Três potiguares vão defender o Brasil na Copa do Mundo de beach soccer

03/02/2024

Edson Hulk vem se destacando pela seleção brasileira — Foto: William Lucas / COBEdson Hulk vem se destacando pela seleção brasileira — Foto: William Lucas / COB

 

Três jogadores potiguares foram convocados para defender a seleção brasileira de beach soccer na na Copa do Mundo Fifa 2024. Zé Lucas e Alisson, do ABC-Galinhos, e Edson Hulk, do Sampaio Corrêa, estão na lista divulgada pelo técnico Marco Octavio nesta quinta-feira.

O Mundial será disputado de 15 a 25 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes.

O Brasil integra a chave D, ao lado de Omã, Portugal e México. A Seleção estreia no dia 16, contra Omã; encara Portugal no dia 18; e encerra a participação na fase de grupos no dia 20, diante do México.

Zé Lucas, natural de Galinhos, e Edson Hulk, de Touros, são figurinhas carimbadas da Seleção. Alisson, também de Galinhos, voltou a ser convocado recentemente. Os três disputaram a Copa do Mundo da Rússia, em 2021.

Convocados

Goleiros

Bobô (Sampaio Corrêa-MA)

Teleco (Vasco da Gama-RJ)

Fixos

Brendo (Anchieta-ES)

Bruno Xavier (Anchieta-ES)

Catarino (Catania BS-ITÁLIA)

Alas

Datinha (Sampaio Corrêa-MA)

Filipe Silva (Lokomotiv-RÚSSIA)

Mauricinho (Vasco da Gama-RJ)

Zé Lucas (ABC/Galinhos-RN

Pivôs

Alisson (ABC/Galinhos-RN)

Edson Hulk (Sampaio Corrêa-MA)

Rodrigo (Flamengo-RJ)

 

Fonte: Ge / Foto: William Lucas / COB

 

Rede estadual do RN é a última do Nordeste a iniciar as aulas em 2024

03/02/2024

                               Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

 

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte será a última a iniciar as aulas do ano letivo de 2024 no Nordeste. Os estudantes só devem voltar às salas de aulas no dia 04 de março, enquanto outros estados nordestinos, como Ceará e Pernambuco, já iniciam as atividades nesta segunda-feira (05).

A Secretaria Estadual de Educação (SEEC) aponta que o “atraso” no calendário é devido à greve dos professores realizada no ano passado para implantação do reajuste no piso salarial. Contudo, outros estados nordestinos também tiveram greves e ainda assim irão retomar as aulas antes do RN. Especialista aponta que o “atraso” prejudica os alunos.

A greve dos professores da rede estadual de ensino durou pouco mais de um mês em 2023. Segundo a Secretaria, isso fará com que as aulas só sejam iniciadas em 04 de março de 2024, com previsão de término no dia 23 de dezembro. De acordo com a Secretaria de Educação (SEEC-RN), não seria possível iniciar o ano letivo mais cedo em 2024, uma vez que algumas escolas só terminaram as aulas de 2023 no final de janeiro deste ano.

Levantamento feito pela Tribuna do Norte nos calendários de ensino mostra que os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí serão os primeiros a iniciarem as aulas na rede estadual, com aulas já previstas para esta segunda-feira (05). Já os outros estados, como Paraíba, Sergipe e Alagoas iniciarão os trabalhos dia 15, com Maranhão e Bahia começando as aulas dia 19 de fevereiro. Já com relação ao término das aulas, Sergipe, Bahia, Alagoas e Paraíba terminarão as aulas antes do dia 20 de dezembro.

A subcoordenadora de Organização e Inspeção Escolar da SEEC-RN, Vanda Pereira, explica ainda que algumas escolas do Rio Grande do Norte, por terem aderido à greve no ano passado, terminaram o ano letivo somente no final de janeiro, sendo necessário período de férias para os docentes. Aquelas que não aderiram, no entanto, terminaram o ano letivo no dia 20 de dezembro. Ela aponta que seria inviável iniciar o ano letivo com datas diferentes para quem aderiu ou não a greve.

 

Reportagem completa na  Tribuna do Norte

 

“Afrodescendente assim gosta de um batuque de tambor”, diz Lula à jovem negra

03/02/2024

Afrodescendente assim gosta de um batuque de tambor'“ diz Lula à jovem negra;  oposição reage | CNN Brasil                                         Foto: Reprodução

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na sexta-feira (2), que “afrodescendente gosta de um batuque de um tambor”. A declaração foi feita durante visita à fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em São Paulo.

