Mundo

Mundo

Macron e outros líderes europeus vão acompanhar Zelenski na reunião com Trump

17/08/2025

Foto: Reprodução/Reuters

 

Emmanuel Macron, presidente da França; Friedrich Merz, chanceler da Alemanha; Mark Rutte, secretário-geral da OTAN; e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, vão acompanhar o presidente da Ucrânia, VolodmirZelenski, em seu encontro com o presidente Donald Trump, nesta segunda-feira, 18, na Casa Branca.

A decisão parece ser um esforço para evitar a repetição do encontro tenso que Zelenski enfrentou quando se reuniu com Trump no Salão Oval em fevereiro.

A presença dos líderes europeus ao lado de Zelenski, demonstrando o apoio da Europa à Ucrânia, pode ajudar a aliviar preocupações em Kiev e em outras capitais europeias de que o presidente ucraniano corra o risco de ser pressionado a aceitar um acordo de paz que Trump afirma querer intermediar com a Rússia.

Von der Leyen, chefe do braço executivo da União Europeia, publicou no X que “a pedido do presidente Zelenski, participarei da reunião com o presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca amanhã”.

A viagem conjunta destacou a determinação dos líderes europeus em garantir que a Europa tenha voz na tentativa de Trump de promover a paz, após a cúpula realizada na sexta-feira entre o presidente dos EUA e o líder russo Vladimir Putin — da qual Zelenski não foi convidado a participar.

 

Estadão Conteúdo

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Mundo

Fechando o cerco – Estados Unidos anunciam base militar no Paraguai para combater crime organizado na Tríplice Fronteira

17/08/2025

Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP

 

O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, esteve em Washington para formalizar um acordo com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.

O memorando contempla ações conjuntas contra a migração irregular, estabelece protocolos para pedidos de proteção e asilo e prevê cooperação em segurança pública, com treinamento do FBI no país.

Segundo Rubio, o pacto sustenta a mais ampla aliança bilateral. “Estamos formalizando nossa cooperação no combate à imigração irregular, que pode representar um problema de segurança nacional para ambas as nações”. O encontro contou também com a presença do subsecretário de Segurança Nacional dos EUA, Troy Edgar, que exaltou o Paraguai e disse ser “um grande aliado”, agora com elo no controle fronteiriço.

O ministro do Interior, Enrique Riera, anunciou a criação de um centro antiterrorista no lado paraguaio da Tríplice Fronteira, com base física e 15 policiais treinados pelo FBI. Ele afirmou que o país reconhece o Hezbollah como organização terrorista em todas as suas frentes, políticas e armadas.

A medida retoma promessa feita em 2024, quando Riera antecipou que o Paraguai passaria a receber escritórios de treinamento do FBI. Ainda no ano passado, o governo Trump ofereceu até US$ 10 milhões por informações que levassem à desarticulação das redes financeiras do Hezbollah na região de fronteira entre Paraguai, Brasil e Argentina.

De acordo com o ministro, o novo centro também terá sustentação no enfrentamento a organizações criminosas. “O terrorismo e o crime organizado estão ligados; um financia o outro”, declarou.

 

Conexão Política Brasil

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Mundo

Donald Trump envia recado para Bolsonaro: “Mantenha-se forte, Bolsonaro. Vocês são guerreiros”

17/08/2025

Foto: REUTERS/Jonathan Ernst

 

O presidente dos EUA, Donald Trump envia recado para Bolsonaro. “Mantenha se forte, Bolsonaro, vocês são guerreiros”

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Otto Moreno Alô Prefetxo (@otto_moreno_noticias)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Otto Moreno Alô Prefetxo (@otto_moreno_noticias)

Foto: REUTERS/Jonathan Ernst

 

Trump, vai se encontrar com o líder ucraniano, VolodymyrZelensky, na segunda-feira, em Washington.

Os dois tiveram uma longa conversa por telefone nesta madrugada, após o encontro entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, que terminou sem acordo para um cessar-fogo na Ucrânia.

O republicano também esteve numa ligação de uma hora com líderes da OTAN, a principal aliança militar ocidental, incluindo Zelensky, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, o primeiro-ministro do Reino Unido, KeirStarmer, a premiê da Itália, GiorgiaMeloni, e o presidente da França, Emmanuel Macron.

Após a chamada, VolodymyrZelensky voltou a defender a realização de uma reunião trilateral entre ele, Donald Trump e Vladimir Putin, para discutir a guerra no Leste Europeu.

Segundo a agência de notícias Reuters e o jornal The New York Times, líderes da Europa foram convidados para o encontro entre Trump e Zelensky.

 

Marcão do Povo/CNN

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Mundo

Mulher mais rica do mundo cria faculdade de medicina 100% gratuita para estudantes carentes

16/08/2025

Em Bentonville, no estado norte-americano de Arkansas, acaba de ser inaugurada uma escola de medicina que promete quebrar paradigmas. A Alice L. Walton Schoolof Medicine (AWSOM), fundada pela herdeira do Walmart e mulher mais rica do mundo, oferecerá formação médica totalmente gratuita para estudantes carentes.

A iniciativa busca ampliar o acesso de jovens de comunidades carentes à educação médica de excelência, aliviando o peso financeiro que costuma acompanhar esse tipo de curso.

Localizada ao lado do Museu de Arte Americana Crystal Bridges, a AWSOM une a formação médica tradicional a disciplinas de artes e humanidades, com foco na prevenção, saúde mental e promoção de hábitos de vida saudáveis.

Essa abordagem inovadora visa formar profissionais não apenas tecnicamente capacitados, mas também sensíveis e preparados para lidar com a dimensão humana do cuidado.

A escola aposta em um currículo que integra ciência e empatia, incentivando a visão holística do paciente e a importância de um tratamento preventivo. Além de preparar médicos para atuar em hospitais e clínicas, a AWSOM quer formar líderes que possam transformar o acesso à saúde em comunidades desfavorecidas, multiplicando o impacto social do projeto.

 

Terra Fatos/Reprodução: Alice L. Walton Schoolof Medicine

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Mundo

Se reunião com Zelensky correr bem uma com Putin pode ser feita, diz Trump

16/08/2025

Foto: Reprodução

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado (16) que, após a cúpula no Alasca com seu colega russo, Vladimir Putin, o presidente ucraniano, VolodymyrZelensky, irá ao Salão Oval em Washington na tarde de segunda-feira (18).

“Se tudo der certo, agendaremos uma reunião com o presidente Putin”, disse Trump em uma publicação no Truth Social.

“A melhor maneira de acabar com a terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é ir diretamente para um acordo de paz, que acabaria com a guerra, e não um mero acordo de cessar-fogo”, disse ele

Zelensky, afirmou que vai se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, na próxima segunda-feira (18), após “longa e substancial conversa” com Trump. Ele ainda declarou que planeja se encontrar com líderes europeus para discutir a cúpula do Alasca.

“A Ucrânia reafirma sua disposição de trabalhar com o máximo empenho para alcançar a paz. O presidente Trump informou sobre seu encontro com o líder russo e os principais pontos da discussão. É importante que a força dos Estados Unidos tenha impacto no desenvolvimento da situação”, disse Zelensky em um comunicado neste sábado (16) – o primeiro desde o encontro no Alasca, do qual foi excluído.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Mundo

Geral Governo acha que Trump quer mudança de regime no Brasil e prevê ações para além de Bolsonaro

16/08/2025

Foto: Jeenah Moon/Reuters

 

O governo brasileiro encara o tarifaço e as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil como uma tentativa de “mudança de regime” e acredita que as ações de presidente Donald Trump não se restringem a pressão sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo STF (Supremo Tribunal Federal), marcado para setembro.

Para uma fonte do Planalto, as ações de Trump visam a influenciar o processo eleitoral brasileiro. Nessa visão, a ideia do governo americano é garantir que exista um candidato com afinidade ideológica com Trump na cédula eleitoral da eleição presidencial do Brasil em 2026.

O governo brasileiro também acredita que, caso haja vitória do presidente Lula (PT) no ano que vem, haverá questionamento da legitimidade da disputa no Brasil por parte de Trump. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) vem afirmando há meses que, se Bolsonaro não estiver na cédula, os EUA não vão reconhecer a eleição no Brasil.

O Planalto vê um movimento dos EUA de reafirmar a América Latina como seu quintal. Além de pressionar pela absolvição de Bolsonaro no julgamento do STF e criticar a prisão do ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe (de direita), Washington manifestou apoio à prisão da ex-presidente Cristina Kirchner (de esquerda) na Argentina.

No final de julho, o nomeado de Trump para ser o próximo embaixador americano na Argentina, Peter Lamelas, afirmou que Cristina deveria “receber a justiça que merece”. “Se ela não fosse política, estaria na prisão. Ela está em prisão domiciliar por algum tipo de favoritismo político”, afirmou.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, saiu em defesa de Uribe, dizendo que seu único crime foi “lutar e defender incansavelmente sua pátria” e acusou o Judiciário de ser “instrumentalizado” por “juízes radicais”.

Uma das estratégias do governo brasileiro para não ficar isolado na América do Sul, para evitar um “grupo de Lima” contra o Brasil, como afirmam integrantes do governo, é criar vínculos com governos de direita na região. O grupo de Lima foi formado em 2017 com chanceleres de países com governos de direita e centro-direita da região que pressionavam pela saída do ditador Nicolás Maduro do poder na Venezuela e apoiavam o opositor Juan Guaidó.

Fontes apontam para a visita do presidente de centro-direita do Equador, Daniel Noboa, a Brasília na segunda-feira (18), onde se reúne com Lula, como parte dessa aproximação com a direita. No caso da Argentina, apesar de não haver aproximação com Javier Milei, o Brasil está comprando gás do país.

Com a Unasul extinta e a Celac bloqueada, o Brasil quer usar o Mercosul e a OTCA para discutir temas que podem unir a região, como mudança do clima e cooperação energética.

Além disso, Lula vai continuar com seu movimento de aproximação com países afetados pelas tarifas de Trump. Nesta semana, ele irá conversar por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Friedrich Merz, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

 

Folha de S.Paulo

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Mundo

Trump recebe Putin com tapete vermelho e aplausos no Alasca

16/08/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com tapete vermelho antes do encontro dos dois para negociar um cessar-fogo na guerra da Ucrânia, nesta sexta-feira (15), no Alasca, nos Estados Unidos.

Com sorrisos no rosto, os dois se cumprimentaram e tiraram fotos para a imprensa antes de se encaminharem para a base militar Elmendorf-Richardson, em Anchorage, que será palco da reunião.

Trump bateu palmas para Putin enquanto o aguardava chegar a seu lado após descer do avião presidencial russo e recebeu sinais de ‘joinha’ em retribuição.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por PORTAL ALAGOAS NT TV (@portalalagoasnttv)

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por PORTAL ALAGOAS NT TV (@portalalagoasnttv)

Já no carro, Putin foi visto sorridente e acenando. Ao chegarem na base militar, os dois posaram novamente para fotos, ao lado de assessores e secretários.

 

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Mundo

Caso da idosa condenada pelos atos de 8 de Janeiro que foi espancada na prisão “por ser bolsonarista” chega aos Estados Unidos

15/08/2025

Foto: Reprodução

 

A defesa da aposentada Jucilene Nascimento, de 62 anos, condenada a 14 anos de prisão pelos atos de 8 de janeiro, acionou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

Os advogados anexaram à denúncia uma reportagem da revista Oeste, segundo a qual Jucilene teria sido espancada no Presídio Feminino de Florianópolis (SC).

A agressão ocorreu após a companheira de cela descobrir a participação da idosa no protesto realizado na Praça dos Três Poderes, em 2023. Conforme a defesa, Jucilene está custodiada em uma ala destinada a presas comuns. Diante disso, os advogados protocolaram no Supremo Tribunal Federal um pedido de concessão de prisão domiciliar.

DE acordo com os advogados, a idosa vem convivendo com presas de alta periculosidade, estando, assim, exposta a riscos concretos de novas agressões com a possibilidade de danos irreversíveis à sua integridade física e mental.

 

Fonte: Revista Oeste

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Mundo

Soldados do Exército russo acusam dupla brasileira de golpes financeiros

15/08/2025

Foto: Divulgação/Redes Sociais

 

Após publicar em primeira mão o desaparecimento de Anderson de Oliveira Ferreira, a CNN teve acesso a outros soldados que acusam uma dupla de brasileiros de aplicar supostos golpes financeiros contra jovens que pretendiam servir ao Exército russo na guerra contra à Ucrânia.

Pelo menos cinco soldados brasileiros e de outros países da América do Sul entraram em contato com a reportagem para detalhar o suposto ‘modus operandi’ da dupla.

De acordo com os relatos, Arthur Michel e Antônio Neto mantêm um canal de mensagens nas redes sociais sobre como se alistar no Exército russo, alguns brasileiros decidiram aplicar após contato com o material. O conflito entre os países se arrasta desde 2022.

Quando os novos recrutas chegavam à Rússia com recursos próprios, a dupla os auxiliava no processo de tradução dos documentos burocráticos e nos trâmites para o alistamento militar.

Mas um dos papéis assinados era uma procuração que dava acesso à conta bancária dos soldados. Inicialmente a dupla dizia que se tratava de um exame padrão psicológico admissional, de acordo com as acusações.

Depois de enviados para as missões, os militares perceberam saques e movimentações financeiras nas contas bancárias.

Foi o caso de Fernando Mazzo, 44, que decidiu falar abertamente sobre a situação, pois já retornou ao Brasil.

“Chegando lá, a gente assinou uns documentos sem saber o que era. Eu vi o contrato, mas na verdade, não era um centro de psicólogo, era uma espécie de cartório e aquilo era uma procuração. Depois, com essa procuração, eles nos levaram até uma agência bancária. Eles abriram a conta pra gente, que na verdade, não estava no nosso nome, era uma conta vinculada a uma principal dele e eles conseguiriam fazer transação como conta dependente”, aponta Mazzo.

Prejuízo financeiro

A fonte relata que desviaram da conta aproximadamente um milhão de rublos, ou seja, cerca de R$ 60 mil reais. “Assinamos a procuração e eu só vim dar conta do que era depois que o Arthur entrou e roubou um milhão de rublos”, relata.

Segundo apuração, um soldado brasileiro na Rússia, ao longo do contrato, pode chegar a receber algo em torno de R$ 350 mil reais, considerando bônus por alistamento e soldo.

Além da tensão do combate, a fonte afirma que a situação prejudicou sua dedicação ao serviço militar. “Isso me afetou 100% na missão. Você fica preocupado, não consegue focar. Comecei a abrir várias contas on-line para transferir o dinheiro rapidamente assim que ele caísse”, contou.

Atualmente a fonte em questão aguarda uma cirurgia, após ser ferido, durante uma missão. Ao entrar numa floresta e avistar um drones, foi atingido e perdeu o movimento do pé direito, além de múltiplos ferimentos pelos estilhaços.

Outra vítima do suposto golpe está recebendo ajuda jurídica russa. Em nota enviada à reportagem, o advogado russo Roman Petrov, especializado em direito militar, afirma:

“Um cidadão entrou em contato comigo para obter assistência jurídica. Ele relatou que fundos pagos pelo Ministério da Defesa da Federação Russa, no valor total de 800 mil rublos, foram roubados de seu cartão bancário. Os fraudadores obtiveram acesso à conta. Devido à sua falta de conhecimento da língua russa, uma procuração foi lavrada em seu nome por um tabelião de Moscou e, como ele não fala o idioma, assinou-a sem entender seu verdadeiro significado. Atualmente, a liderança do Ministério de Assuntos Internos da Rússia, a meu pedido, demonstrou interesse em tomar medidas para responsabilizar criminalmente os fraudadores, nos termos do Artigo 159 do Código Penal da Federação Russa”, cita trecho da nota.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Mundo

EUA afirmam ter apreendido US$ 700 milhões em bens de Maduro

15/08/2025

Foto: Gaby Oraa/Bloomberg/Getty Images

 

A embaixada dos Estados Unidos em Caracas anunciou na quarta-feira, 13, que, segundo a procuradora-geral do país, PamBondi, foram apreendidos US$ 700 milhões (quase R$ 3,8 bilhões) em bens do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Segundo ela, a ação se justifica pela operação contínua do “crime organizado” do regime chavista. “Isso é crime organizado. Não é diferente da máfia, e os bens relacionados a Maduro somam mais de US$ 700 milhões que já apreendemos; no entanto, seu reinado de terror continua”, explicou.

“Esses bens (de Maduro) incluem dois aviões multimilionários, várias casas, uma mansão na República Dominicana, várias casas multimilionárias na Flórida, uma fazenda de cavalos, automóveis — nove veículos, acredito — milhões de dólares em joias e dinheiro”, afirmou Bondi.

 

VEJA

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Mundo

Trump e Putin se encontram no Alasca para cúpula que pode selar destino de guerra na Ucrânia

15/08/2025

Foto: Brendan Smialowski/AFP

 

Pela primeira vez em seis anos, os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia apertarão as mãos durante um encontro no Alasca nesta sexta-feira, 15. Também é a primeira vez que Vladimir Putin pisa em terras americanas em 10 anos. O objetivo é discutir o futuro da guerra na Ucrânia, que já se arrasta por mais de três anos e vive um momento de congelamento dos avanços no campo de batalha. O governo ucraniano, porém, não estará à mesa de negociação.

O que sairá desse encontro de Putin com Donald Trump é incerto. Analistas ouvidos pelo Estadão dizem que um acordo de paz é altamente improvável. Mas um compromisso russo com um cessar-fogo temporário é uma possibilidade real. “O problema com Trump é que você nunca sabe ao certo o que ele vai fazer”, opina Stefan Wolff, cientista político alemão especialista em segurança internacional e solução de conflitos.

Para Trump o que possivelmente está na agenda é um cessar-fogo para a Ucrânia. Mas também acho que Trump está muito interessado em algum tipo de reinício das relações com a Rússia. Ele poderia sair com ambos. Ele poderia sair com nada também. Nesse sentido os resultados reais são muito incertos.

O próprio governo americano admitiu que essa reunião histórica servirá para “ouvir Putin” mais do que desenhar qualquer tipo de acordo, por isso a Ucrânia estaria de fora. Mas apenas uma foto ao lado do presidente americano poderá ser considerada a consolidação das vitórias diplomáticas do russo depois de ter sido considerado um pária internacional por sua invasão da Ucrânia em 2022.

“Tem muito de teatro político e pouco de substância em termos de negociação”, analisa Carlos Gustavo Poggio, internacionalista e professor associado do BereaCollege, no Kentucky. “É muito claro o que Putin quer com a guerra. Este é um encontro em que você não está incluindo a Ucrânia e outros parceiros”.

O governo Trump diz que é um encontro para escutar Vladimir Putin. O Putin claramente entende que ele tem uma influência sobre Donald Trump. Quando eles tiveram esse tipo de encontro similar no passado, o Trump saiu repetindo toda a versão do Vladimir Putin nas questões que eles discutiram.

Na quinta-feira, 14, o Kremlin sinalizou que também estava interessado em discutir outros assuntos além da guerra, como laços econômicos e armas nucleares. Putin disse acreditar nos “esforços bastante enérgicos para interromper os combates, pôr fim à crise e chegar a acordos de interesse para todas as partes envolvidas neste conflito”.

 

Estadão

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Mundo

Geral EUA revoga vistos de brasileiros ligados ao Mais Médicos

14/08/2025

Foto: Reprodução

 

Os Estados Unidos anunciaram uma nova revogação de vistos de funcionários públicos do governo do Brasil, agora ligados ao programa Mais Médicos. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (13) pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, chefe da diplomacia norte-americana.

Foram sancionados Mozart Julio Tabosa Sales, secretário do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-coordenador-geral da COP30. Os dois integravam o Ministério da Saúde quando o programa foi implementado no Brasil.

Além disso, ex-funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foram atingidos pela restrição, que os impede de entrar no país liderado por Donald Trump.

Mais cedo, o Departamento de Estado dos EUA já havia anunciado a revogação dos vistos de autoridades dos governos de Cuba e de países da África e da Granada. A retaliação é uma resposta direta a programas cubanos que enviam profissionais de saúde para atuarem em outros países, como o Mais Médicos no Brasil.

Para Marco Rubio, o envio de médicos de Cuba para outras nações é um “esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano”. Conforme antecipado pela coluna Igor Gadelha, a ofensiva é uma espécie de “acerto de contas” do chefe da diplomacia norte-americana, que é filho de imigrantes cubanos e crítico ao governo do país.

Em nota, o Departamento de Estado dos EUA acusou o governo brasileiro de driblar as sanções impostas contra Cuba, por meio de um suposto desvio do pagamento de profissionais de saúde cubanos.

“Como parte do programa Mais Médicos do Brasil, essas autoridades usaram a OPAS como intermediária com a ditadura cubana para implementar o programa sem seguir os requisitos constitucionais brasileiros, driblando as sanções dos EUA a Cuba e, conscientemente, pagando ao regime cubano o que era devido aos profissionais de saúde cubanos. Dezenas de médicos cubanos que atuaram no programa relataram ter sido explorados pelo regime cubano como parte do programa”, disse um trecho do comunicado da chancelaria norte-americana.

Em julho, o governo norte-americano já havia cancelado os vistos de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de interferir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Mundo

Nobuo Yamada, cantor de ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’, morre aos 61 anos

13/08/2025

O cantor japonês Nobuo Yamada, que dá voz a “ Pegasus Fantasy”, de Cavaleiros do Zodíaco, morreu aos 61 anos no último sábado (9). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13).

Nobuo Yamada ficou famoso no mundo todo por cantar a música de abertura do anime Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco), quando integrava a banda MAKE-UP. A canção foi composta por HiroakiMatsuzawa e lançada pelo grupo em 1986.

Porém, desde sua estreia musical em 1984, Nob integrou diversas bandas e projetos. Além de cantor, ele também escreveu e compôs músicas de animes e efeitos especiais

Segundo a agência Mojost, Nobuo Yamada morreu após complicações causadas por um câncer renal. O funeral contará apenas com pessoas próximas, já fãs poderão se despedir do cantor em uma cerimônia realizada em data ainda a ser divulgada. A decisão é da família do artista.

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Mundo

Rússia restringe chamadas de áudio e vídeo no WhatsApp e no Telegram

13/08/2025

Foto: reprodução

 

O governo da Rússia decidiu restringir chamadas de áudio e vídeo nos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram, argumentando que essa é uma forma de “combater criminosos”. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (13/8) pelo Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Mídia de Massa (Roskomnadzor).

Segundo autoridades russas, chamadas realizadas nos aplicativos tem sido usadas para criminosos aplicarem golpes no país, além de servirem como meio para envolver cidadãos do país em “atividades de sabotagem e terrorismo”.

Em entrevista à mídia estatal da Rússia, o vice-presidente do Conselho Público do Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia, RifatSabitov, justificou a decisão pela falta de colaboração das plataformas.

“Empresas como Telegram e WhatsApp ignoram os requisitos das autoridades de supervisão russas, não respondem à solicitação do Ministério Público e não bloqueiam canais óbvios de phishing [espécie de ataque cibernético] e fraude”, declarou Sabitov.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Digital, as chamadas no WhatsApp e Telegram podem ser restabelecidas no país se as empresas cumprirem requisitos da legislação do país. A pasta, contudo, não deixou claro quais são as exigências.

 

Metrópoles 

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Mundo

Justiça italiana deve nomear perito judicial médico para analisar saúde da deputada Carla Zambelli

13/08/2025

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

 

O juiz italiano Aldo Morgigni deve nomear nesta quarta-feira (13) um perito judicial médico para analisar as condições de saúde da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), presa em Roma desde o fim de julho.

A ação, segundo o advogado Fabio Pagnozzi, que defende a deputada, faz parte de uma segunda etapa da audiência de custódia da parlamentar.

Em 1° de agosto, a deputada ficou durante 3 horas dando a própria versão sobre o que a levou a fugir para a Itália após ser condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a dez anos de prisão. Naquele dia, a Justiça manteve a prisão da parlamentar.

Morgigni é o juiz substituto do caso. Em virtude das argumentações da deputada sobre as condições de saúde — ela alega questões de saúde mental, como duas tentativas de suicídio, e questões da saúde física —, o ministro da Justiça italiano, Carlo Nordio, solicitou a nomeação de um perito no caso.

A defesa da parlamentar também vai indicar um perito particular para auxiliar na análise e espera que as conclusões sejam favoráveis para a parlamentar conseguir o relaxamento da prisão para detenção domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica ou, até mesmo, a liberdade provisória.

Datas indefinidas

Pagnozzi explicou que não sabe se as conclusões da perícia sairão no mesmo dia, pois o especialista precisará analisar laudos e o estado de saúde da parlamentar.

No entanto, a defesa vai tentar, no mesmo dia, pedir a antecipação do relaxamento da prisão.

Detida desde 29 de julho, a deputada permanece no presídio feminino Germana Stefanini, localizado na região de Rebibbia, em cela compartilhada.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Mundo

Para 75% dos brasileiros, Trump aplica tarifaço por política, diz pesquisa

12/08/2025

Foto: Reprodução

 

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta terça-feira (12) mostra que três em cada quatro brasileiros consideram o tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump às exportações do Brasil uma questão política, ante 12% que veem motivação comercial e 5% que apontam os dois fatores.

De acordo com o levantamento – realizado entre os dias 1º e 5 de agosto, ou seja, após a confirmação de sobretaxa de 50% de produtos como café e carne, mas exceções como o suco de laranja –, a percepção de que Trump age por motivação estritamente política supera os 70% em praticamente todos os segmentos sociais.

Mesmo em grupos ideológicos distintos prevalece essa imagem, ainda que seja mais acentuada entre eleitores de Lula (PT), com 79%, do que entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022, com 73%.

A pesquisa Ipsos-Ipec também aferiu maior percepção positiva da imagem dos EUA antes da imposição das tarifas, com 48% de resposta ótima/boa, ante 28% regular e 15%, ruim/péssima.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Mundo

Lula liga para Xi e conversa sobre parceria bilateral e novos negócios

12/08/2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente chinês, Xi Jinping, conversaram por telefone na noite desta segunda-feira (11) sobre uma parceria estratégica bilateral entre os dois países.

Isso também inclui a ampliação em setores de petróleo, gás, satélites, saúde e economia digital.

De acordo com o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de uma hora, e também teve como assuntos os “recentes esforços” pela paz no conflito envolvendo a Rússia e a Ucrânia, e que a China deve ser representada na COP30 em Belém.

“Ambos os presidentes também destacaram sua disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias”, pontua o texto.

A ligação havia sido antecipada pela CNN.

Em entrevista à Reuters na última quarta-feira, Lula afirmou que, como presidente do bloco até o final deste ano, falaria com vários presidentes sobre o tema. Ao ser perguntado se estaria havendo uma articulação entre os países do Brics, respondeu: “Ainda não tem, mas vai ter.”

Desde então, o presidente brasileiro falou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e recebeu um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Veja a nota na íntegra da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) sobre a ligação abaixo:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou na noite desta segunda-feira, 11 de agosto, para o presidente da República Popular da China, Xi Jinping.

Na ligação, que durou cerca de uma hora, os dois líderes trocaram impressões sobre a atual conjuntura internacional e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. Ambos concordaram sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo.

O presidente Lula reiterou a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima. O presidente Xi indicou que a China estará representada em Belém por delegação de alto nível e que vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência.

Os chefes de Estado também conversaram sobre a parceria estratégica bilateral. Nesse contexto, saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites.

Ambos os presidentes também destacaram sua disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias.”

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

MF CHAVES - CELULARES E ACESSÓRIOS

Mundo

Colírio aprovado nos EUA corrige a visão turva de perto, dispensando o uso de óculos

11/08/2025

A Food andDrugAdministration (FDA) dos Estados Unidos aprovou o VIZZ, colírio da farmacêutica LENZ Therapeutics desenvolvido para tratar a presbiopia — perda da visão de perto associada ao envelhecimento. É o primeiro colírio à base de aceclidina aprovado pela agência para essa finalidade.

A substância, um agonista seletivo dos receptores muscarínicos, já havia sido utilizada na Europa desde 1970 no tratamento de glaucoma, mas nunca havia recebido aprovação nos EUA para presbiopia. O medicamento deverá estar disponível comercialmente em até três meses.

De uso único diário, o VIZZ oferece melhora da visão de perto por até 10 horas, dispensando o uso de óculos de leitura e sem prejudicar a visão à distância.

O colírio atua diminuindo levemente o diâmetro da pupila, criando um “efeito pinhole— semelhante ao ajuste de foco de uma câmera — que permite enxergar objetos próximos com mais nitidez.

Diferente de tratamentos mais antigos, como o Vuity, o VIZZ não estimula de forma significativa o músculo ciliar, evitando efeitos colaterais como sensação de peso na sobrancelha ou alterações na visão de longe.

Segundo a LENZ Therapeutics, a aprovação representa um marco na oftalmologia e poderá mudar o padrão de tratamento da presbiopia nos EUA, condição que afeta mais de 128 milhões de adultos no país.

Estudos clínicos de fase 3 comprovaram a eficácia e a segurança do produto, que já desperta interesse entre oftalmologistas e optometristas. Parte das primeiras remessas será disponibilizada para amostras ainda em outubro, com lançamento comercial previsto para o quarto trimestre de 2025.

 

Com informações da revista Nature

 

 

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Mundo

Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia baleado durante discurso

11/08/2025

Foto: Sebastian Barros/NurPhoto via Getty Images

 

O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe, vítima de um atentado em junho durante comício em Bogotá, morreu nesta segunda-feira (11) após mais de dois meses lutando pela vida. A morte foi anunciada por sua esposa, Maria Claudia Tarazona, e confirmada pelo hospital onde ele estava internado.

Uribe, de 39 anos, era senador de oposição ao atual governo e um dos favoritos na corrida eleitoral colombiana. O senador também era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín. Além da esposa, Miguel Uribe deixa um filho.

O senador foi baleado duas vezes na cabeça e uma na perna na noite de 7 de junho enquanto discursava em um evento de rua na capital colombiana, em meio ao crescimento de atos políticos visando as próximas eleições presidenciais na Colômbia, marcadas para março de 2026.

O atentado a Uribe foi o primeiro de uma onda de ataques ocorridos na Colômbia nos últimos meses, que reviveram o fantasma da violência política no país dos anos 1990. Na época, três candidatos à presidência foram assassinados durante a campanha eleitoral.

Desde o atentado, Uribe estava internado no Fundação Santa Fé de Bogotá. Ele ficou à beira da morte, mas foi estabilizado após diversas e cirurgias e intervenções. No entanto, Uribe “regrediu à condição crítica devido a uma hemorragia no sistema nervoso central”, foi submetido a uma cirurgia de emergência e precisou voltar a ser sedado, segundo boletim divulgado pelo hospital no sábado (9).

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, exigiu justiça após a confirmação da morte de Uribe. “Os Estados Unidos se solidarizam com sua família e com o povo colombiano, tanto no luto quanto na exigência de justiça contra os responsáveis”, escreveu Rubio no X.

O ataque aconteceu durante um evento de campanha em um parque no bairro Fontinbón, em Bogotá.

Homens armados atiraram pelas costas do político, segundo um comunicado do partido de Uribe, o Centro Democrático.Imagens que circulam nas redes sociais mostram Uribe coberto de sangue e sendo socorrido por apoiadores.

A Procuradoria-Geral, responsável pela investigação do atentado, informou que o senador foi atingido por dois tiros e que outras duas pessoas também ficaram feridas. No local do ataque, um adolescente de 15 anos foi apreendido com uma arma de fogo.

A Fundação Santa Fé confirmou a morte de Uribe e disse que o pré-candidato morreu à 1h56 da madrugada desta segunda-feira no horário local de Bogotá (23h56 de domingo em Brasília). O hospital afirmou que os médicos “trabalharam incansavelmente” para tentar o salvar, porém, houve um “desfecho triste”.

O ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, líder do partido Centro Democrático, ao qual Uribe era filiado, lamentou a morte do senador. “O mal destrói tudo, mataram a esperança. Que a luta de Miguel seja uma luz que ilumine o caminho correto da Colômbia”, disse em sua conta no X.

 

g1/Foto: Sebastian Barros/NurPhoto via Getty Images

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Mundo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge oeste da Turquia

11/08/2025

Foto: Reprodução

 

Um terremoto na Turquia de magnitude 6,1 atingiu a província de Balikesir, no oeste do país, às 19h53 deste domingo (10), informou a Autoridade de Gestão de Desastres (AFAD). O tremor foi sentido em várias regiões, incluindo a cidade de Istambul.

Apesar da intensidade, as equipes de emergência não registraram vítimas ou danos graves até o momento. O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, confirmou que as inspeções já começaram nas áreas afetadas e que não houve relatos negativos.

A AFAD calculou a profundidade do tremor em 11 km, enquanto o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ) apontou magnitude 6,19 e 10 km de profundidade.

As autoridades alertam para possíveis réplicas e reforçam a necessidade de cuidados, sobretudo nas áreas próximas ao epicentro.

 

Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Primeira páginaAnterior Próxima Última página