João Câmara: Processo do antigo mercado público é extinto e município poderá dispor do prédio para transformá-lo em Cento Cultural

11/10/2023

O Juiz de Direito da Comarca de João Câmara Gustavo Henrique Silveira  Silva deu sentença no Processo: 0001652-82.2012.8.20.0104 Ações: Procedimento Comum Cível (7) Autor: MPRN – 1ª Promotoria  de João Câmara,  Réu: Município de João Câmara.

“Em face do que consta dos autos, JULGO EXTINTO O PROCESSO, SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO, nos termos do art. 485, VI, CPC e DETERMINO a desinterdição e devolução do antigo prédio do mercado público ao Município de João Câmara, de imediato” conta na sentença do Juiz.

Na oportunidade com a Devolução do prédio ao município, Agora o município poderá dispor do prédio e fazer o centro cultural.

 

Por Jadson Nascimento

 

Funeral de brasileira morta em ataque do Hamas reúne milhares em Israel

11/10/2023

                                Foto: Reprodução/X/@EylonALevy

 

Uma multidão compareceu ao funeral de Bruna Valeanu, uma estudante universitária brasileira de 24 anos que foi morta em um ataque do Hamas em Israel.

Apesar de ter apenas a mãe e uma das irmãs no país, além de alguns amigos, milhares de brasileiros e israelenses se solidarizaram com a família e compareceram ao enterro.

A notícia se espalhou rapidamente pelas redes sociais e grupos de WhatsApp de condomínio, mobilizando ainda mais pessoas a comparecerem ao funeral.

Muitas pessoas abandonaram seus carros na rodovia e caminhando para o funeral.

                              Foto: Reprodução/X/@EylonALevy

 

O rabino-chefe da cidade de Petah Tikva, Micha Levy, e a ex-ministra da Imigração israelense, Pnina Tamano-Shata, estiveram presentes no funeral para prestar solidariedade à família.

A tradição judaica de que o quórum mínimo para realizar uma reza seja de dez homens motivou o chamado para que mais pessoas comparecessem ao enterro. A família temia que houvesse poucas pessoas presentes, mas foi surpreendida pela onda de solidariedade.

Inicialmente dada como desaparecida, a morte de Bruna foi confirmada pelo Itamaraty nesta terça-feira.

 

Com informações de Jovem Pan

 

Relatório da Unicef aponta que 85% das crianças do RN vivem com algum tipo de pobreza

11/10/2023

                                    Foto: Magnus Nascimento

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aponta que 85,5% das crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte estão em alguma dimensão de pobreza. A informação é do novo relatório “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil”, divulgado pela Unicef nesta terça-feira (10).

A pesquisa que embasa o relatório apresenta dados nacionais e também por estado. O estudo, que analisa o acesso de crianças e adolescentes a seis direitos básicos: renda, educação, informação, água, saneamento e moradia, tem por base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) dos anos de 2016 a 2022. O relatório não foi produzido em 2020 e 2021, anos da pandemia.

Com os números, é possível identificar a diferença regional com relação à pobreza multidimensional no Brasil. Em estados do Norte e Nordeste, são maiores os índices de meninos e meninas privados de um ou mais direitos.

Metodologia do estudo realizado pela Unicef para o apontamento da pobreza no Brasil — Foto: Reprodução

Os índices do relatório estão separados entre privações extremas, que apontam a falta de acesso, as privações intermediárias, que revelam baixa qualidade de acesso ao direito, e sem privações.

Nacionalmente, entre os anos de 2019 e 2022, o percentual de jovens vivendo na pobreza em suas múltiplas dimensões apresentou uma pequena redução no Brasil, saindo de 62,9% para 60,3%. Neste período, no RN, caiu de 90,4% para 85,5%.

“A pobreza na infância e adolescência vai além da renda, e precisa ser olhada em suas múltiplas dimensões. Estar fora da escola ou sem aprender, viver em moradias precárias, não ter acesso à renda, água e saneamento, não ter uma alimentação adequada e não ter acesso à informação são privações que fazem com que crianças e adolescentes estejam na pobreza multidimensional”, explica Santiago Varella, especialista em Políticas Sociais do UNICEF no Brasil.

Entre os aspectos analisados no relatório, há destaque para a piora nos indicadores de educação, em especial o analfabetismo. Em todo o país, a proporção de crianças de sete anos de idade que não sabem ler e escrever saltou de 20% para 40% entre 2019 e 2022.

“De todas as dimensões analisadas, a que mais piorou no País foi a alfabetização, chamando a atenção para a urgência de políticas públicas coordenadas em nível nacional, estadual e municipal para reverter esse quadro”, alerta o especialista.

Quanto aos indicadores relativos à cor e raça, a desigualdade foi reduzida nos últimos anos. Em 2019, a diferença no acesso a direitos entre crianças e adolescentes brancos quando comparativo aos negros era de 22%. Em 2022, a diferença foi reduzida para pouco mais de 20%.

Outros índices

Renda

O relatório aponta uma análise de dimensão de renda, que aborda o número de crianças e adolescentes vivendo abaixo de um nível mínimo de recursos para satisfazer suas necessidades. Essa privação afetava cerca de 40% do total de crianças e adolescentes de até 17 anos no país em 2019.

Com a pandemia, o índice variou pela influência das políticas de auxílio emergencial e apresentou melhora em 2022, chegando em 36%.

No RN, cerca de 54,02% dos jovens vivem abaixo do nível mínimo.

Água e saneamento

Entre todos os indicadores avaliados, a privação de crianças e adolescentes ao saneamento básico é mais um dos mais alarmantes no Brasil. No relatório de 2019, 39,5% dos jovens brasileiros não tinham acesso a banheiros e rede de esgoto. Esse número foi reduzido para 37% em 2022.

No Rio Grande do Norte, segundo o estudo, 68,93% das crianças não tinham acesso a saneamento básico em 2022.

O índice sobre o saneamento básico revela a situação de ausência ou precariedade de acesso a banheiros ou redes de esgoto.

Sobre o acesso à água potável, o número é reduzido no país, e atinge cerca de 5,4% em 2022. O baixo índice também é apresentado no Rio Grande do Norte, com uma porcentagem de 8,43%.

Moradia

O acesso de crianças e adolescentes a uma moradia no Brasil ainda é um desafio. De acordo com o relatório, houve uma redução de 10,9% em 2019 para 9,4% em 2022.

No território potiguar, a pesquisa aponta que 5,75% de crianças são afetadas por essa privação.

 

g1-RN

 

Potiguar Tanda Macêdo é indicada ao Prêmio Multishow; a vitória depende do público, que pode votar até dia 14 pela internet

11/10/2023

Potiguar Tanda Macêdo é indicada ao Prêmio Multishow; a vitória depende do  público, que pode votar até dia 14 pela internet - Blog do BG

A cantora potiguar Tanda Macêdo é a representante do Rio Grande do Norte no Prêmio Multishow 2023. Ela concorre com a canção “Nossa rotina”, na categoria Brasil, uma das novidades da premiação. A escolha dos finalistas será feita através de voto popular.

A música “Nossa rotina” foi lançada por Tanda e o artista cearense Waldonys em junho como single, acompanhada de um clipe. A composição da canção é assinada por Daniel Pina, da Paraíba.

O público já pode votar em Tanda Macêdo através do link: 

https://gshow.globo.com/multishow/premio-multishow/2023/noticia/votacao-premio-multishow-vote-nos-indicados-da-categoria-brasil.ghtml

Na primeira fase de votação do prêmio, a Academia indicou livremente as músicas que estão se destacando em cada estado do país. Desta etapa, saíram as 27 mais citadas – uma por estado – e agora o público deve votar para ajudar a reconhecer, impulsionar e apoiar artistas que merecem destaque nacional.

As músicas mais votadas por região irão para a próxima e última etapa, na qual cinco finalistas concorrerão ao troféu do Prêmio Multishow 2023. Os nomes serão revelados no dia 15 de outubro e os vencedores também serão escolhidos por voto popular.