No momento da fala, o presidente discursava sobre novos investimentos em educação e qualificação para a população jovem. Para exemplificar o tema, chamou ao seu lado uma jovem negra que acompanhava a solenidade do palco.

Lula disse que, ao avistá-la inicialmente, não soube se a jovem era “cantora”, “namorada de alguém” ou mesmo “percussionista”, pois, segundo ele, “afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor”. Mas completou afirmando que ela não era nenhuma dessas coisas, e sim um destaque do evento: “a mais importante aprendiz dessa empresa”, disse Lula.

“Essa menina bonita que está aqui. Eu estava perguntando: o que faz essa moça sentada, que eu não ouvi ninguém falar o nome dela? Falei: ‘Ela é cantora, ela vai cantar’. Aí perguntei [e responderam]: ‘Não, não vai ter música’. Então ela vai batucar alguma coisa. Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor.”

“Também não é. Aí eu falei: ‘Nossa, então ela é namorada de alguém”. Também não é. O que é essa moça? Essa moça foi premiada ano que vem como a mais importante aprendiz dessa empresa e ganhou um prêmio na Alemanha. É isso que nós queremos fazer para as pessoas nesse país”, completou o presidente.

Luiza Eduarda Leôncio, de 20 anos, é operadora especialista da Volkswagen e foi contemplada com o prêmio Apprentice Award 2023, uma honraria conferida ao melhor aprendiz da empresa.

Após um interlúdio em que discursou sobre a nova bolsa para a permanência no ensino médio, Lula voltou a falar sobre a jovem e disse que, ao vê-la, questionou-se se ela queria namorar com ele.

 

CNN Brasil

 

Policial Militar é baleado na Comunidade do Japão e é socorrido ao Clóvis Sarinho

03/02/2024

Um policial militar, da Rocam, foi baleado na tarde deste sábado (3), durante uma incursão na comunidade do Japão.

O tiro atingiu o braço do militar que foi socorrido ao Clóvis Sarinho.

Equipes do BP Choque continuam na comunidade em busca do autor do tiro e contam com o apoio do helicóptero Potiguar 02.

 

Desligamento de linha de transmissão da Chesf deixa mais de 294 mil clientes sem energia elétrica na zona Norte de Natal e cidades do interior do RN, diz Cosern

03/02/2024

                                 Foto: NEOENERGIA COSERN

 

Mais de 294 mil clientes ficaram sem energia elétrica na tarde deste sábado (2). Além de bairros da zona Norte de Natal, municípios situados entre Ceará-Mirim e Galinhos também foram afetados.

Segundo informou a Cosern em nota, o desligamento de uma linha de transmissão da Chesf provocou interrupção no fornecimento de energia. Leia a integra da nota abaixo:

NOTA – NEOENERGIA COSERN

Natal (RN), 3 de fevereiro de 2024

A Neoenergia Cosern esclarece que o desligamento de uma linha de transmissão da Chesf provocou interrupção no fornecimento de energia para mais de 294 mil clientes de bairros da zona Norte de Natal e nos municípios situados entre Ceará-Mirim e Galinhos, às 15h28 deste sábado (3).

A partir de manobras no sistema elétrico 63 mil clientes tiveram o fornecimento restabelecido em 01 minuto.

Maiores informações sobre a ocorrência devem ser obtidas junto à Chesf e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

 

América perde na estreia da Copa do Nordeste

03/02/2024

Time potiguar foi superado na estreia do torneio pelo Fortaleza por 2 a 1, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Comemoração do gol de Souza do América (RN), marcado diante do Fortaleza, durante partida válida pela primeira rodada Copa do Nordeste 2024, disputada na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), neste sábado, 03 de fevereiro de 2024. – Foto: CAIO ROCHA/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

 

O América/RN estreou com derrota na Copa do Nordeste. Neste sábado (03), o time potiguar foi superado pelo Fortaleza por 2 a 1, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

O gol do alvirrubro foi assinalado por Souza, de pênalti, no segundo tempo. Entretanto, o Leão garantiu a vitória com gols da dupla argentina: Lucero e Tomás Pochetino.

