Prefeitura de Extremoz aprova Plano de Cargos e Salários da Guarda Civil Metropolitana
10/05/2025

A Câmara Municipal de Extremoz aprovou o Projeto de Lei Complementar encaminhado pela Prefeitura Municipal, que institui o Plano de Cargos e Salários da Guarda Civil Metropolitana. A iniciativa, liderada pela Prefeita Jussara Sales de Souza, visa fortalecer a estrutura da Guarda Municipal, garantindo valorização profissional, progressão na carreira e benefícios para os servidores.
Com a aprovação da nova legislação, os guardas municipais passam a contar com um plano sólido de carreira, estruturado com base em critérios objetivos e alinhado ao princípio da dignidade profissional. Entre os principais avanços, destacam-se:
? Estrutura hierárquica organizada em três graduações: Agente, Supervisor e Inspetor, proporcionando crescimento na carreira;
? Critérios claros de promoção, considerando tempo de serviço e capacitação profissional, assegurando transparência e meritocracia;
? Benefícios essenciais , como Adicional Noturno, Auxílio-Alimentação e Adicional de Atividade de Segurança Pública, garantindo melhores condições de trabalho;
? Regras para ingresso e desenvolvimento na carreira, promovendo a profissionalização da Guarda Municipal e aumentando sua eficiência;
? Reajuste salarial anual, baseado no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), garantindo a correção inflacionária e a valorização contínua dos servidores.
Além de representar um avanço significativo para os guardas municipais, o novo plano impacta positivamente a segurança e o bem-estar da população. Com servidores mais motivados, organizados e valorizados, o serviço prestado à comunidade será ainda mais eficiente, garantindo maior proteção à vida dos cidadãos e ao patrimônio público, reforçando a atuação da Guarda Municipal.
O Plano de Cargos e Salários atende às legislações municipais vigentes e está respaldado pela Lei Federal nº 13.022/2014, que disciplina o Estatuto Geral das Guardas Municipais. A aprovação desse projeto demonstra o compromisso da Prefeitura com a segurança pública e o reconhecimento dos profissionais que desempenham essa missão essencial.
Com a sanção da Prefeita Jussara Sales de Souza, a nova legislação entrará em vigor, trazendo benefícios diretos aos servidores e à população de Extremoz.
Essa publicação é um oferecimento
“Jesus é reduzido a super-homem em muitos cenários”, diz papa Leão XIV
10/05/2025
Foto: Reuters
O recém-eleito papa Leão XIV, realizou sua primeira missa voltada aos cardeais nesta sexta-feira (9), na Capela Sistina, no Vaticano.
Durante a homilia, momento que o pontifice fala em direção aos presentes, Leão XIV declarou que, “há muitos cenários em que Jesus, embora apreciado como homem, é reduzido a uma espécie de líder carismático ou super-homem”.
A fala fez parte do sermão geral do papa sobre falta de fé. Segundo o novo pontífice, isso acontece “não apenas entre os não crentes, mas também entre muitos cristãos batizados”, alertando que ao colocar Jesus neste lugar “acabam vivendo, neste nível, em um estado de ateísmo prático.”
Leão XIV ainda relembrou seu antecessor: “Este é o mundo que nos foi confiado, um mundo no qual, como o papa Francisco nos ensinou tantas vezes, somos chamados a testemunhar a nossa fé jubilosa em Cristo Salvador”.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Enem 2025 será em 9 e 16 de novembro; veja datas de inscrição
10/05/2025
Foto: reprodução
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (9) que o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será publicado nos próximos dias. Mas já adiantou que:
as inscrições ficarão abertas de 26 de maio a 6 de junho;
as provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro.
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. Se não houver, no edital, nenhuma alteração no formato da prova, a distribuição de disciplinas será a seguinte:
9 de novembro
O candidato deverá fazer:
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.
16 de novembro
A prova trará:
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília), seguidos nos últimos anos:
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
As notas do Enem podem garantir vaga em instituições de ensino superior públicas ou privadas, tanto no Brasil quanto no exterior.
