Empresário Newton Bacurau participa de uma reunião com a Ministrada Agricultura Kátia Abreu em Brasília

26/11/2015

"O Empresário e Vice-Presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores de Camarão – ANCC Newton Bacurau participou, quarta-feira (25), de uma reunião, à convite da Ministra da Agricultura Kátia Abreu, em Brasília. Além de Newton, participaram outros 30 grandes produtores nacionais de Camarão, Deputados e lideranças do Setor. 

A Ministra ouviu os anseios dos carcinicultores e anunciou a criação da câmara setorial da cadeia produtiva da carcinicultura. Entre as principais demandas, está a dificuldade em obter licenciamento ambiental estadual e a cobrança de PIS e COFINS da ração, do camarão e das importações. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCCAM), Itamar Rocha, ainda cobrou a elaboração de uma política pública para investimento e custeio da carcinicultura e um programa de pesquisa e tecnologia voltado para o setor, inclusive com estudos sobre melhoramento genético. Os criadores presentes agradeceram ao apoio do Mapa e demonstram otimismo em relação ao crescimento da carcinicultura no Brasil. “A senhora representa uma esperança para o setor. Conte com nosso apoio”, afirmou o presidente da Associação Norte Riograndense de Criadores de Camarão, Orígenes Monte.

Durante a reunião, Newton Bacurau aproveitou a oportunidade entusiasmar o Ministério e os produtores para que seja incentivada a interiorização do cultivo de camarão. A intenção desta medida é de que Parazinho, toda região do Mato Grande e outras regiões do Rio Grande d Norte e Brasil recebam os investimentos frutos da carcinicultura. 

“Por fim, os produtores ainda tiveram reunião na Confederação Nacional de Agricultura - CNA sobre assuntos relacionados ao setor e suas demandas.”

Por: Marcelo Eustáquio

newton4.jpg-00.jpgEmpresário Newton Bacuarau é vice-Presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores de Camarão – ANCC, momento em que participava da reunião com a ministra Kátia Abreu (Foto: cedida arquivo pessoal)

newton1.jpg-00.jpgEmpresário Newton Bacurau e a ministra da agricultura Kátia Abreu (Foto: cedida arquivo pessoal)