Notí­cias

Assembleia homenageia cerimonialistas com sessão solene

21/05/2025

Sessão solene foi proposta pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), e reuniu profissionais da área, autoridades estaduais e representantes de instituições | Foto: Eduardo Maia

 

A última sexta-feira (16) foi um dia de homenagens na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). O plenário da Casa foi palco de uma sessão solene pelos 10 anos da Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial (ABPC). Ao todo, 14 profissionais da área receberam uma placa em reconhecimento à relevância dos trabalhos prestados. Duas autoridades também foram homenageadas com a Medalha Cerimonialista Zuleide Gonçalves Vieira: o presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e a governadora Fátima Bezerra (PT).

A sessão solene foi proposta pelo próprio presidente da Casa, Ezequiel Ferreira. Ele foi representado na solenidade pela deputada Cristiane Dantas (SDD) e pelo deputado Hermano Morais (PV). Ambos destacaram a importância do trabalho dos cerimonialistas para o bom funcionamento das instituições e a excelência dos eventos no país.

Na solicitação da sessão, Ezequiel Ferreira destacou a iniciativa como uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais cerimonialistas. “É uma sessão para honrar todos aqueles que exercem essa função com maestria, sobretudo o cerimonial desta Casa Legislativa, que está sempre disposto e disponível para executar o seu trabalho com muita dedicação e atenção”, afirmou.

A solenidade reuniu profissionais da área de cerimonial e protocolo, autoridades estaduais, representantes de instituições públicas e privadas, além de familiares e amigos dos homenageados. Para Rosângela Guedes, chefe do Cerimonial da ALRN, o evento é uma forma de valorização dos cerimonialistas.

Cerimonialistas receberam placa que valoriza os serviços prestados | Foto: Eduardo Maia

 

“O reconhecimento de uma sessão solene da ALRN para os profissionais da área de cerimonial público é importante porque valoriza o trabalho desses profissionais, contribui para a profissionalização da área, dá visibilidade e legitimidade ao cerimonial público e motiva os profissionais a continuar aprimorando seu trabalho”, disse ela.

Como forma de retribuição, a ABPC também fez a entrega de duas medalhas a autoridades. Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, foi representado pelos deputados que presidiram a sessão. Já a governadora Fátima Bezerra foi representada pelo Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto, que recebeu a honraria.

A medalha Zuleide Vieira foi concedida pela associação como forma de agradecimento ao apoio prestado à profissão e ao fortalecimento institucional da entidade. Segundo a ABPC, a escolha dos nomes reflete o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ambos em favor da valorização do cerimonial e das funções públicas exercidas com responsabilidade e respeito à classe e a sua atividade.

Mulher que dá nome à honraria, Zuleide Gonçalves Vieira é uma das grandes referências do cerimonial brasileiro e foi uma das fundadoras da ABPC. Com vasta carreira, ela morreu vítima de câncer em 2022, enquanto presidia a associação e chefiava o Cerimonial do Legislativo Potiguar. Sua trajetória inspira gerações, marcada por excelência, profissionalismo e uma dedicação exemplar à atividade.

Na solenidade, os profissionais homenageados foram Arlinda Araújo de Brito, Elias David Lopes Azulay, Francisco Etelvino Biondo, Gilson Elói Mafuza, João Batista Santana Costa, José de Pádua Martins de Oliveira, José Motta Pires Filho, Marcos Antônio de Oliveira Melo, Maria Cláudia Alves Guimarães, Marcelo Sobrinho Gibertoni, Renato Vilar de Lima, Tereza Roriz, Tereza Cristina Menezes Macedo, Zélia do Nascimento Frederico Neto.

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.