China revela armamento nuclear em desfile militar
03/09/2025
Foto: Getty Images
A China revelou novos mísseis balísticos intercontinentais com capacidade de carregar ogivas nucleares durante o desfile militar nesta quarta-feira (3) em Pequim, em uma demonstração de força ao Ocidente.
O desfile militar chinês compõe celebração dos 80 anos do fim da 2ª Guerra Mundial e é visto como uma demonstração de força em um momento que a China busca desafiar a supremacia dos Estados Unidos. A exibição pública dos armamentos foi uma rara demonstração de seu crescente poderio e de sua capacidade de projetar força muito além das fronteiras do país.
Segundo a agência de notícias Reuters, a China exibiu pela primeira vez sua tríade nuclear completa, com armas prontas para uso que podem ser lançadas a partir da terra, do mar e do ar, incluindo um míssil balístico intercontinental reformulado, o DF-5C, e um novo míssil móvel de longo alcance, o DF-61.
Na ocasião, presidente Xi Jinping inspecionou as tropas em pé em uma limosine da marca Hongqi. Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, ordenou o início da revista.
Segundo a agência, enquanto o veículo seguiu lentamente para o leste, passando pelas bandeiras onduladas do Partido, da nação e das forças armadas, o presidente chinês as saudou.
Quando o veículo de revista retornou à praça, os militares gritavam em uníssono: “Seguir o Partido! Lutar para vencer! Forjar um comportamento exemplar!” “A justiça prevalecerá! A paz prevalecerá! O povo prevalecerá!”.
O comentarista militar e ex-instrutor do Exército chinês Song Zhongping disse à agência de notícias AFP que os mísseis revelados fazem parte de “uma nova geração de armas nucleares” do arsenal de Xi Jinping.
O míssil DF-5C tem alcance de 20 mil km, o que cobre metade da circunferência do planeta e seria capaz de atingir qualquer país, por conta das diferentes possibilidades de lançamento.
g1/Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento