Currais Novos recebe Biquini Cavadão no Cactus Moto Fest a partir de hoje (22); veja horários das atrações
22/05/2026

Foto: reprodução
O Cactus Moto Fest começa nesta sexta-feira (22), em Currais Novos e promete movimentar o fim de semana em toda a região do Seridó. O evento reúne motociclistas, turistas e amantes do rock, consolidando-se como uma das principais programações do segmento no Rio Grande do Norte.
A programação musical terá início ainda no começo da noite. Nesta sexta-feira, Moby Dick sobe ao palco às 20h, a grande atração da noite, Biquini Cavadão, se apresenta às 22h, e a Banda Retrô encerra a programação à meia-noite. No sábado (23), os shows seguem com Ritornellos às 20h, Blitz às 22h e Uskaravelho à meia-noite.
Além dos shows, o evento contará com diversas atividades ligadas ao universo motociclístico, devendo atrair visitantes de várias cidades para Currais Novos durante os dois dias de programação.
Essa publicação é um oferecimento
Comissão de Educação e Cultura da Câmara de João Câmara institui Comissão Especial para Seleção dos primeiros Acadêmicos da Academia Camarense de Arte e Cultura
22/05/2026

Foto: CMJC

Foto: CMJC
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de João Câmara deu um importante passo para a valorização da identidade cultural do município ao instituir oficialmente a Comissão Especial responsável pela seleção dos primeiros Acadêmicos da Academia Camarense de Artes e Cultura (ACAC).
A iniciativa tem como base a Lei Municipal nº 952/2025, de autoria do mandato do vereador Professor Silvano Carlos, legislação que criou oficialmente a ACAC como instrumento permanente de preservação, incentivo e reconhecimento da produção artística, histórica e cultural camarense.
Na tarde desta segunda-feira, os vereadores Irani Antunes, presidente da Comissão, Rubinho Vicente, vice-presidente, e Professor Silvano Carlos, relator, receberam os integrantes da Comissão Especial formada por Arlan Souza e Francisco Edvanildo, representando a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude; José Marcolino, representando os grupos culturais do município; e Rejane Batista, representando o Território Mendonça.
A implantação da Academia Camarense de Artes e Cultura já é considerada um marco histórico para João Câmara, reunindo representantes de diversos segmentos culturais em torno de um projeto que busca eternizar o legado de artistas, escritores, educadores e personalidades que contribuíram para a construção da identidade cultural do município.
A expectativa é que a escolha dos primeiros acadêmicos represente não apenas um reconhecimento institucional, mas também um ato de preservação da memória e fortalecimento da cultura camarense para as futuras gerações.
Fonte: CMJC
Essa publicação é um oferecimento
CUSTO BRASIL: Marcas como Nike e Adidas transferem operações para o Paraguai em busca de impostos menores
22/05/2026

Foto: Reprodução
Grandes marcas globais do setor de calçados e vestuário, como Adidas, Nike e Fila, expandiram de forma significativa suas operações fabris em território paraguaio.
O movimento estratégico de descentralização industrial ocorre por intermédio do Grupo Dass, responsável pelas confecções na América do Sul.
O principal atrativo para a transferência de linhas de produção é o conjunto de incentivos operacionais oferecido pelo governo paraguaio, com destaque para a chamada Lei de Maquila.
A legislação local estabelece regimes de tributação reduzida e desburocratização aduaneira para empresas focadas na exportação.
Relatórios de comércio internacional apontam que o Paraguai consolidou-se como um polo de montagem e manufatura no continente.
Fabricantes utilizam as vantagens fiscais do país vizinho para produzir insumos com custos reduzidos e, posteriormente, reinserir os produtos acabados no mercado consumidor brasileiro.
Essa publicação é um oferecimento
Em Santa Cruz, Tomba Farias declara apoio a Coronel Hélio e Styvenson e reforça composição política para 2026
22/05/2026


Fotos: Divulgação
Em grande evento realizado na noite desta quinta-feira(21), na cidade de Santa Cruz, polo da região do Trairi e do Agreste Potiguar, o deputado estadual Tomba Farias reuniu centenas de apoiadores e lideranças políticas de mais de 15 municípios para o lançamento da sua pré-campanha à reeleição para deputado estadual.
O encontro contou ainda com a presença e participação de importantes nomes do cenário político estadual, incluindo o prefeito da capital, Paulinho Freire, que também endossou publicamente o apoio à composição política apresentada durante o evento.
Durante seu discurso, ao lado de Álvaro Dias, Coronel Helio e anima Souza, Tomba reforçou o posicionamento para as eleições de 2026 e anunciou os nomes que pretende acompanhar na disputa majoritária. Em uma das falas que repercutiram entre os presentes, declarou: “Eu vou marchar com Styvenson e Coronel Hélio para o senado”.
Além da sinalização de apoio ao senador Styvenson Valentim e ao pré-candidato ao Senado Coronel Hélio Oliveira, o deputado também confirmou alinhamento com o ex-prefeito Álvaro Dias para o Governo do Estado e com a vereadora Nina Souza para deputada federal.
O evento reuniu representantes políticos de diferentes regiões do estado e reforçou as articulações que começam a desenhar o cenário eleitoral para 2026 no Rio Grande do Norte.
Essa publicação é um oferecimento
Veja veículos de luxo de Deolane apreendidos em operação contra o PCC
22/05/2026

Foto: reprodução
A advogada e influenciadora Deolane Bezerra foi presa, na manhã da última quinta-feira (21), acusada de envolvimento em um esquema milionário de lavagem de dinheiro com a maior facção do país, o PCC (Primeiro Comando da Capital).
A ação que mira a advogada é denominada de “Vérnix” e foi deflagrada pela Polícia Civil de São Paulo com o Ministério Público de São Paulo (MPSP). Além dela, Marcos Camacho, o Marcola, líder da facção, também teve um mandado de prisão expedido.
Ao todo, a justiça determinou o bloqueio de ativos financeiros que superam o marco de R$ 327 milhões. Também foram alvos de sequestro 17 veículos de luxo, avaliados em mais de R$ 8 milhões, e quatro imóveis vinculados aos investigados.
Ver essa foto no Instagram
Apenas da influenciadora foram apreendidos quatro desses carros, sendo eles: uma Range Rover, um Escalade, um Jeep Limited e um Mercedes-AMG. Ao todo, estima-se o que os veículos juntos ultrapassam valores milionários.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Vereador Rubinho Vicente solicita coleta de lixo para comunidades de Matão de Iracema e São Sebastião
22/05/2026

Vereador Rubinho Vicente (Foto: reprodução)
A Câmara Municipal aprovou requerimento apresentado pelo vereador Rubinho Vicente solicitando a realização da coleta de lixo nas comunidades de Matão de Iracema e São Sebastião.
Para o vereador, a medida representa um avanço importante para garantir mais dignidade, limpeza e segurança sanitária aos moradores. Ele afirmou que a coleta frequente contribui diretamente para a prevenção de doenças e para a preservação ambiental.
Rubinho Vicente destacou ainda que seguirá acompanhando as demandas das comunidades em busca de melhorias para a população.
Por Marco Montoril
Essa publicação é um oferecimento
Vereador Fernando Guilherme solicita mutirão de limpeza em córrego dos bairros Açudinho e Barroso em João Câmara
22/05/2026

Vereador Fernando Guilherme (Foto: Moisés Araújo)
Durante sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de João Câmara, o vereador Fernando Guilherme apresentou uma indicação solicitando que seja encaminhado à Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo um pedido para realização de um mutirão de limpeza geral no córrego que corta os bairros Açudinho e Barroso.
De acordo com o parlamentar, a solicitação tem como objetivo melhorar as condições de limpeza urbana, evitar o acúmulo de lixo e entulhos, além de prevenir problemas ambientais e de saúde pública para os moradores das localidades.
Fernando Guilherme destacou a importância da manutenção periódica do córrego, principalmente diante das chuvas, buscando garantir mais segurança, bem-estar e qualidade de vida para a população dos bairros Açudinho e Barroso.

A indicação foi apresentada durante a sessão e segue agora para análise do Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria responsável.
Fonte: Blog do Moisés Araújo
Essa publicação é um oferecimento
Presidente da Câmara destaca importância das escolas legislativas durante encontro estadual
22/05/2026
O 5º Encontro de Representantes das Escolas Legislativas do Rio Grande do Norte reuniu representantes de diversas instituições em um momento de aprendizado, integração e fortalecimento do Poder Legislativo. A Escola Legislativa da Câmara Municipal de João Câmara marcou presença no evento, reafirmando seu compromisso com a qualificação profissional, a modernização dos serviços públicos e o incentivo à educação legislativa.
A programação teve início com um momento de grande emoção e patriotismo, através da execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado por Thiago Siqueira e Vitória, que trouxeram brilho e sensibilidade à cerimônia de abertura.
O presidente da Câmara Municipal de João Câmara também participou do encontro, destacando a importância das escolas legislativas na formação cidadã, no aperfeiçoamento dos servidores e no fortalecimento das atividades parlamentares. A participação da comitiva camarense reforça o compromisso da Casa Legislativa com a inovação, o conhecimento e a busca constante por melhorias nos serviços oferecidos à população.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Blog do Jasão
Essa publicação é um oferecimento
[VÍDEO] CAOS NA SAÚDE: Deputado denuncia abandono, esgoto estourado e presença de ratos no Hospital Santa Catarina em Natal
22/05/2026
Ver essa foto no Instagram
Imagens: Reprodução/Gustavo Carvalho
O deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) fez um pronunciamento na Assembleia Legislativa denunciando problemas estruturais no Hospital Santa Catarina, localizado na Zona Norte de Natal. A fala ocorreu após uma fiscalização presencial realizada pela equipe do parlamentar.
Segundo ele, a vistoria constatou áreas tomadas por matagal, acúmulo de lixo, sujeira espalhada por diversos setores e esgotos estourados. Gustavo classificou o cenário como “um retrato doloroso do abandono” por parte do Governo do Estado.
O relatório apresentado em plenário aponta que usuários da unidade de saúde relataram a circulação de ratos pelos corredores, inclusive em locais próximos aos leitos dos pacientes. O deputado cobrou providências emergenciais imediatas da Secretaria de Saúde do RN.
Essa publicação é um oferecimento
Megaoperação faz pente-fino e aperta cerco contra facções em presídios do RN
22/05/2026

Uma megaoperação de segurança máxima mobilizou forças estaduais e federais para isolar a comunicação de presos em duas das principais unidades prisionais do RN. A 11ª fase da Operação Mute, realizada entre os dias 19 e 20 de maio, fez um “pente-fino” na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga (em Nísia Floresta) e na Cadeia Pública de Nova Cruz.
Segundo informações oficiais da Polícia Penal, a varredura terminou sem que nenhum aparelho celular, droga ou material ilícito fosse encontrado nas celas, consolidando o bloqueio contra o crime organizado no estado.
A ação foi coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), ligada ao Ministério da Justiça, e contou com o apoio crucial da Polícia Penal Federal e do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC).
Durante os dois dias de mobilização, os agentes revistaram minuciosamente celas, pavilhões e realizaram inspeções estruturais. Para garantir que nenhum buraco ou esconderijo passasse despercebido, a polícia utilizou equipamentos tecnológicos de última geração para farejar e detectar aparelhos eletrônicos.
Blindagem contra o crime
O foco principal da Operação Mute é cortar o cordão umbilical entre os criminosos presos e as ruas, impedindo ordens de assaltos e ataques. De acordo com a Polícia Penal, o RN manteve o histórico de zero celulares apreendidos em todas as 11 edições da operação já realizadas no estado.
Conforme a assessoria do órgão, o resultado é reflexo de investimentos em tecnologia de monitoramento, inteligência penitenciária e capacitação dos policiais operacionais, que tentam manter os presídios do RN blindados contra a entrada de materiais proibidos.
Essa publicação é um oferecimento
Confira o encarte de Ofertas de Maio do Supermercado Econômico
21/05/2026


Essa publicação é um oferecimento
Poder Judiciário abre cadastro para estagiários em todas as regiões do RN
21/05/2026

Foto: Ilustrativa
A Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), por meio da Comissão Permanente de Seleção de Estagiários de Graduação do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte, publicou o Edital nº 001/2026, que institui o primeiro processo seletivo unificado para formação de cadastro de reserva de estagiários de graduação do Poder Judiciário potiguar. A iniciativa inédita reúne, em um único certame estadual, oportunidades para estudantes de diversas áreas e para todas as regiões do Rio Grande do Norte.
O processo seletivo contempla vagas e cadastro de reserva para atuação em unidades judiciais e administrativas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) nas suas 53 comarcas, além de oportunidades em unidades administrativas não territorializadas do Tribunal.
A abrangência estadual é outro destaque do edital, além do caráter multidisciplinar da seleção. O certame contempla estudantes dos cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Administração, Contabilidade, Tecnologia da Informação (TI) e Estatística.
Total de 322 vagas de referência
O edital estabelece, para fins de planejamento administrativo, um total de 322 vagas de referência, distribuídas entre gabinetes judiciais, secretarias do 1º grau e unidades administrativas do TJRN. O cadastro de reserva poderá alcançar até 3.220 candidatos classificados, considerando o limite de até dez classificados por vaga existente, permitindo maior flexibilidade para futuras convocações conforme as necessidades institucionais.
Uma das principais inovações do certame é justamente o modelo unificado e multidisciplinar, que permitirá ao Tribunal otimizar o aproveitamento de estudantes em diferentes regiões do estado, de acordo com a demanda das unidades judiciais e administrativas e a compatibilidade entre formação acadêmica e área de atuação.
A seleção será realizada em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, com base no desempenho acadêmico dos estudantes. A pontuação considerará o Coeficiente de Rendimento Global (CRG) do candidato, além de indicadores de qualidade da instituição de ensino superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), disponíveis na plataforma e-MEC.
Essa publicação é um oferecimento
Terceiro fugitivo de Alcaçuz é capturado no bairro Planalto
21/05/2026

Imagem: SOS Policial
O terceiro detento que havia fugido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi recapturado no início da tarde desta quinta-feira (21), no Conjunto Village de Prata, no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal.
Segundo a Polícia Militar, equipes do 11º Batalhão receberam uma denúncia anônima indicando o esconderijo do foragido. Policiais da Força Tática também participaram da ação.
Após chegarem ao local informado, os militares abordaram o suspeito e confirmaram que ele era um dos fugitivos da unidade prisional. O homem recebeu voz de prisão no local. Em seguida, ele foi levado para a Central de Flagrantes, onde foram realizados os procedimentos legais.
Essa publicação é um oferecimento
Líder do PSDB na Assembleia, Taveira Jr. diz que não declarou apoio a Álvaro Dias e que vai avaliar nomes
21/05/2026

Ideia é unir Taveira Jr., Cristiane Dantas, Ezequiel e Dr. Tiago em um só bloco tucano
Oficialmente, hoje, o deputado Taveira Júnior, líder do PSDB na Assembleia Legislativa não tomou nenhuma posição quanto a escolha do candidato a governador. Taveira tem ouvido suas bases e também conversa com demais integrantes do partido estadual, para juntos tomarem uma decisão conjunta, e desembarcarem em bloco na escolha definitiva da majoritária.

“Essa semana estava acompanhando os prefeitos na Marcha em Brasília, e na próxima semana teremos um encontro com a bancada do PSDB, para juntos analisamos os cenários e convites. A ideia é caminhar em bloco para fortalecer a decisão”, disse Taveira Júnior.
Além do líder do PSDB na Assembleia, a deputada Cristiane Dantas, o porta-voz do PSDB e articulador da nominata, Fábio Dantas, o prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida, secretário-geral da sigla, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira estão se unindo para juntos anunciar em bloco uma decisão.
Essa publicação é um oferecimento
Deolane Bezerra chega na sede da Polícia Civil após ser presa por suspeita de ligação com o PCC
21/05/2026

A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra, presa nesta quinta-feira (21) durante a Operação Vérnix que investiga um esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), chegou ao Palácio da Polícia Civil, no Centro de São Paulo, escoltada.
Deolane chegou ao local vestindo um moletom azul, com o cabelo amarrado e sem algemas. Ela foi detida em casa, em um condomínio de luxo em Alphaville, bairro nobre de Barueri, na Grande São Paulo.
Imagens registraram o momento em que Deolane desce do veículo cercada por repórteres e entra rapidamente na delegacia.
Deolane passou as últimas semanas em Roma, na Itália. O nome dela chegou a ser incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, mas a influenciadora retornou ao Brasil na quarta-feira (20).
Segundo a investigação do Ministério Público, o esquema de lavagem envolve uma transportadora de cargas com sede em Presidente Venceslau (SP), controlada pela cúpula da facção criminosa, considerada a maior do país.
Também foram alvo da operação parentes e pessoas ligadas ao líder da facção Marco Herbas Camacho (Marcola), que já está preso.
Informações G1/Foto:
Essa publicação é um oferecimento
Casamento na Índia viraliza após reação do noivo ao ver esposa pela primeira vez
21/05/2026

Um casamento na Índia viralizou nas redes sociais após a reação espontânea e emocionada do noivo ao ver a esposa pela primeira vez no altar. Visivelmente encantado, ele não conseguiu esconder o sorriso e a surpresa ao admirar a noiva durante a cerimônia.
A cena aconteceu durante a tradição conhecida como “primeiro olhar”, em que um pano separa os noivos antes da cerimônia.
Assim que o tecido caiu, Lakshmi e Varun puderam finalmente se encarar, e a reação emocionada do noivo chamou atenção dos convidados e internautas
O momento rapidamente conquistou internautas, que destacaram a autenticidade da reação e a conexão do casal. E, pela expressão do noivo, ficou claro que ele aprovou e muito a escolha da futura esposa.
Via @rv_digital_photography.
Essa publicação é um oferecimento
Gasolina sobe R$ 0,20 na Refinaria Clara Camarão e acumula alta de 68,12% em 91 dias
21/05/2026

Foto: Alfredo Sergio
A gasolina A vendida pela Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, voltou a subir nesta quarta-feira (21). O preço passou de R$ 4,02 para R$ 4,22, aumento de R$ 0,20 em relação à semana passada.
Com o novo reajuste, a gasolina acumula alta de R$ 1,71 desde 19 de fevereiro, quando custava R$ 2,51. O aumento total no período de 91 dias chega a 68,12%.
O diesel A S500 não teve reajuste nesta semana. Mesmo assim, o combustível ainda acumula forte alta desde fevereiro.
Na modalidade EXA, o diesel segue em R$ 4,98. Em 5 de fevereiro, o valor era R$ 3,28. O aumento acumulado é de R$ 1,70, equivalente a 51,82%.
Já na modalidade LCT, o diesel permanece em R$ 4,99. Em fevereiro, custava R$ 3,30. A alta acumulada chega a R$ 1,69, ou 51,21%.
A sequência de aumentos da gasolina começou em fevereiro e teve aceleração em março, quando o preço saltou de R$ 3,19 para R$ 3,82 em apenas uma semana. Após períodos de estabilidade e pequenas quedas, o combustível voltou a subir no fim de abril e agora atingiu R$ 4,22.
Os valores divulgados são os praticados na refinaria e ainda não incluem impostos, custos de distribuição, logística e margem dos postos de combustíveis.
Resumo dos preços acumulados em 91 dias
Gasolina A:
De R$ 2,51 para R$ 4,22
Alta de R$ 1,71 (+68,12%)
Diesel S500 EXA:
De R$ 3,28 para R$ 4,98
Alta de R$ 1,70 (+51,82%)
Diesel S500 LCT:
De R$ 3,30 para R$ 4,99
Alta de R$ 1,69 (+51,21%)
Com informações de Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Rooftop Dunas recebe a festa Bailê na Roça
21/05/2026




A festa “Bailê na Roça” abre oficialmente os festejos juninos na capital potiguar. A festa que acontece próximo sábado, 23, no espaço do Rooftop Dunas, entra pro calendário como uma das melhores no cenário de entretenimento. Por lá estarão no palco com shows os cantores Thales Play, Pedro Guerra, Arnaldinho Netto e o Dj Zahi.
A noite promete ser agitada com entregas de cenografia no espaço do evento, shows com variações de ritmos com palco sertanejo exclusivo no VIPÊ (espaço exclusivo com 2h de Open Drinks, elevador com acesso exclusivo, banheiros, área de chillout), gente bonita e muito mais.
Preparem-se para uma noite para viver a cultura popular brasileira!
Marquem na agenda!
Serviço
Rooftop Dunas
Bailê na Roça
23 de maio – 21h
Atrações
Arnaldinho Netto
Pedro Guerra
Thales Play
Zahi
Ingressos – No App da Outgo
Essa publicação é um oferecimento
Styvenson reforça apoio a Coronel Hélio e diz: “Vejo nele algo parecido comigo em 2018”
21/05/2026

Durante entrevista em Brasília, o senador Styvenson Valentim destacou o apoio ao pré-candidato ao Senado Coronel Hélio Oliveira e afirmou enxergar no aliado características semelhantes às que marcaram sua própria entrada na política.
Ao justificar a escolha, Styvenson voltou a defender a renovação política e ressaltou o fato de Coronel Hélio não ter trajetória tradicional em cargos eletivos.
“O Hélio nunca foi político, então já começa bem. Eu vejo nele algo parecido comigo em 2018”, declarou.
O senador também comentou que sua visão sobre atuação política mudou ao longo do mandato e afirmou que aprendeu que resultados exigem diálogo e construção de alianças.
“A mudança de chave foi essa. Eu aprendi a me relacionar aqui dentro”, afirmou ao comentar sua atuação no Senado e aproximação com lideranças nacionais.
Na entrevista, Styvenson também confirmou apoio ao ex-prefeito de Natal Álvaro Dias para a disputa ao Governo do Rio Grande do Norte em 2026.
Segundo o senador, a escolha foi construída após conversas políticas e avaliação do cenário estadual ao lado do senador Rogério Marinho.
“A gente escolheu o Álvaro para governo. Eu e Rogério conversamos com ele. A gente sabe o que tem que ser feito”, declarou.
Styvenson afirmou que Álvaro reúne experiência administrativa e capacidade de articulação para conduzir o estado.
Ao explicar sua decisão de disputar a reeleição ao Senado, mesmo após ter concorrido ao Governo em 2022, o parlamentar disse que deseja garantir continuidade a projetos e obras ainda em execução.
“Hoje eu tenho obras que não estão acabadas. Tenho hospital sendo construído e preciso continuar enviando recursos. Isso me preocupa. Me tira o sono.”
Entre os exemplos citados, mencionou investimentos destinados a hospitais ligados à Liga Mossoroense e à Liga Contra o Câncer e argumentou que muitos projetos dependem de continuidade institucional.
Styvenson concluiu afirmando que considera estratégico manter uma cadeira no Senado alinhada ao projeto político defendido por ele e por Rogério Marinho.
“Se eu saio do Senado, quem ficaria no Senado? Perder uma cadeira do Senado talvez seja tão importante quanto a cadeira de governo hoje.”
Essa publicação é um oferecimento
Projeto Cria Poesia – Oficinas de Cordel para Mulheres Potiguares abre inscrições em Natal, Caicó, Apodi e São José de Mipibu
21/05/2026

O Cria Poesia – 2ª edição está com inscrições abertas para mulheres interessadas em participar de oficinas de cordel nos municípios de Natal, Caicó, Apodi e São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte.
Realizado pela Ampare – Associação da Mulher Potiguar, o projeto propõe encontros de formação e criação poética voltados para mulheres de diferentes idades, trajetórias e vivências, inclusive aquelas que nunca tiveram contato com o cordel.
As oficinas acontecerão entre os dias 16 de maio e 16 de junho de 2026, em formatos presencial e virtual, reunindo escrita, oralidade, cultura popular e troca de experiências entre participantes de diferentes regiões do estado.
Depois da primeira edição, que percorreu oito municípios, alcançando os quatro cantos do Rio Grande do Norte, o Cria Poesia retorna fortalecendo o cordel como espaço de expressão, memória e pertencimento feminino. A iniciativa também valoriza a literatura popular nordestina como ferramenta de criação, partilha de histórias e fortalecimento cultural das mulheres potiguares.
Além das oficinas, as participantes irão construir cordéis autorais ao longo do processo formativo, estimulando a criatividade, a autoestima e o reconhecimento da própria voz através da arte.
A segunda edição do projeto conta com incentivo da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia, através da Lei Câmara Cascudo e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte, fortalecendo ações de acesso à cultura e valorização da produção artística feminina.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário disponível nas redes sociais da Ampare.
SERVIÇO
Cria Poesia, Oficinas de Cordel para Mulheres Potiguares 2ª edição
Municípios do RN: Natal, Caicó, Apodi e São José de Mipibu
Oficinas entre 16 de maio e 16 de junho de 2026
Inscrições gratuitas através do link disponível nas redes sociais da
Ampare: https://forms.gle/fJfEyK8x7eQMpJwX8
Instagram: @amparepotiguar
Incentivo: Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Lei Câmara Cascudo e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte.
Realização: Ampare – Associação da Mulher Potiguar.
Essa publicação é um oferecimento
























