Prefeitura de Natal oferece 300 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional
28/06/2023
Foto: reprodução
Os natalenses que estejam à procura de uma oportunidade de qualificação profissional podem aproveitar uma das 300 vagas em cursos de qualificação disponibilizadas pela Prefeitura do Natal (RN). As oportunidades são promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
Uma parte das inscrições está sendo feita até esta quarta-feira (28), no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), no Alecrim. As demais vagas serão preenchidas na edição de retomada do projeto Participa Natal, no próximo sábado (01/07), na Escola Municipal profª Maria Alexandrino Sampaio (rua do Anequim, Pajuçara, próximo ao Santuário Nossa Sra. de Fátima).
Serão ofertados diversos tipos de qualificações, com início das formações a partir de 10 de julho. Os cursos têm duração que variam de 60 a 160 horas/aula, nos turnos da manhã e tarde, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados. Entre os cursos ofertados estão: maquiagem, escova e penteados, designer de sobrancelhas, gestão de negócios e empreendedorismo, espanhol para recepção.
“É muito importante investir na qualificação profissional dos natalenses. É uma forma de prepará-los para entrar no mercado de trabalho que está cada dia mais competitivo”, destaca o prefeito Álvaro Dias. A secretária Ana Valda Galvão, titular da Semtas, reafirma a importância das ações da Prefeitura neste campo. “A melhor política social que um gestor pode fazer é a voltada para a conquista do emprego. Assim, ampliamos as chances das pessoas na hora da busca por uma vaga no mundo do trabalho. Temos vários exemplos de pessoas que conseguiram emprego após participarem dos nossos cursos, abrirem os próprios negócios, criados a partir da capacitação que oferecemos”.
Inscrições
Para se inscrever nos cursos de qualificação profissional, o candidato deve ter a partir de 18 anos (16 anos para algumas tipologias), ensino fundamental I ou II incompletos e atender aos pré-requisitos específicos
para cada curso. Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: xerox do RG e originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e comprovação de conhecimentos técnicos quando o curso exigir. Cursos
180 vagas para Demanda Espontânea no CMTE – Alecrim Av. Pres. Bandeira, 765, Alecrim Matutino: Design de Sobrancelhas – 15 Empreendedorismo – 20 Gestão de Negócios – 20 Maquiagem – 10 Escova e Penteados – 15 Vespertino: Escova e Penteados – 15 Espanhol para Recepção – 15 Empreendedorismo – 20 Gestão de Negócios – 20 Maquiagem – 10 Design de Sobrancelhas – 15
120 vagas para demanda espontânea na Escola Municipal profª Maria Alexandrino Sampaio, rua do Anequim, Pajuçara, próximo ao Santuário Nossa Sra. de Fátima, Zona Norte
Matutino: Design de Sobrancelha- 15 Escova e Penteados– 15 Gestão de Negócios – 20 Maquiagem – 10
Vespertino: Design de Sobrancelha- 15 Escova e Penteados– 15 Gestão de Negócios – 20 Maquiagem – 10
Volkswagen suspende produção de carros no Brasil por ‘estagnação do mercado’
28/06/2023
Foto: reprodução
A Volkswagen disse nesta terça-feira (27) que vai parar temporariamente a produção nas fábricas de São José dos Pinhais (PR), São Bernardo do Campo e Taubaté (SP) por conta da estagnação do mercado automotivo.
O anúncio ocorre enquanto as medidas de incentivo ao carro popular adotadas pelo governo federal no início do mês ainda não se refletem no número de licenciamentos de automóveis.
De acordo com dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a média até segunda-feira (19) é de 6.285 unidades vendidas por dia. O número, que inclui veículos leves e pesados, indica uma diminuição de 20,4% na comparação com o mesmo período de maio.
Antonia é a quarta potiguar a disputar uma Copa do Mundo de Futebol; veja os nomes
28/06/2023
Foto: reprodução
Com a convocação anunciada nesta terça-feira (27) para a disputa da Copa do Mundo, Antonia Silva tornou-se a quarta atleta do Rio Grande do Norte a defender a Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo de Futebol.
Antonia junta-se o volante Dequinha, nascido em Mossoró, que disputou a Copa de 1954 na Suiça, ao lateral-esquerdo Marinho Chagas, natural de Natal, convocado para o Mundial de 1974 na Alemanha e a atacante natalense Suzana, que representou a Seleção Feminina nos Estados Unidos em 1999.
Natural de Riacho de Santana, interior do Rio Grande do Norte, a defensora iniciou no futsal até chegar ao futebol de campo. Desde então defendeu equipes como Ponte Preta/SP, Osasco Audax/SP, Iranduba/AM, São Paulo/SP, Madrid CFF/ESP e Levante/ESP, o seu clube atual.
A Copa do Mundo tem início marcado para o dia 20 de julho, sendo sediada na Austrália e na Nova Zelândia. O Brasil estreia no dia 24 de julho contra o Panamá, em Adelaide, na Austrália.
Portal Grande Ponto
Emergência médica: Avião jumbo com destino a Alemanha faz pouso inédito em Natal
28/06/2023
Foto: reprodução
Um Boeing 747-8I da Lufthansa, de matrícula D-ABYU, fez um pouso inesperado no Aeroporto de Natal, em São Gonçalo do Amarante, na noite desta terça-feira (27). A rota original, que seria Buenos Aires a Frankfurt, foi desviada por motivo de emergência médica a bordo.
Como o desvio foi feito quando a aeronave já estava deixando a costa brasileira, os pilotos decidiram pousar em São Gonçalo do Amarante, na região de Natal, no Rio Grande do Norte.
Segundo o site Aero-In, especializado em coberturas de notícias sobre aviação, o momento também é histórico por ser a primeira vez que uma aeronave desse modelo de passageiros aterrissa no aeroporto potiguar. O terminal tem capacidade de receber praticamente todo porte de aeronave que voa para o Brasil atualmente.
Empresário explica como ir do zero ao topo e ter uma empresa entre as mais fortes no segmento de refrigeração no RN: “Vendi um carro novo para começar e fui chamado de doido”
28/06/2023
Foto: reprodução
Sair de um segmento que já conhece e ir para outro sem o menor domínio, esse seria o risco mínimo a ser enfrentado pelo empresário refrigerista Leandro Allan, que entrou para o ramo da refrigeração em 2016 e hoje tem uma cartela invejável de clientes em todo o Estado, além de dominar o “mercado do frio” na capital Potiguar.
A empresa de Leandro (ARCON) atende mais de 70 condomínios na Grande Natal, sendo responsável pela manutenção preventiva (limpeza), manutenção corretiva (conserto), instalação, desinstalação, venda e aluguel de ar condicionados de centenas de condôminos em Natal e na Grande Natal, fruto de muito trabalho e competência.
O INÍCIO DE TUDO
“Me chamo Leandro Allan, tenho 42 anos, casado com Ilana Cristina há 16 anos, e temos um filho de 9 anos, chamado Arthur Breno. Formado em estatística, estou empresário no segmento de refrigeração há 7 anos, e venho de uma família refrigerista, onde tudo começou com meu avô, um dos primeiros na refrigeração aqui no RN. Depois o meu pai iniciou o processo, ao qual com os rendimentos criou a mim e meu irmão. Até então, meados dos anos 2000, eu não imaginava ser do segmento, sempre trabalhei com telecomunicações, daí em 2016, resolvi abrir meu próprio negócio, usar os aprendizados que adquiri na Oi Telecom (antiga Telemar).
Formatei um modelo de negócio que não era simplesmente abrir mais uma empresa de Refrigeração, era abrir a empresa de Refrigeração. Aí passei 6 meses estudando como inovar no segmento e logo busquei soluções em São Paulo, onde encontrei novidades, trouxe para cá e hoje somos uma das grande empresas de refrigeração do RN, com uma carteira de mais de 1.000 clientes. Já estamos executados nossos serviços em mais de 70 condomínios de Natal e Grande Natal. Trabalhamos também com manutenção preventiva (limpeza), corretiva (conserto), instalação, desinstalação, venda e aluguel de ar condicionado. Estamos situados no centro de Natal (Lagoa Nova, próximo à arena das dunas). A ideia é galgar novos ares e abrir filiais em Mossoró e João Pessoa.
Nesse processo todo teve uma parte que é a que mais gosto de contar, claro, porque tudo terminou bem, poderia não ter dado certo, mas graças a deus, deu certo sim. A empresa iniciou os trabalhos em 2016 mas para isto precisei vender um carro zero, era o que eu tinha para investir na empresa, algumas pessoas acharam que eu era doido, mas fui em frente.
