Mundo
EUA retiram tarifa de 40% sobre carne, café e mais produtos brasileiros
21/11/2025

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (20) uma “modificação no escopo” das tarifas adicionais aplicadas a produtos brasileiros, em meio a negociações em curso entre os dois países. A lista de produtos inclui café, carnes e mais produtos agrícolas.
A decisão foi formalizada por meio de uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump e publicada no site da Casa Branca.
A medida altera a ordem executiva 14323, de julho de 2025, que impôs uma tarifa adicional de 40% sobre determinados produtos brasileiros, “em resposta a políticas e práticas do governo do Brasil consideradas uma ameaça à segurança nacional, política externa e economia dos EUA”.
Segundo o texto oficial, após uma conversa entre Trump e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em outubro, as negociações para resolver as questões levantadas avançaram, levando à recomendação de que alguns produtos agrícolas brasileiros sejam excluídos da tarifa adicional. A nova lista de produtos isentos entrou em vigor a partir de 13 de novembro de 2025.
Produtos Brasileiros Isentos da Tarifa Adicional de 40% pelos EUA

A medida altera a ordem executiva 14.323, de julho, que impôs uma tarifa adicional de 40% sobre determinados produtos brasileiros, “em resposta a políticas e práticas do governo do Brasil consideradas uma ameaça à segurança nacional, política externa e economia dos EUA”, segundo o governo dos EUA.
De acordo com o texto oficial, após uma conversa entre Trump e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em outubro, as “negociações para resolver as questões levantadas avançaram, levando à recomendação de que alguns produtos agrícolas brasileiros sejam excluídos da tarifa adicional”.
A Casa Branca diz que Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA ficará responsável por monitorar a situação e poderá recomendar novas ações caso seja necessário. A ordem também autoriza diversos órgãos do governo americano a implementar as mudanças e garantir o cumprimento da medida.
InfoMoney
Essa publicação é um oferecimento
Cristiano Ronaldo participa de jantar com Donald Trump: Casa Branca divulga vídeo do encontro
20/11/2025

O astro Cristiano Ronaldo visitou a Casa Branca e se encontrou com o presidente americano, Donald Trump, nesta terça (18).
O português, que atua no Al-Nassr desde 2023, também participou de um jantar com o mandatário americano e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. O evento também contou com a participação do bilionário Elon Musk e o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Acompanhado da esposa, Georgina Rodríguez, Ronaldo, um dos grandes astros esperados na Copa do Mundo de 2026, participou da cerimônia e foi alvo de uma brincadeira de Trump, que afirmou: “Meu filho é um grande fã do Cristiano Ronaldo, talvez agora ele me respeite mais, já que eu os apresentei”, conforme informou o jornal português O Jogo. O encontro reforça o envolvimento do presidente americano nas etapas de organização do evento esportivo.
Recentemente, em entrevista ao Piers Morgan Uncensored, CR7 elogiou Trump.
“É uma das pessoas mais importantes do mundo, é uma das pessoas que quero conhecer. Desejo fazer um dia, se tiver a oportunidade. É uma das pessoas com quem me quero sentar e ter uma boa conversa. Gosto mesmo dele, porque acho que consegue fazer as coisas acontecerem. Donald Trump é uma daquelas pessoas que podem ajudar a mudar o mundo”, comentou o ídolo.
Ver essa foto no Instagram
CNN Esportes/ Terra Fatos/Foto: The White House/X
Essa publicação é um oferecimento
Miss Brasil homenageia Nossa Senhora Aparecida no desfile de trajes típicos do Miss Universo 2025
20/11/2025

Representante do Brasil no Miss Universo, a piauiense Maria Gabriela Lacerda, 22, desfilou pela passarela de trajes típicos nacionais nesta quarta-feira (19), com um figurino em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
Na rede social, ela justificou a escolha do vestuário. “Neste palco, eu não visto apenas um traje: eu visto a história, a fé e a identidade de um povo. Cada detalhe deste traje típico homenageia Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cuja luz atravessa gerações e simboliza resistência, esperança e proteção.”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Maria também afirmou carregar a força das mulheres brasileiras, a devoção que molda a cultura e o orgulho de presentar um país que aprende, se renova e continua acreditando “mesmo diante dos maiores desafios”. “Hoje, enquanto caminho sob as luzes do Miss Universe, é o Brasil que caminha comigo. É a fé que me sustenta, é a minha essência que se revela”, acrescentou.
No Brasil, a transmissão do Miss Universo será de responsabilidade da Record TV. A emissora, por meio do site oficial e da plataforma de streaming, Record Plus, disponibilizarão, na quinta-feira (20), a partir das 20h30, a final da edição 2025.
CNN /Foto e vídeo: Reprodução/Rede Social
Essa publicação é um oferecimento
Justiça argentina determina bloqueio de bens de Cristina Kirchner e família em nova etapa de processo por corrupção
19/11/2025

Foto: Reuters via BBC
A Justiça da Argentina determinou a apreensão de 20 imóveis ligados à ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner e seus familiares, avançando no processo em que ela foi condenada por fraude em contratos de obras públicas. A decisão, revelada pela imprensa local nesta terça-feira (18), ocorre enquanto a ex-mandatária cumpre prisão domiciliar — medida aplicada desde junho — e responde a novas acusações, incluindo um julgamento recente por supostos pagamentos de propina.
Segundo o Ministério Público argentino, trata-se do maior caso de corrupção já investigado no país. O Ministério Público acusa Kirchner de comandar um esquema que, entre 2003 e 2015, arrecadava recursos de empresários beneficiados por licitações estatais. O processo conhecido como “caso dos cadernos” se baseia em anotações atribuídas a um motorista do Ministério do Planejamento, que registrava entregas de dinheiro, nomes envolvidos e trajetos realizados. A defesa contesta a autenticidade desses registros, afirmando que eles foram alterados mais de 1.500 vezes.
A promotora Estela León classificou a investigação como a mais ampla da história judicial argentina, envolvendo 87 réus, entre ex-funcionários e dezenas de empresários. A imprensa argentina estima que o esquema movimentou dezenas de milhões de dólares, embora o valor exato não conste nos autos.
Além de Kirchner, outras 86 pessoas — incluindo dois motoristas e 65 empresários — enfrentarão o julgamento, cujas audiências ocorrerão semanalmente, majoritariamente por videoconferência. A expectativa é de que o processo se prolongue por pelo menos dois anos.
Com informações do G1
Essa publicação é um oferecimento
Donald Trump recebe Cristiano Ronaldo e príncipe saudita nesta terça (18)
18/11/2025

O jogador de futebol Cristiano Ronaldo vai visitar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, nesta terça-feira (18/11), diz o jornal português Correio da Manhã.
O encontro é no mesmo dia em que o presidente norte-americano recebe o príncipe da Arábia Saudita, Mohammad Bin Salman. O príncipe saudita controla o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que é dono de 75% do Al Nassr, clube em que joga Cristiano Ronaldo.
Recentemente, em entrevista ao Piers Morgan Uncensored, Cristiano Ronaldo elogiou Donald Trump.
“Ele é uma das pessoas mais importantes do mundo, é uma das pessoas que quero conhecer. Desejo fazê-lo um dia, se tiver a oportunidade. Desejo conhecê-lo um dia para me sentar com ele, é uma das pessoas de que gosto mesmo porque acho que ele consegue fazer as coisas acontecerem, e eu gosto de pessoas assim. Trump é um dos que podem ajudar a mudar o mundo“, disse o atacante português.
No próximo ano, Cristiano Ronaldo deve estar novamente em solo norte-americano para a disputa da Copa do Mundo de 2026.
No último domingo (16), a Seleção de Portugal garantiu classificação no Mundial após golear a Armênia por 9 a 1, pelas Eliminatórias Europeias.
Essa publicação é um oferecimento
A fabricante chinesa UBTECH anunciou a primeira entrega em massa de robôs humanoides industriais
18/11/2025

Foto: Reprodução
O modelo chamado de Wlaker S2 tem a capacidade de trabalhar 24 horas por dia, segundo a fabricante. Em seu site oficial, a UBTECH destaca ainda a capacidade de o robô realizar a troca de bateria de forma autônoma.
Ver essa foto no Instagram
O projeto pode executar inúmeras tarefas como movimentos de precisão, levantamento e manipulação de cargas e objetos.
Segundo o jornal britânico The Sun, o primeiro lote do Walker S2 estaria sendo entregue a gigantes industriais, incluindo BYD, Geely, FAW-Volkswagen, DongFeng e Foxconn.
Ainda de acordo com o The Sun, citando a própria UBTECH, a empresa teria recebido mais de US$ 112 milhões em encomendas para o novo modelo de robô em 2025, incluindo um pedido de US$ 22,3 milhões para uma empresa na província de Sichuan, na China.
cnnbrmoney
Essa publicação é um oferecimento
Mina de cobre no Congo desaba assustadoramente, deixa 30 mortos e causa pânico
18/11/2025

Pelo menos 32 garimpeiros morreram no colapso de uma mina de cobalto no sul da República Democrática do Congo, informaram autoridades locais.
“Foram resgatados 32 corpos” após a queda de uma ponte sobre um trecho que delimita a área de mineração em Kalando, na província de Lualaba, informou o ministro regional do Interior, Roy KaumbaMayonde. Segundo ele, as operações de busca “continuam”.
O ministro indicou que o acesso estava proibido “devido às fortes chuvas e aos riscos de deslizamento”, mas que “garimpeiros irregulares forçaram a entrada” da pedreira. Segundo ele, a ponte desabou enquanto passavam.
Um relatório do órgão do governo de assistência técnica e financeira às cooperativas de mineração (Saemape) indica um movimento de pânico causado por militares presentes no local. “Ao cair”, os garimpeiros “se amontoaram uns sobre os outros, causando feridos e mortos”, indica o documento.
Ver essa foto no Instagram
Arthur Kabulo, coordenador regional da Comissão Nacional de Direitos Humanos, disse à AFP que “mais de 10 mil” garimpeiros trabalhariam em Kalando, cuja suspensão foi anunciada pelas autoridades neste domingo.
A República Democrática do Congo produz mais de 70% do cobalto mundial, metal essencial para baterias usadas em eletrônicos e carros elétricos. A maior parte do cobalto congolês é extraída em gigantescas minas industriais, mas estima-se que mais de 200 mil pessoas trabalhem em locais ilegais.
UOL/Foto: Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
Rubio afirma que a “Tarifa Moraes” só será retirada quando as questões políticas forem resolvidas
18/11/2025

Foto: Mark Schiefelbein/AP
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, condicionou a retirada da chamada “Tarifa Moraes”, uma sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros (especialmente aço e alumínio, que inicialmente eram de 25% e 10% respectivamente, mas foram elevadas), após serem resolvidas as pendências políticas no Brasil, fazendo referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, Alexandre de Moraes, sugerindo que a medida tem motivações políticas relacionadas a desentendimentos entre o governo Trump e autoridades brasileiras.
Rubio afirmou que a tarifa é, em parte, recíproca e que a solução depende dessas questões políticas. O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, reuniu-se recentemente com Rubio para discutir o assunto, buscando uma solução rápida para as tarifas.
Essa publicação é um oferecimento
Ex-primeira-ministra de Bangladesh é condenada à morte por crimes contra a humanidade
17/11/2025

