Notí­cias

SITUAÇÃO CRÍTICA: 20 reservatórios do RN estão com volumes inferiores a 10% da capacidade total; veja lista

08/01/2026

Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

 

Os principais reservatórios do Rio Grande do Norte operam com 37,53% da capacidade total, segundo dados divulgados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) na terça-feira (7).

O relatório também aponta que 20 reservatórios estão em situação crítica, com menos de 10% da capacidade, incluindo Itans, Passagem das Traíras, Lulu Pinto, Sabugi, Tourão e Boqueirão de Parelhas.

Veja a lista completa dos 20 reservatórios em situação crítica:

Itans (Caicó) – 0,00%

Lulu Pinto (Luís Gomes) – 0,01%

Passagem das Traíras (São José do Seridó) – 0,03%

Brejo (Olho-d’Água do Borges) – 0,29%

Jesus Maria José (Tenente Ananias) – 0,33%

Esguicho (Ouro Branco) – 0,60%

Mundo Novo (Caicó)  – 0,78%

Sabugi (São João do Sabugi) – 1,03%

Carnaúba (São João do Sabugi) – 1,84%

Tourão (Patu) – 2,46%

São Gonçalo (São Francisco do Oeste) – 2,57%

Gangorra (Rafael Fernandes) – 3,50%

Apanha Peixe (Caraúbas) – 5,33%

Inspetoria (Umarizal) – 5,52%

25 de Março (Pau dos Ferros) – 5,52%

Bonito II (São Miguel) – 5,80%

Japi II (São José do Campestre) – 7,26%

Dinamarca (Serra Negra do Norte) – 8,30%

Boqueirão de Parelhas – Ministro João Alves (Parelhas) – 9,30%

Zangarelhas (Jardim do Seridó) – 9,32%

Ao todo, são monitorados 69 mananciais responsáveis pelo abastecimento da população. O volume armazenado é de 1,98 bilhão de metros cúbicos, diante de uma capacidade total de 5,29 bilhões. O cenário é considerado de atenção, típico do período seco, e exige uso racional da água.

Entre os maiores reservatórios, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 44,61% da capacidade. A Barragem de Oiticica está com 14,83%. Já Santa Cruz do Apodi, Umari e Poço Branco apresentam volumes acima de 50%.

Segundo o Igarn, apesar de alguns mananciais estratégicos estarem em níveis mais elevados, o quadro geral reforça a necessidade de monitoramento constante e de planejamento integrado para garantir o abastecimento humano.

Essa publicação é um oferecimento

POUSADA PARAISO - JOÃO CÂMARA/RN