Natal celebra Semana do Meio Ambiente com oficinas e debates no Parque das Dunas
31/05/2025

Parque das Dunas promove Semana do Meio Ambiente 2025 com oficinas, trilhas e debates entre 1º e 7 de junho. Foto: Idema.
O Parque das Dunas será palco de uma série de atividades durante a Semana do Meio Ambiente 2025, que acontece entre os dias 1º e 7 de junho. A programação diversificada inclui oficinas, trilhas interpretativas, exposições, mostras culturais, minicursos e sessões no planetário, com o objetivo de incentivar a educação ambiental e o contato direto com a natureza para públicos de todas as idades.
Organizado em parceria com instituições como UFRN, UERN, IFRN, FUNCITERN, CEMAM, Atol das Rocas e diversas associações ambientais, o evento oferece experiências que vão desde trilhas sensoriais e oficina de compostagem com a “Amada Minhoca” até minicurso de taxidermia, oficinas de terrário e produção de mudas. Uma das atrações é a exposição “Sabores e Saberes do Mangue”, que combina elementos culturais, sustentabilidade e tradição.
Nos dias 5 e 6 de junho, o auditório da UFRN sediará o Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, com foco na implantação da Farmácia Viva no Rio Grande do Norte. O encerramento da Semana, marcado para o dia 7, contará com o debate “Juventudes e Justiça Climática: Vozes que emergem em meio à crise no RN”, reunindo ativistas ambientais.
As atividades ocorrerão em diversos pontos do Parque, incluindo a Folha das Artes, Lago Pau-Ferro, trilhas, auditório, viveiro de mudas e salas de exposição. Algumas oficinas e minicursos exigem inscrição prévia, que pode ser feita por meio de formulários online disponibilizados pelos organizadores.
Entre as oficinas com inscrições abertas estão a Oficina de Terrário, que será realizada no dia 3 de junho, das 8h às 12h, no Viveiro de Mudas, conduzida por Elayne Raissa (Funcitern). No dia 4, das 8h30 às 12h, acontece o minicurso Educação Ambiental Climática (SPEA) no auditório do Parque. Já no dia 5, das 8h às 12h, haverá minicurso de taxidermia, ministrado pelo biólogo Dhyego Melo (FUNCITERN), além do minicurso “A Flora e Funga do Parque das Dunas”, com as pesquisadoras Nathalia Mendonça e Khadija Jobim. Também no dia 5, será oferecida a Oficina de Produção de Mudas, conduzida pelo engenheiro florestal Antônio Giliarde (Funcitern).
Ainda no dia 4, das 13h30 às 16h, a Mostra de Boas Práticas dos Comitês Municipais de Educação Ambiental será realizada, também com necessidade de inscrição.
Para a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, o evento é uma oportunidade ímpar de conexão com o meio ambiente. “A SEMA no Parque das Dunas é um convite à vivência e à consciência ambiental. Nossa proposta é oferecer uma programação diversificada, que promova o conhecimento científico de forma acessível e desperte o sentimento de pertencimento à natureza. O Parque se transforma, durante essa Semana, em uma verdadeira sala de aula ao ar livre, repleta de experiências transformadoras”, ressaltou.
O POTI MEWS
Essa publicação é um oferecimento