O início da Arcon foi com uma moto e uma carrocinha e um funcionário. A oficina era a garagem do meu apartamento e os serviços executados em cima da carrocinha, com 1 ano depois, contratei outro colaborador, minha sogra emprestou um quartinho para ser a oficina e assim, fui crescendo. Após mais de 6 anos, hoje temos 4 viaturas, 3 equipes, 10 colaboradores ao todo, uma empresa de serviço em refrigeração e uma outra de peças de refrigeração para venda ao público refrigerista.
Com a graça de Deus e ajuda dos amigos, vamos evoluindo sempre.
Leandro Allan (Leandro da ARCON)
Policiais civis e servidores da Sesed aprovam mobilização no Centro Administrativo no dia 12 de julho
28/06/2023
Foto: reprodução
O SINPOL-RN fez uma reunião com Policiais Civis e servidores da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), nessa terça-feira (27).
Diante do encontro com o Governo do Estado, a categoria optou uma por realizar uma mobilização e uma Assembleia Geral no próximo dia 12 de julho, no Centro Administrativo.
Na ocasião, o Sindicato irá se reunir com o secretário da Administração, Pedro Lopes, quando será apresentado pelo Governo respostas sobre parte dos pontos da pauta de reivindicações apresentada no início deste ano.
“Na reunião da manhã desta terça-feira, o Governo não trouxe a resposta desejada pelas categorias, nem deu um posicionamento concreto para as pautas. Somente depois de muitas cobranças, argumentações técnicas e ponderações da diretoria do SINPOL-RN, o secretário Pedro Lopes antecipou o cronograma de reuniões e marcou uma conversa para o dia 12 de julho”, comentou Edilza Faustino, presidente do SINPOL-RN.
Confira a nota na íntegra:
O SINPOL-RN reuniu os Policiais Civis e Servidores da Sesed em Assembleia Geral, na tarde desta terça-feira, 27, para repassar informações sobre a reunião que teve com o Governo do Estado pela manhã. Além disso, a categoria deliberou por realizar uma mobilização e Assembleia Geral no próximo dia 12 de julho, no Centro Administrativo.
Na ocasião, a diretoria do SINPOL-RN terá nova reunião com o secretário de Administração, Pedro Lopes, quando o Governo do Estado ficou de apresentar respostas sobre parte dos pontos da pauta de reivindicações apresentada ainda no início do ano.
“Na reunião da manhã desta terça-feira, o Governo não trouxe a resposta desejada pelas categorias, nem deu um posicionamento concreto para as pautas. Somente depois de muitas cobranças, argumentações técnicas e ponderações da diretoria do SINPOL-RN, o secretário Pedro Lopes antecipou o cronograma de reuniões e marcou uma conversa para o dia 12 de julho”, comenta Edilza Faustino.
A presidente do SINPOL-RN ainda destaca: “Há uma grande insatisfação por parte dos Policiais Civis e Servidores da Sesed em relação ao tratamento que tem sido dado pelo Executivo. Por isso, deliberamos pela mobilização no Centro Administrativo. Essas duas categorias estão na luta por pautas justas e urgentes. Elas esperam um reconhecimento por parte do Governo do Estado, que, inclusive, já deveria ter sido feito desde o ano passado. Agora, esperamos que a governadora Fátima e sua equipe tenham o devido respeito e cumpram com o atendimento das demandas apresentadas”.
Plano Safra 2023/2024 é lançado e terá R$ 364,22 bilhões
28/06/2023
Foto: reprodução
O Plano Safra 2023/2024 terá R$ 364,22 bilhões para o financiamento da agricultura e da pecuária empresarial no país. O crédito vai apoiar grandes produtores rurais e produtores enquadrados no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). O lançamento do Plano Safra2023/2024 ocorreu na terça-feira (27).
O total é 26,8% maior que os valores destinados no plano anterior, de 2022/2023, de R$ 287,16 bilhões para o Pronamp e os demais produtores. Do total de recursos anunciados na terça-feira para a agricultura empresarial, R$ 272,12 bilhões serão destinados ao custeio e comercialização. Outros R$ 92,1 bilhões serão para investimentos.
Em relação ao tipo de financiamento, serão R$ 186,4 bilhões com taxas controladas, dos quais R$ 84,9 bilhões com taxas não equalizadas e R$ 101,5 bilhões com taxas equalizadas (subsidiadas). Outros R$ 177,8 bilhões serão destinados a taxas livres.
As taxas de juros para custeio e comercialização serão de 8% ao ano para os produtores enquadrados no Pronamp e de 12% ao ano para os demais produtores. Já para investimentos, as taxas de juros variam entre 7% ao ano e 12,5% ao ano, de acordo com o programa.
Seis motoristas bêbados ficam sem direito a direção após serem flagrados pela Lei Seca em Natal
28/06/2023
Foto: Lei Seca.
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca, fez mais uma operação com os objetivos de coibir acidentes e a criminalidade no Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira (27).
A blitz foi montada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, culminando com a autuação de seis condutores por dirigir sob a influência de álcool. Eles pagarão multa no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por um ano.
Um jovem de 23 anos ainda foi detido por porte de maconha.
Ministro do STF vê perseguição no voto para tornar Bolsonaro inelegível
28/06/2023
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça disse não poder compactuar com “perseguição”, ao comentar o voto do ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade por 8 anos, por ataques públicos ao processo eleitoral no Brasil.
A declaração do ministro indicado ao STF por Bolsonaro foi dada a repórteres em Portugal, onde participa, nesta quarta-feira (28), do Fórum Jurídico de Lisboa.
Mendonça disse esperar um julgamento justo, em que não sejam cerceados direitos, por conveniência ou circunstância, com base em divergências ideológicas.
“Não acompanhei o julgamento, vi rapidamente pela imprensa. Voto numa direção prejudicial ao ex-presidente… O que espero é um julgamento justo. Assim como nós não queremos perseguição para um lado, assim como se critica perseguição a certos atores políticos, nós não podemos, por conveniência ou circunstância, compactuarmos com atitudes que não garantam os mesmos direitos de defesa e de justiça para quem não pensa ideologicamente como nós”, avaliou Mendonça.
ATUALIZAÇÃO: Cidades do RN podem passar por chuvas de até 100mm, aponta Inmet
28/06/2023
Foto: Reprodução.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, em 41 municípios do Rio Grande do Norte. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. O alerta, emitido na manhã desta quarta-feira (28), tem validade até às 10h00, desta quinta (29).
De acordo com o Inmet, para as cidades sob esse tipo de alerta, a recomendação é em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Confira lista de cidades sob alerta:
Arês
Baía Formosa
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Januário Cicco
Jundiá
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Passagem
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parnamirim
Pedro Velho
Poço Branco
Pureza
Rio do Fogo
Santo Antônio
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
São Pedro
Senador Georgino Avelino
Serrinha
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor
Censo 2022: Menor cidade do RN, Viçosa tem menos de 2 mil habitantes
28/06/2023
Foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação.
A população de Viçosa aumentou 12,61% entre 2010 e 2022. Apesar de um crescimento maior que o do estado e do Brasil, o município segue como o menor do Rio Grande do Norte, de acordo com o Censo 2022.
O município localizado na região do Alto Oeste potiguar tem 1.822 habitantes. Em 12 anos, a cidade ganhou novos 204 habitantes, segundo o IBGE. Em 2010, eram 1.618.
Os dados oficiais foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, Viçosa tem 788 domicílios e média 2,86 moradores por domicílio. A densidade demográfica de Viçosa é de 48,07 habitantes por quilômetro quadrado.
Censo 2022: População de Extremoz aumenta 150% e chega a 61.571 pessoas, aponta IBGE
28/06/2023
Foto: Reprodução/Prefeitura de Extremoz/Divulgação.
O município de Extremoz, na região metropolitana de Natal, foi o terceiro do país com maior crescimento populacional entre 2010 e 2022, de acordo com dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28).
No período de 12 anos, a cidade potiguar mais que dobrou o tamanho da sua população, passando de 24.569 habitantes para 61.571 moradores – ou seja, 37.002 moradores a mais, que representam um crescimento de 150,6%.
Extremoz fica a norte da cidade de Natal, distante cerca de 20 km do centro da capital.
Segundo o IBGE, em termos proporcionais, o crescimento populacional da cidade só foi menor que o de Canaã dos Carajás (PA), cujo número de habitantes aumentou 188,51%; e Abadia do Goiás (GO), que teve alta de 177,58% em 12 anos.
Ainda de acordo com os dados do Censo, Extremoz teve o quarto maior aumento de domicílios no país. O número passou de 13.584 residências para 32.129 – alta de 136,5%. No quesito das moradias, as maiores altas do país foram de Abadia do Goiás (197,5%), Canaã dos Carajás (176,3%) e Goianira, no estado de Goiás (143,6%).
