Política

Política

VÍDEO: Cadu Xavier descarta Zenaide na chapa de 2026 caso mantenha apoio a Allyson Bezerra

03/07/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por 98 FM Natal (@98fmnatal)

Vídeo: reprodução Instagram

 

O pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, afirmou que a senadora Zenaide Maia (PSD) só terá lugar na chapa majoritária governista se permanecer alinhada politicamente com o grupo da governadora Fátima Bezerra (PT). A declaração foi feita durante entrevista à jornalista Anna Ruth Dantas, na estreia do programa Primeira Pauta, da 98 FM.

Cadu destacou que a senadora, embora tenha sido eleita em 2018 com apoio da esquerda e em chapa com Fátima, tem mantido movimentações políticas que indicam aproximação com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), pré-candidato ao governo e nome da oposição. Diante desse cenário, ele deixou claro: se Zenaide optar por outro campo político, será descartada como opção da aliança governista ao Senado em 2026.

Ele também descartou a possibilidade de um arranjo dividido, no qual Zenaide poderia apoiar um adversário ao governo e, ao mesmo tempo, manter apoio à candidatura de Fátima ao Senado. “O candidato ou candidata ao Senado que estará ao lado da governadora necessariamente terá que estar no mesmo palanque que nós, defendendo o legado da professora Fátima e a nossa candidatura ao governo”, disse.

 

Portal 98FM Natal

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Política

Prefeito de Jandaíra recebe comitiva do MST, STTR e FETARN para discutir pautas do acampamento José Teixeira

02/07/2025

Foto: Divulgação

 

Na tarde desta segunda-feira, 1º de julho, o prefeito de Jandaíra, Reginaldo Vitorino (PT), recebeu uma comitiva formada por representantes da Direção Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jandaíra (STTR), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), além da coordenação do Acampamento Professor José Teixeira da Silva.

Durante o encontro, os representantes entregaram uma pauta de reivindicações que abrange demandas em níveis estadual, regional e local, com destaque para questões relacionadas ao próprio acampamento, situado na área da Base da EMPARN de Terras Secas, conhecida como Serra Verde.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Matias Filho (MDB), e os vereadores Anderson Aguiar, Dedé da Oficina e Ivanaldo Alexandre, todos do Partido dos Trabalhadores (PT).

O momento foi marcado pelo diálogo aberto entre o poder público e os movimentos sociais, com o objetivo de buscar soluções conjuntas para as demandas apresentadas pelas famílias do acampamento.

 

Fonte: Blog de Assis Silva

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Política

MP Eleitoral pede cassação do vereador Prof. Diego por fraude à cota de gênero

02/07/2025

A suspeita é que o partido do vereador, o Democracia Cristã, fraudou a cota de gênero durante as eleições de 2024

O Ministério Público Eleitoral pediu à Justiça a cassação do mandato do vereador Professor Diego, de Parnamirim. A suspeita é que o partido do vereador, o Democracia Cristã, fraudou a cota de gênero durante as eleições de 2024. O partido elegeu apenas uma cadeira, a de Diego, que recebeu 1.413 votos.

Segundo a promotora Tatiana Kalina Macêdo Chaves, o Democracia Cristã registrou candidaturas de mulheres apenas para cumprir a lei que obriga cada partido a ter pelo menos 30% de candidatas mulheres, mas sem a intenção real de que elas concorressem de verdade. Essa prática é conhecida como “candidatura laranja” e é proibida pela Justiça Eleitoral.

professor diego

MP Eleitoral pede cassação do vereador Prof. Diego por fraude à cota de gênero - Foto: reprodução

 

A investigação aponta que as candidatas Paula Danielly, Yzabel Sulamita e Zenilda Fiori praticamente não fizeram campanha, tiveram pouquíssimos votos (7, 12 e 5 votos, respectivamente) e quase não movimentaram dinheiro de campanha — uma declarou receita zerada e as outras duas informaram arrecadação de apenas R$ 300 cada.

O Ministério Público destacou que a ausência de postagens regulares em redes sociais, a falta de material de campanha próprio e a participação apenas em eventos coletivos do partido são indícios claros de que as candidatas não estavam disputando de fato, mas apenas servindo para preencher o número mínimo de mulheres exigido por lei, enquanto a campanha era feita em benefício de outros candidatos, como o próprio Professor Diego.

