Irã ameaça fechar o Estreito de Ormuz no mar, crucial para o petróleo do mundo
20/06/2025

Conheça o Estreito de Ormuz, crucial para o petróleo global e sob risco de fechamento pelo Irã
A escalada do conflito entre Israel e Irã provoca temores em diversas partes e contextos diferentes. Desde o lado da diplomacia, com a falta de paz afetando ainda mais países e os confrontos se espalhando, até mesmo economicamente.
E uma das áreas de maior tensão do ponto de vista da economia é o petróleo. Isso porque os iranianos comandam uma região específica do mapa aonde boa parte dessa matéria-prima circula mundialmente.
Diante de um possível ataque direto dos Estados Unidos contra o Irã, o governo iraniano ameaça fechar o Estreito de Ormuz, uma “artéria” da indústria petrolífera por onde passa cerca de 20% de todo o petróleo do mundo.
O bloqueio da via marítima, localizada entre Omã e o Irã, seria uma das possíveis formas de retaliação do governo iraniano caso os EUA entrem de fato na guerra — a mídia americana indica que já há plano para ataque.

Foto: Reprodução/Nasa
O presidente Donald Trump afirmou que irá decidir nas próximas duas semanas sobre o envolvimento direto do país no conflito.
Os EUA são os responsáveis por proteger a navegação comercial no Estreito de Ormuz. A região é monitorada pela 5ª Frota da Marinha americana, com base no Bahrein.
As ameaças de grupos políticos iranianos de bloquear o Estreito de Ormuz preocupam o mundo todo, já que isso poderia provocar a disparada no preço do barril de petróleo. Com o confronto entre Israel e Irã, navios petroleiros foram orientados por agências marítimas a redobrar a cautela na região.
O preço do petróleo já registra forte alta desde a última sexta-feira (13), quando começaram as ofensivas. Só no primeiro dia de conflito, o salto foi de 8%.
Do g1/CBN
Essa publicação é um oferecimento