Do g1
Essa publicação é um oferecimento
Vigilância sobe para 9 o número de pessoas que apresentaram sintomas após comer peixe em restaurante de Natal
10/05/2025
Foto: reprodução
O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Natal, atualizou para nove o número de pessoas que apresentaram sintomas como náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia, após a ingestão de peixe em um restaurante da capital potiguar na última terça-feira (6). Dessas nove pessoas, três precisaram ser hospitalizadas. Os novos dados foram revisados nesta sexta-feira (9).
A investigação sanitária sobre o caso conseguiu levantar que o evento da última terça reuniu 33 pessoas no restaurante. Para chegar ao número divulgado nesta sexta, o DVS conseguiu entrar em contato com 14 delas. Ainda não foi confirmado o que causou os sintomas relatados pelas pessoas. Foram colhidas amostras dos alimentos consumidos e enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen) para análise. O prazo estimado para o resultado é de 30 dias.
De acordo com o levantamento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), os sintomas apresentados pelas pessoas que participaram do evento foram diarreia (21,4%), neurológicos (21,4%), náuseas (17,9%), vômitos (7,1%), dor abdominal (7,1%), cefaleia (3,6%) e outros (21,4%).
Apesar da investigação, as entidades de saúde reforçaram que não é para criar alarde sobre o consumo de pescados. Sendo assim, não houve nenhuma orientação ou ordem por parte da Vigilância para que a oferta das espécies fosse restrita ou suspensa aos clientes.
O chefe da Vigilância Sanitária de Natal (VISA Natal), José Antônio de Moura, acrescentou que não há fiscalização em outros estabelecimentos que servem as iguarias que motivaram o episódio, já que ele acredita tratar-se de uma situação pontual. “Entendemos que esse não foi um problema do estabelecimento e nem que exista um mapa de contaminação. Não há motivos para alarde ou para deixar de comer peixe”, afirmou, sem mencionar eventuais suspeitas sobre o que causou a intoxicação. “Antes de divulgar qualquer informação, é preciso investigar, então é isso que nós estamos fazendo”, completou.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Vídeo mostra papa Leão XIV cantando em festa quando era arcebispo no Peru
10/05/2025

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta sexta-feira (9) mostra o novo papa Leão XIV cantando e dançando em uma festa no Peru, onde viveu por cerca de 20 anos.
Robert Prevost, cardeal dos Estados Unidos, foi escolhido na quinta-feira (8) no conclave para ser o novo líder da Igreja Católica.
Nesta sexta, as imagens do agora papa cantando em 2014 começaram a circular. O vídeo mostra Prevost em um pequeno palco com um microfone. Ao lado de uma banda, ele canta “Feliz Navidad”, música da década de 1970 típica da época de Natal em países que falam espanhol.
Segundo relatos das redes, a festa era uma celebração de fim de ano da Diocese local.
Ver essa foto no Instagram
Embora seja dos Estados Unidos, o papa Leão XIV tem uma forte relação de proximidade com o Peru — em seu discurso inaugural, ele inclusive agradeceu, em espanhol, a Diocese de Chiclaya, cidade peruana onde viveu.
Natural de Chicago, Leão XIV viveu na cidade em dois momentos: primeiro, como missionário e, depois, para servir como arcebispo.
Pelo tempo de residência, Leão XIV, o primeiro papa norte-americano, obteve também a nacionalidade peruana.
O novo pontífice tem 69 anos, é agostiniano, considerado progressista e próximo do papa Francisco. O agora papa Leão XIV também tem cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país latino-americano.
Do g1
Essa publicação é um oferecimento
Trágico: Acidente com caminhão deixa vários mortos em rodovia no interior do RN
10/05/2025
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um acidente com um caminhão carregado com couro provocou a morte de várias pessoas na tarde desta sexta-feira (9), na RN-023, entre Santa Cruz e Coronel Ezequiel, no interior do estado. Até o momento, cinco mortes foram confirmadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outras três pessoas ficaram feridas.
Segundo a Polícia Militar, o caminhão estava descendo o trecho da rodovia conhecido como "Ladeira de Brasília" quando teria acontecido o acidente. O veículo acabou batendo no guard-rail, capotou e desceu a ribanceira, ficando completamente destruído. No local, conforme vídeos gravados por populares, o cenário era de guerra.
Ainda de acordo com o Samu, três ocupantes estavam na boleia do caminhão e os demais na carroceria quando o sinistro aconteceu. O local foi isolado pela PM e o Samu socorreu os feridos para o hospital de Santa Cruz. Um homem sofreu uma fratura na bacia e será encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.
