Política

Política

AO VIVO | 15ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO DE 2025 | 14/05/2025/CÂMARA MUNICIPOAL DE TOUROS/RN.

14/05/2025

AO VIVO | 15ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO DE 2025 | 14/05/2025/CÂMARA MUNICIPOAL DE TOUROS/RN. REPRODUÇÃO YUOTUBE.

 

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Política

João Câmara: Vereador Flávio Sami Fala Sobre a Omissão do Governo Aize Bezerra e Alerta a População

14/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BLOG DO NETO MONTORIL (@blogdonetomontoril)

Vídeo: reprodução Instagram

 

Na última sessão da câmara municipal, o vereador Flávio Sami levantou questões pertinentes sobre a gestão do governo Aize Bezerra, apontando a omissão em diversas áreas que impactam diretamente a vida dos cidadãos.

Durante seu discurso, o vereador destacou a importância de uma administração proativa, que atenda às necessidades da comunidade e promova o bem-estar social.

Flávio Sami mencionou a falta de investimentos em infraestrutura, na educação, ressaltando que muitos projetos que poderiam beneficiar a população estão paralisados ou não saíram do papel.

O vereador também fez um apelo para que a população se mobilize e exija respostas do governo.

A fala de Flávio Sami ressoou entre os presentes, gerando expectativa para as próximas ações da câmara e para a resposta do governo Aize Bezerra às reivindicações da sociedade.

 

Por Neto Montoril

Fonte: Blog do Neto Montoril

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

Jandaíra: Vereadores Matias e Juninho de Zé Uilton vencem na Justiça

13/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Severino Matias Filho (@matiasfilhojandaira)

 

Foto: reprodução Instagram

 

Boa notícia! Os vereadores de Jandaíra, Matias e Juninho de Zé Uilton conquistaram uma grande vitória na Justiça, o processo que questionava a nominata de candidatura foi arquivado.

A decisão confirma que não houve nenhuma irregularidade e que tudo foi feito dentro da legalidade. Com o caso encerrado, os vereadores seguem firmes no compromisso com a verdade, a transparência e o povo! 

A justiça foi feita, afirmaram após a decisão, fomos eleitos com a permissão de Deus, do povo e da justiça. Disse o vereador presidente da Câmara Municipal de Jandaíra, Severino Matias.

 

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Política

Justiça Eleitoral garante permanência do vereador Adriano dos Santos na Câmaras Municipal de Nísia Floresta

13/05/2025

                                                                   Foto: Reprodução

 

O juiz eleitoral do município de Nísia Floresta, Tiago Neves Câmara, julgou improcedente uma ação de investigação judicial eleitoral em desfavor do vereador Adriano dos Santos, popularmente conhecido por Adriano Cobrador.

A ação foi motivada por uma suposta existência de uma candidatura laranja na nominata que constava Adriano Cobrador como candidato nas eleições municipais de 2024, denúncia que não se sustentou no julgamento final.

“Ante o exposto, atento a tudo que dos autos consta e com base na legislação eleitoral em vigor, JULGO IMPROCEDENTE o pedido contido na inicial, nos termos dos fundamentos acima elencados”, decidiu o juiz.

 

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

CPI do INSS neste momento é factóide, diz líder do governo

12/05/2025

                                                            Foto: Lula Marques/Agência Brasil

 

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse ao Poder360 nesta 2ª feira (12.mai.2025) que o governo trabalhará para não deixar a oposição transformar em “palanque político” a operação Sem Desconto, que investiga fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Em viagem à China, Guimarães declarou que a instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS no Congresso neste momento é “factóide” e que o foco do governo é esperar as investigações da Polícia Federal avançarem para que tudo seja apurado “doa a quem doer”.

Guimarães disse que, mesmo com o número de assinaturas suficientes para instaurar a CPI mista, a medida não irá para frente por estratégia própria da oposição. “Eles não querem repetir o tiro no pé que foi a CPI do 8 de Janeiro”, disse. “Não tem objeto para instaurar uma CPI agora”.

A posição de Guimarães também é compartilhada pelo presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara, Rui Cordeiro (Podemos-PB). Cordeiro afirmou que os aspectos políticos relacionados à investigação serão tratados na comissão, mas que o momento agora é de esperar as investigações da PF (Polícia Federal).

INVESTIMENTO BILIONÁRIO

Guimarães está na comitiva que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Pequim. O deputado afirmou que o país asiático deve anunciar investimentos no Brasil na ordem de R$ 40 bilhões.

Os destaques serão a instalação de fábricas de semicondutores e a entrada da rede de restaurantes Mixue no Brasil. Atualmente, ela é a maior rede de fast-food do mundo.

Os anúncios serão detalhados por Lula ao final do Fórum China-Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Pequim, nesta 2ª (12.mai).

 

Poder 360

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

Consultório Odontológico de Dra Vescia Lima

Política

[VÍDEO] Rogério Marinho desmente Lula sobre o combate à corrupção no INSS: ‘Lula mente sem pudor!’

11/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rogério Marinho (@rogerio.smarinho)

O senador Rogério Marinho chamou o presidente Lula de ‘mentiroso’. Ao desmentir o petista sobre o escândalo dos descontos no INSS, sobre a criação de mecanismos de combate à corrupção no INSS, Rogério Marinho lembrou que foi ainda no início do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro que foram criados “mecanismos de controle contra o assalto aos aposentados”.

Em publicação nas redes sociais, o senador do PL também afirmou que “o PT institucionalizou o roubo! A fraude tem as digitais e a blindagem criminosa de um governo que protege ladrões e persegue quem denuncia!”

 

Fonte: https://www.blogdobg.com.br/video-rogerio-marinho-desmente-lula-sobre-o-combate-a-corrupcao-no-inss-lula-mente-sem-pudor/

 

 

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Política

Prefeito de Lajes é cassado pela segunda vez

11/05/2025

                          Felipe Menezes pode perder o cargo - Foto: reprodução

 

Por Diário do RN e Fatos do RN

A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Lajes, Felipe Menezes (MDB), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A juíza Gabriela Edvanda Marques Félix também o declarou inelegível por oito anos. O vice-prefeito José Carlos Felipe (PT) teve o mandato cassado, mas sem inelegibilidade.

A decisão, publicada nesta quarta-feira (7), aponta uso indevido da máquina pública para distribuir casas, poços, cestas básicas e outros benefícios durante o ano eleitoral.

Cabe recurso ao TRE-RN, mas, se mantida a decisão, novas eleições podem ser convocadas. Esta é a segunda cassação de Felipe Menezes pela 17ª Zona Eleitoral.

Reeleito em 2024 com 53,56% dos votos válidos, Felipe Menezes venceu por uma margem de 672 votos sobre a candidata Ana Karina (União Brasil), esposa do ex-prefeito e atual deputado federal Benes Leocádio. A ação que levou à cassação foi movida pela coligação de Ana Karina, formada por União Brasil e pela federação PSDB-Cidadania.    

 

Blog de Saulo Vale

 

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Política

Seminário Rota 22 reúne lideranças em Assu e reforça compromisso do PL com a população da região Central

11/05/2025

O município de Assu foi palco neste sábado (10) do Seminário Rota 22, uma iniciativa do Partido Liberal (PL) que tem percorrido o estado com o objetivo de ouvir a população, identificar demandas locais e reforçar o compromisso da legenda com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Desta o Rota 22 ouviu as demandas dos municípios da Região Central.

O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas, entre elas o senador Rogério Marinho, o deputado federal General Girão, a deputada estadual Terezinha Maia, o deputado estadual, Coronel Azevedo, o presidente do PL Jovem RN e ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, o vereador de Natal, Subtenente Eliabe, e o vereador Pedro Filho, de Assu. Eles destacaram, em seus discursos, a importância da aproximação entre o partido e os cidadãos, bem como os desafios enfrentados pela região.

Durante o seminário do Projeto Rota 22, o senador Rogério Marinho (PL-RN), que também é secretário-geral do Partido Liberal, comentou duramente o escândalo bilionário de descontos indevidos nos benefícios do INSS. As fraudes envolvem associações que realizavam cobranças sem autorização de aposentados e pensionistas.

Para o deputado General Girão, a iniciativa é um passo importante para despertar a consciência política da população, em especial quanto ao uso responsável dos recursos públicos e ao valor do voto. “O Brasil é um país que tem riquezas ainda incalculáveis, e a gente sabe muito bem que essas riquezas precisam ser usadas de um jeito democrático, em benefício da comunidade brasileira como um todo. A gente tenta trabalhar para que as pessoas sejam conscientes da vida, de uma maneira que elas não se vendam (por meio do voto). A pessoa que se vende, ela leva o país para esse buraco”, declarou o parlamentar.

 

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Política

Prefeita Andrezza Brasil se filia ao PSD, com ato político em Sítio Novo, com lideranças políticas de todo o RN

11/05/2025

                                          Foto: Divulgação

 

A prefeita de Sítio Novo, Andrezza Brasil, oficializou na noite deste sábado (10), sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), em um evento prestigiado por diversas lideranças políticas do Rio Grande do Norte. A solenidade, realizada na Quadra Coberta Joaquim Batista Mafra, foi marcada por emoção, gratidão e reafirmação de compromissos com o desenvolvimento do município. A senadora Zenaide Maia, presidente estadual do PSD, abonou a filiação e destacou a importância da chegada da prefeita ao partido, reforçando o protagonismo das mulheres na política.

Ao discursar, Andrezza relembrou sua trajetória iniciada em 2020, agradeceu à população de Sítio Novo e destacou sua vitória histórica nas eleições de 2024. “Iniciei esse caminho em 2020, quando coloquei meu nome à disposição de Sítio Novo para disputar o pleito, e graças ao povo que consolidou aquela vitória, eu trabalhei muito. Foi ao longo desse trabalho que chegou 2024, com uma base ampliada, e tivemos uma maioria histórica de 1.045 votos. Sou muito grata às pessoas que confiaram em mim e em Nira para conduzir os destinos do nosso município”, declarou. A prefeita também reforçou sua confiança na senadora Zenaide: “Todas as vezes que estive com a senadora fui bem acolhida. Ela sempre mostrou caminhos, soluções, e com esse compromisso de trabalho hoje consolido minha entrada no PSD. Estou muito feliz em estar ao lado de um time com homens e mulheres competentes.”

A senadora Zenaide Maia celebrou a filiação e destacou a força da nova integrante do partido. “É uma felicidade imensa acolher, de braços abertos, a mais nova integrante prefeita do nosso partido PSD, que é um dos maiores partidos do Brasil”, afirmou. Também marcaram presença no evento a prefeita de Pau dos Ferros, Mariana Almeida; o deputado estadual Kleber Rodrigues; o prefeito de Tangará, Augusto Alves; o ex-prefeito de Tangará, Gija Alves; a ex-prefeita de Sítio Novo, Wanira Brasil; a ex-prefeita de Ruy Barbosa, Nika; o prefeito de Lagoa de Velhos, Nildo Galdino; o ex-prefeito de Campo Redondo, Welber; além de ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região.

 

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Política

Seminário Rota 22 reúne lideranças em Assu e reforça compromisso do PL com a população da região Central

11/05/2025

O município de Assu foi palco neste sábado (10) do Seminário Rota 22, uma iniciativa do Partido Liberal (PL) que tem percorrido o estado com o objetivo de ouvir a população, identificar demandas locais e reforçar o compromisso da legenda com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Desta o Rota 22 ouviu as demandas dos municípios da Região Central.

O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas, entre elas o senador Rogério Marinho, o deputado federal General Girão, a deputada estadual Terezinha Maia, o deputado estadual, Coronel Azevedo, o presidente do PL Jovem RN e ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, o vereador de Natal, Subtenente Eliabe, e o vereador Pedro Filho, de Assu. Eles destacaram, em seus discursos, a importância da aproximação entre o partido e os cidadãos, bem como os desafios enfrentados pela região.

Durante o seminário do Projeto Rota 22, o senador Rogério Marinho (PL-RN), que também é secretário-geral do Partido Liberal, comentou duramente o escândalo bilionário de descontos indevidos nos benefícios do INSS. As fraudes envolvem associações que realizavam cobranças sem autorização de aposentados e pensionistas.

Para o deputado General Girão, a iniciativa é um passo importante para despertar a consciência política da população, em especial quanto ao uso responsável dos recursos públicos e ao valor do voto. “O Brasil é um país que tem riquezas ainda incalculáveis, e a gente sabe muito bem que essas riquezas precisam ser usadas de um jeito democrático, em benefício da comunidade brasileira como um todo. A gente tenta trabalhar para que as pessoas sejam conscientes da vida, de uma maneira que elas não se vendam (por meio do voto). A pessoa que se vende, ela leva o país para esse buraco”, declarou o parlamentar.

Já o vereador natalense Subtenente Eliabe fez questão de enaltecer a mobilização liderada pelo senador Rogério Marinho, nome de destaque do PL no estado, e destacou o caráter humanizado da ação do partido. “A gente parabeniza e enaltece a todos. Acredito que essa iniciativa tem o objetivo de fortalecer mais ainda o PL, e para além disso, o objetivo do partido é ir ao encontro das pessoas. Afinal de contas, política se faz com as pessoas e para as pessoas. O PL representa, com toda certeza, o progresso, a prosperidade e a defesa dos bons valores e dos bons costumes, daquilo que torna a nação mais forte, mais soberana”, afirmou.

Vereador de Assu, Pedro Filho, trouxe à tona uma das principais pautas da região, e que expõe falhas do governo de Fátima Bezerra: o potencial turístico subaproveitado do município. “Quando se fala em turismo, sabemos que somos um município rico. Mas não existe investimento turístico na parte da nossa cidade. Precisamos de políticos como você que tem incentivado o cidadão assuense a enfrentar a política da forma correta, justa, para o cidadão nordestino reconhecer o desmonte do governo federal e do governo do estado”, afirmou

Fique conectado com o Rota 22 — Acesse o site plrota22.com.br e confira quando o projeto passará por sua região. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais, pelos perfis @pl22rn e @plnacional22, e no canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: canal.plrota22.com.br.

Realizado pelo PL, em parceria com o Instituto Álvaro Valle e sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove oficinas e seminários em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

As próximas paradas do Projeto Rota 22 serão com oficina em Baraúna, no dia 13, Upanema (14), Taipu (19), Touros (20) e grande Seminário em João Câmara, no sábado, dia 24 de maio.

Também estiveram presentes no evento:

– Babá Pereira, presidente da Federação dos Municípios do RN

– Coronel Hélio, presidente do PL Natal

– Coronel Brilhante

– Marina Trindade – prefeita de Pedro Avelino

– Geovane Melão – liderança política de Mossoró

– Jailson Nogueira – vereador de Mossoró

– Italo Carvalho – presidente do PL em Assu

– Diego Salviano, representante do deputado federal Sargento Gonçalves

– Professora Ludmilla, liderança de Mossoró

– Ex-vereador Lavasier

– Genivan Vale, liderança do PL Mossoró

– Silzomar, liderança local de Pau dos Ferros

– Daniel, presidente do PL Jovem RN

– Ericleiton Trindade, ex-prefeito

– Stenio Max, vice-presidente da CDL Mossoró

– Breno Queiroga, secretário da Administração de Natal

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

Bolsonaro anuncia nova visita ao RN nos dias 12, 13 e 14 de junho

11/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por TV Ponta Negra- SBT (@tvpontanegrarn)

Em vídeo postado nas redes sociais do senador Rogério Marinho (PL) e apresentado no Seminário Central do Projeto Rota 22, em Assu, o ex-presidente Jair Bolsonaro saudou o senador Rogério Marinho, secretário geral do Partido Liberal (PL) e lideranças regionais que participavam do encontro e anunciou nova visita ao Rio Grande do Norte nos dia 12, 13 e 14 de junho. Primeiro visitando Natal e, em seguida, estará em Mossoró, região Oeste, dentro da programação do Projeto Rota 22.

Link para o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/DJenQrbAwgA/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

O Projeto Rota 22 nasce da liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro, do senador Rogério Marinho, em parceria com o Instituto Álvaro Valle e o PL Nacional. “A presença no RN, em junho, do ex-presidente Jair Bolsonaro, fortalece nossa base, inspira nosso povo e mostra que a direita está viva, unida e organizada para devolver o Brasil aos brasileiros”, disse o senador Rogério Marinho.

Fique conectado com o Rota 22 — Acesse o site plrota22.com.br e confira quando o projeto passará por sua região. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais, pelos perfis @pl22rn e @plnacional22, e no canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: canal.plrota22.com.br.

Realizado pelo PL, em parceria com o Instituto Álvaro Valle e sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove oficinas e seminários em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Política

Prefeita Andrezza Brasil se filia ao PSD, com ato político em Sítio Novo, com lideranças políticas de todo o RN

11/05/2025

 

 

A prefeita de Sítio Novo, Andrezza Brasil, oficializou na noite deste sábado (10), sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), em um evento prestigiado por diversas lideranças políticas do Rio Grande do Norte. A solenidade, realizada na Quadra Coberta Joaquim Batista Mafra, foi marcada por emoção, gratidão e reafirmação de compromissos com o desenvolvimento do município. A senadora Zenaide Maia, presidente estadual do PSD, abonou a filiação e destacou a importância da chegada da prefeita ao partido, reforçando o protagonismo das mulheres na política.

Ao discursar, Andrezza relembrou sua trajetória iniciada em 2020, agradeceu à população de Sítio Novo e destacou sua vitória histórica nas eleições de 2024. “Iniciei esse caminho em 2020, quando coloquei meu nome à disposição de Sítio Novo para disputar o pleito, e graças ao povo que consolidou aquela vitória, eu trabalhei muito. Foi ao longo desse trabalho que chegou 2024, com uma base ampliada, e tivemos uma maioria histórica de 1.045 votos. Sou muito grata às pessoas que confiaram em mim e em Nira para conduzir os destinos do nosso município”, declarou. A prefeita também reforçou sua confiança na senadora Zenaide: “Todas as vezes que estive com a senadora fui bem acolhida. Ela sempre mostrou caminhos, soluções, e com esse compromisso de trabalho hoje consolido minha entrada no PSD. Estou muito feliz em estar ao lado de um time com homens e mulheres competentes.”

A senadora Zenaide Maia celebrou a filiação e destacou a força da nova integrante do partido. “É uma felicidade imensa acolher, de braços abertos, a mais nova integrante prefeita do nosso partido PSD, que é um dos maiores partidos do Brasil”, afirmou. Também marcaram presença no evento a prefeita de Pau dos Ferros, Mariana Almeida; o deputado estadual Kleber Rodrigues; o prefeito de Tangará, Augusto Alves; o ex-prefeito de Tangará, Gija Alves; a ex-prefeita de Sítio Novo, Wanira Brasil; a ex-prefeita de Ruy Barbosa, Nika; o prefeito de Lagoa de Velhos, Nildo Galdino; o ex-prefeito de Campo Redondo, Welber; além de ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região.

 

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Política

Presidente da Federação das Câmaras do RN, Eriko Jácome, oficializa convênio entre a FECAM, FEMURN, Governo do estado e Rede de Parcerias

10/05/2025

O presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM), Eriko Jácome, participou nesta quinta-feira (8) da abertura do 32º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – etapa Rio Grande do Norte. O evento foi realizado na Escola de Governo, em Natal, reunindo representantes de diversas instituições públicas para discutir formas de aprimorar a gestão pública com eficiência, integridade e responsabilidade.

Durante o encontro, a FECAM oficializou sua adesão à Rede de Parcerias com a assinatura do Protocolo de Intenções. O Para Eriko Jácome, a iniciativa marca um avanço importante para as câmaras municipais do estado, que passam a integrar uma rede colaborativa formada por mais de 240 instituições, incluindo ministérios, tribunais de contas e a Controladoria-Geral da União.

“Mais do que um gesto formal, essa assinatura representa um posicionamento estratégico que fortalece a governança colaborativa e contribui para a construção de políticas públicas mais eficazes e transparentes. É através da cooperação mútua, do planejamento integrado e do respeito às legislações que conseguiremos melhorar a aplicação dos recursos públicos”, afirmou o presidente da FECAM.

O Fórum Regional é promovido pela Secretaria de Gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e tem como objetivo estimular o diálogo e o fortalecimento das parcerias institucionais para a execução eficiente de políticas públicas em todo o país.

O evento também contou com a presença e o apoio da diretora da FECAM, Erineide Sá, que reforçou o compromisso da instituição com a qualificação da gestão legislativa municipal e a promoção de boas práticas administrativas.

 

 

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

Primeira Turma do STF forma maioria para perda de mandato e 10 anos de prisão para Zambelli por invasão do sistema do CNJ

10/05/2025

Deputada Carla Zambelli (PL-SP) — Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (9) para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A decisão foi tomada em sessão virtual, e os ministros seguiram o voto do relator, Alexandre de Moraes.

A maioria propôs as seguintes condenações:

Carla Zambelli: 10 anos de prisão em regime inicialmente fechado, pagamento de multa, perda do mandato parlamentar (a ser declarada pela Câmara dos Deputados após o trânsito em julgado) e inelegibilidade.

Walter Delgatti: 8 anos e 3 meses de prisão em regime inicialmente fechado e pagamento de multa. Ele já cumpre prisão preventiva.

Indenização: Ambos também terão que pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.

Votaram nesse sentido os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. Ainda faltam os votos de dois ministros da turma.

Crimes

A maioria da turma entende que Carla Zambelli e Walter Delgatti cometeram os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou os dois de coordenarem ataques aos sistemas do CNJ com o objetivo de desacreditar a Justiça e incitar atos antidemocráticos.

De acordo com a denúncia, Zambelli orientou Delgatti a invadir o sistema para inserir documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Segundo a PGR, a intenção era “colocar em dúvida a legitimidade da Justiça” e fomentar manifestações contra as instituições republicanas.

“A atuação vil de uma deputada, que exerce mandato em representação do povo brasileiro, e de um indivíduo com conhecimentos técnicos específicos causou relevantes e duradouros danos à credibilidade das instituições, violando os princípios constitucionais consagrados no Brasil”, afirmou Moraes.

Motivação da pena

Para justificar a pena contra Zambelli, Moraes destacou que a deputada atuou como “instigadora” e “mandante” dos crimes cometidos por Delgatti. O ministro classificou as ações como uma “afronta direta à dignidade da Justiça”, que compromete “gravemente” a confiança da sociedade no sistema judiciário.

A PGR também enfatizou que os atos de Zambelli e Delgatti ultrapassaram o âmbito pessoal e atentaram contra a segurança e a integridade do Poder Judiciário. “Os ataques coordenados pela parlamentar e efetivados pelo hacker possuem gravidade acentuada e tinham o propósito espúrio de desestabilizar as instituições republicanas”, destacou o órgão.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

VÍDEO: Governadora Fátima Bezerra é recebida com protestos de estudantes no interior do RN

10/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Todo Natalense (@todonatalense)

Vídeo: Todo Natalense

 

Durante uma visita a São José do Seridó nesta quinta-feira (8), a governadora Fátima Bezerra (PT) foi recebida com protestos por estudantes da Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa. A unidade de ensino está interditada há mais de um ano, e os alunos aproveitaram a inauguração da pavimentação da RN-288 para cobrar a reabertura da escola.

Os estudantes denunciaram o sentimento de abandono e os prejuízos à educação local.

O protesto aconteceu em meio à cerimônia oficial, que contou com a presença de autoridades locais e estaduais. Embora o foco do evento fosse a entrega das obras de pavimentação, a reivindicação dos estudantes acabou chamando a atenção de todos os presentes e foi registrada em vídeos que circulam nas redes sociais.

 

Todo Natalense

 

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

STF derruba manobra da Câmara que beneficiaria Bolsonaro

10/05/2025

                                                                         Foto: Alan Santos

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira 9, para revogar parcialmente a decisão da Câmara dos Deputados que havia determinado a suspensão completa da ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), acusado de integrar uma articulação golpista.

A decisão da Câmara beneficiaria ainda o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras seis pessoas de crime de golpe de Estado. Dos réus, apenas Ramagem é parlamentar.

Com a decisão, Ramagem continuará respondendo por três dos cinco crimes atribuídos a ele: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa. Os demais crimes, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, ficarão suspensos até o fim do atual mandato parlamentar.

 

Agora RN

 

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

Moraes e Dino querem 10 anos de prisão para Carla Zambelli

10/05/2025

Moraes barra manobra de Zambelli e confirma julgamento de invasão a sistema  do CNJ – CartaCapitalFoto: Vinicius Loures

 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão em regime fechado por supostamente comandar a invasão de sistemas usados pelo poder Judiciário, junto do hacker Walter Delgatti, com o objetivo de alterar informações oficiais.

Relator do caso, Moraes votou primeiro, e Dino seguiu seu entendimento. Eles ainda sugeriram pena de oito anos e três meses de prisão para Delgatti. Junto de Zambelli, o hacker ainda teria que pagar uma indenização de R$ 2 milhões.

Os crimes teriam sido cometidos entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, de acordo com denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). As supostas invasões teriam ocorrido 13 vezes, e em uma delas, foi inserida uma ordem de prisão contra Moraes, quebra do sigilo bancário e bloqueio de bens.

Zambelli, contudo, reafirma sua inocência e diz que não há provas para condená-la. Ela expressou, em nota, seu “mais profundo sentimento de inconformismo” diante do voto do relator.

– Estou sendo vítima de uma perseguição política que atenta não apenas contra minha honra pessoal, mas contra os princípios mais elementares do Estado de Direito. O que está em julgamento não são ações concretas, mas minha postura firme, minha voz ativa e minha defesa inabalável dos valores conservadores que represento. Repito: não há qualquer prova que sustente essa condenação. O que existe é uma tentativa clara de silenciar uma mulher de direita, deputada eleita pelo povo, que não se curva diante de abusos de poder – assinalou.

 

Pleno News

 

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Política

Zambelli protesta contra voto condenatório de Moraes: “Inconformismo”

10/05/2025

                                                                 Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

 

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) se manifestou após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votar por condená-la a 10 anos de prisão e perda do mandato parlamentar. Zambelli começou a ser julgada na Primeira Turma da Corte por invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica. O ministro Flávio Dino também votou, nesta sexta (9/5), acompanhando integralmente o relator. Faltam os votos de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

“Em respeito à população brasileira e à confiança que quase 1 milhão de eleitores depositaram em mim, venho expressar meu mais profundo sentimento de inconformismo diante do voto”, protestou Zambelli, em nota enviada ao Metrópoles. Segundo ela, “ignorando os fatos e a ausência de provas nos autos, [Moraes] optou por me condenar injustamente”.

Relator do caso em que Zambelli e o hacker Walter Delgatti são réus pela invasão do sistema eletrônico do CNJ, Moraes foi o primeiro a votar em sessão virtual da Corte que começou nesta sexta (9/5) e vai até dia 16 de maio, se não houver pedido de vista ou destaque.

“Estou sendo vítima de uma perseguição política que atenta não apenas contra minha honra pessoal, mas contra os princípios mais elementares do Estado de Direito. O que está em julgamento não são ações concretas, mas minha postura firme, minha voz ativa e minha defesa inabalável dos valores conservadores que represento”, seguiu Carla Zambelli.

A deputada ainda disse ser vítima de uma “tentativa clara de silenciar uma mulher de direita, deputada eleita pelo povo, que não se curva diante de abusos de poder”.

Zambelli também está sendo julgada no Supremo pelo episódio na véspera da eleição de 2022 em que sacou arma e perseguiu homem na rua. Esse caso está no plenário, que tem 11 ministros, e já conta com 5 votos a 0 pela condenação a 5 anos e 3 meses de prisão, além de multa de R$ 2,5 milhões. O caso, porém, está suspenso porque o ministro Nunes Marques pediu vista. Ele deve liberar seu voto nas próximas semanas.

Se condenada nos dois casos, a parlamentar pode ter pena de 15 anos e 3 meses em regime inicialmente fechado.

 

Metrópoles 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Política

Deputado Tomba vai entrar na justiça para o governo cumprir a lei que dá à barragem de Oiticica, o nome do ex-governador Iberê Ferreira

09/05/2025

Autor da lei que dá o nome do ex-governador Iberê Ferreira de Souza à barragem de Oiticica, o deputado estadual Tomba Farias (PL) estava só aguardando a inauguração do reservatório, para cobrar do governo do estado o cumprimento da lei, já aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pela ex-governadura Rosalba Ciarlini.

Como a barragem foi inaugurada em março e continua sem nome, o deputado anunciou que vai acionar a justiça para que a lei entre em vigor.

"A barragem de Oiticica foi inaugurada em março deste ano com uma cerimônia que contou com a presença do presidente Lula da Silva, mas não sei por qual motivo a governadora Fátima Bezerra resolveu não cumprir a lei que a denomina com o nome de Iberê Ferreira. A gente tem dar a César o que é de César. Iberê foi um dos grandes responsáveis pela viabilização da obra”, destacou.

Tomba disse que  já solicitou o cumprimento da lei ao deputado Francisco do PT, líder do governo na Assembleia, e também ao chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, mas até o momento nada foi feito.

"Temos que fazer jus ao homem que exerceu seis mandatos como deputado federal, foi deputado estadual, foi secretário de Estado, foi vice-governador e governador do Rio Grande do Norte”, assinala.

 

Thaisa Galvao

Essa publicação é um oferecimento

AABB - JOÃO CÂMARA

Política

Justiça Eleitoral cassa pela segunda vez mandato do prefeito de Lajes

09/05/2025


Felipe Menezes (MDB)

Felipe Menezes disse que nunca se utilizou da máquina pública em benefício próprio e que respeita a decisão da Justiça Eleitoral, embora não concorde. Decisão cabe recurso.

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou pela segunda vez no período de um mês o mandato do prefeito de Lajes (RN), Felipe Menezes (MDB), e do vice dele, José Carlos Felipe (PT), por abuso de poder político e econômico.

O prefeito e o vice já haviam tido o mandato cassado no dia 7 de abril deste ano, também por abuso de poder político, por conta do aumento no número de coordenadores em secretarias municipais em 2024, ano de eleição. As duas decisões cabem recurso.

Em nota, o prefeito Felipe Menezes afirmou que nunca se utilizou da máquina pública em benefício próprio, disse que respeita a decisão da Justiça Eleitoral, embora não concorde, e que está tomando as providências cabíveis.

 

G1 RN

Essa publicação é um oferecimento

MF CHAVES - CELULARES E ACESSÓRIOS

Primeira páginaAnterior Próxima Última página