Censo do IBGE: População no Rio Grande do Norte aumenta 4% desde 2010
28/06/2023
Foto: Canindé Soares.
A população no Rio Grande do Norte aumentou 4,24% desde 2010 – passando de 3.168.027 habitantes para 3.302.406. Os dados são do Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28).
O crescimento populacional do RN ficou acima da média da Região Nordeste – que foi de 2,94%. Ao todo, foram recenseados 1.501.657 domicílios no estado.
A pesquisa do IBGE também aponta que o Rio Grande do Norte tem uma densidade demográfica de 62,53 habitantes por km².
A cidade mais populosa do estado é Natal, apesar da queda de 6,52% no número de habitantes, passando de 803.739 pessoas em 2010 para 751.300 em 2022.
A segunda maior cidade do RN em relação ao número de habitantes é Mossoró, com 264.577 pessoas, seguida de Parnamirim com 252.716.
Confira os números completos na matéria de Fernanda Zauli, g1 RN.
Censo do IBGE: Natal tem segunda maior perda de população entre as capitais do país
28/06/2023
Foto: Canindé Soares.
Natal teve queda de 6,52% na população, de acordo com o Censo 2022 divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (28). A população da capital potiguar passou de 803.739 em 2010, para 751.300 em 2022.
Essa é a segunda maior perda de população entre as capitais, atrás apenas de Salvador que teve redução de 9,63%.
A população de Natal representa 22,75% do total do Rio Grande do Norte – que é de 3.302.406. A densidade demográfica de Natal é de 4.488,03 habitantes por km², a 20ª maior do país. No Rio Grande do Norte a densidade demográfica de 62,53 habitantes por km².
O levantamento aponta ainda que a capital potiguar tem 270.045 domicílios ocupados, 23% do total do estado, e média de 2,77 moradores por domicílio.
Região Metropolitana
Além de Natal, outros três municípios da região metropolitana tiveram queda no número da população:
Ielmo Marinho: passou de 12.171 pessoas em 2010, para 11.615 em 2022 – queda de 4,57%.
Maxaranguape: passou de 10.441 pessoas em 2010, para 10.255 em 2022 – queda de 1,78%.
Vera Cruz: passou de 10.719 em 2010, para 10.676 em 2022 – queda de 0,40%.
Censo 2022: Brasil tem 203 milhões de habitantes, 4,7 milhões a menos que estimativa do IBGE
28/06/2023
Foto: Cláudio Vieira.
O Brasil tem 203.062.512 de habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022, realizado mais de dez anos após a edição anterior da pesquisa. Os primeiros resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).
O número veio abaixo das projeções anteriores do órgão. Em 2021, o prognóstico apontava que país teria ao menos 213 milhões de habitantes. Em dezembro de 2022, já com dados prévios do levantamento, o IBGE revisou a estimativa para 207,7 milhões, ou 4,7 milhões de pessoas acima do cálculo final.
? O que é o Censo? É uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.
? Por que ele é importante? Porque ele identifica informações essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados. Interfere, por exemplo, na distribuição das transferências da União para estados e municípios e na identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes e energia.
Confira os números completos na matéria de Isabela Bolzani e Raphael Martins, g1.
Brasileiros já são mais de 30% dos estrangeiros em Portugal
28/06/2023
Foto: Patricia de Melo Moreira/ AFP.
Os brasileiros já constituem 30,7% do total dos estrangeiros residentes em Portugal, de acordo com novas estatísticas do governo do país europeu.
Em números absolutos, havia 239.744 nacionais do Brasil residindo no país em 2022 – o último ano disponível dos dados. Esse número leva em conta apenas os brasileiros que buscaram e conseguiram o visto de residência em Portugal.
Os que já tinham um passaporte europeu ou de outra nacionalidade previamente e brasileiros que vivem no país europeu de forma ilegal não estão contabilizados no levantamento.
Os números são do relatório de imigração, fronteiras e asilo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão do governo português responsável por conceder residência a cidadãos de outros países.
O estudo aponta ainda um crescimento de 17% da comunidade brasileira, com relação a 2021, quando o Brasil foi também a nacionalidade com o maior número de estrangeiros.
MUITA CHUVA: Inmet emite alerta de perigo potencial para 10 cidades do RN
28/06/2023
Foto: Reprodução/Inmet.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para acumulado de chuvas em 10 municípios do Rio Grande do Norte. De acordo com o aviso de perigo potencial, as chuvas devem ser entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Ainda segundo o instituto, o alerta tem previsão de início para esta quarta-feira 28, a partir das 9h17, e irá até às 10h da quinta-feira 29, com chuvas que podem causar baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Para evitar acidentes, o Inmet informa que pessoas evitem enfrentar o mau tempo, usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e observem alteração nas encostas.
Instruções:
Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira os municípios em alerta:
Arês
Baía Formosa
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Jundiá
Macaíba
Maxaranguape
Previsão para esta quarta-feira 28/06/23:
Céu com muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada no Litoral. Demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.
Com informações do Agora RN e Ponta Negra News.
Planalto avalia prejuízo de R$ 4,3 mi após ataques de 8 janeiro
28/06/2023
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
A Presidência da República estimou em aproximadamente R$ 4,3 milhões o prejuízo causado pelos ataques ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro. A maior parte desse valor corresponde a danos causados a obras de arte por grupos radicais durante os protestos anti-democráticos.
O relatório detalhado sobre os bens danificados ou perdidos pelos vândalos foi enviado à CPI do 8 de janeiro e divulgado nesta terça-feira (27). A Coordenação-Geral de Gestão Patrimonial da Presidência identificou um total de 24 obras de arte danificadas, sendo que 15 delas tiveram seus valores avaliados, totalizando R$ 3,5 milhões
Faz-se importante destacar que o valor é bem maior, visto que algumas das obras de arte não têm o valor mensurado. O relógio francês do século 17, entregue pela corte francesa como um presente a Dom João 6º, que só existem duas unidades em todo o mundo, é um exemplo de uma dessas obras.
Forró de Luto: Morre o sanfoneiro Didi, fundador do Brasas
28/06/2023
Foto: reprodução
Se você acompanha forró desde os anos 90, então com certeza já ouviu a frase “Puxa o fole, Didi”, no começo dos shows e músicas da Brasas do Forró. Didi, um dos ícones do forró nos últimos 30 anos, nos deixou nesta terça-feira (27).
A notícia foi dada nas redes sociais e o próprio perfil da Brasas do Forró alterou a sua foto para uma imagem de luto.
Didi sempre gostou de música e em 1982 fundou a banda Só Cinco, no Ceará, tocando forró tradicional.
Nos anos 90 o grupo se transformou na banda Brasas do Forró, que ganhou muito reconhecimento ao misturar o forró com o vanerão gaúcho.
Há algum tempo Ivanildo Façanha Moreira, o Didi, já estava afastado dos palcos, mas sempre tomando conta de assuntos relacionados a banda nos bastidores.
Fica aqui o nosso mais profundo pesar e o desejo de muita força aos fãs, amigos e familiares.
Jogadora potiguar é convocada para Copa do Mundo Feminina
28/06/2023
Foto: reprodução
O Rio Grande do Norte será representado na Copa do Mundo Feminina de 2023. Natural da cidade de Pau dos Ferros, a zagueira Antônia (que atualmente defende o Levante – Espanha) foi uma das 23 jogadoras convocadas pela técnica Pia Sundhage para defender a Seleção Brasileira na principal competição do futebol feminino no mundo. A lista da convocação foi divulgada nesta terça-feira (27) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A lista da convocação conta também com outros nomes conhecidos da modalidade e que participaram ativamente do ciclo de preparação para a Copa, como as atacantes Marta, Debinha e a goleira Bárbara. O Brasil estreará na competição no dia 24 de julho, quando enfretará a seleção do Panamá. Além da seleção da América Central, França e Jamaica serão os outros adversários da Seleção na fase de grupos da competição, que ocorrerá na Austrália e Nova Zelândia.
Confira a lista completa de convocados abaixo:
Goleiras: Leticia Izidoro (Corinthians), Camila (Santos) e Barbara (Flamengo)
Defensoras: Bruninha (Gotham City), Kathellen (Real Madrid-ESP), Rafaelle (sem clube), Antonia (Levante-ESP), Monica (Madrid-ESP) e Lauren (Madrid-ESP), Tamires (Corinthians)
Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Louisville City), Ana Vitória (Benfica-POR)
Atacantes: Andressa Alves (Roma-ITA), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City), Marta (Orlando Pride), Gabi Nunes (sem clube), Nycole (Benfica-POR) e Geyse (Barcelona-ESP)
Reservas: Tainara (Bayern-ALE), Aline (Ferroviária) e Angelina (OL Reign-EUA)















