Notí­cias

Notí­cias

Homem que ameaçou explodir ministério foi preso com bomba artesanal; saiba quem é ele

23/05/2025

O homem que ameaçou explodir uma bomba no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na tarde desta quinta-feira (22/5), de fato carregava um artefato explosivo. O indivíduo portava duas bombas artesanais, e uma delas tinha concentração de pólvora. Além dos explosivos caseiros, Flávio carregava consigo 20 bombinhas, do tipo “cabeção”, usadas comumente em festas juninas.

O suspeito, identificado como Flávio Pacheco da Silva, estava com duas crianças e uma mulher. A Polícia Civil usou uma tecnologia de reconhecimento facial para confirmar a identidade do suspeito.

                                                                           Foto: reprodução

 

Informações preliminares indicam que o homem teria explodido um artefato em frente ao ministério. Por volta das 16h, uma equipe da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) chegou ao local, deflagrou a Operação Petardo e iniciou a negociação com o suspeito. Enquanto falava com os PMs, o homem segurava uma menina no colo.

O caso ocorreu próximo ao bloco A da Esplanada dos Ministérios, onde também estão sediadas outras pastas federais, como o Ministério dos Esportes e o dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O caso 

Às 16h20, a PMDF confirmou que o homem tinha um pacote suspeito e recusava-se a se afastar do local, levantando indícios de potencial ameaça.

Com a chegada do esquadrão antibombas, áreas dos prédios foram isoladas, e servidores foram orientados a se afastar.

De acordo com informações preliminares apuradas com testemunhas no local, o suspeito queria entrar no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), porque, supostamente, teve algum processo negado. Ele não conseguiu acessar o edifício e teria ameaçado explodir as bombas.

 

Metrópoles

 

Essa publicação é um oferecimento

MF CHAVES - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notí­cias

Lula orienta Itamaraty a reagir com firmeza à ameaça de Trump a Alexandre de Moraes

22/05/2025

                                                              Foto: Breno Esaki/Metrópoles

 

O presidente Lula orientou o Itamaraty a reagir “com firmeza” à ameaça do governo Donald Trump de aplicar sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, informaram à coluna, sob reserva, fontes do Palácio do Planalto e da diplomacia brasileira.

A ameaça foi exposta na quarta-feira (21/5) pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio. Durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Rubio disse que há “grande possibilidade” de o país aplicar sanções a Moraes.

Lula, segundo apurou a coluna, ordenou que o Itamaraty reaja pelas vias diplomáticas. A ordem do presidente da República foi comunicada diretamente a Moraes por ministros do governo, que procuraram o magistrado na quarta-feira, após a fala de Rubio.

De acordo com ministros de Lula, Moraes está “tranquilo” em relação à ameaça, embora outros ministros do STF tenham reagido com indignação. “Moraes é vitalício. Trump não”, disse à coluna um auxiliar presidencial. “Esse negócio de EUA nunca foi a praia dele”, emendou.

Ordem do Itamaraty é não reagir pela mídia

No Itamaraty, diplomatas afirmam que a reação a Trump não será “pela mídia”, sobretudo porque não há, ainda, qualquer medida prática adotada pelo governo norte-americano. Por isso, fontes do Itamaraty dizem estar descartada, no momento, a emissão de uma nota oficial.

No STF, apesar da indignação, a estratégia também é não reagir publicamente. Procurados pela coluna, nem Moraes nem ministros, como o presidente Luís Roberto Barroso e o decano Gilmar Mendes, quiseram se pronunciar sobre a ameaça do secretário de Trump.

 

Por Igor Gadelha/Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

Virginia Fonseca desembarca no Rio em meio a rumores de assumir posto de Rainha de bateria na Grande Rio: “Se for da vontade de Deus, se for pra ser, vai ser”

22/05/2025

                                                         Foto: Reprodução/Instagram

 

Virginia Fonseca chegou ao Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (22), e esquentou os rumores de que será a nova rainha de bateria da Grande Rio. Ao ser questionada por Monique Arruda do portal Leo Dias, ela fez mistério sobre o posto.

“Estou indo lá, vou conversar com o pessoal, com a diretoria e vamos ver. “Se for da vontade de Deus, se for pra ser, vai ser”, disse a empresária.

De óculos escuros, jaqueta de couro oversized, calça jeans e uma camisa vermelha, Virginia atendeu alguns fãs e estava acompanhada de seu staff. Ela também estava com sua garrafa de água, que ficou famosa durante sua participação na CPI das bets, na última semana.

Os rumores de que Virginia poderia ser a nova rainha da agremiação de Duque de Caxias vem dominando a internet nos últimos dias. Ela entraria no lugar de Paolla Oliveira, que se despediu do cargo em 2025 após sete anos à frente da bateria “Invocada“.

Outro indício de que talvez os rumores estejam certos é que a influenciadora não postou nada em seu Instagram nesta quinta. O último story postado por ela foi antes de dormir. Virginia é conhecida por filmar boa parte de sua rotina na rede social.

 

Com informações do GShow

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

Filhos são presos após 6 meses dormindo com o cadáver do pai em casa: “Caso intrigante e macabro”

22/05/2025

                                                                Foto: Reprodução

 

O corpo de um idoso em estágio avançado de decomposição foi encontrado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, na quarta-feira (21). Os filhos foram presos por manter o cadáver do pai em casa durante pelo menos seis meses.

A Polícia Civil foi acionada pelos vizinhos, que sentiram falta do italiano Dario Antônio Rafaele D’Otavio, de 88 anos. Os filhos Marcelo e Tânia tentaram impedir a entrada dos agentes, que precisaram arrombar a porta do imóvel.

“É uma cena bem chocante, ver um idoso já no estado de esqueletização”, relatou o delegado Felipe Santoro ao Balanço Geral.

“O que nos choca ainda é a convivência dos filhos há pelo menos seis meses naquele ambiente totalmente insalubre. A gente acredita inclusive que a filha Tânia dormia no mesmo quarto que o pai”, revela.

Segundo o delegado, Tânia e Marcelo apresentaram “traços de psicopatia” e foram internados em um hospital municipal na Ilha do Governador. Os investigadores apuram o grau de discernimento dos irmãos que ocultaram o cadáver do pai.

“É um caso muito intrigante e macabro, pensar que dois irmãos conviveram por pelo menos seis meses com o pai morto dentro de casa”, disse o delegado Felipe Santoro, titular da 37ª DP. “Estamos investigando se houve motivação financeira, se eles estavam acessando aposentadoria ou benefícios em nome do idoso. Ainda é uma fase preliminar, mas os indícios apontam nessa direção.”

A Polícia Civil investiga a motivação por trás do crime. Até o momento, principal hipótese é de que os filhos mantiveram o cadáver do pai em casa para continuar recebendo benefícios como aposentadoria.

Os irmãos Tânia e Marcelo não possuem ocupação remunerada. No entanto, policiais encontraram aparelhos eletrônicos recém-comprados na residência, o que levantou suspeita.

“A gente acredita que tem um interesse financeiro, mas ainda vamos analisar todos esses fatos para conseguir elucidar essa tragédia, esse crime bárbaro”, garantiu o delegado Felipe Santoro.

Além de ocultação de cadáver, os suspeitos podem responder por homicídio, caso seja comprovado que mataram Dario Antônio Rafaele D’Otavio.

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, os policiais se depararam não só com o cadáver, mas também com bens recém-adquiridos, com aparência de novos. A cena reforçou uma suspeita que já vinha sendo levantada: os irmãos poderiam estar se beneficiando financeiramente da morte do pai, mantendo o corpo em um quarto da residência para continuar recebendo seus proventos.

 

CNN /R7/nd+

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Notí­cias

Prefeitura Municipal divulga programação do 35º São João em São José: Limão com Mel, Giannini Alencar e Edyr Vaqueiro são atrações confirmadas

22/05/2025

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu divulgou oficialmente a programação do 35º São João em São José, evento que se consolida como o melhor São João do Agreste.

Com foco na valorização das tradições juninas, o festejo fortalece a cultura local e enche de alegria o coração do povo mipibuense e de todos que visitam o município nesse período.

A festa terá início no dia 6 de junho com os arraiás nas comunidades, animados por artistas da terra, e no centro da cidade a partir do dia 14, com o IV Arrastão Junino.

A programação segue até o dia 22 e inclui grandes atrações nacionais e artistas locais, garantindo uma experiência memorável para o público.

Entre os nomes confirmados estão: Limão com Mel, Raynel Guedes, Edyr Vaqueiro, Zé Cantor, Japãozin, Forrózão Tropykália, Thiago Freitas, Giullian Monte, Kadu Martins, Giannini Alencar, Litto Lins, entre outros.

Uma ampla estrutura será montada no centro da cidade para oferecer segurança, conforto e muita animação aos moradores e visitantes.

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Ex-chefe do Exército nomeado por Lula nega ter recebido oferta de general para dar golpe

22/05/2025

                                                       Foto: Ten. Ferrentini/ Comando Militar do Leste

 

O ex-comandante do Exército Júlio César de Arruda confirmou, em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (22), que se reuniu com o general de brigada Mário Fernandes e negou que tenham tratado sobre a possibilidade de um golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência. Arruda, general da reserva, foi ouvido como testemunha do tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, no processo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado. O ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do caso, conduz a audiência. No final de 2022, Arruda foi procurado dois dias antes de se tornar comandante do Exército por Mário Fernandes, ex-comandante de Operações Especiais do Exército e então número 2 da Secretaria-Geral da Presidência, para o pressionar a impedir a posse de Lula.

Arruda teria expulsado, imediatamente, Mário e dois coronéis de seu gabinete e deu uma ordem: que não voltassem mais ali enquanto ele fosse o comandante. No depoimento, Arruda negou ter feito a expulsão. A pergunta foi feita pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. “Ele esteve lá para conversar comigo no dia 28?, afirmou Arruda. “Foi conversado sobre eventual impedimento para a posse de Lula?”, perguntou Gonet. “Não, senhor”, completou o militar. Segundo a investigação da tentativa de golpe, Mário Fernandes é o autor do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que continha um detalhamento para executar, em dezembro de 2022, Moraes, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Arruda foi comandante do Exército do presidente Lula por apenas 21 dias. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que a decisão se deve a uma quebra de confiança com o governo.

Lula ficou irritado com a resistência no Comando do Exército de permitir a prisão no acampamento de bolsonaristas em frente ao Quartel-General em Brasília, na noite da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Durante o depoimento, Arruda também negou que teria impedido a entrada de policiais militares no acampamento na noite do 8 de Janeiro. Segundo ele, a função era “acalmar” e fazer uma ação de forma coordenada. Alexandre de Moraes lembrou o depoimento do ex-chefe da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Fábio Augusto Vieira, que afirmou a existência de uma mobilização do Exército naquele dia para impedir a ação da PM. Segundo Vieira, Arruda teria dito, com o dedo em riste: “O senhor sabe que a minha tropa é um pouco maior que a sua, né?”.

Arruda afirmou que havia um clima de nervosismo e disse não lembrar da fala ao ex-chefe da PM do DF.Pesou também para a saída Arruda do comando do Exército a resistência em exonerar Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que tinha sido nomeado para chefiar o 1.º Batalhão de Ações de Comando do Exército em Goiânia. Foi grande a pressão para que a nomeação fosse cancelada por Arruda, o que não ocorreu. No depoimento, Arruda disse que Cid já estava designado para a função com quase um ano de antecedência. A audiência desta quinta-feira, que ouviu as testemunhas chamadas pela defesa de Mauro Cid, foi breve. A sessão durou pouco mais de uma hora e ouviu, no geral, companheiros de Cid durante a formação militar e funcionários da ajudância de ordens da Presidência da República.

Eles relataram desconhecer a existência de um plano de golpe, elogiaram o comportamento “profissional” do ex-ajudante de ordens e disseram que, enquanto conviveram com ele, não o viam comentar muito sobre política. Gonet e demais advogados presentes pouco perguntaram. Além de Arruda, depuseram os generais Edson Diehl Ripoli e João Batista Bezerra, o capitão Adriano Alves Teperino e o sargento Luís Marcos dos Reis, que trabalharam com Cid na ajudância de ordens, e o capitão Raphael Maciel Monteiro. Monteiro foi um dos que comentaram o áudio vazado de Cid, em que ele relatou ter sido pressionado pela Polícia Federal durante depoimento. Segundo Monteiro, Mauro Cid ficou “abalado” após a defesa do próprio implicar outros militares no caso. “Para o círculo mais íntimo, ele (Cid) tinha necessidade de falar coisas penso eu muito irrefletidas, fruto de uma defesa irracional de sua honra”, afirmou.

 

Jovem Pan com informações de Estadão Conteúdo

 

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

INSS é condenado a indenizar aposentada por descontos não autorizados e governo Lula teme efeito-cascata

22/05/2025

                                                 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

 

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), com sede em Belo Horizonte (MG), condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a indenizar uma aposentada em R$ 8 mil, a título de danos morais, por descontos não autorizados.

A decisão acendeu um alerta na equipe econômica do governo, diante da possibilidade de decisões semelhantes serem aplicadas aos 1,8 milhões de segurados que, até agora, contestaram os descontos associativos.

A preocupação veio após uma conta matemática simples: se os mesmos R$ 8 mil de danos morais fossem devidos a cada segurado prejudicado, o rombo no INSS ultrapassaria R$ 14 bilhões.

No caso específico da aposentada, o desconto era de um empréstimo consignado que não havia sido autorizado por ela. O TRF-6 entendeu que o INSS falhou em cumprir seu dever de fiscalização.

“A ausência de apresentação do contrato de empréstimo não permite constatar por quais meios a autarquia verificou a autenticidade da autorização da pensionista, restando demonstrada a sua negligência e, por conseguinte, a sua responsabilidade”, diz o acórdão.

Os desembargadores também dizem que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) prevê que o INSS deve “responder por demandas relativas a descontos em benefícios previdenciários sem autorização, devendo verificar a existência de anuência do segurado”.

A avaliação de técnicos do INSS e de fontes da equipe econômica é de que, se ficou definido que a autarquia tinha responsabilidade de fiscalizar contratos não autorizados de empréstimo, a mesma lógica pode valer para as contribuições associativas não autorizadas.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Governo Lula vai aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para fechar contas de 2025

22/05/2025

                                                              Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva irá anunciar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para ajudar as fechar as contas de 2025 nesta quinta-feira.

O aumento do IOF irá afertar apenas grandes empresas, de acordo com integrantes do governo. Grandes aportes em previdência complementar também serão atingidos.

A iniciativa se somam à contenção no orçamento deste ano anunciada no Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas.

O anúncio será feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na semana passada, Haddad já havia adiantado que apresentaria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva medidas pontuais para cumprir a meta fiscal deste ano.

— Não dá para falar de pacote. São medidas pontuais, nenhuma de escala, para o cumprimento da meta fiscal — afirmou. — Não existe pacote, existe um conjunto de medidas que são corriqueiras da administração séria que está sendo feita de cumprir o que foi estabelecido com a sociedade — reforçou.

A meta fiscal deste ano é de resultado zero (equilíbrio entre despesas e receitas), com intervalo de tolerância entre déficit de R$ 31 bilhões e superávit de R$ 31 bilhões, ou 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB).

Além das medidas adicionais, o congelamento de recursos já na primeira atualização do orçamento deste ano mostra uma postura diferente do governo em relação ao ano passado, quando a contenção só ocorreu no terceiro relatório bimestral, mesmo com diversos alertas sobre os riscos às metas fiscais.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

Governo Lula concede anistia a Dilma e dá indenização de R$ 100 mil

22/05/2025

                                                             Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

 

A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos reconheceu nesta quinta-feira (22) a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), 77 anos, como anistiada política em razão das violações sofridas durante a ditadura militar (1964-1985). A petista também foi indenizada em R$ 100 mil. O valor será pago em parcela única.

Em seu voto, o relator, conselheiro Rodrigo Lentz, afirmou que a anistia era uma forma de reconhecer todo o sofrimento enfrentado pela ex-presidente. Também foi concedido à ex-presidente um pedido formal de desculpas do governo.

“A anistia de 1988 é um instrumento de reconstrução democrática e reconhecimento do sofrimento político como violência de Estado. Jamais poderá ser confundida com impunidade a conspirações autoritárias contra o regime democrático”, declarou.

Ao anunciar a decisão, a presidente da comissão, Ana Maria Oliveira, também agradeceu a Dilma pelo seu trabalho em defesa da democracia.

“Agradeço pela sua incansável luta pela democracia brasileira e pela incansável luta pelo povo brasileiro. Muito obrigada pela senhora existir e ser essa mulher como todos lhe chamam, Dilma Coração Valente”, declarou.

Dilma havia pedido indenização de R$ 10.700 mensais, além da contagem do tempo do período em que foi presa e torturada, em 1970, até a promulgação da Lei da Anistia, 9 anos depois, para efeitos de aposentadoria.

O pedido foi protocolado pela ex-presidente em 2002, há 23 anos, no ano da criação da comissão. O processo foi suspenso enquanto a petista ocupava cargos no governo.

Em 2016, depois de sofrer impeachment, ela pediu a retomada da análise. O pedido foi negado em 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Dilma entrou com recurso, que foi analisado nesta 5ª feira (22.mai).

Dilma já havia sido reconhecida como anistiada pela Justiça Federal em fevereiro de 2023. Também recebeu uma indenização de R$ 400 mil por danos morais.

A decisão que beneficiou a ex-presidente na Justiça foi, no entanto, uma vitória parcial. Isso porque Dilma teve rejeitado o pedido de pensão mensal de R$ 10.700 referente à época em que foi demitida da FEE (Fundação de Economia e Estatística) por questões políticas.

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

PT desiste de urnas eletrônicas e terá eleição interna com ‘voto impresso’

22/05/2025

                                                                   Foto: TSE

 

O Partido dos Trabalhadores (PT) desistiu de usar urnas eletrônicas e passará a utilizar cédulas de papel na eleição interna da legenda que acontece em 6 de julho.

A decisão foi tomada em reunião da Comissão Executiva Nacional, na última quarta-feira, 21, e se deu pela impossibilidade do empréstimo dos equipamentos pela Justiça Eleitoral. Em março, a direção da sigla havia recorrido à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, para pedir a cessão das urnas para o Processo de Eleição Direta (PED).

A magistrada respondeu que caberia aos tribunais regionais (TREs) de cada estado decidir — a eleição do PT vai definir não apenas o novo presidente do partido, mas os dirigentes locais também.

Até a quarta-feira, os tribunais de quatro estados haviam negado o empréstimo dos equipamentos, alegando falta de segurança e dificuldades logísticas: Alagoas, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco. O partido chegou a considerar um modelo híbrido de votação, com uso dos equipamentos nos estados nos quais os tribunais regionais deram a permissão e o uso da cédula de papel nos demais.

A Executiva, no entanto, decidiu por uniformizar toda a votação por meio do voto em papel.

“A Comissão Executiva Nacional, considerando a impossibilidade, junto à Justiça Eleitoral, da cessão das urnas eletrônicas para utilização em todo o território nacional, decide determinar, ad referendum do Diretório Nacional, que o Processo de Eleições Diretas (PED 2025) será realizado exclusivamente por meio de voto em cédulas de papel, em todo o território nacional”, diz a resolução.

Candidatos

As eleições internas da legenda vão escolher, além dos quadros de direção locais, o próximo presidente do Partido dos Trabalhadores.

Nos últimos pleitos, realizados em 2017 e 2019, Gleisi Hoffmann foi eleita e reeleita para chefiar o partido. Ela deixou o cargo neste ano para assumir a Secretaria de Relações Institucionais do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu lugar, quem assumiu interinamente foi o senador Humberto Costa (PT-PE).

Atualmente, os principais candidatos para a presidência são o deputado federal e ex-presidente da legenda, Rui Falcão, e Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e coordenador da campanha de Lula em 2022.

 

Maquiavél – Veja

 

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Notí­cias

Peixe-leão é capturado por pescadores em Areia Branca, mesma região de suposta vítima da espécie venenosa

22/05/2025

                                                                     Foto: Reprodução

 

Pescadores capturaram na terça-feira (20), um peixe-leão na praia de Ponta do Mel, em Areia Branca, no litoral do Rio Grande do Norte. A presença do animal, identificado como Pterois volitans, intensifica a preocupação de autoridades ambientais quanto ao avanço dessa espécie invasora no litoral brasileiro.

O peixe-leão possui espinhos venenosos, capazes de provocar fortes dores, náuseas e até reações graves em seres humanos. Embora sua aparência exótica possa atrair curiosidade, trata-se de um animal perigoso. A captura reforça o alerta de especialistas sobre os riscos ambientais e de saúde pública associados à sua disseminação.

Incidente fatal com peixe-leão em Grossos

A captura do peixe-leão em Areia Branca ocorreu poucos dias após um trágico incidente envolvendo um mergulhador, supostamente ferroado por um exemplar da mesma espécie durante uma pescaria. De acordo com testemunhas, o jovem retornou rapidamente à embarcação após o contato com o animal, e o grupo tentou chegar à praia de Pernambuquinho, em Grossos, para buscar socorro.

No entanto, o mergulhador não resistiu e faleceu antes de receber atendimento. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) está investigando a causa exata da morte.

 

Ponta Negra News

 

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

São Bento do Norte: MPRN abre seleção para Chefe de Secretaria I; salário é de R$ 2.285 mais benefícios

22/05/2025

 

 

 

São Bento do Norte - csfotojornalismo.net                                                   São Bento do Norte, RN – Foto: Canindé Soares

 

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu seleção para o cargo de Chefe de Secretaria I na Promotoria de Justiça de São Bento do Norte. A vaga é de provimento em comissão e oferece remuneração de R$ 2.285, além de benefícios como auxílio-alimentação no valor de R$ 2.000 e auxílio-saúde, conforme critérios estabelecidos em lei.