Foto: Ricardo Stuckert
A Justiça de Bangladesh condenou nesta segunda-feira, 17, a ex-primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, de 78 anos, à morte por crimes contra a humanidade relacionados ao levante popular do ano passado, que matou centenas de pessoas e pôs fim aos seus 15 anos de governo. “Todos os elementos (…) constitutivos de um crime contra a humanidade estão reunidos”, declarou o juiz do tribunal de Dacca, GolamMortuzaMozumder. “Decidimos impor uma única pena, a pena de morte”, acrescentou.
O tribunal também condenou o ex-ministro do Interior, Asaduzzaman Khan, à morte no caso, enquanto um terceiro suspeito – um ex-chefe de polícia – foi condenado a cinco anos de prisão por ter se tornado testemunha do Estado contra Sheikh e se declarado culpado.
A deliberação do tribunal na capital, Daca, foi transmitida ao vivo. O governo interino reforçou a segurança antes do veredicto, com guardas de fronteira paramilitares e policiais destacados em Daca e em muitas outras partes do país.
O partido Awami League da ex-primeira-ministra de Bangladesh convocou uma paralisação nacional em protesto contra o veredicto Sheikh e Khan, que estavam exilados na Índia, foram julgados à revelia. Tanto ela quanto seu partido chamaram o tribunal de “tribunal de fachada” e denunciaram a nomeação de um advogado pelo Estado para representá-la.
Antes da decisão do tribunal na segunda-feira, o antigo partido governante convocou novamente a paralisação, com Sheikh, numa mensagem de áudio, a instar os seus apoiadores a não ficarem “nervosos com o veredicto.
O veredicto foi proferido após relatos da mídia local sobre novas explosões de bombas caseiras em Daca, incluindo uma em frente à casa de um assessor, equivalente a um ministro de Estado, no domingo.
Entretanto, o chefe de polícia de Daca, Sheikh Mohammad Sazzat Ali, emitiu uma ordem de “atirar para matar” caso alguém tente incendiar veículos ou lançar bombas caseiras. A diretiva surge após quase 50 ataques incendiários, a maioria contra veículos, e dezenas de explosões de bombas caseiras terem sido relatadas em todo o país na última semana. Duas pessoas morreram nos ataques incendiários, segundo a imprensa local.
Estadão
Essa publicação é um oferecimento
Trump sinaliza abertura para diálogo com Maduro em meio à escalada de tensão no Caribe
17/11/2025

Foto: REUTERS/Maxwell Briceno REUTERS/Kent Nishimura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (16) que pode abrir canais de conversa com o líder venezuelano Nicolás Maduro, mesmo em meio ao aumento da pressão de Washington e à intensificação da presença militar americana no Caribe. “Podemos ter algumas conversas com Maduro, e veremos como isso se desenrola. Eles gostariam de conversar”, disse Trump a repórteres na Flórida.
Apesar do aceno, o republicano reforçou que manterá a ofensiva contra o regime venezuelano, afirmando que os EUA seguem empenhados em conter o narcotráfico. O governo venezuelano não se manifestou sobre a declaração.
A tensão aumentou após o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciar que o Departamento de Estado pretende classificar o Cartel de los Soles como “organização terrorista estrangeira”. Segundo autoridades americanas, o grupo — que Washington acusa Maduro de liderar, apesar de sua negativa — trabalha em parceria com o Tren de Aragua no envio de drogas aos EUA.
Desde setembro, o Pentágono enviou navios de guerra, caças e até um submarino nuclear ao Caribe, enquanto analisa possíveis ações militares contra Caracas. No mesmo dia da fala de Trump, os EUA anunciaram mais um ataque a uma embarcação supostamente ligada ao tráfico no Pacífico Leste, que deixou três mortos. Já são 21 ataques do tipo desde o início de setembro, resultando em mais de 80 mortes.
As operações têm sido alvo de críticas de parlamentares, entidades de direitos humanos e aliados internacionais, que questionam sua legalidade. A Casa Branca alega respaldo jurídico, amparada por parecer do Departamento de Justiça, que sustenta imunidade para militares envolvidos nas ações.
Com informações da CNN
Essa publicação é um oferecimento
Nicolás Maduro canta Imagine, de John Lennon, em apelo de paz aos EUA
17/11/2025

Diante da ofensiva dos Estados Unidos no Caribe, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recorreu à música “Imagine”, de John Lennon, para pedir paz ao país comandado por Donald Trump. Em evento realizado no sábado (15/11), o líder chavista cantou o refrão da canção que se tornou um hino mundial pacifista.
O gesto de Maduro surge em meio à tensão que tomou conta do Caribe nos últimos meses, após o envio de força militar norte-americana para a área.
Os Estados Unidos intensificaram a presença militar no Caribe sob o argumento de combater o que a Casa Branca chama de “narcoterrorismo”.
Desde julho, Washington acusa o presidente venezuelano de liderar o cartel de Los Soles — grupo recentemente classificado como organização terrorista pela administração Trump.
Ver essa foto no Instagram
Até o momento, cerca de 20 bombardeios nas águas do Caribe e do Pacífico mataram ao menos 80 pessoas.
Na quinta-feira (13/11), o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, anunciou o lançamento de uma operação militar na América Latina, após ordens de Trump.
Maior porta-aviões do mundo chega ao Caribe e aumenta pressão dos EUA sobre a Venezuela
A Marinha dos Estados Unidos anunciou neste domingo (16) a chegada do grupo de ataque do USS Gerald Ford — o maior porta-aviões do mundo — ao Mar do Caribe. De acordo com comunicado oficial, o comboio cruzou pela manhã a Passagem Anegada, perto das Ilhas Virgens Britânicas.
O USS Gerald Ford navega acompanhado dos destróieres USS Winston Churchill, USS Mahan e USS Bainbridge. A operação conta ainda com o sobrevoo de jatos de ataque e de um bombardeiro B-52 Stratofortress, ampliando a demonstração de força americana na região.
A chegada do porta-aviões intensificou o clima de tensão entre o governo Trump e o regime de Nicolás Maduro, alimentando receios sobre uma possível ação militar dos Estados Unidos contra a Venezuela.
g1/Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Conselheiro de Trump volta a criticar o ministro Alexandre de Moraes: “Caça às bruxas”
16/11/2025

Foto: Reprodução
Jason Miller, um dos principais conselheiros de Donald Trump, criticou publicamente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu por tentativa de coação ao tribunal. Miller utilizou suas redes sociais para classificar a decisão como uma “caça às bruxas” e acusou o ministro Alexandre de Moraes de destruir a democracia brasileira.
Miller ecoou as palavras de Donald Trump, que já havia usado o termo anteriormente para descrever as ações do STF contra seus aliados no Brasil, sugerindo perseguição política.
Em diversas ocasiões, Miller já havia classificado o ministro Alexandre de Moraes como a “maior ameaça à democracia no hemisfério ocidental” e o chamou de “Rei Louco”.
Miller demonstrou apoio contundente à família Bolsonaro, chegando a declarar que não irá parar até que o ex-presidente Jair Bolsonaro “seja solto” (livre).
As críticas de Jason Miller fazem parte de uma série de manifestações de aliados de Donald Trump que acompanham de perto os desdobramentos políticos e judiciais no Brasil e sugerem a possibilidade de retaliações diplomáticas caso o Partido Republicano retorne à Casa Branca.
Essa publicação é um oferecimento
México viveu neste sábado onda global da ‘Geração Z’ contra a corrupção, desigualdade e a ineficiência dos governos.
16/11/2025

Manifestantes tentam invadir o Palácio Nacional do México – Foto: Créditos: Alfredo ESTRELLA / AFP
A Cidade do México viveu uma tarde de tensão neste sábado, 15 de novembro de 2025, com um protesto da “Geração Z” que reuniu milhares de pessoas e resultou em confrontos perto do Palácio Nacional.
Ver essa foto no Instagram
Os manifestantes marcharam do monumento do Ángel de laIndependencia até o Zócalo, a praça principal em frente à sede da presidência mexicana.
Os participantes, mobilizados principalmente através das redes sociais, gritavam “Fora Claudia (Sheinbaum)!” e expressavam desagrado em relação ao governo da presidente, denunciando a impunidade face à violência que assola o país. O movimento ganhou força após os assassinatos do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo, e de um agricultor em outubro e novembro.
O protesto, que em determinado momento pressionou as barreiras de segurança do Palácio Nacional, degenerou em confrontos. Houve relatos de saques a lojas e depredações por parte de um grupo de encapuzados, que as autoridades estimaram ser em torno de 350 pessoas.
O governo da Cidade do México informou que manteve uma postura sem repressão, apesar das provocações e atos de violência, evitando uma escalada maior dos conflitos.
Este protesto faz parte de uma onda global de manifestações lideradas pela Geração Z em diversos países, impulsionadas pela frustração com a corrupção, desigualdade e a ineficiência dos governos.
Essa publicação é um oferecimento
Criança brasileira de 9 anos tem dedos decepados em escola de Portugal: Mãe afirma que filho tem crises de choro ao lembrar a violência
16/11/2025

O menino brasileiro José Lucas, de nove anos, teve dois dedos amputados por colegas em uma escola de Portugal na última segunda-feira (10), segundo a mãe dele. Nívia Estevam, de 27 anos, denunciou o caso nas redes sociais.
De acordo com Nívia, o filho tinha acabado de entrar no banheiro quando dois colegas o seguiram e fecharam a porta sobre seus dedos, pressionando-a até amputá-los. Ela conta que o menino tentou abrir a porta usando as mãos, mas não conseguiu, por conta da dor, precisando se arrastar para pedir ajuda.
“A primeira funcionária que o encontrou passou mal. A segunda disse ao meu filho: ‘Por que eu vim mais cedo para a escola?’”, afirmou Nívia. As funcionárias estancaram o sangue, colocaram gelo e telefonaram para a mãe.
O episódio ocorreu cerca de 1h30 depois da chegada do menino à escola. Nívia relata que a professora da turma, Sara Costa, telefonou dizendo apenas que José “estava brincando” com colegas e “amassou o dedo na porta, minimizando a gravidade do caso”.
Ao fundo da ligação, porém, a mãe ouviu alguém pedir que chamassem uma ambulância. Ela correu até a escola — a menos de cinco minutos de casa — sem ser informada de que o filho havia tido dois dedos amputados.
Ao entrar, foi conduzida aos fundos do prédio. Encontrou o menino gritando de dor, com a mão enfaixada e uma atadura na boca para morder por causa da dor.
“Meu filho não bate em ninguém, é uma pessoa boa. Vou ensinar meu filho a bater?”, ela afirma que disse aos funcionários da escola.
De acordo com a mãe, a repercussão só começou quando, na madrugada de quarta para quinta, ela escreveu um comentário em uma página de televisão em Portugal relatando o ocorrido. Nívia afirmou que chegou a reativar o próprio Instagram para publicar informações sobre o caso.
Nívia afirma que José tem crises de choro ao lembrar a violência. “Durante o dia, ele fica bem, mas à noite pergunta por que fizeram isso e quem vai pagar. Eu tento acolher, mas ainda estou digerindo tudo”, disse.
O caso ocorreu na Escola Básica de Fonte Coberta, em Cinfães, no Distrito de Viseu — que fica a cerca de 130 km do Porto. Segundo a mãe, o menino já havia sofrido outras agressões na escola.
Minutos depois, os bombeiros chegaram à escola. De acordo com a mãe, o protocolo local determina que o ferido entre sozinho na ambulância, para evitar que acompanhantes passem mal. O resgate, diz ela, demorou entre 30 e 40 minutos para chegar.
A escola guardou um dos pedaços amputados e o entregou aos paramédicos. Durante o trajeto ao hospital, um dos bombeiros orientou Nívia a transportar uma luva com partes dos dedos do filho. “Eu não sei se eram dois ou três, porque eles não quiseram mexer”, relatou o profissional, segundo a mãe.
O menino então precisou passar por uma cirurgia que durou cerca de três horas. O hospital informou que não seria possível reimplantar os dedos e utilizou parte de um deles para cobrir a área com exposição óssea. José Lucas ficou internado por 1 dia e perdeu a primeira parte do indicador e do dedo maior (especificamente onde fica a unha).
“O dedo maior ficará sem unha e o indicador ficará com apenas a metade”, afirmou a mãe.
O episódio ocorreu cerca de 1h30 depois da chegada do menino à escola. Nívia relata que a professora da turma, Sara Costa, telefonou dizendo apenas que José “estava brincando” com colegas e “amassou o dedo na porta, minimizando a gravidade do caso”.
Nívia contou que o filho já havia sido alvo de agressões antes. Em uma das ocasiões, apareceu com veias estouradas no pescoço. “Eles prenderam meu filho contra a parede e estouraram as veias, deixando marcas roxas”, disse.
A mãe comunicou a professora e afirmou que não toleraria novas agressões. A docente respondeu que conversaria com os alunos.
A mãe relata ainda episódios de puxões de cabelo, pontapés e enforcamento. Segundo ela, a escola nunca tomou providências. Mesmo após a amputação, afirmou, a instituição tratou o episódio como uma “brincadeira”.
A família não acionou diretamente a Embaixada do Brasil, mas parentes contactaram órgãos governamentais, que, segundo Nívia, não prestaram assistência até o momento.
‘Mãe, aquela escola não é para o seu filho’
Após o procedimento, o hospital acionou uma assistente social, que notificou a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, responsável por zelar pelos direitos de menores em Portugal. O órgão abriu uma investigação.
A assistente social aconselhou a mãe a retirar o menino da escola. “Eles continuam afirmando que aquilo foi uma brincadeira. Se puder mudar de escola e de cidade, faça isso”, disse à família.
No dia seguinte, relatou ter procurado a polícia local, onde ouviu que se tratava de um acidente, conforme informado pela escola, e que deveria se contentar com essa versão. Ela contou ainda que buscou auxílio na segurança social, mas foi informada de que o atendimento poderia levar de cinco a seis meses.
Mesmo com a repercussão, Nívia está com medo e decidiu mudar de distrito e passou a viver na casa dos sogros. “Vim para Portugal buscar uma vida melhor. Morei no Porto por três anos e depois fui para uma região mais barata. Mas agora preciso mudar tudo de novo. Estou com medo”, afirmou. Ela é de Belém (PA) e mudou de país há sete anos.
Ela disse ainda que seu filho sofreu agressão por ser brasileiro, preto e uma pessoa gorda, além de ser novo na escola. Esse era o primeiro ano de José Lucas na escola.
Em nota, a Direção do Agrupamento de Escolas de Souselo, instituição de ensino que une várias escolas da região, informou que tem conhecimento do caso e abriu um processo de investigação interna, “dando cumprimento à legislação em vigor”.
g1/Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Essa publicação é um oferecimento
Fake News – Estados Unidos desmentem grande mídia e confirmam manutenção da tarifa de 40% sobre produtos do Brasil
15/11/2025

