrentavam jornadas de até 10 horas diárias, sem a formalização de contratos e sem a garantia de descanso semanal remunerado.

O MTE descreveu a situação precária em que os funcionários viviam: eles dormiam em uma casa abandonada, localizada a 2 quilômetros da sede da Fazenda Lakanka, que não contava com instalações adequadas.

O local era descrito como “impróprio para habitação”, apresentando camas improvisadas feitas de tábuas de madeira, sem acesso a banheiros, e com a presença de morcegos, fezes de animais e outros detritos.

Além disso, os trabalhadores improvisaram um chuveiro utilizando uma mangueira e realizavam suas necessidades ao ar livre, em condições que comprometiam a higiene. A única fonte de água disponível era um poço que estava em estado precário e sem manutenção, levantando preocupações sobre a potabilidade da água consumida.

Carga horária e pagamento

Os funcionários relataram que suas atividades consistiam principalmente na remoção de restos de árvores, raízes e outros materiais do solo para prepará-lo para o cultivo. A jornada de trabalho se iniciava às 7h e se encerrava às 17h, com uma pausa de uma hora para o almoço.

O pagamento era fixado em R$ 150 por dia, mas não havia compensação financeira nos dias em que não trabalhavam, sejam esses por folgas programadas ou por motivos de saúde.

O relatório também destacou que o trabalho aos domingos, quando realizado até meio-dia, era pago com meia diária, ou seja, R$ 75, o que gerava insatisfação entre os trabalhadores. Os catadores de raízes mencionaram ainda que, em algumas ocasiões, eram obrigados a realizar atividades extras sem a devida remuneração.

A contratação e o pagamento dos trabalhadores eram feitos por Leonardo por meio de outros funcionários, como gerentes da fazenda, que atuavam como intermediários.

 

Fonte: Metrópoles

 

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas em Macau

10/10/2024

                                         Foto: PC/Assecom

 

Policiais civis da 61ª Delegacia de Polícia (DP) de Guamaré cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pelo poder judiciário, nesta terça-feira (8). A ação resultou na prisão de um homem de 23 anos, suspeito da prática dos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa.

De acordo com as investigações, o homem já havia sido preso duas vezes pelo crime de tráfico de drogas. Durante a realização das diligências, os policiais civis aprenderam com ele uma motocicleta Honda XRE 300, que supostamente havia sido clonada.

Após ser detido, o homem foi conduzido à delegacia, onde confessou ser integrante da organização criminosa e foi constatado que ele estava comercializando entorpecentes pela região. Em seguida, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A ação contou ainda com o apoio da 59ª Delegacia de Polícia (DP) de Macau e da 60ª Delegacia de Polícia (DP) de Pendências.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

 

[VÍDEO] Candidato a prefeito comemora vitória antecipada e é derrotado

10/10/2024

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Metro?poles (@metropoles)

O candidato à prefeitura de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, Aarão Moura (PP) comemorou a vitória para prefeito antes de as urnas serem totalmente apuradas. Já nos braços de apoiadores, Moura viu Luiz Cláudio Ribeiro (Republicanos) passar a frente na apuração e ser eleito prefeito do município.

Moura liderou boa parte da apuração. Um vídeo mostra o momento em que Moura comemora a vitória nos braços de apoiadores.

As imagens foram reveladas pelo blog do Ancelmo Gois, de O Globo.

O resultado final para a prefeitura de Mangaratiba se deu por uma diferença de apenas 125 votos. Luis Claudio (Republicanos) foi eleito com 17.021 votos e Aarão Moura (PP) teve 16.896.

 

Fonte: Metrópoles com informações O Globo

 

Concurso dos Correios tem 3,5 mil vagas e salário inicial de até R$ 6,8 mil

10/10/2024

O que cai na prova de Carteiro do concurso Correios?                                     Fonte: Agência Brasil

 

Os Correios divulgaram nesta quarta-feira (9) os editais com as regras para o novo concurso da estatal. Serão preenchidas 3.511 vagas imediatas, com salários iniciais de até R$ 6,8 mil.

A empresa não realizava um concurso público em âmbito nacional desde 2011, quando 1,1 milhão de pessoas se inscreveram para as mais de 9 mil oportunidades.

Desta vez, a seleção vai preencher 3.099 vagas de nível médio (cargo agente de Correios) e 412 para nível superior (cargo analista de Correios). Os salários iniciais serão de R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, respectivamente.

A jornada de trabalho é de 44 horas semanais. Para as vagas de nível superior, as especialidades são: advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro.

De acordo com a estatal, 30% das vagas serão reservadas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas. Além disso, 10% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência.

Os Correios oferecem benefícios como vale-alimentação/refeição de aproximadamente R$ 1,4 mil, vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio-babá e possibilidade de adesão ao plano de saúde e à previdência complementar.

As inscrições deverão ser feitas via internet, no período das 10h desta quinta (10) até as 23h do dia 28 de outubro. Os interessados devem acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) – a banca organizadora do processo seletivo.

A taxa de inscrição para o cargo de nível médio é de R$ 39,80 e, para o nível superior, de R$ 42. Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa.

O que se sabe sobre as provas

As provas estão previstas para o dia 15 de dezembro e serão aplicadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, podendo abranger até 306 localidades.

O exame para o cargo de agente de Correios (nível médio) será objetiva, com questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e específicos.

Já a avaliação para analista de Correios (nível superior) vai cobrar, além da parte de múltipla escolha, uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.

O prazo de validade do concurso dos Correios será de um ano, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Falta de mão de obra

A realização do novo concurso dos Correios foi decidida entre a estatal e as federações representativas de empregados e empregadas durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho em 2023.

Segundo os Correios, realizar o concurso público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho.

“A contratação de pessoas é uma medida essencial para que a empresa possa corresponder às novas demandas da sociedade e do mercado”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, em comunicado.

A quantidade de vagas abertas, no entanto, é considerada insuficiente para suprir o déficit de mão de obra na empresa, alega a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect).

Recentemente, a empresa também abriu as inscrições para outro concurso público, com 33 vagas e salários iniciais de até R$ 6,8 mil. As oportunidades eram para cargos da área de medicina e segurança do trabalho.

Cronograma do concurso

Aplicação das provas: 15/12/2024

Inscrições: 10/10 até 28/10/2024

Solicitação de inscrição com isenção da taxa: 10/10 até 11/10/2024

Data limite de pagamento das inscrições: 29/10/2024

Convocação para provas: 06/12/2024

Divulgação dos locais de provas: 09/12/2024

 

Fonte: g1

 

Primeira páginaAnterior Próxima Última página