A cidade de João Câmara ganha mais três médicas cubanas

18/04/2014

O Município de João Câmara através da Prefeitura Municipal e de forma direta a Secretaria Municipal de Saúde com grandiosa satisfação acolhe três profissionais do Programa Mais Médicos para fortalecimento da Atenção Básica em nosso município as profissionais são cubanas e irão atuar nas seguintes Estratégias do Saúde da Família de Lajeado, Queimadas e Valentim, com carga horário de 32 horas isto é trabalhão de segunda a quinta-feira em dois turnos possibilitando maior acesso da população aos serviços de Saúde. Até agora o município de João Câmara já recebeu 5 médicos cubanos dos quais apenas um é do sexo masculino e as demais são do sexo feminino. Desta forma o município de João Câmara fica com todas as Unidades Básicas de Saúde completas de acordo com orientação do Ministério da Saúde. As profissionais Iaritza, Yideira e Ianiet estarão a partir do dia 22 de abril iniciando suas atividades com o objetivo de conhecer o perfil das Unidades onde irão trabalhar.

O foco do programa é a atenção básica, com ele o Ministério da Saúde está levando profissionais e estruturando as Unidades Básicas de Saúde para um atendimento qualificado para a população que mais precisa. “Além de diminuir as desigualdades na distribuição de médicos em regiões com alta vulnerabilidade social”, disse Hugo Mota.

No Estado, o Programa é monitorado pela Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (PROVAB). A Comissão PROVAB/Mais Médicos é composta por técnicos da SESAP, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN (CONASEMS) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do RN (UERN).

Quero, enquanto gestora da saúde no município agradecer a todos que colaboraram com este momento que para nós tem grande significado é uma grande festa e temos uma missão diante deste programa não apenas dispor de ajuda de custo para alimentação e moradia dos referidos profissionais, mais também estar junto dando apoio e atenção considerando a distancia que se encontram das suas famílias.


Fonte: Secretária de Saúde de João Câmara Andrelucia Cordeiro

medica-01.jpg

Secretária de saúde Andrelucia Cordeiro, funcionários, Blogueiro Moises Araújo e as médicas cubanas

                                              (Foto: Marco Montoril)

medica-03.jpg

                         Médicas cubanas deliciam um saboroso almoço oferecido pela
                           secretária de saúde Andrelucia Cordeiro(Foto: Marco Montoril)

medica.jpg

                   Médicas cubanas, vereador Ailton Gomes, seu filho e a
                  secretária de saúde Andrelucia Cordeiro(Foto: Marco Montoril)

medica-04.jpg

 Secretária de saúde Andrelucia Cordeiro, funcionários e o vereador Ailton Gomes se confraternizam com as médicas cubanas (Foto: Marco Montoril)