Para Tanda, a indicação por si só já é um prêmio. “Fui surpreendida com essa indicação, pois nunca imaginei concorrer a algo dessa grandeza. Fiquei muito feliz em ter meu nome ali. Sem dúvida, é um reconhecimento ao meu trabalho e a carreira que venho construindo há anos com o apoio de tantos outros artistas e produtores junto comigo”, conta a artista.

Enquanto divulga a votação para o Prêmio Multishow, a cantora produz a quinta edição da Roda Potiguar de Forró, que acontece dia 26 de outubro, no Teatro Riachuelo. “Vamos comemorar essa indicação inédita para o estado na Roda com uma edição especial para celebrar 5 anos de evento e valorização do forró potiguar”, revela Tanda.

TANDA MACÊDO

Tanda Macêdo é uma cantora versátil com atuação em múltiplas áreas além da música, como literatura, cinema, empreendedorismo criativo e educação. Com formação em canto, psicologia e administração, ela se dedica à música desde a infância, explorando diversos gêneros, mas especializando-se em forró desde 2015.

É a idealizadora da Roda Potiguar de Forró, que celebra seu quinto aniversário este ano. O projeto, que visa resgatar e celebrar a música nordestina, já foi premiado com o troféu Elino Julião e contou com a participação de artistas renomados como Mestrinho, Santanna o Cantador e Waldonys.

Em 2022, lançou seu álbum autoral “Amor de Barro” disponível em todas as plataformas de streaming.

 

MUITO BOM: Potiguares estarão entre os passageiros do segundo voo de repatriação; Aeronave da FAB deixará Israel na manhã de quarta (11)

11/10/2023

                                            Foto: reprodução

Notícia maravilhosa!

Esse comunicador confirmou há pouco com amigos de Brasília que têm ligação com o Itamaraty, que o grupo de potiguares que ainda se encontra em Tel Aviv, deve decolar próximo ao meio dia, no horário de Israel (6h, no horário de Brasília) com destino ao Brasil, no segundo voo da FAB com 210 passageiros, num Airbus 330.

Confirmamos que os potiguares estão na lista dos que virão neste segundo voo. O primeiro, com 211 passageiros, já deixou Israel no início da tarde desta terça-feira (10).

O grupo da Arituba Turismo que tem como guia o Padre Francisco está bastante angustiado e nesta terça-feira teve que ir para um abrigo subterrâneo por duas vezes devido às sirenes e explosões nas proximidades do hotel no qual se encontravam.

 

211 brasileiros deixam Israel em primeiro voo de repatriação após ataques do Hamas

11/10/2023

                                      Foto: Reprodução/GloboNews

 

Embarcaram no início da tarde desta terça-feira (10), em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), os primeiros 211 brasileiros a ser repatriados de Israel para o Brasil. O processo de repatriação começou após os ataques do grupo terrorista Hamas ocorridos no último sábado (7).

O conflito já deixou mais de 1.300 mortos em Israel e Gaza. Antes do embarque, os brasileiros cantaram o Hino Nacional. A aeronave deverá pousar em Brasília no início da madrugada desta quarta-feira (11). Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo (15).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 1.700 brasileiros já pediram para voltar ao Brasil. De acordo com o Itamaraty, a maioria das solicitações é de turistas em Tel Aviv e Jerusalém. A Embaixada brasileira em Israel continua a receber, por meio de formulário online, os dados de brasileiros interessados na repatriação.

Segundo o Itamaraty, os candidatos à repatriação estão sendo acomodados em listas de prioridade. “O Ministério das Relações Exteriores [MRE] reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, disse o MRE em nota.

 

R7

 

A Superliga retorna a Natal: Vôlei Natal anuncia sua participação na Superliga C

10/10/2023

                                                  Divulgação

 

A Superliga C irá acontecer entre os dias 1 a 10 de novembro, no Palácio dos Esportes.

Natal está prestes a vivenciar um grande momento esportivo com o retorno da Superliga. O Vôlei Natal, em parceria com o clube Shiro e o Desportivo Rio Grande, anuncia sua participação na Superliga C e se torna a representação da paixão pelo vôlei no Rio Grande do Norte. Os jogos acontecerão entre os dias 01 e 10 de novembro, no Palácio dos Esportes. Os campeões de cada grupo garantindo acesso à série B da Superliga.

Esta iniciativa tem o intuito de suprir a carência da população potiguar, que há muito anseia por espaços onde possa assistir ao esporte de alto nível. O Vôlei Natal surgiu de uma parceria do clube Shiro com o Desportivo Rio Grande. A Shiro ficará responsável pela gestão do time masculino e o Desportivo do time feminino. Esta parceria simboliza o compromisso de ambos em promover o esporte e dar oportunidades aos atletas locais. O time promete trazer toda a paixão do natalense para as quadras e transformar o Palácio dos Esportes em um caldeirão de emoções.

A Superliga é um dos principais torneios de voleibol do mundo, organizado anualmente pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O técnico escolhido para liderar o Vôlei Natal é Alessandro Fadul, que já tem experiência na Superliga C e na série B do Campeonato Brasileiro de Voleibol. Durante o período de preparação, Fadul e os jogadores também participarão de ações sociais e promoverão o vôlei em Natal.

Para marcar o início desta jornada, o técnico Fadul ministrará uma Clínica de Vôlei no próximo dia 21 de outubro, como parte do projeto Performance, com o apoio da Federação Norte-rio-grandense de Desporto Universitário (FNDU). A clínica proporcionará um dia intenso de treinamento para o público interessado na modalidade.

Com apoio da Prefeitura do Natal, o Palácio dos Esportes, com capacidade para mais de mil pessoas, será o palco dos jogos da Superliga C. O espaço já recebeu alguns dos principais nomes da modalidade no país e agora se prepara para mais um capítulo do vôlei em Natal.

Além disso, o time conta com o incentivo do Governo do Estado, através da Subsecretaria de Esporte e Lazer, Vereador Hermes Câmara, Federação Norteriograndense do Desporto Universitário(FNDU). E patrocínio da Cirúrgica Bezerra e Identfix.

Fagner Gesteira, representante do Vôlei Natal, destacou a importância deste evento: “Um evento desse porte mexe com toda a cadeia de turismo, com a economia e impulsiona toda a cidade. Então, trazer a Superliga para Natal é fazer com que a nossa capital vivencie um dos grandes eventos esportivos do país, o maior da modalidade.”

O Vôlei Natal convida todos os amantes do voleibol e da emoção esportiva a se unirem a eles nessa jornada. Prepare-se para torcer, vibrar e fazer história com o Vôlei Natal na Superliga C. Durante as sextas-feiras, o treino ao público a partir das 17h, no Palácio dos Esportes.

Para mais informações, entre em contato com:

Hogla Geovanna – Assessora de Comunicação

(84)988556092

 

Comissão da Câmara aprova projeto para proibir casamento entre pessoas do mesmo sexo

10/10/2023

                                              Foto: Vinicius Loures

 

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou, por 12 votos a 5, nesta terça-feira (10) um projeto que tem o objetivo de proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O texto agora segue para as comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Após idas e vindas, o relator, deputado Pastor Eurico (PL-PE), apresentou o parecer final, mantendo redação que proíbe o casamento homoafetivo.

No novo relatório, Eurico propôs a inclusão, no Código Civil, de trecho que define que pessoas do mesmo sexo não podem se casar. O texto também estabelece que o poder público e a legislação civil não podem interferir nos critérios e requisitos do casamento religioso.

O relator chegou a propor a criação, no Código Civil, de um novo instituto, chamado de “sociedade de vida em comum”, que seria diferente do casamento e da união estável. O ponto, entretanto, foi excluído do texto depois de deputados conservadores entenderem que o dispositivo abria uma brecha para legitimar o poliamor – relacionamento consensual com mais de um parceiro.

Ainda conforme a proposta aprovada, a interpretação do que é casamento e união estável não poderá admitir “extensões analógicas”.

