Polícia resgata cães em situação de abandono em imóvel na Zona Sul de Natal

21/09/2024

                   Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

 

Policiais civis resgataram no fim da manhã desta sexta-feira (20) cães em situação de abandono em um imóvel no conjunto San Vale, no bairro Candelária, Zona Sul de Natal. Na residência havia animais de raças como Husky Siberiano, Cane Corso e Chow-Chow.

O resgate ocorreu com o auxílio da ONG Associação de Proteção aos Animais (Aspan), para onde os cachorros foram levados. Pelo menos cinco animais estavam na casa, segundo a Aspan.

Segundo a delegada Danielle Filgueira, da Delegacia de Meio Ambiente e Turismo (Demaatur), o crime de abandono de animais foi constatado no local, e a polícia investiga também o crime de maus-tratos.

A suspeita da polícia é de que o ambiente era uma espécie de canil clandestino e de que os animais estavam há pelo menos dois dias sem comer e beber água. Alguns deles apresentavam ainda ferimentos.

A casa também tinha muita sujeira – com fezes espalhadas – e uma infestação de carrapatos, segundo a delegada Danielle Filgueira.

“Já está configurada a questão do abandono, porque a gente verificou agora in loco que a região não tem água, foi feita uma ligação clandestina de água confirmada até pelo próprio rapaz que chegou aqui no local. Não tem energia elétrica. Tem uma infestação muito grande de carrapatos, também muitas fezes de animais por todos os lados”, relatou a delegada,

A residência foi aberta pelo próprio dono, que foi acionado pela polícia após denúncias anônimas.

“É um ambiente que com certeza há meses não é limpo, não tem salubridade nenhuma, um ambiente totalmente insalubre pra que esses animais possam permanecer aí. Então, configurado já o crime de abandono de animais”, completou.

 

Do g1/RN