Nova espécie de inseto descoberta no RN surpreende cientistas
11/05/2025
Foto: Divulgação/UFRN
Pesquisadores brasileiros descreveram a primeira espécie do gênero Zavrelimyia já registrada na América do Sul. O grupo de insetos pertence à família Chironomidae, que reúne espécies não-picadoras e com larvas que vivem na água. A descoberta foi publicada na revista científica Zootaxa, em artigo assinado por Galileu Dantas e Neusa Hamada, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Marcos Pinheiro, colaborador do Laboratório de Entomologia (Labent), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A espécie, chamada Zavrelimyia ximenesae, foi identificada a partir de exemplares coletados em um trecho do rio Taborda, em Parnamirim (RN).
Leia também:
UFRN lança Jornada por uma universidade feminista e livre de violências
A descoberta aconteceu após coletas realizadas no rio Taborda, em Parnamirim (RN). A espécie foi batizada de Zavrelimyia ximenesae, em homenagem à professora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, reconhecida por sua atuação em entomologia médica.
Nova espécie de inseto tem potencial como bioindicador
Segundo os autores do estudo, a nova espécie de inseto apresenta características únicas tanto na fase de pupa quanto na fase adulta. Além disso, a diferenciação foi confirmada com o uso de microscopia, fotografia digital e desenho técnico, o que permitiu comparações detalhadas com outras espécies do gênero.
Essa publicação é um oferecimento