Fantástico expõe denúncia de amiga de Lulinha investigada no caso do INSS; ela afirma que quer fazer delação premiada e chama presidente de mentiroso
20/10/2026

Foto: reprodução
O programa Fantástico, da TV Globo, repercutiu a entrevista de Roberta Luchsinger, empresária e lobista investigada junto a Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, em inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).
Na entrevista, originalmente concedida à CNN Brasil, Roberta afirmou que pretende firmar um acordo de delação premiada para não responder sozinha pelas suspeitas.
Ela é amiga de Fábio Luís Lula da Silva. Ambos são investigados em três inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) que apuram se os dois cometeram tráfico de influência, corrupção e lavagem de dinheiro em órgãos do governo federal para beneficiar empresários no esquema de fraudes bilionárias no INSS.
Os investigadores apontam que Roberta recebeu repasses do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o Careca do INSS.
Na entrevista Roberta diz que decidiu falar porque ela e as duas filhas vêm sofrendo ameaças de morte depois que ela foi chamada de “pilantra” pelo presidente Lula. Roberta fez diversas críticas a Lula, a quem chamou de “mentiroso”.
“Eu não vou poupar ninguém, porque o que está em questão é a verdade, doa a quem doer”, disse. “Não vou poupar o filho do presidente, não vou poupar o presidente.”
Sem dar detalhes, alegando que os inquéritos estão sob segredo de Justiça, Roberta disse que Lulinha se reuniu com ministros “inúmeras vezes” e que o filho do presidente já viajou para a casa do então ministro da Educação, Camilo Santana, no Ceará.
“É público e notório que o Fábio Luis inúmeras vezes esteve com ministros, inclusive viajou para casa de ministro, do ministro Camilo, no Ceará, inclusive. O Lula é um grande mentiroso quando fala: ‘ela é uma pilantra, mas meu filho, não. Meu filho jamais sentou com algum ministro’. O filho dele sentava semanalmente com o ministro, seja para trocar figurinhas, seja para trocar qualquer outro tipo de diálogo”, disse Roberta.
Na entrevista, Roberta afirma ainda que o empréstimo concedido a Marco Aurélio, o Marcola, enquanto ele era chefe de gabinete do presidente Lula, pode ter sido amador ou imoral por parte dela, mas que não houve contrapartida de Marcola.
Roberta disse que não cometeu crime, mas que quer fazer uma delação premiada, sem poupar ninguém, nem Lula, nem Lulinha. Afirmou que poderia contar detalhes do que não está nas conversas do celular dela, já apreendido pela Polícia Federal.
Ver esse post no Instagram
@newsoeste
Com informações do g1
Essa publicação é um oferecimento