O MPRN busca valorizar sua força de trabalho e estabelecer critérios objetivos para a ocupação de cargos de provimento em comissão. O processo seletivo busca aplicar as ferramentas de gestão de pessoas para elevar a eficiência dos serviços prestados pela instituição, seguindo princípios de impessoalidade e publicidade.

Para concorrer à vaga, é necessário possuir diploma de ensino médio, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC. As atividades do cargo incluem coordenar, planejar e supervisionar as rotinas das secretarias. A carga horária é de 40 horas semanais, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 14h.

O ocupante do cargo estará sujeito a regime de dedicação integral ao serviço, podendo ser convocado quando houver interesse da instituição.

Os interessados deverão enviar seus currículos exclusivamente pelo link

https://forms.gle/bUwoJVyJLPYxpMG47, no período de 22 a 26 de maio deste ano. Apenas os currículos enviados dentro deste prazo serão considerados. Para facilitar o recebimento e a seleção, os candidatos devem inserir o nome completo como título do arquivo do currículo.

Informações sobre o andamento do processo seletivo podem ser obtidas através do e-mail selecao@mprn.mp.br ou pelo portal do MPRN. O cronograma prevê a análise curricular nos dias 27 e 28 de maio, entrevistas nos dias 29 e 30 de maio, e o resultado final será divulgado em 2 de junho.

O candidato selecionado será encaminhado para nomeação por meio de Resolução publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e terá cinco dias úteis, a partir da data de publicação, para providenciar a documentação para posse.

 

Fonte: MPRN

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Notí­cias

Neoenergia começa a marcar cabos com tinta inteligente para inibir furtos na rede elétrica

22/05/2025

                                                           Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

 

A Neoenergia Cosern começou a marcar os cabos da rede elétrica com um tipo de tinta inteligente que auxilia na identificação do cobre – um metal que vem sendo furtado com cada vez mais frequência e já deixou mais de 100 mil pessoas no Rio Grande do Norte sem energia em 2025. A tinta possui micropartículas com nanotecnologia que se integram ao cobre, deixando o material marcado quimicamente para sempre, mesmo se for triturado ou derretido para revenda. A ação de pintura dos cabos começou por Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, Macau e Guamaré, os municípios mais afetados do estado por esse tipo de crime.

“De janeiro a abril deste ano, o furto de cabos já deixou 110 mil clientes sem energia em todo o estado, aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. É um crime que deixa residências, hospitais, delegacias, escolas, provedores de internet, salinas, parques eólicos, pousadas e restaurantes sem energia, em média, por nove horas. O esforço das nossas equipes para recompor as redes danificadas no menor tempo possível tem sido imenso e o prejuízo para a distribuidora já passa de R$ 24 milhões. Só em 2025 foram abertos 50 boletins de ocorrência e todas as informações sobre cada furto são enviadas, imediatamente, para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed)”, explica Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.

Ocorrências

Em 2024, foram registradas 1.678 ocorrências de furtos de cabos nas redes de baixa, média e alta tensão no Rio Grande do Norte. Aumento de 30% em relação a 2023. Os criminosos furtaram cerca de 49 toneladas de cabos de cobre e o prejuízo com a reposição desse material, junto com postes que às vezes são quebrados, já passa de R$ 24 milhões. Cerca de 529 mil pessoas ficaram sem energia elétrica por causa desse tipo de crime, aumento de 153% em relação a 2023.

Para diminuir o interesse dos criminosos pelo material, a Neoenergia Cosern também está substituindo os cabos de cobre da rede elétrica por alumínio. A linha de alta tensão de nove quilômetros de extensão entre Areia Branca e Mossoró, que já sofreu quatro ataques desde 2023, já teve 100% do cobre trocado por alumínio entre setembro de dezembro de 2024, a um custo de R$ 3,2 milhões.

O trabalho agora está concentrado na linha entre Macau e Guamaré. Cerca de 60% dos 27 quilômetros de extensão do cobre já foram trocados por alumínio. O valor estimado pela distribuidora para fazer a troca dos metais nos 76 quilômetros totais das quatro linhas mais vandalizadas no RN é de R$ 30,7 milhões.

Decreto

Em 16 de setembro de 2024, o Governo do Estado publicou o Decreto nº 33.958/2024 que dispõe sobre o cadastro de compra, venda ou troca de cabo de cobre, alumínio, baterias e transformadores para reciclagem no Estado. As sucatas foram obrigadas a se cadastrarem na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol/RN) para exercerem o direito de compra e venda e emitirem recibo com registro.

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Dupla de freiras surpreende fazendo beatbox e ‘passinho’ em programa ao vivo: ‘Arrasaram’

22/05/2025

                                                                        Foto: Reorodução

 

Música gospel todo mundo já está acostumado a ouvir, mas duas freiras fazendo beatbox e passos de break dance é algo inusitado e que pegou os telespectadores da TV Pai Eterno de surpresa.

As irmãs Marisa e Marizele foram entrevistadas pela emissora religiosa do interior de Goiás para falar sobre vocação, termo usado para descrever o desejo de jovens de irem para o seminário e se dedicarem à vida religiosa.

Porém, durante o programa ao vivo, as freiras se levantaram e começaram a cantar. Marizele cantava e fazia o beatbox enquanto Marisa dançava.

As duas irmãs mostraram desenvoltura ao dançarem ao som de um beatbox, no qual entoavam um cântico que tinha como parte da letra a palavra vocação, tema da atração na TV de programação religiosa.

As irmãs estavam acompanhadas pelo frei Giovane Bastos. Ao ver as duas deslizarem passinhos ao som do beat box no solo da TV, o sacerdote acompanhou as duas na dança. A publicação levou surpresa aos internautas e logo se tornou viral com milhares de visualizações.

Na rede social do frei Giovane, por exemplo, houve muitos comentários inusitados. “Deus não é tristeza, muitas pessoas pensam que quem crê em Deus não pode se divertir, Deus é alegria”, disse um dos usuários da rede social.

Outro comentário também tratava da alegria contagiante das duas irmãs. “Que momento maravilhoso! Salvou o dia!!!”. Outro dos mais de 4 mil comentários também dizia que Deus é alegria.

Vídeo: Reprodução/TV Pai Eterno

Metrópoles

 

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Frei Gilson: “Se o sonho é de Deus ninguém vai destruir. Pode ter muita gente contra você, mas ninguém vai te derrubar”

22/05/2025

rei Gilson refletiu sobre a importância da perseverança diante das dificuldades e destacou o valor de confiar nos propósitos de Deus.

Ele afirmou que, mesmo que muitas pessoas tentem destruir seus sonhos, se eles vierem de Deus, nada poderá abalá-los.

“Se o sonho é de Deus, ninguém consegue destruir. Tudo que vem Dele permanece. Se esse é o sonho de Deus para a sua vida, pode descansar em paz. Podem se levantar contra você, mas ninguém vai te derrubar. E sabe por quê? Porque esses sonhos não são apenas seus, são os sonhos de Deus.”

 

Portal de Notícias Fifizando

 

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

Câmara Municipal de Nísia Floresta retoma emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

22/05/2025

                                                           Foto: Vereador Luiz Henrique/ Divulgação

 

A Câmara Municipal de Nísia Floresta, no Agreste potiguar, retomou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).  Para solicitar a CIN o interessado precisa apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento atualizada, CPF e comprovante de residência.

O atendimento ao público está sendo realizado na sede da Câmara Municipal, da segunda-feira à sexta-feira, no horário das 08h às 12h.

De acordo com o vereador Luiz Henrique, presidente da Casa legislativa, o novo documento tem padronização nacional com QR CODE e número único igual ao do CPF do cidadão, medida que amplia a segurança e reduz ocorrências de fraudes.

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Notí­cias

Dia Nacional do Brega: Lula sanciona lei para criação da data

22/05/2025

                                                                Foto: Divulgação

 

O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta (21) a lei que estipula a criação do Dia Nacional do Brega, comemorado no dia 14 de fevereiro.

A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do cantor Reginaldo Rossi, que ficou conhecido como o “Rei do Brega”. O projeto é de autoria do deputado e líder do PSB, Pedro Campos.

“Rossi, que saiu de origens humildes para se tornar uma figura emblemática do brega, é um exemplo inspirador de como a música pode transformar vidas e transcender barreiras sociais”, diz o projeto de lei.

 

G1

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

Setor de combustíveis estima que pelo menos 941 postos estejam sob domínio de facções

22/05/2025

                                                                      Foto: Pedro França 

 

O setor de combustível tem pelo menos 941 postos de gasolina sob algum domínio de facções criminosas. De acordo com dados obtidos pelo R7, São Paulo é o estado mais crítico, com 290 postos influenciados ou dirigidos pelo crime organizado; a unidade federativa é seguida por Goiás (163), Rio de Janeiro (146) e Bahia (103) (veja dados abaixo).

Os dados são de levantamento feito pelo setor e compartilhado com a reportagem. Para mapear os postos, a pesquisa considerou diversos fatores, como relação de agentes com participações societárias, uso de laranjas e relações entre postos e redes. Hoje, o Brasil tem cerca de 42 mil postos de combustível.

A análise revela que os dirigentes e responsáveis por esses postos de gasolina estariam envolvidos em lavagem de dinheiro e envolvimento em operações policiais, além de muitos terem histórico prisional.

O especialista em segurança pública Welliton Caixeta Maciel explica que a infiltração do crime organizado no setor não é algo novo. “Remonta ao final dos anos 1990. O que observamos é uma adaptação da criminalidade às oportunidades que parecem mais propícias para expansão do domínio e fortalecimento das facções criminosas, como PCC, Comando Vermelho e Família do Norte”, diz.

Para Maciel, a “escolha do setor de combustíveis por essas facções tem relação a precariedade da fiscalização e com a potencialidade da ampliação da ramificação do crime organizado e sua interiorização pelo país por meio dos postos de combustíveis, além, é claro, do fornecimento de estrutura para lavagem de dinheiro e outros crimes, cooptação de membros e outros fatores”.

“O que observamos, portanto, é uma expansão mais infiltrada do crime organizado em setores de interesse do Estado, nessa longa disputa por território e poder, com uma certa conivência disfarçada de atores do crime e do próprio Estado. A situação é gravíssima, pois o fortalecimento dessas facções tem reflexos sérios dentro e fora do sistema prisional, na economia local onde esses postos de combustíveis estão localizados e em toda a sociedade brasileira”, observa.

Na avaliação do especialista, as tentativas de sufocamento do domínio de facções criminais têm feito com que elas se reorganizem e repensem suas formas de atuação, “não mais apenas focado no tráfico de drogas, cigarros e armas de fogo, mas também na venda de combustível”.

“Ainda assim, é imprescindível a atuação das instituições do sistema de justiça no enfrentamento e combate ao crime organizado, com investigações sérias, processamento e punição de envolvidos nesse tipo de criminalidade. Da mesma forma importante, é preciso ajustar o modelo de fiscalização, pois a complexidade de normas fiscais possibilita que essas facções explorem de forma ilícita o setor de combustíveis”, lamenta.

 

R7

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Governo Lula é desaprovado por 54%; aprovação é de 40%, diz Ipespe

22/05/2025

                                                       Foto: Ricardo Stuckert

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 54% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada na quarta-feira (21). Ao mesmo tempo, 40% aprovam a administração do chefe de Estado. Outros 6% não souberam ou não responderam ao levantamento.

Foram ouvidas 2.500 pessoas em todo o país entre os dias 14 e 19 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,45%.

O índice de desaprovação se manteve estável em relação à rodada anterior, realizada em março. Já a aprovação variou um ponto percentual para baixo neste período (confira os detalhes abaixo)

Aprovação ao governo Lula

Aprova: 40% (eram 41% em março)

Desaprova: 54% (eram 54% em março)

Não sabe/não respondeu: 6% (eram 5% em março)

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

Servidores da UFRN e Ufersa realizam paralisação para cobrar cumprimento de acordo de greve

22/05/2025

                                                          Foto: Reprodução 

 

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) iniciaram, nesta quinta-feira (22), uma paralisação de 72 horas para cobrar do Governo Federal o cumprimento integral do acordo firmado ao final da greve de 2024.

A mobilização, convocada pelo Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do RN (SINTEST-RN), tem como principais pautas a defesa do serviço público e a valorização da categoria.

Entre as reivindicações estão a implementação da jornada de 30 horas semanais sem redução salarial (atualmente de 40 horas), o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), o reposicionamento dos aposentados, e a racionalização dos cargos vagos, suspensos e a vagar.

A decisão pela paralisação foi tomada em Assembleia Geral, com a aprovação de mais de 100 servidores técnico-administrativos da UFRN e 120 da Ufersa.

Durante os dias de paralisação, estão previstas ações de mobilização em Natal e Mossoró. Em Natal, os servidores da UFRN realizam um ato público na Reitoria da universidade, a partir das 9h. Já na Ufersa, os servidores optaram por uma campanha solidária de doação de sangue no Hemocentro de Mossoró.

A paralisação faz parte de uma mobilização nacional em defesa da educação pública. Uma nova rodada de negociação está marcada para esta sexta-feira (23), em Brasília, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a presença de representantes de diversas entidades sindicais.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Primeira páginaAnterior Próxima Última página