Grupo natalense que está em Israel está bem assistido e consegue retorno para quarta, dia 11
08/10/2023
Imagem: reprodução/Instagram
O grupo natalense que viajou para fazer a peregrinação da Terra Santa em Israel e que chegou em Tel Aviv na madrugada em que se iniciou a guerra do Hamas contra Israel conseguiu passagens para retornar ao Brasil na quarta-feira, dia 11.
O grupo tem no comando o padre Francisco Fernandes. Logicamente estão aflitos por estarem em área de guerra, mas estão se sentido seguros e, dentro da conjuntura, serenos.
A agência que os levou para a viagem, a Arituba Turismo, tem prestado toda assistência e conseguiu viabilizar o retorno para o dia 11.
Hezbollah assume responsabilidade por ataques com mísseis em Israel, em local conhecido como Fazendas Shebaa
08/10/2023

Vista da área disputada das fazendas Shebaa, uma pequena faixa de terra na intersecção da fronteira entre o Líbano e a Síria e as Colinas de Golã ocupadas por Israel | Marwan Naamani/picture Alliance via Getty Images
O grupo libanês Hezbollah emitiu um comunicado neste domingo (8) reivindicando a responsabilidade por atacar três locais israelenses em uma área conhecida como Fazendas Shebaa, usando mísseis e artilharia.
As Fazendas Shebaa são consideradas pelo Líbano como ocupadas por Israel.
Os três locais incluem o site Radar, o site Zabdin e o site Ruwaisat Al-Alam, disse o comunicado do Hezbollah.
Israel respondeu aos ataques disparando artilharia contra a área do Líbano onde o ataque se originou, disse a Forças de Defesa de Israel (FDI) anteriormente.
Relações entre os países
O Líbano e Israel são considerados Estados inimigos, mas uma trégua entre eles tem sido mantida em grande parte desde o conflito entre eles em 2006.
Houve vários ataques de mísseis de pequena escala vindos do Líbano nos últimos anos que provocaram ataques retaliatórios de Israel.
CNN Brasil
“Manhã tranquila em Tel Aviv, Israel, aguardando o momento da saída do país”, diz Padre Francisco
08/10/2023

O Padre Francisco Fernandes, pároco de Bom Jesus, que está com um grupo em Israel, tranquilizou os fiéis informando em seu perfil no Instagram que Tel Aviv amanheceu com “clima de normalidade” e que aguarda o momento de deixar o país.
O sacerdote informou que antes da viagem de volta para o Rio Grande do Norte celebrará uma Santa Missa em solidariedade às vítimas do conflito e pela paz.
TSE anuncia inspeção do código-fonte das urnas em outubro
08/10/2023
Foto: Sérgio Lima/Poder360
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou nesta semana que o TPS (Teste Público de Segurança da Urna) chega a uma nova fase em outubro: a inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas. Poderão participar as pessoas pré-inscritas para a 7ª edição do evento.
O código-fonte das urnas foi aberto para verificação de entidades fiscalizadoras na quarta-feira (4.out), na inauguração do Ciclo de Transparência Democrática, faltando 1 ano e 2 dias para as eleições de 2024. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, conduziu a cerimônia de abertura do evento.
A análise do código ficará disponível de 9 a 13 de outubro e, depois, de 16 a 20 de outubro. Para que os investigadores possam fazer a visita ao TSE para analisar o código, é necessário um agendamento com 48 horas de antecedência.
Realizada em computadores instalados em uma sala de vidro localizada no subsolo do TSE, a inspeção é feita com uma ferramenta de visualização disponibilizada pelo tribunal.
Poder360
Terremoto no Afeganistão deixa mais de 2 mil mortos e 9 mil feridos, diz Talibã
08/10/2023
Foto: Mohsen Karimi/AFP
Cerca de 2.000 pessoas morreram depois que um poderoso terremoto atingiu o oeste do Afeganistão, disse o Talibã neste domingo (8), enquanto o país se recupera de outro desastre natural em um momento de profunda crise econômica.
O terremoto de magnitude 6,3 ocorreu no sábado (7), 40 quilômetros a oeste da cidade de Herat, na província ocidental de Herat – a terceira maior do Afeganistão.
Abdul Wahed Rayan, um alto funcionário do Talibã do Ministério da Informação e Cultura, disse à CNN que estimam que cerca de 2.000 pessoas foram mortas. Mas ele alertou que o número pode aumentar com as operações de resgate em andamento e as pessoas ainda presas sob os escombros.
O terremoto inicial também foi sentido nas províncias vizinhas de Badghis e Farah e foi seguido por vários tremores secundários.
Janan Sayeeq, porta-voz do Ministério de Desastres, disse à Reuters que 2.053 pessoas morreram, 9.240 ficaram feridas e 1.329 casas foram danificadas ou destruídas.
CNN Brasil
Plano de Redução de filas de cirurgias está travado no RN
08/10/2023
Foto: MARCELO SANTOS BORGES
A disponibilidade de dinheiro público não tem sido suficiente para que estado e municípios diminuam as filas para a realização de cirurgias eletivas. De abril a julho, hospitais administrados pelo Estado e por municípios como Parnamirim, Mossoró e Ceará-mirim apresentaram pouco ou quase nenhum percentual de execução das cirurgias previstas no Plano Estadual de Redução de Filas.
O RN tem garantidos recursos na ordem de R$ 10 milhões. Os procedimentos previstos no planejamento são realizados a partir de recursos federais encaminhados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a assessora técnica do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems/RN), Terezinha Rego, o motivo da lentidão nos municípios acontece tanto pela falta de prestadores suficientes para abarcar as demandas quanto por falta de recursos próprios para procedimentos complementares, como exames.
Tribuna do Norte
Brasil presidir Conselho de Segurança da ONU é simbólico, mas pouco efetivo, dizem especialistas
08/10/2023
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Especialistas em política e direito internacional avaliam que presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), sob o comando do Brasil neste mês de outubro, é algo simbólico, mas pouco efetivo em relação às ações que envolvem a paz e a segurança global. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é crítico da instituição e defende a ampliação do número de países-membros.
A presidência brasileira do grupo, iniciada no último domingo (1º), se estende até o fim desse mês. Instituído em 1948 para zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional, o órgão tem cinco membros permanentes — China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Há ainda um grupo de dez membros não permanentes com mandatos de dois anos. Atualmente, os dez países que ocupam essas vagas são Brasil, Albânia, Equador, Emirados Árabes, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique e Suíça.
A professora de direito internacional da Universidade de São Paulo (USP) Maristela Basso explica que presidir o Conselho de Segurança gera muito mais um poder simbólico do que estratégico. “O poder representa na prática muito pouco, porque a função do Conselho de Segurança é atuar nas questões relativas à ameaça de paz e de segurança internacional. Se houver ou estiver em curso alguma ameaça, o Conselho de Segurança, convocado, vai decidir o que fazer, se vai intervir ou se não, se vai mandar força ou não, enfim. Fora isso, o grupo não trabalha, não fica permanentemente trabalhando”, afirma.
R7
Primeiro-ministro de Israel promete atacar Faixa de Gaza “com todas as forças”
08/10/2023
Foto: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez discurso transmitido nas televisões do país na noite deste sábado (7/10). Ele pediu que os moradores da Faixa de Gaza deixem o local, porque a contra-ofensiva israelense agirá “em todos os lugares e com todas as forças”.
Israel amanheceu o dia sob intenso ataque com mísseis e avanço terrestre. A ofensiva foi reinvindicada pelo grupo extremista islâmico armado Hamas, e cerca de 576 mortes já foram registradas dos dois lados do conflito.
“Todos os lugares onde o Hamas está organizado, nesta cidade do mal, todos os lugares onde o Hamas se esconde, onde opera: nós os transformaremos em ruínas”, destacou Netanyahu.
O primeiro-ministro admitiu que a guerra “será difícil” e “levará tempo”. “Venceremos esta guerra, mas o preço é demasiado elevado para suportar. Este é um dia muito difícil para todos nós”, afirmou.
