Prefeitura atende famílias afetadas por alagamentos após fortes chuvas na Zona Norte
29/06/2026

Foto: Demis Roussos/Secom
A Prefeitura de Natal realizou, neste sábado (27), uma força-tarefa para atender as famílias afetadas pelas fortes chuvas no loteamento José Sarney, na Zona Norte da capital. A ação contou com equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).
Durante a manhã, técnicos da Defesa Civil vistoriaram o entorno da lagoa de captação que transbordou após o grande volume de chuva. O objetivo foi identificar os imóveis atingidos, avaliar possíveis riscos e adotar medidas preventivas para garantir a segurança dos moradores.
À tarde, a Semtas promoveu um atendimento emergencial na Escola Estadual Antônio Fagundes, no bairro Nossa Senhora da Apresentação. No local, as famílias realizaram o cadastramento socioassistencial e receberam 150 cestas básicas.
Segundo a Prefeitura, o levantamento servirá para identificar as necessidades de cada família e viabilizar o acesso a benefícios eventuais e outros auxílios oferecidos pela assistência social.
A secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Auricéa Xavier, informou que as equipes seguem acompanhando a situação das famílias atingidas e que o atendimento continuará enquanto houver necessidade.
Entre os moradores atendidos está o motorista Leandro Batista, que contou ter enfrentado uma madrugada de preocupação após a água invadir a residência. Segundo ele, o nível da água chegou a cerca de 40 centímetros, mas parte dos móveis pôde ser salva porque a família conseguiu retirá-los a tempo.
Já a dona de casa Nadja Cristina da Silva afirmou que não conseguiu retirar os móveis antes da inundação e sofreu prejuízos materiais com a entrada da água em casa.
A Prefeitura informou que permanece monitorando as áreas afetadas pelas chuvas e mantém equipes de prontidão para prestar assistência à população.
Em casos de risco, como alagamentos e ameaças de deslizamentos, os moradores podem acionar a assistente virtual Estela pelo WhatsApp, no número (84) 3232-4900. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 190, o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a STTU, para ocorrências de trânsito, pelo número 156.
Portal Tropical
Essa publicação é um oferecimento

