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China bane das redes sociais influenciadores que ostentam riqueza, alegando que esse tipo de exibição alimenta a desigualdade social e econômica

04/06/2025

A China está banindo influenciadores digitais que ostentam riqueza nas redes sociais como parte de uma campanha oficial para combater o materialismo e promover a “prosperidade comum”. Essa iniciativa visa reduzir a desigualdade social e econômica, especialmente em um momento de desaceleração econômica e aumento do desemprego jovem no país.

Desde abril de 2024, a Administração do Ciberespaço da China lançou uma campanha para remover conteúdos que exibem estilos de vida luxuosos.

Influenciadores como Wang Hongquanxing, conhecido como a “Kim Kardashian da China”, tiveram suas contas bloqueadas em plataformas como Douyin (versão chinesa do T1kT0k), Weibo e Xiaohongshu por promoverem estilos de vida extravagantes .

Influenciadores como Wang Hongquanxing, conhecido como a “Kim Kardashian da China”, Sister Abalone e Mr. Bo tiveram suas contas bloqueadas em plataformas como Douyin (versão chinesa do T1kT0k), Weibo e Xiaohongshu por promoverem estilos de vida extravagantes .

Essas ações não são inéditas. Desde 2021, a China vem combatendo conteúdos “antiéticos”, proibindo celebridades de ostentarem riqueza ou indulgência extravagante.

As redes sociais chinesas estão implementando medidas rigorosas para eliminar conteúdos que promovem “valores negativos”, como ostentação de riqueza e culto ao materialismo. Por exemplo, o Douyin removeu milhares de postagens e fechou várias contas que exibiam carros de luxo, joias caras e grandes quantias de dinheiro .

 

Com informações do R7/Tudo News

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