Economia

BC: vazam dados do Pix de 11 milhões de pessoas; acesso a contas foi preservado

24/07/2025

Foto: Reprodução 

 

O Banco Central comunicou, nesta quarta-feira (23), que ocorreram acessos indevidos a dados vinculados a chaves Pix no Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário), que é operado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O CNJ afirma que o incidente que ocorreu entre domingo (20) e segunda-feira (21) provocou o vazamento dos dados de 11.003.398 pessoas. Foram acessados dados como nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta.

As informações vazadas são cadastrais, do tipo que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras, segundo o BC, ressaltando não foram obtidos dados sensíveis e sob sigilo bancário, como senhas, movimentações financeiras ou saldos em contas.

Apesar de os dados vazados por si só não permitirem o acesso às contas nos bancos, o CNJ reforça que a exposição de dados cadastrais gera riscos e sublinha recomendações de segurança que os bancos já divulgam com frequência.

“O CNJ não se utiliza de qualquer meio de comunicação aos afetados, como mensagens, SMS, e-mail ou chamadas telefônicas”, pontua.

O órgão ainda vai disponibilizar um canal exclusivo para consulta ao cidadão, que será divulgado no site oficial do Conselho.

 

CNN

 

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Policial

"Operação Cálice Amargo": Polícia Civil apreende receitas médicas falsas em Macau e Natal

24/07/2025

 

IMG000000000326394.JPEG

Policiais Civis da 5ª Delegacia Regional (DR) de Macau, com apoio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Macau, 5º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) e da 2ª DP de Natal, deflagram, nesta quarta-feira (23), a operação "Cálice Amargo", que teve como objetivo o combate ao uso de receitas médicas falsas em farmácias da cidade de Macau.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal e Macau contra duas mulheres e um homem, com idades de 22, 28 e 30 anos. Eles são investigados por suspeita de utilizar documentos falsificados para adquirir medicamentos controlados.

De acordo com as investigações, os suspeitos obtinham receitas médicas falsificadas por meio de uma rede social, faziam alterações nos nomes e impressões dos documentos, e os apresentavam em farmácias da cidade. Embora o número de série das receitas fosse o mesmo, os nomes dos médicos variavam.

Diligências foram realizadas pelas equipes, no local foram apreendidos aparelhos celulares e notebooks. Em análise preliminar, foram encontrados arquivos de receitas médicas em branco, já assinadas, prontos para impressão.

Os suspeitos responderão pelo crime de uso de documento falso, cuja pena pode chegar a seis anos de reclusão.

O nome da operação, "Cálice Amargo", faz referência à metáfora bíblica usada por Jesus para se referir ao sofrimento da crucificação. Segundo apurado, os medicamentos adquiridos de forma ilícita eram consumidos em associação com outras substâncias entorpecentes, como cocaína, ou repassados a terceiros para o mesmo fim.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte solicita que a população continue colaborando com o trabalho investigativo, repassando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN - SECOMS.

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Policial

VÍDEO: Polícia prende oito pessoas por tráfico de drogas em Pipa

24/07/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Divulgação

 

Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia de Tibau do Sul, com apoio da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM), deflagraram, nesta quarta-feira (23), mais uma fase da “Operação Liberdade”, com foco no combate ao tráfico de drogas na Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul.

Durante a ação, cinco adultos foram presos em flagrante e três adolescentes foram apreendidos. Todos são suspeitos de integrar uma facção criminosa com atuação no tráfico de drogas na região.

Com o grupo, foram apreendidos: 353 trouxinhas de maconha, 176 papelotes de cocaína, 33 porções de haxixe, uma balança de precisão, duas armas de fogo (sendo uma pistola calibre .40 com 30 munições e uma pistola calibre 6,35 com oito munições), cinco aparelhos celulares e quantia em dinheiro fracionado.

A operação é fruto de uma investigação em andamento na 103ª DP, que visa desarticular grupos criminosos envolvidos em atividades ilícitas na localidade. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional e às unidades socioeducativas, onde ficarão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça seu compromisso no enfrentamento ao crime organizado e solicita o apoio da população. Informações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

 

BG

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Política

Vereador Flávio Sami propõe reajuste para músicos da Banda Municipal e melhorias no Assentamento Maria da Paz

24/07/2025

Vereador Flávio Sami – Foto: reprodução

 

Na sessão da última segunda-feira (21), o vereador Flávio Sami (PP), conhecido como “O Advogado do Povo”, teve duas proposições aprovadas na Câmara Municipal de João Câmara. O destaque foi o Projeto de Indicação nº 187/2025, que solicita à prefeita Aize Bezerra o reajuste salarial dos músicos da Banda de Música Municipal, corrigindo defasagens acumuladas ao longo dos anos.Agricultural machinery

Segundo o vereador, os músicos têm papel fundamental na cultura local, participando de eventos cívicos, religiosos e oficiais. “Essa é uma medida de justiça. Precisamos valorizar quem representa a nossa cultura”, declarou.

Além disso, foi aprovado o Requerimento nº 308/2025, que pede a instalação de iluminação pública e uma placa de identificação na entrada do Assentamento Maria da Paz, na zona rural, com o objetivo de melhorar a segurança e o reconhecimento da comunidade.

As iniciativas reforçam o foco do mandato de Flávio Sami na valorização do funcionalismo público e no desenvolvimento equilibrado entre a cidade e a zona rural.

 

Fonte: Blog de Assis Silva

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Notí­cias

Bolsa Família 2025: veja calendário e quem recebe em julho

24/07/2025

Benefício do mês estará disponível desde a última sexta-feira (18), e data de pagamento varia conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social)

Calendário Bolsa Família 2025: pagamentos de julho começam nesta semana;  veja datas

Foto: reprodução

 

Os pagamentos de julho aos beneficiários do Bolsa Família serão realizados a partir de sexta-feira (18) até o último dia do mês. A data de recebimento dos valores varia conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), presente no cartão do programa do governo.

Pela ordem dos pagamentos, os beneficiários com o NIS de final 1 serão os primeiros a receber o valor.

A sequência das transferências permanece – somente em dias úteis – até chegar aos beneficiários com o NIS de último dígito zero.

Os pagamentos de julho aos beneficiários do Bolsa Família serão realizados a partir de sexta-feira (18) até o último dia do mês. A data de recebimento dos valores varia conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), presente no cartão do programa do governo.

Pela ordem dos pagamentos, os beneficiários com o NIS de final 1 serão os primeiros a receber o valor.

A sequência das transferências permanece – somente em dias úteis – até chegar aos beneficiários com o NIS de último dígito zero.

Veja o calendário do Bolsa Família de julho

Final do NIS 1: pagamento em 18 de julho

Final do NIS 2: pagamento em 21 de julho

Final do NIS 3: pagamento em 22 de julho

Final do NIS 4: pagamento em 23 de julho

Final do NIS 5: pagamento em 24 de julho

Final do NIS 6: pagamento em 25 de julho

Final do NIS 7: pagamento em 28 de julho

Final do NIS 8: pagamento em 29 de julho

Final do NIS 9: pagamento em 30 de julho

Final do NIS 0: pagamento em 31 de julho

Para consultar se o benefício está disponível para saque, é necessário acessar o aplicativo Bolsa Família ou ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 111.

 

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

Governo do RN amplia frota do SAMU e reforça atendimento no interior do RN

24/07/2025

Um total de 25 ambulâncias atenderá a população de municípios de todas as regiões do estado

Os veículos irão fortalecer o atendimento de urgência e emergência em todas as regiões do estado, contribuindo para a meta de cobertura integral do SAMU em todo o Rio Grande do Norte - Foto: Raiane Miranda

Os veículos irão fortalecer o atendimento de urgência e emergência em todas as regiões do estado, contribuindo para a meta de cobertura integral do SAMU em todo o Rio Grande do Norte - Foto: Raiane Miranda

 

O Governo do Estado segue ampliando o cuidado com a saúde da população, com foco na qualificação da atenção pré-hospitalar. Na última segunda-feira (21), a governadora Fátima Bezerra realizou a entrega oficial de 25 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU RN), recebidas do Ministério da Saúde.

Os veículos irão fortalecer o atendimento de urgência e emergência em todas as regiões do estado, contribuindo para a meta de cobertura integral do SAMU em todo o Rio Grande do Norte.

Do total de ambulâncias entregues, 10 serão utilizadas para renovação da frota atual e 15 para a expansão do serviço em áreas que ainda não são atendidas. Além desse reforço, o Rio Grande do Norte foi contemplado com mais 11 ambulâncias por meio do PAC Seleções 2025 — sendo oito destinadas à expansão da cobertura e três à renovação da frota.

O impacto esperado com a entrega das novas ambulâncias do SAMU no estado inclui a ampliação da cobertura regional, especialmente em áreas de difícil acesso e com menor oferta de serviços de saúde. A medida também irá contribuir para a redução dos tempos de resposta aos atendimentos de urgência e emergência, além de melhorar a segurança de profissionais e pacientes durante os deslocamentos. Outro benefício importante é o fortalecimento da logística e da capacidade de resposta do sistema de saúde estadual, promovendo um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado em todo o território potiguar.

ATENÇÃO PRÉ-HOSPITALAR

A governadora Fátima Bezerra destacou o esforço conjunto entre o Governo do Estado, o Ministério da Saúde e os municípios e reafirmou o compromisso da gestão com a saúde pública: “Com apoio do Governo Federal, nosso governo tem atuado com seriedade, compromisso e responsabilidade na reconstrução dos serviços públicos do Rio Grande do Norte, com destaque para a saúde. Reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento do SUS e da atenção pré-hospitalar. O SAMU, que por muito tempo foi visto apenas como transporte, é na verdade um serviço de cuidado imediato, que salva vidas já no local do atendimento”, declarou.

O secretário Estadual da Saúde, Alexandre Motta ressaltou a importância do fortalecimento da SAMU no RN: “É um passo concreto para levar atendimento a todos os municípios potiguares e reforçar o compromisso do Governo com uma saúde pública mais acessível e eficaz. E tudo isso só é possível graças à parceria com o Governo Federal e à liderança da governadora Fátima Bezerra, que vem sendo reconhecida como a governadora da saúde.”

100% DE COBERTURA

Atualmente, o SAMU RN cobre cerca de 70% do território potiguar – Natal e Mossoró, que possuem serviços próprios. A meta do Governo do Estado é alcançar 100% de cobertura. Para isso, já houve pactuação com municípios das regiões Oeste, Médio Oeste e parte das regiões do Trairi e Potengi. Uma nova reunião está prevista para o fim de julho, com representantes de todas as regiões e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN, com o objetivo de avançar na pactuação do cofinanciamento e da distribuição das unidades restantes.

Das 10 ambulâncias recebidas anteriormente em 2025, quatro já estão em operação, reforçando o atendimento da Região Metropolitana de Natal. As demais estão em fase final de preparação para entrar em serviço ainda neste mês.

“Essas ações mostram que estamos no caminho certo. Se hoje o povo do RN me reconhece como a governadora da segurança e da educação, fico feliz em dizer que estamos construindo, com trabalho e resultados, a imagem da governadora da saúde. Porque saúde é direito, é vida, e é com dignidade que o nosso povo merece ser tratado”, complementou a governadora.

A solenidade contou com a presença do Secretário da Fazenda Cadu Xavier; o secretário de Segurança, Francisco Araújo, a Secretária de Ação Social, Íris Oliveira; Wilma Dantas, coordenadora do Samu RN; o deputado estadual Ubaldo Fernandes; a presidente do COSEMS-RN, Maria Elisa; o prefeito de São Miguel, Leandro Rêgo; a  prefeita de Santa Cruz, Ana Fabrícia; a prefeita de João Câmra, Aize Bezerra; o prefeito de Angicos, Pinheiro Neto; o prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Santos; o prefeito de Areia Branca, Sousa; o prefeito de Janduís, Euvécio Gurgel, além de representantes das secretarias  de saúde dos municípios contemplados.

 

Fonte: Governo do RN

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Notí­cias

Rota 22 inicia ciclo de oficinas com foco em políticas públicas e escuta popular

24/07/2025

O ciclo de oficinas na região Agreste será encerrado com um seminário em Santo Antônio - Foto: Reprodução

 

O Projeto Rota 22 iniciou, nesta terça-feira (22), uma nova etapa de oficinas no Rio Grande do Norte, com passagem pelo município de Passa e Fica, no Agreste. O encontro foi realizado na Pousada Manaím e reuniu lideranças locais, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Nesta quarta-feira (23), a caravana segue para Goianinha, com programação no Mirante do Vale Restaurante.

Idealizado pelo Partido Liberal (PL) em parceria com o Instituto Álvaro Valle, o Rota 22 busca promover o diálogo com a população e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento regional. Em sua participação no evento, o prefeito de Passa e Fica, Flaviano Lisboa, destacou a importância da profissionalização da juventude como ferramenta de autonomia. “É preciso formar jovens preparados para empreender, sem depender do assistencialismo”, afirmou.

Presente à oficina, o prefeito de São José do Campestre, Eribaldo Lima, chamou atenção para os desafios no abastecimento de água potável nas comunidades rurais do município. A secretária de Saúde de Passa e Fica, Elizabete Sousa, criticou o que classificou como descumprimento de pactuações por parte do Governo do Estado no atendimento via SUS. Já a secretária de Educação, Maria Célia, celebrou o desempenho do município no Ideb, apesar dos índices estaduais ainda estarem entre os mais baixos do país.

O ciclo de oficinas na região Agreste será encerrado com um seminário em Santo Antônio, no dia 2 de agosto, reunindo representantes das regiões Agreste, Trairí e Potengi. A programação do Rota 22 segue em agosto com eventos em Parnamirim (dia 6), Extremoz (dia 7) e um seminário em Natal (dia 16), voltado à Região Metropolitana.

Desde o início do ano, o Rota 22 já realizou 20 eventos no estado, sendo 16 oficinas e quatro seminários. Mais informações podem ser acessadas pelo site plrota22.com.br, pelos perfis @pl22rn e @plnacional22 nas redes sociais ou pelo canal de WhatsApp: canal.plrota22.com.br.

 

98FM Natal

Essa publicação é um oferecimento

BARRACÃO DO MARCELO

Notí­cias

Festival Forrozar confirma Batista Lima, Eliane, Cavalo de Pau, Forró dos 3 e Gió dia 6 de setembro na Arena das Dunas

24/07/2025

Mais de 10 horas de programação celebram a história e a essência do forró.

O forró, um dos gêneros musicais mais emblemáticos do Brasil, terá uma noite dedicada exclusivamente à sua celebração em Natal. No dia 06 de setembro, a Arena das Dunas se transforma no epicentro da cultura nordestina com o Festival Forrozar, que promete mais de 10 horas de programação com shows de grandes nomes nacionais e potiguares, além de experiências imersivas que contam a história e a essência do forró.

Entre as atrações já confirmadas estão Batista Lima, um dos maiores intérpretes do forró romântico; Eliane, a consagrada “Rainha do Forró”, com 42 anos de carreira e uma trajetória marcada por sucessos como Brilho da Lua, Valeu e Amor ou Paixão; a banda Cavalo de Pau, ícone do forró tradicional; além do grupo Forró dos 3 e da cantora Gió, que trazem o talento potiguar para o palco do festival.

