Operação contra quadrilha de sequestro e extorsão prende suspeitos em SP e no RN
07/04/2026

Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança Pública de São Paulo
Uma operação conjunta da Polícia Civil de São Paulo e do Ministério Público de São Paulo resultou na prisão de suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em extorsão e sequestro, com desdobramentos no Rio Grande do Norte.
Batizada de “Operação Criptonita”, a ação foi deflagrada nesta terça-feira (7) e cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em diferentes regiões do estado de São Paulo. No RN, duas pessoas foram presas durante o cumprimento das ordens judiciais.
Ao todo, 54 policiais civis participam da operação, incluindo equipes especializadas, além de integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público. As diligências ocorrem na capital paulista, na Região Metropolitana e em cidades do interior, como Campinas e Sorocaba.
As investigações são conduzidas pelo 34º Distrito Policial, no Morumbi, e tiveram início após uma tentativa de sequestro registrada em fevereiro do ano passado. Na ocasião, um corretor de criptomoedas, de 29 anos, foi atraído para um encontro em um shopping, sob o pretexto de uma negociação, mas acabou sendo levado por suspeitos em um veículo.
A ação criminosa foi interrompida após a esposa da vítima perceber a movimentação suspeita e acionar a polícia. O carro foi localizado pela Polícia Militar na cidade de Santa Isabel, onde quatro suspeitos foram detidos. Uma arma e celulares foram apreendidos na ocasião.
A partir desse caso, as investigações avançaram e identificaram outros possíveis integrantes do grupo, o que levou à deflagração da operação desta terça-feira, que também alcançou investigados fora de São Paulo, incluindo o Rio Grande do Norte.
As apurações continuam para identificar todos os envolvidos e esclarecer a atuação da organização criminosa.
Portal Tropical
Essa publicação é um oferecimento

