MAIS UMA: Presos no RN ficam sem papel higiênico sob alegação de segurança, aponta relatório
01/08/2023
Foto: Reprodução/Relatório MNPCT.
A perita criminal Bárbara Suelen Coloniese inspecionava um presídio no interior do Rio Grande do Norte quando decidiu conversar com um rapaz em isolamento. Ao colocar a cabeça dentro da cela, conta, deu dois passos para trás, impactada pelo forte cheiro que vinha lá de dentro.
Aquele odor que, segundo ela, lembrava o de um animal morto, era o resultado de um abandono estatal. O rapaz, negro e sem família, estava isolado havia 39 dias sem receber nenhum item de higiene pessoal ou para limpeza da cela. Recebia apenas comida e água.
“Estava todo descabelado, barba por fazer. Ele falou: ‘Pelo amor de Deus, me arruma um pouquinho de pasta [de dente] e um pedacinho de sabonete?’ Fico arrepiada só de lembrar”, disse ela, integrante do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, órgão de peritos responsável pela prevenção a esse tipo de crime.
O flagrante da equipe está no relatório divulgado neste ano pelo órgão sobre as condições de presídios do RN. Outro exemplo dessa situação, que consta do mesmo relatório, foi encontrado na Penitenciária de Alcaçuz, também no RN, local do massacre de 26 presos em 2017. A direção da unidade, conforme o documento, proibiu o uso de papel higiênico pelos presos, sob a alegação de segurança.
Confira mais detalhes na matéria de Rogério Pagnan, Folha de São Paulo.
Vídeo: antes de avião cair, fazendeiro bebeu e deixou filho pilotar
01/08/2023
Nas imagens, é possível ver o garoto usando chinelo enquanto pilota o avião e o pai bebendo cerveja. No acidente aéreo, os dois morreram.
Fotos: reprodução rede social
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a imprudência do pecuarista Garon Maia Filho ao deixar Francisco Veronezi Maia, de apenas 12 anos, pilotar um avião bimotor. (Foto: Reprodução)
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a imprudência do pecuarista Garon Maia Filho ao deixar Francisco Veronezi Maia, de apenas 12 anos, pilotar um avião bimotor. Nas imagens, é possível ver Garon tomando uma garrafa de cerveja. Pai e filho morreram em um acidente aéreo no domingo (30/7), em Vilhena, Rondônia.
O registro publicado na rede social de Garon mostra o filho dentro da aeronave de chinelo, enquanto Garon dá os comandos. As imagens são de dias antes da tragédia.
Pecuarista e filho morrem: adolescente aparece pilotando avião ao lado do pai, Garon Maia, em vídeo
METRÓPOLES/UOL
Conselho da Ufersa decide pedir ao MEC destituição de reitora que teve título de doutorado cassado por plágio
01/08/2023
Foto: Higo Lima/Assecom/Ufersa.
O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), sediada em Mossoró, no Oeste potiguar, decidiu encaminhar ao Ministério da Educação (MEC) um ofício solicitando a destituição da professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira do cargo de reitora da instituição.
O pedido é que a destituição ocorra pela anulação ou revogação do decreto que nomeou a reitora em 21 de agosto de 2020. A medida foi adotada após a professora Ludimilla ter o título de doutora cassado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por plágio na tese apresentada em 2011.
A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (31) durante reunião extraordinária convocada para apreciar o relatório expedido por uma comissão instituída para elaborar um parecer sobre o assunto.
Os conselheiros também definiram que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas identifique o professor doutor mais antigo no quadro da Universidade. Caso seja acatada a solicitação remetida ao MEC, esse deverá assumir na condição de Reitor pro tempore (temporário), com a incumbência de, no prazo de 60 dias, organizar uma nova lista tríplice para definição de novo reitor.
Confira mais detalhes na matéria do G1 RN.
Austrália, Espanha, Japão e Nigéria garantem vaga nas oitavas da Copa do Mundo Feminina
01/08/2023
Fase de grupos da Copa do Mundo vai acabando e já tem Austrália, Espanha, Japão, Nigéria, Noruega e Suíça garantidas nas oitavas
Japão venceu a Espanha por 4x0 (Foto: Reprodução/Icon Sport)
Austrália, Espanha, Japão e Nigéria garantiram classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina de Futebol nesta segunda-feira (31). Elas se juntam a Noruega e Suíça, que já haviam conseguido vaga nesse domingo (30).
Como visto pelo ClickPB, nesta segunda, a Austrália venceu o Canadá por 4x0 e passou para a próxima fase como líder do grupo B. A segunda colocada foi a Nigéria, que empatou em 0x0 com a Irlanda.
As duas seleções aguardam a definição das suas adversárias que vão vir do grupo D, que conta com China, Dinamarca, Haiti e Inglaterra.
Também nesta segunda, Japão e Espanha passaram para a próxima fase. Pelo grupo C, o Japão venceu a Espanha por 4x0 e a Zâmbia ganhou da Costa Rica por 3x1.
Mesmo com a derrota, a Espanha passou em segunda no grupo e vai encarar a Suiça. Já o Japão jogará contra a Noruega.
RN aumenta 19% gasto com pessoal em um ano; ‘Capacidade de reajuste para servidores em 2023 foi esgotada’, diz secretário
01/08/2023
Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi.
O Rio Grande do Norte teve um aumento de 19,8% do acumulado no gasto com pessoal e encargos no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O balanço orçamentário com os meses de maio e junho foi publicado na edição de sábado (29) do Diário Oficial do Estado (DOE).
O aumento em um ano é de aproximadamente R$ 934 milhões. Até junho do ano passado, o estado havia gasto 4,73 bilhões em receitas – esse valor aumentou para 5,67 bilhões no mesmo período de 2023.
De acordo com secretário da Fazenda do RN, Carlos Eduardo Xavier, esse crescimento se dá principalmente em função de pisos salariais concedidos a algumas categorias, como no caso dos professores.
Nesse caso, ele explica que 86% dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) estão sendo destinados exclusivamente para pagar a folha da categoria.
Confira mais detalhes na matéria do G1 RN.
Caso Zaira Cruz: Quatro anos após o crime, mãe da vítima cobra julgamento de policial militar acusado pelo homicídio
01/08/2023
Zaira Dantas, de 22 anos, foi assassinada em 2019, em Caicó. Família cobra condenação do acusado, que segue preso no quartel da Polícia Militar aguardando julgamento.
Zaira Cruz tinha 22 anos — Foto: Arquivo Pessoal
“Essa demora é angustiante demais. Só quero justiça”. As palavras são de Ozanete Dantas, mãe da estudante universitária Zaira Dantas Silveira Cruz, de 22 anos, assassinada na cidade de Caicó, no Seridó potiguar, durante o carnaval de 2019. A família da universitária cobra agilidade para a marcação do julgamento do policial militar acusado de assassinar a filha.
Em entrevista ao g1 RN, Ozanete Dantas diz que a demora pela marcação do julgamento do Sargento da Polícia Militar Pedro Inácio Araújo de Maria, de 36 anos, que está preso no quartel da corporação, causa apreensão em sua família.
“Tem dias que fico feito uma louca, acordo justamente no horário em que ela foi assassinada, ainda pego minha outra filha chorando, olhando para fotos de Zaira. Eu a perdi no auge de sua juventude, essa demora no julgamento é angustiante demais”, disse.
Em 2 de março de 2019, Zaira Cruz foi encontrada morta, dentro do carro de Pedro Inácio, que já havia se relacionado com ela. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) informou à época que a vítima foi estuprada e asfixiada.
A Justiça acatou denúncia do MP e ele será julgado pela prática de homicídio triplamente qualificado, com uso de asfixia, para assegurar a ocultação de outro delito, e feminicídio. Ele cumpre prisão preventiva desde 15 de março de 2019.
A data para a realização do júri popular do acusado ainda é incerta. Segundo a mãe da vítima, há expectativa desde o final do ano passado para que seja marcado, o que não se concretizou e vem se arrastando neste ano.
“Seguimos aguardando, esperando que possa acontecer ainda este ano. Tem horas que fico desestimulada, é uma coisa muito demorada, não tenho mais a quem recorrer".
"Só queria que tudo isso acabasse, para que eu possa ter um pouco de paz”, afirmou Ozanete.
O processo
Policial Militar acusado de estuprar e matar Zaira está preso em Natal — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi
Em março de 2021, o juiz Luiz Cândido Villaça, da 3ª Vara de Caicó, emitiu uma decisão de pronúncia, que encaminha o policial militar Pedro Inácio Araújo de Maria ao julgamento popular.
A advogada Kalina Medeiros, representante da família de Zaira, explicou em conversa com o g1 RN, que o processo está em última instância antes de retornar ao Rio Grande do Norte.
"A defesa do réu vem fazendo a opção por interpor todos os recursos possíveis. Houve a aplicação de recurso especial ao STJ, que já foi julgado, e um recurso extraordinário ao Superior Tribunal Federal (STF), que ainda aguarda decisão. Essa é a última instância antes do processo ser reencaminhado a comarca de Caicó, para ser marcado o júri popular", disse.
Em razão dos mais de quatro anos à espera da marcação deste julgamento, a advogada reitera o apelo da família para que o judiciário acelere este processo. "Entendemos ser urgente, necessário e imprescindível que este processo retorne e siga seu trâmite. Somente com a condenação do acusado a família da vítima poderá viver o seu luto", falou Kalina.