Único clube potiguar campeão do Nordeste, com o título de 1998, o América-RN voltou a disputar a fase de grupos do torneio após quatro anos. Já o time cearense vinha de ótima fase no Campeonato Cearense, com três jogos vitórias.

O primeiro tempo viu o Fortaleza começar com uma excelente chance, com Marinho atingindo a trave. Já o América-RN impôs uma forte marcação, resultando em poucas chances claras de gol na primeira etapa.

No segundo tempo, Titi cometeu pênalti em Gustavo Henrique, e Souza, com uma paradinha, abriu o placar para o time potiguar. Minutos depois, Marinho sofreu um pênalti, Lucero cobrou e empatou. No final da partida, Pochettino cobrou a falta, virando o jogo e garantindo a vitória para o Fortaleza.

O próximo desafio do Fortaleza será contra o CRB em 11 de fevereiro, domingo, às 16 horas, no Rei Pelé. Já o América-RN receberá o Itabaiana no mesmo dia, às 19 horas, na Arena das Dunas.

 

NOVO NOTÍCIAS

 

Ocupação hoteleira deve superar 80% no RN durante o carnaval 2024

03/02/2024

Ocupação hoteleira deve superar 80% no RN durante o carnaval 2024 - Blog do  BG                                         Foto: Divulgação/ABIH

 

Durante o período do carnaval, a ocupação hoteleira potiguar deve chegar a 81%, segundo estima a Associação Brasileira da Industria de Hoteis no RN (ABIH/RN). As boas expectativas vêm depois de um mês de janeiro positivo para o turismo. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam um incremento de 8% no número de voos para o Rio Grande do Norte durante a alta estação deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa mais turistas chegando à capital.

“A expectativa é de que o estado atinja uma taxa de ocupação média de 81%, no Carnaval deste ano, um resultado muito positivo para todos os segmentos do turismo, em especial para a hotelaria, um dos grandes responsáveis pela geração de empregos no estado”, declara o presidente da ABIH/RN, Abdon Gosson.

Ele destaca que esse percentual é resultado do trabalho desenvolvido pela entidade e os poderes públicos. “Reverbera em notícias positivas, como o RN posicionado em 4º e 5º destinos mais procurados para o período, segundo pesquisas recentes de algumas operadoras de viagens”, destacou.

O Rio Grande do Norte, por meio da capital Natal, que é a porta de entrada de turistas ao estado devido ao Aeroporto, figura nas primeiras colocações nos levantamentos que as operadoras de turismo elaboram. A CVC, por exemplo, divulgou que o estado potiguar está na quarta colocação na busca para o Carnaval. O incremento nas viagens para o período foi de 35% em relação ao ano passado, sendo o Nordeste o campeão de preferência.

Já na plataforma de viagens Decolar, o Rio Grande do Norte aparece como 5º destino mais procurado para o período de folia. Foram avaliadas buscas de pacotes de viagens para fevereiro e o Brasil cresceu 114% em comparação com mesmo período do ano passado.

Os turistas que mais procuram o estado vêm do Sudeste com 52, 94% do total, com destaque para São Paulo com 38,43%% dos visitantes. O público feminino é o que mais procura as terras potiguares para viajar.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN), Luis Leite, acredita que o trabalho realizado pela operadora Azul Viagens, está ajudando a manter o nível de turistas na cidade agora em fevereiro, para o período do carnaval. “Ela fez um trabalho com voos extras do dia 9 até o dia 19 de fevereiro, saindo de Guarulhos, São Paulo, Salvador e do Rio de Janeiro para Natal. São cidades que têm grandes carnavais, então a proposta é oferecer um destino mais tranquilo como é Natal”, disse ele.

A expectativa para este ano é superar 2023. Luis Leite pontua que no ano passado os efeitos da pandemia da covid-19 ainda eram evidentes e, que, neste ano, espera-se um aumento de turistas chegando ao estado. “Já notamos um crescimento significativo em relação ao ano passado quando as pessoas ainda estavam um pouco receosas em fazer viagens. Esperamos ter aí em torno de 20%”, estima o vice-presidente da ABAV/ RN.

Para o ano, as expectativas, segundo ele, também são positivas, especialmente pelo incremento de mais 19 mil assentos anunciados pela Azul Viagens para voos dedicados, ou seja, que incluem o pacote de lazer, com a proposta de manter o movimento de alta estação (janeiro, fevereiro, julho) em outros períodos.

Já em janeiro, o setor comemorou resultados animadores. De acordo com Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio), o mês de janeiro teve 1.904 voos e 31 chegadas por dia, com 20 ligações, sendo duas delas internacionais, no Aeroporto Internacional de Natal.

 

Tribuna do Norte

 

Sisu: MEC divulgou lista errada de aprovados porque não havia terminado de analisar todas as categorias de cotas

03/02/2024

Sisu: MEC divulgou lista errada de aprovados porque não havia terminado de  analisar todas as categorias de cotas                                                 Foto: divulgação

 

As primeiras listas de aprovados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgadas em 30 de janeiro, estavam erradas porque não haviam sido finalizadas pela pasta. Os resultados ainda estavam “rodando” internamente, para que todas as regras de cotas fossem aplicadas, quando o site do Sisu passou a exibir as classificações precocemente. A notícia é do portal g1.

A cada vez que o sistema analisa uma nova categoria de cotas, a lista de aprovados é modificada, e os candidatos são remanejados. O que aconteceu: o MEC divulgou a relação de classificados no meio do processo, antes de chegar ao último degrau.

Depois de cerca de 25 minutos, a página com as informações equivocadas foi tirada do ar. No dia seguinte, os resultados definitivos e corretos foram divulgados, e alunos que já haviam comemorado a aprovação na universidade descobriram que estavam fora da lista de classificados.

Publicamente, o MEC admitiu apenas que houve “uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados”. Segundo a pasta, o episódio está sendo rigorosamente investigado. No meio do cálculo das cotas, a lista foi publicada.

Em 2024, pela primeira vez, o Sisu passou a seguir um novo critério na distribuição de vagas:

- *Todos os candidatos concorreram, primeiramente, às vagas de ampla concorrência (mesmo aqueles inscritos como cotistas). Se a universidade X ofereceu 10 vagas nessa modalidade, os 10 alunos com notas mais altas já foram selecionados aqui.

- *Os cotistas que não conseguiram se classificar na ampla concorrência passaram, aí sim, a ser considerados para as vagas de políticas afirmativas.

?Entra aqui uma “escadinha” de tipos de cotas: primeiro, todos os inscritos (sejam cotistas por renda, por raça ou por escola pública) foram avaliados para as vagas de “alunos que estudaram integralmente em escola pública, independentemente da renda”.

Eram 10 vagas? Então, os dez candidatos com notas mais altas já ficaram garantidos aqui, mesmo que tivessem se inscrito na modalidade de quilombolas, de indígenas ou de pessoas com renda menor do que 1 salário mínimo, por exemplo.

- *Quem ficou de fora desse primeiro “degrau” passa para o segundo: pessoas que tenham estudado “integralmente em escola pública, independentemente de renda, e que tenha uma deficiência”. O candidato se encaixa nesse critério? Sua nota está entre as mais altas? Ele já é classificado aqui.

- *Depois, o terceiro degrau: vêm os alunos que estudaram “integralmente em escola pública, independentemente de renda, e que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas”. Eram 5 vagas? Ficam as 5 maiores notas aqui, mesmo que os alunos tivessem se inscrito em modalidades mais específicas de cota, como pretos, pardos e indígenas E de baixa renda. São, ao todo, 8 “degraus” considerados.

4º degrau: integralmente em escola pública, independentemente de renda, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas;

5º degrau: integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita;

6º degrau: integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita, que sejam pessoas com deficiência;

7º degrau: integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita, que se autodeclarem quilombolas; e

8º degrau: integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.”

Para que há a nova regra de cotas?

Até 2023, os candidatos só eram considerados para a categoria de cotas no qual haviam se inscrito, sem esse remanejamento.

A ideia da nova política de ações afirmativas, definida pela portaria nº 2.027, de 16 de novembro de 2023, é possibilitar o acesso à universidade a mais cotistas.

Uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, que tirar uma nota mais alta do que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “lista geral” e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

 

Com informações do g1, por Luiza Tenente

 

Idoso de 62 anos é preso e 19 condutores são autuados durante fiscalização da Lei Seca em Natal

03/02/2024

                                                 Foto: CPRE

 

A fiscalização Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE), por meio da Operação Lei Seca, realizada na noite de de sexta-feira (02) e madrugada deste sábado (03), resultou na prisão de um idoso de 62 anos após o teste de alcoolemia apontar valor de 0.44mg/l, configurando crime.