Portal Tropical
Essa publicação é um oferecimento
Filho de sargento da PM é assassinado a tiros na Zona Norte de Natal
10/05/2025

Danilo Xavier, de 21 anos e filho de um sargento da reserva da Polícia Militar, faleceu após ser baleado na Zona Norte de Natal. Ele estava em seu estabelecimento comercial quando foi surpreendido por homens armados.
Conhecido nas redes sociais por vender aparelhos eletrônicos, como videogames e celulares de última geração, além de promover cursos de assistência técnica para a comunidade, Danilo foi atingido por disparos de arma de fogo durante a ação.
Socorrido pelo SAMU, ele não resistiu aos ferimentos e veio a falecer na madrugada desta sexta-feira, em uma unidade hospitalar de Natal.
96FM
Essa publicação é um oferecimento
Chuva causa alagamentos e quedas de árvores em Natal
10/05/2025

As chuvas que caem em Natal desde a madrugada causaram alagamentos em vias de Natal, na manhã desta sexta-feira (9). Árvores e galhos também caíram em avenidas importantes da capital potiguar.

Duas árvores caíram em Natal nesta sexta-feira em decorrência da chuva. As quedas aconteceram na Avenida Prudente de Morais, no trecho entre a Rua Apodi e a Rua Ceará-Mirim, e na Avenida Alexandrino de Alencar. Os incidentes afetaram o trânsito de veículos nas duas vias, causando transtornos a motoristas e pedestres que trafegavam pela região.
Os prejuízos ocorreram apesar do baixo volume de água, em 12 horas, até por volta das 9h15, o maior volume registrado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na capital foi de 22.48 mm no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital.
Essa publicação é um oferecimento
Gestora e assessores pedagógicos da 16ª DIREC participam do Encontro Formativo da Gestão para Aprendizagem
10/05/2025

Gestora e assessores pedagógicos da 16ª DIREC participam do Encontro Formativo da Gestão para Aprendizagem promovido pela Secretaria de Educação do Estado em Natal.
O evento com dois dias de duração discutiu formação continuada, planejamento e monitoramento de ações pedagógicas, escuta ativa, compromisso e colaboração para fortalecer mais a rede de ensino estadual.
A secretária Socorro Batista fez a abertura do evento, que reuniu gestores regionais, assessores pedagógicos e coordenadores para alinhar estratégias e reforçar o papel das regionais na educação pública.
Essa publicação é um oferecimento
Acidente na BR 406 no início da noite desta sexta-feira, deixa mototaxista ferido
10/05/2025
Foto: reprodução
Um acidente foi registrado no início da noite desta sexta-feira (09/05) na BR 406 em João Câmara. Segundo registro do Blog do Assis Silva, o sinistro envolveu um mototaxista cuja identidade ainda não foi revelada pelas autoridades.
SAMU e polícia militar foram acionados ao local que atraiu muito curiosos. Ainda não temos informações sobre o estado de saúde do motoxista.
Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
Deputado Tomba vai entrar na justiça para o governo cumprir a lei que dá à barragem de Oiticica, o nome do ex-governador Iberê Ferreira
09/05/2025
Autor da lei que dá o nome do ex-governador Iberê Ferreira de Souza à barragem de Oiticica, o deputado estadual Tomba Farias (PL) estava só aguardando a inauguração do reservatório, para cobrar do governo do estado o cumprimento da lei, já aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pela ex-governadura Rosalba Ciarlini.
Como a barragem foi inaugurada em março e continua sem nome, o deputado anunciou que vai acionar a justiça para que a lei entre em vigor.
"A barragem de Oiticica foi inaugurada em março deste ano com uma cerimônia que contou com a presença do presidente Lula da Silva, mas não sei por qual motivo a governadora Fátima Bezerra resolveu não cumprir a lei que a denomina com o nome de Iberê Ferreira. A gente tem dar a César o que é de César. Iberê foi um dos grandes responsáveis pela viabilização da obra”, destacou.
Tomba disse que já solicitou o cumprimento da lei ao deputado Francisco do PT, líder do governo na Assembleia, e também ao chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, mas até o momento nada foi feito.
