ExpoEduc acontecerá no final de julho no Centro de Convenções de Natal

12/07/2023

ExpoEduc acontecerá no final de julho no Centro de Convenções de Natal -  Blog do BG                                                   Foto: Divulgação.

 

A ExpoEduc 2023, o segundo maior evento de educação do Brasil e o maior no eixo Norte- Nordeste chega a sua quarta edição e acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho, no Centro de Convenções de Natal, com o tema “A Escola em 360º”.

O CEO do evento, Crislan Viana explica sobre a escolha do tema central dos debates. “Entendemos o ambiente escolar como um ecossistema educacional, onde os diversos setores trabalham simultaneamente para que o processo educativo aconteça. Administrativo, pedagógico, limpeza, cantina, direção, professores, alunos, coordenação e família trabalham buscando promover uma experiência educativa significativa”, relata Crislan.

Os visitantes poderão passear por mais de 80 estandes e encontrar as melhores empresas do setor educacional com produtos e serviços voltados para o ambiente escolar. A ExpoEduc vai contar com a presença aproximada de 90 palestrantes, entre eles, grandes nomes como: o filósofo Mario Sérgio Cortella, psicólogo Rossandro Klinjey, professora Emília Cipriano, CEO da EAI Educa Leo Chaves, Doutor na área de pesquisa em Avaliação Herbert Lima e do Mestre Em Educação pela PUC-PR Carlos Sanches.

Neste ano, a “Arena 360” homenageia um grande nome da educação, Max Haetinger (in memorian), a “Arena Max Haetinger” recebe palestras únicas e também é dividido em quatro palcos simultâneos, distribuídos em quatro eixos temáticos: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; e Ensino Médio. Serão debatidos temas sobre saúde mental nas escolas, o que a família e a escola precisam saber antes de ensinar, educação inclusiva, violência nas escolas, inserção da tecnologia em sala de aula, artes e seus atravessamentos nas práticas pedagógicas e muito mais.

Um espaço voltado para gestão também é destaque nessa edição. Abordando temática que desafiam a gestão pública e privada, os participantes encontrarão com grandes nomes do cenário local e nacional para debater, aprofundar e trocar experiências nos três dias da ExpoEduc.

Informações e inscrições: www.expoeduc.com.br.

ExpoEduc acontecerá no final de julho no Centro de Convenções de Natal                                                Foto: Divulgação.

Quando:

27/07 (das 13h às 20h30)

28/07 ( das 8h às 20h30)

29/07 ( das 8h às 20h).

Local:

Centro de Convenções de Natal Instagram: @expoeduc.

 

Após vandalismo, ABC vai aumentar muros do Frasqueirão e ampliar número de seguranças em jogos

12/07/2023

Após vandalismo, ABC vai aumentar muros do Frasqueirão e ampliar número de  seguranças em jogos                                              Foto: Reprodução

 

O ABC se comprometeu a apresentar, em até 10 dias úteis, um plano para reforçar a segurança dentro das dependências do clube. Essas melhorias devem englobar reforços em sistema de monitoramento por câmeras, iluminação, aumento dos muros externos do complexo sócio-esportivo Vicente Farache, onde fica o Frasqueirão, além da ampliação do número de seguranças em dias de jogos, entre outros itens.

As medidas foram pactuadas nesta terça-feira (11), em reunião do clube com jogadores, Ministério Público Estadual (MPRN) e Polícia Militar.

A reunião foi motivada depois do episódio de violência registrado no último sábado (8), no complexo do clube, quando torcedores invadiram o estacionamento reservado aos atletas do clube e deprederam carros com pedras. Jogadores relataram temor e risco das pedras atingirem familiares, entre eles, crianças. O encontro ocorreu para as duas instituições apresentarem o que está sendo feito em relação aos ataques e para se iniciar discussões sobre melhorias na estrutura de segurança do clube.

Na reunião, a Polícia Militar também antecipou que, pelos menos nos próximos meses, irá reforçar o efetivo policial na área externa do estádio Frasqueirão em dias de jogos do ABC.

 

Tribuna do Norte

 

Medo de ir ao dentista compromete saúde física e mental de três em cada dez adultos

12/07/2023

Tudo sobre Odontologia: conheça os campos de atuação                                                 Foto: reprodução

 

Ansiedade, tensão, sudorese, respiração ofegante, dores no peito, sensação de desmaio e até náuseas. Os sintomas da odontofobia, a qual nada mais é que o medo de ir ao dentista, não se restringem apenas às crianças, como muitos imaginam. Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Odontologia revelou que três em cada dez adultos também sofrem desse mal que compromete a saúde física e mental das pessoas em todo o planeta.

Apesar de a maioria dos procedimentos odontológicos não causarem dor, o simples fato de saber que tem que ir ao dentista já é o suficiente para fazer com que os pacientes se estressem. A psicóloga do Hapvida NotreDame Intermédica, Paula de Melo, elenca as principais razões da odontofobia e dá dicas úteis para superar esse medo que, em muitos casos, pede tratamento especializado.

