Mundo

Cada voto, uma Magnitsky; Trump deve aplicar Magnitsky para cada ministro que votar pela condenação de Bolsonaro

30/08/2025

Foto: Reprodução/X Antonio Augusto/STF

 

Os Estados Unidos se preparam para aplicar a Lei Magnitsky contra ministros do Supremo Tribunal Federal que possam votar pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A movimentação deve começar já na próxima semana, com declarações públicas de autoridades norte-americanas.

Segundo fontes ligadas ao governo dos EUA, o vice-secretário de Estado, Christopher Landau, e o secretário de Estado, Marco Rubio, devem se manifestar na rede X sinalizando a possibilidade de aplicar sanções da Lei Magnitsky contra magistrados brasileiros. O alvo principal seriam integrantes da Primeira Turma do Supremo, responsável pelo julgamento de Bolsonaro.

Em resposta, a Advocacia-Geral da União já iniciou conversas com um escritório de advocacia contratado nos EUA para avaliar estratégias de defesa e eventuais recursos no Judiciário norte-americano. Apesar da pressão, o ministro Alexandre de Moraes tem defendido, por ora, uma saída diplomática, apostando na atuação do Itamaraty para conter a escalada da crise.

 

Band News

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