O Festival Forrozar vai além da música ao vivo. Inspirado no conceito de “forrobodó” — termo que deu origem ao nome forró, segundo o folclorista Luís da Câmara Cascudo — o evento vai contar com uma exposição interativa que narra a trajetória do gênero, desde as suas raízes, com mestres como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, até os artistas que hoje levam o forró aos grandes palcos do Brasil e do mundo.

“O Forrozar nasceu para ser mais do que um evento. É uma forma de homenagear a identidade cultural do Nordeste, proporcionando ao público uma viagem pela história do forró, com música, dança, gastronomia e memórias afetivas”, destaca a produção do festival.

Em 2024, o Festival Forrozar reuniu milhares de pessoas na Arena das Dunas, em uma noite marcada por dois palcos e música ininterrupta. Nomes como Reynaldo do Acordeon, Alcymar Monteiro, Socorro Lima, Samyra Show, Beto Barbosa, Brasas do Forró e Deusa do Forró animaram o público em mais de sete horas de festa. Este ano, a expectativa é ainda maior, com uma estrutura renovada e atrações que prometem fazer história.

Os ingressos já estão à venda na plataforma Bilheteria Digital.

O evento conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão, com incentivo da Unimed Natal, Espacial Veículos e Prontoclínica Paulo Gurgel, e do Governo do Estado do RN, através da Lei Câmara Cascudo, com incentivo do Nordestão e CDA Distribuidora.

Serviço:

Festival Forrozar 2025

Data: 06 de setembro (sábado)

Local: Arena das Dunas – Natal/RN

Atrações confirmadas: Batista Lima, Eliane, Cavalo de Pau, Forró dos 3 e Gió

Ingressos: à venda na Bilheteria Digital

Mais informações: @festivalforrozar

 

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

“Vocês sabem que não posso falar”, diz Bolsonaro ao chegar na sede do PL

24/07/2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou sua residência, nesta quarta-feira (23/7), no Jardim Botânico, em Brasília, e foi até a sede do Partido Liberal (PL) em Brasília. O ex-presidente está acompanhado do filho mais novo, o vereador de Balneário Camboriú Jair Renan (PL).

O deslocamento acontece em meio à espera por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sobre seu futuro, após sua defesa se manifestar sobre o suposto descumprimento das ordens de não usar redes sociais ou ter falas transmitidas por perfis de terceiros.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SERTÃO QUENTE NOTÍCIA (@sertaoquentenoticia)

Vídeo/ Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

CHAGAS CABELELEIRO

Economia

Zona Leste concentra combustíveis mais baratos de Natal em julho

24/07/2025

Valores mais baixos registrados foram: gasolina comum a R$ 5,97, etanol por R$ 4,77, GNV a R$ 4,95 e diesel S-10 a R$ 5,89 - Foto: Reprodução

 

A zona Leste de Natal concentrou os menores preços dos principais combustíveis comercializados na capital potiguar durante o mês de julho. É o que revela o ranking mensal dos dez postos de combustíveis com menores valores, divulgado pelo Núcleo de pesquisa Procon Natal. Segundo o levantamento, os valores mais baixos registrados foram: gasolina comum a R$ 5,97, etanol por R$ 4,77, GNV a R$ 4,95 e diesel S-10 a R$ 5,89.

O menor preço da gasolina e do etanol foi encontrado no bairro das Rocas. Já o Gás Natural Veicular (GNV) mais barato aparece em quatro estabelecimentos, dois deles também na zona Leste, no bairro Lagoa Seca, e outros dois estão situados em Candelária e Lagoa Nova, na zona Sul.

O único produto com menor valor encontrado fora da zona Leste foi o diesel S-10 (R$ 5,89), registrado em Lagoa Nova, zona Sul.

Além de liderar nos preços mais baixos, a região Leste também concentra a maior parte dos postos que aparecem entre os dez mais baratos para gasolina e etanol. Bairros como Alecrim, Dix-Sept Rosado e Petrópolis reforçam a tendência de preços mais competitivos nessa parte da cidade.

A pesquisa do Procon aponta ainda os preços médios praticados em Natal: gasolina comum a R$ 6,10, etanol a R$ 4,98, GNV a R$ 5,13 e diesel S-10 a R$ 6,09. O ranking completo está disponível no site da Prefeitura do Natal.

 

98 FM Natal

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Política

Lula: “Eleição a cada 4 ou 5 anos não é mais suficiente para assegurar a democracia”

24/07/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na 2ª feira (21) que só realizar eleições a cada 4, 5 anos “não é mais suficiente” para assegurar a democracia.

A declaração foi dada em discurso durante cúpula sobre o tema realizada em Santiago, no Chile.

Lula destacou: “a democracia liberal não foi capaz de responder aos anseios e necessidades contemporâneas. Cumprir o ritual eleitoral a cada 4 ou 5 anos não é mais suficiente. O sistema político e os partidos caíram em descrédito. Por essa razão, conversamos sobre o fortalecimento das instituições democráticas e do multilateralismo em face dos sucessivos ataques que vêm sofrendo. Concordamos sobre a necessidade de regulamentação das plataformas digitais e do combate à desinformação, para devolver ao Estado a capacidade de proteger seus cidadãos”.

O evento foi organizado pelo presidente chileno, Gabriel Boric, e reuniu também os líderes da Espanha, Pedro Sánchez, da Colômbia, Gustavo Petro, e do Uruguai, Yamandú Orsi.

Lula também afirmou que a “beleza da democracia” é que o povo pode escolher segmentos diferentes da sociedade para governar. Segundo ele, é possível uma alternância entre trabalhadores e empresários no poder, por exemplo.

O presidente defendeu ações mais firmes para proteger regimes democráticos diante do que considera ser uma onda de desinformação e de ataques às instituições. Disse que a liberdade de expressão não deve ser usada como escudo para cometer crimes.

 

Poder 360/ Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

 

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Ex-presidente do STF critica decisões de Alexandre Moraes sobre Bolsonaro: ” Censura prévia”

24/07/2025

Foto: Nelson Jr/STF

 

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello avalia que o STF vive um momento de “extravagância” com “enorme” desgaste para a instituição. Para ele, as decisões do ministro Alexandre de Moraes são incompreensíveis ao estado democrático de direito e serão cobradas pela história. 

Mello considera que a investigação sobre Jair Bolsonaro já começou de maneira errada e não deveria estar na Suprema Corte. Ele lembra, por exemplo, que, quando era ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva respondeu na primeira instância. 

 

Estadão

Essa publicação é um oferecimento

WF REFEIÇÕES

Cidade

Rio do Fogo: Celebração e fé, "Show católico com o cantor Willian Sanfona" foi um sucesso.

24/07/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Rio do Fogo - RN (@prefeituraderiodofogorn)

Vídeo: reprodução Instagram

 

A cidade de Rio do Fogo, vivenciou na última quinta-feira, 17 de julho, a realização do 1• Dia do Católico, data que agora é Lei Municipal e integrará o calendário cultural/religioso de eventos em nosso Município.

A unção de Deus se fez presente na Praça dos Pescadores e foi sem dúvidas, uma noite inesquecível para todos os presentes.

A data também celebrou o primeiro ano de ereção canônica da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e os quinze anos de vida eterna da Irmã Assunta.

O show do artista nacional Willian Sanfona fechou a noite com chave de ouro.

Sob a condução do Pe. Arthur Diego, o momento contou com a participação do Prefeito Márcio, Vice-prefeita Shirllene, Ex-prefeito Laerte, Vereadores e Secretários.

Celebração e fé, marcaram esse evento mega especial.

 

Fonte: Blog de Samuel Araújo

 

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

Fraude no INSS: 4 meses depois, responsáveis por desviar dinheiro dos aposentados ainda não foram identificados

24/07/2025

Para especialistas, apesar da complexidade das apurações, o processo de investigação é lento por falta de vontade política

A Operação Sem Descontos, deflagrada para investigar fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, segue andamento.

Desde o início das apurações, foram cumpridos mandados de busca, apreensão e prisão em 13 estados e no Distrito Federal.

Especialistas ouvidos pelo R7 avaliam que as investigações sobre as fraudes do INSS envolvem um esquema complexo, que demanda apurações profundas e estruturadas. No entanto, alguns deles defendem que há uma demora no processo.

Para o criminalista Paulo Klein, a identificação do grupo criminoso é dificultada pela necessidade de quebras de sigilo bancário e fiscal, o que demanda autorizações judiciais e tempo.

O presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias, Raimundo Nonato, acrescenta que os indícios mais fortes até agora tem relação com associações de pessoas jurídicas, cujos representantes legais muitas vezes podem ser “laranjas” dos verdadeiros articuladores do esquema.

Isso dificulta os indiciamentos e levanta questões sobre foro competente, já que há possíveis envolvidos com prerrogativas especiais.

“Não é um crime de baixa complexidade, pois envolve figuras públicas e políticas, além do corpo administrativo de uma das maiores autarquias do país. Então, existem também questões processuais de foro competente contra essas pessoas, pois pode envolver autoridades e agentes políticos com prerrogativas processuais diferenciadas”, destaca Nonato.

Já a advogada Lisiane Ribeiro reforça que uma das maiores dificuldades é comprovar a ausência de consentimento da vítima, uma vez que os descontos se escondem por trás de autorizações genéricas, muitas vezes assinadas por engano.

Para ela, esse tipo de fraude se aproveita da complexidade do sistema consignado e exige um esforço probatório muito maior por parte dos órgãos responsáveis.

Falta de vontade e coragem

Lisiane Ribeiro destaca que, para o desfecho das investigações, falta vontade política, coragem institucional e agilidade processual.

Na opinião dela, a ausência de indiciamentos formais até o momento pode indicar tanto um receio de atingir agentes com foro privilegiado quanto uma possível blindagem deliberada de certos envolvidos.

 

R7/Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Notí­cias

Fraude no INSS: reembolso de descontos ilegais começa amanhã

24/07/2025

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

 

Até a manhã desta quarta-feira (23), cerca de 948 mil segurados do INSS já haviam aderido ao acordo para receber o ressarcimento de descontos indevidos relacionados a mensalidades associativas.

O primeiro lote de pagamentos será realizado nesta quinta-feira (24), beneficiando 400 mil pessoas. A partir daí, os pagamentos ocorrerão em dias úteis, com lotes diários de 100 mil beneficiários. A ordem seguirá a sequência de adesão ao acordo.

Ao aderir ao acordo, o segurado concorda em receber o ressarcimento por meio administrativo e renuncia ao direito de processar o INSS futuramente pela fraude. No entanto, ainda é possível acionar judicialmente as associações responsáveis pelos descontos.

A adesão pode ser feita presencialmente em agências dos Correios ou pelo site e aplicativo ‘Meu INSS’.

 

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Notí­cias

Trabalhadores do DETRAN-RN aprovam greve e Governo agenda reunião

24/07/2025

Trabalhadores(as) do DETRAN-RN aprovam greve e Governo agenda reunião -  Sinai - Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN

Foto: Lenilton Lima

 

A partir de segunda-feira, 28 de julho, os trabalhadores do DETRAN-RN entrarão em greve. Decidida em Assembleia realizada pelo SINAI-RN nesta terça-feira (22) em frente à Governadoria, a medida é uma resposta à demora injustificável na apresentação de propostas à pauta de reivindicações da categoria.

Ciente da paralisação por tempo indeterminado, o Executivo estadual reuniu-se com a direção do Sindicato e a comissão de servidores na tarde desta terça, 22 de julho.

Nesse encontro, membros do Governo informaram que a Governadora pediu uma reunião interna com o comitê no próximo dia 30/07. O resultado dessa conversa será compatilhado com o SINAI na reunião agendada para 31 de julho.

Embora o Governo tente resumir a pauta da categoria à luta em prol da majoração do Auxílio Alimentação, os trabalhadores reivindicam a autonomia administrativa e financeira da Autarquia; o fim das terceirizações; a implantação de um Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ); a adoção de pisos salariais profissionais; e a atualização do PCCR, com reenquadramento e reconhecimento de atribuições.

Na concepção da categoria e do Sindicato, essas reivindicações podem ser atendidas porque a arrecadação do DETRAN cresce e a folha de pagamento representa apenas 18% da receita do órgão (0,41% da folha estadual).

 

Fonte: Sinai RN

Essa publicação é um oferecimento

40 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

FOTOS: MST ocupa Governadoria do RN e cobra reunião com Fátima Bezerra

24/07/2025

Fotos: Magnus Nascimento

 

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) seguem em mobilização durante a manhã desta quarta-feira (23), no Rio Grande do Norte, na busca do avanço das principais pautas da categoria, entre elas a reforma agrária. O grupo ocupa a sede da Governadoria do Estado, na zona Sul de Natal. O movimento cobra uma reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT).

O grupo saiu em caminhada da sede do do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Estado, que foi ocupado por cerca de 800 pessoas na última terça-feira (22). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação, de caráter pacífico, saiu em deslocamento pela Avenida Senador Salgado Filho em direção à BR-101, com um grupo de cerca de 500 participantes.

O protesto faz parte da Semana Camponesa, uma jornada nacional que teve início na segunda-feira (21) e já ocupa 20 sedes do Incra em todo o País. Nesta semana, entidades como a Federação da Agricultura criticaram a tolerância do Estado com as invasões do MST.

No RN, a mobilização teve início com uma marcha que partiu de Ceará-Mirim, passou por São Gonçalo do Amarante e chegou a Natal. O ato cobra a retomada das políticas públicas de reforma agrária, que segundo o movimento estariam paralisadas tanto no plano federal quanto estadual. A manifestação ocorre no marco do dia do trabalhador e da trabalhadora rural, celebrado no próximo dia 25 de julho.

 

Tribuna do Norte

 

Essa publicação é um oferecimento

WF REFEIÇÕES

Policial

Policial penal é principal suspeito de matar mulher de 22 anos na Grande Natal, diz polícia

24/07/2025

Foto: Reprodução

 

Um policial penal é o principal suspeito do assassinato de uma jovem de 22 anos na madrugada desta quarta-feira (23) em Ceará-Mirim, na Grande Natal, segundo a Polícia Civil. Ele se apresentou à delegacia, entregou a arma, mas não ficou preso.

A Secretaria de Administração Penitenciária informou que o servidor estava a caminho do trabalho, na Cadeia Pública de Ceará-Mirim, quando o crime aconteceu. Eis a íntegra do pedido.

Segundo a Polícia Militar, o caso foi registrado por volta de 1h10 na rodovia RN-064, na altura do distrito Gravatá, zona rural do município. As circunstâncias da ocorrência, no entanto, não foram informadas pela corporação.

Familiares da vítima, que identificaram a jovem como Keulen Viana de Lima, de 22 anos, disseram que ela e os outros ocupantes do carro onde ela estava teriam sido confundidos com assaltantes, pelo policial penal. A versão não foi confirmada pela polícia até a última atualização desta reportagem.

De acordo com a Polícia Civil, o servidor público permaneceu no local, prestou socorro à vítima e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar.

Em seguida, ele se apresentou à delegacia para entregar a arma e prestar depoimento. Após ser ouvido, o homem foi liberado. A versão do suspeito também não foi informada.

Segundo a Polícia Civil, um inquérito foi aberto pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP/Ceará-Mirim).

“O caso está sendo investigado pela unidade da DHPP responsável pela área, com o objetivo de esclarecer os fatos e adotar as providências legais cabíveis. Testemunhas serão ouvidas nas próximas horas e diligências seguem em andamento”, informou a corporação.

O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para passar por exames necroscópicos.

 

G1RN

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Primeira páginaAnterior Próxima Última página