O MP alega que, segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando há fraude na cota de gênero, o partido pode ter os votos anulados e os mandatos conquistados podem ser cassados, mesmo que não seja comprovado que os candidatos tinham conhecimento da fraude.

Agora, caberá à 50ª Zona da Justiça Eleitoral analisar o pedido e os documentos apresentados para decidir se Professor Diego perderá o mandato. Caso a Justiça acate o pedido, os votos do partido podem ser anulados e os suplentes não assumem, sendo necessário refazer a contagem de votos para a Câmara Municipal de Parnamirim.

Vereador defende regularidade da chapa e confia na manutenção do mandato

Procurado pela reportagem, Professor Diego disse que confia na manutenção do mandato. Ele destaca que outros partidos de Parnamirim foram alvos de ação na Justiça Eleitoral, mas conseguiram comprovar a legalidade da formação das chapas.

“A gente está muito tranquilo. No momento certo, a juíza vai realizar a decisão e não tenho dúvida que o resultado será improcedente (para a ação). Nosso partido homologou em convenção 9 candidaturas femininas, quando o mínimo era 7. Como tentamos fraudar a cota de gênero? Homologamos 2 candidaturas a mais que o mínimo”, afirma.

Sobre a atuação das mulheres, ele disse que o partido não tinha estrutura suficiente para repassar vultosos recursos para todas as candidaturas. E destacou que algumas candidatas usaram recursos próprios em suas campanhas. “Uma das candidatas fez campanha em rede social. Não produziu material gráfico, mas usou santinho da majoritária e divulgou seu número”, declarou.

Em relação à baixa votação, ele disse que o desempenho foi alheio à vontade das candidatas. “Ninguém é obrigado a votar em ninguém. Não há na lei obrigação de ter o mínimo de votos para uma candidatura ser legítima”, declarou o vereador.

 

Fonte: AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Política

Jandaíra: Câmara aprova Lei em defesa das pessoas com diabetes

01/07/2025

Pode ser uma imagem de ‎9 pessoas e ‎texto que diz

A Câmara Municipal de Jandaíra/RN aprovou o Projeto de Lei Legislativo nº 012/2025, de autoria do vereador Thiago Aguiar, que estabelece a Política de Prevenção e Assistência Integral à Pessoa Diabética no município. 

A nova lei também autoriza a concessão de sensores digitais medidores de glicose para os portadores de diabetes tipo 1, promovendo mais qualidade de vida e cuidado com a saúde!

Um passo importante para garantir mais dignidade e bem-estar à nossa população! Ver menos.

 

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Política

Advogado de Bolsonaro nega ao STF ter buscado informações sobre delação de Cid

01/07/2025

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

O advogado Paulo Amador Cunha Bueno, que atua na defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não tentou obter informações sobre a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid e nem buscou assumir a defesa do militar.

Bueno irá prestar depoimento à Polícia Federal (PF) sobre o caso nesta terça-feira. O advogado pediu ao STF para ser dispensando, mas afirmou que à disposição para comparecer e que confirmaria esse relato.

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes determinou que Bueno e Fabio Wajngarten, ex-assessor de Bolsonaro, prestassem depoimento após a família de Mauro Cid relatar abordagens dos dois.

A medida ocorre no âmbito de um inquérito no qual o ex-assessor presidencial Marcelo Câmaro e o advogado Eduardo Kuntz são investigados por uma suposta tentativa de interferência na delação de Cid.

Em depoimento escrito, enviado ao STF, a mãe de Mauro Cid, Agnes Barbosa Cid, afirmou ter sido abordada por Kuntz e Bueno durante uma competição de hipismo em São Paulo, na qual sua neta, filha do tenente-coronel, estava participando.

Agnes relatou ter ficado “tensa”, por não entender porque os advogados queriam com ela. Ela disse que não perguntaram sobre a delação, mas que se ofereceram para defender Cid.

Em petição enviada ao STF na segunda-feira, Bueno confirmou o encontro, em agosto de 2023, mas afirmou que ele foi “casual e breve”. De acordo com advogado, Agnes que o procurou, para agradecê-lo por ter ajudado na inscrição de sua neta na competição. Ele teria respondido com um elogio ao desempenho dela na disputa.

“O encontro foi bastante breve, amistoso e absolutamente protocolar, dividindo o agradecimento da Sra. Agnes com os cumprimentos do peticionário pela importante conquista da jovem amazona. Nada para além disso. O encontro na Sociedade Hípica Paulista de fato ocorreu, porém de maneira absolutamente casual e breve”, afirmou Bueno.

O advogado acrescentou que não falou sobre a delação, ressaltando que ela somente seria homologada no mês seguinte. Também disse que não tentou assumir a defesa de Cid, porque isso imoral e antiético.

 

O Globo

 

Essa publicação é um oferecimento

CHAGAS CABELELEIRO

Política

Itamaraty rebate The Economist e diz que moral de Lula é “indiscutível”

01/07/2025

Foto: Ricardo Stcukert

 

Após a revista “The Economist” apontar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu influência no exterior e popularidade interna, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta terça-feira (1º) uma carta, assinada pelo chanceler Mauro Vieira, dizendo que o Brasil não faz “tratamento à lá carte do direito internacional” e que o respeito “à autoridade moral” do chefe do Executivo brasileiro é “indiscutível”.

“Não fazemos tratamento à la carte do direito internacional nem interpretações elásticas do direito de autodefesa”, escreveu o Itamaraty. “Para humanistas de todo o mundo, incluindo políticos, líderes empresariais, acadêmicos e defensores dos direitos humanos, o respeito à autoridade moral do presidente Lula é indiscutível.”

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Política

Shirley Targino assumirá Secretaria de Assistência Social em Mossoró

01/07/2025

Foto: reprodução

 

A nomeação da ex-prefeita Shirley Targino para a Secretaria de Assistência Social de Mossoró, prevista para esta semana, é cheia de simbologia. Shirley é figura de prestígio no interior do RN, com atuação política consolidada além de Messias Targino, onde já foi prefeita por quatro vezes. Soma-se a isso o fato de ser esposa do deputado federal João Maia, presidente do PP no Estado.

O movimento reforça especulações sobre os planos de Allyson para 2026. Ao atrair um nome com capital político e articulação, o prefeito sinaliza que está montando uma coalizão além de Mossoró — mirando claramente o Governo do Estado. A aliança com o PP pode ser apenas o primeiro elo de uma rede que se desenha desde já, com olhos voltados para a sucessão estadual.

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Política

Maurício Caetano reencontra amigos e aliados no Forró de São Pedro do CCI em João Câmara

30/06/2025

Fotos: reprodução

 

A noite do último sábado (28) foi marcada por reencontros, alegria e muito forró em João Câmara. No tradicional Forró de São Pedro, realizado no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), o ex-prefeito Maurício Caetano esteve presente ao lado de amigos, correligionários e do pré-candidato a deputado federal Abraão Lincoln.João Câmara camping guide

A presença de Maurício no evento é mais uma demonstração de que ele está retomando com força total suas atividades políticas. Nos últimos dias, o ex-prefeito tem intensificado visitas às comunidades, participado de confraternizações e conversado com aliados sobre o futuro político do grupo que representa.

No CCI, o clima era de festa, mas também de reencontro. Maurício foi recebido com carinho por muitas pessoas que relembraram sua atuação à frente da Prefeitura e aproveitaram o momento para colocar a conversa em dia. Entre uma sanfona e outra, o que se viu foi um ambiente de união, diálogo e boas energias.

Com a retomada de sua agenda pública e política, os próximos passos de Maurício Caetano começam a atrair olhares atentos no cenário local. E pelo que se viu no Forró de São Pedro, ele ainda tem muito apoio e disposição para caminhar.

 

Com Informações do Blog de Assis Silva

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

“A missão do capitão ainda não acabou. Ele ainda vai fazer a diferença. Volta, Bolsonaro”, diz Tarcísio

30/06/2025

Foto: Reprodução

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a discursar em favor da candidatura do ex-presidente, durante manifestação bolsonarista realizada neste domingo, 29, na Avenida Paulista.

Segundo Tarcísio “podem tentar tirar uma pessoa das urnas, mas nunca vão tirar do coração das pessoas”.

“A gente nunca imaginou que seria importante lutar pela liberdade. Há democracia sem liberdade? Não. Há democracia sem liberdade de expressão? Não. Não há democracia tirando uma pessoa das urnas. Podem tentar tirar as pessoas das urnas, mas nunca vão tirar do coração das pessoas. Do coração do povo. Jamais o Bolsonaro vai sair do coração de cada um de vocês. E é isso que eu escuto aonde eu vou. Onde as pessoas me abraçam e pedem para levar um abraço para o presidente: ‘Leva um abraço pro capitão, leva a nossa solidariedade para o capitão’.

Mas eu quero dizer para vocês. A missão do capitão ainda não acabou. Ele ainda vai fazer a diferença. Porque se tá tudo caro? Volta, Bolsonaro”.

 

 

 

 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf)

Em seu discurso, Tarcísio repetiu o slogan adotado pelo ex-presidente “Deus, Pátria, família e liberdade” em agradecimento a Bolsonaro:

“Eu sou muito grato ao presidente Bolsonaro. E eu vi esse homem sofrer”, continuou.

O governador também criticou a gestão do presidente Lula (PT) e prometeu “dar resposta” nas eleições do próximo ano.

“Dois anos e sete meses foi o tempo suficiente para o pessoal jogar tudo no lixo”, disse.

Os manifestantes interromperam a fala do governador com gritos de “Mito, mito”, que comentou: “Isso [os gritos] deve dar uma dor de cotovelo em umas pessoas. Porque só tem uma pessoa chamada de mito onde vai, mais ninguém. Que é o maior líder político da história.”

 

 

O Antagonista

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Política

Prefeito Jeferson Gomes aquece a economia do Agreste com a entrega da ‘Feira do Gado de Brejinho’

30/06/2025

Fotos: Reprodução

 

O prefeito vaqueiro do Agreste, Jeferson Gomes (MDB), que exerce o seu primeiro mandato como chefe do Executivo de Brejinho, eleito com maioria invejável ultrapassando 70% dos votos válidos nas eleições municipais de 2024, entrega ao povo do seu município e da região Agreste, a Feira do Gado, um espaço planejado para apoiar a comercialização de animais, beneficiando principalmente famílias de baixa renda.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog de Daltro Emerenciano (@blogdedaltroemerenciano)

Vídeo: reprodução

 

 

Blog de Daltro Emerenciano

Essa publicação é um oferecimento

BARRACÃO DO MARCELO

Política

Gestão Jaime Calado firma convênio para garantir parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública

29/06/2025

Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito Jaime Calado se reuniu com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), coronel Araújo, na sede da secretaria, localizada no Centro Administrativo, em Natal, para assinatura de convênio com as forças de segurança do Governo do Estado.

Ao iniciar sua fala, o prefeito agradeceu o apoio recebido durante o Festival São Gonçalo Junino: “Quero agradecer ao apoio prestado no nosso Festival São Gonçalo Junino, que garantiu segurança efetiva no nosso evento”, afirmou Jaime Calado. Ele continuou: “Esse convênio que assinamos vai integrar os órgãos de segurança municipal, porque sem segurança nada funciona.”

“Dr. Jaime, essa é uma soma de esforços. Reconhecemos sua atuação pública e o compromisso em garantir uma segurança de qualidade para a população”, destacou o secretário estadual Coronel Araújo.

O convênio tem como objetivo reforçar a segurança pública em São Gonçalo do Amarante, promovendo a integração entre os órgãos estaduais e as estruturas municipais, como a Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Secretaria de Defesa Social.

Também participaram da reunião: Carlos Leão (secretário municipal de Defesa Social) Mário David (secretário-chefe do Gabinete Civil), Ledson França (secretário de Comunicação), Osmir Monte (secretário adjunto da SESED), Marcos Vinícius (delegado da Polícia Civil da Grande Natal), Matheus Maicon (delegado da Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante), comandante Alarico José (comandante-geral da PMRN) e comandante Monteiro Júnior (comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN).

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

Anistia a presos e apoio a Bolsonaro no julgamento do golpe pautam manifestação deste domingo

29/06/2025

Foto: Getty Images

 

Sob o lema “Justiça Já”, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados voltam à Avenida Paulista (SP), neste domingo (29). A mobilização tem como objetivo demonstrar apoio ao ex-mandatário, que é réu em processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado, bem como reivindicar anistia aos presos do 8 de janeiro. O evento irá ocorrer a partir das 14h.

“Vamos para a [Avenida] Paulista domingo, mostrar mais uma vez para o mundo que nós queremos liberdade”, disse Bolsonaro, ao discursar para aliados e apoiadores durante um evento do PL, em Belo Horizonte (MG). O evento em São Paulo é organizado pelo pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e um dos principais aliados do ex-presidente.

O ato deve contar com a participação dos governadores Tarcísio Gomes de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Jorginho Melo (Santa Catarina) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro). O governadores Ratinho Jr. (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás) não devem comparecer.

Além dos gestores estaduais, aliados próximos a Bolsonaro também devem marcar presença, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os deputados Luciano Zucco (PL-RS), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF), Gustavo Gayer (PL-GO), Marco Feliciano (PL_SP), Carol De Torni (PL-SC), Marcel van Hatten (Novo-RS), André Fernandes (PL-CE), Mário Frias (PL-SP), entre outros. Os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Magno Malta (PL-ES), Rogério Marinho (PL-RN), Carlos Portinho (PL-RJ) e Jorge Seif (PL-SC) também sinalizaram a participação no ato.

 

Gazeta do Povo

 

Essa publicação é um oferecimento

STR ENCONTRO - JOÃO CÂMARA

Política

Eleição interna do PT em João câmara ganha tom de polêmicas com interferência da prefeita Aize Bezerra

29/06/2025

Foto: reprodução

 

A eleição interna do Partido dos Trabalhadores (PT) em João Câmara, marcada para o início de julho, está fervendo nos bastidores e agora ganhou mais um capítulo polêmico. A prefeita Aize Bezerra decidiu romper o silêncio e declarou abertamente apoio à chapa liderada pela professora Egivania Santos, contrariando parte dos aliados e interferindo diretamente em uma disputa que, segundo lideranças do partido, deveria ser restrita aos filiados.

O apoio de Aize não se resumiu às palavras. Segundo informações recebidas pela redação, ela teria mobilizado aliados e até colocado um “esquadrão” de comunicadores para atacar a chapa adversária, composta pelo jovem Tiago Teixeira e pela vereadora Jeska Fernandes, também do PT.

Nossa equipe teve acesso a um vídeo em que a prefeita aparece declarando apoio à candidatura de Egivania, causando mal-estar nos bastidores do partido. O gesto é visto por muitos como desrespeitoso, principalmente com a vereadora Jeska, que sempre esteve ao lado da gestão municipal.

Aliados de Jeska classificam a movimentação de Aize como uma tentativa de interferência indevida em uma eleição que deveria respeitar a autonomia e o debate interno do partido. “É uma eleição do PT, não da prefeitura”, comentou uma liderança petista que preferiu não se identificar.

Informações de bastidores dão conta de que Aize está pessoalmente ligando para lideranças e militantes, pedindo votos para Egivania e tentando consolidar sua influência também dentro da sigla.

A disputa interna do PT de João Câmara promete fortes emoções até o dia da votação. Com a interferência da prefeita, o clima esquentou e o cenário agora é de embate direto. Resta saber se a base do partido aceitará essa interferência externa ou se reagirá nas urnas.

 

Fonte:  Jadson Nascimento (Via Blog do Jadson)

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Política

‘Ninguém tem dúvida que o alvo sou eu’, diz Bolsonaro sobre STF ao chamar apoiadores à Paulista

29/06/2025

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma live na noite deste sábado (28) para convocar os apoiadores a participarem de uma manifestação no domingo (29) em apoio a ele. O ato está marcado para às 14h na Avenida Paulista, em São Paulo. Intenção é pressionar contra julgamento de Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal), em que ele é réu por tentativa de golpe.

Durante a live, Bolsonaro alegou está sendo perseguido pela Suprema Corte. “Ninguém tem dúvida que o alvo sou eu”, disse. “Me derrubando, me tirando de combate, não interessa como, ajuda em muito o trabalho da oposição por ocasião das eleições do ano que vem”, completou.

Como perseguição, o ex-presidente listou alguns dos processos que respondeu nos últimos tempos. Segundo Bolsonaro, ele foi “massacrado pela mídia”, sendo acusado de ter sido mentor da morte de Marielle Franco, que foi acusado de ter comprado 51 imóveis em dinheiro vivo e de ter falsificado cartão de vacina. “Agora to nesse golpe fictício, nessa fumaça chamada golpe de Estado. Não tem nada contra mim, espero que o relator chegue a essa mesma conclusão e possamos arquivar mais esse processo”, afirmou.

Bolsonaro também se mostrou confiante de que será inocentado da acusação de tentativa de golpe de Estado. “Jamais estaria lutando por algo impossível”, destacou.

O ex-presidente é acusado de ter integrado o Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado. Ele é réu no STF por organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

STR ENCONTRO - JOÃO CÂMARA

Política

Prefeita Nilda traz de volta o São João do Povo em Parnamirim

28/06/2025

Foto: reprodução

 

A sexta-feira (27), marcou o primeiro dia do Festival de Quadrilhas Juninas de Parnamirim em um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e emoção. Realizado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, o evento marcou o resgate de uma das maiores tradições culturais do município, que retorna ao calendário oficial após 21 anos, graças ao compromisso da gestão da prefeita Nilda Cruz. É o São João do Povo.

A Prefeita Nilda acompanhou de perto as apresentações e celebrou a grande participação do público, que lotou o espaço em uma noite marcada por muito forró, animação e a presença de famílias inteiras prestigiando a cultura popular. “Estou muito feliz em termos resgatado nosso São João, depois de 21 anos fora do calendário, o povo de Parnamirim merece essa festa linda” comemorou a prefeita Nilda Cruz.

Mais de 40 grupos juninos de todo o Rio Grande do Norte estão confirmados ao longo do festival, que segue neste sábado (28) e domingo (29). O palco recebeu ainda shows de artistas locais, que deram um verdadeiro show de talento e reforçaram a valorização da cena cultural parnamirinense.

Além da festa e da tradição, o evento também movimenta a economia local, com dezenas de empreendedores atuando na área gastronômica e comercial. O Festival de Quadrilhas de Parnamirim é, acima de tudo, um grande encontro com a cultura nordestina, com o povo e com a memória afetiva de gerações.

 

Blog de Jair Sampaio

 

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

Nova adutora reforça abastecimento em Dix-Sept Rosado

28/06/2025

Foto: Carlos Costa

 

A população de Governador Dix-Sept Rosado celebrou, nessa sexta-feira (27), a inauguração da nova adutora que reforça o abastecimento de água na cidade.  o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) inauguraram a nova adutora que amplia e reforça o abastecimento de água no município.

Logo no início do evento, a governadora abriu simbolicamente uma torneira, marcando o início de uma nova fase. Segundo ela, essa entrega representa o fim de uma longa espera por segurança hídrica.

Nova adutora garante segurança hídrica e qualidade de vida

A obra, considerada um marco para a cidade, é uma derivação do sistema Apodi-Mossoró. Atualmente, 70% da água que chega às casas dos moradores vem da captação feita no sítio Carrasco, em Apodi. Com a conclusão da nova adutora, o abastecimento passou de 40 mil para 120 mil litros por hora, solucionando problemas antigos nas áreas de expansão urbana e regiões mais elevadas.

Durante a inauguração, a governadora destacou o impacto positivo da obra. “Desde o início da gestão, assumi o compromisso de resolver a falta de água em Dix-Sept Rosado e Mossoró. Hoje, celebramos esse resultado com a triplicação da oferta de água. O nosso povo merece dignidade”, afirmou Fátima Bezerra.

Além disso, a governadora anunciou que a Caern iniciou estudos técnicos para levar abastecimento à comunidade de Chico Rêgo, atendendo a uma antiga reivindicação da população local.

O presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares, reforçou a importância do investimento: “Estamos entregando um sonho de mais de uma década. E mais do que quantidade, entregamos qualidade. A água que chega agora é mineral e representa um salto na qualidade de vida de todos”.

Enquanto a nova adutora já muda a realidade de Dix-Sept Rosado, as obras da Adutora Apodi-Mossoró seguem em ritmo acelerado. Em Apodi, avança a urbanização nos sete poços que enviarão água para Mossoró. Na BR-405, está em construção a Estação Elevatória de Água 3, e em Mossoró, o reservatório do bairro Bela Vista e 95% das adutoras internas já foram concluídos.

Essa etapa da obra representa um investimento de R$ 82 milhões e tem previsão de testes para o segundo semestre de 2025.

 

Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Política

Assembleia Legislativa do RN deverá passar por reforma para abrigar 30 deputados

28/06/2025

Foto: reprodução

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) deverá passar por uma ampla reforma estrutural para se adequar ao aumento no número de parlamentares. A mudança ocorre após a aprovação de uma lei pelo Congresso Nacional que altera o tamanho das bancadas estaduais com base nos dados populacionais mais recentes.

Com isso, o RN verá sua representação legislativa saltar dos atuais 24 para 30 deputados estaduais. A ampliação vai exigir adaptações físicas no prédio-sede da Assembleia, com a criação de novos gabinetes, readequação de espaços administrativos e possíveis mudanças no plenário.

 

Blog de Robson Pires

Essa publicação é um oferecimento

STR ENCONTRO - JOÃO CÂMARA

Política

Prefeitura de Touros realiza Audiência Pública para construção do PPA 2026-2029

28/06/2025

Fotos: reprodução

 

A Prefeitura de Touros deu um importante passo rumo ao planejamento do futuro do município. Nesta semana, foi realizada uma Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal com o objetivo de ouvir a população e definir as prioridades que irão compor o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029.

O evento reuniu autoridades como o prefeito Pedro Filho, a vice-prefeita Fernanda, secretários municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada. A presença de diferentes vozes reforçou o compromisso da gestão com a construção coletiva de políticas públicas mais eficientes e justas.

Durante a audiência, foram discutidas propostas e sugestões para áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura, assistência social, cultura e desenvolvimento econômico. Todas as contribuições serão analisadas e poderão integrar o novo plano, que serve como guia para os investimentos e ações do município ao longo dos próximos quatro anos.

“Esse é um espaço muito importante e essencial para planejarmos uma cidade mais justa, eficiente e com investimentos que atendam às reais necessidades do nosso povo”, afirmou o prefeito Pedro Filho.

O PPA é um instrumento fundamental de planejamento do setor público. Ele estabelece metas e diretrizes que orientam os orçamentos anuais e garantem mais transparência e eficácia na aplicação dos recursos públicos.

A participação popular é uma das bases desse processo. Por isso, a Prefeitura de Touros reafirma seu compromisso com a escuta ativa e o diálogo aberto com a população, para construir, juntos, um futuro melhor para todos.

 

Fonte: Blog de Assis Silva

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

Jandaíra lança chapa do PED com nomes para fortalecer o PT no estado e no município

28/06/2025

Foto: reprodução

 

Na noite desta quinta-feira (28), o município de Jandaíra foi palco do lançamento da chapa do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores. O evento reuniu lideranças, militantes e apoiadores para apresentar os nomes que disputarão a presidência do partido em nível estadual e municipal.

A deputada Divaneide Basílio teve sua candidatura lançada à presidência do PT no Rio Grande do Norte. Com uma trajetória marcada pela militância e defesa das causas populares, Divaneide destacou a importância do momento como uma oportunidade de fortalecimento interno do partido e reafirmação de seus compromissos históricos.

“Nosso desafio é manter o PT firme nas ruas, ao lado do povo, e cada vez mais organizado. É com coragem, diálogo e compromisso coletivo que colocamos nosso nome à disposição da militância, para seguir construindo um partido forte e comprometido com a transformação da vida das pessoas”, afirmou.

Na mesma ocasião, foi lançada a candidatura do vereador Anderson Aguiar à presidência do PT de Jandaíra. Jovem liderança em ascensão no município, Anderson representa uma renovação comprometida com as bases e com a construção de um projeto político popular e democrático.

“Assumir esse desafio é, antes de tudo, uma demonstração de confiança da militância e do povo de Jandaíra. Vamos continuar fortalecendo o partido com participação, diálogo e muito trabalho, sempre ao lado daqueles que mais precisam”, declarou Anderson.

O evento marcou um importante passo rumo à renovação e ao fortalecimento do PT no Rio Grande do Norte, com foco na participação popular e na construção coletiva de um projeto político que represente os interesses da classe trabalhadora em todo o estado.

O evento também contou com a participação da ex-prefeita, Marina Marinho, o atual prefeito de Jandaíra, Reginaldo Vitorino, o deputado federal, Fernando Mineiro e outras lideranças do partido no estado.

 

Fonte: Blog de Assis Silva

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Política

Governo defende diálogo com Congresso, mas planeja intensificar discurso ‘ricos contra pobres’

27/06/2025

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

 

Diante da sequência de derrotas do governo no Congresso, em especial a derrubada do decreto sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmam que o Palácio do Planalto adotará uma estratégia de pragmatismo. A ideia é esperar esfriar a tensão e seguir dialogando com parlamentares para fazer acordos em pautas de interesse do Executivo. O plano, porém, inclui intensificar o discurso de “ricos contra pobres” adotado em relação a mudanças tributárias, um dos pontos que incomodaram a cúpula do Legislativo.

O foco do governo é evitar queimar pontes com os líderes do Congresso para não inviabilizar a aprovação de pautas que podem servir de bandeiras eleitorais em 2026, como a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A medida foi uma promessa de campanha de Lula e a avaliação é que representará um desgaste chegar ao fim do mandato sem conseguir entregá-la.

Outro fator que leva o governo a insistir no diálogo com os partidos do Centrão, em boa parte responsáveis pelas derrotas nas votações dos últimos dias, é evitar jogar essas siglas no colo da oposição em 2026. Aliados de Lula trabalham para que siglas como PSD, União Brasil e MDB se declarem independentes, apostando em alianças regionais com o PT.

Na quinta-feira, um dia depois de 58 dos 60 deputados do União Brasil votarem contra o governo, Lula se reuniu com o presidente do partido, o advogado Antonio Rueda. O encontro, que já estava previsto antes da votação da véspera, ocorreu após o dirigente partidário afirmar, em entrevista ao GLOBO, que a federação da sigla com o PP deve apoiar um nome de centro-direita em 2026.

A expectativa de auxiliares, porém, é que o petista não deve procurar os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), neste momento. O gesto teria que partir deles, já que na visão do governo houve uma quebra de acordo pela forma como a derrubada do decreto do IOF foi colocada em votação: sem aviso prévio, sem passar pelo colégio de líderes e numa sessão virtual.

Um ministro não petista diz que o maior risco agora é a relação se degradar a ponto de os partidos, como PP e União Brasil, entregarem os cargos.

A avaliação de integrantes do PT é que as recentes derrotas sofridas pelo governo no Congresso são patrocinadas por partidos do Centrão com o objetivo de enfraquecer Lula eleitoralmente. Líderes de partidos ligados à base creditam principalmente ao presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), considerado padrinho político do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a crise vivida entre o governo petista e o Congresso.

Além disso, o senador tem se empenhado em procurar os presidentes de outros partidos para se unir contra Lula em 2026. Na semana passada, ele procurou os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do Republicanos, Marcos Pereira.

Mesmo sendo tradicionalmente apoiador do governo, o MDB, que tem 43 deputados, deu 41 votos favoráveis para derrubar o decreto. O partido de Motta deu 42 votos de um total de 44. Também houve apoios expressivos no PP, que deu 48 de 50. O PSD deu 28 de 45, o que representa mais da metade da bancada. Todos esses partidos ocupam ministérios na gestão de Lula.

No Senado também há atritos, principalmente em uma disputa envolvendo o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A crise, que envolve projetos que beneficiam empresas e podem aumentar a conta de luz e a disputa por agências reguladoras, praticamente travou a pauta do Senado.

O deputado Mendonça Filho (União-PE), integrante da Executiva do União, avalia que o quadro econômico e a baixa popularidade do petista contribuem para que essas siglas se distanciem do governo.

“Esses partidos não estarão com o PT em 2026. Todos trabalham com uma alternativa, como os governadores Tarcísio de Freitas (de São Paulo) e Ratinho Jr. (do Paraná)”, disse ele.

Integrantes da ala do MDB mais fiel a Lula, que inclui caciques de estados do Nordeste, admitem que os argumentos para tentar convencer a outra parte de centro-direita da legenda a apoiar o presidente em 2026 estão se esvaziando. Esse grupo afirma que, no cenário atual, a tendência é o MDB liberar os diretórios regionais para definirem que candidato vão apoiar.

“Há uma preocupação dos lulistas verdadeiros com essa relação que está constituída com o Congresso. O ministro da Fazenda não tem uma relação próxima com o Congresso, nem o ministro da Casa Civil. Há um problema de interlocução com a Casa. Política é relacionamento”, disse o deputado Eunício Oliveira (MDB-CE).

Apesar da desesperança em relação a viabilidade eleitoral de Lula para 2026, os emedebistas estão mais comedidos quando se trata de avaliar a saída de representantes da legenda dos ministérios. Diferentemente do União e PP, que engatilham o desembarque da Esplanada, o MDB prefere esperar até abril do ano que vem, prazo em que é necessário o afastamento de cargos públicos para concorrer às eleições.

“Ainda há chance de o MDB apoiar Lula, mas vai depender da articulação do presidente nos próximos meses. É necessário ele começar uma articulação já olhando para a reeleição, o que ainda não aconteceu”, afirmou o deputado Hildo Rocha (MDB-BA).

Integrantes do governo, porém, defendem dobrar a aposta no embate político e veem a questão de justiça fiscal um campo propício para isso. A avaliação é que se o governo está nas cordas, precisa pelo menos pautar o debate público. Na leitura de um ministro de um partido de centro, a oposição leva desvantagem nesse tema.

 

O Globo

 

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Primeira páginaAnterior Próxima Última página