 

Saiba mais: 

Portal 98FM

 

Kayky Brito fala pela 1ª vez após atropelamento e agradece motorista

10/10/2023

Kayky Brito falou pela primeira vez após passar um mês internado, em decorrência de um grave atropelamento. O ator surgiu nesta terça-feira (10/10) no Instagram cantando um trecho de Explode Coração e agradeceu o apoio dos fãs, familiares e do motorista Diones da Silva Coelho.

“Felicidade!!! Obrigado a vocês, meus fãs que mandaram mensagem, obrigada de coração, eu leio cada uma delas. Obrigado motorista que salvou minha vida, foi e chamou os bombeiros. Obrigado aos bombeiros, minha família, mãe, pai, irmã, meu cunhado, beijo no coração. O negócio é viver como se não tivesse amanhã porque viver é um milagre”, disse o artista.

 

Metrópoles

 

VERGONHA: rede social X corrige nota do Governo Brasileiro sobre morte de Ranani Nidejelski, assassinado pelos terroristas do Hamas

10/10/2023

                                                   Reprodução

 

O Governo Lula lamentou o falecimento do brasileiro Ranani Nidejelski Glazer em Israel, através de uma nota de pesar com a posição de “neutralidade” frente a realidade, uma vez que o brasileiro foi morto pelas ações terroristas do ataque do grupo Hamas.

A rede social X , onde o Itamaraty publicou a nota, corrigiu a notícia falsa do Governo Brasileiro “pois a informação oficial não deixa claro quem foi o responsável pela morte e isso deixa margem para dúvidas”.

Entenda

Ranani estava na festa de música eletrônica criada no Brasil, acompanhado de sua namorada, Rafaela Treistman, e do amigo Rafael Zimerman. Quando os ataques começaram, os três fugiram do local do evento e se esconderam em um bunker. Porém, quando deixaram o esconderijo, Rafaela e Rafael não sabiam onde estava o amigo.

A situação se agravou quando inúmeras bombas de gás foram lançadas contra o bunker. Ela disse que eles se defenderam com os corpos das pessoas que ali faleceram. 

Posição do Brasil

O Brasil está entre os países do mundo que não consideram o Hamas uma organização terrorista.

Ou seja, o Brasil é partidário da solução de dois Estados, um israelense e um palestino. Hoje não há Estado palestino formal.

O Hamas, organização terrorista armada e uma das maiores no território palestino, iniciou no sábado (7) um conflito com Israel, lançando violento ataque-surpresa contra a população e as Forças de Defesa de Israel.

A agressão histórica incluiu o disparo de milhares de foguetes a partir da Faixa de Gaza e incursões terrestres, aéreas e marítimas com extremistas armados, resultando em tiroteios nas ruas e no sequestro de reféns, incluindo mulheres e crianças e massacres contra a população civil.

Veja a nota

“O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do cidadão brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro em Israel”, diz nota do Itamaraty.

“Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Ranani, o Governo brasileiro reitera seu absoluto repúdio a todos os atos de violência, sobretudo contra civis”.

presidente Luiz Inácio Lula da Silva também fez publicação nesta terça-feira, 10, na rede X (antigo Twitter), lamentando a morte de Ranani Glazer nos conflitos em Israel.

 

 

Corpo de brasileira que estava em rave é encontrado em Israel

10/10/2023

                                                Reprodução 

 

O corpo da brasileira Bruna Valeanu, de 24 anos, foi encontrado. Ela estava desaparecida desde o início dos conflitos entre Israel e o grupo radical Hamas. A informação foi confirmada pela família da jovem, nesta terça-feira (10/10).

A carioca Bruna Valeanu se mudou para Israel em 2015. Atualmente, fazia Comunicação e Sociologia/Antropologia na Universidade de Tel Aviv. Ela também foi instrutora de tiro das Forças de Defesa de Israel, entre 2018 e 2020.

Bruna participava de uma edição israelense da rave Universo Paralello, que estava sendo realizada perto da fronteira com a Faixa de Gaza e foi invadida pelos extremistas do Hamas no sábado (7/10). Ao menos 260 corpos foram encontrados no local.

Duas brasileiras ainda continuam desaparecidas em Israel: Celeste Fishbein, de 18; e Karla Stelzer Mendes, de 41.

Foi confirmada também a morte de Ranani Glazer, de 24. Ele é uma das vítimas dos ataques do grupo Hamas. O rapaz também participava do festival com amigos – todos tentaram se esconder em um abrigo, mas Ranani se perdeu. Horas depois, o corpo dele foi encontrado.

 

Metrópoles

 

Jandaíra: Câmara Municipal discute matérias importantes para o futuro do município

10/10/2023

Sessão desta segunda-feira, 09 de outubro, foi repleta de importantes discussões para o futuro de Jandaíra/RN! Confira os destaques:

1?? PLL 13/2023: Projeto de Lei de Subvenção a Quadrilhas Juninas e Arraias, apresentado por Anderson Aguiar.

2?? INDICAÇÃO 10/2023: Ivanaldo Alexandre propõe a criação do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) para os servidores efetivos municipais.

3?? INDICAÇÃO 11/2023: Ivanaldo Alexandre busca viabilizar o transporte de estudantes universitários noturnos em Natal a partir de 2024.

4?? INDICAÇÃO 12/2023: Pavimentação asfáltica no centro da cidade, com melhorias em diversas ruas.

5?? INDC 07/2023: Indicação coletiva para a implantação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

6?? INDC 06/2023: Indicação coletiva sugere estudo para um abrigo e hospital veterinário público.

7?? INDC 08/2023: Rodas de conversas sobre saúde mental nas escolas, proposta por uma indicação coletiva de todos os vereadores.

8?? IND 13/2023: Yure Carneiro solicita limpeza e roçagem na comunidade do Guarapes. 

 

Jandaíra: Câmara Municipal discute matérias importantes para o futuro do município

10/10/2023

 

Sessão desta segunda-feira, 09 de outubro, foi repleta de importantes discussões para o futuro de Jandaíra/RN! Confira os destaques:

1?? PLL 13/2023: Projeto de Lei de Subvenção a Quadrilhas Juninas e Arraias, apresentado por Anderson Aguiar. ??

2?? INDICAÇÃO 10/2023: Ivanaldo Alexandre propõe a criação do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) para os servidores efetivos municipais. ??

3?? INDICAÇÃO 11/2023: Ivanaldo Alexandre busca viabilizar o transporte de estudantes universitários noturnos em Natal a partir de 2024. ??

4?? INDICAÇÃO 12/2023: Pavimentação asfáltica no centro da cidade, com melhorias em diversas ruas. ????

5?? INDC 07/2023: Indicação coletiva para a implantação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. ??

 

Mulher é morta e tem corpo queimado pelo assassino no CAPS de Apodi

10/10/2023

A Polícia Militar de Apodi localizou na manhã desta terça-feira (10) o corpo de uma mulher dentro do Centro de Atenção Psicossocial do município, no Oeste Potiguar. A vítima foi morta e teve o corpo queimado pelo assassino.

De acordo com a PM, os agentes foram acionados por volta das 05h50, por populares que informaram sentir um forte cheiro de queimado vindo do prédio público. Ao chegar no local, os militares constataram o crime.

Diante de informações repassadas por testemunhas, um homem teria cometido o crime. Os PMs iniciaram as diligências e conseguiram capturar o suspeito do homicídio.

Em depoimento, o suspeito confessou o crime contra a mulher e disse ter assassinado a vítima por acerto de contas. Segundo a corporação, ele disse ainda que era perseguido pela mulher.

A Polícia Militar informou ainda que tanto o suspeito, como a vítima, apresentava problemas psicológicos.

O suspeito foi detido e encaminhado à Delegacia de Plantão da região. O caso será investigado pela Polícia Civil da cidade.

 

Do Blog de Jair Sampaio

 

Prefeitura do Natal paga o complemento do piso da enfermagem

10/10/2023

Prefeitura do Natal paga o complemento do piso da enfermagem

A Prefeitura do Natal pagou nesta segunda-feira (9) o complemento do piso da enfermagem que beneficia aproximadamente 1.200 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A iniciativa abrange as funções de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. No total, foram creditados R$ 3,7 milhões na conta dos servidores do município, por meio de folha extra.

“Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem já podem, a partir de hoje, sacar o complemento do piso salarial que o Município de Natal se comprometeu a fazer e está agora concretizando. Esse é mais um compromisso da nossa gestão que estamos cumprindo com orgulho”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

Os recursos foram transferidos aos fundos municipais pelo Ministério da Saúde, através do programa InvestSUS, e são referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto. 

Segundo o secretário adjunto de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde de Natal, Chilon Batista, a Prefeitura fez tudo o que o Ministério da Saúde, através da sua portaria, determinou para os municípios. Somente depois de concluídas todas as recomendações do Ministério, a SMS pôde fazer o pagamento em folha extra para esses servidores.  

“Antes da concretização do pagamento, foi necessário que os municípios resolvessem questões como a aprovação de leis para alteração ou criação dos planos de cargos e carreiras da enfermagem. O prefeito Álvaro Dias enviou ao Legislativo Municipal um projeto de lei para complementar os recursos do profissional em sua folha de pagamento imediatamente. Então, após a autorização legislativa, a gestão municipal conseguiu fazer o depósito nas contas individuais de todos os seus profissionais de enfermagem”, explica Chilon Batista.

Lei

A Lei Federal nº 14.434/2022, sancionada no ano passado, estabelece o piso para enfermeiros (R$ 4.750), técnicos (R$ 3.325), auxiliares e parteiras (R$ 2.375).

Os recursos foram transferidos aos fundos estaduais e municipais de Saúde. Foram cerca de R$ 15 milhões para o estado e R$ 41 milhões aos municípios.

 

Maternidade Januário Cicco realiza mutirão de serviços para enfrentamento do câncer de mama

10/10/2023

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo. No Brasil, são estimados cerca de 74 mil novos casos da doença em 2023.

No nosso país, ele também é o tipo que mais mata a população feminina. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, foi criado o Outubro Rosa, movimento internacional que tem como símbolo um laço cor-de-rosa.

Durante todo o mês, o Brasil e diversos outros países compartilham informações para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade causada pela doença. Neste ano, o objetivo da campanha nacional é o de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde relacionadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao rastreamento do câncer de mama.

 

(mais…)

 

Outubro tem atendimentos com destaque para Saúde da Mulher em Parnamirim

10/10/2023

                                               Divulgação

 

No mês dedicado às mulheres, a Secretaria de Saúde de Parnamirim está com ações voltadas para prevenção do câncer de mama, em alusão à Campanha Outubro Rosa, e também aproveita o momento para trabalhar a conscientização das mulheres em relação à saúde integral, o que inclui exames preventivos ginecológicos de rotina.

”Temos percebido uma queda na procura por esses exames, por parte das nossas usuárias. Chamamos a atenção para os cuidados, a prevenção e o diagnóstico precoce. São sempre os melhores caminhos para garantir a saúde”, destaca a secretária Luciana Guimarães.

A Prefeitura de Parnamirim tem intensificado os trabalhos na área da saúde das mulheres. O caminhão Amigo do Peito com a realização de mamografias tem percorrido os vários bairros. Nos próximos dias 12 e 13, as mamografias serão realizadas no Parque Industrial; dia 14 será a vez da UBS João Dias, em Nova Parnamirim.

Nas próprias unidades básicas, as equipes trabalham o acolhimento e atendimento, inclusive promovendo momentos para palestras e informações sobre alimentação e práticas de exercícios. Na última sexta (06), o atendimento ocorreu na UBS Jardim Planalto.

 

Soldados israelenses encontram corpos de 40 bebês, alguns deles com a cabeça decapitada

10/10/2023

ATERRORIZANTE ! ! ! | JORNAL DA BESTA FUBANA                                              Foto: Reprodução/i24.

 

Corpos de bebês israelenses, incluindo alguns com as cabeças decepadas, foram encontrados por soldados das Forças de Defesa de Israel (FDI) em um kibutz, que é uma comunidade agrícola, no sul de Israel. A informação é do jornal francês i24.

De acordo com a mídia francesa, os soldados israelenses descobriram os corpos entre casas incendiadas, móveis espalhados e carros incendiados depois que terroristas do Hamas atacaram o kibutz Kfar Aza, perto da fronteira com a Faixa de Gaza.

“Conversando com alguns dos soldados aqui, eles dizem que o que testemunharam enquanto caminhavam por estas comunidades foram corpos de bebés com as cabeças cortadas e famílias baleadas em suas camas. Podemos ver alguns desses soldados agora, confortando uns aos outros”, disse uma jornalista do i24 em vídeo divulgado nas redes sociais.

Kfar Aza foi uma das áreas mais atingidas quando terroristas do Hamas atacaram Israel na manhã do último sábado (07).

As tropas de Israel iam agora de casa em casa para recuperar corpos de civis em sacos para cadáveres.

Eles não haviam conseguido pegá-los antes, pois ainda lutavam contra os terroristas armados e trabalhavam em armadilhas para o Hamas.

Em comunicado divulgado nesta terça (10), o major-general israelita Itai Veruv disse: “Vemos os bebés, as mães, os pais, nos seus quartos, nas suas salas de protecção e como o terrorista os mata. Não é uma guerra, não é um campo de batalha. É um massacre, é uma atividade terrorista. É algo que nunca vi na minha vida. É algo que costumávamos imaginar dos nossos avós, avós no pogrom na Europa e em outros lugares. Não é algo que acontece na nova história”.

 

Gazeta Brasil.

 

Adolescentes incendeiam colchões no Case de Mossoró

10/10/2023

Adolescentes incendeiam colchões no Case de Mossoró                                           Foto: Reprodução.

 

Dois adolescentes que cumprem medida no Centro de Atendimento Socioeducativo de Mossoró incendiaram colchões na unidade durante a noite desta segunda-feira (9). De acordo com a Fundação de Atendimento Socioeducativo, a Fundase, a situação foi controlada pelos agentes plantonistas da unidade.

Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na unidade de Mossoró foram conduzidos à delegacia de Plantão do município. Um deles é maior de 18 anos, já o outro, ainda é menor de idade.

Segundo a Fundase, o adolescente menor de idade pode ter a medida socioeducativa estendida através de um novo processo. Já o outro envolvido que tem mais de 18 anos e responde na justiça comum, poderá ter as penas previstas no Código Penal aplicadas.

Os dois envolvidos irão responder por dano ao patrimônio público qualificado. Eles vão aguardar a decisão judicial no centro.

Em nota, a assessoria da Fundase informou que esse foi um evento pontual, controlado pelos agentes socioeducativos. O case de Mossoró atualmente possui 15 adolescentes em medidas socioeducativas.

 

Novo Notícias.

 

Ator de série da Netflix junta-se a voluntários no sul de Israel

10/10/2023

Ator da série "Fauda" junta-se a voluntários no sul de Israel                                            Foto: Reprodução.

 

O ator e roteirista Lior Raz (foto), protagonista da série “Fauda”, juntou-se a um grupo de voluntários em meio aos bombardeios no sul de Israel, em guerra contra o grupo terrorista Hamas desde o último sábado (7).

“Acompanhado por Yohanan Plesner @yplesner e Avi @issacharoff, rumei para o sul para me juntar a centenas de corajosos ‘irmãos de armas’ voluntários que trabalharam incansavelmente para ajudar a população no sul de Israel”, escreveu Raz na rede social X, ex-Twitter. Plesner é ex-deputado; Issacharoff, jornalista, é outro dos criadores da série.

“Fomos enviados para a cidade bombardeada de Sderot para resgatar duas famílias”, acrescentou o ator, que também postou um vídeo (veja no pé do post).

Exibida pela Netflix, “Fauda” (“caos” em árabe) é uma das séries israelenses mais premiadas. Ela trata do conflito israelo-palestinos do ponto de vista de seus dois criadores, que serviram nas Forças de Defesa de Israel. Sua quarta temporada estreou neste ano no serviço de streaming —a terceira, exibida em 2019 e 2020, se passa justamente na faixa de Gaza.

 

Com informações do O Antagonista.

 

Primeira páginaAnterior Próxima Última página