Medo de sentir dor, sentimento de desamparo e perda de controle, e experiências anteriores negativas são algumas motivações que levam as pessoas a evitarem manter uma rotina de cuidados com a saúde bucal. “Existem vários graus de ansiedade odontológica e odontofobia. Para alguns pacientes, é possível conviver com a ansiedade de saber que tem que ir ao dentista, mas, para outros, só o pensamento de uma consulta já é aterrorizante”, comenta a profissional.

Paula de Melo explica que pessoas com esse tipo de fobia, além de estarem mais propensas a desenvolverem doenças periodontais, também possuem expectativa de vida menor, visto que a saúde bucal precária também está diretamente relacionada a alguns tipos de doenças cardíacas, infecções pulmonares e problemas relacionados ao estresse em outras partes do corpo, como, por exemplo, dores de cabeça, rigidez muscular no pescoço ou nas costas.

“Eu sempre digo que o primeiro passo para superar o medo de dentista é uma boa relação entre paciente e profissional. A confiança entre ambas as partes é essencial para superar o problema. Mas, em situações nas quais isso não é o suficiente, é preciso buscar auxílio de um psicólogo”, reforça.

A psicóloga do Hapvida NotreDame Intermédica dá dicas úteis que podem ajudar o paciente a manter a calma e controlar a ansiedade. “Meditação e técnicas de relaxamento são excelentes maneiras de conter o medo de ir ao dentista. Ao sentar na cadeira do consultório, pratique um exercício de respiração para acalmar os nervos. Fechar os olhos também ajuda”, aconselha.

 

Suspeito de roubar veículo morre após perseguição e troca de tiros com a polícia em Natal

12/07/2023

Giroflex da Polícia: Encontre aqui e Saiba os Tipos – MOBISIG                                               Foto: reprodução

 

Um homem morreu após uma troca de tiros com policiais militares na manhã desta terça-feira (11) no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. Ele estava em um veículo roubado com um comparsa, que conseguiu fugir.

A ocorrência aconteceu no momento em que uma equipe da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) estava em operação no bairro de Felipe Camarão.

Durante o patrulhamento, os policiais perceberam um veículo nas mesmas características de um automóvel que havia sido roubado momentos antes no bairro Nordeste, na Zona Norte de Natal.

Com a suspeita, os policiais iniciaram um acompanhamento ao veículo pelas ruas do bairro.

Ao perceber o movimento dos policiais, a dupla abandonou o carro e tentou fugir subindo um morro, teve início uma troca de tiros e um dos suspeitos foi atingido.

Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, mas não resistiu e morreu. O nome dele não foi confirmado pela PM.

O outro suspeito conseguiu fugir do local. A Polícia Militar realizou diligências na região, mas não conseguiu localizá-lo.

 

Do G1/RN

 

Dado como morto, Fantasma se recupera no Walfredo Gurgel: Tiro atingiu o olho e saiu pela boca

12/07/2023

                                                    Foto: reprodução

 

Internado há quase uma semana, o Fantasma continua "Vivinho da Silva", conforme apontou a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. André Luiz de Souza Santos, como foi batizado o homem suspeito de ser chefe do tráfico e ordenador da morte de policiais militares no bairro de Felipe Camarão, já até assinou a ordem de prisão dentro do internamento do Hospital Walfredo Gurgel. 

DELEGADO PROMETE PEGAR QUEM M4TOU PMs EM NATAL

 

Para quem não lembra, Fantasma chegou praticamente sem vida ao hospital no dia 5 de julho, após reagir a abordagem policial da Divisão de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP). Saindo da ambulância do SAMU com a cabeça cheia de sangue, consequência do tiro que levou no rosto, ele foi dado como morto por parte da imprensa presente no Hospital. Rapidamente, imagens dele passaram a circular no Whatsapp, reforçando a tese de que o suspeito "não duraria muito". 

No entanto, como diz o velho ditado sobre vasos, Fantasma evoluiu e já estaria até consciente no leito do Walfredo Gurgel, onde assinou o documento da prisão da operação de hoje (11), da Polícia Civil. O tiro que atingiu a cabeça dele, segundo foi informado, entrou pelo olho e saiu pela boca, mantendo como única sequela, até o momento, a perda da visão de um dos olhos. 

PRISÃO DE OUTRO SUSPEITO

OPERAÇÃO AGUIA II

 

Portal 96/FM

 

Policiais penais protestam em frente à governadoria do RN e cobram valorização da categoria

12/07/2023

Protesto aconteceu na manhã desta terça-feira (11), no Centro Administrativo, na capital potiguar. Ato era em defesa da vida da categoria e cobrava valorização profisisonal.

Policiais penais do RN fizeram manifestação em frente à governadoria nesta terça-feira (11) — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV CabugiPoliciais penais do RN fizeram manifestação em frente à governadoria nesta terça-feira (11) — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Policiais penais do Rio Grande do Norte realizaram na manhã desta terça-feira (11), em Natal, um protesto em defesa da vida dos profisisonais e cobrando a valorização da categoria. O ato começou no bairro do Tirol, na Zona Leste, e seguiu até a governadoria, no bairro Candelária, na Zona Sul.

Os policiais penais se reuniram em frente ao shopping Midway Mall, às 9h, e caminharam pela Avenida Senador Salgado Filho, chegando ao Centro Administrativo do governo do Estado por volta das 11h.

LEIA TAMBÉM

Os profissionais carregavam faixas em que pediam valorização e respeito. Havia dizeres como "Os policiais penais não vão retroceder" e "Vidas de policiais importam". Eles falavam palavras de ordem e ocuparam a rampa de acesso à governadoria.

A presidente do Sindicato dos policiais penais do RN, Vilma Batista, disse ainda que policiais estão sendo "perseguidos e acusados injustamente por narrativas do crime organizado" como forma de tentar desestablizar o sistema prisional.

A manifestação foi marcada ainda pelos policiais carregarem cruzes pintadas de preto e fotos de agentes de segurança que morreram recente.

Os policiais penais cobravam o reconhecimento pelo trabalho prestado e pediam ferramentas para aplicar normas e procedimentos de segurança.

 

Do G1/RN

 

Justiça manda YouTube e Instagram removerem cultos de André Valadão sobre LGBT+

12/07/2023

                                                Imagem: reprodução

 

O YouTube e o Instagram terão cinco dias para derrubar conteúdos referentes ao culto evangélico intitulado “Deus odeia o orgulho” que o pastor André Valadão, da Igreja Batista Lagoinha, transmitiu ao vivo em junho, pela internet, direto dos EUA.

Além desse culto de junho, um outro vídeo, feito já no início de julho, também deverá ser removido. Nele, Valadão emitiu declarações amplamente interpretadas por internautas como uma incitação ao assassinato de pessoas LGBT+. No vídeo André Valadão diz aos fieis: “Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso. Agora, tá com vocês”.

O caso foi levado ao conhecimento da Justiça Federal de Minas Gerais pela deputada federal Erika Hilton, do PSOL de São Paulo.

Na decisão contra Valadão, o juiz José Carlos Machado Júnior, da 3ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte (a igreja está sediada na capital mineira), fixou multa de R$ 1 mil por dia em que os conteúdos do líder religioso sigam no ar. No culto, Valadão disse que que o mês de junho, quando é celebrado o orgulho LGBT+, seria “o que Deus mais repugna na humanidade”, entre outros impropérios.

Para o magistrado, Valadão “excedeu os limites da liberdade de expressão e de crença” e, assim, criou “risco potencial de incitar nos ouvintes e fiéis, sentimentos de preconceito, aversão e agressão para com os cidadãos de orientação sexual diversa daquela defendida por ele”.

Machado Júnior também afirmou que autoridades devem “combater, contestar e reprimir” manifestações religiosas que possam incitar violência ou discriminação e que desrespeitem a Convenção Americana de Direitos Humanos.

 

Com informações de Lauro Jardim – O Globo

 

Mecanismo de Combate à Tortura é defendido por diversas instituições

12/07/2023

O Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT) que será criado a partir de um projeto de lei está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte | Foto: Pedro Vitorino

 

Tramita atualmente na Assembleia Legislativa do RN um projeto de lei que trata da criação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT). Este tipo de instrumento já se encontra funcionando em outros doze estados do país e faz parte do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, criado em 2013.

A criação do novo sistema encontra resistência perante os servidores da administração penitenciária e virou alvo de ataques em movimentos do sindicato atende a categoria. Nesta terça-feira, relevantes instituições se pronunciaram favoravelmente à criação do projeto. Além de prevenir e enfrentar a tortura no sistema prisional, o órgão deverá atuar junto a instituição psiquiátrica, pessoa idosa e centro militar de detenção disciplinar.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RN, se pronunciou através do presidente, Aldo Medeiros, que apoiou a iniciativa. “Esse Projeto de Lei busca inserir o Rio Grande do Norte em uma rede de acompanhamento de casos de maus tratos, não só em unidades prisionais, como também em locais onde existe uma certa fragilidade, como manicômios judiciais e lares de idosos. A regulamentação desse mecanismo é fundamental e conta com o apoio da OAB/RN por ser um importante passo na defesa dos Direitos Humanos”, disse.

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte se pronunciou através do coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do RN, Daniel Dutra. “A criação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura aqui em nosso Estado representa um avanço significativo na garantia e respeito aos direitos fundamentais. Além de dar concretude a legislação internacional e nacional, coloca a sociedade potiguar na vitrine nacional como mais um Estado brasileiro que não tolera a prática de tortura e outros tratamentos degradantes.”, observou.

No dia 11 de abril de 2022, o Ministério Público enviou ao Governo do Estado recomendação para a “criação dos cargos de peritos de prevenção e combate a tortura”, “considerando que a importância dos membros dos mecanismos preventivos de combate à tortura (chamados de peritos) foi exaustivamente examinada no recente julgamento, pelo Supremo Tribunal em sessão plenária virtual concluída no dia 25 de março de 2022”.

O Conselho Regional de Psicologia publicou nota oficial defendendo a criação do mecanismo. “Um dos pilares da Psicologia é uma atuação intransigente em defesa dos direitos humanos e é com base nesse princípio que apoiamos a aprovação desse PLC”, explica Luana Cabral, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho “O CRP-17/RN entende que a construção de uma sociedade livre de todas as violências é pauta urgente e necessária para romper com as atuais políticas de Estado que reforçam a opressão e exclusão”, complementou.

 

Cidade do RN onde jogadora convocada pela seleção brasileira nasceu terá ponto facultativo em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina

11/07/2023

Cidade do RN onde jogadora convocada pela seleção brasileira nasceu terá  ponto facultativo em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina -  Blog do BG                                     Fotos: Thais Magalhães/CBF/Reprodução.

 

A prefeitura de Riacho de Santana, no interior do Rio Grande do Norte, decretou ponto facultativo nos órgãos da administração municipal nos dias úteis em que o Brasil jogar pela Copa do Mundo de Feminina 2023, que será disputada na Austrália e Nova Zelândia. A medida tem uma motivação especial: a presença de uma filha ilustre da cidade na Seleção, a defensora Antonia Silva.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Davi Cássio Fernandes da Silva, o ponto facultativo vale das 7h às 12h nos dias de jogos.

Nas redes sociais, a prefeitura não esconde que a decisão visa “reforçar a torcida e o orgulho santanense de estarmos sendo representados em campo” por Antonia.

A população de Riacho de Santana chegou a 4.127 pessoas no Censo de 2022, divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município fica a 414 km de distância da capital Natal.

Antonia saiu muito jovem de Riacho de Santana. Ela jogava futsal e foi revelada nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. Recebeu convite para jogar em São Paulo ainda em 2011 e sua vida ganhou novo rumo. A migração para o campo aconteceu em 2016, a convite da equipe de Valinhos. Depois, rodou por Ponte Preta, Osasco Audax, Iranduba, São Paulo até seguir para o Madrid CFF, e, depois, para o Levante, seu atual clube.

Globo Esporte.

 

Prefeitura de Natal suspende corte de árvores na Avenida Jaguarari após protesto de moradores

11/07/2023

Prefeitura de Natal suspende corte de árvores na Avenida Jaguarari após  protesto de moradores | Rio Grande do Norte | G1                               Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi.

 

A Prefeitura de Natal suspendeu temporariamente o corte de árvores na Avenida Jaguarari, em Natal, após protestos realizados por moradores, políticos e ativistas na tarde de segunda-feira (10) e também na manhã desta terça-feira (11).

O corte de árvores que ficam no canteiro central da via começou na segunda-feira (10) e surpreendeu moradores da região.

A informação sobre a suspensão dos cortes das árvores foi confirmada pelo secretário Irapoã Nóbrega, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), responsável pela retirada das árvores.

De acordo com ele, uma reunião deverá ser realizada com as secretarias responsáveis pelas obras na via, para reavaliar a necessidade de supressão da vegetação.

“A gente vai sentar com a Secretaria de Mobilidade Urbana, assim como a Secretaria de Meio Ambiente. Eles são os detentores do projeto de alargamento das calçadas e de mobilidade e acessibilidade. Vamos sentar com eles para tentar uma readequação do projeto. Caso contrário, [as árvores] serão retiradas. Se houver outra alternativa, elas permanecerão aqui”, disse.

De acordo com o secretário, a reunião deve acontecer entre esta terça (11) e quarta-feira (12) e até o fim da semana uma decisão sobre a continuidade ou não da retirada de árvores será informada.

 

Confira mais detalhes na matéria do G1 RN.

 

Polícia Civil deflagra operação e prende envolvido na morte de sargento da PM em Felipe Camarão

11/07/2023

                                           Foto: reprodução

 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou na manhã desta terça-feira (11) a terceira fase da “Operação Águia II”, que teve como intuito prender integrantes de uma facção criminosa apontados como suspeitos do homicídio contra o policial militar João Victor Serafim Ramos, ocorrido no último dia 30 de junho, no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. Keven Souza do Nascimento, de 19 anos, foi preso no bairro de Felipe Camarão. 

Na oportunidade, também foi cumprida a prisão provisória de André Luiz de Souza Santos, conhecido como “Fantasma”, que segue custodiado. De acordo com as investigações, o “Fantasma”, liderança da organização criminosa local, participou efetivamente da morte do policial militar João Victor Serafim Ramos, planejando e executando o crime com a participação de outros integrantes.

No último dia (05), o acusado, que já era foragido da justiça por envolvimento no tráfico de drogas, reagiu à abordagem realizada pela Polícia Civil, em um condomínio em Nova Parnamirim, na cidade de Parnamirim. Na troca de tiros, o criminoso foi alvejado e socorrido pela equipe e ficou custodiado no Hospital Walfredo Gurgel.  

Ao todo, cinco pessoas que participaram da ação foram presas, todas indiciadas na conclusão das investigações já encaminhadas à Justiça, as investigações complementares continuam para elucidação das demais participações. 

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do 181. 

 

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteada de 8 anos na Grande Natal

11/07/2023

                                               Foto: reprodução

 

Nesta segunda-feira (10), policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM/MACAÍBA), com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), deflagraram a 8ª fase da “Operação Guardiões da Infância”, que resultou na prisão de um homem, por estuprar uma criança de 08 anos, no município de Macaíba, na Grande Natal. O suspeito é padrasto da vítima.

A investigação começou em dezembro de 2022, quando a genitora da criança foi presa em flagrante pelo crime de tortura contra a filha. Em seu interrogatório, a mulher confessou que teria praticado tal crime, pois a filha teria algum envolvimento amoroso com ex-companheiro da mãe. A confissão do motivo da tortura contra filha despertou a suspeita da equipe policial de que a criança teria sido vítima de estupro de vulnerável.

Foi requisitada a perícia ao ITEP e entrevistada a menor, a qual narrou que o ex-padrasto a castigava fisicamente e que ia para o quarto dela toda à noite, tirava a roupa dele e subia em cima da criança, além de se masturbar enquanto a observava. Esse fato era de conhecimento da genitora da criança, a qual só acabou o relacionamento com o agressor um ano após. Por tal razão, tanto a mãe da criança quanto o ex-padrasto foram indiciados pelo crime de estupro de vulnerável entre outros.

Com mais esse mandado de prisão cumprido, a equipe da DEAM de Macaíba cumpre seu 8º Mandado de Prisão Preventiva por crimes cometidos contra a dignidade sexual de criança e/ou adolescente.

 

Detento é encontrado morto numa cela de isolamento em Alcaçuz

11/07/2023

Blog de Assis                                                  Foto: reprodução

 

Um detento identificado como Alyson Florêncio de Oliveira, 28 anos, foi encontrado morto em uma cela de isolamento Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. De acordo com nota da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap-RN) o corpo foi encontrado às 16h20 da segunda-feira (10).

O óbito se deu supostamente por suicídio, porém todas as providências estão sendo adotadas para identificar as circunstâncias do lamentável fato. A direção da unidade prisional comunicou o caso à família, à Polícia Judiciária e ao Itep para a adoção das medidas legais.

A informaçào sobre o detento encontrado morto em Alcaçuz foi divulgada pelo perfil oficial da Seap-RN no Instagram.

 

Com Informações do Blog de Jair Sampaio

 

Jogador de futsal de Portugal, de 21 anos, morre em acidente de trânsito no Rio

11/07/2023

Lucas Azevedo era carioca e passava férias na cidade; outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas para os hospitais Souza Aguiar e Getúlio Vargas

Carro do acidente ficou deformado após a batidaCarro do acidente ficou deformado após a batida Gabriel de Paiva/Agência O Globo

 

Um jovem atleta de 21 anos morreu num acidente ocorrido no fim da madrugada desta segunda-feira, em Benfica, na Zona Norte do Rio. O jogador de futsal Lucas Oliveira Azevedo estava com amigos num Nissan. Lucas era carioca da Piedade e atuava em Portugal. O motorista do carro perdeu o controle da direção e bateu contra um poste na Avenida Dom Hélder Câmara. Outros três ocupantes do veículo ficaram feridos. Segundo a família, Lucas estava em Portugal há 11 meses. O jovem se mudou para a Europa para jogar essa temporada e veio ao Rio de férias, em 23 de junho.

'Vou continuar nosso maior sonho': sobrevivente de acidente que matou jogador de futsal se despede de amigo nas redes

Tragédia: Escola de futebol suspende aulas após morte de aluno, uma das quatro vítimas de guerra entre milicianos no RJ

Pedro Augusto T. Fernandes, de 21 anos, e Lucas André B. Paluma da Silva, de 18, foram levados para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. O estado de saúde dos dois é estável. Já Caio Mendes da Silva, de 21, seguiu para o Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte, e já teve alta.

.Lucas Azevedo estava descansando por duas semanas em casa; outras três pessoas ficaram feridas e foram levados para os hospitais Souza Aguiar e Getúlio Vargas

Em razão do acidente, a Avenida Dom Hélder Câmara foi interditada pela manhã no sentido Del Castilho, na altura do Viaduto de Benfica. Uma reversível entrou em operação. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), o trânsito na região ficou lento e com pontos de retenção.

Renovação de contrato e descanso

Lucas jogava no Boa Esperança, de Portugal, e havia acabado de renovar seu contrato, após o time conquistar o campeonato nacional. Ele atuava como ala. O jovem descansava há duas semanas no Rio, após retornar ao país no dia 23 de junho. A família é de Piedade, bairro da Zona Norte da capital. A volta para a Europa estava marcada para de agosto.

Este seria o terceiro ano de Lucas em Portugal. O atleta jogava futebol desde pequeno e acumulava prêmios. Na casa da família, estão as medalhas conquistadas por ele.

'Difícil ficar afastada': Após deixar casa do pai e ser dada como desaparecida, universitária diz sentir falta da irmã

Pedro Henrique Wigg, 23 anos, conta que é irmão de coração de Lucas, já que os dois foram criados juntos. Segundo ele, a última vez que falou com o irmão foi logo quando ele chegou de Portugal. Na última mensagem de texto, enviada antes da viagem de Lucas para o Brasil, a declaração: "Eu te amo, fica bem".

— Minha filha está para nascer. Ele seria padrinho dela. A gente esperou ele voltar para fazer o chá de revelação. A festa aconteceu assim que ele chegou. Marcamos a data por causa dele. A ficha que ele morreu não vai cair tão cedo — desabafou Pedro.

Remoção de corpo demora seis horas

A remoção do corpo de Lucas só ocorreu cerca de seis horas depois do acidente — a batida foi por volta das 5h e o carro da Defesa Civil chegou ao local às 11h, aproximadamente. Pedro Henrique lamentou a demora:

— É muito triste.

No momento em que o corpo do filho era retirado do local, Josi Durval teve que ser amparada por parentes. A Defesa Civil informou que foi acionada pela Polícia Civil para fazer a remoção às 11h06 e que chegou ao local às 11h22.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que agentes da 25ª DP foram comunicados do ocorrido às 9h45, quando a perícia foi acionada. E que "imediatamente, as equipes se mobilizaram para ir ao local e iniciar a apuração do crime. A polícia não comentou a espera de quatro horas pelos familiares da vítima".

Equipes da 25ª DP (Engenho Novo) fizeram diligências na região onde ocorreu o acidente para apurar as circunstâncias da batida. Na pista lateral da direita da Dom Hélder Câmara é possível ver, no asfalto, marcas da batida violenta. Pelo chão ficaram espalhados estilhaços de vidro, restos de madeira e concreto do porte atingido pelo carro.

Segundo o delegado responsável pelo caso, William Pena, o caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor. Foi realizada perícia no local e diligências estão em andamento para localizar o motorista do carro, que fugiu do local, e apurar as circunstâncias do acidente.

A parte traseira do Nissan ficou completamente destruída. No porta-malas se encontraram embalagens de cerveja amassadas. O airbag do veículo foi acionado.

Tiee: Cantor é condenado a prisão por ameaçar publicar fotos íntimas da ex-namorada

'Morro com meu filho'

O pai de Lucas, Rodrigo Pereira, de 46 anos, esteve na 25ª DP. Ele falou sobre o filho e da saudade que sentirá:

— Ele pretendia ficar mais dois anos lá (em Portugal) para tentar fazer a vida e ajudar a família. Sempre foi guerreiro. Ele ajudava todo mundo. Moleque bom. Eu morro hoje junto com meu filho.

Rodrigo contou que o jogador tinha ido para um pagode em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, com amigos. O grupo deixou o local por volta das 5h. Os jovens teriam pegado uma carona com um amigo que, de acordo com o pai de Lucas, fugiu do local do acidente. Rodrigo entregou aos policiais documentos que seria do motorista. Os agentes tentam localizá-lo para que preste depoimento.

Lucas Azevedo tinha 21 anos e jogava no Boa Esperança, de Portugal  — Foto: ReproduçãoLucas Azevedo tinha 21 anos e jogava no Boa Esperança, de Portugal — Foto: Reprodução

 

Ao saber do acidente, a mãe do jogador, a auxiliar admistrativa Josi Durval, foi para o local e ficou em desespero ao lado do corpo do filho. Parentes e amigos tentaram consolar a mulher.

O Corpo de Bombeiros informou que equipes do quartel de Benfica foram chamadas às 5h45 e foram ao lugar da colisão. O corpo de Lucas foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML).

Tragédia no Rio: jogador de futsal de Portugal morre em acidente de carro na Zona Norte

 

O GLOBO

 

Jandaíra: Câmara Municipal retoma atividades legislativas do 2º período de 2023

11/07/2023

A Câmara Municipal de Jandaíra retomou na última segunda-feira (10), as atividades do segundo período legislativo de 2023, após o recesso do meio do ano, com muita disposição, empenho e determinação para atender aos anseios da população.

“Será mais um período de muitos desafios, mas também de muita oportunidade para o excelente trabalho ao nosso povo”.

Nesta primeira sessão, tramitou-se os seguintes projetos e moções:

Projeto que está em tramitação Emenda a Lei Orgânica do Município nº 01/2023

“Dispõe sobre alteração da Lei Orgânica do Município de Jandaíra/RN no art. 10, do ato das disposições gerais, finais e transitórias.”

MOÇÃO 02/2023 – MOÇÃO DE APLAUSOS A JUNINA BRILHO NORDESTINO

MOÇÃO 03/2023 – MOÇÃO DE APLAUSOS – JUNINA JUCE

MOÇÃO 04/2023 – MOÇÃO DE APLAUSOS – JUNINA BALANÇO MATUTO

MOÇÃO 05/2023 – MOÇÃO DE APLAUSOS – JUNINA OXENTE MENINO

 

MOÇÃO 06/2023 – MOÇÃO DE APLAUSOS – ARRAIA DOS QUERO MAMAR

 

Flamenguista acusado de matar palmeirense está preso preventivamente

11/07/2023

Grande Ponto - Jornalismo de verdade                                                Foto: reprodução

 

A garrafa que atingiu a torcedora do Palmeiras, na noite de sábado (8), em São Paulo, foi lançada por um torcedor do Flamengo. A jovem Gabriela Anelli Marchiano, de 23 anos, ficou gravemente ferida e morreu na manhã desta segunda-feira (10). O suspeito é Leonardo Felipe Xavier Santiago, de 26 anos, foi preso em flagrante, a partir de testemunhos de torcedores, mas a prisão foi convertida em preventiva.

Gabriela sofreu duas paradas cardíacas após ser atingida por estilhaços de uma garrafa de vidro no pescoço e, após ser atendida no posto médico do estádio, foi encaminhada para a Santa Casa local em estado grave. O autor é ex-integrante da torcida organizada ‘Fla Manguaça’ e não estava com a caravana das torcidas organizadas vindas do Rio de Janeiro. 

“Na audiência de custódia, o juiz entendeu pela conversão em prisão preventiva, e agora pela manhã estamos fazendo a comunicação ao juiz do falecimento da Gabriela para que então o inquérito e o processo passe de homicídio tentado para homicídio consumado”, disse o delegado do caso, Cesar Saad, do DOPE, ao UOL.

A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que houve um tumulto na parte externa do Allianz Parque, quando palmeirenses identificarem dois flamenguistas no local. 

A briga fora do estádio provocou a paralisação, por duas vezes, do jogo entre Palmeiras e Flamengo. As duas equipes se enfrentavam pelo Campeonato Brasileiro.

 

Correio Braziliense

 

Ministério Público pedirá suspensão de torcidas organizadas do ABC após ataques no Frasqueirão

11/07/2023

                                          Foto: reprodução

 

O que já vinha sendo cogitado nos bastidores do futebol potiguar, agora foi oficializado via assessoria de imprensa do Ministério Público: o MP vai solicitar a suspensão de duas torcidas organizadas do ABC ataques registrados contra jogadores do clube e familiares deles no sábado (8) após a derrota para o Criciúma.

Além disso, o MP já requereu à Polícia Civil que seja designado um delegado para investigar a autoria dos atentados. Depois da partida, alguns jogadores tiveram carros apedrejados dentro do estacionamento do estádio Frasqueirão, em Natal.

O MPRN, com base um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com as torcidas organizadas e com a Polícia Militar, vai solicitar a suspensão da torcida Garra Alvinegra por 10 jogos e da torcida Movimento 90 por cinco partidas. Esse pedido de suspensão tem a concordância do Comando da Polícia Militar.

Na manhã desta segunda-feira (10), o promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho Costa se reuniu com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo; com o comandante da PM, coronel Alarico Azevedo; com o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, tenente-coronel Ricardo Santos; e outras autoridades da segurança pública. No encontro, foi iniciada a discussão para analisar possíveis novas sanções aos envolvidos nos ataques. Ainda na reunião, a PM apresentou o relatório dos fatos registrados no Frasqueirão.

O MPRN solicitou que a Delegacia Geral de Polícia Civil designe um delegado para apurar o cometimento, pelo menos, dos crimes de: tentativa de homicídio, associação criminosa, dano ao patrimônio privado, ameaça e por provocar tumulto em arena esportiva.

 

TRE-PB cassa mandatos de vereadores e determina nova eleição na cidade de Mãe D’Água

11/07/2023

                                              Foto: reprodução

 

Na tarde desta segunda-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou a cassação do mandato dos vereadores do município de Mãe D’Água, no Sertão da Paraíba. O tribunal entendeu que houve fraude no processo eleitoral de 2020 e decidiu pela realização de novas eleições para o Legislativo municipal.

O juiz José Ferreira Ramos Júnior, relator do processo entendeu que a fraude cometida pelo Partido Republicanos afetou todos os partidos. Os demais membros da Corte seguiram o voto do relator.