Metrópoles
Primeiro-ministro de Israel promete atacar Faixa de Gaza “com todas as forças”
08/10/2023
Foto: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez discurso transmitido nas televisões do país na noite deste sábado (7/10). Ele pediu que os moradores da Faixa de Gaza deixem o local, porque a contra-ofensiva israelense agirá “em todos os lugares e com todas as forças”.
Israel amanheceu o dia sob intenso ataque com mísseis e avanço terrestre. A ofensiva foi reinvindicada pelo grupo extremista islâmico armado Hamas, e cerca de 576 mortes já foram registradas dos dois lados do conflito.
“Todos os lugares onde o Hamas está organizado, nesta cidade do mal, todos os lugares onde o Hamas se esconde, onde opera: nós os transformaremos em ruínas”, destacou Netanyahu.
O primeiro-ministro admitiu que a guerra “será difícil” e “levará tempo”. “Venceremos esta guerra, mas o preço é demasiado elevado para suportar. Este é um dia muito difícil para todos nós”, afirmou.
Metrópoles
Conflito entre Israel e Hamas entra no 2º dia com novas explosões; mais de 570 pessoas já morreram
08/10/2023
Foto: REUTERS/Amir Cohen
Entrou no segundo dia o conflito entre Israel e o Hamas, neste domingo (8). O último balanço das autoridades indica que 576 pessoas morreram, sendo 256 em Israel, 313 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia. Há milhares de pessoas feridas.
Novas explosões foram reportadas na Faixa de Gaza durante a madrugada deste domingo, pelo horário local, e foram se intensificando ao amanhecer.
Além disso, de acordo com a agência Reuters, militares israelenses afirmaram que ataques foram feitos contra o norte de Israel a partir do Líbano.
Os novos bombardeios contra Israel foram reivindicados pelo grupo armado Hezbollah, que afirmou ter disparado foguetes em “solidariedade” ao povo palestino.
Os alvos, segundo o Hezbollah, seriam três posições militares israelenses em uma região conhecida como Fazendas de Shebaa, que está em um território ocupado por Israel desde 1967 — ao qual o Líbano reivindica.
O conflito
O conflito entre Israel e Hamas começou após o grupo radical lançar um ataque surpresa contra o território israelita no sábado, a partir de Gaza.
Esse é considerado um dos maiores ataques que Israel sofreu nos últimos anos. Diante da ofensiva do Hamas, os israelenses declararam estado de guerra.
g1
Maior exposição agropecuária do Nordeste, Festa do Boi começa hoje (7)
08/10/2023

A Festa do Boi, evento mais tradicional do agronegócio potiguar, começa neste sábado (7) e segue até o dia 14 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A abertura oficial ocorre a partir das 17h. A programação inclui ainda exposições, leilões e julgamentos de animais, torneios leiteiros, capacitações e oficinas técnicas.
A expectativa para a 61ª edição da maior exposição agropecuária do Nordeste é bastante positiva. A feira já é considerada sucesso em relação aos números. São mais de 100 expositores de bovinos PO (puro de origem), o que representa aproximadamente mil animais em argola.
Para Matheus França, presidente da ANORC, “A Festa do Boi não é só a maior da região, mas está entre as cinco maiores do Brasil. Temos um recorde de expositores e embora nosso estado seja pequeno, contamos com um rebanho dos mais qualificados geneticamente, com destaque nacional”, detalha.
Negócios e Leilões
O fortalecimento da cadeia do agronegócio é um dos principais propósitos da Festa do Boi. Instituições financeiras também participam do evento com linhas de crédito especiais desde crédito rural, verbas para custeio e investimentos em condições diferenciadas.
“A Festa do Boi é uma oportunidade para incrementar negócios e isso também passa pelo crédito de forma que possamos gerar ainda mais oportunidades. Temos um potencial imenso num setor que cresce a cada dia com estrutura e organização e com apoio, podemos ir ainda mais longe”, avalia Matheus França.
Os leilões estão entre as principais atrações da Festa do Boi. ANORC e ANCOC realizarão 7 leilões que devem contribuir para o incremento do volume de negócios durante o evento. A expectativa é de crescimento de 20% em relação aos números de 2022, que foram 60 milhões de reais.
O tradicional leilão da ANQM (Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Cavalos Quarto de Milha) abre a programação no primeiro dia de Festa. Serão realizados ainda leilões da EMPARN e convidados, Genética Potiguar, Estrelas do Sindi e Pérolas do Nordeste; Eldorado & Convidados e Boer Brasil.
Programação
A Festa do Boi conta com opções variadas de lazer para toda família. A Arena Cultural – Festa do Boi 61 Anos receberá mais de 30 atrações culturais gratuitas para quem acessar o parque durante a feira.
A programação inclui também a valorização regional através do artesanato e gastronomia. A exposição foi reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio Grande do Norte, lei de autoria do deputado estadual Taveira Júnior que foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra na semana passada.
A missa para sócios, criadores e expositores será celebrada no domingo, 08 de outubro, às 9h da manhã. O ato litúrgico ocorrerá na capela do Parque Aristófanes Fernandes.
No feriado da padroeira do Brasil, 12 de outubro, data em que também se comemora o Dia das Crianças, as atrações culturais são destinadas ao público infantil. O entretenimento para criançada traz ainda o tradicional passeio de pônei e parque de diversões.
Acesso
O acesso ao Parque Aristófanes Fernandes é liberado pela manhã. A partir das 12h, os ingressos custam R$ 15 e meia-entrada R$ 7,50. Para estacionamento, o valor é de R$ 35 para carros, com acesso liberado de até 5 pessoas e R$ 15 para motos, com acesso de 2 pessoas.
A Festa do Boi é uma realização da ANORC e do Governo do Estado do RN, por meio da SAPE – Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, em parceria com o SEBRAE-RN e Prefeitura Municipal de Parnamirim. Patrocinam o evento: IDIARN, Agência de Fomento do RN, FAERN/SENAR, Assembleia Legislativa do RN, FECOMÉRCIO e Câmara Municipal de Parnamirim. O evento conta com apoio dos núcleos produtivos do Agronegócio Potiguar.
Programação de Leilões
ANORC
07/10 – ANQM
08/10 – EMPARN e convidados
10/10 – Genética Potiguar
12/10 – Estrelas do Sindi
13/10 – Pérolas do Nordeste
ANCOC
12/10 – Leilão Eldorado & Convidados
14/10 – Leilão Boer Brasil
Após série de ataques terroristas do Hamas e retaliação de Israel, conflito já contabiliza 432 mortos
07/10/2023
Foto: Mohammed Salem/Reuters
O grupo extremista islâmico armado Hamas bombardeou Israel neste sábado (7) em um ataque surpresa considerado um dos maiores sofridos pelo país nos últimos anos.
Os ataques aconteceram principalmente na parte sul do país. Milhares de foguetes foram lançados e os militares de Israel afirmaram que “vários terroristas infiltraram-se no território israelita a partir da Faixa de Gaza”.
O grupo Hamas reivindicou o ataque e afirmou se tratar do início de uma grande operação para a retomada do território. Segundo a imprensa internacional, os serviços de emergência já confirmaram que ao menos 432 pessoas morreram, sendo 200 em Israel e 232 na Faixa de Gaza — essas últimas tendo sido mortas na retaliação israelense.
Outras milhares de pessoas ficaram feridas. O Ministério de Saúde de Israel afirmou que pelo menos 1.104 pessoas foram levadas a hospitais para serem atendidas. Dessas, há 17 em estado crítico.
Em resposta aos ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que seu país está em estado de guerra. O premiê lançou a operação “Espadas de Ferro” e convocou uma reunião de emergência com autoridades de segurança. O país convocou uma grande quantidade de reservistas.
g1
Estudantes da Ufersa que fazem intercâmbio em Israel tranquilizam familiares
07/10/2023
Foto: reprodução
Dois estudantes potiguares da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) que estão em Israel, divulgaram um vídeo tranquilizando os familiares e amigos. Francisco das Chagas Barbalho Neto e Roosevelt de Araújo Sales Júnior, estão no país participando de intercâmbio Acadêmico. Na manhã deste sábado (7), o país foi alvo de ataques orquestrados pelo grupo terrorista Hamas. Esse é um dos maiores já sofridos pelo país nos últimos anos.
“Nós estamos cientes de toda situação do que está acontecendo no país hoje. Nós acordamos com notícias de ataques … De fato, é uma situação preocupante, mas estamos aqui para tranquilizá-los, sobretudo nossos familiares e amigos que ficaram preocupados com nossa situação aqui. Nós estamos em uma cidade bem distante dos locais que sofreram os atentados”, disse Francisco.
Ao lado do estudante, , o universitário Roosevelt afirmou que os dois receberam apoio de outros brasileiros que estão no país. “Então, já tivemos um contato inicial por parte dos brasileiros que estão aqui e nos prestaram apoio e solidariedade, afinal, isso é algo novo pra gente, já que não temos conflitos no Brasil”, afirmou o universitário.
A reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, também divulgou um vídeo falando sobre a situação dos estudantes universitários do estado. Ludimila afirmou que a Embaixada do Brasil em Israel já foi contactada.
“Recebemos a informação que eles estão em local seguro e que vão continuar com o estágio acadêmico. Todas as tratativas com a embaixada já foram feitas”, tranquilizou a reitora.
Novo Notícias
ISRAEL: Grupo potiguar aguarda orientações para deixar o país
07/10/2023


Uma comitiva da Igreja Católica do RN, na qual se encontra o padre Francisco Fernandes, está bem e segura em Tel Aviv, em Israel, cidade que sofreu ataques terroristas comandados pelo Hamas neste sábado (7). O próprio padre confirmou as informações em postagem no Instagram.
“Agradecemos pela atenção de todos manifesta, especialmente, através das orações. O nosso grupo chegou a Tel Aviv (Israel), na madrugada deste sábado e, já nas primeiras horas da manhã, foi supreendido pela notícia dos ataques contra Israel. Estamos bem, no hotel”, escreveu.
De acordo com a assessoria da Arquidiocese de Natal, o grupo chegou no Tel Aviv na madrugada está em um hotel aguardando orientações e providências para deixar o país.
Governo do RN decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (13)
07/10/2023

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (6) determinando ponto facultativo para os órgãos públicos da administração estadual na próxima sexta-feira (13), pós feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro.
Com isso, a medida acaba criando um feriadão no serviço público estadual, entre a quinta (12) e o domingo (15). No documento, o governador em exercício Walter Alves, determina o cumprimento pelas repartições.
“Fica declarado ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta do Poder Executivo Estadual no dia 13 de outubro de 2023”, determina o primeiro artigo do decreto.
Assim como no feriado de 7 de setembro, o ponto facultativo desta semana não vale para serviços considerados essenciais que não possam ser paralisados ou interrompidos, como é o caso de hospitais de urgência e emergência, e dos serviços das forças de segurança.
Da mesma forma que caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades da administração indireta, como autarquias e fundações do estado, decidir sobre a adesão ao ponto facultativo ou não.
Novo Notícias
Governo do Estado diz que recursos disponibilizados para Festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram captados através da Lei Câmara Cascudo
07/10/2023
Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
O Governo do Estado emitiu uma nota afirmando que dos R$ 519 mil disponibilizados para apoiar a realização da Festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, R$ 493 mil foram captados através de programa de incentivo fiscal pelo Programa Cultural Câmara Cascudo.
Mas vale ressaltar que o governador em exercício, Walter Alves, frisou em discurso que “o Estado ajudou com mais de R$ 500 mil na festa religiosa“.
NOTA
A Fundação José Augusto (FJA) esclarece que o valor anunciado como apoio ao projeto cultural que celebra os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foi captado por meio de incentivo fiscal pelo Programa Cultural Câmara Cascudo.
O valor aprovado para o projeto pela comissão de gerenciamento do programa, foi de R$ 519 mil e o valor captado de R$ 493 mil reais.
O Programa Câmara Cascudo é um instrumento de incentivo fiscal para projetos culturais com benefícios concedidos pelo poder público para empresas, instituído por decreto de lei que movimenta a cadeia produtiva da cultura no RN.
O seu objetivo é estimular o surgimento de novos negócios, atraindo empresas para determinados territórios e movimentando setores do mercado.
FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO
Itamaraty informa que há um brasileiro ferido e dois desparecidos em Israel; governo monitora cerca de 90 pessoas na zona de conflito
07/10/2023
Foto: Reprodução/REUTERS
O Ministério de Relações Exteriores confirmou neste sábado (7) que dois brasileiros estão desaparecidos em Israel. O país sofreu bombardeios do grupo terrorista Hamas, classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como grupo terrorista.
Em entrevista à CNN, o cônsul-geral de Israel em São Paulo, ??Rafael Erdreich, confirmou que um brasileiro está ferido após os ataques. Também mencionou os dois desaparecidos.
O brasileiro ferido está em um hospital. Não há informação sobre seu estado de saúde.
Segundo o Itamaraty, ao todo, a estimativa é de que 14 mil brasileiros vivem em Israel, e outros 6 mil, na Palestina – a grande maioria, fora da área dos ataques registrados neste sábado.
Israel foi bombardeado por cerca de 2.200 foguetes. Ao menos 100 pessoas morreram e centenas ficaram feridas.
O Itamaraty anunciou, por meio de nota emitida neste sábado, que convocaria, na qualidade de presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), uma reunião emergencial para tratar do conflito.
No documento, o governo brasileiro condenou a série de bombardeios realizados em Israel a partir da Faixa de Gaza.
“Não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”, diz a nota.
Segundo o posicionamento, o governo brasileiro “reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”.
“Reafirma, ainda, que a mera gestão do conflito não constitui alternativa viável para o encaminhamento da questão israelo-palestina, sendo urgente a retomada das negociações de paz”, completa.
CNN Brasil
Neymar e Bruna Biancardi postam as primeiras fotos da filha Mavie: "Você já é muito amada"
07/10/2023
A gravidez de Bruna foi anunciada em abril deste ano. À época, o jogador ainda era titular do Paris Saint-Germain, na França.
“Sonhamos com a sua vida, planejamos a sua chegada e saber que você está aqui para completar o nosso amor deixa os nossos dias muito mais felizes. Você vai chegar em uma família linda, com irmão, avós, titios e titias que já te amam muito! Vem logo filho(a), estamos ansiosos por você”, anunciou o casal à época da gravidez.
A gestão de Bruna foi cercada de polêmicas, principalmente em relação à conduta do jogador.
Neymar também é pai de Davi Lucca, de 11 anos, fruto de um relacionamento do atleta com a também influencer Carol Dantas.
METRÓPOLES
João Câmara: Vereador Hênio Silva trás curso de Ventosaterapia
07/10/2023

O atuante vereador Hênios Silva, através de seu esforço e trabalho parlamentar, trouxe o curso da “Ventosaterapia” que é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local.
A Ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as Ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.
Assim, este tratamento é muitas vezes usado no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspeto da casca pele de laranja. Além disso, a Ventosaterapia é também muito usada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.
Nosso mandato está transformando vidas - técnicas em Ventosaterapia

Assaltante em fuga guiando motocicleta morre após ser atingido por dois carros em Parnamirim
07/10/2023
Foto: Emerson Medeiros/InterTV Cabugi
Um homem que estava praticando assaltos na manhã deste sábado (7) em Parnamirim, na Grande Natal, morreu após ser atingido por dois carros durante fuga. Ele estava em uma motocicleta.
O caso aconteceu por volta das 7h30. De acordo com populares, o motociclista vinha fugindo de um veículo desde a Avenida Maria Lacerda, no sentido Parque das Árvores. Já na Olavo Montenegro, o carro bateu na moto, que acabou subindo o canteiro central e invadiu o sentido contrário. Outro veículo que trafegava na pista invadida acabou batendo na motocicleta e o condutor morreu no local. Os dois motoristas fugiram.
O Comando de Policiamento Rodoviário Estatual (CPRE) esteve no local do acidente para isolar o trânsito. O Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep) foi acionado para recolher o corpo. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Com informações de g1-RN