De acordo com informações do CPRE, a fiscalização aconteceu no bairro de Ponta Negra e avenida Hermes da Fonseca e resultou ainda na autuação de 19 condutores por dirigir sob efeito de álcool.

Eles deverão pagar multa no valor de R$2.934,70, além de ter o direito de dirigir suspenso pelo período de um ano.

 

Ponta Negra News 

 

Professoras da UFRN acusadas de maus-tratos contra filhas dizem são “vítimas de denúncias absurdas” de “cuidadora que se mostrou homofóbica”

03/02/2024

As professoras da UFRN acusadas de maus-tratos contra as filhas adolescentes afirmaram que estão recebendo ‘mensagens ameaçadoras’ no grupo do condomínio onde residem. Elas também afirmam que estão sendo vítimas de uma denúncia absurda.

As professoras atribuem a denúncia à ‘homofobia’ da cuidadora que ficou em casa com as meninas durante uma viagem que fizeram. Após a denúncia, as meninas foram levadas para um abrigo, segundo as professoras.

 

Jovem Camarense conquista uma vaga no curso de Medicina da UFRN

03/02/2024

Jovem Camarense, Ezequiel de Gois conquista uma vaga no curso de Medicina da UFRN (Foto: reprodução rede social)

 

O Blog do Montoril parabeniza o Jovem Ezequiel de Gois, do Amarelão, território mendonça pela sua aprovação em Medicina na UFRN. Aproveitando para parabenizar toda a sua família em nome da Mãe Flávia de Góis Brito e o pai Gadiel Belarmino de Brito.

Parabéns pela sua conquista! Sei o quanto se esforçou para alcançar seus objetivos e é uma honra poder compartilhar o sabor da sua vitória. Tenho certeza que muitas outras virão pela frente!

Jovem Camarense é aprovado no curso de Medicina da UFRN, Ezequiel de Gois  ladeado de seus familiares e professores (Foto: reprodução rede social)

 

 

Jovem Camarense conquista uma vaga no curso de Medicina da UFRN

03/02/2024

Jovem Camarense, Ezequiel de Gois é aprovado no curso de Medicina da UFRN (Foto: reprodução rede social)

 

O Blog do Montoril parabeniza o Jovem Ezequiel de Gois, do Amarelão, território mendonça pela sua aprovação em Medicina na UFRN. Aproveitando para parabenizar toda a sua família em nome da Mãe Flávia de Góis Brito e o pai Gadiel Belarmino de Brito.

Parabéns pela sua conquista! Sei o quanto se esforçou para alcançar seus objetivos e é uma honra poder compartilhar o sabor da sua vitória. Tenho certeza que muitas outras virão pela frente!

Jovem Camarense é aprovado no curso de Medicina da UFRN, Ezequiel de Gois, ladeado de seus familiares e professores (Foto: reprodução rede social)

 

 

Morre ‘Seu França’, da Vacaria do França, aos 77 anos

03/02/2024

Morreu neste sábado (3), um dia após completar 77 anos, Francisco Juvêncio, conhecido como ‘Seu França’, da Vacaria do França, na estrada de Genipabu.

Um homem muito querido, respeitado, decente, e um dos mais antigos fazendeiros do Rio Grande do Norte.

Ele deixa a esposa, três filhos, seis netos e um bisneto.

O velório acontece a partir das 12h, na capela do Morada da Paz em Emaús. O sepultamento ocorre às 18h.

 

Carro e moto roubados nas proximidades da feira livre de João Câmara

03/02/2024

                                    (Foto: reprodução/WhatsApp)

                                   (Foto: reprodução/WhatsApp)

 

A insegurança aos redores da feira livre da cidade de João câmara está se tornando motivo de preocupação para quem frequenta o local.

Mais um registro de roubo de veículos vem sendo denunciado nas redes sociais. Nesta manhã de sábado (3), um carro e uma moto foram roubados. Segundo informações de grupos de WhasApp , um veículo de placa MYJ7570, pertecente ao Luiz Gonzaga, conhecido como Faula do Assentamento Santa Terezinha, foi roubado das proximidades da estação do trem.

https://blogdeassis.com.br/2024/carro-e-moto-roubados-nas-proximidades-da-feira-livre-de-joao-camara/337005/

 

 

Estudantes potiguares vão recorrer na justiça resultado do Sisu

03/02/2024

Na corrida contra o tempo, já que as universidades divulgaram os calendários para efetivação das matrículas, as estudantes potiguares que sofreram mudanças com a alteração do resultado final do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vão recorrer à Justiça para solicitar que o primeiro resultado divulgado ainda no dia 30 de janeiro seja cumprido, garantindo as vagas nos cursos em que elas foram aprovadas.

De acordo com o advogado Allyson Medeiros, que representa a família da estudante Jainy Azevedo de Araújo, de 18 anos, já foi solicitado ao poder judiciário a permanência do resultado que indicava a aprovação da jovem. 

“Nós demos entrada em uma mandado de segurança buscando reaver a classificação da estudante. Contudo, apesar de ser muito difícil, nós tentamos. Hoje, a administração pública tem o direito de reaver seus atos. Na petição, citamos o INEP e a própria União Federal”, disse o advogado. 

Além do mandado de segurança, o advogado informou ainda que pediu uma indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil para a estudante, quantia que segundo o representante, serve para mostrar o interesse na aprovação, e não no valor financeiro. “Queremos mostrar ao juiz que nossa prioridade é a aprovação da estudante e não a indenização”, apontou.

Jainy Azevedo de Araújo, de 18 anos, é de Jardim do Seridó. Na primeira divulgação do Sisu, que de acordo com o MEC aconteceu por um bug no sistema, foi aprovada no curso de Medicina, em Pernambuco. Já no resultado final,  a jovem ficou fora das vagas.

Um outro caso divulgado em âmbito nacional foi o da estudante Clara Letícia Pereira Leite, que também tem 18 anos. Nas redes sociais, a estudante divulgou fotos dos resultados divergentes.

Ao NOVO Notícias a estudante informou que está buscando informações com profissionais ligados ao direito para saber como recorrer o resultado.

 

Em exclusiva ao BG, Márcia Freire fala do bloco Se Parar eu Caio e conta sua história com Natal

03/02/2024

Ela foi a explosão do carnaval baiano nas décadas de 1990 e 2000. Não à toa recebeu o apelido de “Furacão Baiano”.

O Blog do BG entrevistou com exclusividade a cantora Márcia Freire, que estará em Natal na próxima terça-feira (6) para mais um showzaço no palco do Bloco Se Parar Eu Caio.

Nesse bate papo ela fala do passado, do presente e também do futuro da sua carreira que coleciona enormes sucessos que estouraram no Brasil inteiro.

Você já puxou trios de Norte a Sul e já foi o maior destaque do Carnaval de Salvador. O que representa o carnaval para você?

Fui um dos destaques do carnaval de Salvador. São muitos artistas. Carnaval representa o começo da minha carreira, representa muita coisa. Eu vim do carnaval. Desde pequena já via os trios, achava muito mágico e queria estar ali em cima do trio elétrico. Carnaval faz parte da minha música e da minha vida. Foi ali que aprendi tudo.

Você puxou bloco também no nosso Carnatal por muitos anos. O que achou da experiência?

Puxei muitos anos o bloco Caju com Sal. Somos um dos pioneiros do Carnatal. Conhecemos pessoas, criamos amizades. O Caju com Sal foi algo maravilhoso. Sua música, seu hino. Bloco lotado. Cantar o hino do bloco com os camarotes lotados. O Caju com Sal ainda faz parte da minha vida, de lembranças. Tanto que no Se Parar Eu Caio tem muita gente do Caju com Sal.

Quando cheguei em Natal, a cidade abraçou nosso trabalho. Quando a gente começou o bloco Caju. Bloco lotado, era tanta gente que precisaram aumentar mais a corda para caber todos os foliões. Tenho amigos aqui. Natal representa muita coisa para mim. Me sinto em casa. A gente tem essa de se sentir parte da cidade. Essa relação com as pessoas.

Como você vê esses projetos como o do Bloco Se Parar Eu Caio que resgatam carnaval de rua?

Carnaval de rua é um resgate cultural. Desde pequena lembro das famosas marchinhas. É o carnaval de verdade. É essa festa onde agrega todo mundo na rua. Muito importante culturalmente para a cidade. O bloco Se Parar eu Caio tem essa relação e valores culturais na rua.

E tocar em Natal, qual o sentimento que vem em sua mente?

Tenho uma história enorme com Natal. Tenho muitos amigos queridos, muitos fãs. Foram mais de 10 anos puxando bloco no Carnatal, ja são três anos no bloco Se Parar Eu Caio e o público é quem dá as cartas. E esse público é maravilhoso. Toco meus maiores sucessos da minha trajetória. E isso é muito bacana porque muitos têm memórias afetivas, choram ali, me emociona também. Em Natal, a gente canta em casa.

Quais são as músicas que mais marcaram a sua carreira?

Tenho uma trajetória muito grande com as músicas que mais marcaram minha carreira. “Vermelho”, por exemplo, foi o momento que saí da banda Cheiro de Amor e não sabia o que seria dali em diante. Com o lançamento, a música estoura. E foi muito marcante para mim. “Minha Doce Obsessão”, “Auê”, dentre tantas outras compõem a minha trajetória e o meu repertório.

E qual é aquela música que jamais sairia do repertório?

Acho que “Doce Obsessão” não sairia nunca do meu repertório. Espero todos cantando essa, e várias outras canções que foram sucesso, na próxima terça, no Bloco Se Parar Eu Caio. Beijos a todos e até lá.

https://www.blogdobg.com.br/em-exclusiva-ao-bg-marcia-freire-fala-do-bloco-se-parar-eu-caio-e-conta-sua-historia-com-natal/

 

Dnit vai abrir agulha de acesso à marginal da BR-101 perto do Via Direta e fechar saída de Potilândia

03/02/2024

                                   Foto: Reprodução/TV Tropical

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou uma série de intervenções na BR-101, entre o Shopping Via Direta e o acesso ao Viaduto do 4º Centenário. A primeira parte é a abertura de uma agulha de acesso da pista principal para a marginal em frente ao Via Direta.

Segundo o departamento, os serviços foram iniciados e serão realizados das 9h às 16h. Os trabalhos devem seguir até o final de fevereiro. “O objetivo é abrir um novo acesso na rodovia, visando melhorar a segurança e fluidez da rodovia”, explicou.

O cronograma do Dnit inclui ainda o fechamento da agulha de acesso à via principal, que fica logo após o shopping, mas sempre prazo definido pelo órgão. “O trecho está devidamente sinalizado, alertando para os trabalhos no local. Em caso de chuva, o serviço será suspenso”, acrescentou.

Em nota, o Dnit explicou ainda que “a modificação do fluxo de veículos no sentido Zona Sul – Centro de Natal tem o objetivo de reduzir os congestionamentos registrados nos horários de grande fluxo, nas proximidades do complexo viário do quarto centenário”.

A outra intervenção no sistema viário será o fechamento da agulha de acesso à marginal que fica logo após a passarela de Potilândia. O trecho apresenta bastante retenção de veículos em horários de pico. No entanto, o Dnit não informou quando será o fechamento.

Confira o cronograma de intervenções

– Abertura da barreira divisora de pistas nas proximidades do shopping Via Direta criando uma agulha de acesso à via marginal;

– Avaliação de impactos no trânsito, com fechamento provisório da agulha de acesso à via principal, nas proximidades do shopping Via Direta (sinalização com cones);

– Avaliação de impactos no trânsito, com fechamento provisório da agulha de acesso à via marginal nas proximidades da passarela de Potilândia (sinalização com cones);

– Havendo a constatação de impactos positivos, ocorrerá o fechamento definitivo da agulha de acesso à via principal nas proximidades do shopping Via Direta, bem como da agulha de acesso à via marginal nas proximidades da passarela de Potilândia.

 

Portal da Tropical

 

Seis trechos do litoral do RN estão impróprios para banho, aponta Idema

03/02/2024

           Praia de Maracajaú, litoral norte do RN — Foto: Fernanda Zauli/g1

 

Seis trechos de praias do litoral do Rio Grande do Norte estão impróprios para banho, segundo o mais recente Boletim de Balneabilidade das praias do programa Água Azul, divulgado nesta sexta-feira (2). São eles:

Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;

Rio Pium (Ponte Nova), em Parnamirim;

Rio Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;

Areia Preta (Praça da Jangada), em Natal;

Barra de Maxaranguape, em Maxaranguape;

Maracajaú, em Maxaranguape.

Foram coletadas e classificadas 51 amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

O Boletim da Balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A validade é de uma semana.

