Política

Violência une deputados na cobrança por segurança

31/10/2025

Cristiane Dantas aponta perseguição política na transferência de policiais em S. J. de Mipibu | Foto: João Gilberto

 

A deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) clama por segurança em São José do Mipibu, depois da tentativa de assalto que resultou no assassinato da criança Cecília Cândido Duarte, na noite de sexta-feira (25). “Nos últimos meses, temos acompanhado casos trágicos de homicídios de jovens, trabalhadores, e nesse último fim de semana foi a vida de uma criança de apenas sete anos, que teve sua vida interrompida pela ação covarde de criminosos, e isso é inaceitável”.

Cristiane Dantas diz-se “extremamente preocupada” com a insegurança em São José do Mipibu, com as mortes de jovens: “Fiz um rápido levantamento entre maio e outubro desse ano. Foram registrados seis homicídios, todos por arma de fogo. Casos cruéis de jovens executados, entre eles o filho de um vereador, vereador Edilson Tapera, o sobrinho do prefeito Zé Figueiredo e até mesmo um professor da rede municipal de ensino. Não são estatísticas, foram vidas brutalmente tiradas”.

A parlamentar referia-se ao assassinatos do sobrinho do prefeito de São José de Mipibu, kaio Vinícius de Souza Varela, encontrado morto com marcas de tiros no dia 11 de setembro, na localidade de Laranjeiras dos Cosmos, zona rural de São José do Mipibu no RN.

Já a outra vítima, Emerson Andriê, de 20 anos, filho do vereador Edilson Tapera, foi assassinada no dia 14 de junho,m enquanto o professor e blogueiro Alexandre Freire, de 52 anos, morreu após ser baleado dentro de casa, em São José de Mipibu, na madrugada do dia 19 de junho.

“São José de Mipibu, como tantas outras cidades do Rio Grande do Norte, tem enfrentado crescente insegurança. As famílias estão com medo de sair de casa. O comércio teme pela própria sobrevivência. e o que se ouve nas ruas é um grito por justiça e proteção”, disse a deputada, que cobra do governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública medidas imediatas e efetivas para reforçar o policiamento em Mipibu.

Para a deputada, ‘é urgente que haja mais presença policial, investigação eficiente dos crimes e ações integradas que devolvam a tranquilidade à nossa cidade. A violência não pode continuar ditando o ritmo da vida dos mipibuenses. O Estado precisa estar presente, garantindo o direito mais básico de todos, o direito de viver com segurança”.

Porém, Cristiane Dantas o registrou que “há um ano seis policiais que conheciam profundamente a bandidagem de São José de Mipibu foram retirados do município por motivos políticos, por perseguição política, e hoje esses policiais fazem faltam porque eles colocavam ordem naquele município, conheciam quem era cada um dos bandidos e que possivelmente foi quem atirou em Cecília, quem tirou a vida do filho do vereador Tapera e de outras vítimas que ocorreram agora, neste ano”.

O deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) solidarizou-se com a denúncia da deputada: “Segurança pública tem que ser política de Estado, não ser usado como politicagem e perseguição. Nós precisamos urgentemente melhorar a segurança pública em São José de Mipibu, porque o que nós mais vemos nos meios de comunicações e nos blogs é vidas sendo ceifadas como se houvesse um tribunal de execução naquela cidade”.

“Lógico, que policiais que conheçam a realidade da cidade e as localidades são fundamentais para coibir esse tipo de crime e rechaçar qualquer tipo de violência dessa natureza”, alertou Luiz Eduardo.

Para o deputado estadual Adjuto Dias (MDB) o caso de São José do Mipibu “muito emblemático” sobre a falta de segurança que a gente vive no Rio Grande do Norte e “coloca o governo do Estado em uma situação bem delicada, e a instituição e as forças de segurança pública. Porque isso aí é um caso que a sociedade vai exigir, e já exige, uma pronta resposta”.

Segundo Dias, “se não for elucidado esse crime, é uma situação de até desmoralização para o governo do Estado, porque o que se espera minimamente do governo é o investimento em segurança”.

Dias até lembrou uma lei aprovada na Assembleia Legislativa em benefício dos policiais civis, relacionada ao vale alimentação, “na prática nunca se executou”.

Deputado da base do governo, Vivaldo Costa (PV) disse que ”tudo que retratou a deputada Cristiane Dantas é verdade”, pois no domingo (26), esteve e, São José do Mipibu em visita ao ex-vereador Kéricles Ribeiro, “que me apoia há muitos anos e estava profundamente indignado com esse assassinato”.

“Agora, o fato existe, compete agora apurar detalhadamente. Contra fato, não há argumento”, continuou Costa, mas defendeu o governo, dizendo que “as estatísticas mostram que a segurança no Rio Grande do Norte tem melhorado. Agora, não impede que aconteça um caso trágico em nenhuma parte do mundo. Pode acontecer. Mas não por culpa, nem omissão da governadora Fátima Bezerra (PT). Não por culpa e omissão do coronel Alarico Azevedo (comandante da PM) ou do coronel Araújo Silva (secretário de Segurança).”.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO