Mundo

Furacão Melissa toca o solo na Jamaica e vira a ‘tempestade do século’ no país

31/10/2025

Foto: Reprodução

 

Com ventos de 295 km/h, chamados de “catastróficos” por meteorologistas, e pressão interna de 892 mb– a terceira maior já registrada – o Melissa chegou à Jamaica pelo noroeste do país.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Geraldo Luiz Silva Cardoso (@gerald_bourguignon)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Geraldo Luiz Silva Cardoso (@gerald_bourguignon)

“Melissa atinge o sudoeste da Jamaica, perto de New Hope, como um poderoso furacão de categoria 5”, confirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos às 14h do horário de Brasília.

Em seus últimos posts nas redes sociais, antes de confirmar a chegada do furacão, o NHC fez fortes alertas para que a população buscasse abrigo: “Ventos catastróficos, inundações repentinas e marés de tempestade estão ocorrendo na ilha. Esta é uma situação extremamente perigosa e com risco de vida! Proteja-se agora”.

Três pessoas já morreram no país por conta de tempestades prévias à chegada do furacão. Segundo a Cruz Vermelha, a passagem do Melissa na Jamaica terá um “impacto massivo” e afetará ao menos 1,5 milhão de pessoas —metade da população da ilha.

Este será o furacão mais forte a atingir a ilha em sua história desde o início dos registros, há 174 anos.

O fenômeno cresceu rapidamente, tornou-se um furacão de categoria 5 na segunda-feira (27), ganhou força nas últimas horas.

 

g1/Globo

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN