Mundo

Trump autoriza envio do maior porta-aviões do mundo para a América Latina

25/10/2025

Os Estados Unidos elevaram o tom nesta sexta-feira (24) nas ações militares que Donald Trump tem ordenado contra o narcotráfico. Um dos principais grupamentos navais americanos foi deslocado para a América Latina.

O Gerald Ford é o maior e mais poderoso porta-aviões do mundo. Ele pode transportar 5 mil militares e 75 aviões e helicópteros. Destroyers também fazem parte do grupo de ataque. O porta-aviões está no Mediterrâneo, perto da costa da Croácia. Deve levar de sete a dez dias para chegar ao Caribe.

Ele vai se juntar a oito navios de guerra, um submarino nuclear, caças F-35 e 10 mil soldados que já estão na região, em uma escalada de tensão sem precedentes com a Venezuela. O porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, publicou nas redes sociais:

“A presença reforçada das forças americanas na área de responsabilidade do Comando Sul reforçará a capacidade dos Estados Unidos de detectar, monitorar e desmantelar atividades e atores ilícitos que comprometam a segurança e a prosperidade dos Estados Unidos e nossa segurança no Ocidente”.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Nacional (@jornalnacional)

O Comando Sul é responsável por uma área que engloba 31 países da América Central, América do Sul e Caribe. Inclui Venezuela, Colômbia e Trinidad e Tobago – países de onde eram alguns dos suspeitos que estavam nos barcos bombardeados pelo Exército americano.

Nesta sexta-feira (24), o secretário de Guerra, Pete Hegseth, divulgou imagens de mais um ataque a um barco no Caribe. Seis pessoas morreram. Hegseth disse que o barco estava sendo conduzido por integrantes do cartel Tren de Aragua, da Venezuela. Desde setembro, foram dez ataques: oito no Caribe e dois, esta semana, no Pacífico. Quarenta e três pessoas morreram.

 

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL