Trump diz que Irã pode ser “atingido com muita força” em meio a protestos
05/01/2026

Foto: Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou o Irã no domingo (4) sobre uma forte resposta caso as forças de segurança intensifiquem a violência contra os manifestantes no país do Oriente Médio.
“Estamos acompanhando de perto. Se eles começarem a matar pessoas como fizeram no passado, acho que serão duramente atingidos pelos Estados Unidos”, declarou Trump a repórteres ao ser questionado sobre os protestos no Irã.
Pelo menos 16 pessoas foram mortas durante uma semana de manifestações no país, segundo grupos de direitos humanos no domingo, enquanto as manifestações contra a inflação crescente se espalhavam pelo país, provocando confrontos violentos entre manifestantes e forças de segurança.
Trump havia ameaçado anteriormente ajudar os manifestantes caso enfrentassem violência, dizendo na sexta-feira (2): “Estamos prontos para agir”, sem especificar quais ações estava considerando.
Essa advertência provocou ameaças de retaliação contra as forças americanas na região por parte de altos funcionários iranianos. O Líder Supremo, Aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o Irã “não se renderá ao inimigo”.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Filho único de Maduro é apontado como nome-chave do Partido Socialista Unido da Venezuela
05/01/2026

Foto: Reuters
Com a prisão de Nicolás Maduro, o seu filho passou a ser o foco das atenções dentro do círculo de poder na Venezuela. Nicolás Ernesto Maduro Guerra, conhecido como ‘Nicolasito’, é o único filho do ditador preso e é apontado como um membro-chave do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), que controla o país.
Fruto do primeiro casamento de Maduro com Adriana Guerra Angulo, Nicolasito nasceu em 21 de junho de 1990. Ele tinha oito anos quando Hugo Chávez ascendeu ao poder. Aos 13, quando Maduro chegou à presidência, fez diversas aparições públicas ao lado do pai e logo começou a se envolver no círculo de poder em Caracas.
O governo criou três cargos de alto escalão para ele. O primeiro foi de chefe de um corpo anticorrupção da presidência. Em 21 de junho de 2014, dia de seu aniversário, ganhou de presente o cargo de diretor da Escola Nacional de Cinema. E, por fim, diretor-geral das delegações presidenciais na vice-presidência.
R7
Essa publicação é um oferecimento
Presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, fala em trabalhar ‘junto’ com os EUA
05/01/2026

Foto: Delcy Rodriguez/Instagram
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que pretende dialogar com os Estados Unidos para construir uma agenda de cooperação baseada no desenvolvimento compartilhado e no respeito ao direito internacional. Segundo ela, a prioridade é estabelecer relações equilibradas, com respeito à soberania e sem interferência externa e fez um convite a trabalharem ‘juntos’ por isso.
Com a captura de Nicolás Maduro por forças americanas durante uma operação militar em Caracas, na madrugada de sábado (3), Delcy passou a atuar como presidente em exercício. No domingo (4), ela recebeu apoio das Forças Armadas venezuelanas. O presidente dos EUA, Donald Trump advertiu que novos ataques podem ocorrer caso o governo venezuelano “não faça a coisa certa”.
Leia a íntegra da declaração (traduzida para o português):
“Mensagem da Venezuela ao mundo e aos Estados Unidos
A Venezuela reafirma seu compromisso com a paz e a coexistência pacífica. Nosso país aspira a viver sem ameaças externas, em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz global se constrói garantindo, primeiro, a paz de cada nação.
Consideramos prioritário avançar rumo a uma relação internacional equilibrada e respeitosa entre os Estados Unidos e a Venezuela, e entre a Venezuela e os países da região, baseada na igualdade soberana e na não interferência. Esses princípios norteiam nossa diplomacia com o resto do mundo
Estendemos um convite ao governo dos EUA para trabalharmos juntos em uma agenda de cooperação, orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional, e para fortalecer uma coexistência comunitária duradoura.
Presidente Donald Trump: nossos povos e nossa região merecem a paz e o diálogo, não a guerra. Essa sempre foi a posição do presidente Nicolás Maduro e é a de toda a Venezuela neste momento. Essa é a Venezuela em que acredito, à qual dediquei minha vida. Meu sonho é que a Venezuela seja uma grande potência onde todos os venezuelanos de bem estejam unidos.
A Venezuela tem direito à paz, ao desenvolvimento, à soberania e a um futuro.
Delcy Rodríguez, presidente interina da República Bolivariana da Venezuela”
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Após ataque na Venezuela, Trump diz que operação na Colômbia seria ‘boa ideia’ e critica Petro
05/01/2026

Foto: Joe Raedle/Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste domingo (4) a Colômbia com uma possível ação militar, um dia após a ofensiva americana na Venezuela que resultou na captura de Nicolás Maduro e de sua esposa.
Em declarações a jornalistas a bordo do avião presidencial, Trump criticou o presidente colombiano, Gustavo Petro, acusando o país de produzir e exportar cocaína para os EUA. “Ele não vai continuar fazendo isso por muito tempo”, afirmou.
Questionado sobre uma eventual operação militar, Trump disse que uma “Operação Colômbia” seria “uma boa ideia”. O presidente americano também mencionou o México, ao citar o tráfico de drogas, e afirmou que Cuba “parece prestes a ruir” sem necessidade de intervenção externa.
Essa publicação é um oferecimento
Centenas de militares do alto comando das Forças Armadas da Venezuela podem fugir para o Brasil
05/01/2026

Foto: Getty Images
Centenas de membros do alto escalão das Forças Armadas da Venezuela, que supostamente comandam o Cartel dos Sóis (Cártel de los Soles), facção venezuelana declarada terrorista por Trump, podem fugir para o Brasil, país que se limita com a Venezuela, cujo presidente tem simpatia pelo governo do presidente deposto Nicolás Maduro.
O presidente Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao ataque dos Estados Unidos à Venezuela, ocorrido na madrugada deste sábado (3/1), ação que resultou na captura do então presidente Maduro.
Centenas de membros do alto escalão das Forças Armadas da Venezuela, que supostamente comandam o Cartel dos Sóis (Cártel de los Soles), facção venezuelana declarada terrorista por Trump, podem fugir para o Brasil, país que tem fronteira com a Venezuela, cujo presidente tem simpatia pelo governo do presidente deposto Nicolás Maduro.
O presidente Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao ataque dos Estados Unidos à Venezuela, na madrugada deste sábado (3/1), ação que resultou na captura do então presidente Nicolás Maduro.
A Venezuela faz fronteira terrestre com três países sul-americanos: Brasil ao sul, Colômbia a oeste e sudoeste, e Guiana a leste. De todos o Brasil é o único país que não está sob a observação dos Estados Unidos.
Essa publicação é um oferecimento
Grande parte da equipe de segurança de Maduro foi morta na operação dos EUA, diz ministro da Defesa da Venezuela
05/01/2026

Grande parte da equipe de segurança do presidente Nicolás Maduro foi morta na operação dos EUA que levou à captura do líder neste sábado (3/1), afirmou o ministro da Defesa venezuelano, general Vladimir Padrino, em um pronunciamento televisionado na manhã de domingo.
Padrino não divulgou um número exato de vítimas, mas apoiou a declaração da vice-presidente Delcy Rodríguez como presidente interina e afirmou que as Forças Armadas foram mobilizadas em todo o país para garantir a soberania.
Foto: Miraflores Palace/Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Golfinhos encalham na praia da Redinha Nova
05/01/2026
Ver essa foto no Instagram
Dez golfinhos ficaram encalhados na tarde deste domingo (4), na praia da Redinha Nova, na zona Norte de Natal, na altura da Barraca Maresia, conforme é possível ouvir na gravação feita por uma banhistas.
Segundo informações do Via Certa Natal, banhistas acionaram o Corpo de Bombeiros, mas antes da chegada da equipe, a própria população já havia conseguido ajudar os animais a voltar para o mar.
Do BG/Via Certa Natal
Essa publicação é um oferecimento
Cantor Waldonys faz salto noturno com luzes e confunde moradores
05/01/2026

Foto: Reprodução
O cantor e paraquedista Waldonys realizou um salto noturno com luzes em Fortaleza, na noite de sexta-feira, 3 de janeiro de 2026. O rastro luminoso chamou a atenção de moradores. Muitos acreditaram se tratar de um meteoro ou cometa cruzando o céu da capital cearense.
Nas gravações divulgadas, o cantor aparece saltando de um avião ao lado de outros dois paraquedistas. Após a abertura do salto, o trio aciona os efeitos especiais e dá as mãos, formando uma imagem que chamou a atenção de quem acompanhava do solo.
O grupo utilizou acionadores de fogos de artifício durante a queda para promover o efeito iluminado, e pôde ser vista em diferentes bairros da cidade.
O salto foi um voo recreativo realizado em grupo no início de 2026, ano que já previa diversos eventos astronômicos, o que reforçou a confusão inicial da população.
Waldonys é membro honorário da Esquadrilha da Fumaça e piloto acrobático
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução Instagram
Fonte: @urb.news
Essa publicação é um oferecimento
Algemado, Maduro chega em Nova York na sede da Agência Antidrogas dos Estados Unidos – DEA
05/01/2026

Foto: Reprodução
Um vídeo divulgado por um dos perfis oficiais da Casa Branca mostra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, caminhando algemado na sede de Nova York da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla original).
Ver essa foto no Instagram
A legenda do post faz uma referência ao termo em inglês “perp walk”, usado para descrever a situação na qual a polícia apresenta publicamente suspeitos ou criminosos, para que sejam filmados ou fotografados pela imprensa.
Na madrugada do sábado, um ataque do governo de Donald Trump em Caracas resultou na captura de Maduro e da esposa dele. O casal foi levado a Nova York, onde o líder venezuelano foi fichado e depois conduzido para um centro de detenção, onde deve passar a noite.
Portal/g1
Essa publicação é um oferecimento
RN termina 2025 com alta nos casos de feminicídios
05/01/2026

Foto: reprodução
O Rio Grande do Norte encerrou o ano de 2025 com aumento no número de casos de feminicídios. Foram 21 mulheres assassinadas, duas a mais do que os 19 casos registrados em 2024. A informação é do portal Saibamais
Além disso, as 76 tentativas de feminicídio registradas nesse último ano também superam os 67 registros de 2024. Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine).
Os casos de feminicídio no Rio Grande do Norte seguem uma tendência de crescimento, apesar dos dados gerais apontarem para uma redução da violência no estado. Em 2020 foram registrados 13 casos de feminicídios, 20 em 2021, 18 em 2022, 24 em 2023 e 19 em 2024.
Já os dados mais recentes mostram que o Rio Grande do Norte teve queda de 31% nos roubos a estabelecimentos comerciais, que passaram de 1.060 para 729 entre 2023 e 2024. Também foi registrada queda de 16%, nos roubos a residência, que passaram de 1.021 para 856 nesse mesmo período. Já o roubo a transeuntes caiu 17%, passando de 9.656 para 7.992 casos entre 2023 e 2024. Os dados de 2025 ainda serão divulgados.
No Brasil, quatro mulheres são assassinadas por dia, segundo o Mapa da Segurança Pública de 2025. Ao todo, foram 1.459 vítimas em 2024 diante de 1.449 em 2023.
Fonte: Portal Saiba Mais (leia matéria completa)
Essa publicação é um oferecimento
Itep registra ocorrência de um óbito na zona rural de João Câmara
05/01/2026

Foto: netinhofaustinoblog
Atualizando as informações sobre a notícia de que dois corpos teriam sido encontrados na estrada da comunidade de Pedra D’água, zona rural do município de João Câmara na noite deste domingo, 04 de janeiro.
O blog acaba de consultar a lista de registros de óbitos Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP – RN) em 05/01/2026, onde consta o registro de apenas um óbito de nome e causa da morte não informados.
A notícia ganhou repercussão na noite de ontem nos grupos de WhatsApp e redes sociais.
O blog segue acompanhando os fatos e caso haja identificação da vítima a causa da morte, a matéria será atualizada.
Essa publicação é um oferecimento
Confira o encarte de Ofertas Ano novo do Supermercado Econômico para este sábado
03/01/2026

Essa publicação é um oferecimento
Presidente da Câmara, Fernando Guilherme lamenta falecimento de Cícera Pinheiro
03/01/2026
O presidente da Câmara municipal de João Câmara vereador e presidente Fernando Guilherme manifestou, com profundo pesar, solidariedade pelo falecimento de Cícera Pinheiro da Silva, avó do empresário Flávio Araújo.
Em nota, Fernando Guilherme rogou a Deus que conceda conforto, força e paz aos familiares e amigos, para que encontrem amparo e serenidade neste momento de dor e saudade diante de uma perda irreparável.
O parlamentar destacou ainda que as boas lembranças e o legado deixado por Dona Cícera permanecerão vivos na memória de todos.
Essa publicação é um oferecimento
Fronteira entre Brasil e Venezuela é fechada do lado venezuelano
03/01/2026

Foto: Wiha Melo/Arquivo pessoal
A fronteira entre Brasil e Venezuela foi fechada neste sábado (3) no trecho de Pacaraima (RR). Segundo fontes da área militar brasileira, a interrupção ocorreu por decisão do lado venezuelano, após o ataque do Estados Unidos contra o país e a prisão do ditador Nicolás Maduro.
De acordo com o governo brasileiro, as fronteiras seguem operando normalmente do lado do Brasil. A Polícia Militar de Roraima informou que venezuelanos instalaram cones e bloqueios impedindo a circulação no ponto de travessia.
O fechamento ocorreu horas depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que forças americanas realizaram uma ofensiva militar na Venezuela e retiraram do país o presidente Nicolás Maduro. Washington não informou o destino nem os detalhes da operação. Trump informou que concederá entrevista coletiva às 13h, horário de Brasília.
Durante a madrugada, explosões foram registradas em Caracas, com relatos de sobrevoo de aeronaves militares, correria nas ruas e queda de energia em áreas próximas à base aérea de La Carlota. Vídeos nas redes sociais mostram fumaça e movimentação militar, ainda sem confirmação independente.
Após os ataques, o governo venezuelano declarou estado de Comoção Exterior e anunciou a ativação de planos de mobilização. A vice-presidente Delcy Rodríguez afirmou não ter informações sobre o paradeiro de Maduro e cobrou dos EUA uma prova de vida do presidente.
Essa publicação é um oferecimento
LUTO: Vereador Rubinho Vicente, solta Nota de Pesa pelo falecimento da Sra. Cícera Pinheiro da Silva.
03/01/2026

Foto: reprodução
O vereador de João Câmara, Rubinho Vicente, manifesta profundo pesar pelo falecimento da Sra. Cícera Pinheiro da Silva.
Neste momento de dor, solidariza-se com todos os familiares e amigos, rogando a Deus que conforte seus corações e conceda força para enfrentar essa irreparável perda.
Velório: UNIPLAN, Rua João Monteiro de França
Sepultamento: às 17h, no Cemitério Público de João Câmara/RN
Que a Sra. Cícera Pinheiro da Silva descanse em paz.
João Câmara/RN, 03 de Janeiro de 2026.
Rubinho Vicente
Vereador – João Câmara/RN
Essa publicação é um oferecimento
Parazinho: Padre Rogério celebra aniversário neste sábado
03/01/2026

Foto: reprodução/instagram
O padre Rogério Ferreira Barros, administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, celebra seu aniversário neste sábado, 03 de janeiro.
À frente da paróquia, padre Rogério vem desenvolvendo um importante trabalho de evangelização no município de Parazinho, marcado pelo compromisso pastoral, proximidade com a comunidade e fortalecimento da fé dos fiéis.
Padre Rogério tem se destacado pelo seu carisma junto a comunidade católica de Parazinho.
A paróquia até o momento não divulgou nenhum evento comemorativo em suas redes sociais.
Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
Galinhos recebe 25 mil visitantes e realiza o maior Réveillon de sua história
03/01/2026