"Temos que fazer jus ao homem que exerceu seis mandatos como deputado federal, foi deputado estadual, foi secretário de Estado, foi vice-governador e governador do Rio Grande do Norte”, assinala.
Thaisa Galvao
Essa publicação é um oferecimento
Arcebispo de Natal vai presidir missa em ação de graças pela eleição do novo Papa Leão XIV
09/05/2025
A Arquidiocese de Natal celebrará missa em ação de graças pelo início do pontificado do Papa Leão XIV, nesta sexta-feira, 9 de maio, às 11 horas, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso.
A celebração será transmitida pela Rádio Rural de Natal – 91.9 FM.
O novo pontífice, Robert Francis Prevost, foi eleito nesta quinta-feira, como o 267º sucessor do Apóstolo Pedro, e escolheu o nome de Papa Leão XIV.
Thaisa Galvao
Essa publicação é um oferecimento
Café sobe 80,2% em 12 meses e acumula maior inflação desde início do Plano Real
09/05/2025
O café moído acumulou inflação de 80,2% no Brasil nos 12 meses encerrados em abril, segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados nesta sexta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O órgão afirmou que a alta dos preços é a maior já registrada nesse recorte desde a entrada em circulação do real, em julho de 1994, há quase 31 anos.
Uma taxa de 85,5% até foi verificada de junho de 1994 a maio de 1995, diz o IBGE, mas esse período teve a influência do último mês antes da vigência da moeda.
A carestia do café ocorre em meio a problemas de oferta causados pelo clima adverso e baixos estoques na indústria. Esse contexto levou as cotações do produto para níveis recordes.
Com a alta de 80,2%, o café também registrou a maior variação de preços entre os 377 bens e serviços (subitens) que compõem a cesta do IPCA.
Entre as 16 capitais e regiões metropolitanas pesquisadas no índice, Porto Alegre teve a maior disparada do produto: 99,4%. Goiânia veio na sequência (97,01%). As duas menores altas foram registradas em Recife (61,63%) e São Paulo (65,34%).
Apenas o mês de abril, o café moído subiu 4,48% no país. O aumento veio após um avanço ainda maior em março (8,14%).
O produto foi novamente um dos principais vetores de pressão na inflação do grupo alimentação e bebidas. O ramo é o de maior peso no IPCA.
A alta dos preços de alimentação e bebidas até desacelerou a 0,82% no mês passado, depois da taxa de 1,17% em março. Mesmo assim, o segmento gerou o maior impacto no IPCA (0,18 ponto percentual).
O índice geral mostrou inflação de 0,43% em abril. A taxa veio após variação de 0,56% em março.
Em 12 meses, a inflação de alimentação e bebidas alcançou 7,81%. É a maior alta dos nove grupos pesquisados. Educação aparece na sequência (6,31%).
Folhapress
Essa publicação é um oferecimento
Carro é encontrado pendurado na passarela do Forte dos Reis Magos em Natal
09/05/2025

Um carro amanheceu "pendurado" na passarela do Forte dos Reis Magos, em Natal, na manhã desta sexta-feira (9). Segundo a Polícia Militar, o condutor ainda não foi localizado.
De acordo com a PM, os policiais que faziam guarda na área interna do forte ouviram um forte barulho durante a madrugada e, ao vistoriarem a área externa, encontraram o carro caído.
Ainda de acordo com a polícia, ao chegarem ao local onde o carro caiu os militares já não encontraram ninguém.
Ao g1, a Fundação José Augusto, responsável pela administração da fortificação histórica, informou que o acidente foi causado por um "infrator" que dirigiu o carro pela passarela usada por natalenses e turistas para ter acesso à construção.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Fraude no INSS: saiba como baixar o app oficial e como será a notificação dos descontos irregulares
09/05/2025
Órgão vai notificar os aposentados e pensionistas que podem ter sido prejudicados pela fraude na próxima terça-feira (13). Segurados deverão reconhecer se autorizaram o desconto ou não.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou que vai notificar, na terça-feira (13), os 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos e que, portanto, podem ter sido prejudicados pela fraude dos descontos irregulares.
Essas pessoas terão de informar se as operações foram autorizadas por elas ou não para receberem o ressarcimento dos valores.
