Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas mantém prisão e fisioterapia no horário da PF
20/12/2025

Foto: Reprodução
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja submetido a cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral. A decisão veio após laudo da Polícia Federal indicar a necessidade do reparo, mas ressaltou que o procedimento não tem caráter de urgência e deve ser agendado previamente pela defesa.
O laudo da PF apontou que a cirurgia é necessária devido à piora do sono e da alimentação, à resistência aos tratamentos anteriores e ao risco de complicações causadas pela pressão intra-abdominal. Apesar disso, Moraes manteve que o procedimento é eletivo, ou seja, pode ser realizado sem urgência.
Na mesma decisão, o ministro negou o pedido da defesa para que Bolsonaro cumpra a pena em regime domiciliar. Moraes lembrou que a legislação prevê prisão domiciliar apenas para condenados em regime aberto, enquanto o ex-presidente cumpre pena em regime fechado na Superintendência da PF, em Brasília, por condenação de 27 anos e 3 meses no processo da chamada trama golpista.
Moraes também rejeitou o pedido para alterar o horário das sessões de fisioterapia de Bolsonaro. Segundo o ministro, o atendimento deve seguir as regras administrativas da PF, e o profissional de saúde precisa se adequar aos horários da unidade.
A decisão reforça que Bolsonaro tem autorização judicial para receber atendimento médico e fisioterapêutico, desde que respeitadas as normas de segurança da Superintendência.
Essa publicação é um oferecimento
Defesa de Bolsonaro pede mudança de horário da fisioterapia na prisão
20/12/2025

Foto: Reprodução
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para alterar os horários das sessões de fisioterapia que ele realiza durante os banhos de sol na superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
Em decisão de quinta-feira (18), Moraes havia autorizado que as fisioterapias ocorressem junto ao banho de sol. A defesa agora solicita que as sessões sejam feitas após as 18h, para se adequar à agenda do fisioterapeuta Kleber Antônio Caiado de Freitas, que atua em clínica própria e precisa se deslocar até a PF.
Segundo a defesa, o pedido é “meramente organizacional”, feito de boa-fé, e visa conciliar a decisão judicial com a rotina profissional do fisioterapeuta, garantindo que o tratamento de Bolsonaro continue sem comprometer seus atendimentos na clínica.
Essa publicação é um oferecimento
Lula reafirma veto a redução de pena e promete ‘surra’ na extrema direita em 2026
20/12/2025

Foto: Ton Molina
O presidente Lula afirmou nesta sexta-feira (19) que vetará o projeto de lei que reduz penas do ex-presidente Jair Bolsonaro, de generais e de integrantes do governo anterior condenados pelo STF. Ele disse ainda que dará uma “surra” em quem achar que a extrema direita poderá voltar a governar o país a partir de janeiro de 2027.
“Estou terminando o governo em um momento muito bom. Sei que tem muita gente já pensando nas eleições de 2026. Deixa eles pensarem. E, quando quiserem, venham. Porque vamos dar uma surra em quem se meter a achar que a extrema direita vai voltar a governar este país”, falou.
O petista, que tem 80 anos, afirmou que não envelhece por ter uma causa. “Se eles soubessem o tesão que tenho para governar esse país, eles não brincariam”, disse, reforçando seu tom de campanha para 2026, quando tentará o quarto mandato presidencial. A disputa será a sétima do petista pela presidência da República.
O PL da Dosimetria, como ficou conhecido, voltará ao Congresso caso Lula mantenha o veto. Parlamentares poderão derrubar a decisão presidencial em sessão conjunta de deputados e senadores, mantendo ou alterando a proposta de redução de penas.
Essa publicação é um oferecimento
Nordeste pode virar motor do Brasil com população jovem e energia limpa, aponta Banco Mundial
20/12/2025

Foto: Reprodução/TV Globo
Com 80% dos seus 54 milhões de habitantes em idade ativa, o Nordeste tem potencial para impulsionar o progresso do país, aponta o relatório do Banco Mundial Rotas para o Nordeste: Produtividade, Empregos e Inclusão, divulgado no início do mês.
Segundo o estudo, a região pode gerar mais empregos de qualidade e reduzir desigualdades se investir em setores em crescimento, como manufatura e serviços, além de apostar em infraestrutura via parcerias público-privadas.
O relatório destaca avanços na educação: a parcela de trabalhadores com diploma universitário subiu de 9,1% em 2012 para 17% em 2023. Mesmo assim, o Nordeste enfrenta desafios para transformar escolaridade em renda e oportunidades. Entre 2012 e 2022, a taxa de desemprego ficou em 12% e a informalidade em 52%, índices acima da média nacional.
Outro ponto forte da região é a energia limpa: o Nordeste produz 91% da energia eólica e 42% da energia solar do país, o que, segundo o Banco Mundial, pode acelerar um crescimento industrial sustentável e abrir espaço para setores emergentes, como o hidrogênio verde.
O estudo recomenda também políticas para incluir mulheres e grupos marginalizados, já que apenas 41% das mulheres participam da força de trabalho nordestina.
Para transformar o potencial em resultados concretos, o Banco Mundial sugere melhorar a intermediação de mão de obra, estimular o empreendedorismo, atrair investimentos, simplificar burocracia e modernizar infraestrutura de rodovias, ferrovias, redes digitais, água e saneamento.
O relatório alerta que planejamento e fiscalização cuidadosos são essenciais, e reforça o papel do setor privado em parcerias estratégicas para garantir impacto positivo no desenvolvimento da região.
Essa publicação é um oferecimento
Omoda 5: Super Híbrido chega a Natal por R$ 159.990 – Mais potente, mais econômico e mais completo que todos os seus concorrentes
20/12/2025

Foto: Divulgação
A Redenção Omoda Jaecoo apresentou oficialmente em Natal o Omoda 5 HEV, o novo SUV híbrido com mais de 1.000 km de autonomia que promete redefinir o segmento de SUVs médios no Brasil. Com preço de lançamento a partir de R$ 159.990, o modelo chega reunindo potência, eficiência e tecnologia premium — características que o tornam mais potente, mais econômico e mais completo que todos os seus concorrentes.
Com design arrojado e linhas futuristas, o Omoda 5 HEV mantém o estilo marcante já visto no E5, mas traz uma dianteira redesenhada para abrigar o novo conjunto híbrido.
O modelo é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina com um sistema elétrico, resultando em uma potência combinada de 224 cv e 30,1 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, proporcionando desempenho superior com baixo consumo de combustível. O sistema inteligente alterna automaticamente entre os modos elétrico e a combustão, assegurando uma condução suave, silenciosa e eficiente.
No interior, o Omoda 5 impressiona pelo alto nível de tecnologia e conforto. O painel traz duas telas de 12,3 polegadas integradas, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de carregador por indução de 50 W, sistema de som com seis alto-falantes e comandos de voz inteligentes. O acabamento premium e a chave presencial reforçam a sensação de sofisticação e praticidade.
A chegada do Omoda 5 HEV marca um novo capítulo da Omoda Jaecoo em Natal e fortalece a estratégia global de expansão da marca, que já ultrapassou 540 mil unidades vendidas desde 2023. Um sucesso mundial que agora conquista também o público potiguar.
Essa publicação é um oferecimento
Paulinho Freire assina criação da comissão do concurso da Guarda Municipal de Natal
20/12/2025