Além da cassação dos mandatos de todos os parlamentares, o TRE-PB decidiu que seja realizada uma nova eleição dentro do menor prazo possível.

Confira vereadores que devem deixar os cargos:

Republicanos: Cledilson Cordeiro, Del de Rivaldo, Delma, Kildemí Monteiro, Luiz Nunes e Vandim Campos.

Cidadania: Luciano Goga e Naldo Medeiros.

Avante: Nelson Pereira.

 

PB Agora

 

Estudante de escola pública do RN ganha bolsa para estudar nos EUA após desenvolver inseticida natural à base de alho

11/07/2023

Projeto foi apresentado em junho, durante evento científico em Nova York. Alicia Neianny, de 18 anos, poderá escolher um entre 21 cursos de instituto tecnológico.

Alicia Neianny Pereira Paiva mostra o produto desenvolvido por ela para combater a mosca-branca no interior do RN — Foto: CedidaAlicia Neianny Pereira Paiva mostra o produto desenvolvido por ela para combater a mosca-branca no interior do RN — Foto: Cedida

 

Um projeto científico que pode mudar a realidade da produção de castanha de caju em Severiano Melo, no Alto Oeste potiguar, já causou grandes mudanças na vida da estudante Alicia Neianny Pereira Paiva, de 18 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública do município.

A potiguar recebeu menção honrosa e ganhou uma bolsa de estudos em Nova York, nos Estados Unidos, após apresentar seu projeto de inseticida natural que combate a praga da mosca-branca em um evento internacional, em junho.

"O projeto é bem simples, porém muito importante para nossa região, pois nosso principal empregador é a cajucultura", afirma a estudante.

A proposta da estudante era desenvolver um produto que não causasse danos ao meio ambiente e fosse mais barato do que os inseticidas convencionais. A ideia deu certo e resultou em um inseticida feito com base nos extratos de alho e pimenta, além de emulsificante. A aplicação é feita com um litro de produto diluído em 400 litros de água, pulverizado sobre a folha das plantas.

Estudante usou extrato de alho e de pimenta para desenvolver produto no interior do RN — Foto: CedidaEstudante usou extrato de alho e de pimenta para desenvolver produto no interior do RN — Foto: Cedida

 

Alícia relata que o projeto contou com a parceria de seu marido, que também se tornou coorientador da pesquisa. Vicente Costa é empresário do setor do agronegócio e pesquisador.

Junto com o companheiro e a professora de química da Escola Estadual Severiano Melo, Maira Cíntia Lucena Melo, Alicia começou a desenvolver seu projeto no início de 2022.

"O produto se chama Bioallium. Utilizamos esse nome pois sua principal composição é o alho. Ele elimina a mosca branca, o ovo, a ninfa que é o estágio inicial, e o inseto adulto. As principais formas de combater é pelo contato direto, pela ingestão do produto pelo inseto e o desalojamento do inseto pelo forte cheiro gerado pela pimenta", explica.

Ainda de acordo com ela, o produto não deixa resíduo. "A aplicação pode ser feita durante o período da manhã e da tarde. O resultado pode ser visto de forma imediata. O controle chega a ser de 96% dos insetos adultos e 92% das ninfas e ovos", diz.

Alícia e seus orientadores, durante evento nos EUA — Foto: CedidaAlícia e seus orientadores, durante evento nos EUA — Foto: Cedida

 

Do G1/RN

 

Licença para a engorda da Praia de Ponta Negra pode sair em 20 dias, diz Idema

11/07/2023

Licença para a engorda da Praia de Ponta Negra pode sair em 20 dias, diz  Idema – Blog do Robson Pires                                     Foto: Julianne Barreto

 

O Idema irá analisar, em um prazo de 20 dias, as respostas da Prefeitura do Natal sobre os questionamentos feitos acerca dos estudos de impacto ambiental para a obra de engorda da Praia de Ponta Negra. Nesta segunda-feira (10), o Município protocolou as respostas necessárias para a emissão da licença prévia (LP), junto ao órgão ambiental. Ao todo, o Idema fez 40 questionamentos.

O secretário de Meio Ambiente de Natal, Thiago Mesquita, confirmou que requisitou a emissão da licença condicionada a estudos posteriores a respeito do controle da fauna, por conta da impossibilidade de responder as dúvidas neste momento.

As pesquisas em questão são uma das exigências feitas pelo Idema no último dia 27 de junho, quando o órgão encaminhou ao Município uma solicitação de providências, cujo prazo para entrega das respostas foi estabelecido para dali a 30 dias. “Conseguimos protocolar as respostas em pouco mais de 10 dias”, comemorou o secretário Thiago Mesquita. Segundo ele, a expectativa é que o Idema condicione os itens justificados.

 

Tribuna do Norte

 

Primeira páginaAnterior Próxima Última página