Foto: REUTERS/Kevin Mohatt
A informação de que os Estados Unidos haviam retirado integralmente as tarifas impostas aos produtos brasileiros não procede, conforme confirmado pelo próprio governo americano. A situação real é um pouco mais complexa e gerou desencontro de informações.
Redução Parcial
Os EUA anunciaram a retirada das “tarifas recíprocas” de 10% que haviam sido impostas em abril de 2025 a uma série de produtos agrícolas globais, incluindo café, carnes e frutas do Brasil.
Tarifa Principal Mantida
No entanto, a sobretaxa mais significativa, de 40% (que se somou a outras taxas já existentes sobre aço e alumínio), continua em vigor integralmente, sem qualquer previsão de redução.
Portanto, a tarifa total sobre os produtos brasileiros listados caiu de 50% para 40%, mas a maior parte da taxação punitiva permanece. Essa nuance gerou confusão inicial na mídia brasileira, que reportou uma retirada total das tarifas, o que foi rapidamente desmentido pelas autoridades americanas e, posteriormente, esclarecido pelo governo brasileiro.
Essa publicação é um oferecimento
Trump lança operação militar dos EUA na América Latina contra “narcoterroristas”
14/11/2025

Foto: Anna Moneymaker/Getty Images
O governo dos Estados Unidos iniciou uma nova ofensiva militar na América Latina, determinada pelo presidente Donald Trump, com o objetivo de combater grupos classificados como “narcoterroristas”. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13) pelo chefe do Pentágono, Pete Hegseth, que revelou que a ação recebeu o nome de Operação Lança do Sul e será conduzida pelo Comando Sul (SOUTHCOM), responsável pelas missões norte-americanas no continente.
Segundo Hegseth, a operação tem caráter estratégico e busca “proteger o hemisfério ocidental” e impedir que organizações criminosas avancem sobre áreas de interesse dos EUA. A escalada ocorre após meses de movimentações militares na região, incluindo o envio de navios de guerra, caças F-35 e do porta-aviões USS Gerald R. Ford ao Caribe. Nesse período, os EUA afirmam ter realizado 19 ataques contra embarcações supostamente ligadas ao tráfico, que resultaram em pelo menos 80 mortos — sem divulgação de provas que confirmem a relação dos alvos com o crime.
A retórica mais agressiva do governo Trump coincide com acusações recentes contra líderes latino-americanos. A Venezuela é o principal foco da Casa Branca, após Washington apontar o presidente Nicolás Maduro como chefe do cartel Los Soles, classificado pelo governo americano como organização terrorista. A medida abre espaço para operações militares além das fronteiras dos EUA e amplia a tensão diplomática entre os dois países.
A Colômbia também entrou no radar norte-americano. Trump declarou que Gustavo Petro seria “líder do tráfico”, afirmação que o governo colombiano interpretou como uma tentativa de interferência política. Com a Lança do Sul oficialmente em andamento, cresce a expectativa sobre possíveis operações terrestres e o impacto da ofensiva na já delicada relação dos EUA com países da América Latina.
Com informações do Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Astronauta registra visão da terra durante trabalho fora da estação espacial
14/11/2025

O astronauta da NASA ReidWiseman, registrou a Terra a partir da Estação Espacial Internacional e relatou a mudança na percepção sobre o medo. Durante uma caminhada espacial, ele afirmou que não tem medo da altura, mas sim a gravidade.
Enquanto executava tarefas no exterior da estação, ele destacou a experiência singular da microgravidade, que elimina a sensação habitual de medo associada à altura. Essa percepção amplia a compreensão sobre os desafios e transformações pessoais vividos no ambiente orbital.
Wiseman ressaltou que observar a Terra do espaço altera a percepção humana, mostrando a fragilidade do planeta e o impacto da ausência de gravidade na vivência fora da Terra.
Jornal o Sul
Essa publicação é um oferecimento
Trailer do filme de Michael Jackson bate recorde e é apontado como uma das produções mais aguardadas da década
13/11/2025

Foto: reprodução rede social
O filme Michael, dirigido por Antoine Fuqua, vai contar a trajetória de Michael Jackson, desde o início no Jackson 5 até o auge da fama mundial. Estrelado por Jaafar Jackson, sobrinho do cantor, o longa promete mostrar tanto o lado artístico quanto os desafios pessoais do Rei do Pop.
Com estreia marcada para 24 de abril de 2026, o trailer já quebrou recordes de visualizações e o filme é apontado como uma das produções mais aguardadas da década.

O trailer oficial de “Michael”, filme sobre a trajetória do Rei do Pop, quebrou recordes. Lançado na última quinta-feira (6), o vídeo acumulou mais de 116 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas.
Com esse número, a prévia se tornou a mais vista da história da Lionsgate, estúdio responsável pelo longa-metragem. Além disso, é também o trailer mais assistido entre qualquer cinebiografia musical ou show de todos os tempos.
Reprodução/Universal Pictures/Hollywood Forever
Essa publicação é um oferecimento
Governo Trump amplia regras de imigração e pode negar visto a pessoas com obesidade e doenças crônicas
12/11/2025

Foto: Andrew Harnik/Getty Images
O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, ampliou os critérios de restrição para concessão de vistos e poderá barrar candidatos que apresentem doenças crônicas, incluindo obesidade e diabetes. A nova diretriz foi enviada pelo Departamento de Estado a embaixadas e consulados norte-americanos em todo o mundo.
O documento cita ainda doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, neurológicas e até transtornos mentais como condições que podem levar à negativa do visto. O objetivo, segundo o texto, é evitar a entrada de pessoas que possam gerar altos custos ao sistema de saúde norte-americano — estimados em “centenas de milhares de dólares” em alguns casos.
Até então, o processo de avaliação médica para concessão de vistos se concentrava apenas em doenças transmissíveis, como a tuberculose, e na checagem do histórico de vacinação. Com a nova orientação, os agentes consulares deverão avaliar também a probabilidade de o solicitante depender de benefícios públicos nos EUA.
A mudança foi revelada pelo portal KFF Health News e confirmada pela Fox News. Segundo o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, a medida busca “garantir sustentabilidade” aos programas de saúde e imigração do país, reforçando a política de endurecimento migratório da atual gestão.
Com informações do Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Recado para Trump – Sem citar os Estados Unidos Lula critica intervenção militar na América latina
10/11/2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Sem citar diretamente os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (9) a intervenção militar em países da América Latina e do Caribe e afirmou que manobras retóricas antigas são utilizadas para justificar ações ‘ilegais’.
Ver essa foto no Instagram
As declarações foram dadas durante participação na 4ª Cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia, em Santa Marta, na Colômbia, neste domingo.
Os governos dos Estados Unidos e da Venezuela têm trocado ameaças após a intensificação de ataques militares norte-americanos a embarcações na região caribenha.
Portal g1
Essa publicação é um oferecimento