Foto: Rennê Carvalho/Secom
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, assinou nesta sexta-feira (19) o termo de criação da Comissão Especial Organizadora do Concurso Público da Guarda Municipal. A assinatura ocorreu no Palácio Felipe Camarão e marca um passo importante para a realização do certame, aguardado há cerca de 20 anos pelos natalenses.
A comissão, coordenada pelas secretarias de Administração (Semad) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), será responsável por adotar todas as providências para a realização do concurso, incluindo a condução dos procedimentos para divulgação do edital e definição da banca examinadora contratada.
Paulinho destacou a prioridade da gestão em fortalecer a segurança e valorizar a Guarda Municipal. “Estamos dando um passo decisivo para a realização do concurso. Vamos trabalhar para que aconteça o mais rápido possível e traga benefícios concretos para a cidade”, afirmou o prefeito.
A secretária da Semdes, Samara Trigueiro, e o comandante da Guarda Municipal, Francisco Carlos Fonseca, ressaltaram o caráter histórico da medida e o impacto da renovação do efetivo na segurança pública de Natal. A comissão será composta por nove servidores e a portaria entra em vigor após publicação no Diário Oficial do Município.
Essa publicação é um oferecimento
Fotógrafo registra uma enorme nuvem em forma de fênix sobre o Monte Fuji
19/12/2025

O fotógrafo Ken Moriya, registrou um momento impressionante sobre o Monte Fuji, no Japão: uma rara “nuvem pendurada” que assumiu a forma de uma fênix gigante, aparentemente ascendendo ao céu.
O clique foi feito no instante exato em que as condições atmosféricas se alinharam, resultando em uma imagem que rapidamente chamou atenção nas redes sociais.
Emparelhada ao pico coberto de neve do Monte Fuji, a nuvem criou uma cena quase irreal, lembrando imagens de filmes de fantasia. O contraste entre a montanha branca, o céu limpo e a formação etérea reforçou a sensação de grandiosidade, transformando um fenômeno natural raro em um espetáculo visual impressionante.

As chamadas “nuvens penduradas” surgem quando correntes de ar úmidas encontram grandes elevações, como montanhas, e são consideradas incomuns — ainda mais quando assumem formas tão definidas. Na cultura japonesa, há quem acredite que presenciar uma visão como essa seja sinal de boa sorte, o que torna o registro ainda mais simbólico.
Terra Fatos/Foto: @kenken710
Essa publicação é um oferecimento
Maior shopping do RN, Midway Mall é vendido por R$ 1,61 bilhão
19/12/2025


Maior shopping do Rio Grande do Norte, o Midway Mall foi vendido por R$ 1,61 bilhão, confirmou o grupo Guararapes, dono das Lojas Riachuelo, fundador e antigo proprietário do estabelecimento.
A conclusão da compra feita pela Capitânia Capital e outros co-investidores foi realizada na quarta-feira (16).
Com a operação, a Guararapes Confecções S.A. também aprovou a distribuição de R$ 1,488 bilhão em proventos aos acionistas.
O valor corresponde a R$ 2,97 por ação ordinária, representando aproximadamente 28% do preço de mercado da ação com base no fechamento de 16 de dezembro de 2025.
Em nota, o grupo afirmou que a venda do shopping está alinhada à estratégia da companhia de focar no seu negócio principal.
O shopping conta com mais de 300 lojas, cinema, Teatro Riachuelo, restaurantes, praça de alimentação, entre outras atrações. Ele foi inaugurado em 2005 no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal, pelo fundador do grupo empresarial, Nevaldo Rocha, que faleceu em junho de 2020.
Nova administração
A empresa Ancar Ivanhoe anunciou que será a administradora do shopping, embora seja uma das investidoras minoritárias do empreendimento. A empresa já administra o Natal Shopping, na capital potiguar.
“A operação representa mais um passo consistente na estratégia de crescimento da Ancar, ampliando sua carteira de ativos com foco em relevância regional, solidez operacional, visão de longo prazo e complementaridade”, informou.
Segundo a empresa, o shopping tem 65 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e se destaca como um hub completo de compras, gastronomia e serviços.
Com a entrada do Midway Mall, a Ancar Ivanhoe passa a contar com 23 shoppings em seu portfólio.
Do g1/RN/ Fotos: 1-Reprodução/ 2-Augusto César Gomes
Essa publicação é um oferecimento
“Assim que Moraes autorizar, vamos internar e operar Bolsonaro”, diz médico do ex-presidente
19/12/2025

Foto: Reprodução
O cirurgião Cláudio Birolini, da equipe de Jair Bolsonaro, se pronunciou nesta sexta-feira (19) após a Polícia Federal confirmar que o ex-presidente precisa passar por cirurgia. Birolini afirmou que a internação para o preparo pré-operatório só ocorrerá quando o ministro do STF Alexandre de Moraes autorizar.
Segundo o laudo da PF, Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral que exige reparo cirúrgico eletivo. A perícia também confirmou que o bloqueio do nervo frênico, indicado para tratar os soluços persistentes do ex-presidente, é tecnicamente adequado.
O documento da PF alerta que a cirurgia deve ser realizada o quanto antes, devido à piora do sono e da alimentação de Bolsonaro, além do risco crescente de complicações pela pressão intra-abdominal causada pela hérnia.
Bolsonaro passou pela perícia médica na quarta-feira (17) no complexo da PF em Brasília, onde está preso desde 22 de novembro. O exame foi determinado por Alexandre de Moraes, que solicitou também a análise dos laudos apresentados pela defesa do ex-presidente.
Essa publicação é um oferecimento
Laudo da PF confirma hérnia bilateral em Bolsonaro e necessidade de cirurgia urgente
19/12/2025

Foto: Reprodução
A Polícia Federal concluiu, em laudo pericial enviado nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de cirurgia em caráter eletivo. A perícia também confirmou a indicação técnica de procedimento para o bloqueio do nervo frênico, diante do quadro persistente de soluços.
Segundo a junta médica da PF, a cirurgia deve ser realizada “o mais breve possível” devido à falha dos tratamentos já tentados, à piora no sono e na alimentação e ao risco de complicações causadas pelo aumento da pressão abdominal. O laudo foi elaborado após análise de exames, documentos médicos e avaliação direta do ex-presidente.
A defesa de Bolsonaro afirmou que o laudo apenas confirmou diagnósticos médicos já apresentados anteriormente. O advogado Paulo Cunha Bueno pediu que Alexandre de Moraes autorize a internação para a realização da cirurgia, argumentando que o procedimento não pode ser feito em ambiente prisional.
Com a entrega do laudo, caberá exclusivamente ao ministro do STF decidir se Bolsonaro poderá deixar a custódia da Polícia Federal para ser internado em hospital particular, o DF Star, em Brasília. A perícia foi determinada pelo próprio Moraes após pedido da defesa para realização urgente da cirurgia, com previsão de internação entre cinco e sete dias.
Essa publicação é um oferecimento
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas
19/12/2025

Foto: Kayo Magalhaes/Câmara dos deputados
O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira (19) o Orçamento de 2026, com previsão de superávit de R$ 34,5 bilhões e reserva de cerca de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares. A proposta foi aprovada de forma simbólica, com base no parecer do relator Isnaldo Bulhões (MDB-AL), e segue agora para sanção do presidente Lula (PT).
O texto promoveu cortes em programas do governo federal. O Auxílio Gás teve redução de cerca de R$ 300 milhões, enquanto o programa Pé-de-Meia perdeu R$ 436 milhões. Também houve diminuição de R$ 6,2 bilhões em benefícios previdenciários, além de cortes no seguro-desemprego (R$ 391 milhões), no abono salarial (R$ 207 milhões) e em bolsas de estudo no ensino superior.
Mesmo com ajustes sociais, o Orçamento prevê R$ 4,9 bilhões para o Fundo Eleitoral em 2026, ano de eleições gerais. O valor é bem superior ao R$ 1 bilhão proposto inicialmente pelo governo. A meta fiscal prevê superávit de 0,25% do PIB, estimado em R$ 13,8 trilhões, com margem que permite resultado entre zero e R$ 68,5 bilhões.
Do total de R$ 61 bilhões em emendas, R$ 49,9 bilhões ficam concentrados em emendas individuais, de bancada e de comissão, enquanto R$ 11,1 bilhões vão para despesas sob gestão direta do Executivo.
Congresso: Divisão do orçamento
O Ministério da Previdência terá o maior orçamento, com R$ 1,1 trilhão, enquanto Igualdade Racial e Pesca aparecem entre as menores pastas. O Orçamento total de 2026 soma R$ 6,5 trilhões, incluindo R$ 1,83 trilhão para refinanciamento da dívida pública. Veja:
Ministério da Previdência Social: R$ 1,146 trilhão;
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome: R$ 302,8 bilhões;
Ministério da Saúde: R$ 271,286 bilhões;
Ministério da Educação: R$ 233,6 bilhões;
Ministério da Defesa: R$ 142 bilhões;
Ministério do Trabalho e Emprego: R$ 123,1 bilhões;
Ministério da Justiça e Segurança Pública: R$ 26,35 bilhões;
Ministério da Fazenda: R$ 23,2 bilhões;
Ministério dos Transportes: R$ 18,75 bilhões;
Ministério das Cidades: R$ 16,8 bilhões;
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: R$ 15,3 bilhões;
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional: R$ 12,7 bilhões;
Ministério da Agricultura e Pecuária: R$ 12,04 bilhões;
Ministério de Minas e Energia: R$ 8,3 bilhões;
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar: R$ 6,26 bilhões;
Ministério das Relações Exteriores: R$ 5,53 bilhões;
Ministério do Planejamento e Orçamento: R$ 4,88 bilhões;
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima: R$ 4,67 bilhões;
Ministério de Portos e Aeroportos: R$ 3,96 bilhões;
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos: R$ 3,95 bilhões;
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços: R$ 3,8 bilhões;
Ministério da Cultura: R$ 3,73 bilhões;
Ministério do Turismo: R$ 3,2 bilhões;
Ministério do Esporte: R$ 2,46 bilhões;
Ministério das Comunicações: R$ 2,3 bilhões;
Ministério dos Povos Indígenas: R$ 1,31 bilhão;
Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania: R$ 575,26 milhões;
Ministério das Mulheres: R$ 377,37 milhões;
Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte: R$ 355,36 milhões;
Ministério da Pesca e Aquicultura: R$ 270 milhões;
Ministério da Igualdade Racial: R$ 203,4 milhões.
Essa publicação é um oferecimento
Primeira-dama de Mossoró, Cinthia Pinheiro oficializa pré-candidatura a deputada estadual
19/12/2025

A primeira-dama de Mossoró, Cíntia Pinheiro, oficializou sua pré-candidatura a deputada estadual e colocou seu nome à disposição do eleitorado do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado em sua rede social.
Esposa do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, Cíntia Pinheiro é conhecida pela atuação voltada à causa da inclusão e por trabalhos de cunho social desenvolvidos ao longo dos últimos anos no município. Com a pré-candidatura, ela amplia a atuação política para além da cidade.
No vídeo, Cíntia afirma que a decisão está ligada à experiência acumulada em Mossoró e ao desejo de ampliar esse trabalho em nível estadual. “O que começou em Mossoró pode transformar a vida de muito mais gente. Porque quando a criança encontra acolhimento e sorriso seguro, quando a pessoa com deficiência passa a ser vista e incluída, quando a mulher tem sua força reconhecida e sua história respeitada, é um sinal de que as festas da inclusão, do respeito e do trabalho se encaixaram e revelam o chamado”, disse.
Cinthia Pinheiro, assumiu a presidência do União Brasil Mulher no município. A escolha foi feita pela presidente estadual do União Brasil Mulher, Shirley Targino, atual secretária de Assistência Social de Mossoró.
Com informações do RN Notícias
Essa publicação é um oferecimento
NATAL EM NATAL 2025: Prefeitura divulga programação de 25 a 31 de dezembro incluindo shows de Léo Santana e Sorriso Maroto
19/12/2025

Foto: Demis Roussos/Secom
A Prefeitura de Natal divulgou a programação de shows e eventos entre os dias 25 e 31 de dezembro, além do anúncio da Festa de Reis, a partir de 2 de janeiro, e das atrações do Carnaval de Natal, que serão reveladas na virada do ano.
Durante o anúncio, o prefeito Paulinho Freire destacou a repercussão nacional do São João de Natal e afirmou que o município busca ampliar parcerias com a iniciativa privada. Ele também garantiu que pendências financeiras de eventos anteriores serão quitadas em janeiro. Segundo a Prefeitura, as atrações do Carnaval de Natal serão anunciadas no dia 31 de dezembro.
Confira a programação completa:
25 de dezembro (quarta-feira)
– Gilmar Bezerra
– Fernanda e Gislaine
– Marquinhos Gomes
– Davi Sacer
26 de dezembro (sexta-feira)
– Bonde do Graga
– Só a Nata
– Zé Vaqueiro
– Dilsinho
27 de dezembro (sábado)
– DJ local
– Circuito Musical
– Zezo
– Luan Estilizado
28 de dezembro (domingo)
– Iago Medeiros
– Priscila Freire
– Léo Santana
– Calcinha Preta
29 de dezembro (segunda-feira)
– DJ local
– Raynel Guedes
– Nuzio Medeiros
– Sorriso Maroto
30 de dezembro (terça-feira)
– DJ local
– Pedro Lucas
– Cláudia Leitte
– Limão com Mel
31 de dezembro (quarta-feira)
– Juliana Monte
– Israel Fernandes
– Durval Lelys
– Henry Freitas
– Ricardo Chaves
Avenida da Alegria – 31 de dezembro
– Trio Elétrico
– Banda Detroit
– Ricardo Chaves
– Banda Mel
Essa publicação é um oferecimento
Uma grande conquista: Câmara de Jandaíra inaugura seu novo auditório
19/12/2025


A Câmara Municipal de Jandaíra inaugurou, nesta quinta-feira (18), o novo auditório da Casa Legislativa. O espaço foi construído com o objetivo de ampliar e qualificar as atividades do Legislativo, além de proporcionar melhores condições para a realização de eventos, sessões e encontros com a comunidade.
A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Reginaldo Vitorino, da ex-prefeita Marina Marinho, do vice-prefeito Roberto, do presidente da Câmara, Matias Filho, vereadores, autoridades locais e representantes da população.
De acordo com a presidência da Casa, o novo auditório é resultado do trabalho conjunto dos parlamentares e do compromisso com a melhoria da estrutura do Legislativo municipal. O espaço deverá contribuir para o fortalecimento do diálogo entre o poder público e a população, incentivando a participação popular nas decisões do município.
Com a inauguração, a Câmara Municipal de Jandaíra passa a contar com uma estrutura mais moderna, voltada ao fortalecimento das ações legislativas e ao desenvolvimento do município.
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução Instagram

Essa publicação é um oferecimento
Cajueiro de Pirangi celebra 137 anos com programação especial e reforço à preservação ambiental
19/12/2025

Foto: João Vital
Um dos maiores símbolos naturais do Rio Grande do Norte, o Cajueiro de Pirangi celebra 137 anos de história com uma programação especial preparada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).
As atividades acontecem nos dias 19 e 20 de dezembro, no Cajueiro de Pirangi, localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, reunindo cultura, tradição, educação ambiental e celebração popular em torno do Maior Cajueiro do Mundo.
A programação marca não apenas mais um aniversário do Cajueiro, mas também um momento histórico para sua preservação. O gigante da natureza potiguar está em processo de se tornar uma nova Unidade de Conservação Estadual, o Monumento Natural Cajueiro de Pirangi (MONA Caju), reforçando o compromisso do Governo do Estado com a proteção definitiva desse patrimônio natural, cultural, paisagístico e turístico.
Durante dois dias, das 8h às 17h30, visitantes, turistas e a comunidade local poderão vivenciar uma programação diversificada, com exposições, feira de artesanato, atividades educativas, ações de instituições parceiras e manifestações culturais.
Na sexta-feira (19), o público confere apresentações culturais, exposições temáticas, participação da Associação Serpentes do Bem, da Polícia Ambiental (BPAMB), além de feira com artesanato local e produtos regionais.
No sábado (20), a programação segue com ações educativas, estandes institucionais, atividades voltadas à conscientização ambiental e, às 11h, o tradicional momento de parabéns ao Cajueiro, com bolo comemorativo e celebração que reúne autoridades e visitantes.
“Celebrar os 137 anos do Cajueiro de Pirangi é celebrar a história, a identidade e o futuro do Rio Grande do Norte. Cada atividade dessa programação foi pensada com muito carinho, para fortalecer o vínculo das pessoas com esse patrimônio tão singular, valorizando a educação ambiental, o turismo sustentável e o cuidado coletivo com um símbolo que faz parte da nossa memória e da nossa paisagem”, destacou a gestora do Cajueiro de Pirangi, Samile Laura.
Localizado em Pirangi do Norte, o Cajueiro de Pirangi impressiona por suas dimensões e singularidade. A árvore ocupa uma área de aproximadamente 9 mil metros quadrados, com perímetro estimado em 500 metros, e entrou para o Guinness Book – O Livro dos Recordes, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.
Mais do que uma atração natural, o Cajueiro faz parte da identidade cultural do Rio Grande do Norte e do cotidiano da comunidade local. Anualmente, o espaço recebe mais de 300 mil visitantes, consolidando-se como um dos principais pontos turísticos do estado.
O local funciona todos os dias da semana, das 8h às 17h30, com exceção dos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro, quando o horário é reduzido, das 10h às 17h30. O ingresso custa R$ 10, com direito à meia-entrada para crianças de 7 a 12 anos, estudantes, professores e idosos, mediante comprovação.
Essa publicação é um oferecimento
PRF prende motorista de ônibus de romeiros de João Câmara por uso de documento falso em Mossoró/RN
19/12/2025

Foto: Divulgação/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde desta quarta-feira (18), um homem de 36 anos por uso de documento falso. A ocorrência foi registrada por volta das 14h20, no km 57 da BR-304, em frente à Unidade Operacional da PRF em Mossoró/RN.
O homem conduzia um ônibus que retornava de Juazeiro do Norte/CE com destino a João Câmara/RN, transportando 52 passageiros em um fretamento interestadual de turismo religioso.
Durante a abordagem, ao ser solicitada a documentação, foi apresentada uma Autorização de Viagem supostamente emitida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que apresentou indícios de falsificação.
Após verificação junto à ANTT, foi confirmado que o documento era falso. Diante dos fatos, o condutor foi detido e encaminhado, juntamente com o veículo, à Delegacia de Polícia Federal em Mossoró/RN para os procedimentos cabíveis.
Fonte: PRF
Essa publicação é um oferecimento
Governo do Estado anuncia concurso público com 50 vagas para Auditor Fiscal e salário de R$ 13,2 mil
19/12/2025

Foto: reprodução
O Governo do Rio Grande do Norte publicou, nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital do concurso público para o cargo de Auditor Fiscal de Receitas Estaduais, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O certame é coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead).
Ao todo, estão sendo ofertadas 50 vagas, além da formação de cadastro de reserva. Do total, 35 vagas são destinadas à ampla concorrência, cinco para pessoas com deficiência e 10 para candidatos negros, conforme a legislação vigente.
A organização e execução do concurso ficarão sob responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
O novo certame marca a retomada dos concursos para a carreira de Auditor Fiscal no Estado. O último concurso foi realizado em 2005, com convocações até 2009, e a última nomeação ocorreu há 16 anos, reforçando a importância da seleção para o fortalecimento da administração tributária estadual.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Cebraspe, conforme indicado no edital, no período de 26 de dezembro de 2025, a partir das 10h, até 16 de janeiro de 2026, às 18h (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 200,00.
Para concorrer ao cargo, é exigido diploma de curso superior em qualquer área de formação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
O processo seletivo será composto por provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, que serão aplicadas em Natal, nos dias 21 e 22 de março de 2026, distribuídas em três turnos, com quatro horas de duração cada.
A primeira prova (P1), de conhecimentos gerais abrangerá disciplinas como Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal, Direito Financeiro, Economia e Contabilidade Geral. A segunda prova (P2), de conhecimentos complementares, incluirá conteúdos de História e aspectos geoeconômicos do Rio Grande do Norte, Auditoria, Matemática Financeira e Estatística, além de Tecnologia da Informação. Já a terceira prova (P3), de conhecimentos específicos, contemplará Direito Tributário, Reforma Tributária, Contabilidade Avançada e de Custos, Legislação Tributária Estadual e Processo Administrativo Tributário.
O Auditor Fiscal de Receitas Estaduais exerce, com exclusividade, atividades de fiscalização e aplicação da legislação tributária estadual, lançamento e arrecadação de tributos, realização de auditorias fiscais, gestão de informações tributárias e atuação no combate à sonegação e fraudes, além de apoiar a formulação e a execução da política tributária do Estado.
A remuneração inicial é de R$ 13.283,64, para uma jornada de 40 horas semanais.
Confira o Edital nº 5 – SEAD/SEFAZ/RN – clicando aqui
Essa publicação é um oferecimento
Confira os encartes de Ofertas do Supermercado Econômico
19/12/2025


Essa publicação é um oferecimento
Em Sessão Solene, Vereador Fernando Guilherme concede Título de Cidadão Camarense a Canindé Martins
19/12/2025

Canindé Fernandes e o vereador Fernando Guilherme – Foto: Moisés Araújo
Em uma cerimônia marcante realizada no IFRN Campus João Câmara/RN, na noite da última terça-feira (16), o vereador Fernando Guilherme entregou o Título de Cidadão Camarense ao senhor Canindé Martins. A sessão solene foi um reconhecimento público à sua trajetória de vida e dedicação à cidade que escolheu para chamar de lar.
Canindé Martins, que fixou residência em João Câmara, construiu sua família no município e viu seus filhos se formarem e se tornarem profissionais que hoje prestam relevantes serviços à comunidade. A honraria celebra não apenas sua história pessoal, mas também sua contribuição indireta para o desenvolvimento social e humano da cidade, através da educação e do trabalho de sua família.
O vereador Fernando Guilherme destacou que o título é um ato de justiça e gratidão a quem, como Canindé, adotou João Câmara com afeto, ajudou a construir sua história e formou cidadãos ativos que contribuem para o bem-estar de todos.
A solenidade contou com a presença de familiares, amigos e autoridades, em um momento de celebração e fortalecimento dos laços comunitários.
Fonte: Blog de Moisés Araújo
Essa publicação é um oferecimento
Dudu Camargo é o grande vencedor de “A Fazenda 17” e leva o prêmio de 2 milhões de reais; peão conquistou 75,88% dos votos do público
19/12/2025

Dudu Camargo marca a história como o grande campeão de A Fazenda 17. O jornalista garantiu 75,88% dos votos na grande final e levou a bolada de R$ 2 milhões de reais. Além do dinheiro e da legião de fãs, Dudu sai do reality rural mais feliz do que nunca com jornada repleta de vitórias!
O campeão disputou a final do programa contra Duda Wendling, Fabiano Moraes e Saory Cardoso. Sem equipe de redes sociais ou assessoria de imprensa, Dudu foi abraçado pelo público do primeiro ao último dia de confinamento.
Foto: Mais Novela
Essa publicação é um oferecimento


























