Notícias
Youtuber Júlio Cocielo anuncia fim de casamento com Tata Estaniecki
17/10/2025
Foto: Reprodução/Instagram
O youtuber Júlio Cocielo anunciou nesta quinta-feira (16) o término do casamento com a influenciadora e apresentadora Tata Estaniecki, em uma postagem nas redes sociais. Casados desde 2018, o casal é pai de Beatriz, de 5 anos, e Caio, de 2, e era um dos mais conhecidos da internet brasileira.
No comunicado, Cocielo confirma a separação e pede respeito ao momento vivido, sem descartar a possibilidade de reatar no futuro. “Ninguém casa esperando uma situação como essa, claro que dói, mas, às vezes, as coisas acontecem do nada, sem um porquê. Talvez seja só um tempo, talvez seja algo pra nos fortalecer… não sabemos”, afirmou.
Apesar do término, o influenciador destaca que os dois permanecerão unidos pelo cuidado e educação dos filhos. “Nosso trabalho não tem fim. Temos um objetivo pra vida toda, que é cuidar dos nossos filhos, e, pra isso, vamos estar juntos, sempre próximos, mantendo o respeito, a admiração e o carinho um pelo outro”, escreveu Cocielo.
A nota enfatiza que o casal não pretende comentar mais sobre o assunto, mas considerou importante informar aos fãs. Cocielo e Tata agradecem o carinho do público e reforçam a importância de manterem o respeito e a compreensão durante o período de separação.
No texto completo, o casal relembra os anos de convivência e o aprendizado compartilhado. “Não foi um tempo em vão, foram os melhores anos das nossas vidas e seremos sempre gratos um pelo outro. Então, não pense no pior, não tenha medo de se entregar. Vá ser feliz! Faz parte”, concluiu a publicação.
Com informações do G1
Essa publicação é um oferecimento
Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola
17/10/2025
O Ministério dos Transportes divulgou os requisitos para instrutor autônomo de trânsito. Esses profissionais poderão oferecer serviço de aulas práticas de direção sem vínculo com uma autoescola.
A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estão em fase de consulta pública até 2 de novembro.
Curso
Para se tornar um instrutor, é preciso realizar um curso específico. Essa capacitação incluirá aulas com foco no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no conhecimento técnico das leis de trânsito e na condução responsável. Haverá uma prova de avaliação, e os aprovados irão receber certificado de conclusão.
O instrutor autônomo deve estar apto a garantir que o aluno observe as normas de mobilidade urbana, condições de segurança, reforçar os conceitos abordados nas aulas teóricas durante a prática, monitorar seu comportamento e oferecer feedback construtivo sobre o desempenho.
Autorização
Depois de realizar o curso de formação, o instrutor deverá receber autorização do Detran para exercer a atividade.
A partir daí, o nome será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista dos instrutores habilitados.
Veículo
O veículo (carro ou moto) usado nas aulas poderá ser do aluno ou do instrutor e deverá cumprir as condições de segurança previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como estar dentro do limite de anos de fabricação permitido para a frota.
É necessário ter uma identificação (como um adesivo, por exemplo) de que o veículo é de ensino.
As aulas ministradas pelo instrutor devem ser informadas ao Detran da região.
Contratação
O modelo permite diferentes opções de contratação para os instrutores.
Aqueles que atuam hoje junto à uma autoescola poderão seguir as atividades e, paralelamente, trabalhar de maneira autônoma.
Os profissionais serão fiscalizados pelo Detran. Durantes as aulas práticas, devem portar CNH, Credencial de Instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente; Licença de Aprendizagem Veicular e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
A Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo será disponibilizada, de forma gratuita, no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desde que o profissional tenha cumprido todos os requisitos necessários.
Novas regras para a CNH
A proposta do governo federal de mudar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que desobriga o candidato de frequentar aulas em autoescola e cria a figura do instrutor autônomo, visa modernizar o processo e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio).
O governo estima que o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%.
Os exames teórico e prático continuarão obrigatórios para a emissão da CNH.
Fonte: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Bolsonaro pede a Moraes para comemorar 15 anos da filha em casa
17/10/2025
Em prisão domiciliar, Jair Bolsonaro (PL) pediu autorização ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para comemorar o aniversário de 15 anos de sua filha, Laura Firmo Bolsonaro. O ex-presidente afirmou que pretende fazer uma comemoração, em 18 de outubro, com um almoço de “caráter estritamente familiar e restrito, destinada à celebração da data natalícia da filha debutante”.
No pedido, os advogados de Bolsonaro alegam que “o encontro será simples e reservado”, com a presença de alguns amigos próximos da aniversariante e de amigos da família que habitualmente frequentam o local. Assim, pede que nomes como o da madrinha de Laura, Rosimary Cardoso Cordeiro, o da senadora Damares Alves e de alguns integrantes de grupo de oração sejam autorizados.
Em lista, são divulgados nomes de seis pessoas de convívio da família, exceto de menores, amigos da filha de Bolsonaro. “Ressalta-se que a lista acima não inclui os amigos da aniversariante, todos menores de idade, que igualmente participarão do encontro. Por fim, requer-se autorização para o ingresso e curta hospedagem de Pablo Agustin Fernandez Tabeira, amigo antigo da família, que virá de São Paulo especialmente para a ocasião, pretendendo permanecer na residência entre os dias 17 e 19 de outubro de 2025, conforme faz tradicionalmente em outras visitas”, diz o pedido.
Metrópoles/Foto: Reprodução/Rede Social
Essa publicação é um oferecimento
Animais são atropelados por trem durante travessia irregular de rebanho em cidade do RN
17/10/2025
Um acidente com um trem urbano da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) chocou moradores da comunidade Lagoa Grande, em Ceará-Mirim, na Região da Grande Natal. Diversos bois de um rebanho foram atropelados ao atravessar uma linha férrea por uma passagem clandestina, entre as estações Ceará-Mirim e Lagoa Grande.
Ver essa foto no Instagram
Em nota oficial, a CBTU confirmou que o incidente ocorreu na Linha Norte, em um trecho onde não existe passagem de nível autorizada. A companhia lamentou ocorrido e reforçou que a travessia irregular de animais é um risco grave, não apenas para a operação dos trens, mas também para a segurança de passageiros, funcionários e da população em geral. Essa prática pode resultar em descarrilamentos e acidentes ainda mais graves.
Fonte e vídeo: Portal Novo Notícias/ Foto: Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
Adolescente de 12 anos cai do terceiro andar de shopping no interior do RN e é internado em estado grave
17/10/2025
Um adolescente de 13 anos caiu do terceiro piso de um shopping em Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (15). Seguranças do estabelecimento e pessoas que estavam no local prestaram os primeiros socorros à vítima até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Polícia Militar realizou o isolamento da área e acompanhou o atendimento até o encaminhamento do menino ao Hospital Regional de Pau dos Ferros. Ele sofreu fraturas na bacia e nas costelas e está em estado grave, aguardando transferência para um leito de UTI. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Em nota, o Plaza Shopping informou que a equipe de segurança, junto com pessoas que estavam no local, prestou os primeiros socorros e acionou o atendimento médico de urgência. O estabelecimento afirmou ainda que está colaborando integralmente com as autoridades competentes para apurar as circunstâncias do ocorrido.
O shopping reforçou seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos clientes e colaboradores, e manifestou solidariedade à família do adolescente.
Essa publicação é um oferecimento
Cobra mais rápida do Brasil morde biólogo durante resgate
17/10/2025
O biólogo Christian Raboch foi mordido por uma cobra caninana durante um resgate em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O caso aconteceu nessa quarta-feira (15/10). Nas imagens compartilhadas pelo biólogo, é possível ver o momento em que a serpente, considerada uma das mais rápidas do Brasil, ataca Cristhian enquanto era resgatada de cima do telhado de uma casa.
Apesar do susto, a cobra caninana não é venenosa, no entanto, a marca da mordida ficou visível na mão de Christian: “Resgatar caninana tem vezes que já é embaçado. Agora resgatar ela sem ver e sabendo que ela adora grampear, não recomendo”, escreveu o biólogo na publicação.
O resgate foi bem-sucedido e a cobra foi solta em uma área da mata próxima ao local.
Metrópoles/? @biologo.christian
Essa publicação é um oferecimento
Mulher flagra traição em jogo de futebol e vai embora junto com amante do companheiro após discussão
17/10/2025
Uma mulher flagrou o companheiro junto com a amante no jogo de futebol entre Sport e Ceará, pela Série A do Campeonato Brasileiro, na noite de quarta-feira (15), na Ilha do Retiro, estádio que fica no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste do Recife. A situação inusitada foi filmada por outro torcedor, e as imagens foram postadas no Instagram (veja vídeo acima).
Nas imagens, é possível ver o momento em que a mulher se aproxima do companheiro e diz: “É para olhar mesmo, para ver quem é você”, aplaudindo, de forma irônica, o casal. O vídeo também mostra a mulher afirmando que o relacionamento terminou e dando tapas no homem.
“Para você saber que ele é um ‘gaieiro’, entendeu? Ele não vai ficar só com você não”, disse a mulher traída para a amante do, agora, ex-companheiro.
Ver essa foto no Instagram
O vídeo, no entanto, tem um final inusitado. As duas mulheres descem juntas pelas cadeiras do setor social e seguem em direção à saída do estádio. É possível ouvir um torcedor narrando que o homem envolvido na confusão já havia ido embora do local.
g1/PE/Foto: Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
UFERSA é contemplada com 52 novos cargos e prepara concurso
17/10/2025
O Governo Federal publicou nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, uma portaria conjunta entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI e o Ministério da Educação – MEC ampliando o número de cargos para professores e técnicos-administrativos nas universidades e institutos federais.
A Ufersa está contemplada com 52 novos códigos de vagas. Desse total, serão dez novas vagas para Professor do Magistério Superior incorporadas ao quadro efetivo da universidade, que se somam a cerca de 20 códigos de vagas que já tramitam na Comissão de Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS para concurso público logo em breve.
Quanto à carreira de técnico-administrativo, o novo quantitativo do Governo Federal destina 42 novas vagas distribuídas entre os cargos de níveis superior e médio nas mais diferentes áreas de atuação.
Para o professor Rodrigo Codes, reitor da Ufersa, o anúncio reflete em mais incentivo à educação pública. “No âmbito da Ufersa, temos trabalhado com empenho para ampliar o quantitativo de profissionais docentes e técnicos, de modo a atender com qualidade o crescimento significativo vivenciado pela nossa universidade. Esses novos códigos de vaga são uma conquista que, logo em breve, será concretizada com novos concursos públicos”, anuncia o Reitor.
Fonte: UFERSA
Essa publicação é um oferecimento
Geral História que inspira: Gari e estudante de Mossoró participa do maior congresso de fisioterapia da América Latina
16/10/2025
O mossoroense Ygor Bruno, de 21 anos, estudante do curso de Fisioterapia, está participando nesta semana do 12º Congresso Brasileiro e 10º Congresso Internacional de Fisioterapia Esportiva, considerado o maior evento da área na América Latina.
O congresso, promovido pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (SONAFE), acontece entre os dias 15 e 18 de outubro, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF), e reúne cerca de 1.500 profissionais, pesquisadores e estudantes do Brasil e do mundo.
Ygor Bruno concilia a rotina de estudos com o trabalho como gari na empresa Vale Norte, contratada pela Prefeitura de Mossoró para realização de limpeza urbana em Mossoró.
O jovem é exemplo de dedicação e superação, levando o nome da cidade ao mais alto nível da fisioterapia esportiva.
Essa publicação é um oferecimento
Energia eólica vive crise, mas projeta retomada com data centers e expansão no mar
16/10/2025
Foto: Divulgação
Se antes a força dos ventos fazia girar moinhos para moer grãos e bombear água, hoje essa mesma força move turbinas que geram energia limpa e renovável.
No Brasil, a primeira chamada pública para a instalação de um parque eólico ocorreu em 2004. De lá para cá, a participação da fonte eólica na matriz elétrica nacional cresceu tanto que hoje ocupa o segundo lugar.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em 2024, 15,5% da energia do país veio da eólica, atrás das hidrelétricas, que responderam por 61,6%.
O Brasil tem hoje 1.143 parques eólicos, com 11.990 aerogeradores operando em 12 estados, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).
No entanto, após anos de crescimento, em 2024 o setor viu a instalação de novas usinas eólicas recuar em relação ao ano anterior. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum, o setor está em crise.
“Esse tipo de crise, a falta de venda de energia eólica em contrato, tem um impacto muito grande, maior até do que outras fontes. A solar, por exemplo, ela é toda importada da China, então se eu não instalo o parque solar, eu só vou deixar de importar”.
Gannoum explica que, no Brasil, cerca de 80% da cadeia produtiva da energia eólica é nacional, e, por isso, a queda nas contratações afeta diretamente a indústria e o emprego. “Se a fábrica não contrata, ela começa a demitir trabalhadores e foi o que aconteceu em algumas fábricas, inclusive”, explica a presidente da ABEEólica.
Entre os motivos para isso, Gannoum destaca o baixo crescimento da economia, já que historicamente o crescimento da demanda por energia acompanha o crescimento do PIB.
Mas ela aponta como principal causa a entrada de uma nova categoria de geração: a Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), conhecida como “energia de telhado” – os painéis solares instalados nas casas e empresas de consumidores.
Nos últimos anos, essa modalidade teve um crescimento expressivo, impulsionada por incentivos financeiros que garantem bom retorno aos consumidores, especialmente após o marco legal, em 2022.
“E aí essa demanda por energia, que era do mercado como um todo, foi reduzida porque os donos das residências começaram a instalar a própria energia e eles não contrataram essa energia no mercado”, explicou Elbia. Ou seja, quem instala painel solar em casa consome menos da rede elétrica, e sobra menos espaço para a eólica vender sua energia.
O setor também vem sofrendo com os cortes de geração de energia, o chamado curtailment.
O Brasil hoje vive um paradoxo. Em alguns momentos de excesso, precisa cortar a geração de energia renovável, e, em outros, aciona termelétricas, mais caras e poluentes. Isso acontece porque, com a entrada das renováveis, a geração de energia cresceu num ritmo maior que a demanda. Em momentos de excesso de produção, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) precisa interromper a geração.
Segundo a ABEEólica, o prejuízo acumulado desde 2023 com os cortes chega a R$ 5 bilhões.
Aumento de contratos com data centers de IA
Apesar da crise atual, o setor já projeta uma recuperação nos próximos anos. Segundo a presidente da ABEEólica, em 2025 houve um avanço nas contratações de energia gerada por fontes eólicas. Como a implantação dos parques leva tempo, o efeito desse movimento só deve aparecer a partir de 2027, quando as novas usinas entrarem em operação.
“Nós começamos a perceber essa recuperação de contratação. Agora em 2025 a gente já está assinando mais contratos, principalmente de data center, que é um tipo de demanda muito diferente daquilo que a gente estava acostumado”, disse Gannoum.
A instalação de data centers de inteligência artificial já tem projetos anunciados em várias cidades do país e deve avançar no Brasil nos próximos anos. São espaços que abrigam supercomputadores responsáveis por armazenar e processar grandes volumes de dados, e demandam um alto consumo de energia.
O setor também aposta no aumento de contratações com o avanço do hidrogênio verde. “O hidrogênio é contratação de energia eólica direta. O hidrogênio é produzido a partir de renovável e vai ser produzido a partir de eólica e solar”, explica a presidente da ABEEólica.
Além disso, a eólica acredita no potencial da descarbonização da economia, ou seja, no uso de energias renováveis pelo agronegócio e pela indústria.
‘Mar à vista’
Nos próximos anos, a expansão da energia eólica deve ganhar novas fronteiras: o mar, com a instalação de parques eólicos offshore.
Gustavo Ponte, superintendente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) – responsável por estudos e projeções sobre o crescimento do setor no país – explica que o Brasil ainda tem muito espaço e bons ventos a explorar.
“O Brasil tem um potencial gigantesco no mar. Se a gente filtra só as melhores áreas, ou seja, áreas com águas rasas, porque a fundação fica mais barata, e áreas com vento mais forte, ainda assim a gente está falando da ordem de 700 gigawatts. Para botar em perspectiva, se a gente soma tudo que a gente tem em operação hoje no Brasil, são 230 gigawatts”, explica Ponte.
A primeira licença prévia para um projeto desse tipo foi concedida em junho deste ano, para um empreendimento em Areia Branca, no Rio Grande do Norte, a uma distância de 15 a 20 quilômetros da costa. E mais de 100 projetos offshore já solicitaram licenciamento ao Ibama.
“Isso mostra o apetite que esse mercado tem para o Brasil”, pontua o superintendente da EPE.
Barulho das turbinas
Para licenciar um empreendimento eólico, os estados seguem uma norma do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de 2014 que determina um distanciamento de 400 metros entre torres e casas.
No entanto, movimentos sociais pleiteiam uma nova regulamentação. Em Pernambuco, por exemplo, agricultores reclamam que o barulho das turbinas tem gerado problemas de audição e prejudicado a saúde mental da população.
De acordo com a presidente da ABEEólica, os conflitos entre parques eólicos e moradores do entorno aconteceram nas primeiras instalações de parques, antes da resolução do Conama. “A gente não tinha muita dimensão dessa distância de um aerogerador de uma residência”.
No entanto, para ela, com o distanciamento definido, o problema foi mitigado. “Nós temos cerca de 1.100 parques instalados, e menos de 3% apresenta um problema ou outro, e esses problemas estão sendo mitigados. Eu entendo que essa questão está superada”.
Do g1
Essa publicação é um oferecimento
Felicitações: Vereadora Jeska Fernades faz homenagem ao "Dia do Professor".
16/10/2025
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Após dias de caos e morte de paciente, tomografia volta a funcionar no Walfredo Gurgel — só um dos dois aparelhos está ativo
16/10/2025
Foto: Reprodução
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, voltou a realizar exames de tomografia na noite desta quarta-feira (15), após dias de paralisação e revolta de pacientes e familiares. Apenas um dos dois equipamentos voltou a funcionar, e o serviço segue sendo feito de forma limitada.
Segundo a Secretaria de Saúde do RN, 29 exames foram realizados logo na noite da retomada, e o atendimento continuou nesta quinta (16). O retorno acontece depois de uma sequência de falhas nos dois tomógrafos, que deixaram o hospital — o maior da rede pública potiguar — sem o serviço por quase uma semana.
Durante o período de pane, pacientes ficaram horas sem diagnóstico e um caso em especial chocou o estado. O idoso Damião da Silva, de 80 anos, transferido de Campo Grande após um acidente, esperou cerca de quatro horas para conseguir fazer uma tomografia em outro hospital. Ele morreu antes da cirurgia, segundo a família.
A nora do paciente, Aryedna Lima, desabafou nas redes sociais: “Walfredo Gurgel pede socorro. O descaso desse desgoverno mata… Fátima Bezerra, a culpa é sua.” O desespero dela virou símbolo do colapso da saúde pública no RN.
Um dos tomógrafos, com nove anos de uso, foi o que voltou a operar. O outro, mais antigo, segue quebrado e depende de peças importadas. A direção da unidade aguarda a liberação de R$ 2,5 milhões do governo estadual para comprar um novo equipamento — mas não há previsão de quando isso vai acontecer.
Essa publicação é um oferecimento
Homenagem póstuma ao meu pai José Mario de Farias, pelos 31 anos de saudades eternas
16/10/2025
José Mario de Farias, 31 anos de sua partida (Foto: reprodução arquivo familiar)
"Pai, faz 31 anos que o senhor partiu, mas o seu amor e as suas lições ainda vivem em mim. A saudade dói, mas a lembrança dos nossos momentos juntos é um tesouro que guardo no coração."
Do filho amigo sempre:
Marconez Teixeira de Farias
João Câmara 16 de outubro
Essa publicação é um oferecimento
Água mineral terá reajuste no RN a partir de novembro
16/10/2025
Foto: Divulgação
O valor pago nas águas minerais e adicionadas de sais vai passar por reajuste a partir do dia 1° de novembro em todo o Rio Grande do Norte. Com a revisão no preço do produto na fonte, o garrafão de 20 litros pode chegar a custar valores entre R$9 e R$15, conforme a decisão de cada indústria envasadora atuante no estado.
De acordo com o Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em geral do Rio Grande do Norte (Sicramirn), o aumento é uma medida de adequação econômica necessária à sobrevivência das empresas, manutenção dos empregos gerados e a continuidade dos processos constantes de qualidade e segurança do produto.
“O aumento reflete um esforço de equilíbrio diante da elevação de custos que impactam cada elo da cadeia de uma forma diferente. Nosso compromisso é garantir que o consumidor continue recebendo um produto seguro e de excelência, dentro das normas sanitárias e ambientais exigidas”, destaca o presidente do Sicramirn, Joafran Nobre.
Entre os principais fatores considerados para a correção estão a inflação acumulada em cerca de 5% nos últimos 12 meses, a subida de índices de atacado (IGP-M e IGP-DI), o reajuste do salário mínimo, o encarecimento de matérias-primas específicas para fabricar rótulos, tampas e lacres, e a alta de custos operacionais e logísticos, como energia elétrica, combustível e outros.
Outro ponto de impacto é o preço do vasilhame, fabricado a partir de resina precificada em dólar, cuja cotação passou por forte oscilação no último ano.
Setor mantém compromisso com qualidade e segurança
No RN, mais da metade da população consome água mineral natural e/ou adicionadas de sais em suas residências e em estabelecimentos comerciais. No estado, o setor é reconhecido pela adoção do Selo de Controle Fiscal, mecanismo que assegura a procedência e a qualidade do produto entregue ao consumidor.
Fiscalizado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e pela Vigilância Sanitária, as indústrias produtoras de água mineral e adicionadas de sais atendem a rigorosos sistemas de controle de segurança alimentar, desde a captação, até o envase e a distribuição.
Atualmente, o RN conta com 35 indústrias envasadoras, responsáveis por produzir cerca de 507 milhões de litros de água envasada por ano e por gerar aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos.
Portal da Tropical
Essa publicação é um oferecimento
Bento Fernandes/RN: Dia da Criança foi marcada por muita alegria, cor e diversão em Bento Fernandes! A gestão do prefeito Berguinho realizou a “Tarde Encantada”.
16/10/2025
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Vídeos: reprodução Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Vaquejada de Verão de Touros é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do RN
16/10/2025
A Lei nº 12.462 entra em vigor na data de sua publicação. - Foto: Reprodução
A Vaquejada de Verão de Touros se tornou patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte. O reconhecimento foi instituído pela Lei nº 12.462, sancionada pela governadora do Estado Fátima Bezerra e publicada na edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial do Estado.
Segundo o texto da lei, o evento passa a integrar o conjunto de manifestações culturais que representam a identidade, os costumes e as tradições do povo potiguar. A Vaquejada de Verão é realizada anualmente no município de Touros, reunindo vaqueiros, criadores, turistas e admiradores da cultura nordestina.
Com a nova legislação, o governo estadual reconhece a importância histórica, social e econômica da vaquejada, destacando o papel do evento na preservação das tradições rurais e na valorização da figura do vaqueiro nordestino — símbolo de resistência e identidade cultural do interior.
Além do aspecto simbólico, o título de patrimônio cultural imaterial também possibilita o acesso a políticas públicas de fomento e preservação, garantindo apoio institucional a eventos e projetos voltados à manutenção dessa manifestação.
Fonte: Portal 98FMNatal
Essa publicação é um oferecimento
Governo do RN investe R$ 1,1 milhão no programa Bolsa Atleta Potiguar
16/10/2025
Foto: Carmem Felix/assecom
O Governo do RN liberou recursos do programa Bolsa Atleta Potiguar 2025/2026 nesta quarta-feira (15) em solenidade no Centro de Convenções de Natal. O programa amplia o acesso, combate desigualdades e assegura a permanência de jovens e adultos no esporte de forma qualificada, reconhecendo o papel transformador da prática esportiva na vida dos cidadãos e na construção de uma sociedade mais saudável, justa e inclusiva.
O programa é executado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio da Subsecretaria do Esporte e do Lazer (SEL).
Nesta segunda edição o Bolsa Atleta vai beneficiar 150 atletas de modalidades olímpicas, não olímpicas, paralímpicas, surdolímpicas e o paradesporto não olímpicos, distribuídos entre as categorias Estudantil, Regional, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica, conforme os critérios definidos no Edital SEEC Nº 001/2025, publicado em maio deste ano.
O programa contempla os atletas com valores mensais que variam de R$ 440,00 a R$ 1.430,00, conforme o nível de atuação e competição de cada esportista. O valor total do investimento em 2025 é de R$ 1.118.040,00.
“Hoje, dia do professor, é momento de renovar a esperança e a confiança pelo poder transformador da educação. E também hoje pagamos a primeira parcela do programa Bolsa Atleta Potiguar que é uma política pública que atende anseios e sonhos, que apoia nossos atletas e incentiva a prática de esportes que tem grande importância para a qualidade de vida e para a vida social”, afirmou a governadora Fátima Bezerra em ato realizado no Centro de Convenções de Natal.
O subsecretário de esportes da secretaria de Estado da Educação, César Nunes destacou que o programa este ano ampliou de 100 para 150 os atletas beneficiados integrantes de cinco categoria. “Considero muito importante o programa por que mantém os atletas no RN, treinando aqui e representando o nosso Estado. A governadora instituiu o Bolsa Atleta como política pública estadual, assim como o programa de incentivo Sebastião Cunha, que muito contribuem para o esporte potiguar”, pontuou.
A estudante Laura Paiva encerrou esta semana a última participação dela nos Jogos Universitários Brasileiros com ouro. Aos 25 anos, ela foi a grande vencedora da categoria até 49kg no taekwondo e se tornou tricampeã dos Jubs. Beneficiada com um bolsa ela enfatizou a importância do programa. “Em 2024 fui beneficiada pela categoria estudantil, obtive bons resultados. Este ano fui contemplada pela categoria internacional, isso mostra que o programa traz resultados”, declarou.
“O Bolsa Atleta Potiguar faz a diferença para muita gente e valoriza o atleta. O Banco do Brasil opera as contas bancárias dos atletas e faz o pagamento via poupança social e presta orientação sobre educação financeira”, explicou o superintendente do Banco do Brasil, Vinicius Moreira.
A governadora compareceu ao ato de liberação acompanhada dos secretários de Estado, Carlos Eduardo Xavier (Sefaz), Marina Melo (Setur), Luciano Santos (Assuntos Federativos), subsecretário de Educação, Flaubert Torquato.
CATEGORIAS
Na categoria Estudantil, foram selecionados 62 atletas, que receberão mensalmente R$ 440,00, totalizando um investimento anual de R$ 327.360,00.
Já a categoria Regional contempla 40 atletas, com bolsas no valor de R$ 550,00 mensais, somando R$ 264.000,00 por ano.
Na categoria Nacional, 30 atletas recebem R$ 770,00 por mês, o que representa um aporte anual de R$ 277.200,00.
A categoria Internacional contempla 15 atletas, com bolsas de R$ 1.100,00 mensais, resultando em um investimento anual de R$ 198.000,00.
Por fim, a categoria a Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica, que inclui três atletas, beneficiados com R$ 1.430,00 mensais, totalizando R$ 51.480,00 ao ano.
Fonte: Assecom-RN
Essa publicação é um oferecimento
Tragédia em João Câmara: Menina de 9 anos morre engasgada enquanto se alimentava na comunidade Modelo I
16/10/2025
Foto: @jcemfocoof
Uma tragédia abalou a comunidade de Modelo I, zona rural de João Câmara, nesta quarta-feira (15). A pequena Eva Andrieile, de apenas 9 anos, faleceu após se engasgar com um pedaço de carne durante uma refeição.
Segundo informações de moradores, a menina chegou a receber ajuda, mas infelizmente não resistiu. O caso comoveu toda a região, especialmente familiares, amigos e professores que conviviam com a criança.
Eva era descrita como uma menina alegre, carinhosa e muito querida por todos. Sua partida repentina deixa um vazio irreparável na comunidade.
A população local manifesta profundo pesar e presta solidariedade à família enlutada neste momento de dor.
Fonte: @jcemfocoof
Essa publicação é um oferecimento
Detran/RN convoca proprietários para regularização de veículos com cabines
16/10/2025
Foto: Detran/rn
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) está convocando os proprietários de veículos para regularização do quantitativo de cabines para transporte de passageiros. Os proprietáriosdevem consultar o Portal de Serviços do Detran para conferir se o veículo está apto para circulação e, em caso de restrição, é necessário realizar o procedimento de regularização.
A consulta é feita em portal.detran.rn.gov.br, fazendo login com CPF e senha, no botão “Publicações”, onde os proprietários escolhem a opção “Regularização de veículos com Cabine”. É possível fazer a consulta da Placa, bem como conferir todas as orientações para liberar a restrição.
Os proprietários de veículo que constatarem restrição precisam abrir um Protocolo no Portal do Detran (https://portal.detran.rn.gov.br/#/servicos/protocolo/novo), selecionar a opção “Regularização de Veículos com Cabine” e anexar os documentos solicitados. Após a análise, o setor responsável enviará uma mensagem para o e-mail informado no requerimentocom as instruções para a Vistoria do veículo.
Ao receber o e-mail com as orientações, os proprietários devem agendar previamente a Vistoria no Portal de Serviços e comparecer no dia e horário marcados, apresentando o e-mail que receberam para que o setor de vistoria do Detran possa verificar e realizar o atendimento correto.
O Detran/RN reforça que os veículos irregulares não podem trafegar nas vias e estão sujeitos a retenção. Toda modificação no padrão de veículos deve ser comunicada ao órgão, por meio da realização do procedimento de vistoria veicular, para readaptação da documentação do veículo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Detran/RN
Essa publicação é um oferecimento
Aposentadoria de Barroso é publicada no Diário Oficial da União; ministro passa mal e é levado para hospital
16/10/2025
Carlos Alves Moura/SCO/STF
Prestes a se aposentar do STF, o ministro Luís Roberto Barroso passou mal nesta quarta-feira (15/10) e foi levado ao hospital, em Brasília. Segundo interlocutores, Barroso está no hospital Sírio Libanês, onde passa por exames. A suspeita é de que o ministro esteja com virose.
A ida de Barroso ao hospital coincide com o momento em que o decreto de sua aposentadoria foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a portaria, a aposentadoria do ministro começa a valer a partir do sábado (18/10). Com isso, Lula terá de indicar um substituto para a vaga.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento