“Perdemos Índia e Rússia para a China”, diz Trump após desfile militar
06/09/2025
Fotos: reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump usou as redes sociais nesta sexta (13) para reagir mais uma vez ao desfile militar de Pequim, organizado pelo presidente chinês. O evento contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin, do líder norte-coreano Kim Jong Un e do primeiro-ministro indiano Narendra Modi.
“Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China, a mais profunda e sombria. Que tenham um futuro longo e próspero juntos!”, escreveu Trump na rede social Truth Social, acompanhado de uma imagem dos líderes caminhando.
Embora a Índia continue sendo um parceiro estratégico fundamental para os Estados Unidos, Nova Déli manteve uma postura neutra em relação ao conflito na Ucrânia e continua comprando petróleo russo com descontos.
Os comentários de Trump ocorrem um dia depois de ele ter dito em uma reunião de líderes mundiais que a Europa deve parar de comprar petróleo russo e pressionar economicamente a China para tentar pôr fim à guerra na Ucrânia, disse um funcionário da Casa Branca à CNN.
CNN Brasil/Foto: Reuters, Reprodução/X
Essa publicação é um oferecimento