Abraão Lincoln debate fomento à pesca e aquicultura no Congresso Nacional
02/04/2014

Abraão Lincoln, presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), participa, na manhã desta quarta-feira (2), em Brasília, de reunião na Frente Parlamentar Mista da Pesca no Congresso Nacional, acompanhado do Ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes (PRB), de deputados federais, senadores e representantes estaduais do setor.
Lincoln trabalha para ampliar os direitos do trabalhador da pesca, principalmente em relação à estabilidade na aposentadoria, e também desenvolver o segmento através do fomento. Como medida principal e urgente, Abraão defende o fim do compartilhamento do controle das operações de pesca entre Ibama (Ministério do Meio Ambiente) e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Para o presidente da CNPA, também presidente do PRB/RN, as etapas de licenciamento e autorizações devem ser controladas exclusivamente pelo Ministério da Pesca, para evitar conflito de competências e acelerar o crescimento sustentável das atividades pesqueiras. “O Brasil precisa explorar o imenso potencial de pesca, gerar oportunidades e matar a fome do povo com peixe. E precisa estimular a atividade e não condenar”, destacou Abraão Lincoln.
O ministro da Pesca, Eduardo Lopes, destacou o trabalho realizado no Rio Grande do Norte, com auxilio do Governo do Estado e da CNPA, para aperfeiçoamento da pesca e aquicultura. Ele estima que as ações realizadas irão dobrar a produção do Rio Grande do Norte em breve, com a construção de parques aquiculas para criação peixes, entre eles um na barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
