Janja diz que desistiu de desfilar na Sapucaí para evitar ‘perseguição’ a Lula
16/02/2026

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, afirmou nesta segunda-feira (16) que desistiu de desfilar na Sapucaí neste domingo (15) para evitar a “possibilidade de perseguição” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à escola de samba Acadêmicos de Niterói, que o homenageou.
Havia uma previsão de que a primeira-dama, Janja da Silva, desfilasse em um dos carros alegóricos. No entanto, ela ficou no camarote ao lado de Lula.
Em nota, Janja disse que foi à concentração da escola momentos antes do desfile para manifestar apoio e que, depois, decidiu assistir à homenagem ao lado de Lula, no camarote. Janja afirmou que a decisão foi tomada mesmo havendo “segurança jurídica”.
A oposição protestou contra o desfile e disse que vai recorrer à Justiça Eleitoral. Nos dias que antecederam o carnaval, o enredo da escola foi alvo de pelo menos dez ações na Justiça e no Tribunal de Contas da União (TCU). Partidos e parlamentares da oposição argumentaram que se tratava de propaganda eleitoral antecipada.
Depois desse alerta, o governo recomendou às autoridades que evitassem qualquer manifestação que caracterizasse propaganda eleitoral.
Na última quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou uma liminar que pedia a proibição do desfile, mas os ministros alertaram que condutas na avenida poderiam configurar crime eleitoral.
g1/Foto: Ricardo Stuckert/PR
Essa publicação é um oferecimento