Veja abaixo como baixar o app oficial e, em seguida, entenda como será a notificação do INSS sobre os descontos irregulares.
Como baixar o app Meu INSS
O aplicativo Meu INSS está disponível para Android e iOS. Além do telefone 135 e do site, ele é um meio para os cidadãos consultarem seus benefícios do INSS sem a necessidade de deslocamento para uma das agências.
1 - Ao baixar o aplicativo no celular, o beneficiário precisa aceitar os termos de uso;
2 - Em seguida, deve "entrar com gov.br", preenchendo com CPF e senha cadastrados na conta oficial do governo. Se você não tem conta gov.br, veja aqui como fazer;
3 - Por fim, é só clicar em "autorizar" para deixar que o aplicativo acesse os seus dados pessoais.
O usuário terá acesso a todos os serviços disponíveis e ao histórico das informações do beneficiário.
Como será a notificação dos descontos irregulares
O INSS vai divulgar informações para os segurados que tiveram descontos associativos na próxima terça-feira (13), exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
No dia seguinte, quarta-feira (14), os segurados notificados poderão verificar qual associação realizou o desconto e o valor descontado, por meio de dois canais: o app Meu INSS e a central de atendimento 135.
A partir dessas informações, o associado deverá reconhecer se, de fato, autorizou a cobrança, ou se é o caso de um desconto irregular, fruto de fraude.
Não será necessário incluir documentos ou comprovantes para afirmar que não autorizou a cobrança, e não há um prazo para reclamar.
Ressarcimentos
- O ressarcimento será para os descontos realizados nos últimos cinco anos, a partir de março de 2020.
- Caso o segurado preencha no sistema que não autorizou o desconto, o INSS vai gerar automaticamente uma cobrança para a associação que recebeu o dinheiro.
- A empresa, então, terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o segurado, juntando no sistema três informações: comprovação de associação, autorização do desconto e documento de identidade do segurado.
- Caso a associação não comprove o vínculo, ela terá os mesmos 15 dias úteis para realizar o pagamento ao INSS, que será repassado ao segurado por meio de folha suplementar.
- Se a associação não fizer o pagamento, o caso será encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU) para medidas de ressarcimento.
- Segundo o governo, todos os segurados que reclamaram e não tiveram comprovação do vínculo receberão o dinheiro. A devolução será entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
G1
Essa publicação é um oferecimento
Lula critica tarifas dos EUA em reunião com Putin e líderes na Rússia
09/05/2025
O presidente Lula (PT) criticou hoje as tarifas anunciadas pelos EUA em reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, e outros líderes na Rússia.
O que aconteceu
Lula disse que as decisões do presidente norte-americano Donald Trump são "unilaterais". "As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos EUA de taxação de comércio com todos os países do mundo de forma unilateral joga por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra, muitas vezes, o respeito à soberania dos países que temos que ter", disse.
Presidente disse que viagem à Rússia tem como objetivo estreitar e refazer parceria entre Brasil e Rússia. Lula ressaltou que o país tem "interesses políticos, comerciais, culturais, científicos e tecnológicos" com a Rússia e disse ainda que aquele país também deve ter interesses no Brasil. "Somos duas grandes nações em continentes opostos, fazemos parte do sul global e temos a chance de nesse momento histórico, fazer com que a relação comercial possa crescer muito", disse Lula durante a reunião com Putin e os demais líderes russos.
Uol
Essa publicação é um oferecimento
Procon Natal identifica quarto aumento consecutivo no preço da cesta básica
09/05/2025
Uma pesquisa de preços realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) identificou que o preço da cesta básica na capital aumentou pelo quarto mês consecutivo neste ano. Em abril, dos quarenta itens que compõem a cesta básica, 62,5% tiveram reajuste em relação ao mês anterior. Em março, o preço médio era de R$ 450,69, o que representa um acréscimo de R$ 6,54 para o consumidor, equivalente a um aumento de 1,43%.
Das quatro categorias pesquisadas pelo Procon Natal, durante as cinco semanas do mês de abril, todas tiveram oscilação nos valores.
Na categoria de hortifrúti foi identificado o maior reajuste: 7,53%. Dez produtos subiram em relação ao mês anterior; os principais foram: tomate (kg), com aumento de 23,04%; cebola, 7,13%; repolho, 12,93%; e batata, 23,18%. Já na categoria de mercearia, o aumento foi de 1,33%, destacando-se o café (pacote de 250 g), com alta de 7,08%, e o leite, com 1,73%. As categorias de açougue e higiene/limpeza seguiram a mesma tendência, com aumentos de 0,24% e 1,76%, respectivamente.
Entre os 40 itens que compõem a cesta básica, 25 registraram aumento de preço, quatro a mais em comparação ao mês anterior. Esta tendência vem sendo observada a cada mês desde o início do ano.
A média dos preços da cesta básica por segmento mostrou que os hipermercados possuem os preços mais elevados, seguidos dos supermercados, enquanto os atacarejos apresentam os preços mais baixos.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Justiça Eleitoral cassa pela segunda vez mandato do prefeito de Lajes
09/05/2025

Felipe Menezes (MDB)
Felipe Menezes disse que nunca se utilizou da máquina pública em benefício próprio e que respeita a decisão da Justiça Eleitoral, embora não concorde. Decisão cabe recurso.
A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou pela segunda vez no período de um mês o mandato do prefeito de Lajes (RN), Felipe Menezes (MDB), e do vice dele, José Carlos Felipe (PT), por abuso de poder político e econômico.
O prefeito e o vice já haviam tido o mandato cassado no dia 7 de abril deste ano, também por abuso de poder político, por conta do aumento no número de coordenadores em secretarias municipais em 2024, ano de eleição. As duas decisões cabem recurso.
Em nota, o prefeito Felipe Menezes afirmou que nunca se utilizou da máquina pública em benefício próprio, disse que respeita a decisão da Justiça Eleitoral, embora não concorde, e que está tomando as providências cabíveis.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Lojas em shoppings de Natal são alvos de operação contra fraude fiscal; dívida é de R$ 4 milhões
09/05/2025

Polícia Civil/Divulgação
Foram cumpridos pelo menos 15 mandados de busca e apreensão, além dois de prisão contra um casal que seria responsável por comandar o esquema.
Uma operação da Polícia Civil e da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz) cumpriu nesta quinta-feira (8) mandados de prisão e de busca e apreensão em lojas de roupas e calçados suspeitas de um esquema de fraudes fiscais e ocultação de patrimônio em Natal.
Os registros judiciais, segundo a Civil, apontam uma dívida com o fisco estadual de pelo menos R$ 4 milhões (veja detalhes mais abaixo). Os nomes das lojas não foram divulgados pela polícia.
Um casal foi preso e 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos - alguns deles em três shoppings da cidade, onde ficavam as lojas, que tiveram atividades suspensas, segundo a polícia.
Os demais mandados foram cumpridos nas casas dos investigados e em um escritório de contabilidade vinculado ao grupo.
O grupo utilizou 45 CNPJs diferentes para a fraude. De acordo com a polícia, eles abriam e fechavam empresas para sonegar os impostos.
A todo, foram 10 lojas interditadas pela polícia nesta quinta, além de três depósitos na Operação Fechamento.
Carros de luxo também foram apreendidos, e pelo menos R$ 700 mil em produtos haviam sido contabilizados até a tarde desta quinta - o que não representava 30% da totalidade das mercadorias, segundo a Sefaz.
Segundo a Polícia Civil, o esquema era operado por grupo empresarial do setor de calçados, bolsas e vestuário.
"A investigação objetiva o combate à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Também era um esquema organizado, e de certa forma antigo, de abertura e fechamento de empresas com utilização de laranjas", explicou o delegado Fábio Montanha, da Delegacia Especializada na Investigação de Crimes Contra a Ordem Tributária (DEICOT).
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Mega-Sena: prêmio acumula e vai a R$ 45 milhões
09/05/2025

Reprodução/Caixa
O sorteio do concurso 2.860 da Mega-Sena foi realizado na noite desta quinta-feira (8), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 45 milhões.
Veja os números sorteados: 02 - 05 - 17 - 24 - 38 - 57
5 acertos - 119 apostas ganhadoras: R$ 25.909,13
4 acertos - 6.632 apostas ganhadoras: R$ 664,13
O próximo sorteio da Mega será no sábado (10).
Essa publicação é um oferecimento





