O estudo é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

 

Do g1/RN

 

Fim de semana deve ser de sol e pancadas de chuva no RN; temperatura pode atingir 37 ºC

03/02/2024

Fim de semana deve ser de sol e pancadas de chuva no RN; temperatura pode  atingir 37 ºC – Blog Jair Sampaio

O fim de semana deve ser marcado por céu aberto pela manhã e pancadas de chuva na maior parte das regiões do Rio Grande do Norte. Em Natal, a previsão para o sábado (3) é de Sol com muitas nuvens ao longo do dia, com expectativa de períodos nublados e chuva a qualquer hora. Já no domingo (4), o tempo segue semelhante, com temperaturas alternando entre a mínima de 24 ºC e a máxima de 30 ºC. As informações meteorológicas são do Portal Clima Tempo.

Na região Oeste do Rio Grande do Norte, Mossoró deve ter um fim de semana marcado por Sol e céu com nuvens pela manhã. Já à tarde, são esperadas pancadas de chuva e à noite o tempo fica firme. Enquanto no sábado a temperatura oscila entre 26 ºC e 36 ºC, no domingo a variação será de 25 ºC a 35ºC.

Em Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar, a máxima pode chegar a 37 ºC. A previsão aponta Sol e aumento de nuvens pela manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite no sábado. No domingo, o tempo segue o mesmo, com exceção do período noturno que deve ficar firme.

No Seridó, Currais Novos deve registrar temperaturas entre 23 ºC e 35ºC. Assim como nas demais regiões do Estado, a previsão do tempo para o fim de semana é de sol e pancadas de chuva à tarde. Já à noite, o tempo fica aberto.

 

Tribuna do Norte

 

Prefeitura de São Miguel do Gostoso Promove Ação de Saúde no Verão Protegido

03/02/2024

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma significativa ação de prevenção e combate às doenças imunopreveníveis no dia 26 de janeiro de 2024. Intitulada "Verão Protegido", a iniciativa integra uma campanha estadual abrangente com o propósito de incentivar a população a atualizar seu esquema vacinal contra enfermidades como Covid-19 e Febre Amarela, além de combater a proliferação do Aedes Aegypti, vetor das arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Em São Miguel do Gostoso, a vacinação, parte essencial do programa Verão Protegido, ocorreu das 8h às 12h nas Unidades Básicas de Saúde do Maceió e Dourados, localizadas na sede do município, e nas UBS Morros, Serra Verde e Antônio Conselheiro, situadas nos distritos da Baixinha dos França, Paraíso e Antônio Conselheiro, respectivamente.

O programa Verão Protegido foi concebido como parte de uma estratégia mais ampla coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que mobilizou mais de 100 municípios do Rio Grande do Norte para o Dia D, que em São Miguel do Gostoso aconteceu na sexta-feira (26). Nesta terceira edição da campanha, o foco central recaiu sobre a vacinação e o combate à Dengue, articulando esforços para ampliar a cobertura vacinal contra Covid-19, Febre Amarela e Meningite C, especialmente entre a população infantil.

A campanha iniciou no dia 20 deste mês e estende-se até 03 de fevereiro, visando proteger um maior contingente de indivíduos. Os postos de vacinação foram distribuídos estrategicamente por várias regiões do estado, priorizando áreas litorâneas e pontos turísticos como praias e aeroportos.

No contexto do Verão Protegido, a atenção à Dengue recebeu destaque especial, considerando o aumento significativo dos casos suspeitos no Rio Grande do Norte. A equipe técnica da Sesap alertou sobre a necessidade de intensificar as ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti, principal vetor das arboviroses. A campanha incluiu atividades de conscientização nos pontos de vacinação, reforçando a importância da prevenção e do controle da proliferação do mosquito.

A Secretaria de Saúde do município de São Miguel do Gostoso reforçou seu compromisso com a saúde pública, iniciando o Plano Municipal de Contingência no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti e suas arboviroses. Equipes do Setor de Controle de Endemias participaram ativamente da campanha, promovendo palestras e orientações nas Unidades de Saúde sobre medidas preventivas.

Com essa abordagem abrangente e colaborativa, a gestão Renato de Doquinha reafirma seu comprometimento com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade, unindo esforços em prol de um Verão Protegido para todos os cidadãos de São Miguel do Gostoso.

 

Primeira páginaAnterior Próxima Última página