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
O Réveillon de Galinhos consolidou o município como um dos principais destinos de Réveillon do Rio Grande do Norte, ao receber cerca de 25 mil visitantes nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
A movimentação intensa durante o fim de semana resultou em uma injeção estimada de R$ 2,5 milhões na economia local, fortalecendo o turismo, gerando renda e ampliando a visibilidade do destino.
om uma população aproximada de 2.500 habitantes, Galinhos viu o número de pessoa da cidade ser multiplicado por dez durante a festa.
O público veio de cidades próximas como Macau, Guamaré, Caiçara do Norte, João Câmara, Jandaíra, São Bento e Pendências, além de visitantes de outras regiões do Rio Grande do Norte, de outros estados do Brasil e até do exterior, confirmando o alcance e a força do evento.
O Réveillon de Galinhos também contou com a presença de prefeitos, que prestigiaram a programação e acompanharam de perto a dimensão da festa. Estiveram presentes a Aize Bezerra, prefeita de João Câmara, o Pilola, prefeito de Caiçara do Norte, o Emídio Júnior, prefeito de Macaíba, e Ricardo Brito, prefeito de Pureza, reforçando o prestígio regional e a relevância do evento no calendário turístico do estado.
A programação musical, distribuída ao longo dos dois dias, garantiu diversidade e grande participação popular. O ponto alto da festa foi o show da banda Grafith, uma das atrações mais amadas do estado, que reuniu uma multidão na orla e marcou de forma histórica o Réveillon de Galinhos. As apresentações transformaram a cidade em um grande palco à beira-mar, com clima de alegria, organização e celebração coletiva.
Além do entretenimento, o evento gerou impactos diretos na economia do município. Hotéis e pousadas registraram ocupação máxima, bares e restaurantes tiveram aumento expressivo no movimento, e ambulantes, comerciantes e trabalhadores informais encontraram na festa uma importante oportunidade de geração de renda.
Para o prefeito Hudson Matias, o Réveillon representa um marco histórico para o município e para sua gestão.
“É uma satisfação enorme e um orgulho fazer história logo no meu primeiro Réveillon como prefeito. Ver Galinhos receber 25 mil pessoas, com organização, alegria e impacto positivo na economia, mostra que estamos no caminho certo. Mas esse resultado não foi algo pontual: é fruto de um ano inteiro de trabalho no destino, de divulgação, planejamento e cuidado com a cidade”, afirmou Hudson.
O prefeito também destacou o esforço coletivo envolvido na realização do evento.
“Nada disso acontece sozinho. Esse Réveillon é resultado do trabalho conjunto de todas as secretarias, equipes, servidores, artistas e trabalhadores que se dedicaram para entregar uma festa à altura de Galinhos. É assim que a gente constrói um destino forte, sem perder a essência.”
Mesmo com o grande público, o Réveillon de Galinhos transcorreu de forma tranquila e segura, resultado de um planejamento integrado que envolveu reforço no policiamento, atuação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, apoio de segurança privada, além do trabalho das equipes de saúde, fiscalização e organização. A presença preventiva e a atuação coordenada garantiram um ambiente seguro para moradores, turistas e trabalhadores, permitindo que a festa acontecesse sem ocorrências graves e com clima familiar do início ao fim.
Essa publicação é um oferecimento
César Maia se abraça com Fátima e Cadu e já tem candidato ao Governo e ao Senado
03/01/2026

Imagem: reprodução/Instagram
O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, César Maia, comemorou anivesário ontem em Pirangi.
O momento também foi comemorado pelo pré-candidato a governador Cadu Xavier e pela governadora Fátima Bezerra.
Amigos de César Maia confirmaram que o vereador parnamirinense teria fechado apoio às pré-candidaturas de Cadu Xavier ao governo do RN e de Fátima Bezerra ao Senado.
César Maia não dá viagem perdida.
Essa publicação é um oferecimento
Padilha oferece SUS a feridos na Venezuela e diz que Brasil já absorve impactos da situação no país vizinho
03/01/2026

Em publicação na rede social ‘X’, o ministro da Saúde do governo Lula, Alexandre Padilha, condenou o ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela e ofereceu os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para possíveis feridos no país vizinho em decorrência da ação norte-americana.
Na sequência de publicações, Padilha não mencionou diretamente a captura de Nicolás Maduro pelas tropas dos EUA.
De acordo com o ministro, o Brasil e seu sistema de saúde já vinham absorvendo os “impactos da situação da Venezuela”, principalmente o SUS de Roraima — estado brasileiro que faz fronteira com o país vizinho.
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que forças norte-americanas bombardearam a Venezuela. O líder do país, Nicolás Maduro, e a esposa, Cilia Flores, teriam sido retirados do território venezuelano. O paradeiro do herdeiro político de Hugo Chávez ainda é desconhecido.
Essa publicação é um oferecimento
Governo Lula convoca reunião de emergência após Trump capturar Maduro
03/01/2026

Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles
Ministros e assessores do governo Lula se reúnem na manhã deste sábado (3) para discutir a invasão à Venezuela e o anúncio da captura de Nicolás Maduro, feito mais cedo pelo presidente dos EUA, Donald Trump. A informação é coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.
A reunião está marcada para as 10h, no Itamaraty. Há expectativa de que o presidente Lula participe por videoconferência, já que está de férias na base da Marinha em Marambaia (RJ).
Lula já foi informado sobre o anúncio de Trump e avalia antecipar o retorno a Brasília, segundo apurou a coluna Igor Gadelha. Inicialmente, o presidente pretendia encerrar o recesso apenas na segunda-feira (6).
Essa publicação é um oferecimento











