Em contato com a reportagem do g1 RN, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) informou que não há um prazo legal máximo para a realização do julgamento.
Responsável pela defesa de Pedro Inácio, a advogada Andrea Oliveira entende que, apesar das interposições feitas até as últimas instâncias judiciais, ainda é possível conseguir a absolvição do policial no julgamento popular. “Interpelamos judicialmente em todas as instâncias para que o conjunto de provas pudesse ter sido revisto. A nossa expectativa é que sejam reconhecidos os erros processuais. Pedro está preso há quatro anos, ele também quer que tudo isso seja resolvido”, afirmou Andrea.
O caso
Zaira Cruz, de 22 anos, foi morta no dia 2 de março de 2019, no sábado de carnaval, no município de Caicó. Ela foi encontrada sem vida dentro do carro do policial militar Pedro Inácio Araújo, que estava trancado. Foi preciso que os bombeiros abrissem o veículo.
Segundo as investigações, o PM, a vítima e mais um grupo de amigos haviam alugado uma casa para passar o carnaval em Caicó. De acordo com a Polícia Civil, foi o próprio policial que chamou a polícia. Ele disse que teve relações sexuais com Zaira e, em seguida, a deixou dormindo no carro.
No dia 15 de março, o policial militar foi preso suspeito dos crimes de estupro e homicídio. Ele foi detido no município de Currais Novos, onde morava e cidade natal também de Zaira.
Em 26 de março, a Polícia Civil encerrou o inquérito e concluiu que Zaira foi vítima de estupro e feminicídio.
Natural de Currais Novos, Zaira morava em Mossoró, onde cursava Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Do G1/RN
Rafael Motta recebe homenagem do CREA RN
01/08/2023
NA FOTO DA ESQUERDA PRA DIREITA: Victor Hugo Noronha (Conselheiro), Rafael Motta, Ana Adalgisa (presidente do Crea), Roberto Wagner Costa (vice-presidente do Conselho).
Pelos seus relevantes serviços prestados em defesa da Engenharia, Agronomia e Geociências, o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), que é engenheiro de produção formado pela UFRN, foi homenageado, nesta segunda-feira (31), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN).
Na Câmara dos Deputados, Rafael ocupou a função de secretário geral da Frente Parlamentar Mista da Engenharia. Espaço onde contribuiu para debates importantes da classe, como a PEC 108/2019 que tratava da natureza jurídica dos conselhos profissionais, afetando seus deveres fiscalizatórios. O texto foi arquivado.
“É com muita alegria que eu recebo esse que é um reconhecimento dos colegas de profissão. Sigamos juntos garantindo direitos e deveres dos profissionais da área e sempre estarei a postos para contribuir com o Conselho”, declarou Rafael Motta durante a solenidade.
Sanfoneiro é encontrado morto com marcas de faca às margens da BR-101
01/08/2023
Foto: reprodução
Um sanfoneiro de 43 anos foi encontrado morto às margens da BR-101, no bairro do Passarinho, na Zona Norte do Recife. O corpo de Alexandre Netto estava com várias marcas de perfurações de faca, de acordo com um amigo do músico, o cantor e compositor Roberto Cruz.
O crime aconteceu na última sexta-feira (28), e foi confirmado nesta segunda-feira (31) pela Polícia Civil, que informou que:
Investiga o caso como “homicídio consumado”;
O corpo estava com “ferimentos provocados por objeto perfurocortante”;
Após passar por perícia, o corpo, foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
Ao g1, Roberto Cruz afirmou que Alexandre, de quem era amigo há mais de 20 anos, estava desaparecido desde a noite da quinta (27), quando voltou de uma viagem para Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.
“Por volta das 20h, a namorada dele recebeu uma mensagem em que ele dizia que estaria indo para um ensaio, levando duas sanfonas, com um amigo. Ela até questionou por que [levar] duas sanfonas, já que é um instrumento muito caro. Mas, a partir daí, ela não conseguiu mais contato com ele”, disse Roberto.
Ainda de acordo com o músico, sem conseguir falar com Alexandre, a namorada foi até a casa dele, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, e percebeu a falta das quatro sanfonas que o instrumentista tinha.
“Ela ligou para vários amigos, ninguém sabia do paradeiro, e aí resolveram ir ao IML. Foi quando se verificou que o corpo dele estava lá. Ele foi encontrado perto da Estrada do Passarinho, com várias perfurações de faca. Segundo o pessoal da funerária, tinha nos braços e no peito, principalmente”, contou Roberto.
Ainda segundo o músico, Alexandre nasceu no Ceará, mas passou boa parte da vida em Santa Catarina, onde vive a família, e Pernambuco. Alexandre deixa dois filhos, de 12 e 16 anos.
“Não parece um ‘simples’ latrocínio [roubo seguido de morte], porque não foi um tiro, que alguém apontou um revólver e tomou um bem. Parece uma coisa planejada, premeditada. E a forma como foi feita, a facadas, foi uma coisa que chocou muito a gente porque Alexandre era uma pessoa muito tranquila, muito do bem”, declarou Roberto.
G1/PE e Blog do Gustavo Negreiros
Avô é preso suspeito por estuprar neta de 7 anos na Grande Natal
01/08/2023
Mandado de prisão preventiva foi cumprido por policiais da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). O caso aconteceu na cidade de Ceará-Mirim.
Avô é preso suspeito por estuprar neta de 7 anos na Grande Natal — Foto: Divulgação/Polícia Civil RN
Um homem de 47 anos foi preso na última segunda-feira (31), suspeito por estuprar sua neta, uma criança de sete anos. O caso aconteceu na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal.
Segundo informações da Polícia Civil, além do abuso contra a neta, cometido em março de 2022, o homem teria praticado o mesmo crime contra a mãe da criança, ainda durante a infância.
Contra o suspeito foi cumprido um mandado de prisão preventiva por policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Ceará-Mirim.
Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Do G1/RN
Saúde vê indícios de irregularidades no uso de verba repassada a 467 municípios
01/08/2023
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) estão investigando 467 municípios por suspeita de irregularidades no uso de recursos repassado pelo governo federal para gastos com saúde.
A apuração ocorre após o Ministério da Saúde observar discrepâncias no volume de “serviços realizados” pelas prefeituras.
Pelas regras, cada município é responsável pela atualização do banco de dados do SUS. Cabe às prefeituras indicarem, por exemplo, o número de exames e cirurgias realizados. Com base nessas informações, a verba é liberada. Os valores dos repasses sob suspeita não foram divulgados.
Na maioria dos casos investigados, o dinheiro saiu das chamadas ‘emendas Pix”. A modalidade representa uma transferência direta do caixa da União para o da prefeitura. Não há quase nenhuma obrigação aos gestores estaduais e municipais sobre como esse dinheiro pode ser gasto.
CNN Brasil
Hemonorte tem baixo estoque de sangue
01/08/2023
Foto: Magnus Nascimento
O Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) está em uma situação crítica devido à baixa nas doações de sangue, possuindo apenas 45% de sua capacidade de estoque disponível. Diariamente, são necessárias mil bolsas para que o estoque seja considerado seguro, entretanto, na última segunda-feira (31), haviam somente 450 unidades disponíveis. Os tipos sanguíneos mais necessários são O-, A- e B-.
Por dia, aproximadamente 120 a 150 pessoas passam pelo Hemocentro para realizar doação de sangue e, desse grupo, algumas são consideradas aptas para doar, enquanto outras são consideradas inaptas. Entretanto, o número efetivo de bolsas de sangue coletadas é em torno de 70 a 80 por dia, após a avaliação realizada no processo de testagem para HIV, HCV, HTLV, sífilis, hepatites B, C e D e doença de Chagas, para garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor.
Compras internacionais de US$ 50: novas regras passam a valer nesta terça
01/08/2023
Foto: Divulgação
Entra em vigor nesta terça-feira (1º.ago.2023) a regra que permite empresas estrangeiras exportarem produtos de até US$ 50 para o Brasil sem pagar impostos federais. Conhecida em Brasília como “Janjanomics”, em alusão à primeira-dama, a Janja, a medida impactará as contas públicas em R$ 35 bilhões de 2023 a 2027, segundo a Receita. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) defendeu que a ação resultará 500 mil demissões no país até o fim de 2023.
O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) também é contrário: “prepara uma onda de demissões e fechamento de lojas”. A expressão “Janjanomics” é usada para explicar a alíquota zerada, já que a primeira-dama defende essa isenção de impostos.
Oficialmente, a Remessa Conforme –como é chamado– terá uma alíquota zero para as empresas do exterior, o que, segundo as companhias nacionais, resultará numa vantagem competitiva em relação às sediadas no Brasil.
O consumidor brasileiro poderá comprar produtos internacionais a preços mais baratos de vários países, principalmente da China. O comprador terá que ter um cadastro na Receita Federal para fazer a operação, assim como as empresas do exterior. Esse procedimento viabilizará que a pessoa receba a remessa diretamente em casa.
O valor limite de US$ 50 inclui os 17% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), seguros e os gastos com frete.
Poder360
Copom inicia hoje reunião e expectativa do mercado é de corte da Selic
01/08/2023
Foto: REUTERS/Adriano Machado
Depois de um ano com a Selic, a taxa básica de juros, estacionada nos 13,75%, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve decidir por promover o primeiro corte nesta semana.
É esta a ampla expectativa de economistas e especialistas, após os primeiros sinais dados pelo próprio Copom nos comunicados de seu último encontro, em junho.
A principal dúvida, agora, está em torno de qual deve ser a magnitude do corte.
Boa parte das casas aposta em uma redução mais cautelosa, de 0,25 ponto percentual; outra parcela acredita que já seja possível ter um corte de 0,5 p.p., e há, ainda, uma terceira ala, dividida entre as duas possibilidades.
Um consenso entre as várias análises, entretanto, é de que a decisão deverá ser bem longe de unânime, ou seja: uma parte dos diretores do Copom deve votar por um corte mais brando, enquanto outra deve defender uma redução mais agressiva já neste encontro.
CNN Brasil
Homem encontrado sem vida na zona rural de São Bento do Norte
01/08/2023
Foto: reprodução
Um homem foi encontrado sem vida na comunidade denominada de Baixa da Quixaba, zona rural de São Bento do Norte na manhã desta segunda-feira (31).
Próximo ao corpo estava o carro abandonado. O homem, segundo informações residia no município de Galinhos.
A causa da morte foi enforcamento. A equipe do Itep esteve no local para os procedimentos de praxe.
Blog de Assis Silva
Polícia europeia classifica o PCC como cartel e põe a facção no mesmo nível de máfias internacionais
01/08/2023
Foto: Reprodução
A Europol, a polícia europeia, usou a expressão “cartel” para designar o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa nascida nos presídios paulistas na década de 90. O termo foi inserido em comunicado em relatório de maio de 2023 sobre a operação contra o tráfico de drogas na Espanha e em Portugal, em parceria com as polícias nacionais dos países e a Polícia Federal brasileira.
“Uma operação policial internacional apoiada pela Europol levou ao desmantelamento de um cartel brasileiro que inundava a Europa com cocaína.”
A operação de maio foi um desdobramento de uma apreensão, em junho de 2022, de 800 quilos de cocaína escondidos num contêiner com sacos de açaí congelados saídos do Brasil, no porto de Sines, Portugal.
A Europol explica que razão para chamar o PCC de cartel é a concentração dentro do mesmo grupo criminoso das tarefas de venda e transporte de drogas para outros países e, sobretudo, ter pessoas da própria organização responsáveis pela lavagem do dinheiro.
R7
Conselho aprova destituição de reitora; palavra final é do MEC
01/08/2023
Ludimila de Oliveira tem derrota em votação do Consuni - Foto: reprodução
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) aprovou na noite desta segunda-feira, com 19 votos favoráveis, três abstenções e nenhum contra, o parecer que recomenda a destituição da reitora Ludimilla Serafim Carvalho de Oliveira.
O documento será encaminhado a ministro Camilo Santana, da Educação, a quem cabe a palavra final.
Se ele aceitar, então o professor doutor mais antigo da Ufersa assume a reitoria interinamente e convoca, num prazo de 60 dias, novas eleições para reitor e vice-reitor.
Ludimilla foi alvo de processo de destituição no Consuni, após seu titulo de doutorado ter sido anulado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que aceitou uma denúncia, feita em 2020, sobre plágio em 44% de sua tese.
Ela recorreu às esferas administrativas da UFRN, mas perdeu em todas. No Judiciário, perdeu na primeira instância e disse recorrer à segunda.
Como na Ufersa só pode ser e reitor quem tem doutorado, o conselho entendeu que ela não pode continuar à frente da instituição.
Blog de Saulo Vale
https://saulovale.com.br/conselho-aprova-destituicao-de-reitora-palavra-final-e-do-mec/
Rio Grande do Norte adere ao novo programa escola de tempo integral
01/08/2023

A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade em Brasília na qual o presidente assinou a sanção da Lei (Fotos: Fábio Duarte)
Nos últimos cinco anos a rede pública estadual de ensino foi ampliada de 48 para 148 escolas de tempo integral. Hoje são 94 escolas de Ensino Médio e 54 do Ensino Fundamental e 17.991 estudantes matriculados. A meta do Governo do Estado é implantar a educação em tempo integral em metade das escolas estaduais até 2025. Esse índice atualmente está em 32%.
A partir desta segunda-feira, 31, a meta do Governo do RN ganha o apoio do Governo Federal com a sanção pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da Lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral. A governadora Fátima Bezerra (PT) participou da solenidade em Brasília na qual o presidente assinou a sanção da Lei.
Ela disse que “é a primeira vez na história do país que um governo cria uma lei específica para a escola de tempo integral. Educação deve formar o cidadão para a vida e para o trabalho. Nós do RN aderimos imediatamente ao novo programa e vamos ampliar ainda mais nossa rede de escolas de tempo integral porque isso significa respeito, dignidade e responsabilidade com nossos jovens e suas famílias. A educação é o caminho para um Brasil grande”.
Ao assinar a sanção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “a escola de tempo integral chega para tirar do escanteio o povo mais humilde, mais necessitado. Educação precisa ser enxergada por todos nós como o mais importante investimento que pode ser feito em uma cidade e em um país. E é preciso levar em conta salários dos professores, instalações dignas, atrativas e prazerosas. A escola precisa inovar, discutir a realidade, o clima, a tecnologia, os direitos. Nos últimos seis anos tivemos desgovernos que deixaram no país o aumento de crianças nas ruas e nos semáforos vendendo balas para ajudar suas famílias. Elas são vítimas da falta de oportunidade e de acesso ao estudo”.
O presidente acrescentou que “educação de tempo integral e escola pública de qualidade, dão oportunidades aos filhos das famílias carentes. Dá oportunidades iguais em direção ao futuro. E devem oferecer atividades complementares, em todas as áreas do conhecimento humano. Anísio Teixeira disse só haverá democracia efetiva depois que montarmos a máquina que constrói essa democracia que é a escola pública de qualidade. Nosso compromisso é oferecer educação de qualidade para todos e queremos o envolvimento toda a sociedade”, finalizou.
Para a secretária estadual de Educação, Socorro Batista, “a expansão das escolas em tempo integral representa um investimento na qualidade do ensino e na geração de oportunidades para os jovens que chegam aos espaços escolares para a construção dos seus projetos de vida. É um passo importante para o RN, que busca ofertar em metade de suas escolas estaduais o ensino em tempo integral”.
A meta inicial do Governo Federal é oferecer 1 milhão de novas matrículas em tempo integral nos próximos anos. O aporte inicial estimado é de cerca de R$ 2 bilhões em assistência financeira para 2023 e 2024. Até 2026, mais R$ 2 bilhões.
Serão consideradas matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais em dois turnos.
Ministro da Educação, Camilo Santana declarou que “estamos construindo uma política nacional visando formação de qualidade, prevenção e redução de violência na juventude, combate à evasão escolar. Não é só aumentar tempo de permanência na escola, mas criar e oferecer alternativas de ensino e aprendizado, novas tecnologias, formação para o mercado de trabalho, sintonia com as realidades regionais”.
Fotos: Fábio Duarte
Na solenidade em Brasília, a governadora esteve acompanhada da secretária estadual de Educação, Socorro Batista, da assessora especial de Governo, Guia Dantas, e da chefe do escritório de representação em Brasília, Danúbia Régia.
Formatação
Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa tem como objetivo fomentar a expansão das matrículas de Educação Básica em tempo integral nas redes estaduais e municipais.
A escola em tempo integral ajuda o estudante a pensar e a melhorar a própria vida. Os estudantes são incentivados a tomar decisões, descobrir o que quer fazer, planejar o futuro e compartilhar as responsabilidades com os colegas.
Para além das disciplinas da Formação Geral Básica (FGB): Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Artes, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia – há aulas de Atividades Didático-pedagógicos (Itinerários Formativos (IF)): Componentes Eletivos, Atividades Experimentais e Pré-experimentais, Projeto de Vida e Orientação Acadêmica.
Também existe a oferta de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, nos quais o estudante tem a oportunidade de concluir com formação técnica, obtendo diploma de Técnico de Nível Médio da educação profissional e tecnológica: Administração, Recursos Humanos, Informática, Redes de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática, Sistemas de Energia Renovável, Segurança do Trabalho, Guia de Turismo, Agroecologia, Mineração, Edificações, Eletrotécnica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Vestuário, Alimentos, Planejamento e Controle de Produção.
Rio Grande do Norte adere ao novo programa escola de tempo integral
01/08/2023
A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade em Brasília na qual o presidente assinou a sanção da Lei (Fotos: Fábio Duarte)
Nos últimos cinco anos a rede pública estadual de ensino foi ampliada de 48 para 148 escolas de tempo integral. Hoje são 94 escolas de Ensino Médio e 54 do Ensino Fundamental e 17.991 estudantes matriculados. A meta do Governo do Estado é implantar a educação em tempo integral em metade das escolas estaduais até 2025. Esse índice atualmente está em 32%.
A partir desta segunda-feira, 31, a meta do Governo do RN ganha o apoio do Governo Federal com a sanção pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da Lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral. A governadora Fátima Bezerra (PT) participou da solenidade em Brasília na qual o presidente assinou a sanção da Lei.
Ela disse que “é a primeira vez na história do país que um governo cria uma lei específica para a escola de tempo integral. Educação deve formar o cidadão para a vida e para o trabalho. Nós do RN aderimos imediatamente ao novo programa e vamos ampliar ainda mais nossa rede de escolas de tempo integral porque isso significa respeito, dignidade e responsabilidade com nossos jovens e suas famílias. A educação é o caminho para um Brasil grande”.
Ao assinar a sanção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “a escola de tempo integral chega para tirar do escanteio o povo mais humilde, mais necessitado. Educação precisa ser enxergada por todos nós como o mais importante investimento que pode ser feito em uma cidade e em um país. E é preciso levar em conta salários dos professores, instalações dignas, atrativas e prazerosas. A escola precisa inovar, discutir a realidade, o clima, a tecnologia, os direitos. Nos últimos seis anos tivemos desgovernos que deixaram no país o aumento de crianças nas ruas e nos semáforos vendendo balas para ajudar suas famílias. Elas são vítimas da falta de oportunidade e de acesso ao estudo”.
O presidente acrescentou que “educação de tempo integral e escola pública de qualidade, dão oportunidades aos filhos das famílias carentes. Dá oportunidades iguais em direção ao futuro. E devem oferecer atividades complementares, em todas as áreas do conhecimento humano. Anísio Teixeira disse só haverá democracia efetiva depois que montarmos a máquina que constrói essa democracia que é a escola pública de qualidade. Nosso compromisso é oferecer educação de qualidade para todos e queremos o envolvimento toda a sociedade”, finalizou.
Para a secretária estadual de Educação, Socorro Batista, “a expansão das escolas em tempo integral representa um investimento na qualidade do ensino e na geração de oportunidades para os jovens que chegam aos espaços escolares para a construção dos seus projetos de vida. É um passo importante para o RN, que busca ofertar em metade de suas escolas estaduais o ensino em tempo integral”.
A meta inicial do Governo Federal é oferecer 1 milhão de novas matrículas em tempo integral nos próximos anos. O aporte inicial estimado é de cerca de R$ 2 bilhões em assistência financeira para 2023 e 2024. Até 2026, mais R$ 2 bilhões.
Serão consideradas matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais em dois turnos.
Ministro da Educação, Camilo Santana declarou que “estamos construindo uma política nacional visando formação de qualidade, prevenção e redução de violência na juventude, combate à evasão escolar. Não é só aumentar tempo de permanência na escola, mas criar e oferecer alternativas de ensino e aprendizado, novas tecnologias, formação para o mercado de trabalho, sintonia com as realidades regionais”.
Fotos: Fábio Duarte
Na solenidade em Brasília, a governadora esteve acompanhada da secretária estadual de Educação, Socorro Batista, da assessora especial de Governo, Guia Dantas, e da chefe do escritório de representação em Brasília, Danúbia Régia.
Formatação
Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa tem como objetivo fomentar a expansão das matrículas de Educação Básica em tempo integral nas redes estaduais e municipais.
A escola em tempo integral ajuda o estudante a pensar e a melhorar a própria vida. Os estudantes são incentivados a tomar decisões, descobrir o que quer fazer, planejar o futuro e compartilhar as responsabilidades com os colegas.
Para além das disciplinas da Formação Geral Básica (FGB): Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Artes, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia – há aulas de Atividades Didático-pedagógicos (Itinerários Formativos (IF)): Componentes Eletivos, Atividades Experimentais e Pré-experimentais, Projeto de Vida e Orientação Acadêmica.
Também existe a oferta de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, nos quais o estudante tem a oportunidade de concluir com formação técnica, obtendo diploma de Técnico de Nível Médio da educação profissional e tecnológica: Administração, Recursos Humanos, Informática, Redes de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática, Sistemas de Energia Renovável, Segurança do Trabalho, Guia de Turismo, Agroecologia, Mineração, Edificações, Eletrotécnica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Vestuário, Alimentos, Planejamento e Controle de Produção.
Rio Grande do Norte adere ao novo programa escola de tempo integral
01/08/2023

A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade em Brasília na qual o presidente assinou a sanção da Lei (Foto: Fábio Duarte)
Nos últimos cinco anos a rede pública estadual de ensino foi ampliada de 48 para 148 escolas de tempo integral. Hoje são 94 escolas de Ensino Médio e 54 do Ensino Fundamental e 17.991 estudantes matriculados. A meta do Governo do Estado é implantar a educação em tempo integral em metade das escolas estaduais até 2025. Esse índice atualmente está em 32%.
A partir desta segunda-feira, 31, a meta do Governo do RN ganha o apoio do Governo Federal com a sanção pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da Lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral. A governadora Fátima Bezerra (PT) participou da solenidade em Brasília na qual o presidente assinou a sanção da Lei.
Ela disse que “é a primeira vez na história do país que um governo cria uma lei específica para a escola de tempo integral. Educação deve formar o cidadão para a vida e para o trabalho. Nós do RN aderimos imediatamente ao novo programa e vamos ampliar ainda mais nossa rede de escolas de tempo integral porque isso significa respeito, dignidade e responsabilidade com nossos jovens e suas famílias. A educação é o caminho para um Brasil grande”.
Ao assinar a sanção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “a escola de tempo integral chega para tirar do escanteio o povo mais humilde, mais necessitado. Educação precisa ser enxergada por todos nós como o mais importante investimento que pode ser feito em uma cidade e em um país. E é preciso levar em conta salários dos professores, instalações dignas, atrativas e prazerosas. A escola precisa inovar, discutir a realidade, o clima, a tecnologia, os direitos. Nos últimos seis anos tivemos desgovernos que deixaram no país o aumento de crianças nas ruas e nos semáforos vendendo balas para ajudar suas famílias. Elas são vítimas da falta de oportunidade e de acesso ao estudo”.
O presidente acrescentou que “educação de tempo integral e escola pública de qualidade, dão oportunidades aos filhos das famílias carentes. Dá oportunidades iguais em direção ao futuro. E devem oferecer atividades complementares, em todas as áreas do conhecimento humano. Anísio Teixeira disse só haverá democracia efetiva depois que montarmos a máquina que constrói essa democracia que é a escola pública de qualidade. Nosso compromisso é oferecer educação de qualidade para todos e queremos o envolvimento toda a sociedade”, finalizou.
Para a secretária estadual de Educação, Socorro Batista, “a expansão das escolas em tempo integral representa um investimento na qualidade do ensino e na geração de oportunidades para os jovens que chegam aos espaços escolares para a construção dos seus projetos de vida. É um passo importante para o RN, que busca ofertar em metade de suas escolas estaduais o ensino em tempo integral”.
A meta inicial do Governo Federal é oferecer 1 milhão de novas matrículas em tempo integral nos próximos anos. O aporte inicial estimado é de cerca de R$ 2 bilhões em assistência financeira para 2023 e 2024. Até 2026, mais R$ 2 bilhões.
Serão consideradas matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais em dois turnos.
Ministro da Educação, Camilo Santana declarou que “estamos construindo uma política nacional visando formação de qualidade, prevenção e redução de violência na juventude, combate à evasão escolar. Não é só aumentar tempo de permanência na escola, mas criar e oferecer alternativas de ensino e aprendizado, novas tecnologias, formação para o mercado de trabalho, sintonia com as realidades regionais”.
Foto: Fábio Duarte
Na solenidade em Brasília, a governadora esteve acompanhada da secretária estadual de Educação, Socorro Batista, da assessora especial de Governo, Guia Dantas, e da chefe do escritório de representação em Brasília, Danúbia Régia.
Formatação
Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa tem como objetivo fomentar a expansão das matrículas de Educação Básica em tempo integral nas redes estaduais e municipais.
A escola em tempo integral ajuda o estudante a pensar e a melhorar a própria vida. Os estudantes são incentivados a tomar decisões, descobrir o que quer fazer, planejar o futuro e compartilhar as responsabilidades com os colegas.
Para além das disciplinas da Formação Geral Básica (FGB): Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Artes, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia – há aulas de Atividades Didático-pedagógicos (Itinerários Formativos (IF)): Componentes Eletivos, Atividades Experimentais e Pré-experimentais, Projeto de Vida e Orientação Acadêmica.
Também existe a oferta de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, nos quais o estudante tem a oportunidade de concluir com formação técnica, obtendo diploma de Técnico de Nível Médio da educação profissional e tecnológica: Administração, Recursos Humanos, Informática, Redes de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática, Sistemas de Energia Renovável, Segurança do Trabalho, Guia de Turismo, Agroecologia, Mineração, Edificações, Eletrotécnica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Vestuário, Alimentos, Planejamento e Controle de Produção.
VÍDEO: Secretário Cadu Xavier dá duas condições para Governo Fátima conseguir pagar 13º
01/08/2023
SECRETÁRIO ABRE O JOGO SOBRE AUMENTO DA FOLHA
O secretário estadual de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, abriu o jogo sobre a situação financeira do Rio Grande do Norte. Em uma entrevista completa e esclarecedora ao Jornal das 6, nesta segunda-feira (31), o secretário detalhou os posts que fez no fim de semana, sobre as contas públicas do RN.
Durante a entrevista, o secretário ressaltou a crise provocada pelos aumentos da folha de servidores. Cadu Xavier também ressaltou que o Estado precisa seguir duas condições para não haver atraso no pagamento do funcionalismo, e isso incluiria o 13º salário.
“Se a gente não conceder mais aumento e as receitas se comportarem como estão se comportando, não acredito no atraso de pagamento. A gente conseguirá pagar tudo dentro deste ano”, garantiu.















